domingo, 1 de maio de 2016

UNITED KINGDOM 6 – EDINBURGH, SCOTLAND

Para iniciar, vamos fazer um brinde em gaélico com o genuíno whisky nacional, o escocês:

SLÀINTE MHATH! (pronuncie “Slange-va” que significa SAÚDE em gaélico, a antiga língua escocesa).

Foto 1 – A coleção de 3.400 garrafas de whisky, de um brasileiro apaixonado pela bebida – Claive Vidiz, enriqueceu a exposição sobre a história do whisky escocês, no Centro Scotch Whisky Experience, em Edinburgh.

  
1 - UMA INTRODUÇÃO


Foto 2 - Perfil da Edinburgh,  visto do terraço de observação da Câmera Escura, na cidade antiga, Old Town. Ao longe, a cidade nova – New Town, e, mais além, está o porto, no estuário do rio Forth que dá acesso ao Mar do Norte.

A Escócia é um dos quatro países que formam o Reino Unido da Grã-Bretanha. Os outros são: Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O país tem 78.080 km2 de área e sua população soma mais de cinco milhões de habitantes.

Foto 3 - Aqui também tem um dos ícones mais famosos do Reino Unido: a cabine telefônica vermelha, no medieval Castelo de Edinburgh.

O país situa-se ao norte da Inglaterra e a maior parte de seu território exibe paisagens deslumbrantes compostas por montanhas, elevações, vales e lagos imensos e profundos. Já ouviram falar no monstro que mora no Lago Nessie?

Os escoceses são descendentes de celtas, romanos e escandinavos e conservaram muitos símbolos de sua longa história e tradições riquíssimas que marcaram a sua identidade em vários aspectos da cultura como a literatura, a música, o teatro...

Foto 4 - Escocês devidamente caracterizado, usando a roupa tradicional em tecido xadrês personalizado da família/clã - tartan, com muito orgulho.

Alguns símbolos da Escócia são conhecidos mundialmente como o Tartan (tecido em xadrês que personaliza e identifica as casas/clãs), o Kilt (saiote tradicional usada pelos homens), a gaita de fole - Bagpipes...e a fabricação do famoso Scotch Whisk, apreciado produto nacional.

Foto 5 – Exposição de TARTAN, tecido em xadrês  que personaliza e identifica os clãs - familias tradicionais na Escócia. Cada família tem a sua própria padronagem.
Foto 6 - A gaita-de-fole é o instrumento de sopro, patrimônio e tradição escocesa das Terras Altas - Highlands. Sua origem é antiga, conhecida desde os romanos, mas existe polêmica.

A Escócia também produziu poetas, escritores, economistas e filósofos famosos, entre os quais cito: Walter Scott, Louis Stevenson, John Adam, Hume. Aliás, Edinburgh é denominada por alguns de “ Atenas do Norte”, por ter sido um dos principais centros intelectuais do Iluminismo e da Revolução Industrial.

David Hume (1711 – 1776) filósofo e historiador, é famoso pelo empirismo radical e ceticismo filosófico que influenciou profundamente a filosofia ocidental. Ele foi partidário da independência americana e conta-se que afirmou a Benjamin Franklin "sou americano em meus princípios".

Foto 7 – A estátua em homenagem a David Hume (1711 – 1776), famoso filósofo e historiador.

Adam Smith é considerado o pai da economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Sua filosofia é expressa na frase: "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse".

 Foto 8 – Estátua em homenagem a Adam Smith (1723 – 1790), considerado pai da economia moderna e defensor do liberalismo econômico.

A cidade também tem o título de City of Literature – Cidade da Literatura, dado pela UNESCO. Você já deve ter lido algumas obras famosas, talvez inspiradas pelo clima de Edinburgh: o Médico e o Monstro, de Stevenson, Ivanhoe, de Walter Scott, histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, de Conan Doyle, inovadoras no campo da literatura criminal. Não poderia deixar  de citar a premiada série Harry Potter, de J.K. Rowling.

Foto 9 - Monumento em homenagem ao grande poeta e escritor escocês Sir Walter Scott. É do autor a seguinte frase: “Ceder à injustiça é animar os outros a praticá-la.

Ao longo de sua história, os escoceses empreenderam difíceis lutas para conquistar a independência em relação a Inglaterra, que resultaram em várias uniões e separações. Vocês devem conhecer a estória de um dos mais violentos embates entre ingleses e escoceses, no século 13, retratado no filme Coração Valente, Breaveheart, sobre o grande herói popular Wallace. Em 1707, os parlamentos da Escócia e da Inglaterra aprovaram o “Ato de União”, que reuniu a Escócia, Inglaterra e Gales sob um único reino – o Reino Unido da Grã-Bretanha. Só recentemente, em 1999, o parlamento escocês foi restaurado através de referendum.

Foto 10 – Sede atual do Parlamento Escocês, um projeto moderno e ousado que criou muita polêmica.

A capital do país é Edinburgh e a língua oficial, o inglês. A cidade é famosa pela arquitetura e  e pelos festivais internacionais.

Edinburgh é considerado um dos mais apaixonantes destinos turísticos na Grã-Bretanha, onde predomina dois cenários diferentes – a histórica e medieval “Cidade Velha”, com o seu castelo medieval e estreitas vielas em pedras, e a elegante e clássica “Cidade Nova” em estilo georgiano, uma obra prima da arquitetura e urbanismo.

Foto 11 - A casa do John Knox de origem medieval, na Old Town, está associada ao período mais dramático e turbulento da História da Escócia que resultou na Guerra civil e na abdicação da rainha da Escócia – Mary.

As lindíssimas Cidades Antiga e Moderna de Edinburgh receberam ambas o estatuto de Património Mundial da UNESCO. Com 4.500 edifícios classificados – apresentam a concentração mais elevada em todo o mundo – mais uma boa razão para passear e admirar a estupenda arquitetura da capital escocesa.


2 – INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Edinburgh é um destino turístico muito procurado e tem uma eficiente estrutura turística e oferta ampla e variada de hospedagens, roteiros e passeios.

Foto 12 - Ônibus Turísticos na Royal Mile, uma estrutura bem montada para receber os milhões de turistas que visitam a cidade todo o ano.

Há roteiros de todos os tipos: fantasmagóricos, de terror, de visitas aos pubs e de excursões, de um até três dias,  às famosas terras altas da Escócia – Highlands. Cerca de 13 empresas oferecem excursões e passeios para mostrar o lado "negro” de Edinburgh no passado.

Foto 13 - Muitas lendas transformam Edinburgh em uma cidade fantasmagórica, cheia de mistérios, fantasmas, crimes horrendos do passado…

Para planejar melhor sua viagem acesse:







Veja aqui o mapa de Edinburgh: http://www.hot-map.com/edinburgh

Assista um vídeo sobre Edinburgh: 
https://www.youtube.com/watch?v=YpM7B5Yto48



3 -  ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE EDINBURGH

Edinburgh  é a capital escocesa desde 1492 e atua como sede do parlamento escocês desde 1999. A cidade é a segunda cidade mais populosa da Escócia com uma população de mais de 500 mil habitantes, a primeira é Glasgow.

A cidade está situada à margem sul do estuário do rio Forth.

Apesar da perda da importância política com a unificação do parlamento com o da Inglaterra, a cidade permanece como um importante centro econômico, bem como cultural e de ensino, com prestigiada universidade.

Foto 14 – Parte das instalações da Universidade de Edinburgh, New College.

O turismo permanece como uma das principais atividades econômicas da cidade.


4 – CHEGANDO A EDINBURGH, SE ORIENTANDO E SE LOCOMOVENDO


Edimburgh está implantada em uma área de topografia acidentada, onde se destacam alguns topos de colinas, onde ficam o Edinburgh Castle, o Arthur’s Seat e o Carlton Hill, que facilitam a orientação, atuando como marcos referenciais da cidade.


Foto 15 – Um dos marcos referenciais da Cidade – Arthur’s Seat, o maior pico com 250 metros de altura, ao fundo.

O histórico centro de Edimburgo é delimitado por uma grande área verde linear - Princes Street Gardens. Ao sul se encontra a cidade antiga ("Old Town") e o Castelo de Edinburgh, implantado no extinto vulcão, o Castle Rock. Ao norte dos jardins, se encontra a nova cidade ("New Town") e a Princes Street. A oeste do castelo, se encontra o bairro financeiro.

Foto 16 - Princes Street Gardens, parque linear, delimita a Cidade Antiga da Cidade Nova.

A Royal Mile compreende um conjunto de vias, a partir do Castelo, Lawnmarket, High Street, Canongate.

A Estação de Trem é central e interrompe os jardins de Princes Street Gardens. Um dos acessos mais importantes que corta perpendicularmente a Royal Mile, no trecho da High Street, é a North Bridge, que leva à Estação e Cidade Nova, no sentido norte. O trecho da via no sentido sul da High Street é a South Bridge. A estação de ônibus, fica um pouco mais distante, próximo a Queen Street.

616 Foto 17 - Estação de Trem, em posição estratégica, no meio dos jardins, Princes Street Gardens.
O estuário do rio Forth (FIRTH OF FORTH), está ao norte da cidade nova, cerca de 3 quilômetros de distância, onde fica a área portuária com o Terminal Oceânico e está ancorado o Royal Yacht Brittania.

De Londres, você pode alcançar Edinburgh em 4 horas e meia de trem. A distância para Glasgow é de 50 minutos de trem.

Foto 18 -  Visão do skyline da cidade nova e ao longe a área do estuário do rio Forth e o porto.
  
5 – RESTAURANTES, COMPRAS E SOUVENIRS

Edinburgh possui mais restaurantes estrelados Michelin do que qualquer outra parte do Reino Unido, com exceção de Londres. Caso queira experimentar a comida tradicional, como "haggis" (miúdos de carneiro), "neeps" (nabos) e "tatties" (batatas), os pubs de toda a cidade servem essas iguarias. E não se esqueça de tomar uma ou duas doses da bebida genuinamente nacional, o apreciadíssimo Whisky, no Scotch Whisky Experience.

Foto 19 – Saiba da história do produto genuinamente nacional – Whisky, no Scotch Whisky Experience.

O processo de destilação do whisky chegou nas Ilhas Britânicas no século 6. A bebida era denominada “Água da vida – uisge beatha – em gaélico. Apesar das controvérsias de sua origem, os escoceses vêm inovando e aperfeiçoando esta bebida ao longo dos séculos e, por isso o seu produto tem prestígio e reputação internacional.

O Brasil é o 9º mercado mundial em termos financeiros na importação de whisky e o 7º em volume de consumo.  

Sugestões de Compras? whisky, kilt, gaitas, roupas de cashemere, etc. A Royal Mile está cheia de opções de souvenirs!

Foto 20 - Promoção de Kilt na Royal Mile, a tradicional indumentária de gala escocesa.
Foto 21 - Comércio variado na Royal Mile, Edinburgh.

A Princes Street é também um ponto alto de compras, com magazines tradicionais do país.


6 – ROTEIROS SUGERIDOS E PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Não há melhor maneira de se conhecer a cena cultural de Edinburgh do que através de um dos vários festivais da cidade, alguns dos melhores do mundo. O ambiente é de festa e há geralmente muitos espetáculos gratuitos e eventos relacionados. Não perca o Festival Internacional de Cinema de Edinburgh (Junho); o Festival Internacional de Edinburgh e o Fringe Festival (Agosto); o Festival de Arte de Edinburgh (Agosto); e ainda a melhor Festa de Ano Novo do mundo – Hogmanay.

Foto 22 - O museu de Edinburgh reúne uma rica coleção de objetos icônicos que contam sobre o passado da cidade até os dias atuais.

Edinburgh tem uma enorme diversidade de museus e galerias de arte e muitas delas têm entrada livre!.Visite a Scottish National Portrait Gallery (Galeria de Pintura), Writers' Museum (Museu dos Escritores), o Museu de Edinburgh  e muitos outros sem gastar nada.

Com tanta coisa para ver e fazer em Edinburgh, talvez seja difícil saber por onde começar. Sugiro que você comece pela ROYAL MILE, que significa a MILHA REAL, e reúne as mais importantes atrações turísticas da Capital.  Esse passeio é imperdível e vale por si só uma viagem.


6.1 - PASSEANDO PELA ROYAL MILE

Foto 23 - Perspectiva da rua mais famosa e vibrante da Escócia – ROYAL MILE,  A MILHA REAL, o coração e a alma de Edinburgh e do país.
Foto 24 - Você está na rua mais famosa e preferida da Escócia.

A Cidade Antiga - Old Town – preserva sua estrutura medieval  incluindo edifícios antigos, da época da Reforma Protestante. Caminhando,  você encontra pequenas ruas chamadas de closes ou wynds e várias ruas subterrâneas, sobreviventes de antigas construções.  Dizem que Robert Louis Stevenson, autor de um dos mais famosos clássicos de terror psicológico se inspirou em um desses becos – Deacon Brodies – para escrever a sua obra prima – O médico e o Monstro.  Contam que durante a noite esse local era frequentado por ladrões e de dia por cidadãos.

Foto 25 - Um dos vários becos medievais, Closes, ao longo da Royal Mile que ainda guardam mistérios dos tempos antigos. Muitos subterrâneos podem ser visitados em passeios temáticos.

Neste contexto, a Royal Mile é um dos corredores de maior importância turística (composto de várias ruas) e o mais movimentado da cidade. Em uma das extremidades, está o Palácio de Holyroodhouse – residência oficial da rainha na Escócia – e na outra o Magnífico Castelo Medieval.

Foto 26 - A esplanada do magnífico castelo medieval, cenário da maioria dos eventos históricos da Escócia, que marca uma das extremidades da Royal Mile.
 Foto 27 - O grandioso Palácio de Holyrood, a residência oficial da rainha britânica, está no outro extremo da Royal Mile.
Além dos prédios históricos, ao caminhar pela “milha real” (cerca de 1,6 quilômetros) você vai se deslumbrar com a arquitetura e ambiência antiga. Ao longo da Royal Mile, encontram-se praças que marcam lugares de importância como a Catedral Saint-Giles.

Foto 28 - Ao longo dos séculos, os edifícios foram se adaptando e se transformando, na Royal Mile. Mesmo assim, a cidade possui centenas de imóveis tombados.
Entre os lugares de interesse estão: o Museu Real da Escócia, Surgeons' Hall, a Universidade de Edinburgh, a emblemática Catedral de Saint-Giles (Santo Egídio), o moderno edifício do Parlamento Escocês. Há muitas atrações turísticas, bares e restaurantes, além de um comércio vibrante e variado.

Foto 29 – Casario preservado na Royal Mile.

HOLYROOD PALACE

O palácio de Holyrood é a residencia oficial da rainha na Escócia. Este luxuoso palácio está associado à rica história da monarquia na Escócia. Os jardins são magníficos e tem como grande marco na paisagem a formação geológica denominada “Arthur’s Seat”.

 Foto 30 – O luxuoso Palácio de Holyrood, residência oficial da rainha na Escócia.

Nos jardins, você pode também caminhar e visitar as ruínas da Abadia de Holyrood – Holyrood Abbey. De acordo com a lenda medieval o Rei David I fundou a abadia em 1128. O local foi abandonado depois que o teto ruiu em 1768.

Foto 31 - As ruínas da abadia medieval fundada pelo Rei David I, construída em 1128 e os floridos jardins do jardins do Palácio.
Foto 32 - Área interna da Abadia medieval, nos jardins do Holyrood Palace.

No Palácio, você pode visitar os riquíssimos apartamentos do Estado, que exibe uma coleção belíssima de tapetes, e os aposentos históricos da rainha da Escócia – Mary, Queen of Scots - onde houve o brutal assassinato de seu secretário pelo marido enciumado.

Foto 33 - O Pátio interno do Palácio de Holyrood.


O PARLAMENTO ESCOCÊS

O autor do ousado projeto para sediar o parlamento escocês é o arquiteto catalão Enrique Miralles. Segundo o arquiteto, o complexo teve como elemento inspirador e simbólico a unidade do povo escocês, sua cultura e a cidade de Edinburgh.

Foto 34 - Scottish Parliament – Sede do Parlamento Escocês, um projeto ousado do arquiteto catalão.

Devido ao lugar de construção, no centro histórico de Edinburgh, ser vizinho ao Palácio  Holyhrood Palace, e a arquitetura de características modernas, o projeto foi extremamente criticado.

 Foto 35 – Sede do Parlamento Escocês, um projeto moderno em um centro antigo.

Continuando o passeio pela ROYAL MILE.

Foto 36 - Igreja erguida  por ordem de James VII, em 1688.

 Foto 37 – O museu The People's Story Museum expõe objetos originais e  painéis sobre a vida de cidadãos comuns no trabalho e no lazer, desde o século 18 até o momento atual.

ST GILES CATHEDRAL – CATEDRAL DE SANTO EGÍDIO

A Catedral de St Giles, dedicada a St Giles (Santo Egídio), padroeiro da cidade, é a sede episcopal da cidade.

Foto 38 - A Catedral de Santo Egídio (St. Giles' Cathedral) é dedicada a Santo Egídio, santo padroeiro da cidade.

Este monumento,tem sido local de culto cristão por mais de 900 anos, sendo considerada a Igreja Matriz do Presbiterianismo. O interior de St. Giles' Cathedral e seus magníficos vitrais, pertencem a igreja nacional da Escócia - The Scots Kirk. Atenção, não é parte da Igreja Anglicana.

Das tres igrejas da High Street, apenas St Giles é usada como igreja.

Foto 39 - O interior de St. Giles' Cathedral e seus magníficos vitrais

A antiga igreja de Tron Church (1648) perdeu a agulha no grande incêndio de 1824.

Foto 40 - A antiga igreja de Tron (1648), outro marco da cidade e ponto de encontro e partida de várias excursões.

A Highland Tolbooth foi concluída em 1844. Por muitos anos foi utilizada pelos fazendeiros das terras altas – highlanders – que moravam em Edinburgh como lugar de cultos em gaélico. Hoje, perdeu esta função, apesar de ser um edifício belíssimo.

c
Foto 41 - Originalmente este edifício era uma igreja popular entre os fazendeiros escoceses das terras altas que assistiam ao culto em gaélico.

SCOTCH WHISKY EXPERIENCE - 

O Centro - Scotch Whisky Experience – é uma atração imperdível, de nível excelente, que conta a história da produção do Scotch Whisky, através dos séculos. Você pode optar por uma degustação mais variada e fazer compras na loja. O local funcionou como uma das seis escolas da antiga cidade. Fica na Royal Mile, bem próximo ao Castelo.

Foto 42 – A sede do Scotch Whisky Experience funcionou como uma das 6 escolas na antiga cidade.

Se você é um apreciador desta “Água da Vida”, você vai sair conhecendo a diferença entre o Single Malt e o Blended. Mais ainda, se você participar da degustação, recebe um diploma do clube exclusivo - Scotch Whisky Appreciation Society. Aproveite, o single é excelente, mas muito forte.

Se você não é do clube dos apreciadores do whisky, ainda assim, você vai achar muito interessante conhecer o processo de fabricação desta bebida tão prestigiada mundialmente.

Aproveite e faça uma refeição no restaurante Amber. Eles servem um delicioso Haggis.


Foto 43 - Curso de Degustação no Centro – Scotch Wisky Experience.


CAMERA ESCURA E MUNDO DAS ILUSÕES

A Câmera Escura & Mundo das Ilusões é outra atração imperdível, são cinco andares de pura magia e ilusão com atividades interativas para todas as idades, desde 1853. Está localizada bem em frente ao Scotch Wisky Experience.

Foto 44 – Pura magia no mundo das ilusões, na Câmara Escura.

Além disso, a paisagem da cidade vista (em 360 graus) do topo do prédio é fantástica.

Foto 45 – A paisagem da cidade, vista do topo da Câmera Escura, é fantástica.

Veja mais sobre a Camera Escura: http://www.camera-obscura.co.uk/



EDINBURGH CASTLE

 Foto 46 - Em direção ao Castelo – Edinburgh Castle, antiga fortaleza que domina o perfil da Cidade, no topo de um Rochedo.


Sem dúvida, o Castelo é um dos maiores e simbólicos atrativos de Edinburgh. Mais de um milhão de turistas de todo o mundo visitam  o local, anualmente. A fortaleza, em cima de uma rocha vulcânica, defendeu a nação e que tem dominado o cenário por séculos. Foi, também, residência dos reis e rainhas  da Escócia que utilizou seus aposentos suntuosos. 

Foto 47 A entrada do Castelo de Edinburgh, um dos mais importantes castelos da Escócia, é a segunda atração turística mais visitada no pais, com cerca de um milhão de visitantes.

Hoje, a área abriga as joias da coroa escocesa, a histórica Pedra do Destino e três museus militares, o Memorial Nacional da Guerra e exposição das Prisões de Guerra.

Foto 48 - Museu Militar no interior do Castelo de Edinburgh.

Foto 49 – Cemitério dos Cachorros dos Soldados no interior do Castelo de Edinburgh.

A primeira fortificação data de 1.100 D.C., depois foi reconstruído várias vezes ao longo dos séculos. O castelo foi palco da história turbulenta da Escócia e testemunho da luta dos escoceses.

Foto 50 – Edificação de 1615, no Castelo de Edinburgh.

Os aliados da Rainha Mary foram sitiados na fortaleza em 1573. Depois de duas semanas de intensos bombardeios, que danificaram seriamente o Castelo, houve a rendição.

Foto 51 – O Castelo abriga as joias da coroa escocesa.

  

6.2 – PASSEANDO PELA CIDADE NOVA - NEW TOWN

A cidade velha tornou-se superpovoada, com graves problemas sanitários e de doenças. No passado, a velha cidade chegou a ter uma população de mais de 50 mil habitantes, hoje tem apenas 4 mil. Houve necessidade de se procurar novas áreas para habitação e comércio e, assim, foi lançado um concurso para planejar e construir novas áreas para a cidade.

Foto 52 – Painel no Castelo que explica a construção da Cidade Nova - New Town.

O arquiteto James Craig  (de apenas 21 anos) venceu o concurso para a expansão da cidade de Edinburgh (1766) em direção a zona junto ao North Loch, que passou a ser conhecida como Cidade Nova - New Town. A construção ocorreu no período de 1767 – 1820.

Foto 53 – Uma cidade nova foi construída para a expansão da cidade de Edinburgh.

O lugar, que agora corresponde a Princes Street Gardens, era uma área muito baixa e pantanosa e funcionava como local de punição e execução no século 16. Conta-se que mulheres envolvidas em bruxarias eram atadas, com os polegares aos dedos dos pés. Aquelas que flutuavam eram declaradas culpadas e depois queimadas. As acusadas que afundavam eram consideradas inocentes.

Foto 54 - Vista da Cidade Nova, a partir do Castelo de Edinburgh.

Com ruas largas e casas grandes, em contraste com a cidade antiga, a Cidade Nova – New Town logo se tornou o centro comercial da cidade e lar de comerciantes, banqueiros, profissionais liberais, professores da Universidade, entre outros.

Foto 55 - A declividade alta entre a Cidade Antiga, na parte alta, e a Cidade Nova, no pântano, resultou em escadarias longas 1
 Foto 56 - A declividade alta entre a Cidade Antiga, na parte alta, e a Cidade Nova, no pântano, resultou  em escadarias longas 2.


PRINCES STREET GARDENS - OS JARDINS


Os jardins belíssimos de Princes Street Gardens, formam o pulmão verde da cidade e delimitam a Cidade Antiga da Cidade Nova.

Foto 57 – O pulmão verde da cidade:  Princes Street Gardens.


Um bom programa, se o tempo está bonito, é fazer um piquenique nos jardins. Pegue o seu lanche na Princes Street e relaxe nos jardins.

Foto 58 – Um passeio e relax nos Jardins 1.






Foto 59 – Um passeio e relax nos Jardins 2.

PRINCES STREET

Princes Street é uma das ruas comerciais mais movimentadas da cidade. Lá você pode encontrar a maioria dos magazines do país.

Foto 60 – Fazendo compras na Princes Street 1
Foto 61 - Fazendo compras na Princes Street 2



NATIONAL GALLERY

Uma das maiores galerias de arte do mundo, a National Gallery da Escócia possui obras de grandes mestres da pintura mundial como GauguinCézanneMonet,Velazquez.  A galeria está situada no coração da cidade.

Foto 62 – Descendo a Cidade Antiga em direção a Galeria Nacional, na Cidade Nova.

Saiba mais sobre a National Gallery em:




THE SCOTT MONUMENT

Foto 63 – Monumento em homenagem ao grande poeta e escritor Sir Walter Scott.

O monumento foi construído para homenagear o grande poeta e escritor escocês Sir Walter Scott (1832). Foi realizado um concurso, cujo ganhador foi George Kemp. A construção se iniciou em 1840.


CARLTON HILL

A colina Carlton Hill, corresponderia ao Pathernon, na cidade de Atenas. Nela, estão localizados o National Monument e o Nelson Monument.

Foto 64 – A colina Carlton Hill, ao longe, outro marco referencial de Edinburgh.


7 - OS MEUS FAVORITOS EM EDINBURGH

Espaço Público: Royal Mile
Castelo: Castelo de Edinburgh
Atração Turística: Scotch Whisky Experience
Espaços Verdes: Princes Street Gardens
Melhor local para souvenirs: Royal Mile
Melhor atração fantasmagórica: The Real Mary’s King Close


8 – CONCLUSÃO

Edinburgh tem um senso de história em toda a parte. Tudo respira história: passado e presente se harmonizam.

É a minha segunda visita a Edinburgh, mas sinto como se tudo fosse  diferente. A cidade não se esgota por se expor ao visitante.

Eu admiro a forma de implantação da cidade, suas colinas, marcos referenciais e caminhos. Tudo em perfeito diálogo. Espero voltar mais uma vez e com mais tempo para visitar as "Terras Altas da Escócia" – Highlands.

E para terminar, faço uma homenagem aos filhos e noras que foram companheiros de viagem nesta aventura em Edinburgh e também a Juninho e Gabriel, os menores do Grupo.

Foto 65 – A família reunida brindando no "Centro do Whisky Escocês": SLÀINTE MHATH! Saúde!

Um comentário:

  1. Como sempre um belo e detalhado registro, com muitas imagens, informações e peculiaridades locais, parabéns pela família. Lembranças do seu "eterno aluno".

    ResponderExcluir