quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UNITED STATES 4 - WASHINGTON DC 1



Foto 1 - Uma  paisagem de águas,  jardins,  parques,  memoriais e política reforça a identidade de  WASHINGTON D.C., a Capital dos  Estados Unidos da América.

Depois das três postagens sobre New York City, apresento agora as minhas imagens de Washington D.C.
Esta é a quarta postagem sobre a minha visita aos Estados Unidos da América: UNITED STATES 4 - WASHINGTON DC 1.

Foto 2 – Perspectiva do National Mall, ao longo do espelho d’agua da Tidal Basin, com a vista de um dos ícones monumentais – Washington Monument

Planejo apresentar 3 postagens de Washington D.C.  que incluirão:

UNITED STATES 4 – WASHINGTON D.C. 1:  os Museus do National Mall, o Triângulo Federal (Federal Triangle), a Casa Branca (White House) e a Colina do Capitólio (Capitol Hill).

UNITED STATES 5 – WASHINGTON D.C. 2: Memoriais do National Mall; a “Frente d’ Água” do Rio Potomac - Southwest/Waterfront, incluindo a belíssima paisagem do passeio Washington Channel Promenade.

UNITED STATES 6 – WASHINGTON D.C. 3: A cidade historica de Georgetown e sua tradicional universidade; Baltimore; Rockville, na área metropolitana de Washington.


1 - O CONTEXTO


Washington, D.C. (D.C. significa District of Columbia) é a capital dos Estados Unidos da América. O Distrito Federal de Colúmbia foi criado por lei em 16 de julho de 1790 (sob a jurisdição exclusiva do Congresso Nacional) como sede da nova capital nacional. Localizado na costa leste do País, ao norte do rio Potomac, o Distrito de Columbia foi formado a partir de terras doadas pelos estados de Maryland e Virgínia e as cidades existentes de Georgetown (Maryland, 1751) e Alexandria (Virginia, 1749).  O nome da cidade foi dado em homenagem ao primeiro presidente George Washington (1789-1797). A primeira sessão do Congresso no Capitólio foi em 17 de novembro de 1800.

Foto 3 – Edifício do Capitólio – A Casa do Congresso Americano.

Washington, D.C. tem uma área de 177 km2 e uma população de 632.323 (2012) que nos dias de trabalho, é acrescida de mais de um milhão de pessoas que residem em áreas próximas. A densidade populacional é de 3.977/ km2.

A Grande Washington (Greater Washington) inclui o estado de Virginia, a sudoeste (limite com o rio Potomac) e Maryland a noroeste, nordeste e sudeste. Veja o mapa: http://en.wikipedia.org/wiki/File:DC_satellite_image.jpg

A população da área metropolitana, incluindo Virginia e Maryland é de 5.700.000 pessoas, a sétima maior do país.

O rio Potomac (a oeste) e seus principais afluentes: rio Anacostia (a leste) e o rio Rock Creek (ao norte, próximo a Georgetown) percorrem e embelezam a cidade.

Foto 4 – Paisagem do rio Potomac, que banha a cidade de Washington D.C,

Como centro do poder, a Cidade abriga o executivo (Presidência), o Congresso e o Judiciário (Suprema Corte) além de 176 embaixadas, sedes de muitas organizações, instituições multilaterais, sindicatos, associações profissionais e escritórios de representações políticas.

O World Bank (Banco Mundial) é um destes organismos internacionais de cooperação para o desenvolvimento, de maior liderança e reconhecimento mundial pelo trabalho de assistência financeira e técnica aos países em desenvolvimento. Sua missão é:  Reduzir a Pobreza. Em Inglês: Our work is challenging, but our mission is simple: Help reduce poverty.
Foto 5: Sede do Banco Mundial - World Bank - em Washington.
Foto 6: Interior do Banco Mundial – World Bank - em Washington.

Sítio oficial do Banco: http://www.worldbank.org/

Por tudo isso, Washington D.C. concentra um grande conjunto de museus que contam a história de suas lutas e dos seus líderes e os monumentos nacionais que homenageiam os grandes heróis da América.

Foto 7:  Monumento ao grande líder Martin Luther King – às margens da bacia Tidal Basin.


2 - UMA CIDADE PLANEJADA

Washington é uma cidade planejada. O presidente Washington contratou Pierre L’Enfant, um arquiteto e urbanista francês para conceber a cidade que se inspirou em planos de outras cidades como Paris, Amsterdã e Milão. O Plano de L’Enfant, ainda permanece dominante, com um traçado ortognal regular de vias largas e avenidas diagnonais que se irradiam a partir de retângulos delimitando grandes espaços livres e verdes.

O grande espaço cívico – National Mall - se constitui um imenso eixo verde de cerca de 3 km de extensão (entre a base do Capitol Hill e o Lincoln Monument) e 480 metros de largura (entre a Constitution Avenue, ao norte, e a Independence Avenue, ao sul). Neste lugar estão situados os principais museus e monumentos.

Foto 8: O Monumento em homenagem ao presidente Lincoln, em Washington DC.


Os três poderes são interligados através da Avenida Pennsylvania (a principal avenida em diagonal) que une os edifícios do Congresso - Capitólio (US CAPITÓLIO), do Judiciário - Suprema Corte (SUPREME COURT), situados na Colina do Capitólio, e da sede do Poder Executivo (Presidência) – Casa Branca (White House). Por sua vez a Casa Branca cria outro eixo em relação ao Monumento de Washington.

Foto 9 – Casa Branca – White House - a residência dos Presidentes Americanos, desde 1800.

L’Enfant, o arquiteto, foi demitido em 1792 e foi substituído por outro profissional – Andrew Ellicott – que manteve o padrão de vias e os principais marcos da capital. No início de 1900, houve uma nova proposta - McMillan Plan, que redesenhou o National Mall, urbanizou áreas pobres e criou um novo sistema de parques. Apesar das modificações, o desenho original de L’Enfant foi preservado, no seu conjunto.

Washington é uma cidade horizontal e há restrições legais de altura. As construções devem ter como referência, a altura do Capitólio. A estrutura mais alta da cidade é o monumento de Washington (obelisco com 169 metros).

Foto 10 - Monumento em homenagem à Washington, em Washington D.C., vista a partir do Lincoln Monument.

A arquitetura de Washington D.C. reune um conjunto expressivo de edifícios com estilos variados (neoclássicos, georgianos e góticos) que influenciaram o mundo no século 19 e início do século 20. Entre as obras mais recentes destacam-se vários memoriais e museus. Dos dez edifícios favoritos do país, eleitos pela população, seis deles estão localizados em Washington, como a Casa Branca (White House), a Catedral de Washinton (Washington National Cathedral) e o Thomas Jefferson Memorial. Veja a lista dos favoritos em: http://favoritearchitecture.org/afa150.php


3 - COMO CHEGAR, CIRCULAR E SE ORIENTAR

Você pode chegar a Washington através de 3 aeroportos. O mais próximo é o Reagan International Airport, situado ao sul do Centro da cidade (16 km, 20 minutos de Metrô ao centro), às margens do rio Potomac. Os outros são o Dulles International Airport(42 km, a oeste, 40 minutos do centro) e o Baltimore-Washington International Airport (48 km, a nordeste, 30 minutos de trem).

Se você estiver em NYC, recomendo um passeio a Washington. A viagem de ônibus dura  um pouco mais de 4 horas.

A gestão do Sistema de Metrô e Ônibus é única. A malha do metrô é extensa e alcança a maior parte das localidades da Região. Entretanto, para o visitante, pode parecer complicado, utilizar  o sistema, pois o valor do bilhete varia de acordo com a distância e os horários. É preciso validar o bilhete no início e fim de cada viagem.

O sistema de orientação em Washington é fácil devido ao planejamento que divide a cidade em 4 quadrantes, cujos eixos partem do edifício do Capitólio (U.S. Capitol): Noroeste (NW), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sudoeste (SW). Todas as vias são nomeadas por números (no sentido Norte-Sul (north-
south
) e  por letras (no sentido Leste-Oeste (east-west)  e os endereços são indicados por sua posição no quadrante.

A cidade é plana e horizontal o que aumenta as distâncias a serem percorridas para atingir os atrativos, especialmente na área do National Mall. Percorrer distâncias em menos tempo, pode ser vantajoso. A bicicleta é uma boa opção de transporte em Washington e o sistema de aluguel funciona bem. Pedalar em Washington foi uma das melhores experiências que tive (agradeço ao Carlos, um grande entusiasta desta atividade, pelo incentivo e pela companhia).

Foto 11 – O sistema de aluguel de bicicletas em Washington - Capital Bike Share – funciona como nas cidades da Europa.

O sistema de aluguel de bicicletas em  Washington – Capital Bike Share - funciona como nas demais capitais da Europa. Interessado em pedalar em Washington DC? Segundo o sítio oficial são mais de 1670 bicicletas e 170 estações distribuídas na capital. Para maiores informações acesse o Capital Bike Sharehttp://www.capitalbikeshare.com/.


Foto 12 – Uma das 170 Estações de Bicicletas -  Capital Bike Share, em Washington. 

Para fazer um roteiro que associe a visita aos monumentos com o passeio de bicicleta, faz-se necessário um bom planejamento que considere a localização das estações, uma vez que você precisa alcançar outra estação (a cada 30 minutos) para revalidar o seu tempo.

Outra opção confortável de visitar os monumentos é utilizar o transporte pessoal - scooter – oferecido por alguns serviços de turismo em Washington, como o da City Segway Tours: http://citysegwaytours.com/

Foto 13 – Uma das maneiras confortáveis de visitar Washington – Utilizando o Scooter.


4 - INFORMAÇÕES GERAIS E TURÍSTICAS


O Site Oficial do Distrito de Colúmbia tem como lema:  One City, One Future. Confira em:  http://dc.gov/DC/

Compartilho com voces uma  iniciativa de controle social e de transparência no uso dos recursos públicos e que beneficia todas as áreas de atividades, inclusive o turismo: www.recovery.gov
O site oficial de Turismo de Washington D.C. oferece muitas opções de roteiros e informações: http://washington.org/ . Veja o mapa interativo e planeje os seus passeios: http://washington.org/dc-map/tours-and-sightseeing

Washington é uma cidade que oferece uma boa infraestrutura turística e é muito bem sinalizada.

Foto 14 – Sinalização turística em Washington: placa e mapa no National Mall


O National Park Service informa sobre as áreas turísticas, especialmente em relaçao ao patrimônio e parques que administra.  Acesse mais informações em: http://www.nps.gov/nama/planyourvisit/index.htm
Uma opção conveniente e econômica de transporte turístico a um custo de apenas 1 dolar é o serviço do DC CIRCULATOR, que possui 6 rotas turísticas e tem uma frequência de 10 minutos. Cada destinação está indicada na frente do veículo e suas paradas também são sinalizadas ao longo de Washington.

Verifique as rotas e faça o planejamento do passeio: http://www.dccirculator.com/ e veja os mapas: http://www.dccirculator.com/Home/BusRoutesandSchedules/CirculatorRouteMap.aspx

Um serviço preferido pelos turistas é o tradicional “sobe e desce”(hop on& hop off). A empresa www.tolleytours.com oferece o serviço de um dia para você visitar os principais pontos turísticos da cidade, à escolha. Custa 39 dólares.

Outro serviço interessante que oferece uma visita aos monumentos, à luz da lua, é: http://www.historictours.com/washington/

Deseja  fazer roteiros turísticos organizados de bicicleta? http://dc.capitalcitybiketours.com/

O Centro de Boas Vindas (Washington Welcome Center) fica no endereço: 1005 E Street NW
Washington, DC 20004, (202) 347-6609. As estações de metro mais próximas são: Metro Center Metro Station (Blue, Orange, Red); Federal Triangle Metro Station (Blue, Orange); Gallery Place Chinatown Metro Station (Green, Red, Yellow).

Quer visitar os 44 presidentes dos Estados Unidos em um  só lugar? Visite a galeria especial dos presidentes no Madame Tussauds, o mais famoso museu de cera do mundo: http://dcpresidentsgallery.com/

Uma ótima e criativa iniciativa no planejamento de roteiros culturais interessantes é promovida pela organização não-governamental Cultural Tourism DC cujo objetivo é ajudar os residentes e visitantes a descobrir, vivenciar e celebrar a arte, cultura e patrimônio de Washington D.C..

Foto 15 - Sinalização de roteiros culturais em Washington: descubra, vivencie e celebre a arte, cultura e patrimônio da cidade.


Os roteiros culturais são construídos com a comunidade através de parcerias com centenas de organizações e associações. Você pode escolher entre uma dezena de trilhas, explorar por conta própria e seguir no seu próprio ritmo. Os roteiros são ilustrados por painéis informativos no local e você pode fazer o download noseu smartfone, notebook. Visite o sítio e veja os mapas e as brochuras antes de iniciar o passeio: http://www.culturaltourismdc.org/.

Compartilho um sítio que oferece tours através de imagens: 



5 - NATUREZA E FRUTOS DO MAR

A Baía de Chesapeake é o maior estuário dos Estados Unidos da América (11.601 km2) - um complexo e extraordinário ecossistema que desemboca no Oceano Atlântico e se estende pelos estados de Maryland e Virgínia. Sua importância turística é relevante pela pesca, natação, atividades de barcos, esportes de água e pela sua beleza paisagística.


Foto 16 - Uma paisagem de água em Washington – DC HARBOR


A produção de frutos do mar tem uma importância grande na economia e na gastronomia local, na qual se destacam os caranguejos azuis (blue crabs), mariscos (clams) e ostras (oysters).

Em Washington, visite os restaurantes e o Mercado Local no Southwest Waterfront e experimente os deliciosos petiscos da área.

Foto 17 - Mercado de Peixe, à margem do Rio Potomac:  um dos endereços mais apetitosos para experimentar frutos do mar.

Como a minha irmã (que mora em Washington) é uma excelente cozinheira, passamos muito bem. Obrigada Nádia pela saborosa comida! 


6 - TEATRO, MÚSICA E DANÇA

Washington, D.C. é considerada um Centro National para as Artes e tem uma forte tradição no teatro, na dança e na música.

A cidade concentra diversos espaços para promoção da música, dança e teatro onde se destaca o Jonh F Kennedy Center for the Performing Arts (http://www.kennedy-center.org/ ), um grande complexo cultural national e memorial ao presidente Kennedy. O edifício foi projeto de Edward Durrel Stone (construído entre 1966-1971). Recebe uma audiência de cerca de 2 milhões de pessoas que assiste mais de 2.000 espetáculos a cada ano (informação oficial).

O Centro abriga a Orquestra Nacional (National Symphony Orchestra), a Opera Nacional de Washington (Washington National Opera) e o Balé National (Washington Ballet). Foi criado um Programa Especial – Millenium Stage – para tornar a arte teatral acessível à todos através de espetáculos a preços reduzidos e de acesso gratuito. Veja: www.kennedy-center.org/millenium. A instituição oferece transporte gratuito para o “Kennedy” a partir da Estação de Metro Metro Foggy Bottom/GWU Station.

Foto 18 -  O Grande Complexo Cultural - Kennedy Center for Performing Arts oferece uma estrutura grandiosa e uma intensa programação de eventos musicais e teatrais de alto nível.
Foto 19 – O Kennedy Center for the Performing Arts – Um Memorial ao Presidente Kennedy.

Endereço do Centro: 2700 F Street, NW

Outros espaços de importância dedicados às artes cênicas são: Ford’s Theatre (Museu e Teatro Histórico) onde o presidente Lincoln foi baleado: http://www.thelincolntheatre.org/, o Shakespeare Theatre Company e a  Arena Stage (http://www.arenastage.org/) que tem impulsionado o movimento teatral independente.

Foto 20 – Um Programa Cultural de alto nível ao alcance de todos, através de preços reduzidos e/ou gratuitos.
Washington também tem um espaço destacado na tradição musical do jazz, swing, soul e outras manifestações associadas à cultura negra que se concentra na área conhecida como "Washington's Black Broadway”(U Street Corridor), onde  lendas como Duke Ellington (nativo de Washington), John Coltrane and Miles Davis fizeram o show. 



7 - ATRATIVOS PRINCIPAIS


Nesta quarta postagem sobre os Estados Unidos da América e primeira sobre Washington D.C. apresento os Museus do National Mall, o Triângulo Federal - Federal Triangle, a Casa Branca - White House e a Colina do Capitólio - Capitol Hill.

O ponto alto desta visita é o National Mall - planejado como o grande lugar simbólico e cívico da Capital. Foi concebido como grande parque horizontal verde por L’Enfant e revitalizado e ampliado pela Comissão McMillan. O Mall é administrado por uma agência federal - National Park Service – responsável pelos parques e monumentos nacionais. Sítio oficial: http://www.nps.gov/index.htm.


 Foto 21 – Vista do National Mall, o grande lugar simbólico e cívico da Capital.


Entre os objetivos da Agência estão: prover e manter o Hall como um lugar monumental, digno e simbólico para abrigar as estruturas governamentais, museus e memoriais nacionais, com espaços de arte cívica e paisagem histórica planejada que proporcionem vistas extraordinárias para os símbolos da Nação.

O Mall abrange áreas do West Potomac Parks, Constitution Gardens, trecho ao longo do rio Potomac e da Tidal Basin totalizando uma área de 125 hectares (entre o Lincoln Memorial e o U.S Capitol). Os limites do National Mall foram definidos oficialmente em 1981: no seu limite norte, as avenidas Constitution Avenue e a Pennsylvania Avenue; ao sul, a Independence Avenue e Maryland Avenue; a leste, a 1st Avenue; a oeste, a 14th Street.

Foto 22 - A Constitution Avenue que liga a Casa Branca ao Capitólio.

A importância histórica e turística do National Mall torna este espaço um dos mais importantes de Washington, atraindo mais de 24 milhões de turistas por ano.

O National Mall tem a maior concentração de museus e galerias do mundo. São 11 museus de alto nível e temáticas variadas em cerca de 1,8 km de extensão (entre a 3rd Street e a 14th Street). Uma informação relevante e surpreendente: A ENTRADA PARA OS TODOS OS MUSEUS SÃO GRATUITAS.


7.1 OS MUSEUS DO NATIONAL MALL

Apresento os museus na ordem em são localizados a partir do Capitólio.

Os Museus voltados para a Constitution Avenue são:

West Building of the National Gallery of Art
East Building of the National Gallery of Art

National Gallery of Art Sculpture Garden
National Museum of Natural History

National Museum of American History



Os museus e edifícios voltados para a Independence Avenue são:

National Museum of the American Indian
National Air and Space Museum
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden
Arts and Industries Building
Smithsonian Institution Building ("The Castle")
Arthur M. Sackler Gallery
National Museum of African Art
Freer Gallery of Art


Todos os museus do National Mall fazem parte da Smithsonian Institution, com exceção da National Gallery of Art.

Foto 23: O Castelo (Castle) da Smithonian Institution foi o primeiro edifício a ser construído pela Fundação (1847). O estilo gótico em tijolos vermelhos contrasta com os edifícios neoclássicos em mármore claro no Mall.

A Smithsonian Institution é a  maior organização de museus no mundo. Em Washington mantém e administra 19 museus, 9 centros de pesquisas e o Zoológico Nacional (National Zoo). Além destes, esta fundação é parceira de mais 168 museus (afiliados) em 39 estados americanos. Foi estabelecida como fundação educacional em 1846 tendo como missão o crescimento e difusão do conhecimento. Além dos recursos próprios, recebe fundos do Governo americano, de contribuições corporativas e privadas, taxas de sócios e membros e lucros de concessão, vendas e licenciamento.

O nome da Instituição vem do seu fundador, um rico cientista britânico (1879), que deixou sua fortuna e patrimônio para o seu sobrinho que morreu sem deixar herdeiros, assim a herança passou para o Estado.

Foto 24:  A tumba do Fundador James Smithson no interior do Castelo, cuja fortuna e patrimônio passaram para o Estado.

A Fundação é funcionalmente e legalmente um orgão do governo dos Estados Unidos, mas  separado dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Mais de dois terços de sua força de trabalho são empregados do governo federal.

Interessado em conhecer mais sobre esta instituição?  http://www.si.edu/

O Castelo Gótico, onde funciona a sede e o Centro de Informações, está situado no meio do Mall. O seu estilo com fachada em tijolo vermelho contrasta com a dos outros museus de mármore, em estilo clássico. O projeto do Castelo foi do arquiteto  James Renwick  (o mesmo da Cathedral of St Patrick’s de New York).

A seguir, vou comentar sobre alguns dos principais museus do National Mall.


NATIONAL GALLERY OF ART

Este Complexo Cultural compreende 3 elementos importantes:

National Gallery of Art, West Building;  National Gallery of Art, East Building; National Sculpture Garden.
A National Gallery of Art é uma das galerias de arte mais importantes do mundo pela sua coleção de arte clássica ocidental que abrange obras primas mundiais da pintura, escultura e artes gráficas. Foi fundada pelo filantropista Andrew Mellon a partir de sua coleção privada (iniciada em 1920) que compreende desde obras de arte do período renascentista (possui a única obra de Leonardo da Vinci nos Estados Unidos) até trabalhos de artistas contemporâneos como Ellsworth Kelly.

Foto 25 - National Gallery – Entrada do Mall, uma das galerias de arte clássica ocidental mais importantes do mundo.

O prédio West Building – Este templo neoclássico (foi concluído – 1941 e considerado a maior estrutura de mármore do mundo naquele tempo) abriga os obras primas clássicas. Os trabalhos de arte contemporânea dos séculos  19 e 20 estão expostos no East Building (edifício moderno), logo do outro lado, na Plaza Entrance (4th Street).

Foto 26 - National Gallery – que abriga as obras primas clássicas. Fachada da Constitution Avenue.

Destaco algumas obras de sua coleção: Fra Angelico e Fra Filippo Lippi - The Adoration of the magi; Giotto - Madonna and Child; Leonardo -  Ginevra de Benci; Raphael - Saint George and the Dragon; Velásquez - The Needlewoman; Van Gogh - Self Portrait; Monet - Woman with a Parasol; Vermeer - Woman Holding a Balance.

A National Gallery of Art,  East Building, construída em 1978, expressa a marca registrada do famoso arquiteto  I. M. Pei, arquiteto americano de origem chinesa,  que virou celebridade ao projetar  uma pirâmide de vidro situada no pátio principal (1988) do Museu do Louvre (http://www.greatbuildings.com/buildings/Pyramide_du_Louvre.html) . Parece que pirâmides fazem parte do repertório de Pei, que as recria nesta praça como elemento de união entre o antigo e o novo.  Ver mais sobre esta obra em: http://www.greatbuildings.com/buildings/East_Wing_National_Gallery.html

Quer conhecer mais obras deste arquiteto premiado? Veja:http://www.peipartnership.com/

Foto 27 -  Praça do edifício  East Building (National Gallery) com as Pirâmides, do célebre arquiteto I Pei.
Foto 28 - National Gallery – East Building,  projetado pelo premiado arquiteto de origem chinesa I. M. Pei, que criou a polêmica pirâmide no pátio do Museu do Louvre em Paris.


O interior do Museu é espaçoso e agradável, onde se destaca o grande móbile de Alexander Calder que marca o grande átrio.

Foto 29 – Interior do East Building (National Gallery): observe o imenso móbile de Alexander Calder.


No “concourse” estão dependuradas algumas obras de Mark Rothko, russo naturalizado americano, que se destacou por criar uma nova forma de pintura abstrata.  A galeria tem a maior coleção das obras deste artista, cerca de 295. Mais informações sobre este artista estão na página da Galeria: http://www.nga.gov/feature/rothko/intro1.shtm.

No interior, tem lugar de destaque os imensos painéis coloridos do pintor e escultor Ellsworth Kelly (18 cores). Kelly declarou em 1951 que interessavam a ele o espaço e cor e não a expressão, a anonimidade e não a intimidade. Consulte a página relacionada ao pintor no Museu de Arte Moderna (MoMa) de New York: http://www.moma.org/collection/artist.php?artist_id=3048

Foto 30 - Interior do East Building (National Gallery) com os imensos painéis coloridos do pintor Ellsworth Kelly (18 cores).

O sítio oficial da Galeria Nacional: http://www.nga.gov/


NATIONAL MUSEUM OF NATURAL HISTORY

Este Museu é orientado para a compreensão do mundo natural e o nosso lugar nele. Compete com os melhores museus de história natural do mundo, algumas fontes o consideram o mais visitado/melhor Museu de História Natural do Mundo (http://www.travora.com/articles/10-top-natural-history-museums).

Foto 31 - Museu de História Natural de Washington D.C. – um dos mais visitados do Mundo.

São milhares de relíquias, várias delas datam de milhões de anos, numerosas espécies de animais e plantas (muitas das quais já extintas) e esqueletos de 46 dinossauros.  Trata-se de um museu ideal para aqueles que se interessam por aquecimento global, culturas africanas, animais,  insetos, dinossauros, fósseis, “Big Bang”...

Os favoritos deste museu são: Hall dos Dinossauros – The Hall of Dinosaurs, parece o “Jurassic Park” com criaturas préhistóricas gigantes; O Hall dos Oceanos – Ocean Hall;  Hall dos Mamíferos – Hall of Mammals (com 270 animais empalhados) onde você tem experiências interativas e sonoras; Hall das Gemas e dos Minerais - Hall of Gems and Minerals, onde o grande destaque é o maior e mais antigo diamante do mundo – o Hope Diamond – que segundo a crença trouxe desgraça aos seus proprietários.

Sítio Oficial: http://www.mnh.si.edu/


AMERICAN HISTORY MUSEUM

Este museu que tem a história americana como base para o entretenimento agrada a todos os fans da cultura popular e apreciadores da história americana. Acho que é uma boa introdução à cultura americana e ajuda um pouco a entender o significado dos numerosos personagens e heróis imortalizados/homenageados em monumentos e espaços que você vai visitar em Washington.

Foto 32 - Fachada do Museu de História Americana – a história da vida americana apresentada de forma lúdica e didática: uma ótima introdução para conhecer e entender o significado dos numerosos personagens imortalizados/homenageados nos monumentos que você vai visitar.

São mais de 3 mihões de tesouros que incluem os sapatinhos vermelhos de Doroth’s (do Mágico de Oz), o Trompete de Dizzy Gillespie, as luvas de boxe de Muhammad Ali...

As exposições estão distribuídas em cinco temas: Transporte e Tecnologia - Transportation and Technology (1 East); Ciência e Inovação - Science and Innovation (1 West); Ideais Americanos - American Ideals (2 East); Vidas Americanas - American Lives (2 West); Políticas e Guerras Americanas - American Wars and Politics (3 West); Entretenimento, Sports e Música - Entertainment, Sports and Music (3 West).

Alguns destaques do Museu da História Americana:

Piso 3 East (American War and Politics):

Abraham Lincoln: An Extraordinary Life, onde você vai encontrar informações, objetos pessoais (como o chapéu que ele usava quando foi baleado em 14 de abril de 1865), fotografias e artigos relacionados com o 16º presidente americano (Visite a galeria dos presidentes americanos e primeiras damas).

A história da guerra civil americana também é contada neste piso.

Foto 33 - A Exposição “Lincoln: Uma Vida Extraordinária” - no American History Museum

Gunboat Philadelphia: O único barco de guerra que sobreviveu dos 8 construídos para a guerra Revolutionary War (16 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e dois canhões e diversas pistolas). O barco naufragou durante uma batalha com os ingleses e permaneceu no fundo de um lago até que foi resgatado.

Piso 1 East (Transportation and Tecnology):

Focaliza a história de como as ferrovias, canais e rodovias transformaram a maneira como as pessoas viajavam: caminhões, carros, locomotivas e outras preciosidades estão expostos neste piso.

Foto 34 – Locomotiva à Vapor faz parte da Exposição América on The Move, que explora o papel do transporte na história americana

Foto 35 – Em 1903, H. N. Jackson, S Crocker e seu cachorro Bud, fizeram a primeira travessia transcontinental de automóvel. Uma feito extraordinário!

Endereço: 14th Street and Constitution Avenue, N.W



MUSEU NATIONAL DO INDIO AMERICANO – THE NATIONAL MUSEUM OF AMERICAN INDIAN

É um dos museus mais recentes do Mall (aberto em 2004). Dedicado a preservação da cultura e história dos nativos americanos: modo de vida, línguas, literatura, história e arte dos povos nativos do hemisfério ocidental. O museu tem uma arquitetura distinta:  uma forma orgânica que parece uma rocha de onde jorram cascatas. O edifício foi orientado de acordo com os pontos cardeais e incorpora símbolos  e formas do universo nativo com representações da natureza, astronomia e objetos. Nativos participaram do projeto e da construção do Museu: o projeto foi de Douglas Cardinal (nativo) e o trabalho reuniu uma equipe de arquitetos e consultores nativos.

Foto 36 – American Indian Museum – um museu que tem como missão mostrar como os nativos americanos vivem e lutam para preservar a sua identidade nos tempos atuais.

O museu utiliza tecnologias modernas (vídeo e multimídia) para compor as exposições como a intitulada: Nossas Vidas – Our Lives, que mostra como os nativos americanos vivem e lutam para preservar a sua identidade nos tempos atuais. O museu mantem um programa cultural permanente com oficinas educacionais, teatros, centros de conferência e filmes.

As exposições permanentes estão distribuídas em 4 temas: Our Universes (Piso 4) apresenta as crenças; Our Peoples (Piso 4) aborda a história dos povos nativos; Our Lives (Piso 3) apresenta a vida nativa atual; Return to a Native Place (Piso 2) destaca as pessoas nativas na região de Chesapeake.

A coleção de objetos do museu (mais de  800 mil) tem significado estético, cultural, histórico e espiritual e foram provenientes dos Estados Unidos (incluindo o Havaí), Canadá e América Latina.

Foto 37  – American Indian Museum  – interior do museu que abriga  uma coleção de mais de 800 mil objetos provenientes dos povos nativos da América.


O tratamento paisagístico da área externa do museu é um dos pontos de destaque e recria quatro ambientes indígenas da Chesapeake Bay: florestas, terras úmidas, prados e plantações típicas. Este trabalho foi orientado por uma botânica (também nativa) Donna House. São mais de 33 mil plantas de 150 espécies, mais de 25 espécies de árvores e plantações nativas.

Neste ambiente característico foram implantadas um conjunto de esculturas em cerâmica intitulado ALWAYS BECOMING (vencedor da competição de artistas nativos) de uma artista nativa Nora Naranjo-Morse (Santa Clara Pueblo). São 4 esculturas que representam mensagens de crescimento, transformação e as relações do povo nativo com a terra: Mother, Moon Woman, Mountain Bird e Father.

Recomendo uma visita a loja do Museu que oferece lindas peças de artesanato indígena e muitos trabalhos de artistas nativos. O restaurante do museu com vistas para as cascatas serve  refeições e lanches que tem como base a comida indígena das Américas (deliciosa). Recomendo fazer uma pausa para o lanche e almoço antes de continuar.

Foto 38 – A Loja do Museu tem peças lindas de artesanato indígena.

Foto 39 – O restaurante do Museu oferece pratos da cultura indígena em um ambiente aconchegante.

Gostei muito do museu pela coerência, prática e compromisso com a cultura dos nativos americanos.
Sítio oficial: http://nmai.si.edu/home/



NATIONAL  AIR AND SPACE MUSEUM

Este é o museu mais visitado no National Mall. Trata-se de um monumento dedicado a aviação que abrange cerca de 30 mil artefatos de avião e 9 mil objetos espaciais. Entre os principais destaques estão: o primeiro objeto voador dos irmãos Wright (1903), o primeiro avião de sucesso, uma coleção completa dos aviões da Segunda Guerra Mundial, o módulo lunar original do Apollo (foram construídos 12 módulos), roupas de astronautas, veículos espaciais e o IMAX que leva você a explorar as galáxias.

Foto 40 – O Museu do Ar e do Espaço – o mais visitado do National Mall: mais de 30 mil artefatos de aviação e 9 mil objetos espaciais.


HIRSHHORN MUSEUM AND SCULPTURE GARDEN

Aberto em 1974, sua coleção foi originária da doação de 9.500 trabalhos do imigrante Joseph Hirshhorn da república báltica de Latvia, parte da antiga União Soviética.
Este museu tem como missão “compartilhar o poder transformador da arte moderna e contemporânea com audiências de todos os níveis de consciência e compreensão proporcionando significativas experiências pessoais na qual artistas, audiências e idéias convergem.” 

Foto 41 - Hirshhorn Museum – um museu que visa compartilhar o poder transformador da arte moderna e contemporânea.

Este Museu possui uma coleção singular de arte moderna e contemporânea que inclui trabalhos de Christo, Joseph Cornell, Arshile Gorky e outros.  Na praça ao ar livre, no piso térreo há uma gigantesca fonte e esculturas.

Foto 42 – Esculturas do Zodíaco Chinês, uma grande instalação do artista chinês que retrata os animais do Zodíaco no Hishhorn Museum.

O museu possui um Jardim de Esculturas, do outro lado da rua com mais de 60 trabalhos de arte. 

Foto 43 – O  Jardim das Esculturas do Hishhorn Museum possui mais de 60 trabalhos de arte.

Destaco os meus favoritos:  os Burgueses de Calais de Rodin, a Mulher Sentada e outras esculturas de Henry Moore, a Esfera de Arnaldo Pomodoro.

Foto 44 - Os Burgueses de Calais de Rodin no Jardim das Esculturas do Hishhorn Museum.

O jardim das esculturas é um espaço sombreado, muito agradável para recuperar as energias.



NATIONAL BUILDING MUSEUM

Este museu fica fora do National Mall.

Um museu para os amantes da arquitetura: uma instituição cultural que conta conta as histórias da arquitetura, engenharia e construção para visitantes de todo o mundo.


Foto 45 – Fachada do National Building Museum, inspirado no estilo italiano renascentista do Pallazo Farnese em Roma.

A magnífica estrutura do Edifício em tijolos vermelhos, onde funciona o atual museu, foi projetada pelo arquiteto e engenheiro Montgomery C. Meigs e construída entre 1882-1887 para servir como um edifício administrativo de governo e como um memorial nacional para as forças sindicais durante a Guerra Civil. Foi inspirado no estilo italiano renascentista, do Pallazo Farnese (de Michelangelo) em Roma. O sistema de ventilação é surpreendente e permite um fluxo contínuo de ar fresco no seu interior, através da localização de elementos de aberturas (janelas, arcos, etc.).

O imenso Great Hall é sustentado por colunas coríntias, que estão entre as maiores do mundo (23 metros de altura por 2,4 metros de diâmetro).

Foto 46 – O Grande Hall do National Building Museum, sustentado por colunas coríntias, entre as maiores do mundo.

As exposições de longo período estão distribuídas da seguinte forma:

No primeiro piso: Building Zone : introduz a arte de construir para crianças através de jogos; Cityscapes Revealed: exibe o patrimônio arquitetónico da América; Washington: Simbol and City: apresenta Washington DC como símbolo nacional e residência de 600 mil habitantes.

No segundo piso: House and Home (explora a vida doméstica americana e a arquitetura residencial através do tempo); LEGO Architecture (apresenta modelos dos 15 mais famosos edifícios do mundo); Kevin Roche: Architecture as Environment (expõe os trabalhos do arquiteto).

As exposições são interessantes e recomendo visitar a exposição Washington: Symbol and City para compreender melhor a origem, evolução de Washington e refletir sobre o futuro da cidade.

Foto 47 – Exposição no National Building Museum - Washington: Symbol and City, uma boa introdução para compreender melhor a origem e evolução de Washington.

Endereço: 401 F Street NW Washington, DC. O museu fica próximo a praça Judiciary Square.

Sítio oficial: http://www.nbm.org/


7.2 THE FEDERAL TRIANGLE – O TRIÂNGULO FEDERAL


O Triângulo  - Federal Triangle- fica ao norte do Mall (Pennsylvania Avenue e a Constitution Avenue) e está localizado estratégicamente entre o Capitólio e a Casa Branca. Este setor representa a grandeza e simboliza o poder e a dignidade dos Estados Unidos. Abriga departamentos chaves e agências do governo americano. Segundo o roteiro do Cultural Tourism DC, ao seguir esta trilha você pode encontrar os visionários que planejaram e executaram os imensos edifícios neoclássicos e descobrir os contos de sua arte e arquitetura majestosas.

As antigas lojas, teatros e locais de vivência cederam lugar aos edifícios de grande porte como oOld Post Office Pavilion (Pavilhão Antigo do Correio), o National Archives (Arquivo Nacional) e o Department of Justice (Ministério de Justiça).

Para aproveitar melhor a visita recomendo ler a brochura do Cultural Tourism DC:



OLD POST OFFICE PAVILION – O PAVILHÃO DO ANTIGO CORREIO

Comece a visita pelo Old Post Office Pavilion e suba até a torre do Relógio para apreciar as magníficas vistas da Capital, de uma altura de 82 metros.

Foto 48 – Vista da Torre do Relógio do Old Post Office Pavillion – Perspectiva 1

Foto 49 – Vista da Torre do Relógio do Old Post Office Pavillion – Perspectiva 2

Foto 50 – Vista da Torre do Relógio do Old Post Office Pavillion – Perspectiva 3

Este edifício, tombado pelo patrimônio histórico, foi construído em 1899 e tem um estilo romanesco imponente.



Foto 51 – O Old Post Office Pavilion tem um estilo romanesco imponente.

A Torre abriga os sinos do Congresso, um presente da Inglaterra para celebrar o fim da Guerra – Revolutionary War. O sino toca a cada quinta-feira, à noite, e em ocasiões especiais.

O espaço interno é grandioso e bem agradável com várias opções de lanches, refeições e lojinhas.

Foto 52 – O espaço interno abriga lanchonetes e lojinhas com várias opções de refeições.

Endereço: 1100 Pennsylvania Avenue.



NATIONAL ARCHIVES – O ARQUIVO NACIONAL

O Arquivo Nacional abriga milhares de documentos importantes para a história americana incluindo a Declaração da Independência (Declaration of Independence, 4 de julho de 1776)), a Constituição dos Estados Unidos (United Nations Constitution, 1787)) e a Lei dos Direitos (Bill of Rights, 1791).

Foto 53 – O Arquivo Nacional possui uma coleção dos documentos mais importantes da história americana.
Alguns destaques no Arquivo Nacional:

- Rotunda para os Estatutos da Liberdade onde estão estão expostos os três documentos principais acima citados. Estes documentos tem assegurado os direitos dos cidadãos americanos por mais de dois séculos.
- Dois murais gigantescos na Rotunda representando cenas da apresentação da Declaração da Independência e da Constituição.

Sítio Oficial: http://www.archives.gov/


7.3 THE CAPITOL HILL – A COLINA DO CAPITÓLIO

THE U.S CAPITOL BUILDING – O EDIFÍCIO DO CAPITÓLIO DOS ESTADOS UNIDOS

O Capitólio dos Estados Unidos é o mais reconhecido símbolo da democracia no mundo. Esta casa tem sido a sede do Congresso desde 1800: O Senado (The Senate) e a Câmara dos Deputados (The House)
O Edifício do Capitólio representa os valores da harmonia clássica e a reverência pela era em que a capital da nação nasceu.

Foto 54 – O Capitólio simboliza os valores da harmonia clássica e da democracia.

George Washington, o primeiro presidente, era um arquiteto amador e apoiou o projeto original de Dr William Thornton, por sua “grandiosidade, simplicidade e conveniência. Entretanto, a construção não foi simples e o trabalho se prolongou bastante e quando o congresso se reuniu pela primeira vez  (1800) o edifício ainda não estava concluído. Foram necessários 34 anos e seis arquitetos para concluir a obra. Logo, foi constatado que o edifício era pequeno demais para os seus ocupantes e uma nova etapa de construção só terminou em 1851. Lincoln incentivou a continuidade das obras de expansão durante a guerra civil americana. Hoje a estrutura neoclássica ocupa 1,6 hectares. Um dos elementos marcantes da construção é a Estátua da Liberdade (Statue of Freedom), colocada no pináculo da cúpula, em uma altura de 86 metros da base.

Foto 55 – Foram necessários 34 anos e 6 arquitetos para concluir o edifício do Capitólio.

O Centro de Visitantes do Capitólio (Capitol Visitor Center).

Foto 56 – Centro dos Visitantes, construído 200 anos depois, no subterrâneo para não interferir no exterior do edifício.
A maior ampliação do Capitólio nos seus mais de 200 anos de construção foi em 2008 (após 8 anos de contestações), foi a construção do Centro de Visitantes. Este Centro foi construído em três pisos subterrâneos, de forma a não interferir no edifício existente. Ele representa ¾ da estrutura construída anterior e ampliou a área construída para 5,4 hectares. O Centro oferece mais conforto para o visitante e perspectivas privilegiadas do domo e das estruturas superiores.

Foto 57 - O modelo original em gesso da Estátua da Liberdade – Statue of Freedom – que está no topo do Capitólio (Ponto focal do Emancipation Hall do Centro dos Visitantes.

Alguns destaques do edifício do Capitólio:

National Statuary Hall (no Old Hall of the House - cada estado americano contribuiu com duas estátuas dos seus mais notáveis cidadãos); Brumidi Corridor (pinturas ornamentais de paredes e tetos do artista Constantino Brumidi, entre 1857 e 1859; Capitol Visitor Center’s Exhibition Hall que exibe documentos históricos e artefatos; o Domo e a Estátua da Liberdade no seu topo; a Rotunda, coração do Capitólio, onde o teto é coroado pela pintura: “The Apotheosis of Washington” (Brumidi).

Mais informações em: www.visitthecapitol.gov

Sítios oficiais:

Endereço: E. Capitol St at 1st St. NW


THE SUPREME COURT – A SUPREMA CORTE

O edifício da Suprema Corte dos Estados Unidos da América foi concluído em 1935. O imponente edifício, na forma de um templo grego-romano em mármore – Templo da Justiça. foi projetado por Cass Gilbert como o “símbolo do ideal nacional de justiça na mais alta esfera de atividade”.

Na Fachada oeste está inscrito: “Equal Justice Under Law” (Justiça Igual perante a Lei) e na fachada Leste: “Justice, the Guardian of Liberty” (Justiça, A Guardiã da Liberdade). As esculturas sentadas (James Earle Fraser) representam a: The Authority of Law – Autoridade da Lei (lado sul) e a Contemplation of Justice – Contemplação da Justiça(lado norte).

Sítio oficial: www.supremecourtus.gov

Endereço: 1 First Street, NE


THE LIBRARY OF THE CONGRESS – BIBLIOTECA DO CONGRESSO

A Biblioteca do Congresso abriga a maior coleção de material documental desde o nascimento e crescimento do país como uma Nação. Trata-se do maior complexo bibliotecário do mundo. Contem uma  coleção de mais de 155 milhões (segundo o sítio oficial): 35 milhões livros, materiais impressos em 460 linguas e mais de 68 milhões de manuscritos. Abriga a maior coleção do mundo de materiais legais, filmes, mapas, partituras, gravações e outros.

Foto 58 – A Biblioteca do Congresso, a maior biblioteca do mundo, possui uma coleção de mais de 155 milhões de documentos.

A missão da biblioteca e dar suporte aos seus deveres constitucionais e avançar no conhecimento e na criatividade em benefício do povo.

A biblioteca original funcionou no Edifício do Capitólio até agosto de 1814, quando as tropas britânicas incendiaram o Capitólio. Em 1886, o congresso autorizou a construção de uma nova biblioteca no estilo da Renascença italiana de acordo com o projeto de Smithmeyer e Paul Pelz. No dia 01 de novembro de 1987, ela foi aclamada como um glorioso monumento nacional e “a maior mais cara e mais segura” biblioteca do mundo. O interior é deslumbrante: na principal sala de leitura , o domus tem 48 metros de altura e a cúpula representa uma figura de mulher significando o Conhecimento Humano (Human Understanding), de Edewin Blashfield.

Foto 59 –A Biblioteca do Congresso é muito mais que uma Biblioteca. Fontes na entrada e um interior deslumbrante.

Sugiro assistir ao vídeo More than a Library: http://www.loc.gov/about/more/swf/index.html


Endereço: 101 Independence Avenue SE


7.4 THE WHITE HOUSE - A CASA BRANCA

A Casa Branca tem sido a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos da América desde 1800. Em estilo neoclássico, ela foi construída entre 1792 e 1800. O projeto é do arquiteto irlandês James Hoban.
Na Guerra de 1812, foi  destruída parcialmente por um incêndio e depois foi reconstruída. Ao longo do tempo, várias reformas e ampliações foram executadas.

Foto 60 – Casa Branca – Lado Sul , jardins que recepcionam os chefes de estado.

A Casa tem duas fachadas e jardins correspondentes. A fachada norte (Pennsylvania Avenue) é a  mais popular e onde ocorrem concentrações manifestações populares e a fachada sul, abriga o jardim onde são recebidos chefes de estado e, a oeste, está a horta cultivada pela primeira dama Michelle Obama (White House Kitchen Garden).

Foto 61 – Casa Branca – Publico a espera de ver o Presidente Obama e a Primeira Dama Michele Obama.

Endereço:  1600 Pennsylvania Ave, NW

Sítio Oficial: www.whitehouse.gov

Foto 62 – Protestos em frente a Casa Branca (lado oposto).


8 - CONCLUSÃO

O National Mall sintetiza o simbolismo de Washington – o lugar cívico e espaço representativo do conhecimento e cultura da América. Os museus são espetaculares e introduzem a história da América e do mundo.

Mas, há muito mais para ver e desfrutar em Washington!

Na próxima postagem apresentarei os magníficos memoriais que contam a história dos grandes líderes americanos e a exuberante paisagem à margem do rio Potomac.

Até a próxima!

Antonia Santamaria


Um comentário: