sábado, 3 de março de 2012

ITÁLIA 3 - VENEZA 2 - UM PASSEIO NAS ILHAS DE MURANO E BURANO

Foto 1 - Burano, uma pequena aldeia de pescadores e rendeiras, na Laguna de Veneza. Uma paisagem de cores e casario singelo.

De volta à Veneza para conhecer suas ilhas principais, nesta magnífica paisagem de águas, reflexos e cores.
Foto 2 - Da Piazza San Marco, uma paisagem de águas: ao fundo, as ilhas de San Giorgio Maggiore e Giudecca;  e adiante, a ilha do Lido, à esquerda.

Esta postagem dá continuidade à Itália 1 - Veneza 1, exibida em setembro de 2011. Para recordar e prosseguir, resgato parte do Texto de Itália 1 - Veneza 1:

Veneza é composta por uma ilha principal, o centro histórico, e por outras ilhas menores que fazem parte da Comuna Venezia, como Giudecca, Isola de San Giorgio, Lido, Torcello, Murano e Burano.

Essa ocupação singular é constituída por cerca de 117 ilhas, 150 pequenos e grandes canais e 400 pontes e pontilhões. A área total da Comuna de Veneza, incluindo parte da terra firme, é de 268,70 km2 e a sua população é de 61.500.

Esta postagem tem como foco a ilha principal de Veneza, mas pretendo abordar as outras ilhas em outro momento.

Para se orientar em Veneza, tenha como referência o Canal Grande, de cerca de 3.500 metros, que serpenteia ao longo de toda a área histórica. O Grande Canal liga a Piazza San Marco à Estação Ferroviária.

Na Laguna de Veneza, recomendo visitar as ilhas de maior interesse turístico, como Murano, Burano e Torcello.

No site: http://maps.veniceconnected.it/en, veja o mapa de Veneza, oriente-se em relação às ilhas e escolha o seu roteiro, planeje o percurso e calcule as distâncias. Outra opção de mapa: http://www.veniceconnected.com/betaMaps/?lang=2

Como chegar até as ilhas?

Muito fácil! Você pode ir de transporte público - Vaporetto.  Os serviços de transporte para as ilhas podem também ser contratados “online” (são bem mais baratos!) através do site: http://www.veniceconnected.com/node/1483. Veja o mapa das linhas da Companhia de Transporte Público – ACTV, para Veneza e ilhas.

Figura 1 – Mapa do Transporte Público em Veneza.

O cartão “Hello Venezia” permite transporte ilimitado pelo número de dias comprados, exceto para o Aeroporto de Veneza.

Foto 3 - O taxi aqúatico que nos levou à Murano, um passeio patrocinado pela administração de Veneza para promover a visita aos locais de produção do autêntico vidro veneziano.

A Ilha mais próxima do centro histórico é Murano, cerca de 1,5 km de Veneza, localizada ao norte (em relação ao distrito de Cannaregio). A Ilha de Burano fica distante 7 km, alcançada em 40 minutos, da Piazza San Marco. A Ilha de Torcello fica bem próxima à Burano.


MURANO

Murano é uma das maiores ilhas da Laguna e tem uma população de cerca de 5.500 habitantes. Na realidade, é formada por um conjunto de 7 ilhas.



Murano foi fundada pelos romanos e habitada desde o século 6. No início, a ilha prosperou como porto pesqueiro e depois pela produção de sal.
A principal estação do Vaporetto é Faro, mas existem outras como a de Colonna, Serenella ao longo do Canal delle Navi e algumas no grande Canal de Murano.
Foto 4 - Herança de uma arquitetura gótica bizantina em Murano - exemplo 1.
Foto 5 - Herança de uma arquitetura gótica bizantina em Murano - exemplo 2.

 A ARTE DO VIDRO EM MURANO

A imagem e fama mundial da Ilha estão definitivamente ligadas à produção de vidro - os cristais famosos de Murano - que explora essa atividade desde tempos muito antigos.
Foto 6 - A primeira parada em Murano, um dos locais de produção do vidro artesanal.

Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio, pois a grande maioria dos edifícios eram de madeira. No final do século 13, as fábricas de vidro concentraram-se em Murano, transformando a ilha em um dos mais importantes centros de vidro do Mundo. O trabalho em vidro melhorou e chegou ao máximo explendor no século 16, durante a renascença, onde a fabricação de espelhos decorados desenvolveu-se. Já no século 18 predominavam os espelhos decorados em cristais e os lustres luxuosos, que ornamentavam os palácios mais ricos de todo o mundo.
Foto 7 - Casario à margem do Rio Vedrai em Murano, testemunho da prosperidade da ilha.
Foto 8 - Casario à margem do rio Vedrai em Murano, testemunho da prosperidade da ilha.

Os produtos de Murano são luxuosos e surpreendentes, cheios de cores, formas inusitadas e brilhos. A técnica de modelar e colorir os vidros de Murano era um segredo de Estado e conta-se que os artesãos não tinham permissão de sair dos limites da República, pois poderiam divulgar a maravilhosa técnica centenária.

O que fazia os artesãos de Murano serem tão especiais? Inicialmente e por bastante tempo, eles eram os únicos na Europa que sabiam como fazer um espelho. Também desenvolveram e aperfeiçoaram tecnologias para a fabricação de vidro cristalino, esmaltado (smalto), com fios de ouro (aventurine), multicolorido (millefiori), leitoso ( lattimo) e imitações de pedras preciosas feitas de cristal.

Ainda hoje, a produção de cristais é a mais importante atividade da ilha, mas enfrenta uma grave crise, devido àconcorrência desleal da produção chinesa de vidro.

Por conta dos cristais tivemos uma experiência interessante em Murano, fomos convidadas para visitar a Ilha sem custos de transporte, taxi pago pela Comuna de Veneza e presenciar a fabricação artesanal do vidro “soprado” e conhecer a belíssima coleção: Bigaglia Collection na Vetrerie Riunite, Fondamenta Manin 1.

Apresento algumas fotos de nossa aventura em Murano. Ficamos hipnotizadas ao ver o vidro tomando formas incríveis através do sopro do “Mestre” em uma Fornace.
Foto 9 - Interior da Fornalha, onde se produz o vidro de Murano desde os tempos antigos. Momento 1.
Foto 10 - Interior da Fornalha, onde se produz o vidro de Murano desde os tempos antigos. Momento 2.
Foto 11 - Interior da Fornalha, onde se produz o vidro de Murano desde os tempos antigos. Momento 3.
Você pode assistir a dois vídeos que retratam a fabricação do vidro:

http://www.youtube.com/watch?v=e5tRVm9nqP8 (adorei a modelagem do cavalinho).

Em Murano, caminhe pela Fondamenta dei Vetrai / Fondamenta D. Manin, ao longo do Rio Vetraie e aprecie suas várias pontes e lugares encantadores, onde você pode encontrar várias lojinhas de artesanato de vidro. Siga em frente, até atingir o Grande Canal de Murano e chegar até  o Museu do Vidro, na Via Cavour.
Foto 12 - Aprecie as várias pontes e lugares encantadores ao caminhar pela Fondamenta dei Vetrai / Fondamenta D. Manin, ao longo do Rio Vetraie.
Foto 13 -Um passeio encantador ao longo do Rio Vetrai em Murano. 
Foto 14 - Casarios antigos que ladeiam as fondamentas, testemunhos do desenvolvimento do vidro.

Não deixe de visitar o Museu do Vidro e conhecer a história da produção do vidro e sua rica coleção de objetos, que está localizado no Palácio Giustiani. Além dos vidros, Murano tem outras atrações como: Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII, a  Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula.
Foto 15 - Museu do Vidro, a história da produção do vidro e de sua coleção na Ilha de Murano - visita obrigatória.
Foto 16 - A Igreja de São Pedro Mártir em Murano.
Lembranças? O artesanato em vidro, de preferência pequenas peças em adereços e joalherias para não pesar na bagagem. Mas, se estiver disposto a investir naquela peça (lustre ou escultura) encantadora do original cristal veneziano, algumas lojas entregam em casa, no seu país de origem, com custos para o cliente.

Aprecie algumas peças em vidro de Murano no site: / http://www.muranonet.com.
Foto 17 - Uma das várias lojas de coleções que exibem o maravilhoso trabalho do vidro colorido em Murano.
Foto 18 - Arte em Vidro de Murano - Cometa di Vetro - criada pelo Mestre na arte de vidro Simone Cenedese para o Natal de 2007. O artista tem um Studio na Fondamenta Vetrai em Murano.
Para mais informações sobre o artista Cenedese visite o site:



BURANO

Burano é um característico centro de pesca, construído sobre quatro pequenas ilhas da laguna interligadas por meio de pontes.

Foto 19 - Chegada à Burano pelo Vaporetto.
Foto 20 - Na chegada a Burano, o impacto das cores e do brilho.

Uma das características principais da ilha é a diversidade das cores vibrantes das casas pequenas e singelas: uma tradição que nasceu, talvez como necessidade dos moradores de personalizar e destacar esta ilha e suas casas em um ambiente lagunar, cheio de neblina. O lugar, habitado por pescadores e bordadeiras, é cheio de luminosidade, cor e muita simplicidade.
Foto 21 - A renda é um dos principais produtos de Burano, lojinhas estão por toda a parte.
Foto 22 - Em direção à Piazza Gallupi - a praça principal.

Além da atividade da pesca e do turismo, a economia da ilha é ligada à antiga tradição da arte da renda - merletto, em Italiano.  Esta atividade nasceu no século XVI e prestigiou o maior produto de Burano em todas as maiores coleções da Europa. Para evitar a perda desta técnica artesanal, foi fundada uma escola do “rendas” que tem como sede o Palazzo del Podestà.

Foto 23 - Loja de Rendas em Murano.

Foto 24 - Palácio, onde foi fundado uma Escola de Rendas para preservar a tradição local.

A partir da Estação do Vaporetto, acesse a Via A. Marcello em direção a rua principal - Via Baldassare Galuppi - até a Piazza Gallupi, onde estão o antigo Palazzo del Podestà e a  Igreja di S. Martino, construção de 1500 com “planta baixa” em cruz latina e três naves e teto em arco. Na sacristia está um conjunto importante de quadros, incluindo a Crucifixação, de Tiepolo.
 A seguir, faça um pequeno passeio pelos caminhos no entardecer de Burano:
Foto 25 - Entardecer em Burano - Perspectiva 1.
Foto 26 - Entardecer em Burano - Perspectiva 2.
Foto 27 - Entardecer em Burano -  Perspectiva 3.
Explore as “fondamentas” e pequenos rios à descoberta de novas perspectivas e panoramas encantadores. Você ficará deslumbrado como eu fiquei.
Foto 28 - Descoberta de perspectivas encantadoras 1.
Descoberta de perspectivas encantadoras 2.
Foto 30 - Descoberta de perspectivas encantadoras 3.
Presenciar o extraordinário espetáculo de cores e reflexos em Murano é uma experiência deslumbrante.
Foto 31 -Extraordinário espetáculo de cores em um fim de tarde em Burano 1.
Foto 32 -Extraordinário espetáculo de cores em um fim de tarde em Burano 2.







TORCELLO

Apesar de não ter podido visitar Torcello, devo destacar esta ilha na Laguna. Situada ao norte da Laguna de Veneza, próxima à Burano, ela foi uma das primeiras ilhas da laguna a ser habitada de forma contínua por aqueles que fugiam da terra firme devido às invasões bárbaras em 452.  Torcello tornou-se oficialmente bispado em 638  e permaneceu assim por mais de mil anos. As pessoas de Altinum trouxeram consigo as relíquias de São Heliodoro, o padroeiro da ilha.
O principal atrativo da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta , fundada em 639, a primeira a ser construída na Região de Veneza. Possui obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos. A Locanda Cipriani pode ser uma opção para o almoço pelo seu tradicional “caneloni”.

LIDO

Você chega à ilha de Lido, facilmente por Vaporetto, que fica a menos de 2km da Piazza San Marco. A tradicional praia de Veneza, balneário no Mar Adriático, é famosa pelo seu Festival de Cinema, que acontece no mês de Setembro, um dos mais prestigiados do Mundo.  Este evento faz parte da Bienal de Veneza, maior exibição bienal e festival de arte contemporânea e arquitetura. Lido é um lugar simpático com “cara” de praia no verão.
Foto 33 - A tradicional praia dos Venezianos - Lido - onde acontece um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo - Festival de Veneza.

No Lido, a partir da parada do Vaporetto (Estação Lido), caminhe pela Gran Viale Santa Maria Elisabetta até a Lungomare e alcance a praia.


CONCLUSÃO

Visitar as ilhas de Lido, Murano e Burano foi uma experiência aquática encantadora.  Murano mantém o apelo pela qualidade do seu produto famoso - o vidro veneziano - um convite às compras. Já Burano encanta pelo ambiente bucólico de muitas cores, habitado por pescadores e bordadeiras. Finalmente, Lido, a praia tradicional de Veneza, tem a imagem do seu Festival de Cinema.

Tem mais novidade sobre a Região de Veneto, em outra postagem, onde serão apresentadas as cidades de Padova (famosa pelo seu Santo Maior: Santo Antônio de Pádua) e Verona, que inspirou o célebre romance de Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Antes disso, porém, vamos visitar o campo na Toscana, na próxima postagem, e apreciar a maravilhosa Siena e a paisagem campestre de Chianti, onde se produz, há séculos, os famosos produtos da terra: o vinho e o azeite.

Finalmente, uma lembrança. Para quem costuma viajar de férias para o hemisfério norte, no verão (junho, julho e agosto), já é tempo de planejar a  viagem. Já começei a preparar a minha.


Um Grande Abraço,


Antonia Santamaria

Alguém me enviou um trabalho sobre “As Cores de Burano”  que compartilho com vocês: 
http://sorisomail.com/email/74607/as-cores-de-burano-italia.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário