domingo, 7 de novembro de 2010

REINO UNIDO 2 - OXFORD

OXFORD - UMA APRESENTAÇÃO / A PRESENTATION
Esta imagem simboliza os Colleges de Oxford – O portal que demarca dois mundos e duas posições: aqui/lá, dentro/fora. Um mundo de conhecimento que convida você a entrar. Welcome!

Oxford é uma cidade universitária “University City” desde os meados do século 13 (1200). A Universidade tem mais de 800 anos.
Suas origens remontam ao século VIII. O castelo “Oxford Castle” foi construído em 1071 e serviu como residência da Coroa até 1611. Durante a Guerra Civil Britânica, o Rei Charles I estabeleceu Oxford como centro administrativo e capital do Reino Unido.
Oxford foi a primeira universidade do mundo de língua inglesa. A Universidade de Oxford é uma das mais famosas e conceituadas universidades do mundo (figura repetidamente entre as 10 melhores do mundo – na lista anual da Shanghai Jiaotong University). Oxford e Cambridge competem na excelência da educação e nos esportes. São famosas as competições de barco (boat races) que envolvem as duas mais tradicionais e importantes universidades do Reino Unido, cujo modelo de ensino foi introduzido nas universidades americanas.

PESSOAS FAMOSAS DE OXFORD – FAMOUS OXONIANS
Dizem que a maior parte da elite britânica foi formada nas salas de aula da universidade de Oxford! Com efeito: gerações de famosos escolares por aí passaram em suas salas de aula: 5 reis, 47 ganhadores do Prêmio Nobel, 26 primeiros ministros britânicos e famosos escritores, cientistas, políticos, artistas e arquitetos.
Ainda, segundo dados oficiais da Universidade: pelo menos 30 líderes internacionais, 12 santos (pasmem!), 20 arcebispos da Igreja Anglicana e cerca de 50 ganhadores de medalha olímpica (não são apenas intelectuais que estudam em Oxford!).
Gente, a lista é imensa! Quem quiser conferir se aquele cientista e político famoso, ou seu escritor e autor preferido estudou ou ensinou em Oxford click em:
Alguns escritores famosos: Jonathan Swift (Viagens de Gulliver); Oscar Wilde (Retrato de Dorian Gray); John Le Carre (O espião que veio do frio); T E Lawrence (Lawrence da Arabia), Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo); Graham Greene (O expresso do Oriente, Nosso Homem em Havana). Os escritores, atualmente mais lembrados na mídia e populares, são: Lewis Carroll nome de Charles Dodgson (Alice no País das Maravilhas); J R R Tolkien, (Hobbit e O Senhor dos Anéis) e C S Lewis, escritor (As crônicas de Narnia). Recomendo assistir o belíssimo filme “Shadowland” – Terra das Sombras - sobre a vida de C S Lewis, de 1993.
Alguns Arquitetos e Artistas que contribuiram para a arquitetura em Oxford:
Sir Richard Wren : St Paul’s Cathedral em Londres e construção/ reforma de mais de 50 igrejas, Sheldonian Theatre – Portal da Boldleian Library em Oxford; James Gibbs: St Martin-in-the-fields em Londres e Radcliffe Camera em Oxford; William Morris - pintor, escritor, designer e autor de artes decorativas; Sir George Gilbert Scott : Estação St Pancras em Londres; Nicholas Hawksmoor: All Sous College; John Ruskin - escritor e crítico de arte e arquitetura.


Esta paisagem urbana da Radcliffe Square é magnífica. À esquerda, Radcliffe Câmera.
 
Mas nem tudo são estudos nesta cidade universitária que recebe estudantes do mundo todo (vindos de mais de 145 países). As atividades culturais, de lazer, de esportes e de entretenimento têm grande destaque também, pois ninguém é de ferro. Oxford oferece muitas opções.


MINHA VIDA DE ESTUDANTE EM OXFORD E UM RETORNO EMOCIONANTE – MY STUDENT LIFE IN OXFORD AND A MOVING RETURN
Estudei em Oxford no período 90-91. Conquistei uma bolsa do Conselho Britânico (British Council) para fazer o mestrado em “Planning Studies”, na atual Oxford Brookes University. Aterrisei em Oxford, ainda pensando estar sonhando. Muitas emoções e, certamente, muitas dificuldades para uma estudante madura (mature student) que nunca tinha voado antes (gostei tanto que ainda não parei). Fui, venci e voltei com excesso de bagagem e conhecimento.
Muitas imagens impregnaram minha memória e fazem parte do meu imaginário. Compartilho algumas delas com vocês. Em 2005, por acaso ou por destino, conheci (na internet) um residente de Oxford – Tony Crowle – professor aposentado da Universidade e músico – compositor e saxofonista, amante da música popular brasileira. Foi o início de um relacionamento que durou até a sua morte (5 anos). Ele ensinou-me a admirar e a compreender melhor a Inglatera e Oxford. Serei eternamente agradecida a Tony pela maravilhosa oportunidade de reencontrar Oxford – foi emocionante! Em tempo, Tony morava perto da Cowley Road (onde também residi como estudante), que vou apresentar a vocês logo mais.
Esta experiência foi extraordinária e abriu os meus horizontes em todos os sentidos. Estudar e morar em Oxford por mais de um ano e vivenciar a sua ambiência de conhecimento e beleza, teve um impacto positivo imenso na minha formação pessoal e profissional.
UMA CIDADE CHARMOSA CIDADE – A CHARMING CITY
Oxford é uma cidade charmosa, com uma arquitetura encantadora, cheia de parques e por onde passa o rio Thames, aqui chamado Isis. Os colleges com sua arquitetura gótica, em sua maioria, do período vitoriano, formam um belíssimo e harmonioso conjunto, marcando uma paisagem de pátios (quads) e torres que pontuam o céu de “dreaming spires” (“sonhadores” telhados em forma de agulhas). As gárgulas que adornam os Colleges também merecem uma especial atenção, trabalho fantástico de escultura em pedra, representando figuras monstruosas - humanas ou de animais (um dos meus temas favoritos em Oxford).

Cornmarket Street: belíssimo conjunto de fachadas de vários períodos da história: saxônico, vitoriano, etc.

A área de Oxford é de 45,59 km² (um pouco maior do que Olinda: 41,14 km2) e a população de Oxford é de um pouco mais de 150 mil habitantes. Estima-se que a população universitária/estudantil contribua com cerca de um terço de sua população, sendo 20.000 apenas na universidade oficial. Existem outras instituições conceituadas de ensino na cidade como a Oxford Brookes University. Além disso, as escolas de verão (summer schools) e outras escolas oferecem muitos cursos de línguas durante o verão.
Além de produzir e exportar conhecimento, Oxford é um importante pólo de negócios, editorial e gráfico. A Oxford University Press é uma das editoras maiores e importantes da Europa.
Como chegar a Oxford? Oxford fica a apenas 90 km de Londres, ao noroeste de Londres, o que representa mais ou menos uma hora e meia de viagem. Muita facilidade: onibus confortáveis com “wireless” partem a cada 10 minutos (nos dois sentidos), a um preço de 14 libras (return ticket – mais barato).
Consulte o http://www.oxford.gov.uk/ e baixe o mapa do centro de Oxford: http://www.oxford.gov.uk/Direct/OxfordCityCentreMap.pdf.

A UNIVERSIDADE – THE UNIVERSITY
COMO FUNCIONA? - HOW IT WORKS?
A Universidade de Oxford é uma federação de 39 Universidades (chamados Colleges) independentes. A universidade central (orgão central) administra e supervisiona todo o sistema de ensino: estabelece as normas gerais, mantém e gerencia as bibliotecas centrais, laboratórios e serviços, paga a maior parte dos salários, prescreve a estrutura curricular e conduz os exames centralizados. Por sua vez, os Colleges selecionam seus estudantes, disponibilizam os tutores (professores orientadores), assumem a manutenção de seus próprios edifícios e mantêm suas bibliotecas próprias e times de esporte, conservando suas tradições e especialidades.
O método de ensino é especial, com um sistema de orientação (suporte acadêmico) personalizado para estudantes que assistem às palestras de interesse com um acompanhamento (tutorial) individualizado (1 ou 2 estudantes) uma ou duas vezes por semana. Os trabalhos incluem a produção escrita e sua discussão, além de trabalhos praticos em laboratórios para os estudantes de ciências. Acho que este método encoraja o aluno a pensar e refletir além de motivá-lo a trabalhar de forma independente.
Um outro aspecto interessante: quando você termina o curso você se torna um membro da Universidade (fellow) e não apenas um ex-aluno.
Os exames finais se constituem uma cerimônia linda: professores e alunos vestem trajes formais tradicionais para realizar as provas que são centralizadas em um único prédio. Um evento de destaque é a Encaenia, cerimônia acadêmica anual onde integrantes da Universidade participam da cerimônia de entrega de títulos honorários aos melhores alunos e personalidades ilustres, e seguem paramentados (como ao longo de 8 séculos) em procissão pelas ruas da cidade.
ONDE ESTÁ O CAMPUS? – WHERE IS THE CAMPUS?
Na realidade, não existe um Campus Universitário tradicional, ou melhor, o Campus é a própria cidade de Oxford. Os belíssimos colleges estão localizados em sua maioria na área central da cidade criando uma atmosfera encantadora e medieval, onde o novo e o antigo convivem harmoniosamente.

A arquitetura gótica dos colleges, com seus belíssimos “dreaming spires” criam um ambiente urbano de grande beleza.

Um lugar propício para adquirir e ampliar o conhecimento e cultura. Experimente esta atmosfera indescritível e convidativa por um tempo mais longo e faça um curso em Oxford: a cidade oferece vários cursos de verão, de línguas, etc. Existem muitas facilidades como bolsas de estudos, patrocinadas por instituições de intercâmbio cultural. Recomendo consultar o Conselho Britânico (British Council). Visite o site para informações: http://www.britishcouncil.org/br/brasil.htm.

Devo registrar aqui a importância da Oxford Brookes University (em Headington, parte leste da cidade) , um centro de excelência na área da Arquitetura e Urbanismo: http://www.brookes.ac.uk/. Com certeza, devo a Brookes, a minha formação profissional o que me permitiu atuar com responsabilidade e competência na minha área de atuação: planejamento urbano e regional, como servidora do Estado de Pernambuco. Sou grata a todos os meus professores, em especial, a Roger Zetter, Bob Bixby e ao meu orientador Rod Burgess. Agradeço a ótima recepção que tive do “Alumni Office” quando em 2008, pude revisitar a Brookes.

A Oxford Brookes University é um centro de excelência na área de arquitetura e urbanismo – Vista do Headington Hill Hall no Headington Campus.


MUITOS PASSEIOS TEMÁTICOS – LOTS OF THEMED TOURS
WHAT BETTER WAY TO DISCOVER OUR BEAUTIFUL CITY THAN ON FOOT?
Existe outro modo melhor de descobrir nossa linda cidade que à pé?
A melhor maneira de explorar Oxford é caminhando! A maioria dos colleges está concentrada no centro histórico da cidade. Há muitas opções de passeios temáticos (oficiais e não oficiais) de acordo com seu interesse. Grupos guiados saem, em até quatro passeios ao dia durante o verão (normalmente são dois).
Em 2009, fiz uma contagem de 18 temas de passeios no “Official Guided Walking Tours” e destaco: CS Lewis & J.R.R. Tolkien; Gargoyles & Grotesques; Literary Tour; Oxford Children’s History; Oxford Films Sites; Pottering in Harry’s footsteps; Sciences at Oxford. Recomendo o mais popular e regular - “University and City Tour”, para quem está visitando Oxford por um dia. Você vai ter uma idéia geral da cidade histórica de Oxford e de sua Universidade: sua história, arquitetura e tradições dos seus mais importantes edifícios e instituições.
Atualmente, o roteiro de “Harry Potter” – o bruxinho da escritora britânica J. K. Rowling é o mais popular, com visitas aos vários locais de filmagem em Oxford.
Vale iniciar pelo Centro de Informações Turísticas na Broad Street, onde se encontra muitos guias e folhetos e informações sobre excursões e eventos. Para se planejar antes recomendo acessar: http://www.visitoxfordandoxfordshire.com/.
Apesar dos passeios guiados serem muito bons, vou dar uma dica para aqueles viajantes independentes e exploradores. Você adquire um pequeno guia muito simples e bom e barato (custa apenas uma libra – mais ou menos 3 reais) chamado “Welcome to OXFORD Visitors’ guide – Essential Information Walking Tour of Colleges Mapa & Gazetteer – Early Print & Publications” no Centro de Informações e aí parte para descobrir Oxford.

Uma outra forma de conhecer Oxford é no topo do tradicional onibus vermelho. Vista da rua Aldates, com o Christ Church College ao fundo.

Estou dividindo os passeios de Oxford em 4 temas, todos no centro histórico e entorno.
Os passeios e lugares recomendados (My recommended walk tours):
  1. A CIDADE - CENTRO HISTÓRICO (Historical City Center)
  2. UNIVERSIDADES (Colleges)
  3. UM PASSEIO PELO RIO ISIS - THAMES NO CENTRO (Thames-Isis River Walk in the Center.
  4. COWLEY ROAD – UM PASSEIO GASTRONÔMICO, ÉTNICO E CULTURAL (A gastronomic, ethnic and cultural tour)

Considerei os dois roteiros: Centro Histórico e Universidade só pra efeito de organização, pois os dois roteiros são interligados. Como já falei antes: a cidade é o próprio campus!


  1. A CIDADE - CENTRO HISTÓRICO – THE CITY – HISTORICAL CITY CENTER
Gordon Cullen (no seu clássico - A paisagem urbana – Townscape) recomenda a análise intuitiva e emocional da paisagem urbana. Propõe a exploração dos efeitos emocionais, sentidos a partir de nossa experiência visual dos conjuntos edificados (utilizando a “visão serial” – paisagens percebidas através do nosso deslocamento). Cullen fez vários exercícios na cidade de Oxford. Para ele a cidade deve emocionar: com certeza, Oxford tem esta qualidade da paisagem urbana.



Lá fora a belíssima Radcliffe Câmera. Marca a posição de onde estou.
O coração da cidade concentra a maior parte dos atrativos. Várias ruas da cidade são exclusivas para pedestres como a Cornmarket. Passeie pela Broad Street, Cornmarket e High Street. Descubra outros caminhos onde o tempo parece ter parado: Turl Street, Alfred Street, Magpie Lane.

Se você chega pela rodoviária - (Gloucester Green), vá pela George Street e você chega à Cornmarket e Broad Street (pertíssimo).

BROAD STREET

Comece pela Broad Street (Rua Larga) – Denominada a “rua dos livros”, onde estão localizadas as lojas da Blackwells (uma das maiores livrarias britânicas), a Waterstone e a nova biblioteca da Boldleian. O Centro de Informações Turísticas fica nesta rua onde você encontra diversos mapas, guias, folders, alguns deles gratuitos ou por preços bem reduzidos. Os recepcionistas são muito simpáticos e prestativos. Você sai dali já bem orientado para escolher um passeio guiado, ou explorar a cidade por conta própria.



Broad Street é a rua dos livros, do centro de informação turística, do museu de história natural e do Teatro Sheldonian, do ponto de partida dos passeios...também é o melhor lugar para estacionar a bicicleta.

Uma das primeiras imagens de Oxford impregnada na minha memória – One of my first memories of Oxford

Volte em direção a esquina Cornmarket/George Street e pecorra alguns metros pela Magdalen Street até encontrar a igreja de St Mary Magdalen. Esta igreja está há mais de 800 anos neste lugar – a original era de madeira e foi queimada pelos vikings em 1010 and 1013 (foi reconstruída em 1194). Uma ilha de paz (em uma agitada Oxford) rodeada por um jardim pontilhado de túmulos (cemitério?) muito antigos. Este padrão repete-se por toda a Bretanha. Uma sensação estranha de contraste entre a permanência das pedras e a efêmera vida dos humanos (Encantava-me observar as crianças brincando de esconde-esconde nas lápides).


A antiquíssima St Mary Magdalen Church (1194) - Uma ilha de paz (em uma agitada Oxford) rodeada por um jardim pontilhado de túmulos (cemitério?) muito antigos.
Você segue pela mesma rua até a esquina da Beaumont Street, um lugar de grande significado para os habitantes de Oxford – O Memorial (Martyrs Memorial) em homenagem aos três cléricos mártires da Igreja Anglicana (Cranmer, Ridley e Latimer), que foram aí queimados por acusação de heresia pela Rainha católica – Queen Mary, em 1555.


O Memorial (Martyrs Memorial) em homenagem aos três cléricos mártires da Igreja Anglicana (Cranmer, Ridley e Latimer), que foram aí queimados por acusação de heresia.

Tornou-se um ponto de encontro e de descanso de visitantes e estudantes, que sentam em suas escadarias. Em frente ao Memorial está o meu banco especial, onde eu me sentava muitas vezes olhando à esquerda, o elegante Hotel Randolph (onde uma amiga inglesa - Kathlyn Collins - achava chique tomar um café). Logo na frente está , o Ashmolean Museum (imperdível). À direita, o Balliol College (1263).

CORNMARKET STREET

É a rua principal de comércio – exclusiva de pedestres. Caminhando por ela você vai encontrar dois principais atrativos turísticos: a torre normanda (St Michael’s Tower) e, já no final, a Carfax Tower.


Cornmarket Street - rua principal de comércio – exclusiva de pedestres. Ao fundo uma casa medieval.

Esta torre saxona é o edifício mais antigo de Oxford (1040). Marcava a entrada da parte norte da cidade medieval murada. Estava ligada à Igreja de St Michael (onde Shakespeare foi padrinho do filho de um residente) e à Prisão de Bocardo (onde os três bispos foram presos), cujos remanescentes ainda podem ser vistos.


Esta torre saxona (St Michael Tower é o edifício mais antigo de Oxford (1040).

Esta rua é marcada, nos seus extremos, por dois cruzamentos muito importantes (pontos nodais) – ressaltados por dois marcos referenciais fortes: ao norte - A Igreja de St Mary Magdalen/Memorial dos Mártires, e ao sul pelo cruzamento de Carfax - St Aldates/High Street/Queen Street - uma junção medieval importante, onde se destaca a Torre – Carfax Tower.


Carfax - Um antigo cruzamento medieval onde 4 vias seguiam nas direções norte, sul, leste e oeste.

Ainda bem que Torre sobreviveu a uma intervenção urbanística “rodoviária” (desastrosa) para alargamento da via, que demoliu a Igreja de St Martins em 1896. Oxford também foi vítima de outros planos urbanísticos arrasadores que degradaram parte do tecido urbano medieval, como em High Street e Queen’s Street. Você pode subir os 99 degraus e apreciar a magnífica vista de Oxford.

Neste cruzamento, acho lindíssima a marcação dos panos de fachadas por edifícios do século 18.

Na fachada leste da Torre está o relógio da antiga Igreja adornado por dois garotos “the quarter boys” que tocam o sino a cada 15 minutos (um quarto de hora).

ST ALDATES

Daí você pode seguir em frente pela St Aldate’s – em direção ao Christ Church e Folly Bridge. Você vai passar pela Prefeitura (Town Hall), onde funciona o museu de Oxford – Oxford Museum.

St Aldates - A esquerda, está a Prefeitura - Town Hall, e o Museu de Oxford. Ao fundo o belíssimo Christ Church College.

Recomendo que você siga direto até o Rio Isis (Thames) e faça uma pequena parada no agradável pub – Head of the River para um petisco ou drinque, enquanto aprecia o Rio.

Depois desta pausa, volte para visitar o Christ Church, de frente está a lojinha de Alice – a do país das maravilhas e a do reino dos espelhos - que vale uma visita. A saída do Christ Church é através da Merton Street (depois de visitar o Merton College) volte para Carfax e aí siga à direita pela High Street até o Magdalen College. Depois, voltando na direção da High Street, dobre na Queen Lane (direita), passe em baixo da Ponte dos Suspiros e volte pela Radcliffe Square até pegar mais adiante a High Street.

HIGH STREET

Esta rua muito larga, uma das ruas principais de Oxford, tem uma ambiência imponente, mas harmoniosa e uniforme. Concentra muitos colleges (sete) ao longo desta: Magdalen, The Queens, St Edmund Hall, University, Church, Oriel, Brasenose. Uma parada no – Mercado Coberto - Covered Market (adoro mercados) para uma deliciosa refeição pode fechar o roteiro.


High Street vista do alto da Carfax Tower: Esta rua muito larga, uma das ruas principais de Oxford, tem uma ambiência imponente, mas harmoniosa e uniforme.
 
Souvenirs em Oxford? Certamente, uma peça de vestuário ou material utilizado pelos estudantes: camisas, casacos, canetas, cadernos, etc. Nas lojas oficiais: como a University of Oxford Shop custam mais caros, mas são produtos “autênticos” e de maior qualidade. Que tal uma lembrançinha de Alice? Você vai encontrar na Lojinha “Alice’s Shop – The Old Sheep Shop (em frente ao Christ Church).
2. UM PASSEIO PELAS UNIVERSIDADES - ALGUNS DESTAQUES – A UNIVERSITY TOUR – SOME HIGHLIGHTS

De uma média de 9 milhões de pessoas que visitam Oxford (2009), mais de 1 milhão visitam os seis museus da universidade e suas coleções anualmente.
Como propriedades privadas, as Universidades têm suas atividades acadêmicas e estabelecem os horários de visitas (veja no cartaz, logo na entrada). Elas cobram uma pequena taxa para visita.
A rica arquitetura harmoniosa dos Colleges, com seus pátios quadrados (quadrangles - quads), torres e telhados em forma de agulhas (the spires), interage com a cidade. Partes adicionadas ao longo dos séculos, de arquiteturas de vários períodos (gótico, paladiano, vitoriano, normando, etc.) resultaram em um surpreendente e harmonioso conjunto. Os portões simbolizam os portais entre o mundo interno X externo, além de estabelecerem os limites desta convivência: público e privado. Eu estou aqui agora, mas eu posso entrar neste mundo de conhecimento, onde o tempo de suas paredes e ambiência não se transformam.

Tom Squad – Christ Church. Eu estou aqui agora, mas eu posso entrar neste mundo de conhecimento, onde o tempo de suas paredes e ambiência não se transformam.

Christ Church College
Fundado em 1525, com remanescentes do seculo 12, A capela (Normanda), tornou-se a cathedral de Oxford. Tom Quad é o maior pátio de College de Oxford. A torre “Tom Tower” abriga o sino “Great Bell” que tocava em 101 vezes por noite, o correspondente ao número de alunos em 1681.
Christ Church College - Fundado em 1525, com remanescentes do seculo 12, A capela (Normanda), tornou-se a Cathedral de Oxford. Tom Quad é o maior pátio de College de Oxford.
Este college é imponente e grandioso, tendo sido refundado por Henrique VIII. No "Dining Hall" - foi filmado o filme Harry Potter, representando a sala comunal de Hogwarts - Colégio dos Bruxos. Nesta magnífica sala estão expostos os quadros dos principais personagens do College.

Christ Church - Dining Hall filmado como a sala comunal do Hogwart School - cujo personagem - Harry Potter foi criado pela escritora britânica J.K. Rowling.

Também foi aqui que Carol Lewis - criador de Alice no País das Maravilhas e Alice no País dos Espelhos - foi professor de Matemática e que criou estas aventuras para distrair as filhas do ”dean”, entre elas, Alice. Descubra “algumas pegadas” que Alice deixou por aqui. Do outro lado, está localizada a “casa” de Alice (do país das maravilhas). Talvez Oxford seja esta “Wonderland”.
A área verde denominada Meadow é lindíssima. Vale a pena um passeio.
Jardins do War Memorial – Christ Church (1925).
Oxford possui uma sinalização turística muito interessante e eficiente ( planejamento interpretativo). Painéis deste tipo estão espalhados ao longo dos atrativos turísticos fornecendo informações muito importantes sobre o atrativo.


Merton College - Fundado em 1264, possui o mais antigo quad (pátio do século 14) de Oxford. A capela (1290) também é a mais antiga.
Magdalen College
Um dos collleges (1498) com maior área verde. Tem o belíssimo parque dos veados – Deer Park. A torre dos sinos é um dos mais importantes marcos referenciais de Oxford.


Magdalen College - a torre dos sinos é um dos mais importantes marcos referenciais de Oxford.

Esta é uma das mais cativantes e queridas vistas de Oxford. Era minha primeira perspectiva, quando pedalava, de Cowley Road para o Centro Histórico. Devo dizer que Oxford é a cidade das bicicletas. É maravilhoso pedalar em Oxford!

Magdalen College - esta é uma das mais cativantes e queridas vistas de Oxford. Era minha primeira perspectiva, quando pedalava, de Cowley Road para o Centro Histórico.

Desça até o Rio Cherwell e alugue um barco para praticar o “punting”, tradicional esporte em Oxford. O punt é um barco chato e longo movido por uma longa vara (pole) empurrada contra o fundo do rio.

Rio Cherwell no trecho do Jardim Botânico (Botanic Garden)

Rio Cherwell - o “punting”, tradicional esporte em Oxford. O punt é um barco chato e longo movido por uma longa vara (pole) empurrada contra o fundo do rio.


Selecionei alguns Colleges que tive a oportunidade de conhecer. Entretanto, existem vários outros muito interessantes como o Queens College (1340), mas reconstruído no século 18 onde o famoso astrônomo Halley estudou aqui. O outro é o University College - fundado em 1249. Os edifícios são na maioria do século 17. Interessante visitar os dois pátios (quads) e a capela (1666).


Queen’s Lane / New College Lane – Uma visão serial
Vindo do Magdalen, entre na Queen’s Lane (entre o St Edmund Hall e o Queen’s College). Este percurso é extraordinário e nos transporta aos tempos antigos. Passe pelo New College (1379), pela casa de Halley e termine na Ponte dos Sonhos, chegando, finalmente, à Radcliffe Square.
Utilizo a “a visão serial” de Cullen para a leitura deste percurso, sintetizadas nas 5 imagens abaixo. A sinuosidade das vias nos oferece surpresas e perspectivas. As surpresas vocês vão descobrir ao fazer este percurso.

Perspectiva 1: Curva sinuosa, com perspectiva de uma belíssima igreja e sua Torre.

Perspectiva 2: Caminho interrompido? Curva em 90 graus. O que vem depois, do outro lado?

Perspectiva 3: Estou aqui fora, demarcado por este limite - portal. O que me espera?

Perspectiva 4: Posso ver o céu e a visão de uma casa diferente. Uma outra curva mais adiante.

Perspectiva 5: Uma bela surpresa: A Ponte dos Suspiros delimitando um novo espaço: a praça está adiante (Radcliffe Camera - veja a seguir) abrindo um novo horizonte de descobertas após passar por uma sucessão de caminhos "sombrios e tortuosos".

Um conjunto urbano espetacular: Radcliffe Camera; Bodleian Library; Sheldonian Theatre; History of Science Museum.

BODLEIAN LIBRARY
É a principal biblioteca da Universidade (1602), fundada por Sir Thomas Bodley. É uma das maiores bibliotecas do mundo (a segunda do Reino Unido), com mais de 11 milhões de livros guardados em 250 quilômetros de prateleira. Possui muitos manuscritos antigos importantes. Um tunel subterrâneo liga a antiga e a nova Bodleian e a Radcliffe Camera. De cada livro publicado na Bretanha, uma cópia é mantida por 6 bibliotecas, incluindo esta.
A monumental Torre das 5 Ordens (Tower of the 5 Orders), vista do antigo pátio interno da Bodleian, projetada por Wren 91613-1619) foi ornamentada, em ordem ascendente, com colunas representando as 5 ordens da arquitetura clássica: dórica, toscana, ionica, corintia e composta (composite).

Bodleian Library – a monumental Torre das 5 Ordens (Tower of the 5 Orders), vista do antigo pátio interno da Bodleian, projetado por Wren (1613-1619).

Bodleian Library – detalhe do portal da Torre das 5 Ordens (Tower of the 5 Orders), projetado por Wren 91613-1619).

Visite a Divinity School, obra prima da arquitetura gótica inglesa, com a mais antiga sala de aula da universidade (concluída em 1488) e a Biblioteca Medieval Duke Humfrey’s Library, em uso até hoje, onde gerações de escolares famosos estudaram. Visite também o espaço onde o parlamento se reunia durante a guerra civil inglesa (Convocation and Court House).

RADCLIFFE CAMERA
A primeira biblioteca redonda construída na Inglaterra, serve de sala de leitura para a Boldleian. Foi projetada por James Gibbs (1737-1749). Lindíssima! Camera é o nome medieval para sala.


Radcliffe Camera: a primeira biblioteca redonda construída na Inglaterra, serve de sala de leitura para a Boldleian. Foi projetada por James Gibbs (1737-1749).
 SHELDONIAN THEATRE
Foi projetado por Sir Richard Wren (1664-1668) no estilo de um teatro romano antigo (semi-circular no final). No interior, merece destaque a magnífica pintura do teto. No exterior, o edifício é marcado por um muro encimado por esculturas dos imperadores romanos.



Sheldonian Theatre - foi projetado por Sir Richard Wren (1664-1668) no estilo de um teatro romano antigo (semi-circular no final).
 A maioria dos eventos da Universidade de Oxford acontece aqui: matrículas, cerimônias de graduação e a anual “Encaenia”.
MUSEUM OF THE HISTORY OF SCIENCE (Século 17) -

Tem uma coleção impressionante de instrumentos científicos antigos como astrolábios, relógios, câmeras, instrumentos cirúrgicos e de laboratórios de química como microscópios e vários outros.

Museum of the History of Science

UNIVERSITY CHURCH OF ST MARY THE VIRGIN (1555-1556) - Foi onde o arcebispo e dois bispos, acusados de heresia por sua fé protestante, trabalhavam.

UNIVERSITY CHURCH OF ST MARY THE VIRGIN (1555-1556) - Foi onde o arcebispo e dois bispos, acusados de heresia, trabalhavam.


University Church of St Mary the Virgin. Suba a Torre (St Mary’s Tower) e aprecie uma das mais belas vistas de Oxford.
 
ALL SOULS COLLEGE (1438) - Hoje uma Fundação de Pesquisa com uma magnífica biblioteca.

Hertford Bridge ou Bridge of the Sights - Inspirada da famosa Ponte dos Suspiros em Veneza – Itália.

3 - UM PASSEIO PELO RIO ISIS - THAMES NO CENTRO
O centro histórico de Oxford é abraçado, na sua parte sul por dois rios, rio Cherwell, que passa ao lado do Magdalen College e o famoso rio Isis – nome do Tâmisa, que passa aqui antes de seguir para Londres. Estes rios formam uma imensa planície baixa, onde predomina os prados – os meadows. Aí estão localizado os parques. Oxford é cercada de muito verde!

Caminhe até a Folly Bridge, lugar de origem de “Oxenford” (citado nas crônicas saxônicas de 912), que significa ford = lugar raso, onde os bois = ox, cruzavam o rio. A partir do Head of the River – este simpático pub, depois de um drinque bem gelado, você pode iniciar um passeio pelo rio Isis – Tâmisa, ou mesmo pegar um barco. Ao longo deste percurso você vai encontrar muitos barcos coloridos – que servem de habitação. Você pode observar o cotidiano destas barco-moradias e passear ao longo das casas de barcos (boat houses), onde os estudantes treinam para as grandes competições tradicionais entre os colleges. Um passeio muito agradável!


Na Folly Bridge: a partir do Head of the River – este simpático pub, depois de um drinque bem gelado, você pode caminhar ao longo do Isis – Tâmisa, ou mesmo pegar um barco para um passeio.

Ao longo do Rio Isis (Thames) você vai encontrar muitos barcos coloridos – que servem de habitação. Aqui os estudantes treinam para as competições entre os Colleges.

4 - COWLEY ROAD – MEU PASSEIO GASTRONÔMICO, ÉTNICO E CULTURAL FAVORITO – MY FAVOURITE GASTRONOMIC, ETHNIC AND CULTURAL TOUR

Cowley Road é uma das principais vias que parte da área denominada The Plain, perto da Ponte Magdalen, (Magdalen College) em direção ao leste de Oxford. Muito vibrante, diversa, colorida e cheia de cheiros e sabores. De tão alegre, esta rua tinha até um carnaval muito animado. Fui privilegiada por brincar em dois carnavais por ano – em Recife (fevereiro ou março) e em Cowley (julho).

No carnaval de Cowley Road: banca brasileira com petiscos e sucos tropicais. Tony exibindo orgulhoso sua camisa do camarote "Augustomania", do maior bloco carnavalesco do mundo: Galo da Madrugada, de Recife.

Esta área da cidade abriga uma população de origem étnica diversa, além de muitos estudantes. Gente do sul da Ásia, do Caribe, do Leste Europeu, da China e da África... – um verdadeiro caldeirão cultural!
Cowley Road 1 - concentra um comércio de rua, popular e tradicional, de pequeno porte: Restaurante Caribenho.

Esta rua concentra um comércio de rua, popular e tradicional, de pequeno porte, onde se destacam o comércio de alimentos e especiarias, de frutas e verduras, restaurantes e cafés, além das lojas de utilidades domésticas. Adorava passear e fazer compras na Cowley – sempre descobria novos temperos e ingredientes (são baratíssimos) e me encantava com o cotidiano desta comunidade que construiu uma identidade tão forte.

Cowley Road 2 - concentra um comércio de rua, popular e tradicional, de pequeno porte: Newsagent e Loja de frutas/ verduras.
 
Cowley Road 3 - concentra um comércio de rua, popular e tradicional, de pequeno porte: "Fast Food" e Restaurante Indiano.

Interessante que, ao contrário do alargamento da via para melhorar a fluidez, o governo optou pelo inverso, reduzindo as faixas das vias para desencorajar o transporte privado, incluindo faixas de ciclovias e reduzindo a velocidade para 20 km/h.
Cowley Road Methodist Centre marca o trecho inicial da Cowley. Atenção: velocidade máxima de 20 km.

A Cowley é uma “rua de alimentação autêntica” com oferta muito variada de pequenos negócios e cozinhas internacionais. Você tem à disposição restaurantes gregos, poloneses, italianos, portugueses, caribenhos, tailandeses, chineses, indianos... tem até nepalês (delicioso!) na Howard Street. Aí aprendi a apreciar a comida indiana e tailandesa, muito semelhantes à do nordeste do Brasil: frutos do mar, leite de côco e muita, muita pimenta (quentíssima!), além de muitas especiarias e ingredientes tão conhecidos como o cravo, a manga, o jerimum...


Cowley Road 4 - concentra um comércio de rua, popular e tradicional, de pequeno porte: Restaurante Italiano e Chinês.

Por que não "esticar" um pouquinho a caminhada, em menos de 2 km (a partir da Magdalen Bridge), e apreciar a rica ambiência e a gastronomia deliciosa? Vocês vão adorar!
Ao longo da Cowley, destaco um lugar que acho reconfortante e antistressante – uma ilha de silêncio (no meio da agitada Cowley) e de verde – a belíssima Igreja de SS Mary & St John (1875).


SS Mary & St John Churchyard é um lugar reconfortante – uma ilha de silêncio (no meio da agitada Cowley) e de verde. Welcome!

Lugar muito agradável, aberto para passeios, cheio de verde e túmulos (cemitério), onde eu costumava “cortar caminho”, descansar e meditar. Se algum dia voltar a Oxford, pretendo visitar este lugar que simboliza parte da minha história em Oxford.

A belíssima Igreja de SS Mary & St John (1875) em Cowley.

A space for remembering and reflecting; A place for wildlife and natural beauty; A link with local history (Sign at SS Mary & St John Churchyard)

SS Mary & St John Churchyard - jardins e lápides. Destaco a da frente, de uma criança, onde está o pequeno ursinho de "pelúcia".

E, PARA CONCLUIR
Espero que vocês tenham se motivado a conhecer Oxford – seja em um passeio de um dia ou dois, ou para fazer um curso de inglês (1, 2 ou 3 meses) ou ainda para fazer uma pós-graduação em um ou mais anos.
Seja para estudar ou para lazer Oxford surpreende a todos. Tem atividades para todos os gostos!
Mesmo tendo tido bastante tempo para conhecê-la, ainda descubro recantos e encantos que me foram aos poucos revelados: como uma pequena comunidade medieval em Old Headington e Iffley, ou ao longo dos passeios que fiz visitando algumas comportas (locks) ao longo do Isis e lugares encantadores.
Um último agradecimento a todos que conheci e que me receberam tão bem em Oxford - eles vão ver as imagens deste blog. Apenas o Tony não vai poder vê-las como gostaria (talvez sim!). No nosso último encontro ele falou: “Gostaria de ver Oxford através de seus olhos (lentes)”. Aí estão as minhas imagens Tony, como prometi. Obrigada por tudo!
Volto para a França na próxima postagem.
Abraços e até a próxima.
Antonia Santamaria

Algumas recomendações de leituras adicionais(que utilizei para este blog):
  • Skinner, Annie - Cowley Road – A History (Signal Books Oxford)
  • Opher, Philip. A Brief History of Oxford (Heritage Tours Publication).
  • Opher, Philip. The Oxford College (Heritage Tours Publication).

7 comentários:

  1. Mais uma vez, Santamaria parabéns. Pelas belas imagens, descrições e comentários sempre muito interessantes. Desta vez, além disso tudo, muita emoção.

    ResponderExcluir
  2. Josie Rabelo,

    Parabéns pelas fotos e comentários. Gostei muito de conhecer Oxford através de sua lente. Fiquei motivada para conhecer esse lindo lugar.

    ResponderExcluir
  3. Ola Santa, ficou ótimo.
    Espero a continuação para poder viajar mais.
    Um abraço
    Johny

    ResponderExcluir
  4. Santamaria
    Simplesmente adorei! revivi um período maravilhoso da minha vida, passei em alguns desses lugares e hoje vi com um olhar diferente, mas tão de alguém tão estusiamada quanto eu. Parabéns pelo blog.
    Ana gama

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Você compartilha suas descobertas e sua satisfação com generosidade. Seu blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Olá, AMEI o post, eu morei em Oxford 6 meses em 2007, eu simplesmente amo esse lugar e ler o seu post me fez voltar no tempo de uma maneira inacreditável. Essa cidade é mágica. Você esta de parabéns, seu blog esta nos meus favoritos agora.. minha leitura diária.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana !Imagina que estou ha 15 dias, vou embora amanha e sò hoje descobri seu blog. Mas valeu muito porque andei pra caramba, passei por todos esses lugares que mencionou, mas nao tinha esse conhecimento todo ! Ilustrou muitos meus passeios. Vim acompanhar minha filha em um curso de 2 semanas na Oxford House College e tive tempo de sobra, adorei a cidade !Diferente de tudo que jà vi! Obrigada e parabens pelo post.

    ResponderExcluir