segunda-feira, 4 de outubro de 2010

REINO UNIDO 1


Imagem de um ícone de Londres - London Tower Bridge refletida na superfície espelhada do City Hall.

PARTE 1 - UMA INTRODUÇÃO
 
Inglaterra (England), Grã – Bretanha (Great Britain), Reino Unido (United Kingdom). Vários nomes para um único lugar? Os países que pertencem ao Reino Unido são: Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra.

O nome oficial: United Kingdom of Great Britain and Northern Irland, ou simplesmente UK.
Alguns dados gerais da realidade: Área de 245.000 km² (menor que o estado de São Paulo); população do país: 58 milhões de habitantes; população de Londres (capital da Inglaterra e do Reino Unido): mais de 8 milhões e da Grande Londres: 14 milhões. O município é o primeiro e a Grande Londres é a segunda maior área urbana em população da União Européia. Regime Político: Monarquia parlamentarista. Chefe de Estado: Queen Elisabeth II (Casa de Windsor).
Um lugar no imaginário: Um reino de muitos palácios/castelos e jardins, que estimula a fantasia, rico na sua pompa e majestade. Um povo conservador e ao mesmo tempo pioneiro ( iniciou a revolução industrial) e de vanguarda, pacífico e ao mesmo tempo guerreiro ao defender a liberdade  participando de inúmeras guerras e homenageando os seus heróis - nunca vi um país/reino que produziu tantos memoriais. Capaz de sacrificar-se por grandes causas e com um senso extremo de responsabilidade ambiental pelo planeta!
Súditos orgulhosos da Rainha, amante dos parques e dos jardins – a jardinagem é paixão nacional. Inventor do futebol, outra paixão. Alguma semelhança? Este país é capaz de provocar ao mesmo tempo emoções opostas e contraditórias, mas nunca indiferença. Apreciador do chá-das-cinco que não emplacou no país do café (no popular brasileiro: chá é remédio)!
E por falar em futebol, durante a Copa do Mundo 2010, assistimos a um jogo do Brasil em um pub, ainda com muita esperança de vitória. Veja o completo isolamento destes dois clientes, em frente a uma galera que gritava e torcia como nós!


Assistimos a um jogo do Brasil em um pub. Veja o completo isolamento destes dois clientes, em frente a uma galera que gritava e torcia como nós!


Terra de grandes expoentes, em todas as áreas do conhecimento humano. Só para citar alguns autores que se inspiraram no Reino Unido: Shakeaspeare, o célebre escritor e draumaturgo dos grandes dilemas existenciais (Ser ou não Ser); Charles Chaplin, criador do célebre Carlitos (1914), o simpático e briguento vagabundo (um dos ícones do cinema); os Beatles, músicos revolucionários em um novo estilo de cantar e de ser (Help, Let it be). O famoso detetive - Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle), de tão real tem até um endereço: Baker Street, 221b. Aprecio, especialmente, aqueles autores/personagens vitorianos tão sofridos e incompreendidos que povoaram o imaginário de minha infância/adolescência.

 O famoso detetive - Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle), de tão real tem até um endereço: Baker Street, 221b.


A Inglaterra é tudo isso e muito mais, multicultural, contestadora e “excentrica”, às vezes, com tendência ao bizarro! Sempre se renovando e criando!

Talvez um lugar que simbolize esta pluralidade (étnica, cultural e religiosa) seja o Picadilly Circus – È o mais famoso cruzamento (ponto nodal) do mundo, rodeado de enormes anúncios eletrônicos.

Londres é uma cidade global e um dos maiores centros financeiros do planeta.
Penso que se existisse uma capital multicultural do mundo, Londres seria a escolhida, pois ela é a síntese de todas as grandes metrópoles do mundo (não concorda?). Em todos os cantos: ruas, parques e metrôs, gente de todas as nacionalidades e de todos os continentes encontram-se  – asiáticos, africanos, americanos, australianos e europeus. Escutamos tantos idiomas (dizem que são falados mais de 300)! É bem possível que você não consiga se comunicar em Inglês (não por conta do seu nível de inglês, claro), mas porque muitos que estão lá não conseguem falar ou mesmo entender o idioma inglês. 

Talvez um lugar que simbolize esta pluralidade (étnica, cultural e religiosa) seja o Picadilly Circus È o mais famoso cruzamento (ponto nodal) do mundo, rodeado de enormes anúncios eletrônicos. Picadilly é o mais popular  ponto de encontro de Londres – sempre fervilhante e cheio de gente. No meio da fonte, está uma famosa estatua Eros -  Deus Grego do Amor -  que pouca gente percebe.  
Picadilly Circus - Cena 1 _ Família de Ascendência Africana diverte-se com o sapo que saiu do Café da Floresta Tropical -Alí pertinho.
 

Picadilly Circus - Cena 2: Família de origem asiática diverte-se com o sapo que saiu do Café Floresta Tropical, alí pertinho.


 Londres está repleta de atrações bizarras e exibições macabras. Alguns exemplos: O museu “Acredite se quiser” do Ripley, em Picadilly, faz parte de uma das maiores cadeias de atrações instigantes coletadas por Mr Ripley, um verdadeiro Indiana Jones. Veja em http://www.ripleyattractions.com/international-locations/london-england/.




O museu “Acredite se quiser” do Ripley, em Picadilly, faz parte de uma das maiores cadeias de atrações instigantes coletadas por Mr Ripley, um verdadeiro Indiana Jones.
 

Para quem gosta do gênero horror: tortura, execução, assassinatos horríveis... recomendo “London Bridge Experience” (http://www.thelondonbridgeexperience.com/) e “London Dugeon” (http://www.thedungeons.com/) , com exibições macabras utilizando efeitos especiais. “Teste seus nervos.” Enquanto isso, faça uma visita virtual nestes endereços. Você pode optar pela tradução.
Impossível explorar Londres em menos de 5 dias. As atrações turísticas são inúmeras, incluindo alguns dos melhores museus do mundo. Custa caro? Um pouco, mas melhorou muito para os brasileiros com a valorização do Real (a moeda, Pound – vale um pouco mais de R$ 3,00). Existem inúmeras atrações gratuitas – como a maioria dos museus (solicita-se apenas pequenas contribuições). Além disso, passear pelas ruas de Londres é um espetáculo a parte! Transporte em Londres? Muito fácil e eficiente! Use o “Tube” (metrô subterrâneo) que lhe deixa muito perto de qualquer atração.

Vista de um dos Pubs - bar inglês - próximo a Tower Bridge. Notem a
 ornamentação  um pouco extravagante.

Vale a pena investir nesta experiência cultural! E, para refrescar e apreciar um ambiente tipicamente inglês, não deixe de entrar em um legítimo Pub (Bar Inglês e  patrimônio nacional)  e tomar uma geladíssima cerveja a pressão: a pint (medida de 0,568 litros). São charmosos por dentro e por fora! O tempo? Neblina e chuva prováveis, mas isto faz parte indissociável da paisagem britânica. Se chover, compre um guarda-chuva, relaxe e continue o passeio.

  De todos os países, este é o que mais me cativa e o que tive oportunidade de conhecer melhor. Fez parte de minha formação (fiz o meu curso de mestrado em Oxford) e já não me lembro de quantas vezes o visitei. Dizem que o Inglês é muito reservado nas expressões das relações afetivas, talvez por respeito demais a privacidade de cada um. Admiro este povo que está sempre me surpreendendo!
Escolhi 2 passeios em Londres (área central), para iniciar minhas Imagens do Reino Unido 1  – pelos parques reais e pela margem sul do Rio Tâmisa (River Thames)  – South Bank.  Recomendo estes percursos porque eles dão uma boa idéia de duas paisagens britânicas – histórico-naturais. Depois de conhecer tantos lugares movimentados, buscava uma paisagem linda, mas calma, sem abrir mão dos atrativos.

PARTE 2 - OS PARQUES REAIS
Antes de passear pelos parques gostaria de falar um pouco sobre o modelo inglês de jardim, que vocês vão encontrar nos parques reais.
Nota sobre os jardins ingleses e medidas: Os quadros românticos serviam de inspiração para os jardins inglêses. No seu desenho buscava-se reproduzir/imitar a natureza, através do uso de formas orgânicas, caminhos sinuosos, vegetação disposta de forma irregular com abundância de arbustos e flores e folhagens coloridas, água em lagos sinuosos, valorização da ondulação do terreno e a introdução de alguns elementos construídos como bancos, pontes, estátuas...  
Aos não familiarizados com medidas de superfície: o hectare (ha) corresponde a 10.000 metros quadrados (100metros por 100 metros).
Os parques reais eram imensas áreas que pertenciam à família real e que serviam para recreação da realeza (incluindo a caça). Mais tarde, com a urbanização da cidade, foram abertos para o público. Estas áreas são administradas por uma Agência – Royal Parks Agency - com recursos do governo e complementados com renda de algumas atividades comerciais e de eventos realizados (concertos). O policiamento é do serviço da Polícia Metropolitana. É seguro!
Os parques, em geral, oferecem uma boa estrutura para a prática de esportes, lazer, caminhadas, concertos, cafés, restaurantes, barcos e muitas coisas mais (confira o programa de cada um), além de muito verde. Um oasis, de paz e tranqüilidade, dentro de uma cidade vibrante como Londres. Aproveitem e explorem os parques: é de graça e isto vai lhe reservar agradáveis surpresas e atividades relaxantes ou excitantes (esportes em geral).





Hyde Park - Um oasis, de paz e tranqüilidade, dentro de uma cidade vibrante como Londres.Aproveitem e explorem os parques: é de graça e isto vai lhe reservar agradáveis surpresas.

 
  Leve a família, o companheiro (a), ou mesmo vá sozinho (a) - compre sandwich, frutas, refrigerantes e sucos, etc. no supermercado, e faça um “picnic” nos parques como os londrinos. É a praia, ou melhor, É o parque!

LIVE, PLAY, SEE, WALK...  VIVA, DIVIRTA-SE, VEJA, CAMINHE... (SLOGAN DA PAGINA DO ROYAL PARKS)
Eu acrescentaria... NAMORE..., APRECIE ARTE, PRATIQUE ESPORTES, DESCANSE OU FIQUE MESMO SEM FAZER NADA, INSPIRE-SE E RESPIRE AR PURO!

A maioria das informações e os mapas tiveram como fonte o site oficial. Saibam mais informações e o que está acontecendo neste endereço:  http://www.royalparks.org.uk/. Você escolhe em cima (choose a park) o nome do parque e, depois, pode imprimir o mapa detalhado do parque no final da página (download a detailed map of the park). Você pode também pode ver a perspectiva da rua acessando o "google streetview".
1 - HYDE PARK/KENSINGTON GARDENS     

LIVE, PLAY, SEE, WALK...  VIVA, DIVIRTA-SE, VEJA, CAMINHE...(SLOGAN DA PAGINA DO ROYAL PARKS) nos parques ingleses. Vista do Hyde Park.


O Hyde Park é muito central e um dos mais populares de Londres (também é o meu favorito!). Foi o primeiro aberto ao publico (1627). Para mim é um oasis e um lugar de muitas atrações! Você pode caminhar até 2,5 kilômetros, sem sair do Parque Hyde/Kensington Gardens. Estes dois forma uma área contínua de 142 ha (350 acres).


Hyde Park - Belíssimos arranjos de canteiros. Leve a família, o companheiro (a), ou mesmo vá sozinho (a) e faça um “picnic” nos parques como os londrinos.


Em 1536 o rei Henrique VIII adquiriu o parque para a caça de veados. Em 1637 o Rei Charles I abriu o parque para o publico. O lago Serpentine foi criado em 1730 pela rainha Caroline. A grande exposição mundial/universal – Expo Mundial, aconteceu aqui em 1851 (dados do painel do Parque).

Entre as principais atrações do Hyde Park estão o lago Serpentine (11 ha), a Galeria Serpentine (uma das mais famosas em arte contemporânea), os memoriais da Princesa Diana e muitas flores e árvores (mais de 4.000). O Pavilhão Anual é projetado por um arquiteto famoso a cada ano!  Os arquitetos e apreciadores das belas artes vão amar!
E tudo isso bem no centro de Londres. Nem dá para perceber que você está em uma grande cidade!
Também é o lugar dos grandes concertos, shows e manifestações populares – que atraem milhares de pessoas (10 mil pessoas). Grandes artistas e bandas famosas de todo mundo, como os Rolling Stones e Luciano Pavarotti, já cantaram no Hyde Park.
Em Kensington Gardens – 111 ha (275 acres) estão o Palácio de Kensington, os  jardins de flores, o “Albert Memorial” e o “Diana Memorial Playground” . Foi nesse Palácio que a rainha Vitoria nasceu e a princesa Diana morou até a sua morte (residência oficial).

HOMENAGENS PÓSTUMAS À PRINCESA DIANA
Diana, Princess of Wales (1961/1997) foi casada com Charles – Prince of Wales, herdeiro do trono em 1981 - o casamento do século - foi visto por mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo. Divorciou-se em 1996, um ano antes de sua morte (aos 36 anos) em um acidente de carro, em Paris. Era extremamente popular. No imaginário: o conto de fadas de uma princesa bonita que casou com o príncipe que não a fez feliz, resultou no inverso da história  “felizes para sempre” – o seu drama comoveu o mundo todo. Por outro lado, a sua privacidade era invadida e a imprensa “marrom” a perseguia (lembram dos “paparazzis”?). O fato de sentir-se cada vez mais infeliz e desenvolver graves distúrbios psicológicos, não a impediu de dedicar-se às várias causas no mundo todo (vítimas de AIDS, minas, leprose, etc), especialmente, em prol das crianças. Teve 2 filhos são: Princes Harry e Williams. A sua morte prematura e trágica foi cercada por teorias conspiracionistas  alimentadas, inclusive, por seu futuro sogro.
Ela era muito querida – a princesa do Povo. Depois de sua morte, vários memoriais têm sido erguidos em sua homenagem, tornando-se novos atrativos! Descobri três deles nos parques reais.
·         The Diana, Princess of Wales, Memorial Walk
·         Diana, Princess of Wales Memorial Playground
·         Diana, Princess of Wales Memorial Fountain
Ainda existe dois memoriais em homenagem a Diana dentro da Harrods, uma das mais famosas e luxuosas lojas de Departamentos de Londres, (que pertence ao pai Mohamed  Al-Fayed do seu companheiro – Dodi).

Memorial no Harrods - Princess Diana: fotos dos dois namorados, com o copo de vinho do seu último jantar, com marcas de batom e o anel de noivado, comprado um dia antes da morte deles em Paris.

Só conheço um deles – o que tem uma base em forma de pirâmide com fotos dos dois, o copo de vinho do seu último jantar, com marcas de batom e o anel de noivado, comprado um dia antes da morte deles em Paris.  



A Loja Harrods tem mais de 80.000 m2 em 7 pavimentos e impressiona pela luxuosa e extravante decoração inspirada  em temas egípcios, animais empalhados, cristais, etc.


Um parêntese: A Loja Harrods tem mais de 80.000 m2 em 7 pavimentos e impressiona pela luxuosa e extravante decoração inspirada em temas egípcios, animais empalhados, cristais, etc. A variedade de artigos e de marcas famosas impressiona. Recomendo visitar o lindíssimo e delicioso “Food Hall” com uma variedade de petiscos e sandwiches deliciosos e baratos. Nem tudo é caro na Harrods e também não se paga para ver. Também você não tem aquela chateação de um vendedor querendo lhe empurrar alguma coisa para ganhar comissão, aliás isso é verdadeiro na Europa.

The Diana, Princess of Wales, Memorial WalkUm passeio de 12 kilômetros atravessa os quatro parques St James's Park, Green Park, Hyde Park and Kensington Gardens, marcado por 90 placas (figura de uma rosa) ao longo do caminho.

Mais informações sobre o passeio consultar informações e mapa: 

Um passeio de 12 kilômetros atravessa os quatro parques, marcado por 90 placas como esta, ao longo do caminho.

Diana, Princess of Wales Memorial Playground Este memorial, perto do Kensington Palace, é um “playground”. Têm como tema Peter Pan (personagem criado por um inglês: J. M Barrie), o menino que se recusava a crescer e passa uma vida de aventuras em uma “Terra do Nunca” mágica/encantada povoada por piratas, índios, etc. Visite também a estátua de Peter Pan!

Diana, Princess of Wales Memorial Fountain (2004) – Esta fonte criativa celebra a vida da princesa Diana (Kathryn Gustafson and Neil Porter).

A Fonte em homenagem a Princesa Diana no Hyde Park - Mais um grande atrativo!
   

Na fonte: A água flui do ponto mais alto em duas direções, com movimentos de cascatas e circulares até desaguar em um lugar calmo e tranqüilo. As crianças estão sempre brincando!


Parece um colar de águas que se movem. A água flui do ponto mais alto em duas direções, com movimentos de cascatas e circulares até desaguar em um lugar calmo e tranqüilo, simbolizando a vida da Princesa. Para dar o efeito dos movimentos desejados pela água, um programa especial de computador foi desenvolvido.

Apesar dos avisos de não andar no memorial, este tornou-se  um lugar de recreação e brincadeiras para crianças e adultos.  Quem resiste? Todos amam caminhar na água, como vocês podem ver.

Há 3 pontes onde você pode atravessar a água e ir para o centro – coração da fonte.Achei lindo, de uma simplicidade e simbolismo surpreendentes!
ISIS – UM APELO DE AJUDA
A ISIS é uma escultura em bronze (3 metros de altura) que representa a Deusa  Egipcia da Natureza  (Simon Gudgeon, 2009). O objetivo é arrecadar 2 milhões de libras para construir o novo Centro de Educação Ambiental, no Hyde Park, em 2011, (para jovens e grupos da comunidade). Você pode ajudar esta causa, e ter uma oportunidade única de ver seu nome imortalizado na história (It’s once in a lifetime chance to see your name go down in history). Como? Fazendo uma doação de 1.000 libras (correspondente a 3.000 reais) você pode ter o seu nome inscrito em uma das 1000 plaquinhas, na base de ISIS. Façam suas reservas que as plaquinhas estão acabando! Contatos com www.royalparks fondation.org.
Obs: Também tem uma caixinha na base da estátua para pequenas doações.

No Hyde Park: A ISIS é uma escultura em bronze (3 metros de altura) que representa a Deusa Egipcia da Natureza.

 GALERIA SERPENTINE – SERPENTINE GALLERY e PAVILHÃO ANUAL
A Galeria é uma das mais apreciadas de Londres para a arte moderna e comtemporânea. Segundo informações (ver site), suas atrações e exibições em arquitetura, educação e programas públicos atraem mais de 800 mil visitantes a cada ano. E tudo de graça! Recomendo visitar a livraria.
SERPENTINE GALLERY PAVILION 2010- JEAN NOUVEL
O pavilhão faz parte da Galeria – uma estrutura temporária - que todo o ano é projetada por um arquiteto famoso. Trata-se de um espaço experimental para inovar e criar na arquitetura!
O Pavilhão Anual 2010 faz parte da Galeria Serpentine - de Jean Nouvel.Trata-se de um espaço experimental para inovar e criar na arquitetura!
Abriga um café/restaurante e diversas atividades recreativas como jogos, além das atividades do evento “Park Nights” (Noites no Parque) que tem muita cultura: musica, teatro, palestras e filmes, etc.

Este ano, que comemora 40 anos de Pavilhão, o arquiteto que projetou o pavilhão foi o renomado arquiteto francês Jean Nouvel (uma comissão seleciona o trabalho).
Veja o vídeo do pavilhão em:
O Pavilhão 2010: uma estrutura em vermelho forte que contraste com o verde do parque.A cor vermelha simboliza os ícones britânicos.
O edifício consiste em uma arrojada forma geométrica, um imenso toldo retrátil e uma estrutura livre inclinada de mais 12 metros de altura em vidro, policarbonato e estruturas metálicas. O resultado é um estrutura em vermelho forte que contraste com o verde do parque. A cor vermelha simboliza os ícones britânicos como os boxes de telefone tradicionais, as caixas de correio e os ônibus de dois andares.


Hyde Park: O lago Serpentine é lindo e muito grande, cerca de 11 ha. Lá você pode alugar pedalinhos e barcos.

O lago Serpentine é lindo e muito grande, cerca de 11 ha (só para ter uma idéia de tamanho: o Parque da Jaqueira em Recife tem 7 ha),  e divide o Hyde do Kensington. Lá você pode alugar pedalinhos e barcos.
E já no “Kensington Parks, não deixe de visitar o Memorial do Príncipe Albert.
ALBERT MEMORIAL – Foi encomendado pela Rainha Vitória em memória do seu bem amado marido - Príncipe Albert (1872), que morreu muito jovem (42 anos) de febre tifóide. O príncipe era um grande apaixonado pelas ciências e artes e estava sempre envolvido em grandes projetos que promoviam a ciência e cultura e defendia uma educação gratuita para todos.


O belíssimo Albert Memorial no Kensington Gardens.

Albert Memorial: o estilo do monumento é o novo gótico o que lhe confere monumentalidade e explendor.

O estilo do monumento é o novo gótico o que lhe confere monumentalidade e explendor (Sir George Gilbert Scott). Tem belíssimos grupos escultóricos, em diferentes planos, representando os continentes (Europa, Ásia, América e África), as artes (arquitetura, poesia, pintura e escultura), as áreas de trabalho (engenharia, comércio, agricultura e indústria); e, perto do topo,  as 8 virtudes. Os mosaicos foram feitos em Murano (Itália).
Detalhe em dourado e esculturas do Albert Memorial - Kensington Gardens. Vale a pena, um olhar mais atento ao simbolismo do monumento.

Realmente, a rainha caprichou no monumento, que tem mais de 54 metros de altura e demorou mais de 10 anos para ser construído. Custou uma fortuna!
Acho lindíssimo!  Vale a pena, um olhar mais atento ao simbolismo do monumento.  Notem que o Príncipe tem o olhar voltado para o Royal Albert Hall – um grande espaço para espetáculos e concertos para mais de 5.000 pessoas. (Os Concertos - “Proms Concerts” - acontecem no meio de julho até o meio de Setembro)
PALÁCIO DE KENSINGTON– Um modesto palácio que também já foi residência real (1689-1760) onde a Rainha Vitória morou e foi a residência da Princesa Diana – hoje está sendo transformado.  Os Jardins são belíssimos!

MEMORIAIS NO ENTORNO DO WELLINGTON ARCH
É um setor entre o Hyde Park e o Green Park, hoje uma movimentada ilha de tráfego. É o espaço que tem mais memoriais em defeza da liberdade (aos que lutaram nas duas grandes guerras) por metro quadrado que conheço. O Reino Unido tem uma forte tradição de homenagear seus cidadãos através de memoriais. Um bom mercado de trabalho especializado para arquitetos e artistas. Destacam-se os memoriais da Austrália e da Nova Zelândia.  No Green Park (bem próximo) está o Memorial Canadense.
Os memoriais pedem: “Como sinal de respeito por favor não suba no monumento.”  Os mais recentes (são belas obras de arte)! Como evitar se estes convidam você a explorá-los?



Crianças brincando e escalando o AUSTRALIAN WAR MEMORIAL (2003) - Lindíssimo monumento, um painel semi-circular. contendo placas com lugares e nomes. Um dispositivo de água jorra em frente às placas criando movimento e fluxo.

NEW ZEALAND MEMORIAL (2006). Celebra os laços da Nova Zelândia com o Reino Unido e relembra sacrifício dos dois povos durante as duas guerras, incluindo os Maoris – o povo nativo. Está escrito em inglês e na lingua maori.

2. GREENPARK
Green Park - Portão belíssimo, próximo a entrada do Buckingham Palace.
Green Park – 19 ha (47 acres). É um parque mais calmo e tranquilo com muitas árvores e gramados. Delimitado pelo Picadilly, Constitution Hill e Queen’s Walk. Destaco o Canadian Memorial e o Portão Canadense, bem em frente ao Buckigham Palace.

CANADIAN MEMORIAL (1994) - Homenageia quase 1 milhão de voluntários canadenses que lutaram pela liberdade durante as duas grandes guerras. Novamente, crianças e adultos adoram explorar o monumento!
CANADIAN MEMORIAL (1994) - Apesar dos avisos de não subir nos monumentos,crianças e adultos adoram explorar o monumento!

3. ST JAMES’PARK
St James’s Park – 23 ha (58 acres).Tem uma forte vinculação real, política e literária. Cercado de três palácios reais. Tem lagos e ilhas para patos, gansos e pelicanos. Tem o mall, onde acontecem muitas paradas cerimoniais e eventos de celebração nacional como o desfile, no dia em que é celebrado o aniversário oficial da rainha (2º ou 3º Sábado em Junho) – “Trooping the Colours”. Uma boa oportunidade para quem quer ver Sua Majestade.

St James Park - Cercado de três palácios reais. Tem lagos e ilhas para patos, gansos e pelicanos.


Adquirido em 1531 por Henrique VIII. O atual desenho ( John Nash, 1827), ao estilo informal inglês, que se inspira nas formas orgânicas da natureza.
Na verdade, o St James Park pode ser considerado o parque do “Buckingham Palace”, com o longo mall que leva diretamente à Trafalgar Square, onde está a National Gallery (imperdível) e na outra opção, diretamente ao Parlamento, onde está o famoso Big Ben.
O St James é rodeado pelos grandes marcos referenciais de Londres, Downing Street, 10 – o endereço do primeiro ministro, do parlamento e do “Horses Parade Guard”...
BUCKIGHAM PALACE – O PALÁCIO DA RAINHA
Foi construído em 1703,  mas só tornou-se residência oficial da Rainha em Londres em 1837. Sim, é lá mesmo que acontece a tradicional troca de guardas, todos os dias as 11h30, e em dias alternados no inverno. Atenção: quando a bandeira está hasteada a rainha está no palácio.


O Palácio da Rainha - Buckingham Palace. Atenção: quando a bandeira está hasteada a rainha está no palácio.
É um palácio, de aparência austera, quase sem brilho, com exceção dos belíssimos portões, que virou um dos meus temas de fotografia. Nunca entrei!

A residência oficial da Rainha em Londres desde 1837.Sim, é lá mesmo que acontece a tradicional troca de guardas.

4. REGENTS PARK
Regent’s Park – 166 ha (410 acres). É o maior parque de Londres e onde fica também o Zoológico. Foi projetado por John Nash in 1812.
Regent's Park - os arranjos florais dos canteiros são lindos.


  Oferece muitas atividades esportivas, como quadras de tenis, piscinas, futebol e rugby alem de playgrounds e barcos no imenso lago principal.
Outro belíssimo arranjo floral característico dos jardins ingleses em Regent's Park.
Os jardins – Queen Mary’s Gardens são belíssimos! Tem mais de 30 mil rosas de 400 variedades. Os arranjos florais dos canteiros também são lindos.

PARTE 3 - PASSEIO ÀS MARGENS DO TÂMISA – THAMES SOUTH BANK
(Entre a Tate Modern/ Millenium Bridge e a London Tower Bridge)
Bela vista da London Tower Bridge - a partir da margem sul do Rio Tâmisa (South Bank).

Neste pequeno passeio (em torno de 1800 metros) à margem do Tâmisa, parte sul do Rio (South Bank), entre a Tower Bridge e a Millenium Bridge, você encontrará três pontes para veículos, 1 ponte para pedestre e uma ponte ferroviária.

Vista da Margem sul do Tâmisa a partir da London Tower Bridge. Hoje, grande parte da área faz parte de grandes projetos de revitalização urbanística.
 Entre as principais atrações, por ordem da caminhada estão: Tower Bridge, a Prefeitura e Câmara de Londres – City Hall, o HMS Belfast, a Hay’s Gallery, o Teatro de Shakespeare e a Tate Modern. Bem pertinho, atravessando a Tower Bridge está a célebre Torre de Londres – patrimônio da humanidade.
A região central ao longo do Tâmisa, antiga e histórica área portuária, ficou por longo tempo em processo de abandono e estagnação. Hoje, grande parte da área faz parte de grandes projetos de revitalização urbanística e ostenta algumas das mais modernas atrações londrinas. Os principais personagens/protagonistas são edifícios moderníssimos (“futuristas”) assinados por arquitetos de renome internacional como Norman Foster, Renzo Piano e Richard Roger.

O trecho inicial visitado faz parte de um grande complexo urbanístico – “More London”, que inclui  lojas, escritórios e um anfiteatro semienterrado (Scoop) onde se realizam concertos e outras atividades culturais ao ar livre, durante o verão.
“More London”, que inclui  lojas, escritórios e um anfiteatro semienterrado (Scoop) onde se realizam concertos e outras atividades culturais ao ar livre, durante o verão.
Para os interessados em conhecer mais sobre o“More London” ver: http://www.morelondon.com/


TOWER BRIDGE – PONTE DA TORRE DE LONDRES

É um dos marcos referenciais mais reconhecidos e famosos do mundo (1894), localizada ao lado da famosa e “sinistra” Torre de Londres – “London Tower”. Se eu tivesse que eleger um ícone para Londres (dificílimo!) a Tower Bridge empataria com o “Big Ben” – o famoso relógio do Parlamento. Com o crescimento da cidade e do Porto (sec 19), houve necessidade de se construir uma nova ponte, a leste da London Bridge, sem prejudicar as atividades portuárias. A ponte tem um estilo gótico vitoriano (exigência para combinar com a Torre de Londres) com 2 torres gêmeas, unidas por uma ponte basculante, que desce e sobe para passar os navios e duas plataformas para pedestres (ligando as 2 torres), em um nível mais elevado. 

Ponte da Torre de Londres - A ponte, com mais de 250 metros de comprimento, demorou 8 anos para ser construída e utilizou-se de 11.000 toneladas de aço.

Ponte da Torre de Londres - Belíssimo trabalho em ferro.
A ponte, com mais de 250 metros de comprimento, demorou 8 anos para ser construída e utilizou-se de 11.000 toneladas de aço. Era a ponte maior e mais sofisticada da época, utilizava energia a vapor para suspender as duas partes (quase 60 metros de vão livre cada) para a passagem dos navios (40 metros de altura). A ponte foi imortalizada em diversos filmes, como “Sherlock Holmes”. Houve um acidente inesquecível: um daqueles ônibus vermelhos de dois andares passava quando o motorista viu que a pista da frente afundava (o sinal sonoro não funcionou e a ponte se abriu), daí, acelerou e conseguiu atingir o outro lado sem feridos.

London Tower Bridge - Elevação das duas partes (quase 60 metros de vão livre cada) para a passagem dos navios (40 metros de altura).

Existe um espaço exibição que conta a história da ponte. Suba até o nível mais alto e aprecie a paisagem magnífica. E para não perder o espetáculo da elevação da ponte consulte o “site” para ver os horários (depende da escala da passagem dos navios). Tive sorte, consegui ver a ponte elevar-se (por 2 vezes). Que tal alugar o espaço mais elevado da ponte para uma festa especial, com uma vista deslumbrante? Clique no “Venue Hire” no endereço: http://www.towerbridge.org.uk/TBE/EN/index.htm
 
CITY HALL
O City Hall é o edifício onde funciona a prefeitura da Grande Londres (Great London Authority - GLA) e a Assembléia. Considerado um dos mais modernos e ecológicos edifícios de Londres (2002) foi projetado pelo famoso arquiteto Norman Foster que também projetou a “Millenium Bridge” (final do percurso).

A forma do edifício gerou inúmeras controvérsias por parte daqueles que não apreciam a arquitetura moderna, alguns chegam a compará-lo a um ovo deformado, a um capacete de bicicleta, a um farol de carro... E você, o que acha?
O City Hall - Prefeitura de Londres. A forma do edifício gerou inúmeras controvérsias por parte  daqueles que não apreciam a arquitetura moderna.
Os projetistas defendem esta forma (com estrutura em aço e vidro) como uma maneira de minimizar as áreas expostas ao sol e, assim reduzir o consumo de energia.
E você o que acha da relação “Tower Bride” e o “City Hall”?
Mas, este é um outro assunto que pretendo desenvolver em outra postagem: A arquitetura Moderna em Londres – Novo x Antigo ?

HMS BELFAST – O NAVIO MUSEU
Um fascinante museu flutuante em um grande navio de guerra, da Marinha Real  (Royal Navy) que foi construído em 1938 e foi utilizado na 2ª Guerra Mundial. Depois, fez várias operações e missões de paz no Oriente até 1963. Historiadores lutaram para resgatar o Belfast para o rio Tâmisa – seu porto final. 
Um fascinante museu flutuante em um grande navio de guerra, da Marinha Real
Abriga hoje uma exposição bem interessante para aqueles interessados em conhecer mais um pouco da história marítima britânica. Funciona como um setor do Museu Imperial da Guerra (Imperial War Museum) e é mantido por uma associação. Mais informações sobre estes museus que cobrem todos os conflitos da Bretanha desde a primeira guerra aos dias atuais: http://hmsbelfast.iwm.org.uk/ e http://www.iwm.org.uk/.


Você pode pegar o barco em vários ancoradouros (piers) e fazer  um bonito passeio ao longo do rio Tâmisa.

HAY GALLERY
O empreendimento dos Hays em armazéns/docas inicia-se no século 17. Ao longo dos vários séculos foi o local foi alvo de incêndios e outros danos, mas seu apogeu foi no início do século 20, quando tornou-se uma das maiores docas do império britânico, líder na importação e exportação. Na segunda guerra foi, como toda a área portuária de Londres, alvo dos bombardeios alemães. Com a modernização dos navios e a necessidade de cais maiores e mais profundos a Hay entrou em deterioração (1960s).
Hay Gallery - Antiga Doca restaurada tornou-se um espaço muito agradável à beira do Tamisa, repleto de lojas, restaurantes e galerias.
Houve um belíssimo trabalho de reconstrução em 1988, talvez um exemplo a ser seguido, uma vez que temos tantos armazéns no Bairro do Recife e outras áreas portuárias do Brasil. Hoje é um espaço muito agradável à beira do Tamisa, repleto de lojas, restaurantes e galerias. Vale a pena sentar-se e apreciar a maravilhosa vista do Tâmisa.


O TEATRO DE SHAKESPEARE – SHAKESPEARE GLOBE'S THEATRE AND EXHIBITION
Reconstrução idêntica ao teatro (1599) onde Shakespeare encenou suas peças. O original foi destruído pelo fogo em 1613 (talvez, durante uma das peças, um canhão tenha bombardeado o telhado de palha). Foi reconstruído em 1997, vizinho ao lugar do teatro original, para funcionar como um complexo educacional, teatral e cultural. Depois do grande incêndio de 1666, ficaram proibidos os telhados de palha, mas houve uma concessão especial para este Teatro. Lá você pode visitar além do teatro, uma exposição sobre o teatro elisabetano. Durante a temporada teatral é possível assistir parte dos ensaios. O teatro comporta 1.300 lugares (eram 3.000 no tempo de Shakespeare). Aqueles que ficam em pé pagam mais barato. Mais informações em: http://www.shakespeares-globe.org/



Teatro de Shakespeare - reconstrução idêntica ao teatro original (1599) onde Shakespeare encenou suas peças.


GALERIA TATE MODERN - TATE MODERN
Um prédio onde funcionava a antiga estação de energia foi reformado (arquitetos suíços Herzog e Meuron) e adaptado para uma galeria de arte. A imensa Tate foi aberta em 2000 e possui os mais importantes trabalhos de Arte Moderna e Contemporânea do Século XX e XXI, dos artistas renomados. Todos os movimentos podem ser revisitados: abstracionismo, expressionismo, cubismo, futurismo, pop art, minimalismo, construtivismo e arte conceitual... mais algum ismo??
A “família Tate” distribui sua imensa coleção em 4 espaços (Tate Britain, Tate Modern, Tate Liverpool, Tate St Ives). Como diz o slogan da Tate Britain: A casa da Arte Britânica desde o século 1500 até o presente dia (The home of British art from 1500 to the present day). A entrada é gratuita!
Soube que a Tate Modern está ampliando seu espaço para 2012 – Olimpíadas - e contruindo uma moderna pirâmide de vidro (alguma semelhança com a do Louvre?) que vai exibir fotografias, vídeos além de trabalhos da comunidade.
Visitem o “site” da Tate e fiquem por dentro do que está acontecendo. É impressionante a sua coleção e as atividades culturais: http://www.tate.org.uk/britain/ e http://www.tate.org.uk/modern/. Recomendo fazerem os cursos online e assistir ao vídeo “Explore Tate Modern”.
A imensa Tate possui os mais importantes trabalhos de Arte Moderna e Contemporânea do Século XX e XXI vista a partir da Millenium Bridge.
Da Tate Modern você pode pegar o Barco (Tate boat) e em 20 minutos visita a Tate Britain. Recomendo deixar para outro dia, é “overdose” de arte para um só dia!
MILLENIUM BRIDGE
Esta ponte de pedestres foi uma das obras de celebração do Milênio em 2.000. Teve um custo de 30 milhões de euros, na época.

O projeto foi de Norman Foster, o mesmo do City Hall, do Gherkin e de outras obras modernas em Londres (aguardem mais imagens nas próximas postagens).
Esta ponte de 325 metros de comprimento, 4 metros de largura e capacidade para 5.000 pedestres preservou a vista dos principais marcos da paisagem.
A Millenium Bridge preservou a vista dos principais marcos da paisagem.
Houve um pequeno problema estrutural assim que a ponte foi aberta: ela balançava demais! Mas, não tenham medo, isto já foi resolvido. Ainda balança um pouquinho, mas nada exagerado.
Aprecie a vista para dois importantes marcos londrinos: Catedral de São Paulo e Ponte da Torre de Londres. A ponte forma um longo eixo de pedestres até a Catedral de São Paulo (St Paul Cathedral).

A ponte Millenium Bridge forma um longo eixo de pedestres até a Catedral de São Paulo (St Paul Cathedral).

PARTE 4 - PARA TERMINAR
Escrever sobre Imagens do Reino Unido 1 foi um dos maiores desafios neste Blog. Não conseguia focalizar, tinha vontade de falar de tudo ao mesmo tempo. Bem, talvez isto aconteça quando a gente conhece um pouco mais o objeto/lugar.
O Reino Unido vai sediar as Olimpíadas 2012. Pois é, o trabalho já começou e tem muita obra sendo feita. Muita coisa vai melhorar ainda mais e vamos ter mais novidades e atrações para explorar. Visitem  e aproveitem este lugar não importa quando: antes, durante ou depois das Olimpíadas.
Tenho várias idéias sobre temas que posso explorar nas imagens do Reino Unido: os castelos, os colleges, os pubs, a arquitetura, os museus, o “countryside” (o campo é lindíssimo)... as ruas. Gostaria de apresentar,  na próxima postagem (novembro)  – IMAGENS DE OXFORD – lugar maravilhoso, onde tive a sorte de morar e estudar. Será uma homenagem, ‘in memorian”, ao grande amigo Tony Crowle (ex-residente de Oxford), a quem dediquei este blog.
Aguardem IMAGENS DE OXFORD!
Obrigada mais uma vez pelo carinho e incentivo de todos!  Um grande abraço.

E um agradecimento especial aos britânicos que conheci e me fizeram amar ainda mais este país.

Antonia Santamaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário