sábado, 2 de fevereiro de 2019

BOSNIA-HERZEGOVINA




1 - INTRODUÇÃO


 
Foto 1- A velha ponte em Mostar, na Bósnia-Herzegovina, simboliza a união entre o ocidente e o oriente.

O país chamado Bósnia e Herzegovina certamente não está na lista de destino da maioria dos viajantes, mas ele certamente vai lhe surpreender e também lhe encantar, tanto pelo seu patrimônio construído quanto pelas belezas naturais.

A história da Bósnia-Herzegovina é muito rica e permeada por muitas mudanças e disputas, desde o século 12, que promoveram a multiculturalidade, com influência dos sérvios, croatas, austro-húngaros, venezianos, bizantinos e turcos. Situada em uma região estratégica, esta nação oferece uma paisagem que sintetiza a fusão entre o Oriente e o Ocidente.

Foto 2 – O rio Neretva em Mostar, fez parte da rota comercial do poderoso império otomano.


Este é o lugar onde, hoje, você encontra igrejas de todos os credos tais como católicas, ortodoxas, mesquitas e sinagogas, bem próximas umas das outras em relativa harmonia.

Contudo, em 1992, ao decretar sua independência, este país foi arrasado por uma guerra civil sangrenta e devastadora.

Nos anos 90, durante a guerra civil, a capital do país Sarajevo, fundada pelos turcos no século 15, foi quase aniquilada, o que reduziu quase toda uma herança de 5 séculos a escombros. 

Foto 3 – Cicatrizes de feridas na guerra da Bósnia, ruínas de uma guerra insana e devastadora.

Transcrevo abaixo um pequeno texto que sintetiza a gravidade do conflito armado nos anos 90, que resultou no esfacelamento da ex-Iugoslávia, destacando a guerra na Bósnia, com graves consequências para o povo desta Nação.


Conhecida como pequena Iugoslávia por sintetizar a diversidade da antiga nação balcânica, a república da Bósnia-Herzegóvina faz limites com a Croácia (a norte e a oeste), Sérvia (leste) e Montenegro (a sudeste), além de ter uma minúscula parte de seu território banhada pelo mar Adriático.

Durante os anos de 1992 a 1995, o país foi palco dos mais violentos conflitos de fragmentação do território iugoslavo. Os confrontos provocaram cerca de 200 mil mortes e aproximadamente 2,5 milhões de refugiados.

Foto 4 – Mapa, encontrado em Mostar, que ilustra o esfacelamento da antiga Iugoslávia, no período de 1991 – 1999 com a independência dos vários países.

A Guerra da Bósnia teve início quando a Bósnia-Herzegóvina declarou sua independência, em 1992. Os Sérvios, opostos ao processo de separação, realizaram uma perseguição étnica expulsando grupos rivais das áreas sob sua ocupação, além de promoverem chacinas. Somente em agosto de 1995, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) promoveu a intervenção no conflito bombardeando as posições sérvias. Nesse mesmo ano, teve fim o mais sangrento conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Foto 5 - Exposição na parte leste do bairro antigo em Mostar que conta a história da cidade e das lutas enfrentadas. 

O Acordo de Dayton, assinado em dezembro, estabeleceu os limites territoriais da Bósnia-Herzegóvina nas atuais fronteiras. O Estado foi dividido em duas entidades: a República Sérvia (49% do território) e a Federação da Bósnia, muçulmano-croata (51%).

A Bósnia-Herzegóvina, juntamente com a Macedônia, é uma das repúblicas economicamente mais pobres da antiga Iugoslávia. A economia planificada, além dos conflitos que ocorreram no país durante anos, destruindo infraestrutura, causando mortes e fluxos emigratórios, prejudicou o desenvolvimento econômico nacional. Outro fator agravante foi o rompimento das relações comerciais imposto pela Sérvia e a Croácia.

Entretanto, desde 1995, o país avança cada vez mais no processo de recuperação da destruição causada pela guerra e tem se tornado um destino bem interessante e diferenciado da Europa, especialmente para quem está visitando a península dos Bálcãs.

Foto 6 – Pequena estação de trem na área rural da Bósnia, destruída durante a guerra e hoje recuperada. Um belo e emocionante trabalho de resgate das memórias de um povo.

Ainda em fase de superação de uma história turbulenta e reconstrução, a Bósnia oferece a você uma oportunidade única de visitar seus encantos, que ainda são muito subestimados.

A região tem agregado um conjunto de fatores que agregam o oriente e o ocidente, tais como cultura, religião, gastronomia e belezas naturais capaz de encantar e surpreender os viajantes.


 
Foto 7 -  Margem oeste do rio Neretva, em Mostar, próxima a ponte antiga.

Você ainda encontrará alguns dos efeitos danosos dessa guerra sangrenta em alguns pontos da paisagem, como cicatrizes deste período turbulento, a exemplo de estações e edifícios marcados por balas e/ou arruinados, que hoje servem mais como testemunhos vivos da dor enfrentada pelo povo.

Foto 8 – Prédios cravejados de balas, na antiga linha de frente de batalhas.

Ao mesmo tempo, você encontrará estruturas reconstruídas como símbolos de paz e reconciliação como a Ponte Velha de Mostar, sob o rio Neretva no centro antigo de Mostar.  

Foto 9 – Mesquitas e casario do antigo centro otomano, às margens do rio Neretva, em Mostar.

Mostar, uma das mais atrativas cidades do país, abriga diversas mesquitas, bazares e outros lugares históricos que vale a pena visitar.

Foto 10 – Arquitetura de tipologia oriental na margem leste do rio Neretva, em Mostar.


2 - ALGUNS DADOS SOBRE A BÓSNIA-HERZEGOVINA

·        Nome Oficial: Bósnia-Herzegovina
·        Extensão territorial: 51.129 km².
·        Capital: Sarajevo.
·        População: 3.766.579 habitantes. (Homens: 1.812.338; Mulheres: 1.954.241).
·        População residente em área urbana: 48,02%.
·        População residente em área rural: 51,98%.
·        Composição Étnica: Servo-croatas 92,3%, outros 7,7%.
·        Religião: Islamismo 60%, cristianismo 35% (ortodoxos 17,6%, católicos 17,2%, outros 0,2%), sem religião e ateísmo 5%.
·        Idioma: Bósnio ( o sérvio e croata também são falados).
·        Moeda: Marco convertível. Mas outras moedas são aceitas, incluindo a dos países vizinhos.


Foto 11 – Restaurantes na margem oeste do Rio Neretva, em Mostar.


3 - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Para planejar sua viagem e conhecer mais um pouco sobre o país, acesse os sites oficiais.

Site oficial de turismo:

Bosnian Institute: www.bosnia.org


Visit Mostar: http://visitmostar.ba/





4 - GASTRONOMIA E COMPRAS

A gastronomia tem forte influência do império otomano com o predomínio de especiarias orientais, onde se destaca os vegetais como tomate, pimentão, abobrinha e beringela recheados de arroz, carne moída, queijo ou grãos. E também as folhas de repolho e acelga. São deliciosos!

Visite os restaurantes a beira do rio Neretva e do riacho Rabobolya e se delicie com a culinária local, que pode incluir várias amostras da comida tradicional em um único prato. O prato tem custo baixo, bastante robusto e atende até 3 pessoas. Acompanhe a comida com o vinho da região.


Foto 12 - Prato da culinária tradicional com várias amostras da comida, em Mostar.

Os ingredientes utilizados são geralmente orgânicos, frescos e de origem local, com destaque para o queijo branco picante, a salada shopska e o pão local. Experimente a especiaria local: Cevapi: Carne moída em forma de quibe servida com pão fresco com kajmac (coalhada espessa).

Na parte oriental da cidade, no bairro antigo, não vai faltar variedades de lembranças nos muitos bazares existentes da cidade, desde artigos de casa, decoração até roupas e acessórios.


Foto 13 – Artigos de casa em uma das lojas típicas de Mostar.

Reserve um tempo para explorar a área e fazer compras.


5 - COMO CHEGAR

Mostar é a maior cidade da região de Herzegovina, na Bósnia e Herzegovina. Ela está localizada a cerca de 135 km da capital Sarajevo, quase a mesma distância de Dubrovnik (145 Km) e a 163km de Split, ambas na Croácia.

A melhor forma de visitar a Bósnia-Herzegovina e alguns dos principais atrativos da região é através de excursão de um dia inteiro, por cerca de 10 a 12 horas. As agências de viagem e o centro de informação turística em Dubrovnik oferecem vários passeios que incluem no roteiro na região de Herzegovina, com básicamente 3 principais atrativos: Medjugore, Mostar e a vila de Pocitelj. Também há várias ofertas na internet.


Foto 14 – Margem oeste do rio Neretva, com uma vista magnífica da paisagem.

Atenção, não esqueça de levar o seu passaporte, pois você estará entrando em um outro país, a partir da Croácia.



6 - PRINCIPAIS ATRATIVOS

O roteiro na região Herzegovnina – Neretva, mais proxima ao litoral, que apresento abaixo foi o que realizamos, a partir de Dubrovnik. A ordem que visitamos foi: Medugorje, Mostar e Pocitelj.

Uma rota cênica leva você através de aldeias pitorescas da Bósnia e Herzegovina, no trajeto entre as diferentes cidades, especialmente, à medida que você se aproxima de Počitelj.


Foto 15 – Počitelj é uma pequena vila medieval construída pelos otomanos em cima de um penhasco.

MEDUGORJE

Medugorje é um importante local de peregrinação católica desde 1981, quando aparições da Virgem Maria foram relatadas.


Foto 16 – Medugorje é um grande centro de peregrinação católica onde foram relatadas aparições da Virgem Maria, na Bósnia.


Ela está localizada nas verdes montanhas da Bósnia e Herzegovina. Muitas pessoas fazem uma peregrinação a Medugorje buscando a fé e a paz nessa cidade especial.

A lenda diz que, em 1981, Nossa Senhora apareceu para seis crianças em uma colina em Medugorje. Desde então, a pequena vila rural se tornou um dos mais importantes lugares de peregrinação da Europa. Mais de um milhão de pessoas de todo o mundo visitam a região a cada ano.


Foto 17 – A grande catedral dedicada a Nossa Senhora em Medugorje.


A excursão que fiz não incluiu a visita a Montanha da Aparição, onde acredita-se que Nossa Senhora apareceu. Dizem que a subida é um pouco desafiadora, mas que você será recompensado ao atingir a impressionante cruz implantada no topo da colina. Neste local você poderá visitar a Igreja e apreciar a tranquilidade no Jardim da Contemplação.


Foto 18 – Local onde são realizadas missas ao ar livre para os milhares de peregrinos em Medugorje.

A cidade tem uma boa infraestrutura para receber o turismo religioso, com muitas lojas para a venda de artigos e suvenires religiosos. Você também poderá assistir a uma cerimônia religiosa na imensa catedral dedicada a Nossa Senhora de Medjugore.


113451 Foto 19 - Artigos e suvenires religiosos são vendidos aos peregrinos em Medugorje.


MOSTAR

Situada na região da Herzegovina e capital do cantão de Herzegovina-Neretva, a beira do rio Neretva, a cidade de Mostar possui um pouco mais de 100 mil habitantes. A cidade sofreu muito com bombardeios durante a guerra dos anos 90.

Mostar significa “guardiã da ponte” e a travessia do rio Neretva sempre foi fundamental para a cidade, que no século 16 prosperou como centro importante de transportes do poderoso império otomano.


Foto 20 – Montanhas e vales fazem parte da região da Herzegovina.


O antigo bairro otomano, às margens do rio Neretva, chegou a possuir 27 mesquitas. Este núcleo de centro antigo, tombado pela UNESCO, bem como a ponte antiga foram destruídos durante o conflito, mas totalmente reconstruídos com ajuda internacional. Eu soube que o príncipe Charles da Inglaterra ajudou na reconstrução da ponte antiga, e participou da sua reinauguração.

Mostar é a cidade mais encantadora do país e oferece muitas oportunidades para se conhecer um pouco sobre a história do país e suas características culturais, incluindo a guerra civil. Você pode entender sobre o conflito e observar a relação harmoniosa entre as diferentes religiões o que sinaliza a esperança de uma paz duradoura.


Foto 21 – Igreja franciscana em Mostar.

A cidade tem uma boa infraestrutura turística e possui várias opções de restaurantes, hospedagem e lojas com produtos típicos para deixar o passeio mais interessante.

Sua maior atração turística é a famosa Ponte Velha - Stari Most, sobre o rio Neretva, na parte antiga da cidade, construída inicialmente em 1557, como uma das obras mais modernas de engenharia da época. A ponte foi bombardeada em 1993, durante a guerra e posteriormente reconstruída em 2004.


Foto 22 - O grande símbolo de união e esperança, a ponte velha, construída inicialmente em 1557. Observem os saltadores no alto da ponte


A ponte é bela e foi considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.



Foto 23 - Esta ponte magnífica foi bombardeada durante a guerra em 1993 e reconstruída em 2004.

A ponte em arco é conectada por duas torres medievais, o que proporciona à cidade uma identidade visual única. Observe uma atividade arriscada de jovens locais que por algum dinheiro oferecido pelos turistas mergulham nas águas do rio Neretva, 22 metros abaixo. A informação é de que há uma tradição secular mantida por um grupo de saltos, havendo até uma competição anual de saltos. Se você quiser saltar há um serviço do Clube de Saltadores, próximo a ponte, que oferece o equipamento e instruções.


Foto 24 – Uniformes de mergulhos, em cima da ponte antiga, para saltos nas águas do Rio Neretva, em Mostar.

Hoje a ponte antiga é um ícone e símbolo de paz e união entre as diferentes etnias e religiões ligando a parte católica (de maioria croata) com a parte mulçumana (outras origens). Também, esta ponte é considerada como um sinal de esperança no futuro e na convivência harmônica e respeito as diferenças.


Foto 25 – Na ponte antiga de Mostar, caminhando em direção ao lado leste do rio.


Atravesse a ponte e visite o atraente bairro otomano, restaurado após a Guerra nos anos noventa. Explore à pé as ruas antigas e o clima do oriente, o antigo Bazar, a Mesquita e os museus que contam a história da reconstrução da cidade.

Sugiro que visite a exposição promovida pela “War Photo”, logo depois da travessia da ponte, a leste do rio, que conta a história do país e dos principais conflitos durante a guerra dos balcãs.


Foto 26 – Na ponte antiga de Mostar, em direção ao lado leste, observe o espaço da exposição da "War-Photo" sobre a guerra da Bósnia.

Foto 27 – A frase; “Não Esqueça 1993”, quando quase tudo foi destruído em Mostar, Bósnia.


Esta cidade irá inspirá-lo por seu ambiente oriental com ruas sinuosas e edifícios orientais, pessoas simpáticas, comida deliciosa e uma cultura muito semelhante a Turquia.


Foto 28 – Passeios ao longo do riacho Rabobolya, entre vários restaurantes.

Foto 29 – Restaurantes às margens do riacho Rabobolya

Depois, sente-se e relaxe em um dos terraços dos restaurantes, a margem do rio Neretva ou ao longo do riacho Rabobolya e experimente a deliciosa comida tradicional.


Foto 30 – Cardápio do restaurante que almoçamos, às margens do riacho Rabobolya.


Após o almoço explore as muitas lojas para comprar algumas lembranças orientais únicas.


Foto 31 – Bazares ao longo da rua principal em Mostar, uma variedade incrível de artigos de inspiração oriental ou orientais.

 Foto 32 – Objetos orientais em lojas típicas de Mostar.


POČITELJ

A apenas 30km de Mostar e às margens do rio Neretva, Počitelj já foi um importante centro administrativo e político durante a Idade Média, sendo hoje considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Foto 33 – Pocitelj foi um importante centro político e administrativo otomano na idade média.

Esta pequena vila medieval, às margens do rio Neretva, foi construída em um penhasco rochoso no rio Neretva, e oferece uma ótima visão geral das características do Império Otomano.


Foto 34 – A antiga vila medieval foi construída pelos otomanos no século 16.

O pequeno vilarejo apresenta uma surpreendente arquitetura medieval com forte influência do império otomano, observada em sua imponente mesquita. As ruelas e casas de pedras ainda guardam resquícios da muralha que cercava o vilarejo entre os séculos 16 e 18.


Foto 35 – O pequeno vilarejo apresenta uma arquitetura medieval com forte influência otomana.


Dentre as principais atrações estão as edificações construídas durante o Império Otomano, como a imponente Mesquita Šišman Ibrahim Pasa (Hadži Alija), do século 16 e a escola mulçumana Šišman Ibrahim-pašina, ambas abertas à visitação. Outro atrativo importante é a torre de relógio do século 17, chamado de Sahat Kula, erguido no alto da montanha.

Um passeio imperdível é subir até o Kula, o forte da cidade no topo da colina com maravilhosas vistas da cidade, rio e arredores.


Foto 36 – O antigo forte da cidade fica no topo da colina com vistas maravilhosas da cidade.

O forte, hoje em ruínas, costumava abrigar vigilantes e militares que guardavam a cidade contra possíveis invasões pelo vale de Neretva.

Foto 37 – Suba até o forte e aprecie vistas incríveis de toda a redondeza.

A casa Gavrakanpetanović, que foi construída no final do século XVI e abrigou os capitães da família que protegiam a cidade é um exemplo de arquitetura residencial de aldeia com salas separadas para homens e mulheres.


Foto 38 – Comerciantes locais oferecem produtos aos visitantes.

Outras localidades do país recomendadas como de interesse para visitação são a capital Sarajevo,  a maior cidade da Bósnia e Herzegovina e também uma das mais importantes dos Península Balcânica. Outro atrativo natural de grande beleza compreende as cachoeiras Kravice, situada a apenas 40 km de Mostar.


Foto 39 – Ao fundo, a torre da mesquita em Mostar.


7 - CONCLUSÃO

Conhecer uma pequena parte da Bósnia-Herzegovina foi uma experiência surpreendente e acolhedora. O clima aconchegante, o ambiente construído de tradição oriental, as pessoas simpáticas e receptivas com as suas roupas tradicionais e costumes típicos contam de forma emocionante a sua história e a sua cultura.


Foto 40 – Clima aconchegante e ambiente construído inspirado na tradição oriental.

Apesar de ser um país pobre, ele oferece o que tem de melhor e alegre para o visitante. A beleza do cenário e as boas vindas deste povo sofrido que reconstrói o futuro com tanta esperança me cativou.


Foto 41 – As pessoas vestem roupas orientais e são bastante receptivas aos turistas.


Visite a Bósnia-Herzegovina e você ficará encantado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário