quarta-feira, 4 de abril de 2018

ALEMANHA 1 – BERLIM 2017


Foto 1 – O Parlamento, o símbolo da democracia em Berlim.


1 – ALEMANHA – O PAÍS

Da condição de tribos germânicas (bárbaros) por volta de 800 AC, a Alemanha tornou-se o mais poderoso dos estados, o reino dos francos, sob a regência de Carlos Magno no início da Idade Média. Depois, ela passou a ser chamada “sacro império romano germânico” em 900, que foi abolido em 1815 e resultou na Confederação Germânica.

No século 16, o país liderou a Reforma Protestante que resultou na grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente, iniciada por Martinho Lutero. Este fato abalou o país que praticamente foi dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).

No passado recente, a Alemanha foi palco de movimentos radicais que mudaram os rumos da história mundial e centro dos mais importantes acontecimentos do século 20 que resultaram em duas guerras mundiais devastadoras que transformaram o destino do mundo de forma catastrófica, insana e dolorosa.

Após a segunda guerra mundial, o país destroçado foi dividido em duas Alemanhas pelo Muro de Berlim – a Ocidental e a Oriental – que foi derrubado em 1989 com a reunificação do país.

Dos destroços, a Alemanha se reergueu e construiu uma sólida economia, hoje uma das maiores do mundo, a quarta potência e a maior da Comunidade Européia. O país é caracterizado pela elevada condição de vida de sua população e prosperidade econômica e considerado o sexto no ranking de competitividade pelo Fórum Econômico Mundial.

O território alemão é dividido em 16 estados que ocupam uma área de 356.733 Km2, onde vivem cerca de 82,2 milhões de habitantes.

A República Federal da Alemanha é constituída de dezesseis unidades federadas. Três cidades (BerlimHamburgo e Bremen) possuem estatuto de estado e são denominadas cidades-estado.


Foto 2 – Portão de Brandenburgo, um dos maiores ícones da reunificação da Alemanha e símbolo da união entre os cidadãos.

Um dos orgulhos dos alemães é o seu parque tecnológico de alto nível, onde se destaca a sua indústria automotiva (algumas marcas são cobiçadas pelo mundo tais como a BMW, Mercedes-Benz, Audi), além do futebol e da cerveja.

Para o turismo, a Alemanha é uma terra de contrastes, onde se mescla o medieval com moderno, vilarejos tipicos com grandes metrópoles, além de florestas, lagos, montanhas, palácios e monumentos de grande beleza. A região da Baviera, ao sul, se destaca como um roteiro turístico muito popular pela sua alegria e folclore. Entretanto, há muito que se ver na Alemanha, desde vilas e cidades medievais até centros modernos de grande expressão. Nestes cenários, o visitante irá certamente encontrar serviços impecáveis e infraestrutura turística e urbana excepcionais.

Sei que a lista é imensa, mas cito alguns cidadãos alemães que influenciaram o mundo na arte e na cultura: Thomas Mann, Günther Grass, Herman Hesse, Goethe, Schiller (escritores e poetas); Nietzsche, Marx, Engels, Schopenhauer (filósofos); Bach, Händel, Beethoven, Wagner, Brahms (música).


Foto 3 - Estátuas de Marx e Engels no Marx-Engels-Forum, próximo ao Bairro de São Nicolau – Nikolaiviertel.

DADOS GERAIS

Localização: Europa Central
Limites: Ao norte pelo mar do Norte e Báltico (Dinamarca), a leste pela Polônia e República Tcheca, a sul pela Áustria e Suíça e a oeste pela FrançaLuxemburgoBélgica e Holanda (Países Baixos).
Superfície: 357. 050 km2
População: 82,2 milhões de habitantes.
Língua: Alemão
Moeda: Euro
Área territorial: 357. 050 km2.
População: 82,2 milhões de habitantes.

2 – UMA INTRODUÇÃO A BERLIM

Berlim, capital da Alemanha, foi o epicentro do poder de uma guerra jamais vista e de destruição. Ela é o símbolo maior de uma trajetória de renascimento onde se destaca uma história de luta, sofrimento, superação e abnegação na reconstrução de um mundo melhor e mais fraterno.


Aliás, Berlim é um eterno canteiro de obras. Sempre há o que construir/reconstruir para melhor, para tornar a cidade com maior qualidade e conforto, para funcionar melhor.


Foto 4 – Sempre há alguma coisa sendo construída em Berlim, no caso, esta grande obra urbana pretende melhorar a acessibilidade, com uma nova linha de metrô até a Ilha dos Museus e Alexanderplatz.


Além de capital da República Federal da Alemanha, Berlim é também a maior cidade do país, com 3,4 milhões de habitantes, e um dos estados federados. Está inteiramente localizada dentro do território de Brandemburgo, na região nordeste do país.

(A seguir, utilizo de texto de minha pesquisa na internet: http://www.dw.com/pt-br/berlim/a-875819 )

Os primeiros registros de menção a Berlim datam de 1237. Após a criação do Império Alemão, em 1871, (Berlim) tornou-se o centro político, industrial, científico e cultural da Alemanha. Em 1939, a capital alemã contava mais de 4 milhões de habitantes, sendo uma das grandes metrópoles da Europa.

A Segunda Guerra Mundial teve conseqüências assoladoras para Berlim. Levou à destruição quase completa do centro da cidade e das áreas industriais. Como a própria Alemanha, também a sua antiga capital foi dividida em quatro setores pelas potências vencedoras. Berlim estava localizada, contudo, dentro da zona soviética de ocupação do país.

A construção do Muro de Berlim em 1961 foi a resposta dada pela liderança comunista à fuga de um grande número de cidadãos da RDA e da parte oriental de Berlim para a parte ocidental da cidade e do país. O Muro caiu em 1989 com a derrocada do regime comunista. Em solenidade oficial em Berlim, a unificação da Alemanha foi consumada em 3 de outubro de 1990. Desde 1994, a Berlim unificada é novamente a capital de toda a Alemanha.

(Com a queda do muro, Berlim também se tornou acessível para o mundo e suas diferentes culturas e raças. Hoje é uma cidade multicultural, onde vivem povos de mais de 150 nações, o que a torna excepcional)


 Foto 5 -  O Muro de Berlim, a grande barreira que dividiu a cidade ao meio por quase trinta anos.

Berlim passou por uma mudança radical em sua economia. Principalmente nos anos que se seguiram à reunificação da Alemanha, foram investidas enormes somas na melhoria da infra-estrutura, do trânsito e na reconstrução da cidade. Como sede do Parlamento e do governo federais, como portão para o Leste Europeu e dotada de uma excelente infra-estrutura, a cidade voltou a destacar-se também como centro econômico.

Cada vez mais turistas incluem Berlim em seu itinerário de viagem. Localidades como a elegante praça Gendarmenmarkt, próxima à rua de compras Friedrichstrasse, bem como a avenida Unter den Linden, que leva ao Portão de Brandemburgo e ao bairro do governo, são alguns dos pontos prediletos na ex-Berlim Oriental, enquanto a avenida Kurfürstendamm concentra visitantes no oeste da cidade.

Na antiga Faixa da Morte, a zona de acesso proibido próxima ao Muro, onde antes ficava a praça Potsdamer Platz, surgiu praticamente um bairro novo, com diversos edifícios de arquitetura moderna e ousada modificando o horizonte da cidade. Também a praça Alexanderplatz, antigo centro da Berlim Oriental, foi quase completamente reformada nos últimos anos.


Foto 6 - Arquitetura moderna, um símbolo de renovação urbana na Potsdamer.  

(Termina aqui a transcrição do texto)


Berlim contém um grande número de patrimônio cultural e natural listado pela Unesco e uma vida cultural rica,  vibrante e também jovem que atraem e encantam o visitante.

Como destaques estão o conjunto da Ilha dos Museus, além de vários outros museus, coleções e galerias particulares de renome internacional.


Foto 7 - Ilha dos Museus, uma excepcional ilha da cultura com concentração de tesouros da humanidade,  banhada pelo rio Spree.

Berlim conta com três óperas, a Filarmônica, numerosos teatros, salas de concertos e bibliotecas. Também sedia o Festival Internacional de Cinema (Berlinale) e o Encontro do Teatro, destaques nas atividades culturais da metrópole européia.

O urso preto, é o símbolo da cidade de Berlim. Este animal com língua e garras vermelhas já era estampado no brasão de Berlim desde o século 13.


Foto 8 – O Urso preto é considerado o símbolo de Berlim. Veja que o encontramos no parque de Berlim a disposição dos turistas.

Nos últimos anos, o cenário da cidade tem se transformado profundamente com a construção de grandes avenidas e infraestrutura urbana, além de edifícios de vanguarda, obras de renomados arquitetos mundiais.


DADOS BÁSICOS SOBRE BERLIM

População: 3,5 milhões de habitantes (estimativa dezembro de 2015) 
Área (em km²): 891,68
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 3.891
Principais Atividades Econômicas: serviços, finanças, biotecnologia, equipamentos médicos e turismo
Rios Principais: rio Spree (corta o centro da cidade), afluente do rio Havel


Foto 9 -  O Rio Spree que margeia a área central de Berlim, proporciona perspectivas diferentes de suas margens e bairros.


3 - INFORMAÇÕES ÚTEIS E TURÍSTICAS

Eu sugiro alguns sites úteis e interessantes para planejar a sua viagem a Berlim.

O site oficial é: https://www.visitberlin.de/en

Você pode acessar os mapas abaixo para se orientar e planejar seu roteiro em Berlim.

Neste site Berlin Map 360°, você encontra um conjunto de mapas bastante úteis para se locomover e ter acesso aos diferentes lugares: http://pt.berlinmap360.com/

Nele, você encontra os mapas de transporte de Berlim, tais como o mapa do metrô (U Bahn), mapa do trem (S Bahn), mapa do bonde, mapa da balsa, mapas turísticos da cidade de Berlim (mapa de monumentos, mapa de ônibus turísticos), mapas dos distritos e bairros, mapas dos aeroportos, mapas das ciclovias e estações (Call a Bike) e mapas do muro de Berlim.


Foto 10 - Turistas no portão de Brandenburgo, o grande ícone de Berlim.

Este é o mapa de Berlim no Google:

Os principais centros de informações turísticas - Berlin Tourist Info, na sua chegada estão no aeroporto Tegel e na Estação Central de Berlim (Hauptbahnhof). No centro tem um no Portão Brandemburgo, Pariser Platz, portaria sul. 

Eu recomendo um blog super útil e atualizado, escrito por uma brasileira que mora em Berlim e oferece serviços de turismo: http://simplesmenteberlim.com/


4 - COMO CHEGAR, SE LOCALIZAR, CIRCULAR E MELHORES LOCAIS DE HOSPEDAGEM

Para se locomover em Berlim, que é uma cidade grande, bem espalhada, mesmo na área central, recomendo adquirir o BERLIN WELCOME CARD, que vai permitir,  no meu caso foi o de 4 dias, transporte ilimitado durante os seus dias de permanência, em todos os tipos de transporte, sem necessidade de perder tempo em adquirir bilhetes isolados.

No caso do cartão dos museus - BERLIN MUSEUM PASS, se você gosta e dispõe de bastante tempo para visitar museus, faça as contas e decida se vale a pena adquirir o cartão.


Foto 11 – A Alexanderplatz  funciona como um grande hub de transporte, concentrador de grandes atividades no seu entorno.

Eu cheguei a Berlim por trem, na estação central (fica ao norte, não muito distante do Portão de Brandenburgo), que tem uma super estrutura de atendimento ao turista na própria estação, onde você pode pegar o seu cartão de transporte e outros. Atenção, para validar na primeira vez que usar!

Os sistemas de transporte funcionam perfeitamente: trem, bonde, onibus, metrô. Além disso, a cidade dispõe de um excelente transporte cicloviário. Aproveite e conheça Berlim de bicicleta.

Uma das principais referências urbanas é a famosa via Unter den Linden, que parte do Portão de Brandenburgo – Brandenburg Tor, até encontrar o rio Spree, já no final da Ilha dos Museus. Esta larga avenida corre no sentido leste - oeste, ao longo de 1,5 km, e abriga grandes atrativos. Vale a pena caminhar por ela!


Foto 12 – A Torre de TV na Alexanderplatz é um marco referencial visualizado de todos os recantos da cidade.

No extremo oeste da avenida, logo após o Portão de Brandenburgo, fica o famoso parque da Cidade, o TIERGARTEN e, no extremo leste, logo após cruzar o Rio Spree, está a famosa ALEX – ALEXANDER PLATZ – o maior HUB da cidade e onde se encontra a famosa Torre de TV.

O rio Spree também corre próximo, no sentido leste – oeste, ao norte da citada avenida. Experimente um passeio de barco ao longo do rio.

A melhor opção de hospedagem é a área central de Berlim, denominada MITTE, ou no seu entorno. Eu me hospedei bem próximo a praça Alexander Platz.


5 – GASTRONOMIA

A carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos típicos da culinária alemã. As batatas e as salsichas também são muito consumidas.

Alguns pratos típicos da culinária da Alemanha são: Chucrute (conserva de repolho), Esbein (joelho de porco assado ou frito), boulette (bolinhos recheados com carne); Schlachtplatte (uma salsicha feita com sangue de porco; salsicha feita do figado; fatia de bacon; pele, carne e gordura da barriga do porco; acompanhado de chucrute e pão) e Bratkartoffeln (cozido de batatas com bacon e cebolas).



Foto 13 -  Se estiver próximo da região de Kurfurstendamm, uma boa opção para almoçar é o restaurante da famosa loja de departamentos KaDeWe.

A bebida alcoólica mais consumida é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existem cerca de 1.200 cervejarias. O maior festival de cerveja do mundo Oktoberfest ocorre na cidade de Munique.

Não experimentei, mas tem até uma tour de “bicicleta”, onde você pode pedalar enquanto toma cerveja, pelas ruas de Berlim: http://www.bigbike-berlin.de/?q=home

Berlim está cheia de restaurantes tradicionais e internacionais bem como de locais que servem lanches e refeições rápidas – imbiss – em alemão. Não deixe de experimentar a tradicional salsicha Curry Wurst – o prato tradicional da cidade: salsicha com muita mostarda e curry em pó, nos quiosques da cidade.


Foto 14 - Quiosque do Curry Wurst, prato tradicional da cidade): salsicha local com molho especial e finalizado com curry em pó.

Para acompanhar peça a tradicional cerveja local. Prost! (Saúde em alemão). Experimente também a Berliner Weisse, cerveja misturada com xarope de framboesa.

A variedade de pães é impressionante!


 Foto 15 – Experimente o Bretzel, espécie de pão seco em forma de nó, muito apreciado e encontrado nas ruas.
6 – COMPRAS

Veja abaixo alguns endereços imperdíveis para compras em dois polos diferentes: uma na região de Kurfürstendamm/ Kurfurstenstrasse / Tauentzienstrasse e a outra no entorno da Alexander Platz.


Foto 16 - Europa Center é shopping muito popular no entorno da área Kurfurstendamm.

Kurfürstendamm
A principal rua do lado oeste, é uma das mais famosas e caras de Berlim. Lá encontram-se restaurantes, hotéis, shoppings e lojas que vão desde as grifes de luxo até lojas de departamento mundialmente conhecidas, como Zara, H&M e C&A.
Como chegar: Estação Kurfürstendamm U1 U9

Peek e Cloppenburg
Loja de departamentos bem no início da Kurfürstendamm, quase ao lado da KaDeWe. Possui muitas marcas voltadas para os jovens e com boas promoções.
Como chegar: Tauentzienstraße 19 – Estação Wittenbergplatz‎ U1, U2 E U3. 

KaDeWe 
É a maior loja de departamentos da Alemanha e a segunda da Europa, perdendo apenas para a Harrods em Londres. São mais de 60 mil metros quadrados divididos em 7 andares, com um publico próximo de 50 mil pessoas por dia. O sexto andar é voltado para a venda de comidas e o sétimo e último possui um ótimo restaurante. 
Como chegar: Tauentzienstraße 21 – Estação Wittenbergplatz‎ U1, U2 E U3. 


Foto 17 – KaDeWe é a maior loja de departamentos da Alemanha e a segunda na Europa.

Europa-Center
Shopping center localizado entre a KaDeWe e a Kurfürstendamm.
Como Chegar: Tauentzienstr. 9-12. U-Bahn: Linhas U1, U2 e U3 estação  Wittenbergplatz

OUTRAS:
Galeria Kaufhof 
Outra loja de departamentos muito conhecida. A área de roupas e artigos esportivos é muito variada e sempre tem boas promoções. Há ainda um bom setor de malas e acessórios de viagem, além de eletrônicos, perfumes, roupas de marca, entre outras coisas.
Como chegar: Alexanderplatz 9 – Estação Alexanderplatz U2, U5, U8, S5, S7, S9. www.galeria-kaufhof.de

Mitte
As ruas do bairro Mitte, bem próximo à praça Alexanderplatz, possuem uma grande quantidade de lojas voltadas para o público jovem.
Como chegar: Neue Schönhauser Straße. Estação Weinmeisterstraße‎ U8.

Galeries Lafayette Berlin
Filial da famosa galeria de Paris, com moda e comida francesa em um prédio bem moderno e estiloso.
Como chegar: Friedrichstrasse 76-78 – Estação Französische Straße‎ U6.


Foto 18 – A filial da famosa Galleries Lafayette de Paris em Berlim.

7 - PROGRAMA NOTURNO

Berlim tem centenas de opções de lazer noturno para agradar a todos. Há muitas ofertas de concertos na cidade. Para um programa de música clássica há muitas opções, algumas mais concorridas e que devem ser compradas com bastante antecedência.

Algumas opções de espetáculos musicais podem ser encontradas em:
FILARMÔNICA DE BERLIM
KONZERTHAUS (CASA DE CONCERTOS)
SCHLOSS CHARLOTTENBURG, ORANGERIE
https://www.classictic.com/de/sitesearch/?search=Schloss%20Charlottenburg,%20Orangerie


Foto 19 – Concerto da orquestra Berlin Residence  Orchestra  no Palácio de Charlottenburg

Recomendo fortemente o programa de uma excursão “Uma noite no Palácio Charlottenburg pelo palácio, jantar e concerto com a Berlin Residence Orchestra” Maravilhoso! Além da excelente orquestra e música de Mozart, acontece em um palácio belíssimo, com tudo devidamente caracterizado para a época de Mozart.

Chegue bem antes para conhecer o Palácio. O jantar começa às 18h, e o concerto começa às 20h. Termina às 22:30.


8 - PRINCIPAIS ATRATIVOS

Antes de planejar cada roteiro de cidade, utilizo algumas informações de guias turísticos que considero interessantes. Desta vez, utilizei as informações do guia Berlim: Seu guia passo a passo, em sua versão no Português, o título original é Cartoville Berlin. Este guia tem mapas detalhados e atualizados e é muito prático. Tem títulos para várias cidades. Como ponto de partida , faça uma lista de “Atrações Imperdíveis” e do “Melhor da Cidade”. Transcrevo abaixo o que encontrei para Berlim.


Foto 20 – O Parlamento – Reichstag, um dos maiores atrativos de Berlim.


8.1 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM BERLIM


Museumsinsel – Ilha dos Museus - agrupamento de cinco museus de arte
Brandenburger Tor – Portão de Brandemburgo, com suas colunas dóricas encimadas pela Quadriga da Vitória, símbolo da cidade
Holocaust-Mahnmal – Memorial do Holocausto
Reichstag – Antiga sede do Parlamento Federal
Hamburger Bahnhof – Museu fur Gegenwart – Berlim (Estação Terminal da Linha Berlim – Hamburgo)
Alexanderplatz - Gigantesca esplanada e hub – grande centro de atividades
Checkpoint Charlie – Antiga e famosa passagem entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental
Potsdamer Platz - Local que foi bombardeado pelos aliados e foi dividida pelo Muro de Berlim. Hoje ocupada pelos futuristas complexos de concreto e aço, símbolo de renovação urbana de Berlim
Schloss Charlottenburg – Ambiente de vilarejo e castelo barroco
Kurfurstendamm – Antes era “calçada dos príncipes-eleitores” que levava ao Pavilhão de caça, hoje tornou-se o centro burguês de Berlim, antes ocidental.

Foto 21 – Vista do entorno, de cima da Torre de TV, na Alexanderplatz. Observe lá em baixo o Bairro de São Nicolau.

8.2 O MELHOR DE BERLIM

- Comer um currywurst – lingüiça frita fatiada e coberta de ketchup e curry em pó, servida em pratinho de papelão 
- Entender a "Ostalgia" - Nostalgia do cotidiano na Alemanha Oriental (DDR museum
- Descobrir o Muro de Berlim por baixo – Passeio ciclo turístico ao longo da antiga fronteira. Pode se descer nos bunkers e nas estações de metrô fantasmas (Mauerweg, Gendenkstatte Berliner Mauer, Berliner Unterwelten)
- Marcar um encontro em um Biergarten – mesas a sombra de grandes arvores... (Golgatha, Café AM Neuen See no Tiengarten)
- Ouvir a melhor tecno – Clubbing e musica eletrônica (Berghain)
- “Xeretar” nos Flohmarkte – Nos domingos quem não come brunch vai visitar o Mercado das Pulgas (Mauerpark, Arkonaplatz, Tiergarten)
- Andar de bicicleta
- Fazer piquenique no Tiergarten – Um dos maiores parques urbanos do mundo
- Ir a um espetáculo – sete orquestras sinfônicas e três grandes óperas e trupes de teatro, clássicas a vanguardistas (necessário reservar para as grandes salas).
- Descobrir a Berlim alternativa – street art nos muros, apresentações em espaços abandonados, exposições em antigos complexos industriais




Foto 22 – Berlim é uma cidade musical, recomendo assistir a um Concerto em Berlim


8.3 - ROTEIRO SUGERIDO

Durante três dias em Berlim, planejei e realizei roteiro abaixo. Suficiente? Não. Recomendo reservar mais um dia em Berlim.

DIA 01 – MANHÃ: 1 - Memorial e Centro de Documentação do Muro de Berlim - Gedenkstätte Berliner Mauer  / 2 - Checkpoint Charlie & Mauermuseum  / 3 - Topografia do Terror  / 4 - East-Side-Gallery / Museu Judeu (opcional)

 

DIA 1 – TARDE: Alexanderplatz/ Torre de TV Berliner Fernsehturm / Prefeitura de Berlim (Berliner Rathaus) / Nikolaiviertel (Bairro de São Nicolau)

DIA 02 – MANHÃ: Reichstag / Parque Tiergarten / Memorial ao Holocausto / Hitler’s Bunker (área em um estacionamento próximo ao Memorial) / Portão de Bradenburgo / Unter den Linden
                                                   
DIA 02 – TARDE: Ilha dos Museus – Museumsinsel (Museus: Pergamonmuseum e Neues Museum) / Catedral de Berlim

DIA 3 – MANHÃ: Gendarmenmarkt / Potsdamer Platz e entorno

DIA 3 – TARDE: Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche – Igreja Quebrada / Kurfürstendamm – Principal rua de compras de Berlim e entorno


EXECUTANDO O ROTEIRO

DIA 1 – MANHÃ (PERCORRENDO TRECHOS DO MURO DE BERLIM)


Foto 23 - Cenas de um Muro  em 1961 (Início de uma divisão).

Este dia é dedicado a percorrer o MURO DE BERLIM, isto é, alguns dos principais remanescentes físicos (pedras, construções, túmulos, memoriais...) e vivenciar a memória coletiva e individual tais como depoimentos, testemunhos, sofrimento e imagens espalhados por toda a Berlim.

Berlim foi uma cidade dividida por quase 30 anos, uma cidade com uma muralha bloqueando o seu coração. Esta barreira não era apenas física, ela simbolizava a divisão do país e do mundo em duas forças e poderes opostos: o Ocidente e seus aliados capitalistas liderados pelos Estados Unidos (República Federal Alemã – Berlim Ocidental) representava o Mundo Capitalista e o bloco do leste – o Mundo Socialista, sob o domínio do regime soviético (República Democrática Alemã – Berlim Oriental).

Para evitar a fuga de seus cidadãos para o lado ocidental o governo comunista construiu o muro em 13 de agosto de 1961, de forma rápida que surpreendeu a todos. Famílias e amigos foram separados!

A “Muralha”que separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental tornou-se cada vez mais segura e sofisticada. Ela percorria 155 quilômetros com uma altura de até 4,20 metros de altura, somente na região metropolitana de Berlim, o Muro tinha mais de 43 quilômetros de comprimento. 

Soldados armados, em mais de 300 torres de observação, vigiavam 24 horas para evitar fugas a Berlim Ocidental. A faixa interna ao muro, conhecida como "Faixa da Morte", tinha 100 metros de largura, com diversos tipos de obstáculos.


Foto 24 - Cenas de um Muro em 1963.

Apesar de todo o perigo de vida, muitos cidadãos da RDA não desistiam de escapar para o ocidente  e tentavam atravessar o muro utilizando de todos os meios (alguns inusitados), através da água, do ar e da terra. Nos 28 anos que o Muro ficou de pé, houve 5075 fugas bem-sucedidas. Entretanto, muitos morreram, se acidentaram ou foram presos. Os números não são precisos e divergem. A Procuradoria Geral da República tem registro de 270 casos de morte ocorridas em tentativas de travessia do Muro, enquanto outras organizações falam em mais de mil mortos em toda a fronteira alemã. 

Hoje em dia, você pode encontrar remanescentes do muro ao longo da cidade. Há alguns roteiros que incluem pontos importantes que testemunham a construção, queda e a história do Muro de Berlim.

O mais curioso é o fato de que souvenirs de fragmentos do muro são vendidos em lojas de souvenirs, com certificados de autenticidade.


Foto 25 – Estranho este souvenir: Leve um pedaço do Muro, com certificado de autenticidade, para casa.

Veja mais sobre o muro em:


A seguir proponho um roteiro de caminhada por alguns trechos sobre os pontos mais explorados.


1 - Memorial do Muro de Berlim  - Gedenkstätte Berliner Mauer

Este Memorial está localizado na Bernauer Strasse, símbolo da divisão de Berlim, pois foi palco de acontecimentos dramáticos quando o muro dividiu esta rua (ao meio) e os seus prédios residenciais ficaram na parte leste, separando famílias e amigos.


Foto 26 - Chegando ao Memorial do Muro de Berlim, na rua Bernauer Strasse, palco de acontecimentos dramáticos.

Este memorial, fundado em 1998, se estende ao longo de 1,4 quilômetros. É o único local onde você pode observar as diversas camadas e sistemas de fortificações e observar 220 metros do muro preservados. Trata-se de um lugar que promove um espaço para luto pessoal, celebração coletiva, apresentação histórica e reflexão focada na memória das vítimas.


Foto 27 – "Janela da Lembrança", com imagens das pessoas que morreram ao procurar a liberdade, atravessando o Muro.

Entre os elementos internos e ao ar livre estão:

a)      Centro de Visitantes - b) Centro de Documentação - c) Capela da Reconciliação  d) Monumento e) Janela da Lembrança  f) Exposição "Border Stations and Ghost Stations in Divided Berlin" na estação Nordbahnhof.

Caminhe ao longo do muro ou do que restou dele pela área externa e aprecie os seus espaços tais como  a capela e o Centro de Visitantes e de Documentação.

Como chegar: Pegar o Metro da linha U8  e desce na estação Bernauer Strasse. U8: Bahnhof Bernauer Straße.

Seguir para o ponto 2: Pegar o Metrô - U6 U-Bahnhof Naturkundemuseum e descer na estação Kochstrasse U6.


2 - Checkpoint Charlie & Mauermuseum

Este foi um dos mais importantes pontos de cruzamento utilizados entre as duas “Berlims”. Antigo posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria que registrava a passagem dos membros aliados para a parte oriental.


Foto 28 – Este local foi um dos mais importantes pontos de cruzamento do muro, utilizado pelos membros aliados - Checkpoint Charlie.

Hoje é um dos locais mais visitados na cidade. Lá está a reprodução do cenário: a cabine, a bandeira e a barrigada, além dos “militares”, que fazem pose junto aos turistas encantados.


Do outro lado da rua está o Museu do Muro - Mauermuseum, que conta toda a história do muro de Berlim, incluindo as centenas de maneiras diferentes que as pessoas inventavam para cruzar o muro.


Foto 29 – Museu do Muro – Mauermuseum, conta a história do muro de Berlim e as diferentes e inusitadas maneiras que as pessoas usaram para a travessia do muro.

O museu foi fundado por Dr. Rainer Hildebrand, como forma de lutar pacificamente pelos direitos humanos, logo após a construção do muro. Os artefatos originais foram doados pelas pessoas que escaparam: balões, mini-submarinos, carros e aeroplanos. Surpreendente! Vale a pena ver.

Endereço: Esquina das ruas Friedrichstraße and Zimmerstraße. Friedrichstraße 43-45, 10969 Berlin Kreuzberg



Seguir pela rua Zimmerstrasse até o ponto 3


3 - Topografia do Terror  - Topographie des Terrors

Está situado em um lugar de lembranças atrozes, no escritório de comando da temida polícia secreta GESTAPO e SS, do Terceiro Reich, entre 1933 – 1945. Uma das exposições permanentes retrata a história destas instituições e os crimes que eles organizaram ali. Há ainda um grande pedaço do muro muito danificado. Este espaço recebe mais de um milhão de visitantes ao ano.


Endereço: Niederkirchnerstraße 8; 10963 Berlin Kreuzberg

Se ainda tiver tempo, visite o Museu Judeu - Jüdisches Museum Berlin. Ele fica próximo a Topografia, a poucas quadras em uma rápida caminhada. Não visitei, mas gostaria de ter visitado, também pela arquitetura clássica de Daniel Libenskind

Pegue o metrô na est. Kochstrasse U6 e mude para a linha U1, na Bahnhof Hallesches Tor. Desça na estação Warschauer Straße, uma das mais antigas da cidade e que era um importante ponto de transição entre as duas Alemanha,  chegando ao ponto 4. Logo em frente à estação começa a East-Side-Gallery.

4 - East-Side-Gallery



Foto 30 - East-Side-Gallery, um dos trechos do muro de Berlim, hoje transformado em uma exposição ao ar livre com trabalhos de 118 artistas de 21 países.

Uma exposição ao ar livre sobre o mais extenso trecho do Muro (1.316 metros de muro), às margens do rio Spree. Os painéis foram pintados por mais de 118 artistas, de mais de 21 países, em uma homenagem a queda do muro simbolizando a liberdade, a paz e a esperança por uma sociedade melhor e mais humana.

A exposição termina bem próxima a grande estação de trem/metrô, Ostbahnhof, da qual se pode acessar rapidamente qualquer parte da cidade.

Endereço: Mühlenstraße 1/10243 Berlin Friedrichshain

 

http://www.eastsidegallery-berlin.de/data/eng/index-eng.htm


Pegue o trem para a Alexanderplatz.


DIA 1 – TARDE


Foto 31 – Alexanderplatz, um dos mais importantes complexos de transporte e de comércio de Berlim.

ALEXANDERPLATZ E ENTORNO – ALEX

O espaço foi completamente destruído por bombas. Hoje, esta praça sem árvores é o maior complexo comercial e de transporte da região leste de Berlin. Seu apelido é Alex. Apesar dos esforços de reabilitação, o desenho não é considerado bom, pois constitui um caldeirão de estilos arquitetônicos incluindo edifícios modernistas e historicistas-stalinistas na gigantesca alameda Karl-Marx.

2956 Foto 32 – Alexanderplatz, apresenta uma diversidade de estilos ao longo de uma grande esplanada de concreto.

Trata-se de uma grande esplanada de concreto, um grande hub de transporte e de grande dinamismo, onde se concentram grandes lojas, hoteis, restaurantes além de numerosos serviços. O grande marco referencial é a TORRE DE TV – FERNSEHTURM, visível de todos os pontos da cidade.


Foto 33 - Torre de TV, um ícone para Berlim, tal como a Torre Eiffel em Paris.

Visite a grande loja de departamentos (Galeria Kaufhof) e o centro de compras Alexa Shopping.

A praça e entorno concentram várias atrações: o Relógio Universal de Eric John, a fonte da Amizade entre os Povos, a Fonte de Netuno (Neptunbrunnen), o prédio da Prefeitura de Berlim (Berliner Rathaus) e a igreja Marienkirche,


TORRE DE TV - BERLINER FERNSEHTURM

Esta torre, situada neste grande hub - Alexanderplatz - é mais alta estrutura de torre de tv da Alemanha com 368 metros de altura (1969), construída para demonstrar a força e a eficiência do sistema socialista. Ela é para Berlim um ícone assim como a Torre Eiffel é para Paris.


Foto 34 - O por-do-sol, na Torre TV, a 203 metros de altura no bar 203.

Visite o terraço de observação onde fica o Bar 203, a 203 metros de altura. Na torre giratória está o restaurante Sphere (a 207 metros de altura), que percorre 360 graus a cada hora. Vale a pena apreciar toda a Berlim do alto, em 360 graus no horário do por-do-sol.

Fique atento para evitar filas. Visite o site e veja as informações e dicas sobre a torre, inclusive tickets e horários em: https://tv-turm.de/en/homepage/


NIKOLAIVIERTEL – O BAIRRO DE SÃO NICOLAU

O minúsculo bairro, vizinho à grande praça, foi inteiramente reconstruído em 1987 de acordo com  o projeto do governo comunista da Alemanha Oriental para recriar uma atmosfera medieval no entorno da igreja de São Nicolal (1230) durante o aniversário de 750 anos de Berlim. O bairro é uma ilha de tranquilidade, contrastando com a dinâmica da praça Alex,  e fica localizado entre a Rathausstrasse, Breite Strasse, Spandauer Strasse & Muhlendamm.


Foto 35 – Bairro de São Nicolau, Nikolaiviertel, uma recriação de uma atmosfera medieval de 1987, para compor com a igreja medieval.

OUTROS MONUMENTOS DO ENTORNO

MARX – ENGELS – FORUM: Monumento dedicado aos pais do socialismo científico ou marxismo: Karl Marx e Friedrich Engels. A escultura, concebida por Erich Honecker, fica próxima ao bairro de São Nicolau.

IGREJA MARIENKIRCHE: É uma das igrejas mais antigas de Berlim que sobreviveram (século 13) à guerra. Ela foi construída em estilo gótico. Ver no interior, o afresco – Dança da Morte, inspirado na praga do século 15 e o púlpito de 1703.

Foto 36 – A Fonte de Netuno, na Alexanderplatz e ao fundo a Igreja Marienkirche, do século 13.


Endereço: Karl-Liebknecht-Strasse 8. Metro: Hackescher Markt, Alexanderplatz.

PREFEITURA DE BERLIM - ROTES RATHAUS: Prefeitura, construída em estilo renascentista italiano (1869), é denominada Prefeitura Vermelha por conta de sua cor ocre. A torre tem semelhança com o campanário feito por Giotto no Duomo de Florença. O prédio funciona como o escritório do prefeito e não está disponível para visita.

Foto 37 –  A Prefeitura de Berlim, a prefeitura vermelha por conta da sua cor ocre, é o escritório atual do Prefeito.
Endereço: Rathausstrasse 15.

DDR MUSEUM: Este museu, muito interativo e popular, reconstitui a vida cotidiana da antiga República Democrática da Alemanha. É muito recomendado para famílias.

Endereço: Karl-Liebknecht-Strasse,1



DIA 2 – MANHÃ


EDIFÍCIO DO PARLAMENTO ALEMÃO - REICHSTAG

Um dos maiores ícones de Berlim (1894) o Parlamento foi destruído (incendiado pelos nazistas em 1933), bombardeado, dividido pelo muro e reconstruído. Ele foi palco de momentos históricos e tornou-se emblema da reunificação.


Foto 38 - O Parlamento Alemão foi incendiado pelos nazistas, mas reconstruído como símbolo de transparência na grande cúpula.

O prédio foi restaurado com uma mistura de arquitetura antiga (neorenascentista) com a modernidade da sua cúpula de vidro (do famoso arquiteto britânico Norman Foster), simbolizando a volta da transparência à nação alemã.

Atenção: As visitas ao Reichstag (cúpula) devem ser agendadas previamente, com bastante antecedência. Vejam as datas e as regras em: http://www.bundestag.de/en/visittheBundestag/dome/registration/245686

Mais informações sobre o Parlamento: http://www.bundestag.de/en/   


PARQUE TIERGARTEN


Foto 39 – Passagem no Parque Tiergarten, o pulmão da cidade, originado de uma antiga reserva de caça.

Este parque é o coração/pulmão da Cidade (210 ha), originado de uma antiga reserva de caça. Hoje, o parque é uma imensa área verde, agradável de caminhar e de passar muitas horas. Mas, se o tempo é curto, recomendo caminhar, um pouco, pelas bordas do parque, na rua Ebertstrasse, no trecho entre a Potsdamer Platz e o  Prédio do Parlamento, margeando o museu do Holocausto.

 

 

MEMORIAL DO HOLOCAUSTO – HOLOCAUST-MAHNMAL

 

Este Memorial, inaugurado em 2015, é dedicado aos judeus mortos pelo nazismo na Europa.

 

É interessante a concepção do arquiteto americano Peter Eisenman (vencedor da competição) que criou 2.711 blocos de concreto escuro, em uma área de 19 mil metros, como se fossem lápides, simbolizando os judeus mortos. Segundo o autor, o desenho dos blocos (uniformes em concreto escuro) pretende produzir uma atmosfera de intranquilidade e de confusão, representando um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana.


 

Foto 40 – Memorial do Holocausto: uma área de 19 mil metros onde 2711 blocos de concreto escuro simbolizam os judeus mortos.

Os blocos, com alturas variadas, de alguns centímetros até mais de 4 metros, estão distribuídos em uma superfície ondulada que causam uma sensação de instabilidade.

 

No subsolo fica o Centro de Informações, onde uma exposição permanente trata sobre a perseguição e o extermínio dos judeus e mostra os detalhes biográficos de pessoas e famílias que foram vítimas do holocausto. No subsolo estão gravados os nomes de todos os judeus mortos conhecidos.


Foto 41 – O museu registra os nomes de todas as vitimas conhecidas do Holocausto.

 

Você pode passear livremente e a qualquer hora pela área externa dos blocos, mas o Centro de Informações tem horário definido de funcionamento.

 

O museu está situado na área central de Berlim, a apenas uma quadra do Portão de Brandenburgo.

 

 https://www.stiftung-denkmal.de/en/home.html

 

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1 / 10117 Berlin Tiergarten.
Horário: Centro de Informações, entre 10 – 20 horas.  Gratuito. Audio em espanhol: 4 euros.

Na esquina oposta a rua do Museu, lado esquerdo está o:

Hitler’s Bunker – O que resta do bunker é um painel em um estacionamento informando sobre como era a estrutura desta construção. Endereço: Esquina Gertrud-Kolmar-Strasse &  In den Ministergarten.


Foto 42 – Os painéis de um estacionamento, onde se localizava o "bunker" de Hitler mostra a sua estrutura.

PORTÃO DE BRANDENBURGO – BRANDEN-BURGER TOR


Foto 43 – Portão de Brandenburgo, testemunha da dinâmica história da cidade desde 1791.

Este monumento foi testemunha da dinâmica história da cidade desde 1791. De um símbolo da divisão durante a guerra fria, isolado pelo muro, ele tornou-se símbolo  da paz e da reunificação da Alemanha. As suas colunas dóricas sustentam, no seu topo, a Quadriga da Vitória, ícone de Berlim e um dos mais festejados atrativos da cidade.


Foto 44 - Detalhe do Portão de Brandenburgo – A quadriga da Vitória, símbolo da paz e reunificação da Alemanha.

As cenas comoventes, aos seus pés, durante a celebração da queda do muro em 9 de novembro de 1989, fazem parte da memória coletiva de todo o mundo. Ele coroa, em um dos extremos a famosa avenida UNTER DEN LINDEN. O Portão fica na Pariser Platz.

UNTER DEN LINDEN: Esta grande avenida, de cerca de 1,5 km e 60 metros de largura, se estende desde o Portão de Brandenburgo até a Ponte Schlossbrücke (Ponte do Palácio) sobre o rio Spree.


Foto 45 – Avenida Unter Den Linden, um dos grandes caminhos da cidade, cercada por prédios históricos.

A avenida se originou de um antigo caminho de cavalos que ligava o palácio até a reserva de caça (Tiergarten), onde depois foram plantadas árvores chamadas tílias (de grande altura). Por isso o nome que em alemão significa “Sob as Tílias”.

Recomendo um passeio ao longo desta avenida, com canteiro central e bem arborizada, onde se localizam prédios históricos, construções imponentes, monumentos, além de lojas, restaurantes e outras atrações.


Foto 46 – Trecho do canteiro central da Avenida Unter Den Linden, com a visão ao fundo do Portão de Brandenburgo.

A avenida Friedrichstrasse corre perpendicular aproximadamente ao meio da Unter den Linden. Após essa avenida, você encontra os prédios e construções de maior destaque, no sentido do Portão até o rio Spree, próximo a ilha dos museus.

Do lado esquerdo da avenida estão, na ordem do percurso:

Universidade Humboldt, é a mais antiga universidade, fundada em 1810 pelo cientista Wilhelm von Humboldt a pedido do rei Friedrich Wilhelm III. Ela era chamada Universidade de Berlim, mas foi renomeada em 1949 como Universidade Humboldt em homenagem aos irmãos Humboldt.  Originalmente, era o palácio do príncipe Heinrich da Prússia.

Foto 47 – Universidade Humboldt, a mais antiga universidade, renomeada em homenagem aos irmãos Humboldt.
A estátua em homenagem ao rei prussiano Friedrich, o Grande (Friedrich II), de 1851, está em frente a universidade.


Foto 48 - Estátua equestre do rei Friedrich, o Grande (Friedrich II).

Neue Wache (Nova Casa da Guarda) foi construída para ser a casa dos guardas reais (1818) e desde 1931 é um memorial às vítimas da guerra. Um belo exemplo da arquitetura neoclássica, com um pórtico dórico do arquiteto Karl Friedrich Schinkel.


Foto 49 - Nova Casa da Guarda, um belo exemplo de arquitetura neoclássica.

Zeughaus é o prédio mais antigo da Unter den Linden (1706). Este belo e imponente prédio, de ornamentação barroca, abriga o Museu Histórico Alemão – Deutsches Historisches Museum.


Foto 50 – O Museu Histórico Alemão funciona no prédio mais antigo da Avenida.

Não deixe de ver a ala moderna do museu, projetada pelo famoso arquiteto sino-americano Pei, que envolve de forma contrastante este prédio (2004).


Foto 51 - Ala moderna do Museu Histórico Alemão, projetada pelo renomado arquiteto PEI.
Do lado direito da avenida estão, na ordem do percurso:

Bebelsplatz: Antigamente era chamada Praça da Ópera, por abrigar a Casa da Ópera. Em 1933, livros de Bretch, Mann, Marx e outros foram queimados pelos nazistas.

Na praça está o belo prédio da Alte Bibliothek (biblioteca antiga), parte da Universidade Humboldt e onde funciona a faculdade de direito. 

A praça fica em frente a Universidade Humboldt

Próximo, está o Kronprinzenpalais (Palácio do Príncipe herdeiro), localizado entre o Alte Kommandantur e a Ópera. O prédio construído em 1663 foi totalmente reconstruído e abriga exposições e eventos culturais.


DIA 2 – TARDE

ILHA DOS MUSEUS – MUSEUMSINSEL

Esta ilha só de museus, no centro de Berlim, é tão excepcional que foi declarada declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. O conjunto foi concebido como um lugar dedicado a arte e a ciência. Museumsinsel fica ao norte da pequena ilha do rio Spree e abriga cinco museus de grande porte e imponente arquitetura (1828 – 1930). Os museus guardam um riquíssimo acervo de importância mundial, como tesouros e artefatos de mais de seis mil anos.


Foto 52 – Ilha dos Museus, dedicada a arte e a ciência, em uma das ilhas do rio Spree.

Os museus da ilha são: Altes Museum (Museu Antigo), Neues Museum (Museu Novo), Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga), Bode Museum (Museu Bode) e Pergamon Museum (Museu Pergamon).


Foto 53 – Museu Antigo – Alte Museum, o mais antigo museu da Ilha.

Cada museu possui uma peculiaridade em função da natureza do seu acervo. É difícil escolher qual deles visitar para quem tem pouco tempo em Berlim. Mas, vale a dica de percorrer toda a ilha e apreciar a imponente arquitetura e escolher visitar seletivamente alguns deles, em função das peças que você tem interesse.


Foto 54 – Area externa da Ilha, um agradável local para lazer e cultura.

Para mim, os dois museus selecionados foram:

Pergamonmuseum
Pela fascinante janela para o mundo antigo: escultura clássica e monumental arquitetura da Grecia, Roma, Babilonia e do Oriente Médio (arte islâmica). As preciosidades: Altar de Pergamo (170 A.c) e o Portão de Ishtar, Babilônia (seculo 6 A.c). É o mais famoso e visitado, com mais de um milhão visitantes por ano.

Neues Museum – Novo Museu
Pelas preciosidades do Egito Antigo como o busto da rainha Nefertiti, da pré-história e início da história antiga.


Foto 55 – o Neues Museum tem preciosidades do antigo Egito como o famoso busto da  Rainha Nefertiti (1353 a 1335 a.C.).

Para mais informações sobre os museus de Berlim acesse: https://www.smb.museum/en/home.html


Todo este complexo de museus e o seu entorno está em reforma até 2025, por conta de um grande projeto urbanístico.


Se ainda tiver tempo passe pela bela e imponente Catedral de Berlim.

CATEDRAL DE BERLIM – BERLINER DOM


Foto 56 – A majestosa Catedral de Berlim, em estilo barroco, construída em 1905.

Esta antiga catedral real foi reconstruída em estilo barroco em 1905. Este templo protestante abriga 95 sepulturas da família real. Você pode subir 267 degraus para visitar a torre e apreciar as vistas incríveis de Berlim.


DIA 2 – NOITE

PALÁCIO CHARLOTTENBURG - SCHLOSS CHARLOTTENBURG – Um dos mais bonitos interiores de palácios em estilo rococó da Europa.

Ele foi construído em 1695 como residência de verão de Sophie Charlotte, primeira rainha da Prússia. O Palácio foi ampliado em 1742 por Frederico o Grande.


Foto 57 – Palácio de Charlottenburg, residência de verão da primeira rainha da Prússia.

Um dos grandes destaques é o belíssimo jardim do palácio, em estilo francês.

Ver mais sobre o jardim em: https://www.spsg.de/en/palaces-gardens/object/charlottenburg-palace-gardens/.


Foto 58  - Jardim do Palácio de Charlottenburg, em estilo francês.

Neste Palácio assistimos ao concerto da Berlin Residence Orchestra. Veja nesta postagem em Programa Noturno. A excursão no Palácio, antes do Concerto, já estava incluída no ticket.


DIA 3 – MANHÃ

GENDARMENMARKT

É uma das praças mais bonitas e elegantes da cidade, com uma simetria perfeita cujo centro é a célebre Casa de Concertos de Berlim – Kozerthaus (1821), espelhada nas laterais, por duas igrejas idênticas: Catedral alemã - Deutscher Dom (1708) e Catedral Francesa - Französischer Dom (1705), uma em frente à outra.


Foto 59 – Catedral alemã em frente a sua irmã gêmea - Catedral francesa, na praça Gendarmenmarkt.

No centro da praça tem uma estátua do poeta Friedrich Schiller, de Reinhold Begas (1781).


Foto 60 - Konzerthaus, a grande casa de concertos de Berlim, na praça Gendarmenmarkt.

Na origem, ela foi uma praça de mercado da comunidade (1688), habitada, em sua grande maioria, por huguenotes, protestantes franceses perseguidos que tiveram liberdade religiosa. O nome atual vem de um regimento de soldados prussianos que se estabeleceram no local (1799).

Nessa região há vários restaurantes e lojas sofisticadas, incluindo a filial alemã da Galeries Lafayette: Galeries Lafayette Berlin,  a mais famosa galeria de Paris, com moda e comida francesa e um prédio bem moderno e estiloso.

Endereço: Friedrichstrasse 76-78 – Estação Französische Straße‎ U6. 


PASSAGENS SUBTERRÂNEAS - FRIEDRICHSTADTPASSAGEN – QUARTIER 206 E QUARTIER 207

A passagem subterrânea entre Franzosische Strasse e Mohrenstrasse foi projetada pelo arquiteto Jean Nouvel, chamada de Quartier. O elegante centro comercial Quartier 206 é ligado por passagem subterrânea ao Quartier 207, onde se encontra as Galeries Lafayette.
 
Da estação anterior pegar o metrô para a estação Potsdamer Platz - U2

POTSDAMER PLATZ

A praça foi devastada pelos bombardeios, mas atualmente simboliza a modernidade e dinamismo em Berlim, com grandes e modernos edíficios, entre eles o complexo Sony Center, que possui lojas, escritórios, sedes de empresas, restaurantes, cinemas e teatros.


Foto 61 -  Grande estrutura moderna do Sony Center, sede da empresa na Europa – Projeto ousado de Helmut Jahn.

Antigamente, a área era cortada pelo muro, onde se situava um dos portões de acesso. Hoje, a praça tornou-se um dos mais ricos exemplos de renovação urbana, com uma moderna reinterpretação de um lugar histórico por arquitetos famosos: Renzo Piano, Richard Rodgers, Helmut Jahn.


Foto 62 -  Fragmentos do muro de Berlim próximo a uma das entradas do metrô da estação Potsdamer Platz
A praça é dividida em três setores: Daimler City – um longo shopping de arte e de entretenimento, o Sony Center ancorado na praça com seu teto de vidro e o Beisheim Center – inspirado no desenho do skyline americano.


Foto 63 – Complexo de Lazer no Sony Center, na Potsdamer Platz.

A área é uma das mais movimentadas e visitadas de Berlim, por se constituir um grande complexo de lazer e de entretenimento incluindo hotéis, restaurantes, museus, teatros, cinemas, cafés e lojas.


Foto 64 - Museu do Cinema e calçada da fama, na Potsdamer Platz.

Esta região possui um conjunto de museus de alta classe como: Kulturforum, Museu dos Instrumentos Musicais, Museu do Cinema, Museu da Bahaus (arquitetura). A grande maioria está localizada à oeste da rua Potsdamer strasse.


Foto 65 - Museu dos Instrumentos Musicais, próxima a Potsdamer Platz.

Para os arquitetos e interessados, recomendo visitar o prédio no estilo funcionalista, projetado por W. Gropius (1964), fundador da famosa Bahaus - escola de arquitetura funcionalista 1919 – 1932), fiel aos princípios do funcionalismo: rejeição a ornamentação e geometrização.

Ver mais sobre o Museu da Bahaus: https://www.bauhaus.de/en/

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação S+U Potsdamer Platz
U-Bahn: Linha U2, estação S+U Potsdamer Platz


DIA 03 – TARDE

Pegar o Metrô e descer na Berlin Zoologischer Garten U2 e caminhar 500m (5minutos)

Antes de chegar a Kurfürstendamm, principal rua de compras da cidade, visite a famosa Igreja Quebrada.

IGREJA QUEBRADA - KAISER-WILHELM-GEDÄCHTNIS-KIRCHE


Foto 66 -  Igreja Quebrada - Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, um dos símbolos da destruição da cidade.
Bem próxima ao zoo está a Igreja Quebrada, um dos principais símbolos de Berlim, que sofreu diversos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1943, a “Igreja da Memória” exibe um campanário mutilado, testemunha/vítima da violência dos bombardeios. 

A torre e a nave da nova igreja (1961) formam dois prismas de vidro azul iluminados por dentro.


Foto 67 -  O interior da Nova Igreja (1961) no terreno da Igreja bombardeada.

RUAS COMERCIAIS: KURFÜRSTENDAMM / KURFURSTENSTRASSE / TAUENTZIENSTRASSE

Neste entorno se encontram as principais lojas de departamento e de grife, shoppings, restaurantes e hotéis.

Veja no item Compras desta postagem, os principais destaques desta disputada zona comercial que ficava no lado ocidental de Berlim: Europa-Center, Peek e Cloppenburg e KaDeWe.

Se ainda tem tempo e interesse visite o Museu "The Story of Berlin", que mostra 800 anos da história de Berlim de forma bem interativa com moderna tecnologia multimídia.


Como chegar: Estação Uhlandstr. (Berlin) – U1


9 - OS MEUS FAVORITOS EM BERLIM

Melhor espaço urbano e mais animado: Avenida Van der Linden
Melhor atrativo e ícone: Portão de Brandenburgo
Melhor vista do conjunto urbano: Da Torre de TV
Melhor museu:  Museu do Holocausto / Ilha dos Museus
Melhor palácio: Palácio Charlottenburg
Melhor refeição: Jantar no Palácio Charlottenburg - Schloss Charlottenburg
Melhor experiência musical: Concerto Noturno no Palácio Charlottenburg
Experiência mais emocionante: Memorial e Centro de Documentação do Muro de Berlim - Gedenkstätte Berliner Mauer 
Melhor rua de compras: Kurfürstendamm
Melhor arquitetura: Cúpula de Vidro do Reichtag


10 – CONCLUSÃO

Berlim é fascinante por ser moderna e dinâmica, multicultural e monumental e pela coragem de ser audaciosa e empenhada em resgatar suas raízes e projetar o seu futuro, sem esquecer das dolorosas lembranças e cicatrizes de uma guerra devastadora e de um muro que a dividiu durante por quase 30 anos.

Pretendo voltar a Berlim para explorar mais o seu patrimônio valioso, apreciar os concertos, os seus numerosos museus e os seus arredores.


PRÓXIMA  E ÚLTIMA PARADA: DRESDEN, ALEMANHA

Um comentário: