sábado, 12 de março de 2016

UNITED KINGDOM 4 – LIVERPOOL WATERFRONT

 
Foto 1 - Waterfront de Liverpool e seu porto – principal porta de entrada para o velho e novo mundo.



1 - UMA INTRODUÇÃO


Além de ser a terra do quarteto musical mais famoso do Planeta – Os Beatles, Liverpool é conhecida mundialmente pela importância do seu porto, a beira do Rio Mersey, um dos maiores do Reino Unido. No noroeste da Inglaterra, próximo ao mar da Irlanda, a cidade tem conexões rápidas com BelfastDublin e Ilha de Man. Fica a duas horas e quinze minutos de Londres por trem.

Foto 2 - Vista das docas de Liverpool, próximo ao Mar da Irlanda e com comunicação para o Atlântico.

Liverpool faz parte de uma região metropolitana de cinco municípios gerida pelo conselho metropolitano de Merseyside.

Toda a área portuária da cidade foi declarada como patrimônio da humanidade em 2014, por sua importância marítima e mercantil de influência global durante o império britânico.

Foto 3 - A área portuária da cidade com suas docas foi declarada patrimônio da humanidade.

Em 2007, a cidade comemorou o 800º aniversário da sua fundação com uma série de eventos. Liverpool foi a Capital Europeia da Cultura, em 2008. Em dezembro de 2015, a cidade recebeu outro título importante “City of Music” (Cidade da Música) pela Unesco.

Liverpool também é uma cidade conceituada em termos acadêmicos com três grandes universidades: a University of Liverpool, Liverpool John Moores University e a Liverpool Hope University.

A FRENTE DE ÁGUAS de Liverpool é fantástica e cheia de atrações!

Foto 4 - Waterfront, a Frente das Águas, onde a cidade nasceu e se comunicou com o mundo.

Entre os atrativos da área, se destaca Albert Dock, parte de um projeto grandioso e modelar de revitalização da área portuária, que criou um polo dinâmico de turismo e de lazer.

Foto 5 - Albert Dock, parte de um projeto grandioso de revitalização portuária.

E os Beatles?

Claro que Liverpool não poderia deixar de aproveitar o fato de ser o berço do “Fab Four” - The Beatles. Aliás, ela é uma cidade musical, por excelência. Diversos locais que foram palco da origem, crescimento e sucesso da banda mais famosa do mundo, podem ser visitados.

Foto 6 - Na Cidade da Música (2015), talvez não seja difícil encontrar talentos musicais nos espaços públicos.

Há vários roteiros para os fãs e interessados. Destaco The Beatles Story Museum, uma viagem no tempo do quarteto, que conta toda a história, desde o começo.

Foto 7 - The Beatles Story, uma viagem no tempo do quarteto mais famoso do mundo, em Albert Dock.


2 - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS


Um dos Centros de Informações Turísticas fica na Estação Ferroviária - Lime Street Station, Plattform 7, no centro da cidade.

Foto 8 - As pessoas de Liverpool são amáveis, espirituosas e acima de tudo orgulhosas de sua cidade. Na estação, os  liverpudlians (escultura de Tom Murphy) dão as boas vindas aos visitantes.

Outro ponto de informações fica na Albert Dock, Anchor Courtyard.

Para quem vem pelo Aeroporto Liverpool John Lennon Airport, procure o centro do aeroporto.

O atendimento e material informativo desses centros são muito bons.

Foto 9 – Liverpool é uma cidade que recebe bem o turista e oferece uma boa estrutura de serviços.

Para planejar sua viagem, recomendo acessar:


Veja o vídeo It’s Liverpool para se inspirar:



3 -  ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE LIVERPOOL


A história de Liverpool está atrelada às atividades portuárias que deram origem ao rico patrimônio cultural, onde pessoas de todo o mundo eram atraídas para este local. A população é variada e diversificada, composta de imigrantes de toda a Europa. A população de ascendência irlandesa chegou a representar 25% do total. A cidade possui a comunidade negra mais antiga do Reino unido e a comunidade chinesa mais antiga da Europa.

Foto 10 – A Chinatown de Liverpool, a comunidade chinesa mais antiga da Europa.

O Porto nasceu no século 11, em função de sua vocação natural, na costa do Atlântico, e estimulado pelos incentivos aos mercadores, isentos de taxas do governo.

No século 16, o Porto foi a principal porta de entrada para o novo mundo e se consolidou no século 19, na pujança do Império Britânico, “onde o sol nunca se punha”, por onde trafegava grande parte (40%) do PIB mundial.

Foto 11 – O Museu Marítimo - Maritime Museum – conta a história do rico patrimônio naval que está vinculado a origem e evolução da cidade.

A grande peste e o grande incêndio ocorridos em Londres, contribuíram para a prosperidade do Porto de Liverpool.

Pela sua importância estratégica na economia, durante a segunda guerra mundial, Liverpool foi alvo de intensos ataques aéreos nazistas que destruíram cerca de metade da sua área urbana edificada.

Foto 12 - Durante a segunda guerra mundial, Liverpool foi alvo de intensos ataques que destruíram grande parte da cidade. (Maritime Museum)

Houve acentuado declínio da economia, a partir da década de 1970. Durante os anos 80, a área exibia as mais altas taxas de desemprego no Reino Unido e perdeu grande parte da população.

A partir da década de 1990, Liverpool vem gradativamente, mas de forma consolidada, recuperando  a sua economia e tem investido largamente na infraestrutura urbana, com foco no turismo.

Foto 13 – Uma arquitetura moderna e um rico acervo tornam o Museu de Liverpool, um grande atrativo.

Liverpool fez parte de um amplo e arrojado programa de revitalização e renovação urbana na Europa, iniciado no final do século 20, na virada do milênio – CITY CHALLENGE, com apoio de fundos europeus.

De um ambiente em processo de declínio e degradação urbana, Liverpool se transformou em um caso de sucesso de transformação.

Foto 14 - Um sucesso de transformação em uma área urbana dinâmica e moderna, preservando o patrimônio histórico.

Pude presenciar em Liverpool o início de um processo de mudança em 1996. Como arquiteta/urbanista fiquei impressionada, naquela ocasião, pela pobreza e degradação. Mas, pude conferir quase 10 anos depois o cenário preservado e moderno da cidade. Aos interessados em saber mais sobre a estratégia do Programa de revitalização visitar:



Foto 15 – Área das docas revitalizada em Liverpool, uma pausa para refrescar.

O “Water Front” e o centro da cidade foram largamente beneficiados pelos investimentos.


4 - CHEGANDO A LIVERPOOL, SE ORIENTANDO E SE LOCOMOVENDO


A principal área de interesse turístico e histórico se estende por toda a frente das docas, nas bordas do Rio Mersey, desde Albert Dock, Pier Head, distritos comerciais até St George’s Hall, no centro da cidade.

Foto 16 - Lime Street Train Station - A chegada de trem em Liverpool, bem próxima à área portuária.

A estação de trem – LIME STREET STATION - é relativamente próxima da área portuária e você pode ir andando até às Docas.  Na própria estação, visite o Centro de Informações Turísticas, onde você pode pegar mapas, material gratuito e pago, comprar o ticket para o ônibus turístico, no estilo hop on – hop off (sobe e desce).

Foto 17 – Fazer um passeio em um dos ônibus de turismo é uma boa maneira de começar a visita.

Há duas companhias semelhantes de ônibus: Sightseeing Liverpool (16 paradas) e City Explorer Liverpool (13 paradas e um percurso de 50 minutos). Recomendo o passeio, para você ter uma visão geral da Cidade. O sistema permite que você desça em qualquer um dos pontos e retorne para continuar a excursão.

Quando você sai da estação você se depara com o imponente edifício St George’s Hall.

Foto 18 - O imponente St George Hall, em frente a Estação Ferroviária.

Atravessando a rua você pode pegar o ônibus turístico no terminal rodoviário – Queen Square Bus Station, próximo ao St Johns Shopping Center. Se quiser ir andando, siga pelas ruas pedestrianizadas do setor Liverpool One e desça pela White Chapel, Paradise Street, Canning Street até as Docas.

Foto 19 - Terminal de ônibus, vizinho a Estação Ferroviária, no centro da cidade.

5 – RESTAURANTES, COMPRAS E SOUVENIRS


Em pleno centro da cidade e próxima das docas foi implantado um complexo comercial e de lazer o Liverpool One, que reune mais de 160 lojas, inclusive as mais famosas da Inglaterra e marcas famosas. Um ótimo lugar para conhecer e fazer compras.

Foto 20 - St John Shopping Center, parte da zona comercial da cidade.


Foto 21 - Uma cidade preparada para receber os visitantes, com muitos restaurantes e lojas.
Você também encontra lojas de souvenirs na Albert Dock.

Foto 22 – Você pode encontrar souvenirs na Albert Dock.


6 - ROTEIROS SUGERIDOS E PRINCIPAIS ATRAÇÕES

As principais atrações em Liverpool, segundo o site oficial, incluem desde museus e galerias de arte a edifícios modernos de arquitetura diferenciada, centros de arte e de experiências turísticas.

Foto 23 -  Apresentação da emocionante exposição sobre a escravidão no Slavery Museum - Museu da Escravidão.

Entre os museus/galerias são destacados: World Museum, Museum of Liverpool, Merseyside Maritime Museum, Walker Art Gallery.

Você também poderá fazer cruzeiros e passeios de barcos pela Mersey Ferries.

Foto 24 - Você pode navegar pelo rio Mersey e apreciar a frente das águas de Liverpool.

Para os apreciadores do Futebol, que tal fazer uma visita interativa ao clube mais famoso: O Liverpool Football Clube e o seu Museu Liverpool FC Museum?

As docas, especialmente a Albert Dock é um complexo histórico e grandioso de muitas atrações que incluem museus, galerias, restaurantes e bares, com destaque para a Tate Liverpool, um ícone da arte na Inglaterra.

Foto 25 – No passeio pelas docas, você pode observar como uma linda paisagem onde o antigo e novo se harmonizam.

Seguindo as pegadas dos Beatles e as suas memórias, são destaques: o museu interativo Beatles Story, em Albert Dock, o roteiro Magical Mystery Tour e o passeio promovido pelo National Trust para os locais que fazem parte da história dos Beatles (Mendips and 20 Forthlin Road) como as casas de Lennon e McCartney’s além dos espaços onde os Beatles compuseram suas canções no início de suas primeiras canções.

Liverpool também tem duas catedrais grandiosas: a Catedral Anglicana e a Catedral Católica.

Foto 26 - A Catedral Católica foi inaugurada em 1967 e possui um desenho moderno, de forma circular.
Foto 27 – A Catedral Anglicana é a maior catedral do Reino Unido e levou 74 anos para ser construída, sendo iniciada em 1904.


A FRENTE MARÍTIMA DE LIVERPOOL – LIVERPOOL WATERFRONT

Se você tem apenas um dia para passear em Liverpool, recomendo visitar a Frente Aquática de Liverpool – Waterfront, ao longo do rio Mersey, onde está o Porto e as docas, objeto de um arrojado projeto de revitalização urbana. Este foi o meu roteiro. Talvez um dia é pouco para conhecer todas as atrações que compõe este Complexo.

Esse cenário histórico, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é magnífico e as atrações são numerosas e concentradas, acessíveis à pé, em poucos metros.

Foto 28 - A frente, observe a casa de bombas, Pump House – na orla do rio Mersey, porto de Liverpool.

Entre outros atrativos, destaco o Liver Building, o moderno Liverpool Museum e a Albert Dock com variadas atrações como Beatles Story, a Liverpool Tate Gallery, museu Merseyside Maritime Museum e o museu International Slavery Museum.

Lojas, cafés, bares e restaurantes e hotéis complementam os serviços da área.

Foto 29 – Gaivotas adoram as sobras dos restaurantes e bares nas docas. Nada de desperdício.

Veja mais informações em: http ://ch.visitliverpool.com/waterfront


LIVERPOOL MUSEUM: O museu de Liverpool é o primeiro museu nacional dedicado a história de uma cidade de nível regional e o maior museu recém construído do Reino Unido por mais de um século.


Foto 30 – Uma das mais recentes atrações na zona portuária - Liverpool Museum - se destaca pela arquitetura arrojada e dimensão gigantesca.

  
ALBERT DOCK

O mais importante complexo turístico desta Frente Aquática é a doca – Albert Dock, restaurada e reaberta em 1988 pelo Príncipe Charles.

Veja mais sobre Albert Dock: http://www.albertdock.com/

Foto 31 - Atenção, os Piratas também “invadiram” Albert Dock.

Abaixo comento sobre as principais atrações visitadas.

Foto 32 - O navio Glaciere of Liverpool, de 115, está ancorado na marina das docas.

MERSEYSIDE MARITIME MUSEUM – MUSEU MARÍTIMO

O Maritime Museum é sensacional, imperdível. Mergulhe na história do passado marítimo glorioso de Liverpool.

Foto 33 – A fachada do Maritime Museum que proporciona um mergulho na história do passado marítimo glorioso de Liverpool.

Explore o desenvolvimento do mais famoso porto do mundo através de embarcações, pinturas, modelos de navios, objetos de navios afundados, uniformes, arquivos históricos e muitos vídeos e imagens.

Foto 34 – Exposição no Maritime Museum sobre a origem e evolução de um dos mais famosos portos do mundo.

Há muitas exposições e vídeos interativos sobre batalhas durante a primeira e segunda guerras mundiais, o naufrágio do Titanic e do navio Lusitânia.

Foto 35 – O navio Lusitânia foi torpedeado na primeira guerra mundial e naufragou em 1915, matando 1191 pessoas.

A exposição TITANIC AND LIVERPOOL: THE UNTOLD STORY marca o centenário do naufrágio do navio Titanic, tragédia que resultou em mais de 1500 mortos, na sua primeira e única viagem em 1912. São exibidos: o único bilhete da primeira classe que sobreviveu, por que o passageiro não embarcou; cartas, fotos e testemunhos de passageiros (muitos cidadãos de Liverpool), de personalidades, de membros da tripulação e de sobreviventes que voltaram a Liverpool; além de documentos sobre a investigação.

Foto 36 – A exposição sobre o famoso transatlântico Titanic e a tragédia do seu naufrágio que resultou em mais de 1500 mortos, muitos deles cidadãos de Liverpool.
A exposição tem como foco a perspectiva daqueles que foram personagens chaves no terrível episódio, do ponto de vista de Liverpool.

Foto 37 – A  exposição sobre o Titanic marca o centenário do naufrágio focando as relações com a cidade de Liverpool.

A companhia marítima White Star Line que construiu o Titanic, triunfo da engenharia náutica, era sediada em Liverpool, mas o navio foi construído em Belfast, Irlanda do Norte.



MUSEU INTERNACIONAL DA ESCRAVATURA – INTERNATIONAL SLAVERY MUSEUM

Este museu fica próximo das docas de onde, no século 18, eram reparados e embarcados os navios que comercializavam escravos. Liverpool, como porto mundial estratégico, desempenhou um papel importante neste tráfico desumano de pessoas.

Foto 38 – Exposição sobre a escravidão no Slavery Museum que foca o crucial papel do porto de Liverpool no tráfico de pessoas.

Segundo fonte oficial, este museu é o único do mundo que aborda os aspectos históricos e contemporâneos da escravidão. As exposições interativas são provocativas e emocionam.

A jornada começa na vida pré- escravidão, mostrando o povo africano do oeste e sua rica e variada história e cultura, antes da chegada dos comerciantes de escravos, inclusive expõe réplicas de casas onde as crianças podem explorar.

 Foto 39 – Testemunhos atuais mostram a influência da escravidão na cultura européia e americana.

Daí, a exposição captura os horrores da terrível travessia do oceano atlântico pelos africanos, tratado como animais, durante até 10 semanas de jornada, através de painéis e audio.

A última parte culmina com memórias do racismo e discriminação contra a população negra, mesmo após a abolição. Também mostra o testemunho de descendentes africanos e de como tudo isso moldou e influenciou a cultura americana e européia.

Foto 40 - Racismo e Discriminação – a evolução do preconceito racial no mundo atual, no Slavery Museum.

Os visitantes são estimulados a explorar fatos e elementos contemporâneos de outros tipos de escravidão no mundo de hoje.

Foto 41 - Em defesa das crianças da Africa, um apelo atual.

A exposição BROKEN LIVES – SLAVERY IN MODERN ÍNDIA é exemplar no sentido de denunciar como milhões de homens, mulheres e crianças no mundo todo estão sendo vendidas como objetos, forçados a trabalhar por quase nada e não ter pagamento dos seus “empregadores”.

Foto 42 – Vidas quebradas - Broken Lives, escravidão na Índia atual, tema de uma exposição no Museu da Escravidão.
Veja mais em:


Este museu está na mesma edificação do Maritime Museum, na Albert Dock.

 Foto 43 - Esta exposição mostra a influência dos africanos na cultura européia e americana, veja a imagem de Gilberto Gil, cantor brasileiro.

MEMÓRIA DOS BEATLES

Foto 44 - We love the Beatles…painel na Beatles Story.

Liverpool é orgulhosa de ser a terra natal dos Beatles, a mais famosa banda do mundo, e os fãs da banda em busca de uma perigrinação não ficarão desapontados.

Foto 45 – Painel sobre os Beatles – Sargent Peppers, Lonely Hearts, na Beatles Story

Diversas empresas oferecem passeios por atrações e lugares que fizeram parte da história de John Paul, George e Ringo, no começo de suas vidas e carreiras.

Foto  46 - Painel na Beatles Story, mostrando a mais famosa foto da banda cruzando a Abbey Road.

Melhor começar pela famosa atração Beatles Story, na Albert Dock. Ela oferece uma experiência multimídia muito interessante através dos momentos mais importantes na vida do fabuloso quarteto. Reserve, pelo menos uma hora.


Foto 47 - Fachada da The Beatles Story, em Albert Dock.

Da Albert Dock também parte o passeio Magical Mystery Tour, para uma excursão de duas horas de ônibus que incluem diversos marcos da história dos Beatles como as casas de infância, Penny Lane e Strawberry Field imortalizadas em músicas, além de lugares onde eles tocaram. O passeio termina na Cavern Club.


Outra famosa atração é a Cavern Club, na rua Mathew Street, no centro da cidade, onde os Beatles tocaram cerca de 300 vezes. Você pode assitir shows ao vivo, todo dia da semana.

Foto 48 – Cenário do palco onde os Beatles costumavam tocar em Liverpool.


Quer fazer um passeio a pé por lugares importantes para os Beatles?

Ainda quer mais? Que tal se juntar a uma excursão promovida pelo National Trust, que visita o interior das casas de infância de Lennon (Mendips) e Paul McCartney (20, Forthlin Road)?


Foto 49 -Painel na Beatles Story que conta a história dos Beatles.

Para os fãs dos Beatles, aqui vai um presente.

Video sobre o 25º aniversário da Beatles Story, em primeiro de maio de 2015:

Veja os lugares que fazem parte da história dos Beatles em Liverpool:


7 - OS MEUS FAVORITOS EM LIVERPOOL

Melhor Museu: Maritime Museum e Slavery Museum
Melhor exposição: Beatles Story
Melhor local turístico: Albert Dock
Melhor galeria: Tate Liverpool
Melhor espaço público: Pier e Liverpool Waterfront


8 – CONCLUSÃO

Tenho um carinho especial por Liverpool, não apenas por conta dos Beatles, mas pela oportunidade de ter vivido aí durante 3 meses (1996), quando fiz um estágio na prefeitura de Knowsley, na Grande Liverpool. Esta experiência foi extraordinária. Conheci os lugares turísticos e não turísticos e pude perceber a problemática de degradação do patrimônio histórico. Quase 10 anos depois testemunhei o sucesso de revitalização e o dinamismo da área portuária e do centro de Liverpool. Estou contente por esta experiência exitosa.

Recomendo fortemente, uma visita a Liverpool. Você vai amá-la.

Até a próxima, em York.


REFERÊNCIAS: Material informativo do Centro de Informação Turística e Painéis dos museus visitados, especialmente dos inovadores Liverpool Maritime Museum e Slavery Museum e Beatles Story.

NOTA: Fiquei frustada na visita a Liverpool porque não consegui registrar outras imagens características de Liverpool. As duas baterias da câmera descarregaram e também o celular ficou sem carga. Algumas das imagens deste blog foram registradas por celular.



Um comentário:

  1. Uau, que delícia!! Quero conhecer Liverpool um dia, e tenho certeza de que vou pirar nesse museu dos Beatles, adoooooro Beatles!! Beijos!!

    ResponderExcluir