sábado, 11 de janeiro de 2014

ARGENTINA 1 - BUENOS AIRES 1

A mí se me hace cuento que empezó Buenos Aires:
La juzgo tan eterna como el agua y como el aire.
Jorge Luis Borges, "Fundación Mítica de Buenos Aires"

Em  tradução literal para o Português:
Para mim só na lenda começou Buenos Aires:
Entendo-a tão eterna como a água e como o ar.


Foto 1 – Argentina eu te amo! Grupo na tradicional Feira de San Telmo.

 
1 - UMA INTRODUÇÃO

Buenos Aires, Capital da Argentina é uma cidade de vários títulos: “A Cidade de Todos os Argentinos”, a “Capital do Tango” e a “Paris da América do Sul”. A cidade simboliza a nação argentina e concentra grande parte da população (mais de 40%), além de ser o centro político, econômico e cultural de todo o  país.

É uma metrópole que tem uma personalidade marcante, aberta à arquitetura, à cultura e à arte de todo o mundo; cosmopolita e contraditória, dinâmica e tradicional, histórica e vanguardista.


Foto 2 – “El Caminito” colorido e exuberante, presta uma homenagem criativa aos diversos personagens da cultura argentina.
O espírito do tango que anima a tudo, expõe o lado passional desta sociedade que aquece e conquista os corações de seus visitantes.

Apesar da clássica rivalidade Brasil X Argentina, que é acirrada no futebol (os argentinos tanto quanto os brasileiros são apaixonados por futebol e jogam pelo prestígio e honra), os argentinos são cordiais e recebem muito bem os brasileiros. Até o Papa Francisco se referiu a esta conhecida “competição” quando falou com humor, em sua viagem ao Brasil (2012), que tudo está empatado, pois “o Papa é Argentino, mas Deus é Brasileiro”. Ambos os povos tem muito mais convergências do que se imagina.

A cidade oferece opções para todos os gostos: artes em gerais, música, gastronomia, arquitetura, baladas e compras. Tudo isso, associado a proximidade geográfica e a compreensão da língua espanhola, faz de Buenos Aires, o destino preferido dos brasileiros.

Foto 3 – Puerto Madero, uma área de excelência turística,  revitalizada com muitas opções de entretenimento.
A Argentina é o quarto país mais visitado na América. O país recebeu mais de 5 milhões de turistas estrangeiros em 2010 (OMT) e os brasileiros estão entre os que mais visitam a capital.


2 - PERSONAGENS FAMOSOS DA ARGENTINA

Entre os personagens mais famosos da Argentina, figuram políticos, escritores, jogadores de futebol, cantores e músicos, cartunistas e corredores de “Fórmula Um”.

A Argentina tem uma rica história literária, com uma das indústrias de publicação mais ativas da região. Os escritores argentinos têm um lugar proeminente na literatura latino-americana. Cito alguns escritores famosos que lembro: Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Manuel Puig e Ernesto Sabato.


Foto 4 – O escritor Borges, o músico Carlos Gardel e a poetisa Alfonsina Storni, habituais frequentadores do Café Tortoni, reproduzidos pelo escultor Gustavo Fernández.

A indústria cinematográfica argentina é renomada e tem uma produção relevante na América Latina. Alguns filmes alcançaram o reconhecimento mundial como: A História Oficial, Diários de Motocicleta e o Segredo de Seus Olhos. O meu ator favorito é o Ricardo Darin.

Entre os personagens mais famosos, que povoam o imaginário dos cidadãos, gostaria de destacar aqueles que se tornaram mitos na história da Argentina e são reconhecidos mundialmente: Evita Peron e Carlos Gardel.

Evita transformou-se em um mito e uma alegoria da Argentina. Esposa do Presidente Péron, foi aclamada como Protetora dos “Descamisados” (pobres). Mais de 50 anos após sua morte (morreu de cancer, aos 33 anos), Maria Eva Duarte de Péron (1919-1952) está mais “viva” do que nunca, e continua a fomentar polêmicas.  A opera-rock “Evita” (1978, de  Andrew Lloyd Webber (música) e Tim Rice (libreto) foi aclamada nos palcos e emocionou o mundo. A música tema Don’t Cry for Me Argentina (Não chore por mim Argentina) é fantastica. Veja os vídeos cantados por Madonna: https://www.youtube.com/watch?v=4Spy3Nd2D6w (Don’t Cry for me Argentina) e https://www.youtube.com/watch?v=a-wfhZepvWQ  (You Must Love Me).

Foto 5 – Fachada da Casa Rosada, onde no balcão “Evita” acenou muitas vezes para os “descamisados”.
  
O referido musical foi transformado em filme (1996), dirigido por Alan Parker, com Madonna no papel principal e a participação de Antonio Banderas como Che Guevara.  A repercussão do filme na Argentina foi polêmica e muitos o consideraram uma ofensa a memória da primeira-dama. Compartilho alguns vídeos de canções desse filme:


Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade e teve uma carreira breve (morreu de um acidente aos 44 anos de idade). Foi um cantor e ator celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango. 

Gardel  é tão importante na cultura argentina, que foi criado um elogio: “Sos un Gardel” que significa: “Você é um gênio/Você é um Gardel”.


Foto 6 - A influência de Gardel está por toda a parte, em Buenos Aires. Gardel e Maradona representados em Caminito.

Visite o sítio, patrocinado pela “Sociedade de Tango Argentina” e declarado como de interesse nacional: http://www.todotango.com/spanish/home.aspx

Escute a clássica canção Mi Buenos Ayres Querido (Tango 1934), na voz de Carlos Gardel:
Mi Buenos Aires/ tierra florida/donde mi vida/terminaré./Bajo tu amparo/no hay desengaños,
vuelan los años,/se olvida el dolor./En caravana/los recuerdos pasan,/con una estela
dulce de emoción./Quiero que sepas/que al evocarte,/se van las penas/de mi corazón.

Em tradução literal para o Português :
Meu Buenos Aires/ terra florida/ onde minha vida/ terminarei./Sob tua proteção/não há desenganos
voam os anos/se esquece a dor./Em caravana/as lembranças passam/com um rastro
doce de emoção./Quero que saibas/que ao chamar-te/se vão as tristezas/do meu coração”

Quer conhecer outros argentinos famosos?  Visite: http://www.mibuenosairesquerido.com/Personagens00.htm

Buenos Ayres possuem museus dedicados aos grandes ídolos, acima citados:  Museu Casa Carlos Gardel  (Jean Jaurès, 735) e o Museu Evita (Lafinur, 2988 – Palermo). Veja os sitios: 


Foto 7 – Referências ao Tango, patrimônio cultural, em um bar de San Telmo.

Certamente os personagens citados acima são míticos da cultura argentina, mas eu destaco uma personagem admirável: Mafalda, criada pelo cartunista Quino (1964). Através de uma garotinha de 6 anos, inteligente e rebelde, preocupada com a humanidade e a situação do mundo, o autor reflete sobre a política, a economia e a sociedade em geral, sempre com um toque de humor. A personagem odeia sopa, adora os Beatles e o desenho do Picapau.  Veja o sítio oficial: http://www.quino.com.ar/quino-biografia.html.



Foto 8 -   A estátua de Mafalda, personagem do cartunista Quino (uma garotinha inteligente e rebelde, preocupada com a humanidade e a situação do mundo), em uma das esquinas mais fotografadas da Argentina, San Telmo.

3. INFORMAÇÕES GERAIS

3.1 ÁREA E POPULAÇÃO
A Argentina possui o segundo maior território da América do Sul (2 766 889 km²), depois do Brasil (com
8 514 876 km²).

A população da Argentina é de pouco mais de 40 milhões de habitantes e a da grande Buenos Ayres é de quase 13 milhões. É a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, depois da Grande São Paulo e da Grande Cidade do México.

A pessoa/natural de Buenos Aires, ou aquilo referente a esta cidade  é chamada “porteño (a)”.

3.2 LOCALIZAÇÃO

Buenos Aires está localizada na costa sudeste do Continente Americano, à margem sul do Rio de La Plata. No outro lado do rio está a Colônia do Sacramento (1680), centro histórico fundado pelos portugueses e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade está próxima (por via aérea) de outras metrópoles da América Latina: 45 minutos de Montevideu (Uruguai), 2 horas de Santiago (Chile) e 3 horas de São Paulo (Brasil).


Foto 9 – Mural que retrata a origem da cidade, em uma das estações do Metrô.

4. QUANDO VISITAR? POR QUANTO TEMPO?

A Primavera (Setembro-Novembro) e Outono (Março-Maio) são as estações ideais para visitar Buenos Aires. Durante estes três meses o clima é quente e ensolarado, e você não terá que enfrentar as altas temperaturas do verão (Dezembro - Fevereiro) ou o frio e úmido clima do inverno (Junho - Agosto).

Claro que a sua programação vai depender do seu tempo de estadia. Sugiro permanecer não menos do que 4 dias (inteiros) em Buenos Aires para começar a explorá-la.  Esse foi o tempo que fiquei,  possível de fazer o roteiro que sugiro a vocês, em um ritmo mais ou menos intenso.

5. COMO CHEGAR, SE ORIENTAR E SE LOCOMOVER

A cidade dispõe de 2 (dois) aeroportos:  “Aeroporto Internacional de Ezeiza” (35 km do Centro) e o aeroporto doméstico – “Aeroparque Jorge Newbery” que também recebe voos do Brasil. O Terminal Rodoviário de Retiro oferece linhas de ônibus (autocarros) para as regiões do País e para algumas cidades da América do Sul. Tem ainda o “ferryboat” que atende as cidades de Colônia do Sacramento e Montevideu.

O transporte de taxi (nas cores preto e amarelo) funciona bem e é econômico.  O sistema de metrô (El Subte), o mais antigo da América Latina (1913)  é bem econômico e rápido para se locomover.


Foto 10 - Estação de Metro -  Peru, uma das mais antigas do sistema, na Avenida de Mayo.

Pensando em pedalar. Veja o link para os circuitos e aluguel das bicicletas laranjas: http://www.labicicletanaranja.com.ar/mapa.html

Pensando em atravessar o Rio Prata e visitar o Uruguai, do outro lado? Do terminal de Puerto Madero, várias companhias oferecem barcos para passeios.

Uma boa opção é se hospedar na área do centro, ou próximo a esta, pois facilita o acesso a todas as outras áreas e atrativos da cidade. Fiquei hospedado na Avenida de Mayo, quase vizinho ao famoso Café Tortoni, e adorei. Há uma boa oferta de hotéis tradicionais, simples e confortáveis no Micro-centro.

É fácil se locomover e se orientar na cidade. O Rio Prata e o Rio Riachuelo, limites naturais, correm no sentido leste e sul.  Ao norte e oeste, a cidade é circundada pela rodovia – Avenida General Paz (24 km).
O traçado da cidade é muito regular e a topografia é plana. O “Centro histórico” (Bairro de Montserrat) possui quadras quadradas. Este desenho de ruas perpendiculares (chamado “damero’) se estende, em grande parte, para o restante da cidade. As calçadas planas e a proximidade dos bairros facilitam a circulação dos visitantes.

A Avenida 9 de Julho, uma das  mais largas do mundo (cerca de 140 metros de largura), corre no sentido norte-sul. Conecta alguns dos maiores atrativos da cidade, atravessando os bairros do Retiro, San Nicolás, Montserrat e Constitución. Esta via constitui-se no eixo vertebrador da cidade, de onde se irrompe o famoso Obelisco, no cruzamento com a Avenida Corrientes.


Foto 11 -  Avenida 9 de julho, uma das mais importantes e largas do mundo, em dia de festa. 

Ao norte, tendo como polo central – o Micro-Centro (Montserrat), segue os bairros de San Nicolas, Retiro, Recoleta e Palermo. Ao sul estão os bairros de San Telmo e La Boca (onde fica El Caminito).

A zona norte da cidade (tendo como divisão norte-sul a Avenida Rivadavia) é rica e desenvolvida, contrastando com o sul, formado por bairros mais humildes. Entretanto,  cada bairro espelha a variedade cultural da cidade em cores, estilos e costumes próprios.

Veja o mapa e se oriente: http://mapa.buenosaires.gob.ar/


6. INFORMAÇÕES TURÍSTICAS E MOEDA

Há diversos pontos de informação turística espalhados pela cidade: aeroportos, estação rodoviária e em alguns atrativos turísticos importantes.

Para o seu melhor planejamento recomendo os seguintes sítios oficiais.

SITIO OFICIAL DE TURISMO: http://www.turismo.buenosaires.gob.ar/es
SITIO OFICIAL DO GOVERNO: http://www.buenosaires.gob.ar/


Foto 12 - Floralis Generica, a gigantesca flor de aço, na Plaza de Las Naciones Unidas, bairro de Recoleta.

SOBRE AS MOEDAS: Existe muita facilidade de fazer o câmbio do dólar, euro e reais (dinheiro brasileiro) para o peso argentino. Recomendo fazer a troca, logo no aeroporto. A moeda americana (apesar do controle pelo governo) é muito valorizada e aceita até nos taxis. A minha experiência de levar uma boa quantia em dólar foi positiva. Entretanto, a situação cambial tem mudado bastante, portanto deve ser pesquisada com alguma antecedência.


7. GASTRONOMIA

Buenos Aires é um paraíso para o paladar. Há uma quantidade enorme de restaurantes finos que oferecem uma grande variedade de cardápios internacionais e de restaurantes mais simples “Bodegón” que servem comidas regionais.


Foto 13 – Feira Típica, com produtos da culinária italiana, na Avenida de Mayo.

São destaques os restaurantes de comida italiana, com amplo cardápio de massas  e a espanhola,  com peixes e frutos do mar apetitosos.

Os cafés fazem a tradição desta cidade e representam um lugar de convívio, cultura e discussão. A maioria deles possui ambiente gostoso e boas opções de alimentação leves e lanches.

Foto 14  Café Tortoni, o mais antigo de Buenos Aires.

As carnes estão entre as especialidades locais e a parrilada, correspondente ao nosso churrasco, é servida em estabelecimentos chamados Parriladas. A cidade é um paraíso para quem aprecia um bom churrasco. Vale experimentar o bife de chorizo e o ojo de bife, partes nobres do boi.  Também são apreciadas o chorizo – salsicha picante,  e as achuras - vísceras. Os argentinos são orgulhos da qualidade de sua carne bovina e considerados os maiores consumidores de carne vermelha do mundo.

Outras especialidades são as empanadas (espécie de pastel assado recheado com carne, frango e verdura), picadas (tira-gostos), tamales (feijão, legumes e carne embrulhados em folhas de milho e o locro (mistura de milho , feijão, carne, bacon, abóbora e cebola).


Foto 15 – El Sanjuanino, restaurante simples, com uma excelente oferta de comida regional.
Se você é amante de doces, as variedades de sobremesas como sorvetes, biscoitos, doces (especialmente doce de leite) são deliciosas. Aprecie e leve também para presentear o famoso “alfajor”, biscoito recheado com doce de leite, que faz muito sucesso. Os meus favoritos são os tradicionais da Havanna ou Abuela Goye. Os sorvetes são deliciosos,  (lembro que experimentei  4 tipos de sorvete de doce de leite). São imperdíveis.

Para beber, aprecie o bom vinho local. Recomendo o vinho “Malbec” da região de Mendoza. O país é o quinto maior produtor de vinho do mundo e possui um alto consumo per-capita. Também vale experimentar as boas cervejas argentinas, com destaque para uma das favoritas: a Quilmes que tem como slogan: el sabor del encuentro. 


7.1 ALGUNS DESTAQUES TESTADOS NA GASTRONOMIA

Foto 16 – Interior luxuoso do Café Tortoni, na Avenida de Mayo, um lugar de convívio, cultura e discussão que faz parte do modo de vida.


Café Tortoni - No café mais antigo de todo o país, inaugurado em 1858, já passaram grandes nomes da cultura do país como o cantor Carlos Gardel, o escritor Jorge Luis Borges e muito intelectuais e políticos. Para não correr o risco de ficar sem mesa, o melhor é reservar lugar. Avenida de Mayo, 825/29. 


La Cabrera – Aqui  você pode apreciar uma das mais renomadas parriladas de Buenos Aires. O cardápio é cheio de saborosas carnes assadas com deliciosas porções de acompanhamentos. Plaza San Marin, Retiro.



Foto 17 - La Cabrera, uma ótima opção para se degustar a boa carne argentina. (Palermo).

El Imparcial - O restaurante “El Imparcial”, confirmado pelos historiadores, como a primeira casa de comida de Buenos Aires (fundada em 1860). Em 150 anos ainda mantém o prestígio de ser um dos melhores restaurantes tradicionais. Hipólito Yrigoyen 1201.

El Sanjuanino  - Muito rústico como um bodegón e bem agradável. Serve comidas tradicionais a um custo bem econômico como o Locro (feijão branco, tripa, chorizo, milho) que parece com a dobradinha brasileira; o Matambre (bucho com recheio de pimentão, queijo e tomate) e Empanadas suculentas. As filas são grandes. Rua Posadas, 1515.


8. COMPRAS


Foto 18 – A famosa Galeria Pacífico, templo de consumo e com grande variedade marcas de luxo.


Buenos Ayres, ainda é uma boa opção de compras, especialmente, para os brasileiros. Vale passear pelos shoppings da cidade. Destacam-se as Galerias Pacifico, o shopping Abasto (antigo mercado municipal) e o Pátio Bullrich, que oferece lojas de grifes internacionais.

As feiras ao ar livre são excelentes opções para comprar os melhores artigos de artesanato (em parte negociado pelos próprios artistas) além de roupas, CDs, livros, antiguidades e objetos de arte. As feiras mais populares são: Feria de San Telmo (Plaza Dorrego e ao longo da Calle Defensa), Feria da Plaza Serrano (Palermo) e Feria da Plaza Francia (em frente e entorno da Basílica de El Pilar, em Recoleta). Não deixe de visitar as feiras e fique atento aos dias e horários. A minha preferida foi a de San Telmo, pela ambiência e variedade.


Foto 19 -  Feria de San Telmo – uma feira tradicional e divertida em um ambiente encantador.

  
9. ARQUITETURA E URBANISMO

Buenos Aires tem um extenso conjunto de áreas de qualidade urbanística e arquitetônica. Destaco a qualidade dos espaços públicos, suas praças e parques, como os Bosques de Palermo (Parque Tres de Febrero) e a Reserva Ecológica de Buenos Aires. A diversidade das espécies vegetais (formatos, tipos, e cores) é fruto do trabalho de Carlos Thays. Este paisagista francês projetou o Jardim Botânico de Buenos Aires, além de outros espaços verdes importantes da cidade como a Plaza del Congresso, o parque Tres de Febrero e a plaza San Martín.  Os porteños sabem muito bem utilizar seus parques e praças.


Foto 20 – A Plaza San Martin é um espaço público bem frequentado pelos argentinos, Retiro.
Em função da influência das diversas culturas originárias de seus imigrantes, a arquitetura foi influenciada por um forte ecletismo, no qual se evidenciam o academicismo ou art déco, art noveau, o neogótico,  o francês borbônico e os arranhas-céu moderno de vidro ou concreto.


 Foto 21 – O edifício Barolo foi inspirado na Divina Comédia e na Arquitetura de alguns templos na India, Congreso.

Alguns destaques na arquitetura são os coroamentos em cúpulas, torres e janelas sobre os telhados nos edifícios. Estes elementos tiveram a influência européia e foram criados por arquitetos franceses, italianos e alemães, entre o fim do século XIX e início do XX. Estas obras tornaram-se símbolo da burguesia argentina que detinha o poder.

Todas as características acima mencionadas, fazem com que, você sinta-se “caminhando” pelas ruas de Paris, Madri ou Barcelona.


Foto 22 – Edifício de influência francesa, na Plaza San Martin, Retiro.

10. CULTURA –  AS ARTES EM GERAL E O TANGO

Buenos Aires é o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. Esta riqueza cultural pode ser evidenciado pela grande quantidade de museus, teatros, galerias de arte, e bibliotecas. A Avenida Corrientes e entorno, concentram os teatros de maior importância, como o Teatro Colón.

Os museus da cidade exibem obras importantes em todo o mundo. São imperdíveis os museus: Museo de Arte Latinoamericano – Malba (http://www.malba.org.ar/web/home.php ) e o Museo Nacional de Bellas Artes (http://www.mnba.gob.ar/ )


Foto 23 – Museu Nacional de Belas Artes, um dos mais importantes museus da cidade.

Uma visita a Buenos Aires sem vivenciar o Tango é imcompleta. Esta dança é o símbolo do país e uma paixão nacional. O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade e a tristeza. Uma dança a dois, complexa e que requer uma grande habilidade dos bailarinos. O Tango foi declarado “Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade” pela UNESCO em 2009. Entre os seus maiores expoentes estão Carlos Gardel (primeira era de ouro – anos 20) e Astor Piazzolla (segunda era de ouro - anos 40).


Foto 24 – Tango em Caminito, relembrando o ar de paixão e drama.

Visite o sítio, patrocinado pela Sociedade de Tango Argentina, declarado de interesse nacional: http://www.todotango.com/spanish/home.aspx

Escute La canción de Buenos Aires (Tango 1933), em :

Os shows de tango são um dos principais e mais afamados atrativos da cidade. São muitas as casas de espetáculos que apresentam shows variados de dança e música, muito procurados por quem visita a cidade. Além dos tradicionais shows de tango preparados para visitantes e turistas, você pode assistir aos tangos dançados pelos moradores locais – milongas – com aulas antes das danças e a preços bem econômicos. Quer aproveitar e aprender a dançar tango? Há muitos cursos em San Telmo.


Foto 25 - Cartaz de Carlos Gardel, o mítico compositor e cantor de tango, na estação de metro Carlos Gardel, Abasto.
Em dúvida sobre qual show de tango você quer assistir? Há sempre alguma seleção dos melhores. Consulte:
Tive oportunidade de assistir dois shows de tango e recomendo: o Madero Tango (Puerto Madero) e o da Academia Nacional del Tango e o Museo Mundial del Tango (Avenida de Mayo).

Madero Tango oferece um jantar-show em um ambiente espetacular. Este musical de tango  mistura o canto, a dança e uma gastronomia excelente em um salão de rica ambientação.
Visite o sítio: http://www.maderotango.com/

Foto 26 -  Madero Tango, um jantar-show de tango em um ambiente excelente (Puerto Madero).

O Senor Tango também oferece um espetáculo belíssimo:
 https://www.youtube.com/watch?v=sBrmZJkLSSE


11 ROTEIRO SUGERIDO E PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Qualquer que seja o interesse, não faltam atrações em Buenos Aires que atendam qualquer tipo de visitante. Um ótimo destino para as famílias, casais e solitários...

A vida noturna é bastante animada, cada lugar tem sua noite de “badalação”.

Para organizar a visita fiz o seguinte roteiro  para  4 (quatro) dias, que pode ser um “fim de semana” prolongado. Atenção, pois esta programação considerou os “Dias de Feiras”:

PRIMEIRO DIA (QUINTA)
CENTRO ANTIGO (MICROCENTRO);  CONGRESO;  PUERTO MADEIRO
SEGUNDO DIA (SEXTA)
PALERMO - PALERMO VIEJO;  ABASTO
TERCEIRO DIA (SÁBADO)
RETIRO; RECOLETA
QUARTO DIA (DOMINGO)
SAN TELMO; LA BOCA/CAMINITO

Nesta Postagem Argentina 1 – Buenos Aires 1 - apresento as atrações dos dois primeiros dias. O primeiro dia  incluiu o passeio no Centro Antigo, o Congreso e Puerto Madero  e o segundo dia  abrangeu a visita em Palermo e Abasto.


PRIMEIRO DIA

11. 1 O CENTRO ANTIGO


Foto 27 -  El Cabildo – a antiga prefeitura da Cidade no Centro Histórico.


Uma curiosidade é que Buenos Aires tem duas datas de fundação: 3 de fevereiro de 1536 e 11 de junho de 1580. O primeiro aglomerado Nuestra Señora del Buen Ayre foi abandonado e destruído pelos índios, depois foi refundado, com o nome de Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora del Buen Ayre.

Este Centro compreende o coração simbólico da cidade, local de fundação e do poder, ao redor da Plaza de Mayo e guarda as memórias do passado jesuíta na Manzana das Luces, do luxo da Belle Époque na Avenida de Mayo (corre no sentido leste-oeste) e da Calle Florida (ao norte), templo de consumo. A poucos passos (a leste), fica o moderno bairro de Puerto Madero, recentemente revitalizado, e logo após, à margem do Rio Plata, está uma imensa reserva ecológica, o pulmão da cidade – Reserva Ecológica Costanera Sur.


Foto 28 – Uma Argentina Unida e Organizada, cartaz na Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada.

A Plaza de Mayo é o espaço público mais emblemático, a mais antiga da cidade, centro político do país, cenário de todos os acontecimentos políticos mais importantes da história argentina e também palco de todos os protestos. O nome é homenagem a “Revolução de 25 de mayo de 1810” (onde ocorreu), que iniciou o processo de gestão da independência argentina, com a eleição de uma forma própria de governo.  Foi o local de refundação da cidade.

Na Plaza de Mayo se reuniram as “Mães da Plaza de Mayo” (Las Madres da Plaza de Mayo), para exigirem notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983). Ainda hoje as mães e avós realizam manifestações para manter este fato vivo na memória de todos os argentinos.  As Ilhas Malvinas (cuja soberania é reinvidicada pela Argentina e foi a causa da guerra contra o Reino Unido, em 1982) são hoje uma das principais causas  de protestos na Plaza de Mayo, pelos veteranos desta guerra.


Foto 29 – Protestos dos Veteranos da Guerra das Ilhas Malvinas, na Plaza de Mayo.

Em torno da Plaza de Mayo estão situados vários monumentos históricos como  o Palácio do Governo Nacional, a leste, conhecido como Casa Rosada, o Museu Cabildo -  Antiga Prefeitura de 1725, a oeste; a Catedral Metropolitana, ao norte;  o  Palácio de Governo da Cidade (a noroeste), além de bancos e ministérios.

No centro da Praça, se encontra a Pirâmide de Mayo, monumento construído em 1811 para celebrar o centenário da revolução. Entre a pirâmide e a casa do Governo, se encontra o monumento a Manuel Belgrano, criador da bandeira nacional.


Foto 30 -  Perspectiva Geral da Plaza de Mayo (do alto do Cabildo)
Casa Rosada

Sede do governo argentino (1873 - 1898), a Casa Rosada é um dos pontos mais conhecidos e visitados do país. Existe duas versões para a cor “rosada”: uma delas é a de que o tom rosado teve origem na união das cores dos dois partidos principais políticos rivais do século 19 (a vermelha dos federalistas e a branca dos unitaristas), a outra (menos romântica) explica a cor rosada como resultante da mistura da cal (branca) com a gordura do boi, que vinha junta ao sangue do animal (vermelha).


Foto 31 – Casa Rosada, sede do Governo Nacional na Plaza de Mayo.

O Palácio recebe visitas com entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados. Visitas podem ser agendadas por email: museovisitasguiadas@presidencia.gov.ar

Catedral Metropolitana


Foto 32 – A imensa Catedral Metropolitana, em forma de um templo grego.
Esta é uma das catedrais mais importantes da cidade (origem no século 16), considerada a maior igreja do país. Tem a forma de um templo grego.

Aí  estão guardados os  restos mortais do General José San Martin  (1778 – 1850), considerado um herói nacional (da independência) e  denominado “Libertador”, guardados por dois soldados.
   
2307 Foto 33 – A tumba do General San Martin, o Libertador, guardada por dois soldados, na Catedral Metropolitana.
Nesta catedral, o Papa Francisco celebrou missas por mais de 20 anos. Visitas guiadas são oferecidas. Consultas: http://www.catedralbuenosaires.org.ar/.

El Cabildo

A antiga prefeitura de 1725, símbolo do passado colonial, não conserva a estrutura original, pois grande parte dela foi demolida para a abertura da Avenida de Mayo. Foi reconstruída no século 20 e transformada em museu que tem como acervo os registros mais importantes da independência (revolução de maio de 1810). Ao fundo, está um pátio aconchegante e do primeiro andar você tem uma boa vista da Plaza de Mayo.

2256 Foto 34 – A antiga prefeitura de 1725 – El Cabildo, transformado em um museu dedicado a história da independência.
Manzana de Las Luces

Neste conjunto histórico (erguido pelos jesuítas, no século  17) encontram-se instalados vários edifícios de grande valor histórico, como a Igreja Santo Inácio e a sede do Colégio Nacional de Buenos Aires. A Igreja é a mais antiga de Buenos Aires (1686-1850). Pelo Colégio Nacional passaram políticos e escritores importantes. Neste edifício funcionou o Conselho Decisor da Cidade (Concelho Deliberante, de 1894 – 1931).
Nas visitas guiadas, você pode ver o interior das construções e também a entrada de túneis ocultos subterrâneos, da época colonial, quando os historiadores explicam a importância deste complexo arquitetônico. Rua Peru, 272.

Avenida de Mayo


Foto 35 – Avenida de Mayo, o grande eixo cívico da cidade, une a Casa Rosada ao Palácio do Congresso.

Considerada o Eixo Cívico da cidade, esta avenida une a Casa Rosada como o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Ao longo desta avenida encontram-se alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico como a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni.  Corre no sentido leste – oeste.

Ao final desta via pode-se observar um conjunto de praças com vários monumentos e esculturas, onde se encontra uma cópia assinada da famosa escultura o Pensador, de Rodin.  No entorno, encontra-se o Palácio do Congresso e o edifício da Confiteria El Molino.

2747 Foto 36 – Trecho da Avenida de Mayo, com vista do tradicional Café Tortoni.
No trecho inicial da Avenida, logo após a Plaza de Mayo, a ruas é larga, arborizada e agradável para se sentar em uma das mesinhas ao ar livre e apreciar o agradável conjunto antigo edificado.

El Café Tortoni

Café Tortoni, o mais antigo café da Argentina, fundado em 1858. Luxo da Belle Époque, possui decoração rebuscada, mesas de carvalho e mármore verde, vitrais iluminados e luminárias decoradas. Imperdível.


2735 Foto 37 – Fachada do Café Tortoni e da Academia Nacional del Tango.
Entre seus clientes mais importantes estavam os escritores Jorge Luis Borges, Luigi Pirandello, Federico García Lorca e Julio Cortázar, bem como os músicos Arthur Rubinstein e o legendário Carlos Gardel.  Veja as esculturas de Jorge Luis Borges e Carlos Cardel, frequentadores usuais deste espaço. O Tortoni foi batizado por um imigrante francês (apelidado Touan) em homenagem a outro célebre café em Paris.

Esta casa transformou-se em um verdadeiro Centro Cultural. Atualmente, no subsolo do Tortoni se apresentam espetáculos de jazz e tango e em toda a casa há uma exposição permanente de sua história.  Ao  lado do café se encontra a Academia Nacional del Tango e o Museo Mundial del Tango. Av de Mayo, 525.

Veja mais sobre o Café Tortoni em: www.cafetortoni.com.ar


11.2  - CALLE FLORIDA (BAIRRO DE SAN NICOLÁS – BEM PRÓXIMO AO CENTRO)

Situada próxima ao centro, a Calle Florida é uma das mais famosas da capital e uma tradicional via comercial (exclusiva para pedestres), considerada um “Templo de Consumo”.  No seu calçadão misturam-se turistas, artistas de rua e pessoas tentando vender shows de tango e almoços baratos (de qualidade inferior) em restaurantes das proximidades.. Você pode encontrar uma diversidade enorme de produtos como bijuterias, artigos de couro e lenços.  Na Calle Florida se encontra o belo shopping Galerías Pacífico e outros centros comerciais.

Foto 38 - Galeria na Calle Florida, uma das muitas lojas que oferece muitas opções de compras para os visitantes.
Galerias Pacífico

Este famoso centro comercial se inspirou no magazine Bon Marché parisiense. Foi construído pelos arquitetos Emilio Agrelo e Raúl Le Levacher (1889) para abrigar uma das lojas do “Au bon Marché, o que não foi viabilizado. Entre 1896 e 1944  serviu de instalação para o Museo Nacional de Bellas Artes , e finalmente foi recuperado para a sua função original de Centro Comercial em 1990 e reinaugurada dois anos depois.

2352 Foto 39 – Fachada da Famosa Galeria Pacífico, um dos templos de consumo na Calle Florida.

O lindo prédio, considerado um monumento histórico nacional,  merece ser visitado pelas suas belas instalações e, principalmente, por sua magnífica cupula central, decorada por murais (450 m2) concebidos por cohecidos pintores argentinos : Antonio Berni, Lino Enea Spilimbergo, Demetrio Urruchúa y Juan Carlos Castagnino.

O local oferece visitas guiadas (20 minutos).  Calle Florida com Av. Córdoba. Sítio: www.galeriaspacifico.com.ar

Foto 40 - Interior da Galeria Pacífico – Luxuosa cupula com murais magníficos de pintores argentinos.

Centro Cultural Borges

Dentro das Galerías Pacífico se encontra o “Centro Cultural Borges”, em homenagem à obra do escritor argentino Jorge Luis Borges. O espaço tem exposições de arte e espetáculos teatrais. Esquina das ruas Viamonte e San Martín. Sítio:  http://www.ccborges.org.ar/


11.3 – CONGRESO

A oeste da Avenida 9 de Julho, o bairro do Congresso abriga edifícios grandiosos como o edifício do Congresso, o Teatro Colón, o Palácio das Aguas Corrientes e suas avenidas mais famosas como a Avenida Corrientes e o trecho da Avenida de Mayo, onde está o originalíssimo edifício Bartolo.

No espaço, ao final da Avenida de Mayo, destacam-se a  Plaza del Congreso, o edifício do Congresso e o Edifício Barolo.


Foto 41 - Edifício Confiteria Molina, Plaza do Congreso.
A Plaza del Congreso foi projetada pelo famoso arquiteto paisagista francês Carlos Thays, para homenagear o centenário da revolução de mayo de 1810.  A praça grandiosa é coroada pela imensa perspectiva neoclássica do edifício do Congresso, bem como cercada de edifícios interessantes como a Immobiliária e a Confiteria del Molino. Na praça vizinha, você pode observar a réplica assinada da escultura “O Pensador”, criada pelo famoso artista francês Rodin.

O Edifício do Congresso

O edifício do Congresso Argentino (1896 – 1910) durou mais de quarenta anos para ser construído. O estilo corresponde ao do alto academicismo italiano, dos fins do século 19. Tem dimensões grandiosas e uma ornamentação que une a elegância do templo grego à rica estatuária romana. Sua cúpula, de 80 metros, é uma das maiores da cidade. Abriga as duas casas: a Câmara dos Deputados e o Senado.

Foto 42 – Edifício do Congresso, com dimensões grandiosas e rica ornamentação.


Edifício Barolo

O Palácio Barolo, primeiro edifício de concreto armado da Argentina, foi construído pelo arquiteto italiano Marco Palanti para o empresário e magnata textil, Luigi Barolo. Inaugurado em  1923, foi considerado o edifício mais alto da América do Sul (22 andares), até 1935.



Foto 43 – Edifício Barolo, foi o primeiro edifício de concreto armado e o mais alto do país, até 1935.

Tanto Palanti como Barolo eram admiradores de Dante Alighieri (autor da Divina Comédia) e o edifício tem elementos que são inspirados nesta obra-prima, como a divisão geral do projeto em três partes, que correspondem ao inferno, purgatório e ao céu desta obra.  Também foram utilizadas referências ao “Palácio dos Ventos” em Jaipur e o templo Rajarani em Bhubaneshvar, ambos na Índia. O resultado, é muito original.
Mais informações: http://www.pbarolo.com.ar/

Foto 44 – Edifício Barolo, inspirado na Divina Comédia e na Arquitetura da Índia.

Avenida  9 de Julho

Avenida 9 de Julho (Avenida 9 de Julio) é a principal avenida da Cidade de Buenos Aires.  Esta Avenida (1912 – 1930), tem este nome, em homenagem à Declaração da Independência da Argentina (9 de julho de 1816). É considerada a avenida mais larga do mundo, com 110 metros de largura, chegando a alcançar até 140 metros.

Atravessa a cidade, de norte a sul, percorrendo vários bairros, do Retiro (ao norte), até La Boca (ao sul). Também cruza importantes avenidas como a Corrientes, Rivadavia, General Paz, Diagonal Norte e Avenida de Mayo e conecta vários monumentos importantes da cidade. É o endereço do famoso teatro de ópera do mundo, o Teatro Colón e do Obelisco.


Foto 45 – Avenida 9 de Julho, principal avenida de Buenos Aires, em dia de desfiles típicos.

Obelisco

O Obelisco é um dos mais importantes ícones de Buenos Aires, equivalentes à Torre Eiffel em Paris e a Estátua da Liberdade em Nova Iorque. Construído em 1936, em celebração dos 400 anos da fundação da cidade, o Obelisco foi erguido no local onde a bandeira argentina foi levantada pela primeira vez (Obra do Arquiteto Alberto Prebisch).

Este monumento está localizado na interseção de da Avenida 9 de Julho com a  Avenida Corrientes e tem uma altura total de 67,5 metros e uma base de 6,8 metros de largura. A entrada é pela Avenida Corrientes, onde se tem acesso a uma escada de 206 degraus que levam ao topo, de onde se pode desfrutar de uma belíssima vista da cidade.

Avenida Corrientes

A Avenida Corrientes é sinônimo de arte. A avenida é referida como "a rua que nunca dorme". É considerada a Broadway de Buenos Aires, pela grande concentração de teatros, pontos culturais e de diversão, como o Teatro San Martin (http://complejoteatral.gob.ar/), o Passeio La Plaza  (http://www.paseolaplaza.com.ar/ ) e o Estádio Luna Park (http://www.lunapark.com.ar/).

Teatro Colón

O belíssimo Teatro Colón é um dos símbolos  da cidade, além de ser uma das melhores casas de óperas do mundo, com uma reputação de mais de 100 anos. O edifício  (1908) tem uma suntuosa decoração interior e possui uma excelente acústica. Já recebeu em seu palco alguns dos maiores artistas do mundo como Richard Strauss, Igor Stravinsky e Luciano Pavarotti.  O teatro possui visitas guiadas. Fica próximo da Avenida 9 de Julho e Avenida Corrientes. Endereço: ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad.

Informações: www.teatrocolon.org.ar.


11.4 - PUERTO MADEIRO

Foto 46  – A Fragata Sarmiento é um dos numerosos atrativos de Puerto Madero.
Este setor da cidade, na área central (bem próximo ao Centro Antigo) e antiga área portuária (ao longo do rio Plata) foi objeto de um dos mais importantes programas de recuperação e revitalização do mundo.  Para a realização, implementação e gestão do Projeto de Desenvolvimento Urbano, que recuperou 170 hectares de área degradada, foi criada uma empresa privada Corporación Antiguo Puerto Madero S.A.

O seu Plano Estratégico (1990) foi  resultado de uma cooperação técnica entre o governo de Buenos Ayres e de Barcelona e incluiu uma vitrine de obras inovadoras de grandes arquitetos internacionais como Calatrava.

Os meus ex-alunos de arquitetura e urbanismo, irão  lembrar das nossas acaloradas discussões (nas aulas de Desenho Urbano), sobre o Estudo de Caso de Puerto Madero e outros. Aos que se interessam em saber mais sobre este inovador Programa de Desenvolvimento em Áreas Portuárias indico o link:

2966 Foto 47  – Armazéns recuperados, com novos usos, fazem parte do polo turístico de Puerto Madero.
Hoje, esta área é considerada um modelo de urbanização e se transformou em um exclusivo centro residencial, gastronômico, de negócios e entretenimento da cidade. Constituiu-se uma setor de grande valorização imobiliária com novos investimentos que atraíram grandes empresas. Hoje, é considerada a mais importante atração turística de Buenos Aires.

O “Slogan” adotado para a divulgação oficial desta área inclui vários conceitos: Um Bairro para Todos: Lugar de Encontro, Preservação da Paisagem Portuária, Recuperação do Patrimônio, Criação de novos parques, espaços de arte, usos urbanos.

Foto 48 – Edifícios modernos em Puerto Madero, fazem parte dos grandes investimentos atraídos para a área, como centros empresariais e hotéis.

Puerto Madero oferece uma paisagem deslumbrante de águas e diques, em um skyline de torres modernas de aço e vidro, em contraste com os armazens recuperados para novas funções. Há numerosas opções de entretenimento como visitas aos navios, passeios, degustação gastronômica em diversos restaurantes e cafeterias. Ainda em Porto Madero você encontra o Madero Tango, um dos shows de tango preferidos da cidade.  Veja um pequeno trecho show e fotos:


A área possui quatro diques diques (numerados do sul para o norte) onde estão localizados os principais atrativos.


Destaco entre as prinicpais obras de arquitetos, neste Porto, a famosa Puente de La Mujer, no dique 3.

Foto 49 - A Puente de La Mujer, obra do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que se inspirou no Tango.

A “Puente de La Mujer” – Ponte da Mulher, é o simbolo maior da renovação da área, ela rotaciona 90º, permitindo a passagem de barcos. Foi desenhada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sendo a única obra deste arquiteto premiadíssimo situada na América Latina. Calatrava diz que a ponte foi inspirada no tango: o mastro é o homem, com cordas, segurando a curvatura central da ponte que simboliza a mulher, em um passo típico desta dança. 

A estrutura, inaugurada em 2001, foi construída inteiramente na Espanha e levada em partes até Buenos Aires.


Visite o Sitio Oficial de Calatrava e veja as suas grandes obras: http://www.calatrava.com/ . Clique no nome das cidades e veja algumas imagens de suas obras:


Aprecio muito a obra de Calatrava inspirada em formas orgânicas e que evidenciam o movimento de forças com configurações dinâmicas e assimétricas. Entretanto, vejo muitas semelhanças nas pontes que o arquiteto criou.

Foto 50 – Puerto Madero iluminada durante a noite, é um espetáculo.

Conheça mais sobre Puerto Madeiro no Sítio Oficial: http://www.puertomadero.com/.

Veja Puerto Madero em 360º: http://www.puertomadero.com/360/madero.swf.


SEGUNDO DIA

11.5 PALERMO/PALERMO VIEJO

PALERMO tem a função de ser o verdadeiro “pulmão” de Buenos Aires, além de constituir-se um núcleo cultural com museus de alto nível. Esta região contempla grandes parques e espaços públicos de alta qualidade. O conjunto de áreas de parques, denominado “Bosques de Palermo”  é o lugar ideal para usufruir da natureza e praticar esportes. Palermo é um ótimo local para pedalar.

Aí, ficam concentrados vários espaços verdes de grande porte como o Parque Três de Febrero (Bosques de Palermo) que inclui o  El Rosedal (o Roseiral), além do Jardim Botânico, do Jardim Japonês e do Zoológico.  Na primavera, o espetáculo é maravilhoso, quando as árvores se enchem de flores e cores.


Foto 51 – Entrada do Rosedal (Roseiral), um belíssimo espaço dedicado ao cultivo de rosas e com muitas atrações.
Entre os museus de Palermo, destacam-se o Museo de Arte Latinoamericano (Malba), Museo Nacional de Arte Decorativa e o Museo Evita.

Ao sul da Avenida Santa Fé, que limita o Jardim Botânico está a área chamada de PALERMO VIEJO, terra adotiva de imigrantes italianos, espanhóis e armênios (início do século 20) e onde Jorge Luis Borges passou grande parte de sua infância. Ao redor da Plaza Cortázar (Plaza Serrano) ficam diversos restaurantes, bares e lojas de moda.

Pegue o Metro e desça na Estação Plaza Italia, você encontra o Jardim Botánico e o Zoológico. Siga no sentido norte até encontrar a Avenida del Libertador e entre no Parque Três de Febrero (Bosques de Palermo). Aprecie El Rosedal, depois siga em direção ao Jardim Japonês. Termine a manhã visitando o museu MALBA.


Foto 52  - Plaza Italia, onde está uma das estações de metro, ponto de partida para explorar os Bosques de Palermo.

Bosques de Palermo ou Parque Três de Febrero

O Parque “Três de Febrero” foi inaugurado em 1875. O projeto paisagístico (das ampliações posteriores) foi desenhado pelo arquiteto francês Carlos Thays. Este Parque é constituído por vários parques e jardins entre a Avenida del Libertador com Avenida Sarmiento. O nome homenageira a data histórica da batalha de Monte Caseros, em 1852. A extensão de gramados verdes parece não ter fim, mesmo entre avenidas movimentadas de Palermo.

El Rosedal (Jardim das Rosas)


Foto 53 – O roseiraL tem mais de 18 mil espécies de rosas, além de outros atrativos como o Jardim dos Poetas e o Pátio Andaluz.

Este setor faz parte do dos Bosques de Palermo (1914). El Rosedal é um dos mais bonitos parques da cidade. Entre os destaques estão o setor do Roseiral, área de 3,4 hectares, dedicada ao cultivo de rosas belíssimas (são 18 mil espécies de roseiras) e o Jardim dos Poetas com uma coleção de esculturas de poetas e escritores famosos como  William Shakespeare, Paul Groussac, Alfonsina Storni, Dante Alighieri, Federico García Lorca e Antonio Machado, entre outros. O Pátio Andaluz (típico da Andaluzia) é outro atrativo.

Foto 54 – A pérgola e o lago imenso, convidam você a usar os pedalinhos (El Rosedal).

No grande lago você pode alugar barcos ou descansar sob as pérgulas italianas. No fim de semana, este parque fica bastante movimentado, com atividades de esporte, piqueniques na grama e passeios românticos.


Foto 55 – Pergola e fontes fazem parte do conjunto à beira do Lago (El Rosedal).


Jardim Japonês

O Jardim Japonês foi criado pela comunidade japonesa de Buenos Aires (1967), na ocasião da visita do principe herdeiro do Japão (atual imperador do Japão). Representa um parque típico do Japão, com seus lagos (cheio de carpas), cascatas e outros elementos tradicionais.


2427 Foto 56 – O Jardim Japonês foi criado pela comunidade japonesa de Buenos Aires (1967).
O jardim tem pontes vermelhas, rochas dispostas com arte e simbolismo e muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão é um prazer ver o colorido das flores.

Este parque é administrado pela Fundação Cultural Argentino-Japonês. Funciona uma biblioteca de assuntos japoneses,  além de um restaurante e casa de chá.  Festas típicas japonesas, performances teatrais e recitais de música são realizadas neste espaço. Cursos de cozinha japonesa e do cultivo de bonsais são oferecidos.

Foto 57 - Ponte típica sobre um dos lagos no Jardim Japonês.


É um local muito tranquilo e agradável para descansar e meditar. Mais informações sobre o Jardim: http://www.jardinjapones.org.ar/

PALERMO VIEJO

Entre as principais atrações deste setor de Palermo, eu destaco: Casa de Jorge Luis Borges (Calle J. L. Borges), Pasaje Russel e Plaza Cortázar (ou Plaza Serrano).

2478 – Foto 58 – Bares , restaurantes e lojas fazem parte da Plaza Cortázar (ou Plaza Serrano), no Palermo Viejo, onde se realiza a tradicional feira de artesanato.
Foto 59 – Um conjunto de bares animados, fazem parte deste ponto de encontro, em Palermo
De metrô, desça na estação Plaza Itália (linha verde) e caminhe pela rua Jorge Luis Borges até chegar na praça. Ao longo do percurso, você passa pela Casa de Borges (onde o  mesmo passou a infância), pela Pasaje Russel (viela representativa do início do século com várias casas típicas dos anos 1920).

Foto 60  – Passaje Russel, uma viela representativa do início do século, Palermo.

Finalmente, chega-se  à  Praça, o centro animado do Bairro, com fachadas centenárias e bares, antigamente boêmios. Nesta praça, acontece a tradicional feira de artesanato, todos os fins de semana.

Foto 61 – Casa de Borges, em Palermo, onde o famoso escritor passou a infância e se inspirou.


Aproveite e almoce no restaurante La Cabrera, próximo a Plaza Cortázar (Serrano).

OS MUSEUS DE PALERMO - DESTAQUE

Museo de Arte Latinoamericano (Malba)


Foto 62 – o MALBA é um museu extraordinário com uma rica coleção de obras primas de artistas latino-americanos.


O MALBA é um museu extraordinário com uma rica coleção de obras de artistas latino-americanos. A missão do MALBA (Fundación Costantini) é colecionar, conservar, estudar e difundir a arte latina-americana, desde o início do século 20 até a atualidade (Oficial).

A arquitetura contemporânea do museu é marcante com uma concepção “que busca uma forma de comunicação entre a cidade, seus habitantes e a arte”. Os grandes prismas revestidos de pedra, os panos de vidro e a forma das diferentes salas e espaços conformam uma arquitetura de eficiente neutralidade, mas de valor plástico e funcional que tornou-se referência na cidade.


Foto 63 - A arquitetura do MALBA é marcante e busca uma forma de comunicação entre a cidade, seus habitantes e arte.


As instalações modernas do MALBA guardam uma coleção permanente que conta com preciosidades do século 20, como a tela 'Os Viúvos', de Fernando Botero, 'Abaporu', de Tarsila do Amaral, e os móbiles de Julio Le Parc. O uruguaio Joaquín Torres-García e o casal mexicano Frida Khalo e Diego Rivera estão bem representados. Amei  ter apreciado o “Auto-retrato com o Louro” de Khalo. Outros brasileiros do acervo são Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Cícero Dias, Hélio Oiticica, e Lygia Clark.  Av. Figueroa Alcorta, 3415.

Sítio oficial do MALBA:  http://www.malba.org.ar/web/home.php


Foto 64 - O espaço moderno de suas instalações se harmoniza com o rico acervo de arte contemporânea (MALBA).

11.6  EL ABASTO

Mais a oeste do Congreso, está o bairro do Abasto, renomado por ter sido o lugar onde viveu Carlos Gardel, o denominado “Moreno do Abasto”. O Bairro deve seu nome ao antigo mercado de Buenos Aires , transformado em um imenso centro comercial.

Shopping Abasto – Trata-se de um belíssimo edifício Art Déco, com majestosos arcos (1934). Estes antigos armazens abrigam (1999) o Shopping Abasto, com inúmeras lojas, restaurantes e cinema.

Museo Casa Carlos Gardel

Esta casa foi presente do lendário cantor e compositor de Tango à sua mãe, com quem viveu até 1933, antes de realizar a turnê, na qual morreu em um acidente em 1935. Hoje abriga um modesto museu que exibe um acervo dedicado a carreira do cantor.

Apenas conheci o Shopping e não tive tempo para  explorar esta área e, mesmo fotografar.


12 CONCLUSÃO

O roteiro destes dois primeiros dias foi intenso, mas é possível fazê-lo, utilizando taxi e metrô.

Resumindo:

No primeiro dia, conheça um pouco da história desta brava nação, apreciando os monumentos do Centro Histórico que inclui a Plaza de Mayo e áreas próximas. À tarde visite a Calle Florida. Termine o primeiro dia, apreciando o anoitecer  em Puerto Madero e assistindo a um show de tango.

No segundo dia, prepare-se para caminhar bastante pelos verdejantes Bosques de Palermo, visite o museu MALBA e a noite, se ainda tiver disposição, conheça o Shopping Abasto.

Na próxima postagem, vamos terminar o nosso roteiro em Buenos Aires, visitando os bairros do Retiro e Recoleta, além dos exuberantes SanTelmo e La Boca/Caminito.

Um Ano Novo Feliz e cheio de viagens maravilhosas,

Antonia Santamaria


Nota:  Agradeço a minha irmã Venus pela companhia em Buenos Aires e a Morgana e Hipólito pelas traduções dos textos em espanhol.

Um comentário:

  1. Beleza Santamaria!
    Tenho muito boas recordações de Buenos Aires e fico feliz em vê-la passeando e divulgando nossa América Latina. AL tão pouco conhecida e tão pouco valorizada por nós brasileiros.
    Pra vc também, um Ano Novo Feliz e cheio de viagens maravilhosas.
    Antônio Jorge

    ResponderExcluir