terça-feira, 7 de setembro de 2010

FRANÇA 1

IMAGENS DA FRANÇA - UMA APRESENTAÇÃO


A gárgula da Igreja de Notre Dame vigiando o céu de Paris.

Esta é a terceira postagem do meu Blog LUGARES: REAIS E IMAGINÁRIOS: Imagens da França. As demais foram: Imagens da Grécia, Imagens da Suiça - que vocês pdem conferir. Fiquei sensibilizada com a receptividade de vocês e com tantas palavras de estímulo e de reconhecimento. Espero que gostem desta postagem e que me dêem um retorno, porque isto é muito importante prá mim. Estou tentando melhorar com a ajuda de vocês.
A França é imensa, plural, mágica e complexa - constituindo um rico imaginário, onde o legado cultural é inestimável em quase todos os campos: gastronomia, literatura, arquitetura, belas artes, cultura, filmes, fotografia, música e moda.
Estou resgatando alguns vínvulos com este País maravilhoso, que pensava estarem desatados. Explico: no meu início de carreira, quando morava em Natal (Rio Grande do Norte - outro estado do Nordeste), planejava estudar na Sorbonne, praticava o francês e tudo estava quase organizado. Por obra do destino, houve uma reviralvolta na minha vida e, muitos anos depois, fui parar no outro lado do Canal da Mancha - em uma ilha chamada Inglaterra - onde estudei em Oxford.

Já visitei a França por 3 vezes e há cerca de um ano, retomei o estudo da língua e da cultura francesa. O tempo que tive ainda não foi suficiente prá conhecer melhor este país culturalmente tão rico. Estou feliz em resgatar minhas raízes francesas (muito mais artísticas, por conta do meu curso na Escola de Belas Artes e do meu curso de Arquitetura).
Em 2010, selecionei alguns lugares para visitar na França, concentrando-me em Paris e nos arredores. Desta vez, não visitei os tradicionais atrativos turísticos, à exceção da catedral de Notre Dame, que me fascina (gostaria de ter tido mais tempo!) mas, selecionei alguns lugares que estavam no meu imaginário.
São situados, quase todos, em Paris e arredores:

- La Défense - O grande Distrito Finaceiro de Paris
- Les Halles - O Forum des Halles - Tradicional área de mercado em Paris
- Giverny - Casa e Jardins de Monet na Normandia
- Palácio de Versailles nos arredores de Paris
- L' Église de Notre Dame de Paris (revisitada nos seus detalhes)

Após a próxima postagem - Imagens de Londres na Postagem 4 - pretendo retomaar alguns grandes temas e cenários de Paris, percebidos em visitas anteriores. Andar sem rumo pelas ruas, "boulevards", pontes, cais do Sena é a melhor parte da viagem. Caminhar pelo "Quartier Latin, St Germain-des-Près, Le Marais... Adoro perceber as formas, ritmos, cores, sons e cheiros que esta Cidade Luz nos presenteia, a cada momento. E para entrar neste clima parisiense por que não escutar algumas pérolas da canção francesa: Yves Montand, Edith Piaf, Jean Sablon...

Sous le Ciel de Paris : http://letras.cifras.com.br/yves-montand/sous-le-ciel-de-paris
Sur les Quais du Vieux Paris : http://letras.terra.com.br/delyle-lucienne/58614/
J' ai Deux Amours: http://letras.terra.com.br/madeleine-peyroux/293082/

Bem, vamos começar!

Ça C’est Paris Pour Moi (Isto É Paris Para Mim)! E Pour Toi? (E para você?)


LA DEFENSE E O GRANDE ARCO - LA DEFENSE ET LA GRANDE ARCHE

O Plano de La Defense, Distrito Financeiro de Paris, onde se vê a grande esplanada livre de veículos.

La Defense é o mais importante distrito de negócios europeu e tem a importância de ser um dos motores da economia francesa. Poderíamos dizer que é o Manhatan (distrito financeiro em New York) europeu. Também é maior centro de compras da grande Paris, aberto 7 dias na semana.

Fica localizado na periferia oeste da aglomeração de Paris (les Hauts-de-Seine). Próximo do Arco do Triunfo – é no final da linha A do Metro).

A área tem todos os superlativos: possui 72 edifícios de vidro e aço, incluindo 14 arranha-céus acima de 150 metros, com 150.000 trabalhadores diários e 3,5 milhões de metros quadrados de espaços de escritórios em 160 hectares. Abriga 14 das 20 maiores companhias francesas.

Este Distrito de Grande complexidade começou a ser planejado em 1958 e foi criada uma instituição publica para planejar, construir, e administrar La Défense (Établissement public pour l'aménagement de La Défense, EPAD). O primeiro Plano de Ordenação é aprovado em 1964. Constroem-se as torres da primeira geração. Na década de 70, surgem as torres da segunda geração. Pela cronologia, já teríamos edifícios da 5ª geração.

Você sente um choque quando vem de uma Paris Medieval e Renascentista (Centro de Paris) e chega em um Paris hi-tech – do Sec XXI ou XXII, mas com a paisagem das cidades imaginárias dos filmes e livros de fiççao científica. Faltando apenas alguns veículos voadores pra compor o Skyline Hightec – torres gigantescas (La Tour Carpen Die tem mais de 160 metros de altura e mais de 47.000 m2 de construção), espelhadas e muito aço.

É como se fosse uma viagem para o futuro!


Esta é a visão de quem chega a La Défense a partir do metrô - Cenário Futurista e High-Tech.

Torres altas (de até 180 metros de altura) de vidro espelhado e aço, com gigantescos monitores. Vista de um espaço público, da esplanada.

La Defense tornou-se um grande polo turístico regional, com mais de 8,4 milhões de visitantes por ano (2009, Source : CDT). Vários atrativos foram acrescentados, a exemplo de um grande museu de imensas esculturas ao ar livre.


Gigantesca escultura de Mirò (Personnages) em La Défense retratando o universo fantástico e colorido do artista e constrastando como o ambiente de aço e vidro do entorno. Lembra os bonecos coloridos do Nordeste.
Outra escultura gigantesca concebida por Calder- L'araigné Rouge (Aranha Vermelha) de mais de 15 metros de altura em La Défense.

A fonte monumental de Agam, no centro da esplanada em em La Defense, funciona como a praia - mede 86 metros por 26. Os mosaicos foram fabricados em Veneza.
Para os arquitetos, urbanistas, técnicos interessados na construção da cidade, recomendo fazer um estudo de caso sobre Plano Urbanístico e Arquitetural de La Defense. Os projetistas amarão os belos edifícios (Norman Foster, Jean Nouvel, etc.)! Não deixem de visitar o Museu de La Defense – onde vocês podem acompanhar toda as etapas do planejamento e construção através dos modelos e mapas.

Acho a concepção (idéia geral) extraordinária - a de estender o grande eixo histórico, entre o Louvre e o Grande Arco.

Para os empresários e candidatos – uma boa chance de localização de seus negócios.

Está em andamento a execução do Plano de Renovação de La Defense que pretende integrá-la harmoniosamente à região de Paris e consolidá-la na sua posição de centro estratégico e financeiro da Europa. Busca esta harmonia com qualidade de vida, através da promoção de uma arquitetura durável e ambiciosa, renovação das torres obsoletas; melhoria da qualidade de vida com a criação e requalificação de espaços publicos e dos espaços de passagem; desenvolvimento de uma política de animação cultural e comercial.

La Grande Arche (1983-1989) é um dos maior marco referencial e simbólico de La Defense. Foi construído para a comemoração do bicentenário da Revolução Francesa em 1989. Tem a configuração de um cubo oco de 110 metros de altura por 110 metros de comprimento, revestido de mármore branco e aberto no centro, apoiado em 12 pilares de 30 metros. Curiosidade: A Catedral de Notre Dame poderia ser colocada dentro deste cubo.

O Grande Arco de La Defense - cubo oco de 110 metros de altura por 110 metros de comprimento, onde caberia a Igreja de Notre Dame. Uma janela para o mundo, um símbolo de esperança de que no futuro os homens possam encontrar-se livremente.

Vista de La Défense a partir do Grande Arco - imensa escadaria com a visão da esplanada.

Foi concebido por Johan Otto von Spreckei Sen (arquiteto dinamarquês laureado no Concurso Internacional – 1983), que teve a:

Idéia de um cubo aberto. uma janela para o mundo, um símbolo de esperança de que no futuro os homens possam encontrar-se livremente.

Em Francês: Idée, un cube ouvert, une fenetre sur le monde, un symbole de l’espoir que dans le future, les hommes pourront se rencontrer librement.

En Inglês: Idea of an open cube, a window to the world, a symbol of hope for the future that all men can meet freely.


Detalhe do Grande Arco em La Défense.
Mais informações sobre La Défense em:

http://www.ladefense.fr/
http://www.grandearche.com/
http://museeinformatique.fr/


LES HALLES – FORUM DES HALLES


Esta é uma das portas do Metrô que dão acesso ao Forum des Halles, Grande Complexo de Compras que fez parte da revitalização e renovação da antiga área tradicional de mercado em Paris.
Les Halles é um bairro/distrito central de Paris que teve a função de mercado tradicional desde os tempos medievais. Foi conhecido por mais de 800 anos como um local de encontro central para os parisienses. Em 1850 foi construída uma estrutura de aço e vidro para abrigar o mercado onde comerciantes de todas as partes vinham vender suas mercadorias.

Em 1971, o Halles foi esvaziado e demolido e, então, transformou-se em imenso buraco ("le trou des Halles") com a construção do metrô. Les Halles tem a função importante de conexão sul, leste e oeste do sistema de Metrô e Trem (RER) em Paris – um imenso hub subterrâneo, considerado o maior do mundo - Estação Châtelet-Les-Halles.

E aí, houve uma operação revitalização e renovação para a área, que através de concurso internacional, envolveu o mundo na escolha do melhor projeto.

Bem, o projeto vencedor para o Forum des Halles, foi o menos inovador, considerado conservador, talvez este tenha sido o maior mérito. Também foi o mais barato! Intervir em uma área de grande importância histórica é uma grande responsabilidade!

A proposta do arquiteto David Mangin criou uma área central aberta em nível inferior da rua (vários planos abaixo), como um fosso, que contem um grande shopping center integrado a uma estação de metrô (1979) com muitas poucas interferências na área antiga já existente. Várias atividades culturais acontecem no local, repleto de esculturas, fontes e parques. Fica muito perto da belíssima Igreja medieval de Saint-Eustaque (obra prima da arquitetura gótica) e próximo ao Louvre.

A Belíssima Igreja gótica medieval de St Eustaque, um dos elementos que faz parte da área revitalizada de Les Halles. Note-se o emprego desta escultura imensa (não sei o autor), que faz o maior sucesso. Foi preciso esperar o momento de não ter ninguém sentado na mão.


Depois, em 2007, foi escolhido um novo projeto, para renovação do Forum (Patrick Berger e Jacques Anziutti), La Canopée (da copa) que consiste de um espaço verde junto a um translúcido toldo que cobre as entradas subterrâneas.

Esta visão geral do Forum des Halles não é vista a partir da rua. Note os diferentes planos do edifício (shopping, escritórios e lojas) no nível inferior ao da rua, que não interferm no conjunto antigo do bairro, a não ser por algumas entradas espelhadas.
Caminhando sem muita certeza de onde ir, quase que tropeçei com a entrada do FORUM DES HALLES! Fiquei encantada com a surpresa e o contraste. Acho que todos os ambientes urbanos devem proporcionar descobertas e emocionar. Foi assim que senti-me ao descobrir esta área quase escondida em Paris.


Caminhando pela área antiga da cidade (vejam o perfil refletido nos vidros espelhados, tropeço nesta estrutura moderna em Les Halles, Paris

Um detalhe mais próximo da entrada do Forum Des Halles.

Vejam a beleza do Forum e aproveitem pra fazer compras e descanse no seu interessante pátio central, sempre decorado com temas interessantes - no momento, era o de "Alice no País das Maravilhas"!


O pátio central do Forum des Halles, decorado com motivos de "Alice no País das Maravilhas" - bom local de descanso depois de uma boa caminhada nas ruas de Paris.

CASA E OS JARDINS DE MONET - MAISON MONET ET JARDIN DE L’EAU

Monet (Oscar-Claude), pintor francês foi um dos maiores mestres da pintura impressionista. Desenvolveu uma técnica de pintar com rápidas pinceladas que foi adotado como estilo impressionista, iniciando uma revolução na pintura em oposição ao tradicionalismo acadêmico. O nome do quadro "Impressão, nascer do sol", parece ter dado origem ao nome impressionista. Só perto dos 60 anos de idade é que Monet foi finalmente reconhecido como grande artista, ao pintar a famosa série das “ninféias” ou liliáceas, na cidade de Giverny.

Quem quiser apreciar as suas pinturas das ninféias, recomendo visitar o Musée de L’Orangerie, onde estão expostas as grandiosas e belíssimas pinturas realizadas em Giverny no Jardim das Águas.


As imensas e belíssimas pinturas do Mestre Monet "As Nínféias, pintadas em Giverny, estão expostas no Museu L'Orangerie, nos Jardins des Tuilleiries.

Detalhe do quadro com as plantas aquáticas pintadas por Monet em seu Jardim da Águas em Giverny.


Outro detalhe do quadro com as plantas aquáticas pintadas por Monet em seu Jardim da Águas em Giverny
 Monet é um dos meus pintores favoritos e sempre pensei em fazer um “ensaio fotográfico” sobre a sua grande fonte de inspiração: as plantas do seu Jardim das Águas (Le Jardin d”Eau).

Monet viveu por quase 43 anos na sua casa em Giverny. Monet tinha uma paixão por jardins e por cores, ele criou seu jardim de flores e jardins de água como verdadeiros trabalhos de arte. No local, funciona a Fundação Monet.


Planta de Situação da Propriedade de Monet - onde hoje funciona a Fundação Monet em Giverny.

Monet era sempre fascinado pelo jogo de luz e os reflexos das nuvens sobre a água. Monet adorava flores e dizia que talvez por conta delas ele tinha se tornado um pintor:

« Je dois peut-être aux fleurs d’avoir été peintre. »
« It’s maybe because of flowers that I’ve become a painter. »

Sobre os jardins ele disse:

(Desculpe pela tradução, mas aqueles que sabem Francês e Inglês podem ler o original, logo abaixo)

“Custou-me algum tempo para entender minhas ninféias... Eu cultivei-as sem pensar em pintá-las. Você não pode mergulhar em uma paisagem em apenas um dia...E então, repentinamente, eu tive uma revelação sobre os encantamentos de meu jardim...Eu peguei minha paleta. Desde então, eu não tive quase nenhum outro modelo.”

Em francês: « J’ai mis du temps à comprendre mes nymphéas… Je les cultivais sans songer à les peindre… Un paysage ne vous imprègne pas en un jour… Et puis, tout d’un coup, j’ai eu la révélation des féeries de mon étang. J’ai pris ma palette. Depuis ce temps, je n’ai guère eu d’autre modèle. »

Em Inglês: « It took me some time to understand my nymphéas…..I grew them without thinking of painting them . You cannot become immersed in a landscape in a single day…And then, all of a sudden, I had the revelation of the enchantments of my pond….I took my palette . Since then, I have had almost no other model. »

Passear nestes jardins (com pontes verdes de inspiração japonesa) foi uma experiência inesquecível, correndo contra o tempo bastante curto (30 minutos) de uma excursão que me levou até lá.

Eu fiquei tão fascinada pelo Jardim de Água, que me esqueci de fotografar a casa e o outro jardim (que é belíssimo também). Fica para a próxima! Para quem gosta de flores, jardins, fotografias e pinturas, recomendo passar o dia na Maison de Monet.

Informações no site da Fundação Monet em Giverny (tem opção em Inglês): http://www.fondation-monet.fr/. Vocês vão amar visitar este lugar maravilhoso!

Agora apresento as minhas imagens de Giverny.
Imagem 1 do Jardim das Águas que Claude Monet criou em Giverny. Fiquei "impressionada" por tanta beleza.

Imagem 2 do Jardim das Águas de Monet em Giverny. Adoro os reflexos das plantas, do céu e das nuvens no espelho d'água.

Imagem 3 do Jardim das Águas do Mestre Monet em Giverny. Suas pontes japonesas eram verdes ao invés de vermelhas como no Japão. (Esta imagem está atualmente no meu descanso de tela do computador.

Imagem 4 do Jardim das Águas, do Mestre Monet, em Giverny. Belíssimo jogo de cores, luzes e reflexos na água.


PALÁCIO DE VERSALHES – CHÂTEAU DE VERSAILLES

O Palácio de Versailles - criado para a glória do Rei Sol (Luís XIV) é hoje o Museu da História da França.
O Palácio de Versalhes (Château de Versailles) fica próximo de Paris. De 1682, quando Luís XIV O Rei Sol), assumiu o poder, até 1789 (Revolução Francesa foi o centro do poder na França e o símbolo da monarquia absoluta.

O Rei Luís XIV queria um lugar seguro, longe dos tumultos políticos e da cidade grande e contratou em 1662 arquiteto Louis Le Vaue e o designer de interiores Charles le Brun para construir e decorar o seu novo palácio transformando um pavilhão de caça em um Palácio Real .


Este é o Rei Sol - Luis XIV, retratado em sua pompa e explendor.
Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque (números do Google). Este espaço podia receber até 6.000 convidados especiais e abrigava um número maior de empregados A falta de privacidade dos monarcas e a necessidade de se encontrar com as amantes, fizeram que mais dois anexos o Grand Trianon (quase tão luxuoso quanto o principal) e o Petit Trianon fossem construídos.

Em 1837 o castelo foi transformado em Museu de História da França. Durante a Revolução Francesa, a riquíssima coleção de pinturas e outras obras de arte de Versalhes foi transferida para o museu do Louvre.

Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um dos pontos turísticos mais visitados de França, com uma média oito milhões de turistas por ano.


Detalhe dos ricos adornos da cobertura do Palácio de Versailles.
O magnífico Château de Versailles é um testemunho da extravagância do Rei-Sol. O Palácio e o seu magnífico jardim formal tornou-se um modelo para os palácios na Europa. Tudo era uma extravagância e ostentação, a exemplo dos grandes salões luxuosos cheios de murais, quadros, esculturas, cortinas de veludo, tapetes, bronze dourado e mármore. Esses salões são dedicados a divindades gregas como Hércules, Mercúrio e Apolo (Deus Sol).


Detalhe de um dos salões suntuosos no Palácio de Versailles: bronze, dourado, mármore...


Outro detalhe dos salões do Palácio de Versailles: e o rico teto ornamentado em honra dos deuses gregos.


A riquíssima ornamentação dos tetos decorados dos salões de Versailles fazem a gente ficar com torcicolo, de tanto olhar para cima.

A Galeria dos Espelhos é um imenso salão, com 72 m de comprimento, 10,5 de largura e 12 de altura. Tem 17 espelhos enormes em um de seus lados, nos quais os convidados podiam admirar-se enquanto dançavam. Os espelhos refletem a pintura do teto, que homenageava Luís XV. Estátuas e bustos adornam as paredes opostas com janelas abertas para os grandes jardins.

A galeria dos Espelhos - Salão de Baile em Versailles. A direita estão os 17 imensos espelhos que refletem a belíssima pintura do teto, com representações do reinado do Rei Sol.

Os aposentos reais de Maria Antonieta e do Rei são representativos desta suntuosidade.


O luxo dos aposentos reais em Versailles, onde a rainha Maria Antonieta dormia.

Detalhe do riquíssimo adorno da cama do aposento do Rei, em Versailles.

O palácio está rodeado por uma grande área de jardins. Com cerca de 100 hectares, o jardim do Palácio de Versalhes é o maior jardim de palácio da Europa. Ele foi projetado no século 17 pelo paisagista André Le Nôtre, como jardim formal francês, em um padrão geométrico delimitados por caminhos, arbustos, canteiros e as árvores. Le Nôtre drenou o pantanoso terreno em declive e criou uma série de bacias hidrográficas e um grande canal, eixo central do Parque, com 1,7 km de comprimento. Conta-se que neste canal navegavam gôndolas trazidas de Veneza. Várias estátuas e fontes lindíssimas decoram o jardim. As mais famosas são o Chafariz Latona - deusa Latona – e a Fonte Apollo. A fonte de Netuno também merece ser vista.


Vista do belíssimo Jardim de Versailles (mais de 100 hectares), projetado pelo paisagista La Nôtre, com padrões geométricos dos canteiros bem recortados, no estilo formal francês.

Durante o verão pode-se assistir a belíssimos espetáculos musicais utilizando as fontes. Vale a pena conferir!


A fonte de Netuno, uma das várias fontes do Jardim de Versailles.


Informações sobre o Palácio e Jardim de Versailles:
http://www.chateauversailles.fr/homepage



CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS – L’ÉGLISE DE NOTRE DAME DE PARIS


A Catedral de Notre-Dame de Paris está situada na pequena ilha de Île de la Santé, berço e coração da cidade, cercada pelas águas do Rio Sena. É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, construída a partir de 1163 e um dos maiores ícones da França. No entanto, o local já tem esta função religiosa e sagrada desde os celtas e romanos. Representou pelo estilo monumental a grandeza da realeza e tornou-se o símbolo do poder da religião e do Estado. Ao longo de quase anos vários arquitetos participaram de sua construção, sem interrupções. Serviu de modelo para outras grandes catedrais góticas na França: a Catedral de Chartres, a Catedral de Reims.


A grandiosa e magnífica Catedral de Notre Dame de Paris, um dos ícones de Pais. Na minha opinião, compete em número de visitas com a Torre Eiffel.

Ao longo dos séculos, ela foi pano de fundo de várias turbulências, incêndios e alterações , mas também foi palco de de coroções, execuções (de templários) e da beatificação da mais famosa santa francesa - Santa Joana D’Arc. Durante a Revolução (1793), muitas das esculturas, especialmente gárgulas, foram removidas ou demolidas e os tesouros roubados, também, já serviu de armazem. A galeria dos reis foi severamente danificada pois os revolucionários pensavam que as estátuas representavam os reis da França.

A construção é grandiosa com 128 m de comprimento e duas torres de quase 70 metros de altura. A Catedral de Notre-Dame tem várias grandes rosáceas, a janela do século 13 ao norte é a mais bela, com um diâmetro de mais de 14 metros. As famosas e grotescas gárgulas vigiam a cidade!


Gigantescas e grotescas gárgulas na Catedral de Notre Dame vigiam a cidade de Paris.

Detalhe do mundo fantástico das gárgulas e esculturas que adornam a fachada a fachada da Catedral de Notre Dame de Paris.

A fachada principal (fachada ocidental) é a de maior impacto e grandeza. Apresenta três portais (de épocas diferentes), acima das quais está a Galeria dos Reis - 28 estátuas de 3,5 metros de altura cada, dos reis da Judéia. As estátuas tanto podem ser representações de figuras do Antigo Testamento como dos monarcas franceses.

A gigantesca rosácea que adorna a fachada principal da Igreja de Notre Dame

Galeria dos Reis - 28 estátuas de 3,5 metros de altura. Os reis da Judéia ou os reis da França? Os revolucionários destruíram muitas delas por pensarem serem os Reis da França.

Inaugurando minha nova lente - uma teleobjetiva, tentei explorar alguns magníficos detalhes da fachada de Notre Dame. Seria impossível captá-los sem a mesma. Um universo fantástico!


Detalhe da fachada de Notre Dame - O bispo perdeu a cabeça?


Detalhe 2 da fachada de Notre Dame - O diálogo entre o cachorro e o pássaro.

Detalhe 3 - Uma das colunas de Notre Dame com cenas de Adão e Eva no Paraíso.

O Portal do Julgamento é o portal central e o mais novo do conjunto. Tem como tema o julgamento.


No portal do Julgamento - A disputa entre o Arcanjo e o Demônio pelas almas que devem ir ao Paraíso ou ao Inferno.

O Portal do Julgamento (central) de Notre Dame que tem como tema a representação do
Juizo Final.


O Portal de Santa Ana é o portal da direita e vem da época do início da construção da catedral –retrata cenas da vida da Virgem Maria quando criança e de seus pais Ana e Joaquim.



O Portal de Santa Ana (direita) retrata cenas da vida da Virgem Maria criança
e de seus pais.

O Portal da Virgem é o portal da esquerda e, pertence ao século XIII com iconografia referente a Maria: morte e ascensão.


O Portal da Virgem Maria (esquerda) de Notre Dame, pertence ao século XIII
retrata a morte e ascensão de Maria.

Algumas Dicas: É imperdível visitar a Cripta Arqueológica no átrio da Catedral de Notre Dame (tem uma exibição maravilhosa (planejamento interpretativo) do trabalho arqueológico e reconstituição da antiga e medieval Paris - A antiga Lutèce dos romanos, onde por 3 séculos os gauleses e romanos viveram em paz. Toda a origem e evolução da cidade é mostrada em maquetes, desenhos, vídeos e exibição dos remanescentes originais.

Também recomendo subir até as torres e desfrutar do ambiente onde viveu o célebre personagem – O corcunda de Notre Dame, o sineiro chamado Quasímodo, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Notre-Dame_de_Paris_(livro) - de Victor Hugo. De cima, você pode dialogar com as gárgulas e apreciar magníficas vistas de Paris (como a da foto que inicia esta postagem). É preciso reservar, no mínimo, uma tarde ou manhã inteira (as filas para subir até às torre são imensas na alta estação).

Recomendo o site: http://www.cathedraledeparis.com/



E PARA TERMINAR


Espero que tenham gostado de Imagens da França 1! Eu tenho aprendido bastante ao fazer este blog. Gostaria que me enviassem sugestões e críticas. Elas serão benvidas! Apesar de não postar com tanta freqüência (o meu tempo é curtíssimo), tentem acessar o LUGARES: REAIS E IMAGINÁRIOS, uma vez por mês, pois, quem sabe, vocês podem ter uma boa surpresa. Vou tentar avisar quando houver novidade.

Aguardem a quarta parte, mas não a última, da percepção de um lugar amo e que é encantador - a Inglaterra.

Até a próxima com IMAGENS DA INGLATERRA 1.

Um abraço especial e agradecimento aos meus seguidores.

Saudações,


Santamaria