domingo, 14 de janeiro de 2018

REPÚBLICA TCHECA 1 - PRAGA 2017

Foto 1 - Perspectiva da colina do Castelo de Praga, vista da outra margem do imortalizado rio Moldávia (Vltava).

1 - REPÚBLICA TCHECA – CESKÁ REBUBLIKA – O PAÍS

O antigo Reino da Boêmia,  que atualmente integra a República Tcheca, foi uma das regiões mais desenvolvidas, no século 14, quando Praga, a capital, transformou-se no grande centro cultural e intelectual desta região. No início do século 16, este reino foi integrado ao império dos Habsburgos que reuniu a Áustria e a Hungria. Com a dissolução do Sacro Império Romano em 1806, o reino da Boêmia tornou-se parte do poderoso Império Austro-Húngaro, consolidando uma importante posição econômica neste império.

Foto 2 - O complexo arquitetônico do Distrito do Castelo, no alto do Colina de Praga.

Mas, este vasto império entrou em colapso após a primeira guerra mundial em 1918. Depois de 1933 a antiga Tchecoslovaquia permaneceu como a única monarquia da Europa Central até a invasão pelos nazistas em 1939. No fim da segunda guerra mundial a União Soviética derrotou os alemães, invadiu o país e instalou uma ditadura comunista em 1948 que perdurou por mais de 20 anos.

No fim da década de 60, os tchecos tentaram implantar reformas liberalizantes que eram contrárias ao socialismo centralizador e conservador soviético. Este movimento foi duramente reprimido e ficou conhecido como Primavera de Praga.

Foto 3 - Um dos maiores ícones de Praga, o Relógio da Torre da Prefeitura Antiga.

O governo comunista só foi deposto em 1989 através de um movimento pacífico, com menos de dois meses de duração, a Revolução  de Veludo. Este fato possibilitou a abertura do país ao capitalismo e ao regime democrático.

A República Tcheca moderna teve origem em 1993, com a separação da Eslováquia. Até então estes países formavam um único país chamadoTchecoslováquia.

Em 2004, a Republica Tcheca se une a Comunidade Européia.

O país está dividido em 14 regiões, sendo as mais conhecidas: Boêmia (centro e sul), Pilsen (oeste), Morávia-Silésia (leste), Morávia do Sul (sul) e Liberec (norte).

A capital e principal centro urbano do país é Praga. Situada na região da Boêmia Central, Praga é uma das 10 cidades mais turísticas do continente europeu.

Foto 4 - O coração da cidade antiga - Staré Mesto – a praça Staromestské namestí. 

Entre as personalidades tchecas mais conhecidas estão: os compositores musicais: Antonín Dvorák, Leos Janacék, Bedřich Smetana, os escritores Franz Kafka e Millan Kundera; Milos Forman (diretor de cinema); o artista plástico Alfons Mucha e atletas: Martina Navratilova (tenista),Ivan Lendl (tenista), Emil Zatopek (atleta olímpico).

Foto 5 - O grande escritor Franz Kafka está homenageado em toda a parte, criador de um mundo “kafkaniano”: atormentado, claustrofóbico e paranóico. 


Esta república também foi marcada por intensos conflitos religiosos durante o século  15 entre católicos e hussitas. Nesta luta que resultou  em cinco cruzadas houve o predomínio e avanço da evangelização, por parte da Igreja Católica Apostólica Romana, nesta parte do continente. O país é a terra de muitos santos, entre os quais são mais reconhecidos São João Nepomuceno e São Venceslau.

A República Tcheca, desde os anos 90, após a queda do comunismo, tem experimentado um grande desenvolvimento do turismo. Sua extraordinária paisagem natural e construída tem atraído muitos visitantes e contam muito de sua história, incluindo vários castelos e palácios que foram cenários onde poderosos e famílias influenciaram todo o continente Europeu.

Explore as belas cidades renascentistas preservadas que resistiram à destruição comunista e às reformas dos séculos. Encante-se com a beleza de Praga, a capital, com um centro medieval histórico que proporciona um mergulho de 500 anos no passado.  Experimente as visões de suas pontes, onde se destaca a Ponte Carlos, que liga dois bairros históricos, o coração da cidade e a área do Castelo.

Veja a belíssima canção sobre o rio Moldávia, que corta Praga, criada por Smetana - Vltava (The Moldau): https://www.youtube.com/watch?v=l6kqu2mk-Kw


Foto 6 - O imortalizado Rio Moldávia e ao longe a Ponte Carlos.
Os amantes de uma bela arquitetura vão se apaixonar por Praga que brilha pela sua rica herança artística e arquitetônica.

Além disso, você é convidado a apreciar uma boa cerveja, pois você está no país que fabrica a melhor cerveja do mundo. Foi na cidade de Pilsen que surgiu a saborosa e lendária cerveja pilsen. A culinária é também uma preciosidade.


Foto 7 -  Cervejaria do Museu da Cerveja em Praga, no país que fabrica a melhor cerveja do mundo.
A vida noturna satisfaz todos os gostos. Espetáculos teatrais e musicais são numerosos e fica difícil escolher, afinal a Republica Tcheca é a terra de três compositores famosos. Também adotou Mozart que estreou em Praga uma das suas peças mais famosas do mundo – Don Giovanni.

Enfim, planeje um pouco mais de tempo para explorar este fantástico palco de aventuras. Não deixe de reservar um dia inteiro para conhecer a belíssima Cesky Krumlov com o seu castelo medieval que será objeto de outra postagem neste blog.

O nosso roteiro na República Tcheca compreendeu 4 dias e meio: 3 dias e meio em Praga e um dia completo em Cesky Krumlov.


Foto 8 - Perspectiva de Praga, vista das colinas do Castelo de Praga.

DADOS GERAIS

Localização Geográfica: Europa Central
Superfície: 78.866 km2 (menor do que o estado de Santa Catarina, no Brasil)
Limites Geográficos: Alemanha e Polônia (norte), Áustria e Eslováquia (Sul), Polônia (leste) e Alemanha (oeste).
Clima: Temperado e as temperaturas abaixo de zero são comuns no país.
População: 10.304.302 milhões
Cidades mais populosas da República Tcheca: Praga, Brno, Ostrava, Plzen e Liberec.
Língua: Tcheco
Moeda: Coroa Tcheca. Código da moeda: CZK, simbolo: Kc  (equivalente, neste momento próximo a 25 euros).

2 – UMA INTRODUÇÃO A PRAGA – PRAHA

A capital nacional, Praga é declarada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO). A cidade é considerada um grande centro cultural do continente europeu, abrigando um belíssimo conjunto urbano preservado de características medievais (com ruas estreitas e sinuosas) e arquitetura antiga com exemplares de variados estilos, destacando-se o gótico e o barroco. O patrimônio edificado é de rara beleza e você se encanta com os detalhes incríveis de seus edifícios.


Foto 9 - Detalhe de edifício na praça antiga do coração da cidade.

Praga, a maior cidade e o centro econômico mais importante do país, está situada na região da Boêmia central, às margens do rio Vltava (Moldávia). O curso sinuoso do rio no centro da cidade oferece belas paisagens de suas antigas e encantadoras pontes, com destaque para a Ponte Carlos que liga os dois bairros históricos da cidade: na margem direita (leste) está a Stare Mestó (coração da cidade antiga) e na parte esquerda (oeste) fica Hradcany - o bairro do Castelo – onde se destaca o imponente Castelo de Praga, situado na colina.


Foto 10 - Vista das pontes, a partir da colina do Castelo.

Por todo este conjunto cultural, de arte e arquitetura, Praga é hoje um dos principais destinos turísticos europeus.

Praga tem uma  área de 496km2 onde habita uma população de cerca de 1.300.000 habitantes. Para comparar, Recife (em Pernambuco, Brasil) possui uma superfície de 218km2 e uma população de 1.600.000 habitantes.

3 - INFORMAÇÕES ÚTEIS E TURÍSTICAS

Os Centros de Informações Turísticas - Prague Information Service (PIS) - são muito úteis e estão espalhados por toda a parte. O principal deles fica na prefeitura antiga, na praça do coração da cidade – próximo ao relógio astronômico. Eles oferecem informações gerais sobre o país e sua capital, além de disponibilizar mapas, sugerir programações, reservar hotéis, vender ingressos para concertos e shows, além de outros serviços.


Foto 11 – Detalhe do belíssimo Relógio da Torre, da prefeitura antiga, onde está o Centro de Informações.

Para planejar o seu roteiro em Praga acesse os sites oficiais:
CAPITAL:
http://www.prague.eu/pt (em português)

Eu raramente costumo indicar outros blogs (além dos oficiais) neste espaço, mas desta vez eu abro uma exceção para http://insiderpraga.com.br/ . As informações deste blog são muito detalhadas e atualizadas.

O idioma tcheco é fortemente ligado à identidade étnica e nacional do país, pois foi uma conquista de uma luta contra a opressão e pela supremacia linguística. Não é para menos, que os tchecos têm orgulho da “dificuldade” de sua língua (de origem eslava), considerada mais difícil do que o russo e o polonês. Mas, respire e relaxe, na Praga turística, você se comunica bem em inglês. Os nativos e que falam o idioma tcheco, me desculpem pela grafia (sem os acentos) das palavras em tcheco deste texto (escrevi no teclado em português). Até que aprendi algumas palavras do vocabulário escrito nesta viagem: most (ponte), námestí (praça), na (rua)... Talvez, você consiga perguntar em tcheco: Mluvite anglicky? (Você fala inglês - Do you speak English)?

Eu tentei aprender algumas palavras básicas em tcheco com a minha amiga Alena Moutelik, tais como “obrigada”, “por favor”, “sim”, “não”, “desculpe”, mas logo desisti de pronunciar. Desculpe Alena.

4 - COMO E QUANDO CHEGAR, SE LOCALIZAR, CIRCULAR E MELHORES LOCAIS DE HOSPEDAGEM

Acesse o mapa abaixo para se orientar e planejar seu roteiro em Praga.


QUANDO CHEGAR
As melhores épocas para visitar Praga são a Primavera e o Outono.  No verão, a temperatura é agradável (média de 24 graus) mas, há chuvas frequentes. Já no inverno é muito frio com temperaturas médias de 5 graus negativos, com neve e gelo, em quase todo o território. No verão também o fluxo de turistas é muito intenso e tudo fica congestionado.


Foto 12 -  Um dos pontos altos de concentração de turistas é a histórica Ponte Carlos, mas ela ocorre em todos os lugares de Praga, durante a alta estação.


COMO IR
O aeroporto de Praga fica perto da cidade e tem conexões muito boas com o centro. É bem fácil usar o transporte público. Além de ser fácil, esta é a opção mais barata  se o seu hotel estiver próximo de estações de bonde ou de metrô.

Há dois terminais no aeroporto, mas eles ficam muito próximos e podem ser percorridos em cerca de 10 minutos. O Terminal 2 recebe voos entre países dentro do Espaço Schengen.

O ônibus mais rápido (119) que faz o percurso do aeroporto para o centro (até a estação de metrô Nádraží Veleslavín – Linha A) leva aproximadamente 16 minutos.

Eu cheguei de trem, partindo de Viena e desembarquei na Estação Central de Praga. A estação principal de trens é a Hlavní nádraží; a principal rodoviária, ÚAN Florenc. As duas estações são conectadas ao metrô. Se preferir um taxi, vá ao Centro de Informações na própria estação que eles providenciam um taxi. A estação de trem fica muito próxima do centro.

ONDE FICAR
A hospedagem em Praga não é barata, mas você pode encontrar alternativas mais simples como "hostels" e pousadas bem situados em relação ao centro. Você pode encontrar hotéis antigos, próximos ao centro, e que oferecem a opção de quarto-família para até 4 pessoas. Sugiro como local para hospedagem a Staré Mesto (Cidade Velha) e a Nové Mesto (Cidade Nova), devido a proximidade do centro histórico e das principais atrações.


Foto 13 – Rotunda de Santa Cruz, um dos últimos edifícios romanos do século 12, nas proximidades do Centro Histórico, e próximo do hotel que me hospedei.

COMO SE ORIENTAR E CIRCULAR
Um dos grandes referenciais para se orientar em Praga é o rio Moldávia (Vltava em tcheco) que corta a cidade em duas partes. A leste está o centro antigo (Staré Mestó em tcheco), que concentra a maioria das atrações e a oeste – o distrito do Castelo (Hradcany em tcheco) que compreende a parte colinosa onde está o imponente Castelo de Praga e mais a cidade baixa (Malá Strana).

A histórica ponte Carlos (Karluv Most) ainda é o principal elemento de ligação entre as duas partes antigas da cidade. Para você visitante, lhe asseguro que se perder e depois se achar no centro histórico de Praga é a parte mais interessante do jogo neste intrincado labirinto de ruas estreitas e sinuosas e palco de interessantes descobertas. Pode-se dizer que este centro é abraçado a leste pelo rio, a oeste pelo corredor de transporte Wilsonova.


Foto 14 – O Rio Moldávia, um dos maiores referenciais para o turista em Praga.

Ao sul do centro histórico está o corredor de Pedestres “Na Prikope” (principal corredor comercial de Praga) e sua continuidade a rua “Narodni”.

O centro histórico de Praga, que abriga a maioria das atrações, é muito concentrado, portanto acho dispensável investir em um tícket para transporte. Você pode fazer o circuito básico a pé. Andar é a melhor maneira de conhecer a maioria das atrações de Praga, especialmente para quem a visita pela primeira vez.
Foto 15 – Andar a pé é a melhor maneira de conhecer o centro histórico e observar os numerosos detalhes dos edifícios. Mas, cuidado para não tropeçar ao olhar para cima.
Uma vez em Praga, o melhor é percorrer a cidade a pé, já que a grande maioria dos pontos de interesse se situa na cidade antiga (e seu entorno) bem como nas colinas que margeiam o rio.


5. ARQUITETURA EM PRAGA

Praga conta muito de sua história através da arquitetura. São muitos detalhes expressos com perfeição nos mais variados estilos: do Gótico ao Art Nouveau, do Art Deco ao Modernismo - só de contemplar você termina por entender as diferenças.  Mas, apesar de estilos tão diferentes, tudo se harmoniza, pois eles se complementam e embelezam o espaço público.

A tradição da arquitetura é antiga, desde o século 14, quando o rei Karel promoveu a construção maciça na cidade e patrocinou a famosa ponte Carlos (nomeada em sua homenagem) ornamentada por estátuas. Também é o caso das construções góticas que até hoje impressionam como Catedral de São Vitus, no distrito do Castelo, e a Câmara Municipal, na praça da cidade antiga.


Foto 16 – Interior da Catedral de São Vitus, com seus imponentes arcos pontiagudos, abóbadas muito altas e janelas estreitas e altas sustentando áreas de grandes vitrais.

A Renascença trouxe uma decoração de estuques trabalhados em desenhos – sgraffito - a exemplo de uma da casa onde viveu Kafka, no coração da cidade. 


Foto 17 - “Casa do Minuto” com decoração de estuques trabalhados em desenho (sgraffito), uma das características da renascença. Aqui morou Franz Kafka.

O barroco também teve destaque nas igrejas jesuítas dos séculos 17 e 18 quando a cidade se encheu de cúpulas, dourados e fachadas de “bolo de aniversário”, a exemplo das igrejas de S. Nicolau e de S. Inácio de Loyola.


Foto 18 – Interior da Igreja de São Nicolau, um dos destaques da arquitetura barroca em Praga (em Malá Strana), com tetos em afrescos e rica ornamentação com predominância de dourados.

Na época dos Habsburgos houve grande estímulo à arte decorativa, por conta de um decreto que estabelecia que parte do dinheiro gasto na construção de prédios devia ser aplicada na decoração de suas fachadas. No início do século 20, a Arte Nova (Art Noveau) floresceu em Praga, tendo como um de seus maiores expoentes Alphons Mucha (artista tcheco da “Belle Epoque”).

Praga é uma das raras cidades, no mundo, onde é possível observar exemplares da arquitetura cubista de residências, casas geminadas a blocos de apartamentos. Veja algumas edificações nas ruas próximas à colina de Vysehrad e o edifício do Museu do Cubismo Tcheco.

Ainda se destaca em Praga, o estilo secessão com rica ornamentação que se integra a arquitetura.


Foto 19  - Casa estilo secessão e sua rica ornamentação integrada a arquitetura, no entorno do Parque Riegrovy.

Praga também abriga uma das mais recentes obras dos arquitetos Vlado Milunc e Frank Ghery – este último, criador do Museu Guggenheim, de Bilbao - o intrigante Tancici Dum (Edifício Dançante), localizado em um dos poucos locais da cidade antiga onde foram autorizadas construções. O sétimo e último andar é acessível ao público, pois tem um restaurante. A casa fica ao pé da ponte Jiráskovo nám.  Ver mais em:  http://tadu.cz/en/

Foto 20 – “Edifício Dançante”, exemplo radical de design pós moderno (1996).

Dezenas de empresas oferecem passeios temáticos sobre a arquitetura para que você descubra as múltiplas faces desta arte em Praga, seu contexto histórico, os distintos estilos e as condições de suas construções, sejam artísticas, políticas ou apenas urbanísticas. Você pode escolher ser acompanhado por um especialista em arquitetura ou organizar o seu próprio roteiro de acordo com as suas preferências.


6 - GASTRONOMIA

Os tchecos são os maiores consumidores de cerveja (PIVO em tcheco) do mundo. Eles são loucos pela bebida. Acredite se quiser, mas comprar cerveja por lá sai tão barato quanto comprar água. Aproveite para experimentar este delicioso drinque nas cervejarias (PIVNICES em tcheco), onde, aliás, também se come muito bem.


Foto 21 - Cervejaria tradicional no jardim, em mesas comunitárias, U-FLEKU.

Os tchecos consideram a cerveja sua bebida nacional. Ela pode ser escura, clara, misturada, de fermentação alta ...etc...etc... No mercado tcheco atual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja.

As cervejas tchecas mais famosas sao Pilsner Urquell, Budvaeiser Budvar, Staropramen, mas outras marcas, a exemplo da Gambrinus, Radegast e Krusovice são muito populares em Praga.

Experimente o tradicional Prague Beer Museum Pub que oferece mais de 30 cervejas tchecas. Veja o site: http://www.praguebeermuseum.cz/en/
 
Nesta cultura cervejeira, não faltam cervejarias tradicionais, excelente ocasião para conhecer os tchecos e compartilhar a esplêndida cerveja que fabricam e que é mantida fresca em “caves”. Elas também servem petiscos e refeições típicas.

Recomendo a cervejaria e restaurante U-FLEKU, que possui um enorme espaço com museu da cerveja, casa de shows, restaurante e jardins. Esta casa fabrica sua própria cerveja há mais de 500 anos. Endereço: Křemencova 1651/11, 110 00 Nové Město. Ver mais em:  http://en.ufleku.cz/

Foto 22 - A cervejaria U-Fleku fabrica a sua própria cerveja há mais de 500 anos.

Experimente também a histórica cervejaria U zlatého tygra (Tigre Dourado), local frequentado por personagens famosos, que fica na Rua Husova, centro antigo. Veja mais em: http://www.uzlatehotygra.cz/en/

A comida tradicional tcheca tem por base a carne, sobretudo de porco, chucrute ou couve sob várias formas, salsichas e batata. As salsichas também são populares em barracas que vendem comida na cidade. Experimente o knédliky, uma curiosa (e saborosa) invenção, do tipo almôndega de pão fofo, geralmente regada com molho de carne.

Para encerrar a refeição experimente como aperitivo o famoso Becherovka : licor de ervas doce de Karlovy Vary.

O Restaurante U Kalicha também pode ser uma boa opção para degustar a comida típica. Fica na Bojišti 1733/12, 120 00 Praha 2-Nové Město. Ver mais em: http://www.ukalicha.cz/shop/?lang=EN

7 – COMPRAS

Para levar de presentes que tal o famoso cristal da Boêmia, porcelanas, brinquedos de madeira, lembranças com motivos de cerveja e antiguidades? Entre as últimas estão artigos militares do tempo do “Exército Vermelho”, bonecas russas, marionetes de madeira, ceramicas e variada joalharia.

Praga é reconhecida como a Terra dos Cristais, há centenas de lojas espalhadas, principalmente, na Cidade Velha (Staré Mesto) e Cidade Baixa (Malá Strana). Você vai encontrar muitas lojas de porcelana e cristal boêmio no centro da cidade.


Foto 23 -  Os famosos cristais da Boêmia podem ser encontrados em muitas lojas espalhadas por toda a cidade.
A região é famosa, desde a época do Império, por seus teatros de marionetes. Estes bonecos estão à venda nas lojas e feiras de artesanato, nos mais variados tamanhos e estilos. As crianças adoram!

As áreas comerciais mais populares são: Praça Wenceslas, na Na Prikope, na Celetna, e entorno da Ponte Carlos. Na Praça da República tem um grande shopping chamado Palladium.

Na rua Na Prikope, uma espécie de shopping a céu aberto, encontram-se dois importantes centros comercias, o Shopping Centre Broadway e Slovansky Dum, que têm boutiques de marcas internacioais reconhecidas, várias galerias e outros tipos de estabelecimentos.

A rua mais cara de Praga – e provavelmente de todo o Leste europeu – é a rua Paris (no bairro judeu, Josefov), onde se localizam as lojas mais sofisticadas da cidade, com marcas de grife: Dior, Prada, Gucci….


Foto 24 – Lembranças com motivos das famosas cervejas tchecas podem ser encontrados facilmente.
Outra coisa interessante em Praga é a presença de diversas lojas especializadas em produtos derivados da maconha, devido à liberação desde 2010 do consumo e posse de maconha até 15 gramas.

Outro produto conhecido e comercializado é o absinto, bebida alcoólica forte, cuja venda é proibida em muitos países do mundo.

8 - PROGRAMA NOTURNO

Além de frequentar bares, restaurantes e boates que tal assistir a alguns concertos e shows de música e ópera em Praga?

Talvez nenhuma cidade do mundo se compare a Praga em oferta de espetáculos e concertos baratos. Parte disso se deve ao incentivo do governo à música e também aos párocos das igrejas que permitem o uso dos espaços das igrejas para recitais, mediante a cobrança de ingressos.


Foto 25 -  Uma homenagem ao famoso compositor tcheco Dvorak.
Durante o período de abril a outubro, a temporada musical em Praga atinge o apogeu. Além dos tradicionais espetáculos na Ópera Estatal de Praga, no Teatro Nacional e no Rudolfinum, acontecem diariamente concertos e recitais nas principais igrejas e sinagogas de Praga que utilizam trechos de peças de repertório conhecido, principalmente de compositores da República Tcheca, como Dvorák e Smetana.

Um programa bem diferente para fazer em Praga é assistir a peça Don Giovanni no Teatro Nacional de Marionetes de Praga. A ópera de Mozart é montada na íntegra, com som original e toda encenada por marionetes  perfeitos.


Foto 26 -  A imponente casa de espetáculos musicais – Rudolfinum.

Outro programa que vale a pena é assistir a um show folclórico com direito a jantar. Há várias empresas que oferecem este tipo de serviço. Contratamos o show PRAGUE: DINNER AND TRADITIONAL FOLKLORE MUSIC AND DANCE. Recomendo! A operadora oferece serviço de transfer até o local do show. Ver o site: http://www.besttour.cz/tours/prague/folklore-music-dinner/


Foto 27 -  Vale a pena assistir a um Show Folclórico em Praga.

9 - PRINCIPAIS ATRATIVOS

Antes de planejar cada roteiro de cidade, utilizo algumas informações de guias turísticos que considero interessantes. Desta vez, utilizei as informações do Guia Praga: Seu Guia Passo a Passo, em sua versão no Português, o título original é Cartoville Prague. Este guia tem mapas detalhados e atualizados e é muito prático. Tem títulos para várias cidades. Como ponto de partida , faça uma lista de “Atrações Imperdíveis” e do “Melhor da Cidade”. Transcrevo abaixo o que encontrei para Praga.

9.1 ATRACÕES IMPERDÍVEIS EM PRAGA


Foto 28 - Um dos maiores ícones de Praga - a Ponte Carlos – Karluv Most

·   - Praça da Cidade Velha ­– Coração de Praga, espelho da incrível riqueza arquitetônica da cidade. Principais destaques: Palácio Kinsky, igrejas de N. Sra de Tyn e de São Nicolau, Prefeitura.
·   - Casa Municipal – Criada por dois arquitetos famosos (Polivka e Mucha), a arquitetura é rica e rebuscada. O prédio abriga serviços públicos e manifestações culturais.
·   - Josefov, o antigo gueto judeu – Um bairro que simbolizou a vida econômica e cultural da cidade, repleto de memórias.
·   - Pontes de Praga (11 pontes). Destaque para a Ponte Carlos. Das colinas de Letná e de Petrin tem-se magnificas vistas do rio e das pontes.
·   - Castelo de Praga - No alto, foi sede do poder, desde os primeiros reis da Boêmia. No entorno, palácios, museus jardins, casas liliputianas da “Ruela de Ouro”.
·   - Convento  de Strahov - Esta antiga abadia  abriga na sua biblioteca mais de 130 mil volumes e iluminuras.
·   - Mala Strana - O mais barroco dos bairros de Praga. Lugar de antigas e poderosas famílias aristocratas. Destaque para o palácio renascentista Wallenstein, construído no século 17.
·   - Praça Venceslau – Lugar de manifestações históricas contra o nazismo (1938), festa da libertação (1945), vaias contra os tanques russos (1968), palco da Revolução de Veludo que precipitou o fim do regime comunista...Símbolo da independência nacional.
·   - Museu Mucha – Fica na praça que une a Cidade Velha e a Cidade Nova, próximo ao Museu Nacional, onde fica a estátua do padroeiro da Boêmia – Venceslau I. Ao norte, está o Hotel Europa em estilo secessão e o Palácio Koruna, com linhas art-deco.
·   - Casas Secessão - O bairro de Vinohrady, em torno do Parque Riegrovy, é um pequeno museu a céu aberto: balcões ornamentados, ferro fundido, estuques, mosaicos...


Foto 29  - Encante-se com a riqueza do conjunto antigo da praça da cidade antiga.

9.2 O MELHOR DE PRAGA

·   - Demorar-se num café literário. Indicados: Kavarna Obecni; Café Louvre; Kavarna Slávia
·   - Descobrir as casas cubistas: Casa da Virgem Negra; Casas Cubistas de Vysehrad e na esquina das ruas Spalend e Lazarka; Casa Diamante
·   - Seguir os passos do atormentado escritor Kafka, um dos maiores expoentes da literatura mundial
·   - Caminhar pelas galerias e passagens da cidade antiga
·   - Fazer um piquenique na colina de Petrin em frente ao Castelo
·   - Saborear um prato tradicional: goulash; knedliky (bolinho de pão) com cerveja; veproknedlo-zelo (porco assado com bolinhos de pão e repolho)...
·   - Visitar Praga com Música. Há mais de 20 salas além de igrejas.
·   - Fazer o circuito das cervejarias. O país produz as melhores cervejas do planeta...em longas mesas compartilhadas
·   - Mergulhar na cena underground de Praga


9.3 - ROTEIRO SUGERIDO

O nosso roteiro na República Tcheca compreendeu 4 dias e meio incluindo um dia completo em “Cesky Krumlov” que será objeto de outra postagem. Durante três dias e meio em Praga, planejei e realizei o seguinte roteiro.

Para fazer um “citytour” quase gratuíto: Pegue o bonde 22, na Praça da Paz, em Vinohrady . Ele vai até o Castelo.

Você pode também fazer um passeio de barco pelo Rio Vltava - Moldávia. O passeio básico é de cerca de uma hora. O valor é de 11,60 euros, por pessoa. (Reservar no local). Ver:  https://www.viator.com/tours/Prague/Prague-Vltava-River-Sightseeing-Cruise/d462-2224B01


DIA 1: BAIRRO JUDEU (JOSEFOV) E PARTE DA PRAÇA DA CIDADE VELHA - STARÉ MESTO

DIA 01:  TARDE


Foto 30 – Sinagoga Velha-Nova - Um escuro prédio antigo gótico, impregnado de lembranças das perseguições dos judeus ali residentes.

Partindo da Praça Antiga, pegue a lateral da Igreja de São Nicolau, siga pela rua Pariszka até a rua Siroská. À direita, você acessa o Museu Judaico e a Sinagoga Espanhola. À esquerda você alcança a Sinagoga Pinkas, o Cemitério e a Sinagoga Velha Nova.

BAIRRO JUDEU - JOSEFOV

O bairro surgiu no século 13 e foi reformado entre 1893 – 1913. Este local de história conturbada e que abrigou uma das maiores comunidades judaicas da Europa ainda contém o conjunto judaico mais bem preservado da Europa.

O circuito religioso do bairro judeu, de grande popularidade, compreende vários monumentos importantes do período.

O chamado Museu Judaico compreende 6 monumentos (edificações), em locais diferentes do bairro, que são:

Sinagoga Pinkas (Pinkasova synagoga) - Construída em 1535, hoje, ela foi transformada em um memorial. Nas suas paredes se encontram os nomes de mais de 70 mil judeus mortos nos campos. No primeiro andar  veja a exposição dos desenhos de crianças que estiveram nos campos.

Sinagoga Maisel (Maiselova synagoga) - Construída em 1590-92, foi renovada em estilo barroco em 1689. Ela conta a história dos judeus da Boêmia de da Morávia.

Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga) – Foi construída em 1868, em estilo neomourisco e promove concertos. Ela fica mais afastada, na rua Vezenska 1;

Sinagoga Klausen (Klausova synagoga) - Construída no final do século 17, foi reconstruida em 1880.  Apresenta a exposição “Tradições e Costumes judaicos”. Ela fica na saída do antigo cemitério.


Foto 31 – Sinagoga Klausen construída no século 17.

Salão Cerimonial – Situado no prédio romântico de 1912, funciona como um museu.

Velho Cemitério Judeu (Starý židovský hřbitov) - É um dos principais cartões postais do bairro. Este espaço sagrado para os judeus possui 12 mil sepulturas, o maior numero por área (superposição de lápides) , devido a falta de espaço para enterrar seus mortos. Endereço: Siroká, 3.

Sinagoga Velha-Nova (Staronová synagoga) – A sinagoga mais antiga da Europa , que funciona desde o século 13, é ainda hoje utilizada pela comunidade judaica. Trata-se de um dos mais bem conservados edifícios góticos de Praga.


Foto 32 - Interior da sinagoga Velha-Nova – datada do século 13, onde acontecem os cultos ainda hoje.
Você pode contratar o pacote completo com a Sinagoga Velha Nova. Só a Sinagoga Velha-Nova vende entrada avulsa.


Neste bairro, você pode passear na rua Pariska Rua Pařížská, considerada a mais cara da cidade, repleta de lojas de grife.

Ao voltar do passeio pelo bairro Judeu, caminhe pela rua Krizovnicka (na direção sul) e você alcança, mais adiante, o majestoso teatro RUDOLFINUM.

Nesta magnífica sala de espetáculos, de estilo neorenascentista, Dvorak regeu a célebre “Sinfonia do Novo Mundo” (1896).

Mais adiante está o KLEMENTINUM.

KLEMENTINUM – É o maior conjunto arquitetônico (de estilo barroco) após o Castelo. Ele foi construído pelos jesuítas (iniciado em 1622 para abrigar uma universidade). O espaço reúne três atrações principais: Capela dos Espelhos que tem o órgão tocado por Mozart; Biblioteca Barroca e a Torre Astronômica (Vista de 360 graus da cidade). Veja a Igreja de São Salvador e seu pórtico barroco. Mais informações em: http://www.klementinum.com/index.php/en/

Foto 33 - A Igreja de São Salvador e seu pórtico barroco, próxima a Ponte Carlos.
Termine o dia na Ponte Carlos (Karlův most), um dos maiores ícones de Praga.

PONTE CARLOS (KARLŮV MOST) – CHARLES BRIDGE

A ponte mais antiga da cidade, um símbolo da cidade, foi construída (sec. 12) pela ordem dos cavaleiros da Cruz com a estrela vermelha. Ela era a única ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Baixa (até o século 19). A ponte possui cerca de 515 metros de comprimento e 10 de altura, sustentada por 16 arcos.


Foto 34 - O grande pórtico da Ponte Carlos, um dos maiores ícones de Praga, e seu cortejo de santos.
As 42 esculturas de santos, nas laterais da ponte (1683 – 1928) formam uma espécie de “guarda de honra” do Castelo. A mais antiga escultura é a de São João Nepomuceno (1683), que segundo a lenda, garante boa sorte a quem tocar a imagem do santo. Por isso, os visitantes fazem fila para tocar esta estátua, que ficou gasta de tão tocada. Conta-se que este santo foi jogado ao rio, deste lugar, pelos homens do rei Venceslau IV, porque não quis revelar o segredo da confissão da rainha.


Foto 35 - São João Nepomuceno, a mais antiga escultura da Ponte Carlos que segundo a lenda garante boa sorte a quem tocar.

Uma multidão de pintores, músicos e vendedores ambulantes usufruem do intenso movimento de travessia da ponte.

Visite o Museu da Ponte. Ver mais sobre a Ponte em: http://www.muzeumkarlovamostu.cz/
À noite, não deixe de ver a linda iluminação da Ponte.


DIA  02 - CIDADE VELHA - STARÉ MESTO E RUA NA PRIKOPE.

DIA  02 – MANHÃ

O coração Histórico de Praga é a praça antiga da cidade - Staromestské Namesti – um dos maiores pontos icônicos de Praga, tombada como Patrimônio Cultural, em 1992. A área está cercada de lindas igrejas e casas seculares.

A PRAÇA CENTRAL DA CIDADE VELHA – STAROMESTSKE NAMESTI - Na Praça da Cidade Velha você viaja no tempo.  O visitante se deslumbra com a concentração de tantas preciosidades, que congrega os principais eventos da história do país e resume a história arquitetônica  com os estilos das edificações que se fundem. Por isso mesmo é o lugar de maior densidade de turistas por metro quadrado.


Foto 36  - Praça Central da cidade velha, detalhe da exuberante arquitetura gótica da catedral de Nossa Sra do Tyn.


Destaca-se entre as atrações na Praça:

Antiga Prefeitura – Staromestske Radnice (1338) – Prédio em estilo gótico, célebre por possuir na sua torre o relógio astronômico. Suba os 70 metros na Torre do Relógio, visite as salas históricas e a capela gótica. Ver mais em: http://www.czechtourism.com/c/prague-old-town-hall/

Foto 37 - Detalhe 1 da torre do relógio astronômico na Antiga Prefeitura


Relógio Astronômico – Oroloj (1410). O relógio construído em 1410, por Mikulás de Kadam, é a atração maior da torre da prefeitura e da praça. O relógio mostra a hora, dia, mês, posição da terra e da lua, sua fase e as estações do ano. O show maior e que atrai uma multidão acontece de hora em hora, quando os 12 apóstolos surgem a cada batida (9h-21h) e as marionetes medievais se apresentam – tendo como um dos atores principais o esqueleto da “Morte”.

Foto 38 - Detalhe 2 da torre do relógio astronômico na Antiga Prefeitura

Foto 39 - Detalhe 3 da torre do relógio astronômico na Antiga Prefeitura. Observe os apóstolos e o galo.

Catedral Nossa Sra do Tyn - Kostel Tynem – É o segundo edifício religioso mais importante de Praga, foi construído em estilo gótico (1380 - 1511) e tem o interior em barroco (sec. 17). As duas torres que representam Adão e Eva (de 80 metros), se destacam na paisagem. Dentro da catedral veja o tumulo do famoso astrônomo dinamarquês Tycho Brahe.

Foto 40 - Catedral de Nossa Sra do Tyn, em estilo gótico, segundo edifício religioso mais importante de Praga.


Palácio Kinsky – Este palácio construído em estilo rococó (1765) abriga coleções de arte mediterrânea antiga e de arte asiática da Galeria e Museu Nacional.

Foto 41 -  Palácio Kinsky, cosntruído em estilo rococó, com rica fachada decorativa.


Próximo do Palácio está a Igreja de São Nicolau, um dos primeiros exemplos do barroco em Praga (1737), na cidade velha. Veja mais em: http://www.ngprague.cz/en/

Foto 42  - Igreja de São Nicolau, um dos primeiros exemplos do barroco em Praga, na cidade velha.

A praça triangular – MALÉ NAMESTÍ – vizinha a praça central, acha-se cercada de casas góticas e fachadas renascentistas com grafismos que tornam o ambiente encantador. No meio da praça está um poço cercado de uma grade de ferro, que tem no seu topo, o leão de ouro da Boêmia.

Foto 43 - Praça da fonte, encimada com o leão de ouro da Boêmia, e dos prédios de fachadas renascentistas.

Ao lado da Igreja de Tyn, pegue a rua Celetná e siga até o próximo atrativo:

Casa da Virgem Negra (1912) -  Museu do Cubismo Tcheco – Muzeum Ceskeho Kubismu. A casa é o primeiro e mais belo exemplar da arquitetura e design interior cubistas, do arquiteto Josef Gocar. No exterior você pode observar uma Madona Negra, que restou do edifício gótico original.

Foto 44 - Museu do Cubismo Tcheco, o mais belo exemplar da arquitetura cubista em Praga.

Foto 45 – Madona Negra no exterior da fachada do Museu do Cubismo.


DIA 02 – TARDE 

PARTE DA CIDADE ANTIGA E RUA NA PRIKOPE

Depois, siga pela mesma rua até a:

Casa Municipal – Obecni dum -  Prédio que expressa a apoteose do estilo art-noveau (1906 – 1912). Talvez seja o mais exuberante e sensual prédio de Praga. A casa fica no local da antiga corte real, sede dos reis da Boemia (1383 – 1483). Depois, o rei se mudou para o Castelo de Praga.

1587 Foto 46 - A Casa Municipal expressa a apoteose do estilo art-noveau.


Faça o passeio guiado pelas salas internas, principalmente se você gosta de art nouveau, art déco e da obra do artista Alfons Mucha. Os maiores talentos da época participaram (1902 – 1911) da riquíssima decoração do prédio e dos salões, plena de elementos de mosaicos, mármore e ferro forjado. Você pode usufruir do restaurante e café na entrada.

Foto 47 – Detalhe da entrada da Casa Municipal com riquíssima decoração em elementos de mosaico, mármore e ferro forjado.


Torre da Pólvora - Prašná brána -  A escura torre gótica, localizada na entrada da Cidade Velha, é hoje  um dos símbolos mais representativos da cidade. A torre foi construída em 1475 como uma das 13 portas da muralha fortificada que dava acesso à cidade.

Foto 48 - A escura torre gótica - - Casa de Pólvora - era uma das 13 portas da cidade fortificada.

Em 1571, ela foi destruída por um incêndio, mas foi reconstruída. Durante o século 17, a torre foi usada como local de armazenamento da pólvora, porisso o seu nome atual.

Volte pela rua Na Prikopé, uma das ruas comerciais mais populares de Praga.


DIA 03 - DISTRITO DO CASTELO (HRADČANY) E CIDADE BAIXA (MALÁ STRANA)


DIA 03 – MANHÃ

DISTRITO DO CASTELO (HRADČANY) E CIDADE BAIXA (MALÁ STRANA)

O Distrito é formado por ladeiras com ruelas medievais, por onde se caminha entre séculos de história e de arquitetura. O imponente castelo, fundado no século 9, no alto da colina, agregou a função de sede do poder ao local.

Foto 49 - No bairro do Castelo, a outra parte antiga de Praga, o imponente castelo, do século 19, se destaca no alto da colina. 

CASTELO DE PRAGA (HRAD)

O Castelo, o marco mais famoso da cidade, está situado no topo da colina. Ele constitui um complexo de 45 hectares de área, com palácio, igrejas, torres, museus, pátios, jardins e rua. O castelo foi fundado no século 9 e funcionou como residência dos reis e príncipes da Boêmia. Este local sempre foi sede dos governantes tchecos e funciona como a atual residência oficial do governo.

Foto 50 – O Castelo de Praga foi fundado no século 9 para residência dos reis e príncipes da Boêmia.
Este conjunto está repleto de atrações. Sugiro reservar, no mínimo, uma manhã inteira para visitar o local. Depois de uma caminhada pelos jardins reais, você alcança a ponte que dá acesso à entrada principal do complexo, com duas grandes estátuas e a Guarda Real.

A seguir estão comentadas as principais atrações deste complexo.

Catedral de São Vito – Katredrala Sv. Vita (1324 – 1929, 600 anos de construção). Este majestoso templo gótico, o maior do país, abriga objetos preciosos, pinturas medievais e mosaicos do século 14. Você pode admirar os vitrais art noveau do mestre Mucha (julgamento final), na terceira capela norte.

Foto 51 – A majestosa e gótica Catedral de São Vito (século 14) levou 600 anos para ser construída.

Veja também o túmulo barroco de São João Nepomuceno (ao fundo, esculpido em 2 toneladas de prata) e a Capela de São Venceslau com painéis dourados com pedras preciosas.

Foto 52 -  Detalhe da fachada lateral da Catedral de São Vito no complexo do Castelo de Praga.

Antigo Palácio Real – Stary Kralovsky Palak (1135), um dos prédios mais antigos e com dezenas de salas históricas luxuosas. Foi residência dos reis da Boemia até o século 16. Depois, foi reconstruído na primeira metade do século 18. No Existem dezenas de salas com históricas com brasões significativos da história real de Praga.

No centro do palácio fica ao salão gótico Vladislav (1500), onde os reis da Bohêmia eram coroados. Há uma exposição sobre a história do Castelo (andar inferior).


Foto 53 - O salão gótico do Palácio Real (1500), parte do complexo do Castelo de Praga, onde os reis da Boêmia eram coroados.

Basilica São Jorge – Brazilika Sv Jiri  - O prédio mais antigo foi fundado em 920 e reconstruído no século 17 em fachada barroca. Ver a capela de Santa Ludmila, primeira martir cristã tcheca. Visite a Grande Torre Sul,  com vista imbatível da cidade.

Foto 54 -  A fachada da basílica de São Jorge, parte do conjunto do Castelo, foi reconstruída no século 16, com uma fachada barroca.

Rua Dourada  - Zlatá ulička - Rua estreita onde habitavam os trabalhadores do Castelo no século 16. Hoje, ela abriga lojinhas de “souvenirs”.

Foto 55 - A rua dourada do Castelo, onde habitavam os trabalhadores do castelo de Praga, abriga hoje lojinhas de “souvenirs”.

Tudo é muito minúsculo nesta ruela! A rua termina na Torre Daliborka – Daliborka vez (1496) que era considerada uma prisão de luxo para os nobres condenados.

Na área aberta, você pode passear gratuitamente,  mas o acesso às salas históricas, aos museus, às igrejas, às torres e à Rua Dourada é pago. Nas áreas gratuitas, passeie pelos pátios internos, pelos jardins e entre na área livre da Catedral de São Vito.

O caminho mais fácil para chegar no Castelo: Use o tram 22 desça na rua Pražský hrad, dobre a esquerda e em 5 minutos vc alcança o 2º patio (courtyard do Castelo). Você também pode pegar o ônibus e atravessar os jardins reais.

Para maiores informações sobre o Complexo, ver site: https://www.hrad.cz/en

Há dois tipos de tickets:
Circuito A - Completo visita a exposição: Catedral de Sao Vito, Antigo Palácio Real, Exposição "A História do Castelo de Praga", Basílica de São Jorge, Rua Dourada com a Torre Daliborka, Torre de Pólvora, e o Palácio de Rosenberg.
Circuito B - Reduzido, sem as exposições.


DIA 03 – TARDE

CIDADE BAIXA - MALÁ STRANA

A cidade baixa - Malá Strana, nas encostas do Castelo, residência da antiga nobreza de Praga. Este bairro do século 17 foi fundado por cléricos e nobres católicos. Seu traçado medieval abriga palácios barrocos.


Foto 56 – Chegando à cidade baixa, residência da antiga nobreza de Praga, a partir da Ponte Carlos.   

Há duas opções na saída do Castelo em direção a cidade baixa.

Na primeira desça na rua Nerudova, o antigo caminho real, você chega à Cidade Baixa (Malá Strana), até a  Praça da Cidade Baixa – Malá Strana.

Na segunda, se estiver na ruela dourada e sair na direção da torre, você encontrará um mirante com belíssimas vistas da cidade e voltando, em direção a Malá Strana, pega a rua Valddstejnská e rua Tomásská, até chegar a Praça.

Foto 57 – Malá Strana, na encosta do Palácio de Praga, residência da antiga nobreza de Praga, com traçado medieval e palácios barrocos.


Praça de Malá Strana e Igreja de São Nicolau – Sv Mikulas

A imensa praça, situada no coração da cidade baixa, desenhada em torno da Igreja de São Nicolau, apresenta uma unidade arquitetônica com fachadas barrocas e renascentistas, construídas após o incêndio na metade do século 16.

Nesta praça, a Igreja de São Nicolau (concluída no século 18) se destaca como uma das mais belas construções barrocas da Europa Central. Ela possui diversas estátuas e pinturas, além de um órgão de 2500 tubos que foi tocado por Mozart.

Foto 58 – A Igreja de São Nicolau, na cidade baixa, em Praga, uma das mais belas construções barrocas da Europa Central.

Também pode-se subir na torre do sino (215 degraus) para apreciar a vista.  Ver o afresco do teto – Apoteose de São Nicolau (1770).

Saindo da praça, siga  rua Karmelitská,  em direção a Igreja do Menino Jesus de Praga. É muito próximo. Recomendo para os católicos.

Igreja do Menino Jesus de Praga - Kostel Panny Marie Vitezné

A Igreja do Menino Jesus de Praga - Church of Our Lady Victorious and of the Prague Infant Jesus  foi construída em 1611 e reformada em 1634 – 39). A igreja é famosa por sua estátua do menino, originária da Espanha e presenteada a uma duquesa tcheca que doou a estátua à igreja, em 1623.

Foto 59 -  A famosa estátua do Menino Jesus de Praga, na Igreja do mesmo nome.

A organização é administrada pela ordem das carmelitas, Ver a exposição do guarda-roupa do Menino Jesus.

Endereço: Klášter Pražského Jezulátka Karmelitská 9 / 118 00 Praha 1. Ver mais em:

Foto 60 - Lembranças do menino Jesus de Praga com numerosas vestimentas podem ser encontradas na lojinha da Igreja e vários outras lojas.

Ao sair da igreja, volte alguns metros e entre na primeira a esquerda para visitar a Praça de Malta.

PRAÇA DE MALTA

A praça é linda, cercada de casas barrocas e rococós. Este espaço foi cenário do filme Amadeus, de Milos Forman.

Foto 61 – Palácio barroco na Praça de Malta, cenário do filme Amadeus, rodeada de fachadas barrocas e rococós.

Próximo desta Praça está a Praça  Velkoprevorske onde está o Muro de John Lenon. O cantor tornou-se um heroi pacifista para os tchecos.

Se ainda tiver tempo, visite a pequena Ilha de Kampa. E depois, aproveite para atravessar o rio pela ponte Carlos.


DIA 04 – CIDADE NOVA - NOVÉ MESTO  (PRAÇA VENCESLAU / NA PRIKOPE) e VINOHRADY

DIA 4 – MANHÃ

CIDADE NOVA - NOVÉ MESTO  (PRAÇA VENCESLAU) E VINOHRADY

A Cidade Nova circunda o centro histórico e foi construída no século 14. O bairro possui largas avenidas e praças imponentes, ocupadas por prédios mais recentes e diversos centros comerciais. Fez parte de um grande projeto urbanístico do século 14, tendo como maior referencial a imensa praça São Venceslau que faz a ligação da cidade nova com a cidade antiga.

Foto 62 – A praça Venceslau, um grande boulevard, foi palco de grandes eventos históricos que transformaram a nação.

Praça Venceslau – Vaclavske Namesti – A praça é o ponto focal do bairro e um dos locais mais visitados e movimentados da cidade. Esse grande boulevard, com 750 metros de extensão, testemunhou eventos históricos (que incluiu os protestos que transformaram a nação de 1818 – 1918) e transformou-se em símbolo da resistência tcheca.

Foto 63 - Praça Venceslau, o ponto focal do bairro novo – Nové Mesto é uma área comercial diversificada, em Praga.

Nas laterais da praça encontram-se diversas lojas, restaurantes, cafés e hotéis de luxo. Em uma das suas extremidades está o Museu Nacional. Veja a estátua equestre de São Nicolau e o monumento às vítimas do comunismo. Perto dalí estão alguns grandes atrativos:  Ópera do Estado, Estação Central e Museu Mucha.

Foto 64 – Edifício do Hotel Europa, na Praça Venceslau, em estilo art noveau.


Na Praça São Venceslau pega a rua Jindrisská e depois a Panská para chegar até o Museu Mucha.

Museu Mucha – Muchovo Muzeum. Museu dedicado à art noveau de um dos mais famosos artistas do país - Alfons Mucha.  O artista plástico, designer gráfico, ilustrador é nativo da República Tcheca e um dos mais conhecidos do país. O poster que retratou Sarah Bernhardt, a grande dama do teatro francês, significou o lançamento de sua carreira de renome internacional e do movimento art noveau.

Foto 65 – Obras de arte no Museu de Mucha, um dos mais famosos artistas do movimento art noveau.

Suas obras emblemáticas do  art nouveau incluem cartazes, posters, cenários e outras peças que lembram mosaicos bizantinos, cheio de floreios e curvas, com ênfase nas formas femininas. O público, assim Madame Bernhardt, amava os cartazes feitos por Mucha. Ver mais: https://www.mucha.cz/en/

Museu Nacional – Narodni Muzeum O prédio renascentista foi projetado por Josef Schulz na década de 1880 como símbolo do renascimento cultural tcheco. Veja o impressionante exterior. Atualmente encontra-se em reforma. Ver site: http://www.nm.cz/index.php?xSET=lang&xLANG=2

Opera Nacional – Stati Opera (1888). Prédio muito imponente que possui capacidade de 1200 lugares. A ópera promove grandes espetáculos. Ver mais em: http://www.narodni-divadlo.cz/en

Entre o Museu Nacional e a Opera, pegue a rua Vinohradská e mais adiante entre na rua Italská para atingir a via que circunda o parque no lado sul. No seu entorno estão as casas secessão.

Parque Riegrovy e as Casas Secessão

O Parque é uma área aplausível, de onde você tem belíssimas vistas da cidade e elegantes mansões. Faça o passeio arquitetônico entre Manesova e o lado oeste do Parque Riegrovy para descobrir o estilo Secessão, que integra arquitetura e decoração, e admirar as casas secessão. Na rua Chopinova, tem destaque os números 4 e 6 e na Svvihance o número 3, todos exemplares do início do século 20.


Foto 66 – Casas secessão caracterizadas por uma rica ornamentação que se incorpora a fachada.

Depois, pegue a rua Krknosská e observe a torre de TV.

Torre de TV - A Torre possui uma estética controversa com uma torre “high-tech”, com ares de retrô futurista (1992). Veja as esculturas de bebês gigantes de David Cerny que engatinham por toda a área da torre. Suba a torre e aprecie a vista da cidade.

Foto 67 - Torre de TV em estilo high-tech com esculturas de bebês gigantes que engatinham por toda a área da torre.

Ela possui uma altura total de 216 metros e mirantes localizados a 93 metros com chão que permitem avistar a paisagem a quase 100km.

Volte pela Narodni, em direção a Praça Venceslau.


DIA 4 -TARDE

NA PRIKOPE - EIXO COMERCIAL

Neste último dia em Praga optamos por fazer compras.

Exploramos o entorno da Praça Wenceslau e na rua Na Příkopě, a principal rua de compras da cidade, com diversas lojas, galerias e centros comerciais. Visitamos também o shopping center  Palác Flóra.

Fotos 68 – O grande corredor comercial pedestrianizado, principal rua de comércio de Praga - Na Prikope.


Algumas atrações não visitadas, mas que recomendo para quem tem mais tempo.

VYSEHRAD

Vysehrad: Local simbólico da realeza e da origem de Praga, ao sul de Nové Mesto. Trata-se de um assentamento do século 9 e fortificação do século 11. O rei Vlatislau (1061 – 1092) transferiu sua corte do Castelo de Praga para esse lugar e acrescentou um castelo. Seus sucessores ficaram até  1140. Depois, Carlos IV decretou (séc. 14) que as coroações dos reis da Boêmia deveriam começar desta colina até o outro Castelo.

Também não tive tempo para visitar alguns museus que gostaria a exemplo do Museu de Dvorak e do Museu de Kafka.

9 - OS MEUS FAVORITOS EM PRAGA

Melhor espaço urbano e mais animado: Praça Antiga (Staromestské).
Melhor ponte: Ponte Carlos (Karluv Most)
Melhor happy hour: Em qualquer cervejaria de Praga
Melhor vista do conjunto urbano: Das colinas do Castelo de Praga
Melhor museu: Mucha
Melhor palácio: Castelo de Praga
Melhor refeição: Cervejaria U Fleku
Melhor experiência: Caminhar na cidade antiga e Show Folclórico.
Melhor rua de compras: Na Prikopé
Melhor arquitetura: Casa Municipal em exuberante estilo Art Noveau.
Melhor Atrativo Histórico: A prefeitura antiga e a torre do relógio: O magnifico relógio.

10 – CONCLUSÃO

Praga me encantou pelo seu centro histórico, praças históricas, ruelas sinuosas e estreitas e, sobretudo, por sua arquitetura rica em estilos e detalhes que convivem de forma harmoniosa, repleta de significados e de símbolos curiosos. Os detalhes da ‘art noveau’ são deslumbrantes, em contraste com a simplicidade angular do cubismo. As igrejas barrocas brilham e o gótico inspira na verticalidade que almeja os céus.

Praga é vibrante, movimentada e cultural! O charmoso cenário surpreende a cada momento e inspira você a encontrar o belo.

UMA HOMENAGEM ESPECIAL : Agradeço a você minha amiga tcheca Alena Moutelik (e muito brasileira). Eu faço uma homenagem a você por sua terra tão encantadora. Grata por tudo! MOCKRÁT DEKUJI! (OBRIGADA EM TCHECO). Não, eu não consigo pronunciar. Risos.


PRÓXIMA PARADA: CESKY KRUMLOV – REPÚBLICA TCHECA


REFERÊNCIAS :

Lonely Planet : Leste Europeu / Tom Masters... (et al.) : tradução Gustavo Mesquita... (et al.). 1. Ed. – São Paulo : Globo, 2014.

Lonely Planet : Praga : guia da cidade / Neil Wilson, Mark Baker ; tradução Catarina Lapa Cavallari, Fernanda Lapa Cavallari e Marcelo Musa Cavallari - São Paulo : Globo, 2011.

Praga / tradução de Eric  Heneault – 4ª ed. – São Paulo : Publifolha, 2013. – (Série passo a passo).

Zizo Assis. O Viajante – Guia Europa Oriental. Volume 3. Editora O viajante / Trilhos e Montanhas. (www.oviajante.com)





Nenhum comentário:

Postar um comentário