domingo, 20 de agosto de 2017

HUNGRIA 2017 - BUDAPESTE


ANTECEDENTES: UM ROTEIRO PELO LESTE EUROPEU E EUROPA CENTRAL

Retomando mais um novo ciclo, em 2017, deste blog LUGARES: REAIS E IMAGINÁRIOS, em 2017, eu convido vocês a percorrer este Roteiro - Leste Europeu e Europa Central que compreende 4 (quatro) países e 6 cidades: Hungria (Budapeste), Austria (Viena), República Tcheca (Praga e Cesky Krumlov), Alemanha (Berlim e Dresden).

Este roteiro encantador, realizado ao longo de 15 dias, se inicia na Capital da Hungria: Budapeste e termina em Berlim, Alemanha. As conexões entre as capitais foram feitas de trem, de forma confortável e rápida.

Ao longo desta e das próximas postagens, eu compartilho informações importantes, dicas e muitas imagens, da seguinte maneira, em ordem cronológica:

HUNGRIA 2017 - BUDAPESTE
AUSTRIA 2017 - VIENA
REPUBLICA TCHECA 2017 - PARTE 1: PRAGA
REPUBLICA TCHECA 2017 - PARTE 2: CESKY KRUMLOV
ALEMANHA 2017 - PARTE 1: BERLIM
ALEMANHA 2017 - PARTE 2: DRESDEN

Vamos começar pela Hungria: a terra dos Magiares!

Foto 1 - Panorâmica de Buda, com o Morro do Castelo e o Palácio Real ao fundo.

  
1 - A HUNGRIA – PAÍS

A Hungria tem uma história muito antiga e, durante séculos, atraiu várias tribos nômades para a planície dos Cárpatos na Europa Central, desde muito antes e durante os primeiros anos da era cristã. Destaca-se a ocupação romana (século 5) na cidade de Aquincum (Atual Óbuda), que introduziu a escrita, plantou vinhas e construiu muitos banhos nas fontes termais da região.

Os magiares, ancestrais dos húngaros, chegaram à planície no fim do século 9. Eles constituíam sete tribos guerreiras e ferozes que depois foram reunificadas e convertidas ao catolicismo em 955. O primeiro rei da Hungria, depois consagrado Santo Padroeiro do país, foi Estevão (Istvam) que fundou o estado húngaro no ano 1000.

Foto 2 - Os Magiares, tribos que deram origem ao povo húngaro, estão homenageados no Monumento da Praça dos Heróis, para celebrar o milênio da fundação da nação húngara.

Na idade média, este país tornou-se um reino poderoso, incluindo terras da atual Ucrânia, Eslováquia e Croácia e experimentou um florescimento cultural no século 16. Depois, o reino foi subdividido em três partes, com a parte de Buda dominada pelos turcos que permaneceram, por mais de 150 anos, a partir do século 16.

No fim do século 19, a Hungria fez parte do Império Austro-Húngaro, experimentando na dinastia dos Habsburgos, um notável desenvolvimento econômico e cultural que perdurou até fim deste império, na primeira guerra mundial. Depois de proclamada republica, a Hungria perdeu muitos territórios. Na segunda guerra mundial, o país esteve do lado perdedor, ocupado pela Alemanha nazista, o que resultou em lutas brutais com destruição em larga escala.

Foto 3 - A Hungria, como participe do Império Austro-Húngaro, teve como imperatriz a mítica Sissi, que era muito amada pelo povo húngaro.

No início de 1945, o exercito soviético invade o país, assumindo o controle do governo. Houve movimentos libertários (como a revolução de 1956 que deixou milhares de mortos) fortemente reprimidos pelas tropas soviéticas que deixaram o país apenas em 1991. Em 1989, finalmente a Hungria se tornou uma democracia. Em 2004, se reuniu à União Européia.


 
Foto 4 – A Casa do Terror, sede da antiga polícia secreta, representa o passado sombrio e testemunha o TERROR imposto aos heróis da liberdade.

Atualmente, o país é um forte destino turístico popular, atraindo cerca de 10 milhões de visitantes por ano. Nos últimos anos, a infraestrutura turística tem sido fortemente melhorada.

DADOS GERAIS

Localização: Europa Central – Bacia dos Cárpatos
Superfície: 93.030 km² (tamanho correspondente ao Estado de Santa Catarina no Brasil)
Limites: Eslováquia ao norte, Romênia ao leste, Sérvia  ao sul, Croácia a sudoeste, Eslovênia a oeste, Áustria a noroeste e Ucrânia a nordeste. 
População: 10 milhões de habitantes (2014)
Língua: O povo fala o húngaro, uma língua distinta das mais usadas na Europa (diga-se, as línguas da família indo-europeia como o inglês, o alemão e o francês).
Moeda: Florim Húngaro (1 euro = 304,48 Ft)

Foto 5 - Fonte de inspiração de músicos e poetas, o Rio Danúbio tornou-se azul na valsa de Strauss, símbolo de romantismo e música.

A paisagem da Hungria é dominada pela água, possui o segundo maior lago termal do mundo (Lago Hévíz), maior lago da Europa Central (lago Balaton, no oeste do país), maior sistema de fontes termais e as maiores pastagens naturais do continente europeu (o Parque Nacional de Hortobágy). O famoso rio Danúbio (chamado Duna), segundo maior rio em extensão da Europa com cerca de 2.900 quilômetros, forma a fronteira natural de 10 países europeus e atravessa Budapeste, além de outras cidades como Viena, Brastislava, Belgrado.  

Foto 6 - Escultura do célebre compositor e músico Franz Liszt, na fachada do prédio onde morou e agora funciona o Museu de Franz Liszt.

O húngaro é apaixonado por música e dança. A musica clássica, a ópera e o balé tem destaque na agenda cultural. Os personagens húngaros mais renomados são os compositores Béla Bartók e Franz Liszt além do nobel da literatura (2002) Imre Kértesz. Liszt, um dos grandes músicos da história mundial, em suas Rapsódias Húngaras inclui elementos do povo roma em suas composições. Há uma grande variedade de grupos folclóricos que incluem a música cigana e a música roma (esta última é considerada o som de verdade).

Foto 7 -  A famosa casa de Ópera de Budapeste homenageia seus compositores e músicos nas suas fachadas.

2 - UMA INTRODUÇÃO A BUDAPESTE

Apesar de ter origem mais antiga, a formação da cidade começa em 1873 com a união das 3 (três) cidades: Buda (a mais antiga), a oeste do Danúbio, Óbuda, ao norte, e Peste à leste.

Budapeste é a capital administrativa, o centro comercial e cultural da nação, que concentra cerca de 20% da população do país. Outrora uma cidade imperial, ela conserva significativo patrimônio histórico e cultural, com uma arquitetura de elementos barrocos, neoclássicos, ecléticos e art noveau. A cidade foi construída em uma curva suave do famoso rio Danúbio,  uma presença forte que faz parte da paisagem de pontes e barcos.  A cidade é marcada pela presença dos montes Buda, na margem oeste e pelo início da grande planície a leste.

Foto 8 – Situada em uma curva acentuada do Danúbio, a cidade tem uma paisagem marcada pelo rio, pontes e barcos. Em primeiro plano, observe os jardins do Palácio Real.

Budapeste se estende por cerca de 25 quilômetros, no sentido norte-sul, e por quase 30  quilômetros, no sentido leste-oeste. O rio Danúbio, um dos ícones históricos da cidade, alcança mais de 200 metros de largura no trecho central da cidade e percorre a cidade de norte a sul, formando duas ilhas na região central: Margarida e Óbuda.


Foto 9 – A visão de um dos ícones construídos mais simbólicos de Budapeste - o Parlamento - a partir do ícone natural - Rio Danúbio.

A cidade tem uma superfície de 525,2 km² e uma população de 1,759 milhão (2015). É a sexta maior cidade da União Européia

Enfim, Budapeste tem atraído cada vez mais turistas, pelo seu rico patrimônio construído, pela sua diversidade de atrações noturnas, termas e spas, folclore (música e dança) e culinária. Budapeste foi agraciada com o título de SPA City - Cidade Spa.

Foto 10 – A culinária de Budapeste é muito rica e você gasta razoavelmente para degustar as delícias que incluem o prato típico tradicional – o goulash – gulyás.


3 - INFORMAÇÕES UTÉIS E TURÍSTICAS

Antes de viajar, melhor se planejar. Compartilho alguns sites turísticos oficiais da Hungria e Budapeste:


O Centro de Informações Turísticas é o lugar certo para você se informar e pegar material sobre a cidade: mapas, brochuras, passeios... Passe por lá, confirme o seu roteiro e se oriente.

O principal Centro de Informações Turísticas – TOURINFORM, em Budapeste é: Budapest Info – na rua Suto utca 2 (8-20h). Esta rua fica próxima a estação de Metrô Deák Ferenc tér.

Foto 11 – Os Centros de Informações Turísticas – Budapest Info – são bem equipados e fornecem as orientações necessárias para aproveitar bem a cidade.

Apesar da Hungria fazer parte da União Européia, o euro não é a moeda corrente. A moeda da Hungria é o FLORIM HÚNGARO – Ft. Em vários estabelecimentos, você pode pagar em euros, mas o troco é normalmente dado em florins. Nas notas fiscais, geralmente, o preço do euro também está indicado. Portanto, pergunte sempre em qual moeda pode pagar, antes de pedir alguma coisa.

Na Hungria, há cédulas de muitos zeros (de até 20.000 Ft) e chega a dar impressão de que você tem muito dinheiro. Fique atento para não acumular florins/florintes, no fim da viagem.

Há muitas casas de câmbio e você tem apenas de pesquisar o menor preço.

Szervuszatok! Não entendeu? Significa "Olá" na língua húngara. Mas, não se assuste, você sempre encontra alguém que fala inglês, especialmente em áreas e estabelecimentos turísticos. Procure usar ao máximo os serviços do hotel, dos restaurantes e lojas. Talvez aquele nativo húngaro que está passando na rua tenha quase a mesma dificuldade que você para falar e se comunicar em inglês.



4 - COMO CHEGAR, SE LOCALIZAR, CIRCULAR E MELHORES LOCAIS DE HOSPEDAGEM

Para se orientar, recomendo acessar o MAPA:


O Aeroporto internacional Ferenc Liszt fica a apenas 15 km de distância do centro da cidade, um trajeto de cerca de 20 minutos. A melhor e mais econômica forma de chegar à cidade é utilizar os serviços do Airport Shuttle Minibusz que opera vans nos três terminais e leva você até o destino desejado. Custa cerca de 5.500 Ft. O balcão de compra é bem sinalizado. O taxi custa cerca de 30 euros.

O sistema de transporte de Budapeste é diversificado e funciona bem. A cidade oferece alternativas bem variadas tais como:  metrô, tram, ônibus e barcos.

Os trams são meios regulares e eficientes de acessar a maior parte das atrações turísticas. Por exemplo, os Trams 4 e 6 passam na maioria das atrações turísticas da cidade. Já o Tram 2 segue pelas margens do Danúbio.

Foto 12 – O tram é uma das várias modalidades de transporte em Budapeste. Esta linha 2 oferece um belo passeio às margens do Danúbio, com bonitas perspectivas do rio Danúbio.

O metrô de Budapeste  é considerado o mais antigo do mundo da Europa Continental (1867) e o segundo do mundo. O mais antigo é o de Londres. Este sistema foi construído na ocasião do milênio da existência da Hungria.

Há quatro linhas de Metrô: M1 (a histórica, ligando o centro de Peste ao lugar da Exposição do Milênio - Parque Municipal), M2 (a linha abaixo do Danúbio, ligando o lado Buda ao lado Peste) e M3 (Peste, do Norte ao Sul). A linha M4, inaugurada em 2014, também liga o lado Buda ao lado Peste, mais ao sul, próximo a Gellért-hegy, no sentido sudeste – noroeste.

Budapeste é principal centro rodoviário do país, de onde se irradiam diversas rodovias, inclusive rodovias de padrão europeu.

Situada no coração da Europa Central,  a capital se conecta com todas as capitais do leste europeu através de trem. O serviço é eficiente: confortável e pontual. Há 4 quatro estações de trem: Keleti (leste), Nyugati (oeste), Déli (sul)  e Kelenföldi (leste). Os serviços ferroviários são operados pela estatal MÁV.

Para o transporte fluvial, consultar na estação: Vigadó Ship Station. Linhas regulares de barco ligam Budapeste à Viena e Bratislava. Para um passeio turístico de de barco, recomendo o “Duna Corso 1 hour sightseeing cruise”.  Parte a cada hora. Valor: 2990 Ft.


Foto 13 – Esta é a Estação Vigadó, uma das estações centrais de barcos, parte do sistema de transporte fluvial para toda a região e de onde saem passeios turísticos no rio Duna.

Para economizar e facilitar o transporte, recomendo adquirir o cartão para 3 dias (72 horas) - 72 hour Budapest Travel Card, nas estações de metrô. O bilhete serve para todas as modalidades de transporte, com exceção do  fluvial. Custa 4.150 Ft. Atenção, valide o bilhete na primeira vez que usar.

Uma das áreas mais estratégicas para se hospedar é a área no entorno da Andrássy utca, pois você tem acesso ao sistema de transporte rápido, da linha M1 e ao mesmo tempo está próximo de restaurantes, comércio e serviços.



5 - GASTRONOMIA

A páprica é o ingrediente culinário número 1 da Hungria e unanimidade nacional. A páprica é um condimento em pó, vermelho, feito de pimentões maduros e secos. Ela está presente na maioria dos alimentos e tem lugar nas mesas junto com o sal. Os ensopados com páprica são tradicionais.

Foto 14 - A páprica, ingrediente número 1 da gastronomia húngara, está em todo lugar. Você pode levar este tempero como uma lembrança para os amigos.

A cozinha tradicional talvez não seja leve, mas é muito saborosa. O goulash (gulyás), o mais renomado prato do leste europeu, servido como ensopado nos outros países, na Hungria é uma sopa preparada com carne bovina, cebola, tomate e paprica. Outras iguarias como peru, porco e vitela são servidos empanados na maioria dos cardápios.

A cultura de Cafés merece destaque em Budapeste que competia com a de Viena, no século 19 e,  no início do século 20, tinha mais de 400 Cafés, muitos deles frequentados por personalidades, artistas, músicos e escritores. Hoje, você pode encontrar cafés tradicionais com ambientes históricos, cheios de charme e uma confeitaria fina deliciosa. Veja mais em: https://www.tudosobrebudapeste.com/cafes-docerias

Foto 15 -  Os cafés, com tudo o que tem de mais gostoso para acompanhá-lo, fazem parte da tradição húngara. Experimente!

Os vinhos húngaros, de excelente qualidade, são produzidos na Hungria há centenas de anos. O vinho ATOKAJI é até citado no hino nacional. Ele é produzido com uvas “podres” e acompanha sobremesas.

Experimente também os embutidos, queijos e vinhos nacionais.

Foto 16 - Os vinhos húngaros são de excelente qualidade. Brinde com eles.

Vale a pena visitar o Mercado Municipal para encontrar os produtos locais e regionais.


Foto 17 - A variedade de "frios" é grande como mostra este quiosque do Mercado Municipal.

Os preços de restaurantes e bebidas são razoáveis e os pratos, em geral, podem servir duas pessoas. O valor médio do prato é de 4.500 Ft.


5 - COMPRAS

Um dos maiores corredores comerciais, um shopping a céu aberto, é a Vaci Utca. Ela se inicia na Deak Ferenc utca. O comércio desta via é bem variado com lojas de griffes e magazines europeus conhecidos.

Foto 18 - O Corredor comercial da Vaci utca é o lugar certo para fazer compras - 1

A cidade possui dois grandes shoppings: o WestEnd City Center é o mais próximo, perto da Estação Nyugati, e o Duna Plaza Shopping.

Foto 19 - O Corredor comercial da Vaci utca é o lugar certo para fazer compras - 2

O artesanato húngaro é sofisticado com bordados coloridos finos feitos à mão, bonecas em trajes Puszta com muitos detalhes, porcelanas e jóias.



7 - PROGRAMA NOTURNO

A cidade oferece numerosas opções de programas, do clássico ao popular: shows, óperas e concertos. Procure a Agenda Cultural da cidade. Antes de viajar, pesquise os sites que trabalham com reservas para excursões, shows, passeios, etc. Sugiro acessar alguns já conhecidos como o https://www.getyourguide.com/ ou https://www.viator.com/. Você já pode viajar com as reservas realizadas. Procure contratar junto o transporte para pegar e deixar você no hotel. Fica bem mais prático. Utilizei o serviço das duas empresas acima citadas e avalio bem.

Foto 20 - A Ópera Nacional da Hungria apresenta uma rica programação cultural. Muitas casas de espetáculos oferecem shows de vários tipos, desde o clássico até o popular, que apresenta o rico folclore da região.

Em Budapeste, assistimos ao Show Folclórico: HUNGARIAN FOLKLORE PERFORMANCEno Duna Palova. O espetáculo é fantástico!

Veja miniatura em:
https://www.youtube.com/watch?v=EgoIhn4lLSM

Veja alguns dos serviços turísticos oferecidos em Budapeste: http://www.gotohungary.net



8 - PRINCIPAIS ATRATIVOS

Antes de planejar cada roteiro de cidade, utilizo algumas informações de guias turísticos que considero interessantes. Desta vez, utilizei as informações do Guia Budapeste: Seu guia passo a passo, em sua versão no Português, o título original é Cartoville Budapest. Este guia tem mapas detalhados e atualizados e é muito prático. Tem títulos para várias cidades. Como ponto de partida , faça uma lista de “Atrações Imperdíveis” e o “Melhor da Cidade”. Transcrevo abaixo o que encontrei para Budapeste.

Foto 21 – O Parlamento é um dos maiores ícones de Budapeste e uma das mais grandiosas construções da cidade, dizem que para simbolizar o tamanho do patriotismo húngaro.


8.1 - ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM BUDAPESTE

·  Palácio Real: Origem na fortaleza erguida entre 1230 - 1270, após o saque dos mongóis, foi reconstruída diversas vezes. Parece vigiar a cidade do alto de uma colina acima do Danúbio.
· Cidade Velha: Atmosfera medieval, ao norte do Castelo Real, com vielas da cidade velha fortificada.
·  Danúbio: Magia, pontes e beleza da iluminação a noite.
·  Bairro Judeu: abrigou mais de ¼ da população, antes da segunda guerra. Hoje, tem bares animados e lojas de estilistas. Abriga a maior sinagoga da Europa
·  Parque Municipal: Considerado o Central Park de Budapeste (mais de 100ha), foi construído para festejar o milênio do nascimento da Hungria (1896).
·  Museu de Belas Artes: Um acervo extraordinário de obras primas que refletem o poder do país de antigamente e da realeza.
·  Basílica de Santo Estevão: Possui uma arquitetura imponente (fim do século 19). Construída em homenagem a Santo Estevão, rei de 1000 – 1038 que impôs o cristianismo e consolidou o estado húngaro.
·  Fachadas Art Noveau: Arquiteto Odon Lechner, o Gaudi Húngaro imprimiu um estilo húngaro ao estilo Secessão como a Fábrica de Zsolnay, Museu de Artes Decorativas, Palácio Gresham e o Balneário Gellert.
· Parlamento: Inspirado no Parlamento inglês de Westminter (1885 - 1904), símbolo da independência húngara. Arquitetura imponente e eclética.
·   Ilha Margarida: Uma ilhota verde no meio do Danúbio, ideal para relaxar.

 
Foto 22 – Entrada majestosa do Parque Municipal, construída para celebrar o milênio do nascimento da Hungria.


8.2 - O MELHOR DE BUDAPESTE

·    Descansar um pouco em um Café e degustar algumas delícias como o chocolate espesso, strudel, café com leite grande. Alguns indicados: Belvarosi, Gerbeau (Vörösmarty tér 7-8, perto da estação  Vörösmarty, http://www.gerbeaud.hu/ ), Central (Károlyi utca 9, 1053, próximo à estação Ferenciek ter,  http://www.centralkavehaz.hu/eng/)
·  Descobrir o Turo Rudi: pequeno cilindro de queijo branco coberto com chocolate. Vendido em todo o lugar
·  Ir às Termas e tomar um banho relaxante a maneira turca. Algumas indicadas: Gellert; Rudas; Szecheny
·  Saborear um Goulash (ensopado com paprica). Alguns locais indicados: Feket Hollo; Alfoldi Vendeglo
·   Aproveitar o ar livre nas confortantes áreas verdes da capital.
· Experimentar um vinho húngaro: A região de Villany (vinhos tintos e encorpados); Lago Balaton (brancos com muito aroma e levemente ácidos).
·  Participar de uma dança folclórica como na Casa de Dança – Tanchaz, no Centro Cultural Arany (só funciona aos sábados).
· Viver de Música. Para uma noite de opera, ver programação em: https://www.mupa.hu/en
·   Fazer a festa em um Kert (Jardim), que pode ser uma área de exposições em um pátio, terreno vazio ou construção abandonada. Alguns indicados: Szimpla Kert; histórico: Potkulc.

Como puderam ver, as listagens acima, são quase “check lists” do que ver e fazer.

Foto 23 - Nos cafés tradicionais de Budapeste, você pode ir também de chocolate espesso acompanhado de deliciosas sobremesas. O strudel estava uma delícia!


8.3 - ROTEIRO SUGERIDO

Durante três dias completos, planejei e realizei o seguinte roteiro:

DIA 01 - PEST: DIA 1 - CENTRO HISTÓRICO (manhã) e BAIRRO JUDEU - ZSIDÓ NEGYED (tarde)
DIA 2 - BUDA - DISTRITO DO CASTELO (manhã) e PEST (tarde)
DIA 3  -  SZENTENDRE - COLÔNIA DE ARTISTAS (manhã) e PEST (tarde)


Foto 24 - Panorâmica de Peste, vista de Buda, tendo em primeiro plano a Ponte das Correntes, um dos ícones da cidade, ligando as duas partes da cidade.

Budapeste tem um traçado urbano amplo e desconcentrado, com largas e longas vias. Talvez não seja possível fazer todo o percurso a pé para visitar todos os atrativos. Daí, melhor utilizar o transporte público para se dirigir às diferentes partes da cidade e então fazer pequenos percursos a pé, no entorno. Na verdade, existem vários “centros”, mas os principais são: o de Buda (área mais antiga), no entorno do Morro do Castelo, o de Peste, no entorno da rua Andrassy Utca.

Foto 25 - Largas avenidas caracterizam o traçado urbano de Budapeste.


DIA 01 – PEST – CENTRO HISTÓRICO - MANHÃ

Que tal caminhar pela rua que é parte do Patrimônio Mundial? A Avenida Andrássy é uma delas, toda arborizada, com faixas de bicicleta e majestosos prédios de arquitetura eclética incríveis.

Foto 26 - Andrássi Útca, uma das avenidas mais bonitas de Budapeste, inspirada na famosa Champs Elysées de Paris, possui largas calçadas, espaços para ciclovias, passeios e  arborização.


Passeie pela Andrássy, uma das avenidas mais importantes da cidade, considerada a Champs Elysées de Budapeste.

Andrássy Útca

Esta importante avenida liga a área central ao parque da cidade (2.310 metros).  Ela é muito larga, toda arborizada e abriga palácios “art noveau” e construções do século 19 e do começo do século 20. Por baixo da avenida passa a linha de metrô M1, uma das mais antigas da Europa, com estações minúsculas e trens estreitos.

Foto 27 - Prédios imponentes em vários estilos na Andrássy utca - 1
Foto 28 - Prédios imponentes em vários estilos na Andrássy utca - 2

Por uma questão de proximidade do nosso hotel, iniciamos o nosso passeio pela Andrassy utca, na altura da estação de Metrô: Vorosmarty utca.

Museu Franzs Liszt

Neste prédio, o célebre músico Franz Liszt passava o inverno. O museu foi aberto em 1986, centenário da morte do músico. O local abriga a Antiga Academia de Música de Budapeste. O acervo inclui móveis, retratos, pianos e uma série de caricaturas do músico.

Foto 29 - O Museu Franz Liszt  funciona no local onde o grande músico passou parte de sua vida.

Informações: 10 - 18h, seg-sex.  http://www.lisztmuseum.hu/en/  


Casa Do Terror -Terror Ház

Esta casa fica do outro lado do museu. É um memorial às vítimas do nazismo e do comunismo durante a ocupação da Hungria pela Alemanha e após a mesma, funcionando como sede da polícia secreta húngara (1945-1956). A exposição é angustiante pois lembra as atrocidades e torturas do período negro da Hungria.

Foto 30 - Casa do Terror, um memorial às vítimas do nazismo e do comunismo, durante a invasão alemã e pós guerra.

Siga pela Andrássy, em direção ao Rio Danúbio, passe pelo parque Listz Ferenc, onde fica a Academia de Música Franz Liszt (sala conceituada de concertos) e caminhe até a opera apreciando o rico casario.

Opera - Magyar Allami Operahaz

O ambicioso projeto do Imperador Francisco José foi inaugurado em 1884. A ópera rivaliza com as outras casas de Paris e Viena, sendo considerada o maior centro de cultura musical do país. A fachada de estilo neorenascentista abriga estátuas de compositores. No interior, os destaques são a escada de gala vermelha e dourada e o camarote real.

Foto 31 - A Opera Nacional de Budapeste, em estilo neo renascentista, rivaliza com as óperas de Paris e Viena.

Informações: 10 -18, ter a dom,  http://www.operavisit.hu/?lang=en

A partir daí, siga até o final da Andrássy (cruzamento com a avenida Bajcsy-Zsilinszky,  numa caminhada de 1,4 km, ou cerca de 18 minutos. Você logo vai avistar a grande cúpula da Basílica.

Basílica de Santo Estevão - Szent Istvan-Bazilika (1895 -1905)

Foto 32 – Fachada frontal da Basílica de Santo Estevão, primeiro rei católico, que fundou o estado húngaro.

O prédio imponente foi construído em homenagem ao primeiro rei católico que fundou o estado húngaro e tornou-se santo. A basílica tem uma área de 4 mil m2 e o domo tem uma altura de 96m.

Foto 33 – Portal da Basílica de Santo Estevão, um dos prédios mais altos da Budapeste, junto com o Parlamento.

A construção da catedral durou 50 anos (1851-1905). Conta-se que 3 arquitetos morreram durante a obra. Destaques: Na capela da Sagrada Mão Direita estão os restos mortais da mão direita de São Estevão. Os destaques são: mosaicos da cúpula e o painel que retrata a vida de Santo Estevão (atrás do altar mor) e a vista da torre de 96m.

Foto 34 - Interior imponente da Basílica, onde se encontra os restos mortais da mão direita de Santo Estevão.

Informações: 9-17h, diariamente.  http://en.bazilika.biz/

Da Basílica siga pela rua Hercegprimás, até a Praça da Liberdade.

Praça Da Liberdade - Szabadság Tér

Próxima ao Parlamento, esta enorme praça está cheia de monumentos. Ela passou a ser chamada de liberdade no início do século 20. No centro está um obelisco que homenageia os libertadores de 1944 - 45.

 Foto 35 - Praça da Liberdade, em homenagem aos libertadores de 1944 - 1945.

No seu entorno se localizam belíssimos prédios de estilo eclético tais como o Banco Nacional e a Bolsa de Valores.

Foto 36 -  O obelisco homenageia os libertadores na Praça da Liberdade e, ao fundo, estão palacetes luxuosos.

Seguindo em direção norte, você logo verá o Parlamento.


Parlamento – Orszaghaz.

O Parlamento da Hungria é um prédio imponente e grandioso. Tornou-se um marco extraordinário na paisagem urbana, debruçado sobre o rio Danúbio. O arquiteto Imre Steindl utilizou uma mistura de estilos (neogótico com influências renascentistas e barrocas) e se inspirou no parlamento inglês (1884-1902).

Foto 37 - O Parlamento tornou-se um marco extraordinário na paisagem urbana – Cena 1.

Conta-se que o Parlamento é do tamanho do patriotismo húngaro, são cerca de 691 salas e 96 metros de altura. Destaques: Pinhões e pináculos, salas decoradas com estátuas de reis e afrescos, a coroa real no saguão e o grandioso Salão de Conferências.

Foto 38 - O Parlamento tornou-se um marco extraordinário na paisagem urbana - Cena 2.

O prédio do parlamento abriga hoje todas as instâncias do poder da Hungria: Presidência, Gabinete do Primeiro Ministro e Assembléia Nacional.


Depois, caminhe pela orla do rio Danúbio até a Ilha.

Ilha Margarida – Margitsziget

Esta ilhota verde, próxima ao Parlamento, está desabitada desde a ocupação turca. Ela está localizada entre as pontes Margit e a Árpad. Constitui-se uma das principais áreas de lazer da cidade e conta com atrações como o jardim japonês, um jardim de esculturas, uma igreja dominicana do século XIII, uma grande torre de água e dois hotéis de luxo, além de um complexo de piscinas. Tem a extensão de cerca de 2,5 km e de cerca de 500 metros, na sua maior largura. Se tiver bastante tempo em Budapeste, dedique uma manhã para usufruir da ilha.

Os Bondes 4 e 6, ou onibus 26 percorrem a Ilha entre a Estação Nyugati e a Ponte Arpad.


DIA 1 – TARDE: BAIRRO JUDEU – ZSIDÓ NEGYED com a SINAGOGA – ZSINAGÓGA

É importante lembrar que a comunidade judaica teve um papel importante na cultura húngara. Antes da segunda guerra os judeus constituíam 30% de toda a população. Durante a segunda guerra, com a Hungria sob ocupação nazista a população judia foi praticamente exterminada em campos de concentração.]

Foto 39 -  A maior sinagoga da Europa  reflete a importância da comunidade judaica na cultura húngara.

No Bairro Judeu: caminhar pela Gozsdu udvar (rua cheia de barzinhos, entre a Kiraly u e a Dob u.).

Grande Sinagoga - Dohány Utcai Zsinagóga

Esta é a maior sinagoga da Europa (1859). As torres altas, de inspiração mourisca, são listadas de vermelho e branco. O interior tem capacidade para abrigar mais de três mil pessoas, apenas menor do que a sinagoga de Nova York.

Foto 40 – Interior da sinagoga, com capacidade para mais de 3 mil pessoas.

No pátio, tem uma escultura de Imre Varga, simbolizando as lágrimas dos 600 mil mortos. Nas folhas da “Árvore da Vida” há os nomes de algumas centenas de milhares de vítimas. Visite também o Jardim da Memória.

Foto 41 – Árvore da Vida, monumento cujas folhas simbolizam as lágrimas dos 600 mil judeus húngaros mortos na segunda guerra, na área externa da Sinagoga.

 No primeiro andar do prédio, funciona o Museu Judaico da Hungria, que exibe objetos de culto e fotos da cultura judaica.

A Sinagoga fica na Dohany utca, 2. Aproveite para conhecer o que restou do bairro, no entorno. Metrô mais próximo: Astoria.

Informações: dom-qui (10-17:30h).   http://enmilev.weebly.com/

Depois do Museu, pegue o Metro M1 na estação  Bajcsy-Zsilinszky út até a estação Zorok ter, na entrada do Parque da Cidade.

Parque da Cidade - Városliget e Praça dos Heróis - Hosok Tere

Este espaço público incrível foi construído para celebrar o milênio da nação húngara em 1896, data em que os magiares conquistaram a bacia dos Carpatos. O parque é considerado o "Central Park" de Budapeste. Ele inclui vários atrativos como o Castelo Vajdahunyad, Museu Húngaro de Agricultura, Museu dos Transportes e a casa de banhos Széchenyl, construída em 1908, com doze banhos termais e cinco piscinas.

Foto 42 - A Praça dos Heróis, com colunatas em forma de círculo que homenageiam os heróis da pátria, foi construída em celebração ao nascimento da Nação Húngara.

A Praça dos Heróis é a grande entrada para o Parque da Cidade. Uma esplanada imponente foi projetada por Schickedanz (1896). As colunatas, em forma de meio círculo, homenageiam os heróis da pátria, que se alojam nelas.

Se não tiver muito tempo para visitar o Parque, vale a pena conhecer a Praça.

O ponto central da praça é o Monumento do Millennium, coluna central, onde se destaca o anjo Gabriel segurando em uma das mãos a Cruz de Lorraine e na outra a Coroa da Hungria, acima dos cavaleiros - chefes das sete tribos magiares.

Foto 43 – O anjo Gabriel, no alto da coluna central, segurando em uma das mãos a Cruz de Lorraine e na outra a Coroa da Hungria, acima dos chefes das sete tribos magiares.

Na entrada da praça, à esquerda da praça está o Museu de Belas Artes – Szépmuvészeti e a direita fica a Galeria de Arte – Mucsarnok.

O museu de Belas Artes, inspirado no  Pathernon de Atenas, possui ricas coleções de antiguidades egípcias, romanas e gregas, além de obras dos grandes mestres europeus. As pinturas dos pintores espanhóis merecem destaque.

Foto 44 - O Museu de Belas Artes possui ricas coleções de antiguidades e de pintores espanhóis.

A Galeria de Arte possui um frontão neoclássico com mosaico extraordinário. Também, veja os frisos de porcelana de Zsolnay. O espaço abriga exposições de arte contemporânea.

Foto 45  - A Galeria de Arte possui um belo frontão neoclássico e abriga exposições de arte contemporânea.

  
Se ainda tiver tempo e coragem, caminhe até as Termas Széchenyi, construída em estilo barroco ao ar livre, e relaxe, pois você tem a disposição doze banhos termais e cinco piscinas.


DIA 2 – BUDA: DISTRITO DO CASTELO – VARHEGY – MANHÃ

Foto 46 – Buda, vista panorâmica do Morro do Castelo, com o imponente Palácio Real.

Buda, a cidade antiga, ocupa uma posição privilegiada no alto do morro, com uma paisagem de vielas e fachadas do século dezoito que preservam muitos ornamentos e detalhes medievais. Destacam-se dois grandes conjuntos construídos, tendo como referência a chegada através do teleférico.

À direita, estão a Igreja Matias e o Bastião dos Pescadores com acesso pela Tarnók Utca e à esquerda, fica o Palácio Real e seus principais atrativos, com acesso pela Szent Gyorgy. Aqui você tem paisagens magníficas do rio Nilo e do cenário de Peste.

Foto 47 - Paisagem de Peste, com o Parlamento ao fundo, vista da colina do Bastião dos Pescadores, em Buda.

Para chegar, atravesse a Ponte das Correntes - Szechenyi Lanchid. Do outro lado da ponte há outra praça, a Clark Ádám tér. Aí fica a estação inferior do Funicular do Castelo, a melhor opção para subir até a colina -  Morro do Castelo.  Os Trams 47 e 49 conectam Buda a Peste.

Ponte das Correntes - Charles Bridge - Széchenyi Lánchíd

Foto 48 - Um dos mais simbólicos ícones de Budapeste, a primeira ponte a unir as duas margens do Rio Danúbio - Ponte das Correntes - Charles Bridge.

A Ponte das Correntes é um dos maiores ícones de Budapeste. Ela foi a primeira ponte a unir as duas margens do rio em 1849. A ponte é ornamentada pelas famosas estátuas dos leões.

Foto 49 - Os famosos leões das Ponte das Correntes, Budapeste.

Palácio Real - Kiralvi

O Palácio é também conhecido com o Castelo de Buda - Budavari Palota. O conjunto é imponente, dominando a colina de Buda, com amplo visual do rio Danúbio e da planície de Peste.

Foto 50 - Portão do Palácio Real que é um conjunto de edifícios do século 18. O palácio reúne muitas atrações.
Neste conjunto de edifícios datados do século 18 há diversos museus e atrações, com destaque para a Galeria Nacional e o Museu de História.

Foto 51 - Pátio do Palácio Real, um conjunto imponente de edifícios históricos.

Galeria Nacional Húngara – Magyar Nemzeti Galeria

Você tem acesso a Galeria pela entrada principal do palácio. Ela tem um acervo espetacular que reune obras primas tais como retábulos e imagens dos séculos 15 e 16, obras contemporâneas dos mestres húngaros dos séculos 19 e 20.


Museu da Historia de Budapeste - Budapesti Torténeti Várzamuzeum

Situado em um prédio neobarroco (1715 – 1904), conta a história de Buda, Peste e Óbuda, desde o século primeiro e da invasão romana. O prédio foi destruído por um incêndio em 1945.

864 Foto 52 - Museu de História, parte do conjunto do Palácio Real. Desta área, tem-se um amplo visual do Danúbio e da planície de Peste.

Na reconstrução deste prédio foi revelado as fundações do castelo do século 4. O conjunto tem uma capela medieval e jardins renascentistas.

O acesso é pelo pátio interno do Palácio. Informações: www.btm.hu

Igreja Matias - Matyas Templom

Foto 53 – A Igreja Matias foi restaurada como uma igreja neogótica e possui pináculo pontiagudo e telhado colorido.

A igreja original, de 1255, onde o rei Matias Corvino se casou por duas vezes, estava em ruínas. O artista Schulek dedicou 20 anos de sua vida para resgatar o explendor medieval desse templo, junto com os pintores Szekely e Lotz e o ceramista Zsolnay. O resultado foi surpreendente: uma igreja neogótica com pináculo pontiagudo e telhado colorido. Há partes do prédio com mais de 500 anos.

Foto 54 – O interior da Igreja Matias exibe esplendor com volumes e frisos coloridos.

O resultado final do templo surpreende e encanta. Volumes e frisos multicoloridos correm das abóbadas até o chão. Destaca-se ainda o túmulo de Béla III e duas virgens: uma negra (sec. 12) e outra vermelha (sec. 15).

Foto 55 - Este é resultado neogótico da Igreja Matias que surpreende e encanta.

Mais informações sobre a Igreja Matias: http://www.btm.hu/eng/

Bastião Dos Pescadores – Halszbastya

Foto 56 – Uma das sete torres do Bastião dos Pescadores, um conjunto de belvederes, terraços e torres, que homenageia as sete tribos que fundaram a nação húngara.

Nos tempos medievais, este lugar era um mercado de peixes. O Bastião compreende um conjunto de terraços e belvederes e torres, acessado por escadas que oferecem vistas espetaculares do rio Danúbio.

Foto 57 - No Bastião dos Pescadores, as torres e terraços oferecem vistas espetaculares da cidade e do rio Duna.
Este atraente conjunto de mirantes, de inspiração neogótica, também foi idealizado por Schulek (1905).   As sete torres homenageiam as sete tribos magiares que fundaram a nação húngara.

Foto 58 -  Bastião dos Pescadores - os guerreiros magiares que guardam da cidade.

Em frente ao Bastião, está a estátua equestre de Santo Estevão, criada pelo escultor Alajos Stróbl.

Foto 59 – A estátua equestre de Santo Estevão, o unificador e fundador do estado húngaro.

DIA 2 – TARDE: PEST

Atravesse  a Ponte das Correntes até alcançar a  Praça Roosevelt. Depois, desça (à direita) por um trecho a beira do Rio - Duna Korzo, em direção a Ponte Elisabeth – Erzsebet hid, pelas margens do rio Danúbio.

Na Praça Vigado ter, onde fica a estação de barcos, você pode aproveitar para almoçar no restaurante Duna Corso - bem em frente ao rio (Praça Vigado ter, 3). Acesse: http://www.dunacorso.hu/en/


 
Foto 60 – Restaurante Duna Corso, aqui você encontra comidas deliciosas e uma vista fantástica de Buda, ao longo do cais.

Deixe para tomar um café e comer a sobremesa no Café Gerbeau, a poucos metros do restaurante:

Depois, continue pela Vaci utca, em direçao ao Mercado Central, ao pé da Ponte da Liberdade - Szabadsag hid.

Mercado - Great Market Hall


 
Foto 61 - O Mercado Municipal é o lugar certo para conhecer e degustar os produtos húngaros tradicionais.

É o maior mercado aberto da cidade. Aproveite para conhecer e degustar lá os produtos húngaros tradicionais.

Informações: O Mercado - Great Market Hall - fica na Vámház krt. 1 - 3 e funciona de 6 - 18 horas.

Para terminar o dia, que tal relaxar em uma das várias termas da Budapeste? Atravesse a ponte da Liberdade,  no outro lado da Ponte fica o SPA, Termas Gellert.

Termas Gellert – Gellért Szállo es Furdó

Foto 62 - Desde o tempo dos romanos e dos turcos as águas termais de Budapeste são reconhecidas por suas propriedades medicinais.

Para aqueles que amam SPA e bem estar, esta Casa de Banhos é uma das mais concorridas entre dezenas de outras em Budapeste, que tem o título de “Cidade SPA”.  A tradição é antiga, pois termas foram construídas pelos romanos há 2.000 anos e também estabelecidas pelos turcos, que reconheceram as propriedades termais e medicinais das águas locais.

Para mais informações sobre termas e spas consulte: www.spasbudapest.com

Foto 63 - O empreendimento Termas Gellert, em estilo art-noveau, é um dos mais tradicionais em Budapeste.


Este empreendimento do hotel/termas Gellert (1918) oferece serviços que combinam tecnologia  com tradicão histórica. O ambiente interno é inspirado em art-noveau com sete piscinas térmicas de variados graus de temperaturas aliado a outros serviços associados. Também tem piscina externa.

Foto 64 - O interior da Casa de Banhos Gellert que possui diversas piscinas internas com águas em diversas temperaturas a sua escolha.

O horário de funcionamento de 6 às 20 horas. No preço estão incluídos outros serviços, além do acesso às piscinas. http://www.gellertbath.com/


DIA 3  – MANHÃ: SZENTENDRE – COLÔNIA DE ARTISTAS


Szentendre é uma colônia de artistas que faz parte de um roteiro muito popular. É um vila encantadora com vários atrativos e um artesanato muito rico, destacando-se o design de modas. Uma ótima opção para comprar os presentes e artigos de artesanato.

Foto 65 – Szentendre é uma colônia de artistas, localizada na curva do Danúbio, a apenas 19km de Budapeste.

Situada na curva do Danúbio, a apenas 19km de Budapeste, Szentendre é uma cidade pequena e charmosa. Passeie pelas ruas de paralelepípedos, aprecie o casario antigo e explore as dezenas de lojas e galerias de artistas locais, confeitarias (cukrászda), cafés e restaurantes acolhedores.

Foto 66 - Casario de Szentendre, com muitas opções de lojas de lembranças e artesanato.

A cidade é bem pequena e você pode percorre-la a pé e desfrutar dos principais atrativos:

Praça Central - Fo ter: Muitas edificações e monumentos do século 18 e 19: Cruz Memorial, Igreja Ortodoxa. Os casarões que rodeiam a praça são cheios de lojas de lembranças e artesanato.

Foto 67 - Praça Central de  Szentendre, com edificações dos séculos 18 e 19 como a Cruz Memorial.

Coleção de Cerâmica Margit Kovacks: No ateliê da mais famosa ceramista se encontra o acervo de suas obras que combinam temas populares, religiosos e modernos. Fica na Vastagh Gyorgy utca.

Morro do Castelo - Mirante: Você tem acesso por uma escadaria estreita, entre os números 8 e 9 da praça Fo ter. A área foi uma fortaleza na idade média. O que restou foi a Igreja de São João Batista. O local tem boas vistas da cidade.

Foto 68 – No morro do Castelo, você visita a Igreja de São João Batista e  o mirante, de onde pode observar a cidade.
Para chegar em Szentendre , melhor ir de barco, aproveitando o passeio pelo rio Danúbio e voltar de trem que é mais rápido. Os barcos partem da praça Vigado, proximo a estação de Metro Vorosmarty, a partir das 9 horas. A duração do percurso por barco é de cerca de 1h30.  

Informações: Empresa de transporte fluvial - MahartPassNave

Para voltar, o trem parte a cada 20 minutos. A estação fica perto. Duração da viagem: 39 minutos. Chega em Budapeste no Terminal Batthyány tér., no lado de Buda.

Centro de Informações Turística: Tourinform - Dumtsa Jeno utca, 22 (9:30 – 16:30) www.iranyszentendre.hu


DIA 3  - PEST (Tarde)

Reservamos esta tarde para compras.

Registro abaixo dois atrativos que estavam no roteiro, mas não visitei por falta de tempo. Se sobrar algum tempo e tenha interesse, sugiro visitar:

Museu Nacional Hungaro - Magyar Nemzeti Muzeum
Palácio neoclássico (1847) que conta a história da Hungria, das origens à queda do Muro de Berlim, com tesouros dos reis Arpád (séc 10 – 14) e reconstituições dos salões de música do tempo dos Habsburgos (séc 18 -19).
Próximo a estação de metrô Kalvin ter, M3. Informações: https://mnm.hu/en

Museu de Artes Decorativas - Iparmuveszeti Muszeum
Obra prima de art-noveau do “Gaudi Húngaro” (1896), arquiteto  Odon Lecher. O prédio é cheio de arcos e arabescos com cobertura de inspiração asiática.

Proximo a estação de Metrô, Corvin-negyed, M3. Informações:


9 - OS MEUS FAVORITOS EM BUDAPESTE

Melhor atrativo: Templo de Matias, no morro do Castelo.
Melhor rua: Andrassy utca, uma via que oferece espaço para o pedestre, serviços  e tem arquitetura imponente
Melhor passeio: Szentendre - Colônia de Artistas, a 19 km de Budapeste e passeio pelo Danúbio
Melhor show noturno: Hungarian Folklore Performance, no Duna Palova
Melhor vista do conjunto urbano: Palácio Real, no Morro do Castelo
Melhor parque: Praça dos Heróis e Parque da Cidade
Melhor arquitetura: Parlamento
Melhor experiência: Banho nas termas GELLÉRT
Melhor rua de compras: Vaci utca


10 - CONCLUSÃO

Budapeste excedeu todas as minhas expectativas, com uma imagem muito positiva. A cidade tem avançado muito na infraestrutura turística e nos serviços de recepção ao visitante.

Ao longo da história, o povo húngaro se revelou guerreiro, herói, corajoso e amante da liberdade. Na minha visão, o povo é alegre, prestativo, apaixonado pelo seu país e está sempre ansioso para ajudar e mostrar ao visitante as belezas do seu país e cidade.

A cidade é linda, rica de história e cultura, com uma paisagem deslumbrante e muitos atrativos que farão você se apaixonar.

Koszonom! (com o trema nas letras "o"). Quero dizer: Obrigada.

PRÓXIMA PARADA: VIENA

Nota: Um agradecimento às minhas companheiras de viagem: Venus, Lúcia e Socorro.

Referências: 
- Lonely Planet:Leste Europeu / Tom Masters...(et al.). Tradução Gustavo Mesquita...(et al.). São Paulo: Globo 2014.
- Zizo Asssis. Editora: O Viajante/Trilhos e Montanhas. Volume 3. Guia O - Viajante: Europa Oriental. 10ª Edição. www.oviajante.com
- Budapeste: seu guia passo a passo. São Paulo, Publifolha, 2014.
- Sites oficiais e material de propaganda dos Infotur, Budapeste.




2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Você dá uma excelente visão da cidade, como turista e também como arquiteta urbanista e (por que não?) quase como uma cidadã local. Informações úteis para quem nunca foi e prazerosas lembranças para quem já foi.

    ResponderExcluir
  2. Grata Ruskin. Sinto-me lisonjeada pelos seus comentários. Talvez você não saiba, mas você me estimulou a visitar Budapeste. Lembro que fiquei impressionada com as fotos que você me mostrou do seu álbum de Budapeste. Mais ainda: do longo tempo que você ficou lá. Realmente, você tinha razão. Rsrs. Budapeste é linda e precisamos de mais tempo para visitá-la!

    ResponderExcluir