sábado, 9 de abril de 2016

UNITED KINGDOM 5 – YORK CITY


Foto 1 - Através das muralhas medievais de York, você mergulha em dois mil anos de história.
Foto 2 – Penetre mais e explore vestígios desta história com marcas dos romanos, saxões, vikings e normandos.


1 - UMA INTRODUÇÃO

Romanos, saxões, vikings e normandos deixaram sua marca em York , dos muros em ruínas que circundam o centro ao grande mosteiro que domina a cidade. Transpor as muralhas medievais e caminhar pelas ruas estreitas de pedra e por entre as casas de madeira é como entrar em um museu a céu aberto.

Foto 3 - Um casario antigo, com exemplares valiosos e preservados, mas com plena utilização.
York é considerada a cidade medieval mais bem preservada do Reino Unido.

Foto 4 - Uma das várias torres e seus portões que atravessam as muralhas e penetram na cidade.
Foto 5 - Outra Torre Medieval que penetra na cidade.

Com mais de dois mil anos de uma história fascinante, York tem uma rica herança e serviu de cenário para grandes eventos políticos e religiosos da Inglaterra. Hoje, a cena artística é vibrante e as opções de diversão são muitas. Os guias afirmam que a cidade possui um pub para cada noite do ano. York é uma mistura vibrante de passado e presente.

Os romanos fundaram a cidade em 71d.C e estabeleceram a capital da província romana da Britânia na área, com grandes privilégios.

Foto 6 - Pegadas dos romanos ainda persistem em York.
Foto 7 - Coluna romana autêntica, um dos muitos resquícios da província romana na Britânia.

No século 9, a cidade foi a capital do território Viking, chamada Jorvik. Sob o governo viking a cidade se tornou um importante porto fluvial com extensas rotas comerciais em todo o norte da Europa.

Na idade média, a cidade prosperou e tornou-se um importante centro comercial, destacando-se os produtos de lã. Além disso, teve o papel de capital da Igreja Anglicana do Norte.

Foto 8 - Conjunto antigo harmonioso na Goodramgate, símbolo da importância econômica de York na antiguidade.

No século 16, durante o reinado de Henrique VIII que institui a reforma religiosa houve a dissolução dos mosteiros e fechamento de várias instituições católicas. York, pela sua importância religiosa, foi palco de vários levantes católicos. Foi um período muito conturbado e sangrento, com muitas vítimas de intolerância religiosa.

Foto 9 - O grandioso Mosteiro/Catedral, York Minster, um símbolo da importância religiosa de York.

Na virada do século 20, a cidade se destaca como um importante centro da rede ferroviária e da industria de confeitaria. Hoje o turismo é uma das atividades econômicas predominantes.


2 – INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

A cidade tem uma infraestrutura de turismo muito desenvolvida e atrai grande fluxo de visitantes devido a beleza e valor histórico de seu conjunto urbano antigo murado com um rico patrimônio arquitetônico e cultural representado por dezenas de atrações atrações turísticas.

Foto 10 - Exemplo de Sinalização Turística em York, um trabalho primoroso de orientação ao visitante.

O Centro de Informações Turísticas se encontra na Museum Street, continuação da Station Road, no coração da cidade, perto da catedral de York. Veja: http://www.visityork.org/information/visitor-information-centre.aspx

Foto 11 - Centro de Informações Turísticas em York, com um serviço competente e ótimo material para ajudar no seu roteiro.

Para planejar bem sua visita, consulte os sites oficiais:



Veja o guia do visitante de York:



3 -  ALGUMAS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE YORK

A cidade está situada na região de Yorkshire e Humber, a noroeste da Inglaterra, no Condado de North Yorkshire, o maior condado do país, em superfície. A cidade de York possui mais de 200 mil habitantes. Está situada a cerca de 315 km de Londres e a cerca de 2 horas e 20 minutos de trem. É banhada pelos rios Ouse e Foss, que atravessam o centro histórico.

Foto 12 - Na antiguidade, o Rio Ouse, se constituía na principal ligação de York com o norte da Europa.
Foto 13 - Nas margens do rio Ouse partem barcos e passeios são realizados.


4 – CHEGANDO A YORK, SE ORIENTANDO E SE LOCOMOVENDO

Chegando a Estação Ferroviária, faça uma pequena caminhada (de cerca de 700 metros) até o centro histórico, aproveitando para conhecer parte do conjunto edificado e de suas muralhas.

Foto 14 – São mais de 3 quilômetros de  muralhas que podem ser vistas em todo o lugar.
Quando sair da Estação, siga pela Station Road, atravesse o rio Ouse pela Ponte Lendal, nesta altura você já pode perceber o clima medieval de York.

Foto 15 -  A torre Lendal, do século 13, funcionava como controle das embarcações no rio Ouse para pagamento de taxas bem como na defesa nos tempos de guerra.

Depois da ponte, você já estará na Museum Street. Siga em frente.

A sua direita, começam a surgir mais evidências, como o jardim do Museu de York, de onde  parte o passeio.

Foto 16 - O jardim do Museu de York, um das áreas verdes tranquilas e com vestígios históricos. De lá partem os grupos do York Walk.

Passe pelo Centro de Informações para saber das atrações e do que está acontecendo.

À sua frente, está a majestosa catedral medieval – YORK MINSTER – que domina a cidade. Após o centro, siga em frente até chegar a rua Petergate.

Foto 17 – O impacto da chegada e a visão da majestosa Catedral - York Minster.

Daí, há duas opções. Uma delas é seguir a direita através das ruas históricas Low Petergate, Goodramgate, Shambles e outras.

A outra opção, a que fiz, é seguir à esquerda pela Petergate, até encontrar um dos portões da cidade: Bootham Bar.


Foto 18 – Você pode subir pelo portão e torre da Bootham Bar e caminhar pelas muralhas da cidade.

Depois, subir e caminhar pelas muralhas até o outro portão: Monk Bar, onde acontece a exposição de “Richard III Experience”. Após visitar a exposição, você pode descer e caminhar pelas ruas medievais.


5 – RESTAURANTES, COMPRAS E SOUVENIRS

O “York Food and Drink Festival”, o maior festival de culinária do Reino Unido, acontece todo mês de setembro. Os deliciosos petiscos do mundialmente renomado Betty’s Tea Rooms são imperdíveis. Para tomar uma cerveja com estilo, visite o Ye Olde Starre Inne, o pub mais antigo licenciado de York, ou o The Golden Fleece, o mais assombrado da cidade.


Foto 19 - Bares ao longo do Rio Ouse, bem movimentado nas noites de verão.

Em relação a vida noturna, os guias afirmam que York possui 365 bares – um para cada dia (ou noite) do ano. Entre os mais recomendados estão aqueles situados no Micklegate Quarter, famoso por seus pubs e bares, ou no Riverside (a beira do rio), bem movimentado nas noites de verão.

Foto 20 - Muitos bares estão espalhados pela cidade, em ambientes do centro histórico.
Para música ao vivo, você encontrará os grandes nomes no York Barbican Centre, ou qualquer estilo entre indie e metal em bares como o Fibbers ou The Basement.

York também possui a tradição de fabricação de chocolate. Conheça a história e deguste chocolates.

Quer saber mais sobre esta estória? www.yorkschocolatestory.com

Foto 21 - A fabricação de chocolates é antiga e faz parte da tradição da Cidade.

York oferece algumas das mais belas ruas comerciais da Grã-Bretanha. A Shambles , pavimentada com paralelepípedos, é a rua mais antiga e charmosa de York e possui butiques bem interessantes.

 Foto 22 - Lojas na rua Shambles, um dos conjuntos mais bem preservados da Europa.

Na Stonegate, lojas de presentes, joalherias e lojas de antiguidades ocupam os edifícios medievais. Procurando algo um pouco mais moderno? Dirija-se ao York Designer Outlet, onde você encontrará lojas de grandes estilistas, como a Paul Smith e a The Kooples, com bons descontos.


6 – ROTEIROS SUGERIDOS E PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Você pode, facilmente, percorrer o centro histórico a pé e visitar a maioria dos seus atrativos. 

Após sair da Estação, siga pela Station Road, sempre em frente, atravesse o rio Ouse. Aí você encontra a Lendal Tower, próximo ao rio.

Logo adiante, à sua esquerda estão os jardins do Museu de York, um espaço bem tranquilo para relaxar e explorar as ruínas da igreja de St Mary’s e da torre romana. Há vários traços desta história muita antiga.

Foto 23 - Ruinas e resquícios da história romana em York

Siga pela rua Museum Street, depois pela sua continuação Duncombe Place, daí você chega a rua Petergate. Neste ponto você tem duas opções: direita ou esquerda.

A minha opção de roteiro, foi seguir a esquerda, pela rua Petergate e subir pelo portão antigo do Bootham Bar para percorrer as muralhas e ter uma perspectiva da cidade, de cima.

YORK WALLS - A MURALHA MEDIEVAL

O maior atrativo de York é a ambiência da cidade medieval murada. Suba por uma de suas torres e percorra os passeios murados, de onde se avista toda a perspectiva da cidade. Convido você neste passeio pelas muralhas através da "visão serial" a seguir.

Foto 24 - Caminhando pelas muralhas 1

As muralhas de York que protegem a cidade desde os tempos romanos são uma das mais bonitas e completas muralhas de cidades.

Foto 25 - Caminhando pelas muralhas 2
Possui cinco grandes torres (main bars – gateways), 1 torre pequena, 1 vitoriana e mais 45 outras torres.

Foto 26 - Caminhando pelas muralhas 3

Esta trilha de 3,4 km pode ser prercorrida em 2 horas de passeio.

Foto 27 - Caminhando pelas muralhas 4
No portão Monk Bar, aprecie a exposição RICHARD III EXPERIENCE, uma das interessantes atrações do famoso grupo JORVIK que também promove a HENRY II EXPERIENCE, localizadas nas muralhas.

A grande e espetacular atração do Grupo é o Centro Viking – JORVIK, que conduz você a um mergulho na história dos Vikings, quando York tornou-se o grande centro comandado por esses Guerreiros.

Foto 28 - Exposição sobre o rei Richard III – 1
Explore a vida do ultimo rei da dinastia Plantagenet que lutou pelo trono e poder durante o seu breve reinado.

Foto 29 – Exposição sobre o Rei Richard III – 2

Explore os momentos de batalha, com apresentações e exposições de armaduras e armas medievais autênticas utilizadas durante a sangrenta batalha das rosas.

Foto 30 - Exposição sobre o Rei Richard III – 3

Foto 31 - Exposição sobre o Rei Richard III – 4

Depois, desça e caminhe pela Goodramgate, e se perca pelas ruas medievais para apreciar a ambiência histórica da cidade, através da antiga rua Goodramgate.

 Foto 32 – Torre medieval – Monk Bar.
Foto 33 – Caminhe pela antiga rua Goodramgate e aprecie a ambiência antiga da cidade.
RUAS MEDIEVAIS 

Caminhe pela Goodramgate e aprecie belíssimos exemplares de casarios.

Foto 34 – Goodramgate 1 - Caminhando pelas ruas históricas de York.
Foto 35 – Goodramgate 2 – Caminhando pelas ruas históricas de York.
  
Na Goodramgate visita a belíssima igreja medieval de Holy Trinity, cuja nave foi construída no início do século 12. O seu interior é precioso.

Foto 36 – A belíssima igreja medieval de Holy Trinity, do século 12.
Foto 37 – O interior preservado da belíssima igreja medieval de Holy Trinity.

Percorra as históricas e antigas ruas comerciais medievais como a Shambles (uma das mais antigas da cidade), a Stonegate e a Goodramgate.

Foto 38 – William’s College – Instituição de ensino fundada em 1461.
Foto 39 – Prédio medieval, próximo a Catedral.
Foto 40 – Detalhe de construção medieval, próximo a Catedral.

A Shambles possui belas casas medievais (do século 14) emolduradas em madeira, uma das mais bem preservadas da Europa.

Foto 41 – Shambles 1, um dos conjuntos históricos mais bem preservados da Europa.
Foto 42 – Shambles 2, um dos conjuntos históricos mais bem preservados da Europa.
As casas ainda continuam vibrantes e conservadas e possuem uma atividade comercial intensa, com butiques, cafés, chocolaterias, joalherias e outras.

Foto 43 – Shambles 3, um dos conjuntos históricos mais bem preservados da Europa. Casa de Chá.

A beleza do conjunto de Shambles foi eleita como a rua mais pitoresca da Bretanha pelo Google Street View Awards.

Visite o mercado aberto - Shambles Market – no centro de York. Várias barracas oferecem uma boa variedade de artesanato, legumes e frutas, flores.

Mais informação sobre o Mercado? www.shamblesmarket.com

Foto 44 – Mercado aberto – Shambles Market, um lugar dinâmico e de muitas ofertas.
Foto 45 – Casa antiga na área do Mercado Aberto – Shambles Market.
  
YORKSHIRE MUSEUM - MUSEU DE YORK

Este museu exibe uma das mais finas coleções de achados arqueológicos e geológicos na Europa, que datam da era pré-histórica.

Você pode andar em um piso de mosaico romano, observar o trono medieval de São Williams, apreciar as esculturas dos deuses romanos, além de outras preciosidades.



YORK ART GALLERY – GALERIA DE ARTE DE YORK

Uma das galerias renomadas em arte cerâmica no mundo.

 Foto 46 – York Art Gallery, observada do alto das muralhas.


  
YORK MINSTER - MOSTEIRO DE YORK

A Catedral e Igreja Metropolítica de São Pedro em York, mais conhecida como Catedral de York - York Minster - é a maior catedral de estilo gótico do norte europeu, localizada na cidade de YorkInglaterra.

Foto 47 – York Minster, maior catedral em estilo gótico do norte europeu.

É a sede do Arcebispo de York (o segundo mais alto cargo da Igreja Anglicana), e catedral da Diocese de York.

A Catedral de Iorque marca o desenvolvimento da arquitetura gótica inglesa desde seu período inicial até o período perpendicular. O edifício atual foi iniciado ao redor de 1230, sendo que sua construção terminou em 1472.

Foto 48 – O Mosteiro de York, foi iniciado em 1230.
A catedral tem 148 metros de comprimento e cada uma das suas três torres tem 60 metros de altura.

Foto 49 – O Mosteiro de York é grandioso com 148 metros de comprimento e torres de 60 metros de altura.
York como um todo, e especialmente a Catedral, têm uma longa tradição na criação de belos vitrais. Alguns dos vitrais da Catedral de Iorque remontam ao século 12. A Grande Janela Oriental, com 76 pés de altura, foi criada no início do século XV, sendo o maior exemplo de vitral medieval no mundo.

Foto 50 – O Mosteiro de York tem uma longa tradição na criação de vitrais, desde o século 12.

A casa do Tesouro de York – Treasures’ House, vizinha ao Mosteiro exibe muitas atrações.

Foto 51 – Vista do Jardim da Treasures’ House da Catedral.


JORVIK VIKING CENTRE

Um centro de pesquisas e de exibições sobre o período viking de York, conta, a partir de estudos arqueológicos, a história da ocupação da cidade pelos escandinavos, utilizando técnicas modernas e avançadas de exibição. Este centro é propriedade da Fundação de Arqueologia de York e está localizado abaixo do Shopping Centre Coppergate.

Foto 52 – Centro Viking (JORVIK) que replica a vida do período Viking em York, a partir de evidências arqueológicas.

Você conhece mais sobre os Vikings, através de artefatos encontrados no local e “percorre” a cidade de York, no século 9 (réplica), visualiza os locais, escuta os sons e percebe os cheiros...

Simplesmente Fantástico. Imperdivel!

Foto 53 - Centro Viking (JORVIK) e seus personagens, replicados a partir de estudos arqueológicos.

O grupo JORVIK de Atrações explora mais de 2.000 anos da história de York, em cinco fantásticas atrações, desde as estradas romanas ao nascimento das estradas de ferro; as dinastias feudais na idade Média e o impacto dos Vikings, todas localizadas no centro de York.

Saiba mais sobre o Grupo e suas atrações: http://www.thejorvikgroup.com/

Devido a grave enchente ocorrida em York, no período de natal de 2015, o Centro ficou submerso e os prejuízos foram imensos. A equipe de técnicos e cientistas estão providenciando a recuperação e está prevista a reabertura desta atação, somente na primavera de 2017.

Enquanto espera, acompanhe os trabalhos de recuperação desse centro pelo: https://www.facebook.com/JorvikYork/


CLIFFORD’S TOWER - TORRE DE CLIFFORD

Clifford’s Tower é um símbolo de orgulho dos reis medievais da Inglaterra. Originalmente, foi construída por William, o Conquistador, para lutar contra os rebeldes do norte.

Foto 54 -  A torre Clifford, orgulho dos reis medievais na Inglaterra.

A torre foi queimada por duas vezez e reconstruída por por Henry III, no século 13. O nome deve-se a Roger de Clifford que foi executado por traição ao rei Edward II e que permaneceu preso em corrente nas paredes da torre.

Foto 55 – Maquete da medieval Torre Clifford, como era no passado.

Suba até o topo da torre e aprecie as belas vistas panorâmicas da cidade.

Foto 56 – Suba até o alto da Torre Clifford e tenha belas vistas da cidade.
Foto 57 – Vistas da cidade de York, do alto da Torre Clifford.



MUSEU DO CASTELO DE YORK – YORK CASTLE MUSEUM

Foto 58 – York Castle Museum, um museu incrível, que conta a vida cotidiana ao longo de 400 anos.

Um museu incrível que conta a histórica da vida cotidiana ao longo de 400 anos da história britânica.

Foto 59 – Ambientes recriados de casas do período vitoriano, York Castle Museum.
Há recriação de uma rua vitoriana e de seus ambientes

Foto 60 – Ambientes que replicam as ruas do período vitoriano. 
Foto 61 - Ambientes que replicam as ruas do período vitoriano.

Também ocorre exposições sobre os anos 60 e sobre a primeira grande guerra além de outras.

Foto 62 - Exposições que recriam os anos 60, no York Castle Museum.

Você pode visitar a amedrontadora Prisão do Castelo.

Vale a pena conhecer, pois é um museu muito interativo e criativo na forma  como conta a estória de períodos importantes do país para todas as idades.

Veja mais sobre este museu em: www.yorkcastlemuseum.org.uk

Bem estas são apenas algumas das mais importantes atrações de York, aquelas imperdíveis.

7 - OS MEUS FAVORITOS EM YORK

Melhor Museu: CASTLE MUSEUM

Melhor exposição: JORVIK VIKING CENTRE

Melhor local turístico: SHAMBLES

Melhor galeria: YORK ART GALLERY

Melhor espaço público: CENTRO HISTÓRICO DE YORK

Melhor passeio: MURALHAS

8 – CONCLUSÃO

York é uma das minhas cidades favoritas na Inglaterra, um ambiente preservado que remete a uma história de mais de 2.000 anos. O sítio estratégico com suas muralhas, seu traçado urbano e suas construções antigas formam um ambiente harmonioso, compacto que favorece o caminhar e explorar cada detalhe valioso do patrimônio. Como arquiteta, admiro o trabalho extraordinário do planejamento interpretativo do patrimônio para o turismo em York, a forma de contar aos visitantes sobre o rico passado histórico de mais de 2.000 anos, o que já é um grande atrativo.

Agradeço a Glenda Adby e sua família, que me apresentou York.


Até a próxima, em Edinburgh, Escócia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário