domingo, 31 de janeiro de 2016

UNITED KINGDOM 3 - SHEFFIELD - A CIDADE DO AÇO



Foto 1 - Sheffield: vista do Centro destacado pelo grandioso Town Hall.



1 - UMA INTRODUÇÃO

Revisito o Reino Unido - United Kingdom, após 5 anos, veja as postagens de 2010: UK 1 – LONDON e UK 2 – OXFORD. Desta vez, exploro mais o norte deste reino, cheio de parques nacionais, de histórias ancestrais (celtas, vikings, saxões, bretões e galeses) e, é claro, de muito mais cultura.

Só pra lembrar o Reino Unido é composto de quatro países: England, North Ireland, Wales e Scotland.  Retorno com um fantástico conjunto de postagens sobre a Inglaterra e a Escócia, países encantadores, surpreendentes e de paisagens pastoris estupendas.

Eu planejei uma série de postagens para você que incluirá 4 (quatro) roteiros na Inglaterra:

UNITED KINGDOM 3 - SHEFFIELD
UNITED KINGDOM 4 - LIVERPOOL
UNITED KINGDOM 5 - YORK
UNITED KINGDOM 6 - SCOTLAND – EDINBURGH


2 - INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

O Centro de Informações Turísticas fica bem próximo ao Winter Garden (Jardins de Inverno), no centro da cidade. O atendimento e material informativo são muito bons.


Foto 2 – O Centro de Informações Turísticas oferece um ótimo material informativo.


Para planejar sua viagem, recomendo acessar:

http://www.museums-sheffield.org.uk/



Foto 3 - Portal de Castlegate, no centro de Sheffield.



3 -  ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE SHEFFIELD

Sheffield  fica na região Norte da Inglaterra (South Yorkshire), próximo a Manchester, Liverpool, York, e apenas a duas horas, de trem, do centro de Londres. A área é de 367 km2. A população é de mais de 500 mil habitantes e da aglomeração urbana de mais de um milhão de habitantes.


2189 Foto 4 – Victoria Hall no Centro de Sheffield.


UMA HISTÓRIA MUITO ANTIGA

As origens de Sheffield são muito antigas, remontam a idade do ferro e do bronze.

Na idade média, a cidade já se destacava na fabricação de talheres, no século 14 era famosa pela fabricação de facas de qualidade e no século 15 liderava a fabricação de talheres e objetos de cutelaria.


Foto 5 - Ponte medieval Lady Mary sobre o rio Don.

Foi um dos pilares da revolução industrial, no século 18, sendo pioneira e inovadora no processo de produção de aço, desenvolvendo produtos para o transporte ferroviário e indústria naval.


Foto 6 - Antigas vielas como a White Chapel, ainda podem ser percorridas em Sheffield.

Em Sheffield foi inventado o aço inoxidável no inicio do século passado,  uma descoberta que está presente no cotidiano de todos nós, no século 21.

Após seu explendor e declínio industrial, Sheffield se reconstruiu e foi objeto de um amplo programa de renovação urbana e de grandes investimentos de melhoria urbana, na virada do milênio onde se destacam um mobiliário urbano moderno e uma arquitetura diferenciada onde o aço está presente de forma criativa.


Foto 7 - Arquitetura em Aço – O Casino em Sheffield.


Foto 8 - Arquitetura em Aço – The Hub, em Sheffield.

Hoje, Sheffield é uma cidade verde, com um terço de sua área situada em um Parque Nacional – O Peak District. Além do rico patrimônio industrial possui uma intensa atividade cultural e está cheia parques e jardins.


 Foto 9 – A propriedade rural de Chatsworth e a encantadora paisagem campestre, no Parque Nacional do Peak District está a menos de uma hora do Centro de Sheffield.


É uma cidade universitária por excelência com duas renomadas universidades onde estudam cerca de 60 mil alunos: Sheffield Hallam University e Sheffield University.


Foto 10 - Sheffield University – um dos Campus, próximo ao Weston Park.


Sheffield foi também pioneira ao ter o primeiro time de futebol oficial – Sheffield FC – em 1857.
O Centro da cidade revitalizado é bem agradável e tem um comércio bem diversificado. O coração da cidade possui várias fontes, mobiliário urbano moderno, alguns exemplares de arquitetura em aço, e projetos de desenho urbano premiados, além de áreas pedestrianizadas.


Foto 11 - O Projeto Premiado da Praça da Estação Ferroviária de Sheffield.


 Foto 12 - Outra perspectiva do projeto da estação ferroviária de Sheffield.



CULTURA

Sheffield tem galerias de arte e teatros que são conceituados e fazem parte do circuito cultural do Reino Unido que incluem festivais de música e teatrais. Há três teatros importantes – The Crucible, The Crucible Studio e o Lyceum na Tudor Square, próxima a Winter Garden.

Ver programação cultural no site: http://www.welcometosheffield.co.uk/visit/events


Foto 13 - Lyceum Theatre, parte de um complexo teatral na Tudor Square.

GASTRONOMIA


Restaurantes de cozinha internacional, presentes em toda a Inglaterra, estão dispersos no centro. Predominam os restaurantes indianos, mas os chineses e outros orientais como os tailandeses são também encontrados, além dos fast foods a exemplo dos tradicionais Fish & Chips. Para os apreciadores de especiarias recomendo pedir o prato menos “apimentado” (spicy).


Foto 14 - Pub para estudantes – The Graduate. (O Universitário).


Destaca-se também os pubs transformados em gastro pubs nas tradicionais hospedarias (inns). Ver: http://www.welcometosheffield.co.uk/visit/food-and-drink/restaurants/gastro-pubs-country-inns.


Foto 15 -  Pubs como este fazem parte da tradição local de lazer. Precisa-se de Artistas.



4 - CHEGANDO A SHEFFIELD, SE ORIENTANDO E SE LOCOMOVENDO


De Londres, siga até a estação de Metrô St Pancras, onde você pode pegar o trem para Sheffield. O trajeto é de cerca de 2 horas. A estação de trem é na Sheaf Square, uma praça cheia de águas e próximo ao centro.


Foto 16 -  Welcome to Sheffield – vista da Estação Ferroviária.

O sistema público de transporte é muito eficiente. As linhas do SUPERTRAM, conectam você a maioria dos lugares de Sheffield. Existe duas rotas principais do Tram: a Y (Yellow de amarelo) e a B (Blue de Azul).


Foto 17 - O Supertram conecta todas as partes da cidade de forma rápida e confortável.
              
Todas as rotas do TRAM passam pelo centro da cidade e param próximo a Catedral (parada Cathedral). Desça na Catedral e explore o Centro de Sheffield e suas principais atrações.


Foto 18 - O Supertram chegando de Meadowhall.


5 – COMPRAS E SOUVENIRS

O Centro é bem diversificado e contem as filiais das principais lojas do Reino Unido. As ruas pedestrianizadas no centro comercial torna o fazer compras mais confortável e agradável.

Recomendo visitar a POUNDLAND do Centro, um show de ofertas, todos os artigos tem o valor de apenas 1 libra (chamada pound) o que equivale a pouco mais de 6 reais na conversão do real para a libra.


Foto 19 - As lojas da Poundland estão em todas as partes da cidade. Um show de ofertas – todo produto por apenas 1 libra que é igual a 1 pound.

Percorra o corredor revitalizado que vai até o novo Mercado Municipal THE MOORS MARKET. Um mercado simples, mas bem agradável.

O grande shopping da cidade – MEADOW HALL - pode ser acessado pelo TRAM, desça no final da linha.


Foto 20 - Meadow Hall – O Grande Shopping de Sheffield é de fácil acesso pelo Supertram.


6 - ROTEIROS SUGERIDOS E PRINCIPAIS ATRAÇÕES


A página oficial da cidade lista as 10 maiores atrações de Sheffield (Veja em http://www.welcometosheffield.co.uk/visit/top-10-things-to-see ) que incluem:

No 1 - Millennium Gallery; No 2 - Winter Garden;  No 3 - The Kelham Island Museum (conta a história do desenvolvimento industrial de Sheffield); No 4 - Tropical Butterfly House (aqui você encontra cobras, aves, corujas e muitos outros bichos); No 5 - Sheffield Botanical Gardens ; No 6 - New Moor Market; No 7 - The Peak District; No 8 - Chatsworth House; No 9 - Sheffield Theatres ; No 10 - Sheffield City Hall.

Foto 21 - Winter Garden (Jardim de Inverno) no Centro de Sheffield, faz parte de um roteiro cheio de surpresas.

 

Se você tem apenas um dia para conhecer a cidade, melhor se concentrar no Centro. Ver o roteiro 1 abaixo. Se tiver dois dias, recomendo visitar Chatsworth, em Peak District, uma das dez mais valiosas mansões históricas da Inglaterra, denominadas Treasure Houses.

Ver mais sobre as Treasures Houses em: http://www.treasurehouses.co.uk/pages/home


Sheffield também oferece muitas oportunidades para atividades ao ar livre. Veja: http://www.theoutdoorcity.co.uk/


Roteiro 1 - Centro da Cidade

Neste roteiro você poderá conhecer a metade das 10 maiores atrações de Sheffield a pé.

Inicie na catedral - Sheffield Cathedral e depois pegue o Corredor Fargate, Pinstone Street e The Moors (trecho, em sua maior parte, pedestrianizado).


Foto 22 - Area pedestrianizada no centro comercial da cidade. Observe os bancos em aço.

 Na Baker’s Street (antes de chegar ao Town Hall, dobre a direita em direção ao City Hall e retorne.

Na volta, desça pela Millennium Gallery, e siga pela Howard Street em direção a estação ferroviária (Sheaf Square).


Principais Atrativos Do Roteiro 1


Os atrativos aqui comentados podem ser cobertos à pé, em uma curta distância, no centro da cidade.

SHEFFIELD CATEDRAL

A Catedral é um dos mais antigos edifícios de Sheffield e tem sido o lugar de oração por mais de mil anos. Aqui você sabe da história das guerras, da atividade industrial e do comércio e daqueles homens e mulheres que construíram a cidade.


Foto 23 - A Catedral de Sheffield, um lugar de oração por mais de 1000 anos.

A catedral possui um excelente espaço de exposição que conta a história de Sheffield.


 Foto 24 -  A Catedral conta a história de grandes personagens, de uma forma bem criativa.


CITY HALL

Aberto em 1932, foi um dos primeiros empreendimentos de diversão. Desde então, tem hospedado nomes famosos, de orquestras filarmônicas a bandas populares. O salão de bailes em arte decor restaurado é lindo. Em frente ao City Hall está o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

Foto 25 -  O City Hall, inaugurado em 1932, é o espaço dos grandes eventos em Sheffield.
Foto 26 - Entorno do City Hall com mobiliário urbano diferenciado.

 WINTER GARDEN – JARDIM DE INVERNO

É uma das maiores estufas em vidro temperado, construídas nos últimos cem anos. Está situada no coração da cidade. Possui 70 metros de comprimento por 22 metros de largura e abriga mais de 2.500 espécies de plantas de todo o mundo.


Foto 27 -  Winter Garden – Jardim de Inverno, uma das maiores estufas em vidro temperado construída nos últimos cem anos.
Fica próximo à praça Peace Gardens (Jardins da Paz) e possui acesso a Millennium Gallery.

Foto 28 – Interior do Winter Garden com mais de 70 metros de altura e cerca de 2.500 plantas de todo o mundo.

PEACE GARDENS AND TOWN HALL

Os Jardins da Paz – Peace Gardens - fazem parte de um percurso interessante que integram outros projetos urbanos inovadores como a praça da Estação Ferroviária que se destacam pelas características de iluminação, arte publica e fontes.

Foto 29 -  Placa sinalizadora dos Jardins da Paz - Peace Gardens, no coração da Cidade.


O projeto dos Jardins ganhou um prêmio pelo espaço público criado e possui uma fonte – Godwin que possui 89 jatos individuais.

Foto 30 -  O edifício do Town Hall (1896) é grandioso e se destaca como elemento principal dos Jardins da Paz.


Fica próximo ao Winter Garden e a pouca distância da Millennium Gallery. Os jardins homenageiam Sir Stuart (empreendedor de uma das mais importantes empresas de aço da cidade) e sua esposa, grandes doadores de obras sociais.

As oito cascatas  que dão acesso ás 4 (quatro) entradas principais da área central dos Jardins são dedicadas a Samuel Holbery, lider do Movimento Chartist (Sheffield Chartist Movement). As cascatas, em bronze, representam os cinco rios, são feitas de material usado nas industrias de metal.

Foto 31 - Cascatas dão acesso a área central dos Jardins da Paz.

 

MILLENNIUM GALLERY

É um marco de galeria de arte, pois promove exposições permanentes e temporárias de âmbito nacional. Entre as coleções permanentes destaca-se a Metalwork Collection que exibe extraordinários objetos de metal produzidos em Sheffiel e a exposição sobre Ruskin. Sheffield é famosa no mundo pelo pioneirismo (1800) e inovação na produção de aço e cutelaria.


Foto 32 – Fachada da Millennium Gallery, uma galeria de arte que promove exposições de âmbito nacional.


  

Veja a exposição sobre a história da arte de metal em Sheffield – Metalwork Collection e a belíssima coleção que compreende cerca de 13 mil itens de cutelaria, talheres e colheres, bules, bacias e outros objetos, desde a pré-história até o século 20. A coleção retrata gerações de famílias que trabalharam na cidade e que contribuiram com o seu trabalho e habilidades para o sucesso e desenvolvimento da cidade. A exposiçao foi premiada pelo departamento de Cultura por seu significado e importância histórica nacional.


Foto 33 – Uma das exposições que mostra a história da arte do metal em Sheffield – Metal Work Collection, na  Millennium.

 

Pesquise mais sobre a Millenium Galllery:

 http://www.museums-sheffield.org.uk/museums/millennium-gallery/home

 

Veja imagens de alguns dos objetos de metal feito em Sheffield em:

http://collections.museums-sheffield.org.uk/view/objects/aslist/360?t:state:flow=4a126863-4bbe-465d-b6b7-48f48295aed8

 


Foto 34 - Barking up the Right Tree (Johnny White, 2000) - Escultura criada para celebrar a abertura da Millennium Gallery in 2001, em homenagem à cutelaria. Cada peça de talher foi doada pela gente de Sheffield.


Foto 35 -  Forkocactus Spoonelliflora (Johnny White, 2008) – Feita para celebrar os dez anos da Galeria, o artista utilizou como inspiração o cactus do Winter Garden.


  

Observe o mapa de Sheffield e descubra mais sobre a arte secular em metal:

http://www.sheffieldcutlerymap.org.uk/map/

 

Outra exposição que merece ser vista é a de Ruskin, um influente escritor da era vitoriana, apaixonado pela beleza e arte ao seu redor. Ele colecionou desde minerais, folhas e ilustrações até grandes estruturas de arquitetura e obras de arte.  Esta eclética coleção de exploração da beleza, criada há 130 anos, foi dedicada aos trabalhadores pobres de Sheffield objetivando inspirar criatividade no trabalho do metal. Ele fundou uma organização filantrópica – Guild St George.


Foto 36 - Exposição de Ruskin, um apaixonado pela beleza e um grande colecionador de artes da natureza.
Vale uma visita. Veja mais em:


Outros museus importantes em Sheffield são o Weston Park Museum (mais distante do centro) e a Graves Gallery (no centro). Acesse: http://www.museums-sheffield.org.uk/


GRAVES GALLERY

A Graves Gallery é a casa das coleções de artes visuais em Sheffield desde 1934. A galeria abriga oito exposições permanentes.



1548 Foto 37 - A Graves Gallery tem um rico acervo de artes vsuais em Sheffield.


 

Ver mais em:

http://www.museums-sheffield.org.uk/museums/graves-gallery/exhibitions/current/

 

TUDOR SQUARE & SHEFFIELD THEATRES

Uma praça que reune o maior complexo teatral fora de Londres, the Crucible, the Lyceum and the Crucible Studio oferecem produções de alto nível e fazem parte dos roteiros culturais.

Caminhando pela Moors, você chega ao Mercado Municipal.


Foto 38 -  Na Tudor Square você encontra o maior complexo teatral fora de Londres.

  
NEW MOOR MARKET

O novo Mercado Municipal foi aberto em novembro de 2013 e abriga 196 lojas onde os artesãos locais comercializam seus produtos. Há muita diversidade na oferta, mercadinhos, produtos de alimentação,  roupas, objetos diversos e uma pequena e modesta praça de alimentação.

 Foto 39 – O novo mercado municipal de Sheffield tem uma arquitetura moderna -  New Moor Market


Ao sair do Mercado, retorne pela mesma rua até a praça Peace Gardens, caminhe pela Surrey Street, cruze a rua Arundel Gate  e acesse a Howard Street em direção a Sheaf Square, na Estação Ferroviária.

 Foto 40 - O Mercado Municipal tem 196 lojas com grande variedade de produtos.



SHEFFIELD HALLAM UNIVERSITY

A HALLAM é uma conceituada universidade no Reino Unido, e bem situada no ranking das melhores universidades, é a quarta maior em número de matrículas com mais de 30 mil estudantes. Teve origem a partir de instituições politécnicas do século 19. Fundada em 1992, tem uma relação muito estreita com as empresas locais e tem se destacado pela inovação e pesquisa no desenvolvimento regional e local.

Foto 41 - Sheffield Hallam, uma universidade conceituada, tem o Campus no centro da cidade.

 
Foto 42 - The Hub – O moderno edifício do Centro dos Estudantes (Student Union) faz parte da Universidade Sheffield Hallam.
  
O Campus desta Universidade é bem central, próximo a Estação Ferroviária.


SHEAF SQUARE E SHEFFIED STATION

Foto 43 -  A porta de entrada de Sheffield – A Estação Ferroviária, em Sheaf Square.

  
A moderna praça da Estação Ferroviária (2006) foi projetada para ser uma nova porta de entrada no século 21, início da ROTA DOURADA DE SHEFFIELD (GOLD ROUTE), para impressionar os visitantes que chegam à cidade, que inclui outros projetos que inovaram a cidade.

Foto 44 -  Parte da Rota Dourada de Sheffield, um projeto de renovação urbana que conecta diversos atrativos interessantes, no centro da Cidade.

No ambiente predomina aço e água. A escultura dominante em aço – Cutting Edge – funciona como uma linha circular, sinuosa e elíptica (de quase 90 metros) de diferentes alturas em cascata  e simboliza o futuro de Sheffield na linha de frente do design em metal.

Foto 45 -  A grande escultura central – Cutting Edge - simboliza o futuro de Sheffield na linha de frente do design em metal.


A praça se conecta com outros atrativos através da Howard Street a exemplo da Millennium Gallery, Winter Garden e Peace Gardens formando a Rota Dourada de Sheffield. Veja mais em:



Destaco algumas atrações fora do centro, mas de fácil acesso.


SHEFFIELD BOTANICAL GARDENS


Foto 46 -  A grande estufa foi projetada em 1836 e tem um espaço de mais de 7 hectares no seu entorno.


O Jardim Botânico de Sheffield é uma joia e segue a tradição inglesa secular da arte dos jardins importada para o mundo.

 Foto 47 – Jardim Botânico de Sheffield, um espaço que segue a tradição secular na arte dos jardins ingleses, com uma rica flora que atrai pequenos animais como o esquilo.

O Espaço foi projetado originalmente por Robert Marnock, em 1836 e cobre 7,7 hectares com 15 diferentes áreas de jardins que exibem plantas de todo o mundo.

 Foto 48 – Fontes e caminhos axiais em contraste com formas sinuosas e irregulares no Jardim Botânico.

Visitei o Jardim no outuno e achei fantástico.


WESTON PARK MUSEUM

Trata-se de um museu bem diversificado, cheio de exposições interativas e atividades para jovens e crianças. Os pequenos vão amar. Fica longe do centro, mas é de fácil acesso.


Foto 49 – O West Park Museum é um grande atrativo para crianças e adultos.


Entre as exposições destacam-se aquelas voltadas para as coleções de história natural, sobre o Ártico (veja Snowy, o Urso Polar), mas também sobre a história e evolução de Sheffield, ao longo do tempo.


Foto 50 - Muitas faces em Sheffield – exposição sobre a gente que construiu/constroi Sheffield.


Destaco a exposição Sheffield Life & Times, que conta a história da cidade - City Steel – Cidade de Aço - do ponto de vista das pessoas que tem morado nela. Muito interessante.

Foto 51 – Exposição sobre Sheffield -  a Cidade de Aço – Steel City.


O Parque anexo é muito agradável.


Foto 52 - O Weston Park tem um espaço muito verde muito aconchegante.

O parque fica próximo a uma das áreas do campus da Sheffield University.

http://www.museums-sheffield.org.uk/museums/weston-park/home



Roteiro 2 - Chatsworth House - Peak District

A mansão de Chatsworth se localiza no meio do Peak District, ao norte do Derby e ao sul de Sheffield. Pegue o ônibus no centro de Sheffiel – PEAK LINE 218 e em 52 minutos você estará no parque de estacionamento.



1155 F
Foto 53 –  A bucólica paisagem campestre emoldura a mansão de Chatworth, Peak District.

Conhecida como o “Palace of the Peak”, esta mansão luxuosa e histórica, residência da família Devonshire, contém uma coleção valiosa de pinturas e mobílias, de desenhos de pintores do século 17, de esculturas neoclássicas, entre outros objetos históricos. Este palácio rural foi eleito, por várias vezes, a propriedade campestre favorita do Reino Unido.

 Foto 54 – A mansão luxuosa e histórica de Chatsworth é conhecida como o “Palace of the Peak”.

Destaca-se neste conjunto encantador a paisagem pastoril cortada pelo rio Derwent e os jardins, um dos mais famosos da Inglaterra, além de um extenso parque.

 Foto 55 – O pequeno rio Derwent serpenteia pela bela propriedade de Chatsworth.

O bloco principal do palácio foi reconstruído em 1687, mas ao longo de sua história os seus herdeiros - dezenas de duques promoveram reformas para adaptá-la aos seus estilos de vida resultando em uma construção em estilos construtivos das diferentes épocas, mas sem mudança na sua estrutura básica. Assim, o interior é uma mescla de diferentes estilos.

 Foto 56 – O luxuoso interior do Palácio foi objeto de várias reformas, em diferentes épocas e em diversos estilos.

Durante a Segunda Guerra mundial, quando a maior parte dos palácios rurais do país foram postos sob uso institucional, Chatsworth funcionou como uma escola feminina por 6 anos.

Devido ao alto custo de manutenção da propriedade, cerca de 4 milhões de libras anuais, foi criado um consórcio que administra a propriedade e tem como objetivo preservar a casa e o ambiente do entorno.

Foto 57 – O parque da mansão é um espetáculo a parte, contendo vários atrativos como a casa da cascata.

Chatsworth tem 126 salas e a maior parte delas não pode ser visitada, pois são apartamentos privativos da família – duque e duquesa de Devonshire, que reside no local, desde 1959. Mas, visitar os aposentos disponíveis é o bastante.

Foto 58 – Interior de um dos dormitórios luxuosos disponíveis para a visitação, em Chatsworth.

 Foto 59 - A imensa sala de jantar da mansão de Chatsworth.

A atual Duquesa de Devonshire (Deborah Mitford), mãe do atual duque, é muito ativa na promoção da propriedade e no aumento dos rendimentos obtidos com o turismo e com atividades rurais. A duquesa também é autora de diversos livros sobre a propriedade.

Foto 60 - Vários testemunhos de pessoas que participaram da vida da mansão. A atual duquesa de Devonshire escreveu diversos livros.


A estrutura deste empreendimento é grandiosa e eficiente. Entre os diversos atrativos estão o Parque (aberto durante todo ano), a Casa e seus aposentos (Cavendish rooms), a Fazendinha (Farmyard e Adventure Playground), além de lojas com artigos bem interessantes, restaurantes e o conjunto do Estábulo com grill e drinques. O parque é grandioso e vale uma visita a parte.


Foto 61 – Esculturas clássicas embelezam o Parque de Chatsworth.

Foto 62 – Esculturas modernas também estão presente no belo Parque de Chatsworth.


O conjunto dos estábulos de Chatsworth é quase tão grande como o próprio palácio. O portão de entrada tem a forma de um arco triunfal, com quatro colunas dóricas e um frontão onde está cravado o brasão de armas da família, incluindo dois veados, em tamanho real, em alto-relevo com galhas verdadeiras, e uma torre do relógio coberta por uma cúpula.

 Foto 63 – O Conjunto de Estábulos é tão grandioso quanto a mansão e concentra vários serviços como restaurantes e lojas.

Toda esta magnificência retrata com propriedade o campo inglês do nosso imaginário, cenário de filmes e histórias da Inglaterra rural e bucólica antes da revolução industrial. Chatsworth foi uma das locações do filme Orgulho e Preconceito (2005), adaptação da obra da famosa escritora inglesa Jane Austen, onde Chatsworth representou a casa de Mr. Fitzwilliam Darcy.


 Foto 64 - A perspectiva do Palácio do Peak District, a partir do Parque.


Também nos reportamos à série Downton Abbey, sobre a história das transformações e efeitos dramáticos das duas grandes guerras mundiais  e do processo de industrialização no século 20 na vida de uma propriedade rural e de seus moradores, sejam nobres ou servidores. Vale a pena ver!

Conheça mais sobre Chatsworth em: http://www.chatsworth.org/


Roteiro 3 – Peak District National Park


O Peak District abrange parte das regiões central e norte da Inglaterra, próximo a Sheffield e Manchester. Na verdade, Sheffield é a única cidade da Inglaterra que tem um Parque Nacional dentro dos seus limites (cerca de um terço). O Peak foi o primeiro parque nacional criado no Reino Unido, em 1951 e abrange cerca de 1.438 km2 , sendo o 5º maior parque nacional na Inglaterra.

O Peak District é uma área de grande diversidade geológica. A paisagem deslumbrante abrange pequenas vilas rurais, pubs tradicionais, campos, montanhas e vales, cavernas, uma extensa rede de caminhos e trilhas de longa distância bem como espaços para atividades e esportes de natureza como escaladas, caminhadas e ciclismo.

Estima-se que cerca de 10 milhões ou mais pessoas visitem o parque anualmente, embora estes números não sejam oficiais. Cerca de 38 mil pessoas vivem dentro do parque e 16 milhões moram dentro de uma hora de carro até os seus limites, cercado por cidades industriais, no centro geográfico da Inglaterra.
Trens e onibus regulares partem de Manchester, Sheffield, Derby para o Parque.

Veja mais informações em:

A Postagem sobre as demais áreas do Peak District fica para outra oportunidade.



7 - OS MEUS FAVORITOS EM SHEFFIELD

ESPAÇO PÚBLICO: Sheaf Square (Praça da Estação Ferroviária)
MANSÃO: Chatsworth
LOJA: Poundland
MERCADO: New Moors Market
RUA: The Moor
MEIO DE TRANSPORTE: Super Tram
PARQUE: Botanic Garden
MUSEU: Weston Park Museum
EXPOSIÇÃO: Metal Work Collection



8 – CONCLUSÃO

Concluo esta postagem compartilhando um belo poema “What if...?”, afixado na parede da Hallam University que sauda os visitantes que chegam a Sheffield pela Estação Ferroviária e o convidam a refletir.

Foto 65 – Um belo poema que sauda os visitantes que chegam pela Estação Ferroviária de Sheffield.

Por motivos pessoais tive a grata oportunidade de conhecer melhor a cidade de Sheffield. Foi uma ótima surpresa. Além de ser uma cidade encantadora e com uma boa infraestrutura, a cidade está localizada em um ponto estratégico que permite funcionar como base para excursões de um dia de visita às cidades no entorno (no raio de até 100 km) como York, Liverpool, Manchester, Derby, Nottingham, além de vários parques nacionais como o Peak District, Lake District e Yorkshire Dales. Recomendo usar o excelente transporte ferroviário que encurta distâncias.

Até mais em Liverpool, a terra natal dos Beatles.


Antonia Santamaria