sábado, 2 de maio de 2015

CHILE 2 – SANTIAGO, A CAPITAL

INICIANDO COM UMA HOMENAGEM A NERUDA  ATRAVÉS DO SEU POEMA: “AUTORETRATO”

Foto 1 – Retrato do poeta Neruda, com o seu poema AUTORETRATO, um dos maiores expoentes da cultura do Chile (exposto em La Chascona, uma de suas 3 casas no Chile).

“Por mi parte, soy o creo ser duro de nariz, mínimo de ojos, escaso de pelos en la cabeza, creciente de abdomen, largo de piernas, ancho de suelas, amarillo de tez, generoso de amores, imposible de cálculos,
confuso de palabras, tierno de manos, lento de andar, inoxidable de corazón, aficionado a las estrellas, mareas, maremotos, administrador de escarabajos, caminante de arenas, torpe de instituciones, chileno a perpetuidad, amigo de mis amigos, mudo de enemigos, entrometido entre pájaros, mal educado en casa,
tímido en los salones, arrepentido sin objeto, horrendo administrador, navegante de boca y yerbatero de la tinta, discreto entre los animales, afortunado de nubarrones, investigador en mercados, oscuro en las bibliotecas, melancólico en las cordilleras, incansable en los bosques, lentísimo de contestaciones, ocurrente años después, vulgar durante todo el año, resplandeciente con mi cuaderno, monumental de apetito, tigre para dormir, sosegado en la alegría, inspector del cielo nocturno, trabajador invisible, desordenado, persistente, valiente por necesidad, cobarde sin pecado, soñoliento de vocación, amable de mujeres, activo por padecimiento, poeta por maldición y tonto de capirote.”

Pablo Neruda - (Chile, 1904-1973) Prêmio Nobel de Literatura em 1971.


1 1.      INTRODUÇÃO

A cidade de Santiago foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 por Pedro de Valdívia, militar e conquistador espanhol. Hoje, a capital possui uma população de cerca de 6 milhões de habitantes, mais de um terço da população do país (O Chile tem quase 17 milhões de habitantes, em 2010).

A capital do Chile é uma cidade planejada, tem avenidas e ruas retas, planas e bastante arborizadas, ladeada por calçadas largas e cuidadas, além de possuir grandes parques e praças.

Mas, o grande diferencial desta cidade cosmopolita é o imponente marco referencial natural, a gigantesca Cordilheira dos Andes, que confere uma paisagem deslumbrante e pode ser vista de toda a parte da cidade.  Esta metrópole, encravada aos pés da Cordilheira dos Andes, e cortada pelo rio Mapocho, oferece um cenário estupendo que marca o cotidiano de seus habitantes e encanta todos os visitantes.

Foto 2 – Santiago é cortada pelo Rio Mapocho.

Santiago é um exemplo de como uma cidade pode crescer preservando sua paisagem cultural e natural, como é o caso de dois grandes morros verdes que estão cercados de construções.

É imperdível subir nos topos dos cerros Santa Lúcia e San Cristóbal para desfrutar das magníficas vistas da Cidade.

A cidade é para ser visitada em todas as estações. No verão os seus espaços públicos, bares e restaurantes estão cheios de turistas, e as praias de Vina de Mal e Valparaíso (a pouco mais de uma hora de carro) recebem um volume grande de banhistas.  No entanto, é no inverno que a cidade recebe o maior fluxo de turistas, atraídos pelos esportes de inverno que acontecem bem próximo, nos centros de ski, (cerca de 60 km). Enfim, mar e neve estão ao seu alcance no entorno de Santiago.

Além do turismo cultural  no Centro Histórico, destacado pela diversidade de pontos históricos, outros tipos de turismo tem sido explorados nas cidades da região que contém vinícolas, pistas de esqui e passeios nos vulcões.

Foto 3 - O Vale del Maipo – Vinícola Concha y Toro, uma excelente opção para conhecer e degustar um vinho local, de excelente qualidade.

Santiago agrada a todo o tipo de turista, pois conta com um moderno centro de negócios e uma ampla oferta de hotéis e restaurantes, além de muitas opções culturais, de diversões e compras.  É uma cidade onde o antigo e o moderno se harmonizam e surpreendem o visitante. A gastronomia também é muito desenvolvida, tanto a local como a internacional, e o artesanato é original.

Santiago tem consolidado uma imagem de tranquilidade, limpeza e qualidade de vida, que foi confirmada pelo jornal norteamericano o New York Times, que a elegeu como o melhor destino de viagem no ano de 2011. Ver link: http://www.nytimes.com/2011/01/09/travel/09where-to-go.html?_r=1&

No centro histórico se concentra a maioria dos museus, igrejas e prédios históricos. É imperdível visitar o Museu de Arte Pré-Colombiana, a Plaza das Armas e o Mercado Municipal. Estes são os locais mais visitados da cidade. Bem próximo ao centro estão a Prefeitura, a Catedral e o Palácio La Moneda.

Os bairros novos de Las Condes e Vitacura revelam a modernidade da cidade, com edifícios e shoppings centers de alto nível. A vida noturna é animada nos bairros de Bella Vista, Providência e Las Condes.

Foto 4 - Edifícios modernos no bairro da Providência.

 Não se pode esquecer uma visita a casa-museu do poeta Neruda, no bairro de Bellavista, uma das três casas encantadas do escritor.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
           
Santiago tem vários postos de informação para turistas (Oficina Turismo) que oferecem mapas, dicas de passeios, entre outras coisas. Talvez seja melhor começar pelo posto de informações na Plaza de Armas, como ponto inicial do seu roteiro.

Para planejar seu roteiro, antes de viajar, recomendo os seguintes sítios, disponíveis online:

MAPAS:

SITIO oFICIAL DO CHILE

OUTROS SÍTIOS
Agenda Cultural: www.saborizante.com

Foto 5 – Prefeitura de Santiago (Municipalidad), na Plaza de Aramas. Veja na fachada do prédio os resultados de uma consulta à população.



 2.      COMO CHEGAR?

O aeroporto internacional - Aeropuerto Comodoro Arturo Merino Benítez - fica a cerca de 20 km do centro da capital. Você tem várias formas de chegar até o seu lugar de hospedagem: alugar um carro, pegar o ônibus executivo ou contratar o serviço de minivan ou táxi.

O ônibus executivo tem pontos fixos de parada enquanto o serviço de minivan e o táxi levam você até o local acertado. Por ser um transporte compartilhado, a minivan faz algumas paradas para embarque e desembarque de passageiros ao longo do caminho. Recomendo o transporte de minivan que sai por cerca de 7 mil pesos para o centro histórico.


Há quatro terminais de ônibus em Santiago, o mais importante é o Terminal Alameda:
• Terminal Alameda: Av. Bernardo O’Higgins 3570, metro Universidad de Santiago. Para quase todos os destinos; para Viña/Valparaíso saem a cada  15 minutos.
• Terminal Santiago (ex Terminal Sur): Alameda y Nicasio Retamales, a 150 m a oeste do Terminal Alameda; todas as empresas vão a costa, ao sul e a destinos internacionais.
• Terminal Los Héroes: Tucapel Jiménez y Alameda, perto da estação de Metro Los Héroes; varias empresas tem como destino o norte do país.
• Terminal San Borja (ex Terminal Norte): San Borja y Alameda, perto da estação de trem - Estación Central: par o norte e dentro da Região Metropolitana.


Foto 6 - A entrada ao Cerro Santa Lucia, a partir da grande Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, mas conhecida por Alameda, por onde se tem acesso aos principais terminais e se encontra as Estações de Metrô, da linha vermelha.

3. COMO SE ORIENTAR E CIRCULAR?


Para se orientar na cidade e entorno é importante conhecer alguns elementos viários de importância no traçado desta metrópole. A cidade é circundada por um imenso anel composto pelas vias Vespúcio Sur Express e Vespúcio Norte Express. No sentido leste-oeste corre o Rio Mapocho, ladeado pelas vias Costanera Norte e Costanera Sul. Partindo destas vias, no sentido perpendicular (norte e sul) seguem duas autopistas centrais.
A área do centro histórico é triangular, limitada de um lado pela Costanera (Rio Mapocho), de outro pela via Libertador Bernardo O’Higgins (mais conhecida por Alameda) e no restante (a oeste) pela autopista central. A avenida O’Higgins é a grande vertebra estruturadora do sistema de tráfego da cidade, por onde passa a principal linha de Metrô da cidade – linha vermelha – que corre no sentido leste-oeste.

Quais são os melhores meios de transporte para circular na cidade?

A pé - o meio mais prazeroso de conhecer o Centro de Santiago é à pé. Tudo fica razoavelmente perto. Em Bellas Artes & Lastarria, Bellavista e Brasil também é possível atingir os principais atrativos a pé, mas no bairro da Providencia, a localização dos restaurantes, lojas e hotéis, já é mais espaçada. Os bairros mais elegantes e novos, Las Condes e Vitacura são cortados por grandes avenidas e viadutos.

Foto 7 – Ruas exclusivas para pedestres estão no Centro de Santiago, como o Paseo Ahumada.

Táxi - não é caro e é o melhor meio de transporte à noite. Os táxis comuns são amarelo e preto. Para trajetos longos, vale a pena pegar um rádio-táxi, mais seguro e com a vantagem de poder negociar o preço das corridas. Existe também os taxis coletivos.

Metrô - é a maneira mais eficiente e barata de cobrir distâncias pontuais. Especialmente porque evita o trânsito, que é intenso. Mas, não funciona 24 horas.

São cinco linhas. A 1, vermelha (leste-oeste, de Los Dominicos a San Pablo), é chamada de linha turística porque vai a todos os lugares de interesse turístico e passa perto da grande maioria dos hotéis. As outras linhas são: A linha 2, amarela (norte-sul, de Vespúcio Norte a La Cisterna), a linha azul (também norte-sul), a partir da linha vermelha (de Tolababa a Plaza de Puente Alto) e a linha 5, verde, (em formato de “U”), no trecho entre a Estação Baquedano e San Pablo, corre em grande parte do centro paralela a linha Vermelha. Evite a hora do rush, quando a passagem fica mais cara.

Ônibus - desde que foi feita a integração com o metrô, só é possível pegar os ônibus com cartões magnéticos. Normalmente, não é um meio de transporte muito prático para acessar os setores turísticos.

O sistema público de transporte em Santiago funciona bem. Para acessar o sistema integrado (ônibus e metro) você precisa comprar o cartão magnético - Tarjeta Bip - vendido nas bilheterias do Metrô e outros locais autorizados. Você pode recarregar os cartões nos mesmos locais. É simples e barato.

Ver sítios:   www.tarjetapib.cl

Foto 8 - Área moderna em Providência com travessias aéreas, onde se pode observar os ônibus que integram o Transporte Público.

 4.      QUANDO VISITAR? POR QUANTO TEMPO E ONDE FICAR?

O país tem estações do ano bem definidas, em Santiago faz muito frio no inverno e calor no verão. Durante todo o ano o clima é seco e chove muito no inverno.

Escolher o período de sua visita vai depender do seu objetivo. Se você é o turista atraído pela neve e pretende frequentar alguns dos três dos principais centros de esqui do Chile (Valle Nevado, El Colorado e Farellones) você pode ficar hospedado na capital e passar o dia nas estações.  As empresas especializadas oferecem tanto o translado quanto o material necessário.

Santiago conta com uma boa e variada infraestrutura hoteleira, com hotéis e pousadas dos mais variados níveis e preços. A maior concentração dos estabelecimentos fica em alguns bairros da capital, como o centro da cidade. Se você não se incomoda em ter o café da manhã incluído na diária, você pode optar por um tipo de hospedagem, bastante popular na área central -  o “apart-hotel” – que oferece todo o conforto de um espaço mobiliado e equipado. Eu fiquei muito satisfeita com o apart-hotel que me hospedei.

Foto 9 – Palácio de La Moneda, sede de governo chileno. Se você se hospeda no Centro, tem acesso fácil a grande maioria dos atrativos.

Sempre recomendo a hospedagem na área central das cidades. Geralmente, você tem fácil acesso aos vários pontos turísticos, como é o caso de Santiago: Centro Cívico, Belas Artes e Lastarria.

Providência é uma opção de hospedagem para quem prefere curtir os restaurantes, bares e o comércio local, enquanto Las Condes, mais distante, é recomendável para quem busca tranquilidade, luxo e a arquitetura moderna.


5.      DICAS PARA COMER E BEBER

A gastronomia do Chile é rica e variada, especialmente em frutos do mar. Veja mais na postagem Chile 1 - Deserto do Atacama. 

Entre as comidas típicas são bastante apreciadas: Cazuela (sopa), Ceviche, Caldillo de Congrio, Empanadas, Humita (pamonha). Adorei o Congrio (peixe) e a Centolla (caranguejo gigante). A centolla é deliciosa, veja como se parece: https://www.youtube.com/watch?v=G_So8gGgd8c

Foto 10 - A centolla (caranguejo gigante), é uma iguaria deliciosa!

Para beber, além dos vinhos excelentes, experimente algumas bebidas típicas como o Mote com Huesillos e o Pisco Sour (drinque nacional – a caipirinha chilena). Se estiver interessado em vinhos, recomendo conhecer algumas lojas especializadas como: Botillerias, El Mundo del Vino e Vinoteca.

Algumas opções de lugares tradicionais  e populares no centro histórico são:

Café Caribe
Endereço: Huérfanos 1164, Santiago, Chile

Bar Nacional 1 – Santiago
Endereço: Huérfanos 1151, Santiago, Chile

Para um sorvete, experimente uma das sorveterias mais tradicionais do país, com filiais em outros bairros e cidades. A porção do sorvete é enorme, e vem dentro de um copinho com a casquinha em cima.
Bravíssimo Gelateria
Endereço: Huérfanos 1162, Santiago, Chile

O Mercado Municipal é a melhor opção para o almoço, especialmente de frutos do mar, se você estiver no Centro Histórico ou próximo. Volte várias vezes para experimentar as delícias do Chile.

Foto 11 – O Mercado Municipal é a melhor opção de almoço na área central para quem aprecia os frutos do mar.

Os bairros de Lastarria e Bellas Artes estão cheios de barzinhos e restaurantes de todos os tipos e que ocupam as calçadas.

No Bairro Bella Vista a melhor opção para comer é o Pátio Bella Vista, espécie de shopping muito aconchegante e colorido.

Veja opções e dicas de gastronomia no sítio:
BLOG GASTRONÔMICO: http://www.labuenavida.cl/



 6.      DICAS DE COMPRAS

Existe uma fundação específica para promover o artesanato chileno: Artesanias Chile, que tem lojas no: Centro Cultural Palácio La Moneda e Centro Artesanal Los Domínicos. Outro lugar para comprar artesanato, são as feirinhas que você encontra em vários lugares como a área próxima ao Cerro Santa Lucia (Centro Artesanal Santa Lucía).

Ver sítio sobre o artesanato: http://www.artesaniasdechile.cl/

Foto 12 – Shopping Parque Arauco – um dos maiores e mais completos de Santiago. Reseve bastante tempo para explorar as vitrines.

Mas, se você quer visitar shoppings. Os maiores e que tem mais lojas de griffes ficam no Bairro Las Condes, como o Parque Arauco (o maior da cidade) e o Mall Alto de Las Condes. São bem distantes do centro, mas vale uma visita para os apreciadores de shoppings. As avenidas Alonso de Córdova e Nueva Costaneira também possuem lojas de alto nível. Outra opção é o Shopping Costanera, em Providência.


Uma das grandes lojas locais de departamentos, bem conhecida, é a Fallabela.


7.      ROTEIRO SUGERIDO DE PASSEIOS E PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O roteiro sugerido para 4 (quatro)  dias em Santiago, incluem atrativos culturais, tais como museus, centros culturais, parques, praças, áreas de interesse histórico e cultural.

Foto 13 – ParqueMet, o maior parque de Santiago, com muitas opções de lazer e belas vistas da cidade.

Quando visitar Santiago reserve um dia inteiro para visitar Valparaíso e Vina del Mar. Recomendo pernoitar em Valparaíso para aproveitar melhor o dia (Veja mais na próxima postagem:  Chile 3 – Valparaíso e Vina del Mar).

A seguir, são apresentados os roteiros por dia, seus atrativos, comentários e dicas para chegar, conhecer e compreender a cultura do lugar.

Há vários lugares em Santiago que servem de memória aos que sucumbiram na ditadura do Chile (1973 – 1990), uma das mais sangrentas da América Latina. As exposições sobre este período negro da história que marcou profundamente  os chilenos aborda o trauma coletivo desta sociedade.  As iniciativas têm como objetivo comum contribuir para o conhecimento e transmissão das memórias e histórias dos lugares que serviram palco de lutas e resistência. Visitar estes lugares pode ser triste, mas ajuda a compreender melhor a dor do povo chileno e a sua valorização da democracia e dos direitos humanos. Recomendo visitar pelo menos um desses espaços, dieta ou indiretamente ligados a história do Chile: O Museo de La memória y Derechos Humanos; Museu da Solidariedade Salvador Allende, Espacio de La Memória – Londres 38, Parque por La Paz - Villa Grimaldi, La Moneda.

Foto 14 – Parque por La Paz/Vila Grimaldi – um memorial no ex-centro de tortura e extermínio  durante a ditadura militar, hoje um monumento nacional.

 
 8. PRIMEIRO DIA

Faça uma visita a Oficina Turismo, no prédio da Prefeitura, na Plaza de Armas, para saber dicas de passeios e coletar mapas da cidade. Você pode iniciar o passeio a partir desse momento ou pegar o ônibus vermelho na parada Plaza de Armas (Rua Monjitas em frente ao numero 821) para fazer um citytour. O ingresso pode ser adquirido no próprio de Posto de Informações Turísticas.

Santiago tem também o seu tradicional ônibus turístico vermelho de dois andares, estilo HIP ON, HIP OFF, que oferece o passeio turístico, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade (são 13 pontos de paradas). Muita gente aprecia ter uma idéia geral da cidade para depois se concentrar em locais que despertaram maior interesse. Você pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser e pegar o próximo que passa a cada 30 minutos, no período de 9:30 às 18:00. O percurso, sem descida, chegando ao mesmo ponto do embarque dura cerca de 2 horas e custa 18.000 pesos chilenos.

A empresa é a Turistik, que oferece, além do passeio tradicional, outras opções, além de transfer. Ver : http://www.turistik.cl/?lang=pt

Veja o mapa do percurso do turistik em :


PRIMEIRO DIA – MANHÃ


CENTRO HISTÓRICO E ENTORNO

A melhor forma de percorrer o coração da cidade é a pé, pois tudo está muito concentrado, circule pela Plaza de Armas, caminhe pelos passeios de pedestres e penetre em algumas das numerosas galerias comerciais que atravessam antigos edifícios e que estão cheias de diferentes tipos de lojas para todos os gostos.
Foto 15 - Plaza de Armas, o coração da cidade, marco zero de Santiago. No seu entorno, está concentrado vários atrativos culturais (Na ocasião, em reforma).

As ruas principais, tem um traçado ortogonal e na maior parte são muito longas e largas (algumas tem vários quilômetros). Procure ficar atento na sinalização das placas que indicam os trechos das vias, por quadras.
Partindo da via Libertador O’ Higgins (em direção a Plaza de Armas) estão as vias paralelas que correm no sentido leste-oeste: Moneda, Agustinas, Huerfanos (exclusiva de pedestres), Compania de Jesus/Merced, Catedral/Monjitas e Santo Domingo.
No sentido perpendicular (sul-norte), as vias principais são Bandera e San Antonio. Entre elas estão as vias exclusivas de pedestres, os paseos: Huerfanos (entre a Merced e Agustinas) e os paseos Estado/Puente e Ahumada/21 de Março (entre Bandera e San Antonio).

PLAZA DE ARMAS
É o marco zero, origem da cidade, e onde se concentram seus edifícios emblemáticos como o Correio do Chile (antiga residência do Governador do período colonial), a Municipalidade de Santiago (El Cabildo), a Bolsa de Comercio, a Catedral Metropolitana (1804) e o  Museo Histórico Nacional (Real Audiência – Tribunal de Justiça colonial). Ver: http://www.museohistoriconacional.cl/618/w3-channel.html.

Foto 16 - Catedral Metropolitana, em estilo neoclássico, é o principal templo da Igreja Católica em Santiago. Sua construção foi iniciada em 1804, foi o quinto templo construído no local (Na ocasião em reforma).

Mais adiante estão a Casa Colorada (1769), monumento nacional que abriga o Museo de Santiago, na rua Merced, 860, e a Basílica de La Merced, na mesma rua.

Foto 17 – Museu Histórico Nacional, fundado em 1911, onde funcionou a “Real Audiência”, Tribunal de Justiça.

 
Foto 18 – Casa Colorada, onde funciona o Museu de Santiago, teve a construção iniciada em 1769.

Nesta Plaza você se encontra com a história do Chile e de sua Capital, desde suas origens.

Para chegar ao Centro Histórico: Você pode descer na estação do metrô Universidad de Chile (linha 1) ou estação Plaza de Armas (linha 5) e caminhar.


MUSEU CHILENO DE ARTE PRECOLOMBINO

Fica localizado em um belíssimo edifício de 1805, muito próximo da Plaza de Armas. É um museu histórico bem estruturado que  reune uma coleção riquíssima do período pré-colombiano, mais de duas mil peças. As obras mais antigas são datadas de 4.500 anos, antes da chegada dos espanhóis ao continente. As peças estão distribuídas de acordo com as regiões geográficas: Mesoamericana (México), Caribenha, Intermédia (Equador e Colômbia), Andes Central (Peru e Bolívia), Sul Andina (Chile e Argentina), Chaco Brasileiro e Fogo Patagônia.

Foto 19 – Museu de Arte Precolombino, um dos mais bem estruturados da Capital, reune obras dos povos nativos, antes da chegada dos espanhóis.
Você pode apreciar entre outros: objetos de cerâmica policromados dos maias, incensários, máscaras, figuras femininas (símbolos de fertilidade) dos povos da região mesoamericana e objetos de cobre da cultura moche (norte do Peru).

 
Foto 20 - Museu de Arte Precolombino : os objetos de cerâmica são datados de mais de 4.500 anos

Contatos:
Calle Banderas, 361
Estação do metrô Plaza de Armas, linha 5 (verde)


MERCADO CENTRAL

O edifício do Mercado Central, em estilo neoclássico, é tombado como monumento nacional (1984). Inicialmente foi projetado para funcionar como centro de exposições, mas em 1872 foi inaugurado como centro de abastecimento. Este Mercado é mais uma belíssima obra arquitetônica de ferro fundido importada pelos ingleses.

O Mercado hoje é um polo gastronômico importante, servindo como vitrine dos produtos do mar do Chile. Segundo a propaganda oficial é “o lugar onde se mesclam sabores e tradição” e foi eleito o 5º melhor mercado do Mundo no  ranking da conceituada National Geographic.

Foto 21 – Restaurante na parte central do Mercado Central que funciona como vitrine dos frutos do mar.

No centro do mercado estão localizados as “Marisquerías”, restaurantes que literalmente tentam pescar o turista para os seus estabelecimentos. Eles abordam o visitante de forma agressiva, mas não se sente no primeiro restaurante ou se convença com as maravilhas gastronômicas apregoadas pelo funcionário. Recomendo ver os demais restaurantes e perguntar sobre o cardápio e preço antes de se decidir. Pergunte principalmente pelo tamanho da Centolla, se você pretende degustar este delicioso fruto, cujo preço é proporcional ao tamanho. Entre os principais estabelecimentos estão La joya del Pacífico, Donde Augusto, El Galeon. Fizemos uma ótima refeição, com música e direito ao pisco sour no restaurante Donde Blanco, fora da área central do mercado.

Foto 22 – Outro restaurante na área central do Mercado Central, especializado em frutos do mar. 

Certamente, a melhor opção para almoçar, quando estiver no Centro,  é o famoso Mercado Central. Também é um ótimo lugar para comprar frutos do mar.

Contatos:
O mercado está delimitado pelo Parque Venezuela e pelas ruas de San Pablo, 21 de Mayo e Puente.
Estacão de Metro Puente Cal y Canto (saída da rua Puente).
A pé: a partir da Plaza de Armas, caminhando três quadras, em direção sul, pelo paseo Puente (continuação do Ahumada).

ESTACION MAPOCHO

Perto do Mercado Central, você pode observar a antiga estação de trem Mapocho, construída durante a comemoração do Centenário da República. Hoje funciona como um importante centro cultural que objetiva reunir o novo das expressões culturais com o antigo histórico. Há espaços para exposições de arte, concertos de música, apresentações de dança e feiras dos mais diversos tipos. Conta ainda com a sala de leitura da Biblioteca Nacional e a sala de fotografia Joaquín Edwards Bello.

Contatos:
Centro Cultural Estación Mapocho
Plaza de La Cultura, s/nº
Estação de metrô Cal y Canto, linha 2 (amarela).


PRIMEIRO DIA – TARDE

PALÁCIO LA MONEDA/ CENTRO CULTURAL DE LA MONEDA

La Moneda, construído em 1805, tem este nome por ter abrigado a Real Casa de Moneda (Casa da Moeda). A construção imponente, de estilo neoclássico, Monumento Nacional, é a sede atual da presidência e um dos símbolos maiores da capital chilena. Foi neste local que o ex-presidente Salvador Allende se suicidou, em 1973, iniciando um marco sangrento na história política do Chile.  O Palácio foi bombardeado durante o Golpe em 11 de setembro de 1973 e quase destruído. Os turistas podem fazer visitas ao interior do palácio.

Foto 23 -– La Moneda, Sede da Presidência, vista da Praça da Constituição.

As duas frentes do Palácio estão voltadas para as duas praças: ao norte a praça da Constituição e ao sul a praça da Cidadania.

O local abriga também um centro cultural moderno, Centro Cultural de La Moneda, de arquitetura destacada no subsolo, onde há exibições permanentes e temporárias de alto nível, cinemateca e loja de artesanato nacional.

Foto 24 - Palácio de La Moneda, fachada para o praça da Cidadania e acesso para o Centro Cultural de La Moneda, que funciona no subsolo.

Fundación Centro Cultural Palacio La Moneda que administra esse Centro é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, cujo objetivo é o desenvolvimento, estudo, difusão, fomento e conservação de todas as manifestações de arte, cultura e educação (página oficial).

Contatos:
Plaza de la Ciudadanía nº 26,
Santiago Centro, Santiago de Chile
Estação de Metrô La Moneda.
A pé: Caminhe pelo paseo Ahumada, na direção norte, até encontrar a rua Moneda e vire a direita (são 3 quadras).

OS PASSEIOS – PASEOS
Os passeios da área central (vias exclusivas de pedestres) são sombreados, tem mobiliário urbano conservado e são muito agradáveis. Uma ótima experiência no centro é caminhar pelos paseos de Santiago.

Foto 25 -  Paseo Ahumada, uma das principais vias de pedestres, no Centro de Santiago.

De norte a sul do Centro Histórico estende-se um longo passeio de pedestres - Paseo Ahumada, que ao longo de 4 quadras oferece um comércio dinâmico de grandes lojas, restaurantes e outros esstabelecimentos  e por ele atravessam importantes ruas. Este paseo vai da Avenida Libertador Bernardo O’Higgins até a Plaza de Armas e fica paralelo entre as vias de veículos Bandeira e San Antonio.

Considera-se uma experiência antropológica percorrer esta principal rua de comércio de Santiago, uma referência muito importante para os cidadãos.

Na seguinte quadra está o Paseo Huérfanos, também de uso exclusivo de pedestres, que indo na direção leste, transforma-se em rua para automóveis e chega até o cerro Santa Lucia. Corre no sentido leste-oeste, entre as vias Merced e a Agustinas.

Foto 26 - Bar Nacional, um dos lugares tradicionais e populares da capital, frequentado por trabalhadores locais.

No passeio Huérfanos, não deixe para tomar um sorvete artesanal na sorveteria Bravíssimo ou um café no Café Caribe. Se estiver com fome, alí pertinho está o Bar Nacional.

Foto 27 - Sorveteria Bravíssimo, onde você pode saborear um delicioso sorvete artesanal.

Conheça mais sobre estes paseos em:


BARRIO LONDRES & PARIS

O bairro, apesar de pequeno (quase um quarteirão) é muito charmoso, pois guarda uma atmosfera européia do século, com ruas sinuosas e estreitas com charmosas mansões de estilo europeu de 3 andares, do início do século XX. Foi desenhado por Ernesto Holzman e se transformou em um bairro turístico com várias hospedarias e alguns cafés. As ruas principais são a rua Paris e a rua Londres.

Foto 28 - Rua Londres, com charmosas mansões no estilo britânico.

Entre os principais atrativos se encontram o Espacio de la Memória (Londres,38) e a Iglesia de San Francisco.

Foto 29 - Igreja de San Francisco, a mais antiga de Santiago (1586).

Pela principal avenida de Santiago,  a avenida Libertador Bernardo O’Higgins (conhecida como Alameda) está a Igreja de San Francisco - Iglesia de San Francisco – a mais antiga de Santiago (1586) que mantém uma excelente coleção de arte colonial andino, cuja imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , no altar, foi trazido pelo conquistador Valdívia, para a sua proteção.

Foto 30 - Sede do Partido Socialista do Chile na Rua Paris, partido da atual presidente Michele Bachelet.

O local onde funciona o Espacio de La Memória foi um centro de repressão e extermínio da ditadura militar no período: setembro de 1973 - setembro de 1974. No prédio, você pode ver os nomes das vítimas (número estimado em 98) cravados em pedras. Ver: www.londres38.cl


Foto 31 - Espacio de La Memória, antigo centro de repressão e extermínio, na rua Londres, 38.

 




9.      SEGUNDO DIA


SEGUNDO DIA - MANHÃ


Barrios LASTARRIA&BELAS ARTES

Estes bairros estão muito próximos do Centro e unidos e que tem uma vocação artística. São bairros alternativos, de caráter cultural e vanguardista. Os principais atrativos são: Museo Nacional de Bellas Artes/Museo de Arte Contemporâneo (MAC); Centro Gabriela Mistral (GAM) e o Museo de Artes Visuais (MAVI), no meio da plaza Mulato Gil (coração do bairro).


MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES (MNBA)

Foto 32 - Fachada do Museu Nacional de Bellas Artes, um dos mais importantes do Chile

Está localizado em um belo edifício de estilo neoclássico, projetado por Emílio Jecquier, e constitui um símbolo das celebrações do primeiro centenário da independência nacional. É considerado um dos museus mais importantes do Chile com coleções de arte chilena e de outros países, com mais de 3 mil obras. Oferece excelentes exposições temporárias.
Foto 33 - Programação no Museu Nacional de Bellas Artes que oferecem excelentes exposições temporárias. 
Contatos:
Parque Forestal S/N, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Estação de Metrô Bellas Artes


CENTRO GABRIELA MISTRAL (GAM)
A arquitetura do edifício composta de imensos volumes de estrutura em aço e metal, é no mínimo impactante. Conhecer a história do projeto de arquitetura deste edifício e a proposta de inserção no seu entorno já é uma atração a parte. O projeto partiu do aproveitamento de um edifício (ou do que restou dele), que tinha um simbolismo histórico e interligou três edifícios. Foi projetado em 2008 pelo escritório Cristián Fernández Arquitectos, Lateral arquitectura & diseño. Veja em: http://www.archdaily.com.br/br/01-3783/centro-cultural-gabriela-mistral-cristian-fernandez-arquitectos-e-lateral-arquitectura-e-diseno
Foto 34 -  Arquitetura exemplar no GAM – Centro Gabriela Mistral, que partiu do aproveitamento de um edifício de significado histórico e trabalhou a inserção do prédio no entorno.

Este centro cultural, cujo nome homenageia uma das escritoras mais famosas do Chile, se autodenomina como Centro de Las Artes, la cultura y las Personas. Segundo o sitio oficial o objetivo está focado no acesso a cultura e na formação de audiências. Assim, difunde criações artísticas de teatro, dança, música clássica e popular, artes visuais e arte popular.

Foto 35 -  Intensa programação artistica no GAM, que difunde criações artísticas de teatro, dança e música clássica e popular.

Este lugar de encontro entre audiencias e criadores possui 22 mil metros quadrados de superficie para diversas atividades.

Contatos:
Av Libertador Bernardo O'Higgins 227, Barrio Lastarria, Santiago, Chile

PLAZA MULATO GIL - MUSEO DE ARTES VISUAIS (MAVI)

Uma pequena praça, no bairro Lastarria - Plaza Mulato Gil de Castro - se tornou o foco cultural no começo dos anos 80, onde foi implantado um Laboratório de Restauração e Conservação e foram implantadas galerias de artes, cafés e lojas de artesanatos frequentados por artistas plásticos e alunos.

 
Foto 36 - Praça Mulato Gil de Castro, uma pequena praça e ponto de encontro de artistas e apreciadores de artes.

A partir de então muitas atividades culturais tem acontecido na praça e os seus criadores constituíram uma Fundación Cultural Plaza Mulato Gil de Castro com o objetivo de promover estas atividades.

O MAVI é dedicado às artes plásticas chilenas desde a década de 1960 até os dias atuais.
conta com uma coleção de  mais de 1400 obras representativas da arte local, tais como pinturas, gravados, esculturas, instalações, fotografias e desenhos, de mais de 400 artistas. A arquitetura do prédio é muito interessante.

Foto 37 – Mavi, Museu de Artes Visuais tem uma coleção de mais de 1.400 obras de artistas locais.

No mesmo espaço funciona o Museo Arqueológico de Santiago, com objetos, têxteis e artefatos utilizadas pelos indígenas do território chileno.

Contatos:
José Victorino Lastarria 307



SEGUNDO DIA – TARDE


CERRO SANTA LUCIA

Pedro Valdivia, primeiro desbravador espanhol no Chile, batizou o morro de Santa Lucía de Siracusa, já que a conquista do local foi em 13 de dezembro, dia da santa. Alí fundou a cidade com o nome de Santiago de Nueva Extremadura, em 12 de fevereiro de 1541.  O morro é um ponto referencial da conquista espanhola, com antigos torreões e canhões.

Foto 38 -  Homenagem da Cidade de Santiago a escritora Gabriela Mistral no Cerro Santa Lucia, local de origem da cidade. 

O Cerro Santa Lucia,  localizado  na área central de Santiago,  é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local funciona como parque com acesso gratuito. O estilo arquitetônico predominante é o neoclássico, projetado pelo arquiteto Villeneuve, desde a fonte da entrada até as esculturas espalhadas pelo logradouro.

Foto 39  – Muito verde no Cerro Santa Lucia, caminhos muito agradáveis de percorrer.

Do alto do morro (70 metros de altura em relação a cidade)  e de seus vários mirantes. você tem uma visão panorâmica de 360° da capital. A área é muito agradável, arborizada e sombreada. Também tem muitas escadas, mas não se preocupe, há um elevador de acesso na rua Santa Lucía.

Foto 40 – Tem elevador para subir no Cerro Santa Lucia, na rua Santa Lucia.

Contatos:
Alameda Bernardo O'Higgins e avenidas Subercaseaux e Santa Lucia
Estação de metrô Santa Lucía, linha 1 (vermelha)

Foto 41  – Vistas espetaculares da Cidade no Cerro Santa Lucia, no topo do Morro.

10. TERCEIRO DIA


TERCEIRO DIA - MANHÃ

Barrio BELLAVISTA

É um dos bairros mais pitorescos da cidade e destaca-se por sua famosa vida boêmia. Localizado entre o rio Mapocho e o morro San Cristóbal, foi o bairro da classe alta nas décadas passadas, o que resulta na sua particular arquitetura.

Bellavista oferece uma perfeita mistura entre gastronomia, arte e entretenimento. Se você quer viver a real experiência noturna, pode escolher entre as dezenas de incríveis restaurantes que estão localizados aqui, distribuídos em ruas como Constitución ou Loreto, para depois continuar com atividades culturais e recreativas.

Você também encontrará teatros de grande importância nacional, como o San Ginés, o Centro Mori e o teatro Bellavista.

As ruas Pío Nono, Dardignac e Antonia López de Bello, clássicas do bairro Bellavista, estão cheias de lugares para conhecer pessoas e dançar.


CERRO SAN CRISTÓBAL


Aos pés do bairro boêmio de Bella Vista está um dos pontos mais altos da cidade com altitude de 880 metros acima do nível do mar – O Cerro San Cristóbal. O cerro faz  parte do Parque Metropolitano de Santiago - PARQUEMET, a maior área verde de Santiago, com mais de 700 hectares.

Foto 42  – Entrada do Parque Metropolitano, a maior área verde da cidade, na rua Pio Nono, barrio Bella Vista.

 A maneira mais indicada de subir o Cerro é pegar o funicular.  Lá em cima está a estátua da Virgem  - Virgen de la Inmaculada Concepción  (com 36 metros de altura e erguida em 1908) e um santuário. O programa do Parque é extenso e os acessos são vários: restaurante,  igreja, Jardim Botânico, Zoológico, piscinas, anfiteatros e outros.

Foto 43 – Pegando o Funicular, para subir o ParqueMet que oferece belas vistas do seu topo.

As vistas são espetaculares, especialmente do Terraza Bella Vista. Abaixo da estátua da Virgem está uma igreja ao ar  livre, onde o Papa João Paulo II celebrou missa em 1984.

Foto 44 - Estátua da Virgem, no topo do Cerro Escobar, onde o Papa João Paulo II, celebrou missa em 1984.

Um ótimo lugar para estar em contato com a natureza e fazer um piquenique, se você tiver mais tempo. Se o tempo for curto suba no funicular, aprecie as vistas do Terraza ou faça um lanche e depois suba até o santuário e pegue de volta o funicular para descer.

Foto 45 – Vistas espetaculares do Terraza Bella Vista, do alto do Parque Metropolitano.
Contatos:
Final da Calle Pio Nono
Estação de metrô Baquedano, linha 1 (vermelha).
Veja o mapa do Parque: http://www.pms.cl/#mapa


CASA MUSEU LA CHASCONA (CASA DE NERUDA)

O maior patrimônio cultural do bairro é a casa que pertenceu ao poeta Pablo Neruda, La Chascona (que significa a Descabelada, referente ao cabelo de sua amada), construída pelo poeta Neruda (na década de 50) para ficar com seu amor secreto Matilde, sua terceira mulher. É um projeto bem especial e personalizado conduzido pelo próprio poeta.

A Fundação Pablo Neruda foi criada em  1986, tendo como base o testamento da viuva do poeta Matilde Urrutia, com o propósito de desenvolver e difundir o conhecimento de Neruda e sua obra. Ela mantém as três casas de Neruda convertidas em museus e centros culturais: La Chascona (Santiago), La Sebastiana (Valparaíso) e Isla Negra (El Quisco – de acesso mais difícil). O número médio de visitantes de todo o mundo é de 306 mil visitantes.

Foto 46 – Os símbolos de Neruda e de sua mulher Matilde estão na entrada da casa La Chascona, no Pátio interno.

 O grande poeta e premio Nobel, era um homem de gosto estético apurado, eclético e variado. Neruda apreciava convidar os amigos para uma boa refeição e era um grande colecionador que arrematou peças de todo o mundo, durante sua carreira diplomática. A restauração e conservação deste conjunto de numerosos objetos tem sido uma tarefa delicada e árdua: sua pinacoteca, as coleções, móveis da casa e a organização da biblioteca e seus arquivos.

As casas-museu tem uma capacidade limitada de visitas diárias e o acesso se dá por ordem de chegada. Portanto, planeje para o início da manhã.

Neruda era um grande apreciador do mar e planejou suas casas como La Chascona com referências marítimas: a sala de jantar tem o modelo de uma cabine de navio e a sala de estar localizada no farol. A casa é uma viagem pelo mundo de Neruda e exibe uma variedade de objetos incríveis dos lugares que visitou: vidros coloridos, conchas, móveis, objetos de arte de seus amigos famosos. Infelizmente, muito de sua coleção foi destruída quando a casa foi saqueada durante a ditadura militar.

Foto 47 – Neruda era um grande colecionador e reuniu objetos de todo o mundo.

O preço de acesso à La Chascona é de cinco mil pesos.

Contatos:
Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia.
Estação de Metrô Baquedano, Ao sair percorra a Pio Nono até o final .


PATIO BELLAVISTA

Uma excelente opção para comer e se divertir é o Pátio Bella Vista, localizado na rua Constitución, onde há restaurantes, bares e shows artísticos de todo tipo.

Foto 48 – Patio Bella Vista, um grande centro de entretenimento, no coração do bairro Bella Vista.

O Patio é um grande centro de entretenimento no coração do bairro, com atividades gastronômicas, culturais e turísticas que pretende ser uma grande e variada vitrine da cultura local.

O Centro tem cerca de 90 estabelecimentos, onde se destacam um boulevard de desenho, cafeterias, sorveterias, pubs e restaurantes das mais diversas gastronomias. Também  possui lojas de joias e artesanato fino, produtos naturais, vestuário, moda, calçado, acessórios, livraria, tabacaria, casa de câmbio.

Foto 49 – Patio Bella Vista, possui mais de 90 estabelecimentos e um pátio gastronômico muito diversificado.

Entre as atividades culturais são apresentadas programas de música ao vivo de diversos artistas nacionais e internacionais, além de dança, pintura, escultura, fotografia, escultura, teatro e literatura.

O lugar é realmente muito agradável. Recomendo fortemente.

Contatos:
Pátio Bellavista
Rua Constitución 30-70 (Há entrada  pela rua Pio Nono).
www.patiobellavista.cl


TERCEIRO DIA – TARDE

Barrio PROVIDÊNCIA

Desde a Praça Itália (verdadeiro coração das celebrações populares e espontâneas em Santiago), a leste, começa o bairro de Providencia, uma das zonas da capital com grande oferta comercial, gastronômica e de locais noturnos. Na beira do rio Mapocho, estão dois dos melhores parques de Santiago: o Balmaceda (entre a Praça Itália e o Ponte Del Arzobispo) e do lado dele, o Parque Uruguay (que começa na Ponte Del Arzobispo ao leste).

O Bairro, considerado a Times Square do Chile, tem uma arquitetura moderna e um centro comercial muito variado. Você pode passear entre variados centros comerciais, livrarias, cafés e pequenas lojas que oferecem roupas de desenhista ou coleções de sapatos minimalistas. As vias mais importantes são Av. Pedro de Valdívia, Av. Providência, Calle Vina Del Mar.

Foto 50 - Edifícios modernos no bairro da Providência, considerado a Times Square do Chile.

Há lugares muito especiais: o Parque das Esculturas, na beira do rio frente à Av. Pedro de Valdivia, que mostra o melhor da arte local; a municipalidad de Providencia, localizada no Palácio Falabella (Av. Pedro de Valdivia 963), e que durante os fins de semana abre suas portas para que as pessoas conheçam sobre sua história; ou o Parque Metropolitano de Santiago (já comentado no Bairro Bella Vista, pois ele fica entre os dois bairros), com acesso pela Av. Pedro de Valdivia.

SHOPPING COSTANERA

O Costaneira Center é um complexo financeiro que inclui um shopping center, dois hotéis e duas torres de escritórios.  Seu edifício central é o mais alto do Chile e da América Latina (2012), com 300 metros de altura e 64 andares. Tem uma área construída de 6.000 mil metros quadrados. O arquiteto que projetou o Costanera é o argentino César Pelli, considerado um dos dez mais influentes arquitetos americanos vivos em 1991, segundo o Instituto Americano de Arquitetos. Pelli foi autor do projeto das Torres Petronas em Kuala Lumpur (88 andares e 452 metros de altura), as mais altas torres do mundo até 2002. Veja algumas obras do arquiteto em: http://pcparch.com/

Foto 51 – Shopping Costanera, ocupa parte do edifício mais alto do Chile.

O estilo arquitetônico é grandioso, uma grande torre de aço e vidro.  O formato da torre é simples e claro, elegante e marca o horizonte dos Andes.  Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WPfpJtQ3G-s

O Shopping ocupa os primeiros quatro pavimentos  com 200 lojas, incluindo lojas de grife. A praça de alimentação panorâmica tem espaço para mais de 2.000 pessoas.

Contatos:
Avda Andrés Bello, 2425, Providência
Estação de Metro Tobalaba


Barrio LAS CONDES

Las Condes é um dos bairros mais representativos da Santiago do século XXI. Com uma enorme diversidade nos diversos setores (desde gastronômicos e comerciais, passando por empresariais e residenciais de alto nível) agrega uma interessante mistura de arquitetura urbana inovadora, grandes parques e vários centros comerciais. É considerado um dos bairros mais completos em infraestrutura e serviços. Para os apreciadores de vinho vale uma visita: El Mundo del Vino, La Vinoteca (Av. Isidora Goynechea); El Cielo (San Diego).

Foto 52  -  Shopping Arauco em Las Condes, um dos maiores e mais completos da Capital.

Na zona próxima à Av. Kennedy, após Providência em direção a Cordilheira dos Andes, extensas áreas verdes como o Parque Araucano - com 30 hectares de extensão - convivem com edifícios elevados de escritórios e um dos shoppings mais famosos da cidade: o shopping Parque Arauco e o shopping Alto Las Condes. No Pueblito de Los Domínicos, você encontrará artesanatos de alta qualidade num lugar que lembra à antiga vida do campo chileno, aos pés da Cordilheira dos Andes.

No outro extremo, Las Condes também  abriga o novo centro financeiro de Santiago: O edifício do World Trade Center e outros de arquitetura de vanguarda que estão próximos dele (Av. Andrés Bello com Av. Isidora Goyenechea), constituindo um dos pontos mais dinâmicos da economia chilena. Las Condes também reúne hotéis de cinco estrelas, restaurantes do mais alto nível e bares para sair de noite.  Os chilenos chamam este bairro de “Sanhattan”.

Foto 53 -- Área do Shopping Arauco, que oferece mais de 270 mil metros quadrados e abriga lojas de griffes e pátio de gastronomia.  

PARQUE ARAUCO

O shopping (1982) é enorme (270.000 m2) , o maior e mais completo do Chile. Se você gosta de shopping aqui é o lugar para passar o dia. As três lojas mais famosas são: Falabella, Ripley e Paris, esta última tem maior variedade e qualidade que as outras lojas.

Segundo a propaganda os preços são menores comparados com a Argentina. Atenção, turistas tem um desconto se apresentar o passaporte. Outro destaque é a praça de alimentação.

Contatos:
Estação de Metrô mais próxima: Escuela Militar – linha vermelha. Depois pegue um taxi.

Outro shopping favorito na área é o Shopping Alto Las Condes.

Contatos:
Presidente Kennedy, 9001, Las Condes e Vitacura
Estação de Metrô mais próxima: Escuela Militar – linha vermelha. Depois pegue um taxi.


11. QUARTO DIA


QUARTO DIA – MANHÃ

VINÍCOLA CONCHA Y TORO

A Vinícola Concha y Toro, situada o Valle del Maipo, arredores de Santiago, é uma das mais tradicionais e antigas do país (1883). Cerca de 70% da produção é exportada para cerca de 110 países.

O lugar é bonito e bem arborizado, com jardins bem cuidados, onde se localizam os parreirais e a casa grande do fundador, tendo por cenário a Cordilheira dos Andes.

Foto 54 – Entrada da Vinícola Concha y Toro, uma das mais antigas e tradicionais do Chile.
  
Há excursões para a Vinicola, mas elas são bastante caras. É mais fácil e barato ir por conta própria. Do centro de Santiago, o tempo aproximado é de 1 hora.

Há dois tipos de roteiro para a visita:

O Tradicional e o Marques de Casa Concha, sendo que no primeiro você paga 9.000 pesos chilenos e no segundo 19.000 pesos chilenos. A diferença é que no último você tem direito a degustação exclusiva guiada por um “sommelier” que inclui o vinho super-prêmio da casa Marques de Casa Concha e queijos finos.

O tour tradicional inclui:

·         Parque, jardins e casarão: passeio pelo parque, jardins e exterior da residência de verão da família Concha y Toro, dos fins do século 19.
·         Jardins de variedades de uvas (26 cepas) e vinhedos e vista panorâmica do Vale del Maypo
·         Degustação de Vinho
·         Visita as bodegas onde estão armazenados os vinhos como a do Casillero del Diablo e apresentação de vídeo sobre a lenda do vinho
·         Degustação de vinho e copo de brinde.


Foto 55 – A casa de verão de família Concha y Toro, que está circundada por um jardim maravilhoso.
O nosso guia, muito simpático, fez piadas sobre brasileiros do tipo: Quem é brasileiro aqui no grupo levante a mão? Claro, que a grande maioria levanta. Ele explica sobre a origem do lugar, sobre as uvas, tipos de colheitas, e claro sobre os vinhos. Tudo termina em degustação dos vinhos da casa.

Sem dúvida, que os vinhos da Concha y Toro são de reconhecida qualidade, especialmente  o  Casillero del Diablo, famoso em  todo o mundo. A sua fama, não é devido apenas a qualidade, mas a lenda potente e atrativa.

Foto 56 - Os parrerais, na Vinícola Concha y Toro, com os diversos tipos de uva, tendo ao fundo a Cordillera dos Andes.

Eis a lenda: Acontecia que os melhores vinhos da adega particular do Don Melchor Concha y Toro estavam sendo roubados e para resolver a questão o proprietário e fundador  espalhou entre os funcionários que o diabo vivia ali. Os empregados supersticiosos acreditaram e os roubos cessaram.

A lenda é contada na bodega antiga, onde as luzes são apagadas e feita uma projeção que inclui vozes, gargalhadas e a figura do Diabo nas paredes da adega. Sobre a Lenda do Casillero del Diablo, recomendo ver o vídeo: Casillero del Diablo: La Leyenda del Vino - https://www.youtube.com/watch?t=21&v=h8XSss1o8x8


 
Foto 57 – Conheça a Lenda El Casillero del Diablo,  na Vinícola Concha y Toro.

Recomendo levar um casaco quente para vestir nas bodegas, pois as temperaturas são muito baixas: em torno de 12 graus.

Depois do passeio você pode ir ao restaurante e degustar alguns pratos acompanhados, é claro, por um vinho da casa.

Para finalizar visite a Loja de Vinhos (tienda de vinos – Wine shop). Lá você encontrará além dos vinhos, por um preço muito em conta, acessórios para tomar vinho e literatura especializada.

A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos. Recomenda-se reservar com antecedência mínima de 24 horas.

Mesmo, se você não for apreciador de vinhos, você vai gostar desta visita e aprender um pouco sobre esse universo que tem legiões de admiradores, desde os tempos gregos do Baco. Imperdível.

Contatos:
Endereço: Avda. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Santiago, Región Metropolitana.
Ao sul de Santiago.
Pegue a linha 4 (azul escuro) do Metro de Santiago até a Estação Las Mercedes. Saia da estação terminal, pegue a saída que diz “Concha y Toro Ocidente”. Após sair pegue um táxi ou Metrobus (ônibus) N ° 73, 80 e 81 deixá-lo na vinha. Um táxi da Estação Las Mercedes até o vinhedo custa cerca de $ 5.000 pesos chilenos.

Para maiores informações veja os sítios:


QUARTO DIA – TARDE


PARQUE POR LA PAZ – VILLA GRIMALDI

O Parque por la Paz - Villa Grimaldi foi inaugurado en março de 1997, e funciona no lugar onde foi o ex Cuartel Terranova, um dos centros secretos de detenção, tortura e exterminio mais importantes da ditadura milita de Augusto Pinochet (1973-1990). Foi declarado Monumento Nacional em 2004.

Foto 58 – Elementos simbólicos fazem parte do Parque por La Paz, antigo centro secreto de detenção, tortura e extermínio durante a ditadura militar, inaugurado em março de 1997.

Há estimativas de que dos 4.500 prisioneiros, 266 foram executados na Villa Grimaldi. Cada elemento do parque simboliza um dos aspectos das atrocidades que ocorreram no sítio. Fascina ao mesmo tempo que angustia.

Foto 59  - O roseiral no Parque por La Paz, cada uma das rosas representa uma mulher vítima de violência naquele lugar, durante a ditadura militar.

O Parque por la Paz – foi concebido com uma dupla intenção, como símbolo de defesa e luta pelos Direitos Humanos e como um lugar de celebração e recolhimento espiritural . Ele ocupa una superficie de 10.200 m2 e contém cerca de 40 especies de árvores, algumas nativas.

Segundo informação oficial, os arquitetos José Luis Gajardo, Luis Santibáñez e Ana Cristina Torrealba, trabalharam com o conceito de arquitetura simbólica, buscando gerar um espaço arquitetônico que serve como lugar de reflexão, transformando-o ao mesmo tempo em um signo urbano para a promoção permanente de respeito pela memória histórica e recordação dos homens e mulheres que alí passaram.

Foto 60 – Os trilhos de trem (utilizados para que os prisioneiros afundassem) encontrados no fundo da baía estão expostos no Monumento Rieles.

Contatos:
Av Arrieta, 8401.
Estação de Metro Plaza Egana. Saída Américo Vespúcio. Pegue o onibus D09. 


Barrio BRASIL&BARRIO YUNGAI

Barrio Brasil está localizado a oeste do centro de Santiago e a leste do Bairro de Yungay. Este bairro é conhecido pela sua destacada cena artística e cultural e  Barrio Brasil. Abriga em seu entorno varios bares, clubes e outros estabelecimentos culturais.

Foto 61 – Barrio Brasil, destacado pela sua cena cultural e artística.

Antes, um bairro fino, com elegantes mansões, começou a entrar em declínio na década de 1950. Um início de recuperação começou no começo da década de 1990, quando varias bandas de rock e artistas excentricos começaram a ocupar os edificios vazios nas proximidades da Plaza Brasil trazendo música e arte para o lugar e criando uma nova vocação para o lugar.



Foto 62 – Bares e Restaurantes no entorno da Praça Brasil oferecem entretenimento.

PARQUE QUINTA NORMAL

O parque mais antigo de Santiago, criado em 1841, está situado na região oeste da cidade. Foi o local onde surgiu um dos primeiros jardins botânicos da América Latina. Organizado por Rodulfo Philippi em 1853, foi sede de diversas exposições nacionais e internacionais no século 19. Fica próximo ao Museu da Memória e dos Direitos Humanos, com acesso pela Av. Matucana.

Foto 63  – O domingo é  cheio no Parque Quinta Normal (1841), um dos mais antigos da cidade.

Tem 35 hectares de área verde e contém um lago com botes a remo, espaços recreativos, quadras esportivas e alamedas para uma corrida ou caminhada. Abriga também alguns museus, como o de Ciência e Tecnologia, o Ferroviário e o de História Natural.

Foto 64  - Botes e mergulhos no lago, um dos maiores atrativos do Parque Quinta Normal.

O Museu Nacional de História Natural (1830), um dos mais antigos da América Latina, é um dos três melhores museus nacionais, ao lado do Museu Nacional de Belas Artes, e o Museu Nacional de História.

Foto 65 – O Museu de História Natural (1830), um dos mais antigos da América Latina.

A Quinta é um dos melhores passeios para crianças, pois abriga alguns museus planejados para os mais jovens e espaços recreativos, como você pode observar pelas imagens. Aproveite e visite o Museu da Memória e Direitos Humanos bem próximo, do outro lado da av Matucana.

Foto 66 - Uma festa no Parque, com diversão garantida para adultos e crianças. 

Contatos:
Metrô: Quinta Normal – linha azul
Acesso pela Rua Matucana.


MUSEU DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS (MUSEO DE LA MEMÓRIA Y LOS DERECHOS HUMANOS)

Segundo fonte oficial, o Museu (inaugurado em 2010) é o espaço destinado a dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado do Chile entre 1973 e 1990; dignificar as vítimas e familiares; estimular a reflexão e o debate sobre a importância do respeito e tolerància para que os fatos nunca mais se repitam.

Através de objetos, documentos e arquivos em diferentes suportes e formatos e uma inovadora proposta visual e sonora, se conhece parte desta história: o golpe de estado, a repressão dos anos posteriores, a resistencia, o exílio, a solidariedade internacional e as políticas de reparação.

Foto 67 – Museu da Memória e dos Direitos Humanos: uma proposta inovadora para dar visibilidade às violações dos direitos humanos durante a ditadura militar.
A arquitetura do prédio é bonita e original, projeto de uma equipe de arquitetos de São Paulo: Mario Figueroa, Lucas Fehr  e Carlos Dias. A forma é de uma mão aberta, que gera efeitos interessantes de luminosidade natural no interior do prédio. O Edifício principal de tres pisos de altura são rodeado por muros de cristal, cujas fachadas  norte e sul  se encontram revestidas de cobre, significando a identidade nacional. A praça interior de 8.000 metros quadrados  é um cenário para concertos, manifestações culturais e exposições temporárias.

A exibição permanente ASILO / EXILIO , no pátio articula um diálogo entre o que ocorria no Chile e o que estava passando com os chilenos no exterior. Está dividida em 12 temas: a partida, a expulsão e o desenraizamento, a alteração da pena, a comunicação com o Chile, a segunda geração, o ativismo e condenação internacional da ditadura e o retorno. Você pode observar uma escada do avião como parte dos objetos desta exibição.

Foto 68 - Asilo/Exílio, uma exibição permanente no Pátio do Museu da Memória e dos Direitos Humanos.

As instalações são modernas, o museu é inovador, surpreendente.  As exposições são bonitas e comoventes, mas algumas muito fortes. Vale uma visita!

Contatos:
Matucana 501
Tem conexão direta com a estação de Metro Quinta Normal, Linha 5.


PLAZA BRASIL

Foto 69 – Plaza Brasil, o coração do bairro Brasil, possui uma vocação musical e artística. 
A Plaza Brasil é o coração do bairro,  cheio de animação, teatro e música ao vivo. Vale visitá-la em um dia de domingo a tarde e passear pelas ruas do entorno, cheias de arte (graffiti) e casarões antigos.

Foto 70 – Um domingo na Plaza Brasil cheio de cultura, artes e shows ao vivo.

Contatos:
Estação de Metrô Les Heroes


12. OS MEUS FAVORITOS

MUSEU: Museu da Memória e dos Direitos Humanos
PRAÇA: Plaza de Armas
BAIRRO: Centro Histórico/Paris e Londres
SORVETE: Sorveteria Bravíssimo
RESTAURANTE: Mercado Central
PRATO: Centolla no Mercado Central
BEBIDA: Vinho Concha y Toro, degustado no seu lugar de produção
ROTEIRO FORA DO CENTRO: Vinícola Concha y Toro
ARTESANATO: Artesanias Chile
PARQUE: ParqueMet (Cerro San Escobal)
MELHORES VISTAS DO CENTRO: Cerro Santa Lucia
PASSEIO (VIA EXCLUSIVA DE PEDESTRE): Paseo Ahumada
SHOPPING: Parque Arauco
PATRIMÔNIO: Casa La Chascona

13. CONCLUSÃO

Para terminar, reforço a minha satisfação de visitar Santiago, que excedeu às minhas expectativas. Um lugar que reúne HISTÓRIA, ARTES, CULTURA, GASTRONOMIA, NATUREZA, DIVERTIMENTO E COMPRAS. Enfim, um destino múltiplo que consegue agradar a todos os perfis de turista com uma infraestrutura de recepção de alto nível e um povo solidário e amável.

Até a próxima, com VALPARAÍSO E VINA DEL MAR.

REFERÊNCIAS:

As fontes de consulta utilizadas na elaboração desta POSTAGEM compreende material oficial disponibilizado em papel e sítios oficiais do Chile, citados ao longo do texto.