segunda-feira, 31 de março de 2014

ARGENTINA 2 - BUENOS AYRES 2

Esta postagem - ARGENTINA 1 - BUENOS AYRES 2 - dá continuidade  aquela  primeira sobre Buenos Ayres e apresenta o terceiro e quarto dias  da visita à parte desta cidade que compreende os bairros ao norte: RETIRO / RECOLETA, e ao sul : SANTELMO / LA BOCA – CAMINITO.

Foto 1 – Interior do Mercado Público Centenário em San Telmo.
Foto 2 – Tango em um dos vários bares de Caminito.


1 - TERCEIRO DIA DE VISITA - SÁBADO

1.1 RETIRO E RECOLETA

No passado, estes bairros vizinhos, afastados do centro, foram ocupados, no fim do século 19, pela aristocracia local que fugia do bairro de San Telmo devido às epidemias.

Estas áreas  elegantes, com palacetes e espaços públicos de qualidade, lembra o ambiente de Paris e abriga um conjunto arquitetônico e paisagístico de grande valor, além de vários museus.

A maior parte desses atrativos está concentrada em Recoleta.

RETIRO

Pegue o Metro e desça na estação Plaza San Martin (no extremo norte da Calle Florida). Você já está no bairro do Retiro.  Explore a Plaza San Martin, considerado o coração do Bairro. Esta  praça reune um conjunto arquitetônico, de grande variedade e valor.

Foto 3 – Entorno da Plaza San Martin – coração do bairro do Retiro. Uma área encantadora.

Entre os principais atrativos do bairro estão:

- Plaza San Martin e entorno: Palácio Paz (Sede do Círculo Militar), Palácio de San Martín (antigo Palácio Anchorena),  Figueira Gigante, Edifício Kavanagh, Monumento aos Combatentes das Ilhas Malvinas.
- Museo de Arte Hispanoamericano Fernández BlancoAvenida Alvear.


Plaza San Martín e Entorno
Os argentinos consideram San Martín — que realizou a campanha de independência da Argentina, Chile e Peru — como o herói de sua emancipação e "Pai da Pátria". Desde 1910, ergue-se ali a estátua equestre do general San Martín, líder da independência, sobre um pedestal de mármore.

Foto 4 – A  estátua equestre do general San Martín – Pai da Pátria argentina.

A Praça foi reformada pelo paisagista Charles Thays, em 1910, que criou um ambiente muito agradável em volta de uma figueira gigante e arborizado com árvores frondosas de diferentes espécies.

Foto 5 – Palácio Paz (em estilo beaux arts, do início do século – originário da Escola de Bellas Artes de Paris), hoje sede do Círculo Militar


Foto 6 – Palácio San Martin (antigo palácio Anchorena) em estilo beaux artes, tombado como Patrimônio Histórico.

 O espaço verde é delimitado por um conjunto de residências luxuosas, como o Palácio Paz (atual sede do Círculo Militar) e o Palácio San Martin (antigo palácio Anchorena), além do edifício Kavanagh (1935), um dos primeiros edifícios da cidade.

Foto 7 – O belíssimo edifício Kavanagh – em art-deco, foi um dos primeiros edifícios da America Latina em concreto armado. É tombado como Patrimônio Histórico pela UNESCO.
Foto 8 – Outro detalhe do edifício Kavanagh – o edificio tem mais de 120 metros de altura e foi construído entre 1934 – 1936.

Outro ponto de interesse é o Monumento aos Combatentes das Ilhas Malvinas.  Em 1982, durante a presidência de Leopoldo Galtieri, iniciou-se a Guerra das Malvinas contra o Reino Unido na disputa pela soberania das ilhas. O absoluto fracasso das tropas argentinas com a morte centenas de jovens soldados acelerou o golpe definitivo ao regime militar. 

Foto 9 – Monumento aos Combatentes das Ilhas Malvinas, Plaza San Martin.
Foto 10 – Soldados perfilados em frente ao Monumento em homenagem aos combatentes na Guerra pelas Ilhas Malvinas (1982), Plaza San Martin.

 Depois de explorar a praça e relaxar um pouco, siga em direção ao bairro da Recoleta (noroeste).  Você pode escolher algumas das ruas locais, como a Esmeralda e Arroyo, cruzando o limite norte da grande Avenida 9 de Julio e penetrando na Avenida Alvear  até chegar ao Centro de Recoleta.

Foto 11 - No caminho pela Avenida Alvear, endereço chique de Recoleta.

Museo de Arte Hispanoamericano Fernández Blanco

Este museu, situado em um palácio neocolonial, o Palácio Noel (1922), abriga obras do periodo colonial espanhol produzidas pelos artesãos guaranis nas missões jesuíticas, ouriversaria peruana do século 17, quadros da escola de Cuzco (Peru) e muitos outros trabalhos de valor.



RECOLETA

Neste bairro se encontra uma grande concentração dos pontos turísticos de valor cultural, tais como:

- Avenida Alvear
- Plaza Alvear e entorno: Centro Cultural Recoleta (Antigo Convento dos Recoletos); Basílica Nossa Senhora do Pilar; Cemitério Recoleta; Museu Nacional de Belas Artes
- Faculdade de Derecho
- Plaza Naciones Unidas: Flora Genérica

Na Plaza Alvear, aos sábados e domingos,  acontece a famosa Feira de Artesanato da Recoleta, a partir das 10 horas, na frente da basílica e entorno. Os artigos são de qualidade variável e, alguns, muito originais.

Foto  12 - Basílica Nossa Senhora do Pilar, a mais bela igreja igreja colonial da cidade.

Visite a Buenos Ayres Design, próxima ao Centro Cultural Recoleta, uma galeria comercial especializada em design: móveis, decoração e acessórios. Vale comprar algumas lempranças, pois os produtos são muito criativos.

Foto 13 – Vale a pena visitar esta galeria comercial especializada em Design.

Foto 14 – No interior da Buenos Ayres Design você encontra muitas peças criativas para presentear.

Avenida Alvear

Esta via simboliza o luxo da aristocracia com mansões, hotéis e serviços destinados a esta classe.

Foto 15 - Palacete de luxo na Avenida Alvear, parte deles abrigam lojas de grifes sofisticadas
Foto 16 – Palacete na Avenida Alvear, luxuosa área da cidade.

 Neste endereço chique da Recoleta, os palacetes abrigam lojas de grifes sofisticadas como Versace, Louis Vuitton, Emporio Armani, Kenzo e Ermenegildo Zegna. No número 1.891 da rua está o luxuoso Hotel Alvear Palace que serve um chá da tarde espetacular. 

Foto 17 – Hotel na Avenida Alvear, que também abriga mansões e lojas.

Cemitério da Recoleta

O cemitério mais antigo da cidade foi fundado em 1822. Este é o local onde estão enterradas grandes personalidades da Argentina como Evita Perón.

Foto 18 – Entrada do Cemitério da Recoleta – o mais famoso e antigo da cidade.
Foto 19 – Saída do Cemitério da Recoleta – local de sepultamento de muitos famosos da Argentina, incluindo Evita Perón.

Hoje, ninguém mais é sepultado lá, mas a grande quantidade de famosos (presidentes, músicos, militares, artistas) que repousam dentro de seus altos muros fez do cemitério um ponto turístico bastante procurado.  Capelas e mausoleus magníficos  mostram a evolução da estatuária (do Classicismo ao Art Noveau).

Foto 20 – Capelas e mausoléus mostram a evolução da estatuária (do clássicismo ao Art Noveau).

 O Cemitério da Recoleta funciona todos os dias das 7h às 17h e oferece visitas guiadas: terças e quintas às 11h (em inglês) e sextas às 11h (em português). Endereço: entre as ruas Junín, Vicente López e Azcuénaga.


Basílica Nossa Senhora do Pilar

A mais bela igreja colonial da cidade foi fundada em 1732. A fachada pintada em cal é singela, mas o interior é magnífico com suas capelas barrocas.

Foto 21 – Fachada singela desta Igreja colonial, esconde um interior de altares magníficos.
O altar-mor (do século 18) é considerado uma obra-prima com seu retábulo em madeira policromada.

Foto 22 – Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, o Altar-mor do século 18 é considerado uma obra-prima.
Foto 23 – Detalhe do altar-mor da Basílica Nossa Senhora do Pilar.
Foto 24 – Estatuária no interior da Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Centro Cultural Recoleta (Antigo Convento dos Recoletos)

Este Centro funciona no antigo convento dos Recoletos, transformado em centro cultural em 1979 por Clorindo Testa. O espaço oferece uma programação cultural rica e variada: pinturas, fotografias, shows, teatro e dança. O Centro fica ao lado da Basílica.

Foto 25 – Fachada do Centro Cultural Recoleta (Antigo Convento dos Recoletos) que oferece uma programação cultural rica.
Museo Nacional de Bellas Artes

O principal museu da Argentina foi inaugurado em 1896. No acervo permanente, de mais de dez mil obras, a lista de aquisições internacionais evidencia um momento da pujante força econômica do país: Greco, Rodin, Rembrandt, Goya, Van Gogh, Monet, Degas, Picasso. No primeiro andar estão expostas obras dos maiores nomes da arte argentina. Endereço: Av. del Libertador, 1473 - Recoleta.
Veja mais em:  http://mnba.gob.ar/

Além deste museu, destaca-se o Palais de Glace ou Palácio Nacional das Artes, um renomado centro de exposições. O edifício é considerado Monumento Histórico Nacional.

Foto 26 – Palais de Glace ou Palácio Nacional das Artes, um famoso centro de exposições no centro de Recoleta.

Faculdad de Derecho 

O imponente prédio da Faculdade de Direito de Buenos Aires possui 40.000 metros quadrados de área onde, além das salas, existem uma pinacoteca, um museu e uma biblioteca especializada.

Foto 27 – Adiante, fica o imponente prédio da Faculdade de Direito de Buenos Ayres.

Suas imensas colunas em estilo dórico impressionam e fazem com que a faculdade seja um verdadeiro marco arquitetônico da cidade. Endereço: Av. Pte. Figueroa Alcorta, 2263 - Recoleta.

Foto 28 – A Faculdade de Direito e suas imensas colunas em estilo dórico, na Recoleta. 

Floralis Genérica

O arquiteto argentino Eduardo Catalano criou e doou à cidade esta obra de mais de 20 metros de altura. A gigantesca flor, feita de aço inoxidável, pesa 18 toneladas e possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram durante o dia e se fechem à noite.

Foto 29 – Plaza Naciones Unidas, onde se encontra a Floralis Genérica – imensa flor de aço.

A escultura está assentada sobre um espelho d’água que realça o jogo de reflexos de suas pétalas. Endereço: Plaza Naciones Unidas - Av. Pres. Figueroa Alcorta, 2301 - Recoleta.

Foto 30 – A Floralis Genérica – imensa escultura de uma flor feita em aço inoxidável possui um sistema que faz com que suas pétales se abram durante o dia e se fechem à noite.

2. QUARTO DIA DE VISITA - DOMINGO

2.1 - SANTELMO  E  LA BOCA - CAMINITO

San Telmo simboliza a vida nostalgica e boêmia de Buenos Aires onde as elites construíram mansões suntuosas no século 19, que depois da epidemia de febre amarela em 1871, transformaram-se em cortiços destinados aos imigrantes.

Foto 31 – San Telmo tem ruas de paralelepípedos e casas coloniais.
    
O bairro, com suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais abriga importantes antiqüários, galerias de arte e principais casas de tango da cidade. Você encontrará restaurantes exclusivos, arquitetura de estilo espanhol, lojas de antiguidades, os melhores lugares para apreciar/dançar tango e muito mais.

Perto de San Telmo fica o pitoresco bairro de La Boca/Caminito que é famoso por suas casas multicoloridas e por ser o berço do aclamado Clube Atlético Boca Juniors.

Situado na foz do rio Riachuelo, La Boca/Caminito faz a diferença, pois exibe cores e formas vibrantes e tem orgulho de suas raízes genovesas.


SAN TELMO

A principal atração é a Feira – Feria de San Telmo, o imperdível mercado das Pulgas, ao longo da Calle La Defensa e Plaza Dorrego. O evento funciona como um verdadeiro bazar, onde uma multidão passeia ao som de músicos de rua e de espetáculos de tangos.

Foto 32 – Uma das maiores feiras da cidade, ao longo da Calle Defensa e Plaza Dorrego.

Calle Defensa – Esta via, artéria principal bastante longa, de San Telmo concentra importantes edificações. Além de possuir vários restaurantes e bares muito freqüentados a qualquer hora, suas lojas oferecem desde as mais refinadas antigüidades até criações originais de jovens designers.

Foto 33 – Na calle Defensa se concentra importantes edificações e muitas lojas.
Foto 34 – Na Calle Defensa – há muitas criações originais de jovens designers.


Foto 35 – Muitas lojas oferecem artigos de moda – Calle Defensa.

Visite o Mercado centenário de San Telmo com lojinhas no seu interior.

Foto 36 – O Centenário mercado de San Telmo, na Calle Defensa vale uma visita.

 Tire uma foto com “Mafalda” -  a menina rebelde - das histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. Ela fica na esquina com a rua Chile.

Foto 37 – Na esquina da Calle Defensa com a Calle Chile, tire uma foto com a Mafalda – a menina rebelde – das histórias de Quino.
Foto 38 – Há muitas lembrancinhas da Mafalda na Feria de San Telmo.


Plaza Dorrego  - Todos os domingos, a partir das 10 da manhã, esta praça cede lugar à mais famosa feira de antigüidades da cidade, a Feria de San Telmo, que oferece desde simples bijouterias e roupas de época até gramofones, relógios e telefones antigos.

Foto 38 – Todos os domingos acontece a Feria de San Telmo que reune de tudo um pouco – de antiguidades, bijouterias e souvenirs.

Geralmente, há artistas de rua fazendo alguma apresentação ou dançando tango. Durante a semana, os cafés, ao redor da praça, colocam suas mesas ao sol criando um ambiente muito agradável.

Foto 39 – Artistas de rua animam a Feria de San Telmo.

Além da Feira, entre os principais atrativos estão:

·         - Basílica Nuestra Señora del Rosário.
·         - El Zanjón
·         - Iglesia Ortodoxa Rusa
·         - Museo Histórico Nacional no Parque Lezama


Basílica Nuestra Señora del Rosário

Esta basílica barroca foi construída entre 1751 e 1773. O templo foi bombardeado pelos ingleses em 1807, durante a invasão da colônia espanhola. As bandeiras inimigas estão ainda expostas no pátio. No átrio está o mausoléu do general Belgrano, um dos líderes da independência argentina.

Foto 40 – A Basílica Nuestra Senora del Rosário, igreja barroca foi construída entre 1751 – 1773.

El Zanjón

Esta residência histórica, revela a evolução da história da ocupação da cidade. Cada nível desta edificação mostra um diferente tempo: nos andares superiores estão os cortiços onde se amontoavam os imigrantes no fim do século 19 e, no subsolo, há resquícios da mansão abandonada em 1871, além de túneis que canalizavam as águas do rio Zanjón.

Foto 41 – El Zanjon - Residência histórica que revela a evolução da história da ocupação da cidade.

Iglesia Ortodoxa Rusa

A primeira igreja ortodoxa russa da América Latina foi construída  em 1904. Na fachada há mosaico neobizantino, torres com bulbos turqueza coroados de cruzes ortodoxas. No interior podem ser vistos vitrais magníficos e ouriversaria doada pelo czar Nicolau II.


Museo Histórico Nacional no Parque Lezama

Este museu está situado em uma luxuosa mansão colonial a beira do Parque Lezama, lugar da primeira fundação da cidade. Ele possui um bom acervo representativo dos personagens da história argentina.


LA BOCA/CAMINITO

Foto 42 – Bem Vindo a Caminito, bairro dos artistas, do tango, dos painéis murais...cheio de vida e de cor.

Entre os principais atrativos do Bairro, encontra-se o passeio chamado Caminito, uma rua-museu (150 metros de comprimento) de grande valor cultural. O lugar adquiriu forte significado cultural ao inspirar o famoso tango Caminito (Filiberto), em 1926.

Foto 43 – Painel que retrata o famoso tango Caminito (Filiberto), em 1926, que imprimiu significado cultural ao lugar.

Caminhe pela avenida e passeio portuário, antiga ponte balsa (início do século 20), com suas típicas construções - conventillos.

Foto 44 – Caminhe pela avenida portuária e conheça as raízes genovesas deste lugar, como no painel de Nossa Senhora Corsignano.

Na Argentina, futebol é uma obsessão nacional. Dizem que Buenos Aires tem mais times de futebol que qualquer outra cidade do mundo. O Boca Juniors e o River Plate têm as maiores torcidas do país. O Boca é o oitavo time com mais torcedores no mundo.Se você é fã do futebol, aproveite a oportunidade e assista uma partida entre as duas equipes no Club Atlético Boca JuniorsLa Bombonera. Segundo alguns jornais ingleses é uma das experiências esportivas mais intensas do mundo.

Foto 45 – Adquira a camisa do seu time argentino preferido, no passeio a beira-rio.

Os principais atrativos do Bairro estão concentrados em uma área relativamente pequena:

- Museo Quinquela Martin
- Fundación Proa
- Museo de La Pasión Boquense

Caminito fazia parte de um caminho de ferro 1928 quando o ramal foi desativado. Por muito tempo permaneceu abandonado. Graças a iniciativa de vários patrocinadores, entre os quais o pintor Benito Quinquela Martín, nos anos 50,  converteu-se em uma rua-museu e adquiriu muita vitalidade.

Foto 47 – Prédio em Caminito
Este lugar fascina pela magia das cores dos conventillos típicos que mostram paredes pintadas em cores fortes.  Vamos fazer um passeio.

Foto 48 – Mural em Caminito 1
Foto 49 – Mural em Caminito 2


Foto 50 – Mural em Caminito 3

Aproveite para dar uma olhada nas pinturas dos artistas que retratam o cotidiano do bairro. Também existem muitas lojas de souvenirs com produtos típicos da Argentina.

Foto 52 – Lojas de Souvenirs em Caminito

Aprecie o tango e deguste a gastronomia local nos vários bares e restaurantes.

Foto 53 – Restaurantes e tangos em Caminito

Museo Quinquela Martin

O pintor Quinquela Martín (1890-1977) continua sendo o filho mais querido do Bairro, pelo apoio na sua reconstrução. O museu abriga exposições temporárias e um espaço dedicado ao artista. O espaço possui uma coleção importante de esculturas argentinas do século 20 que estão expostas nos terraços.

Foto 54 – Uma homenagem ao grande pintor Benito Quinquela Martin que ajudou a reconstruir e revitalizar a área do Caminito.
Fundación Proa

Com a fachada diante do rio Riachuelo, o espaço dedica-se a discutir a arte contemporânea na Argentina. O local, que está a poucos passos do Caminito, oferece mostras de artistas consagrados, concertos de música eletrônica e também possui uma videoteca. Endereço: Av. Pedro de Mendoza, 1929 - La Boca.
Mais informações:  http://www.proa.org/esp/

Foto 55 – A Fudación Proa, espaço dedicado a discutir a arte contemporânea na Argentina.

Museo de La Pasión Boquense

O museu funciona no Estádio que todo apaixonado por futebol deveria visitar. Este museu fica fechado durante os dias de jogos. O espaço é dedicado à história do clube e seus grandes jogadores como o Pibe de Oro e Maradona.


3. A MINHA LISTA DOS MELHORES (FAVORITOS)

Espaço de Lazer Moderno – Puerto Madero. Pelo modelo de revitalização de uma zona portuária degradada que se tornou dinâmica e lucrativa, além de oferecer um espaço de qualidade para o turismo e lazer.
Espaço de Lazer Cultural – El Caminito. Pela riqueza cultural e pela vitalidade. Pelas cores vibrantes e animação e por cultivar o tango e a arte popular.
Bodegón: El San Juanino. Por sua gastronomia e ambiente agradável e rústico que remete à cultura popular.
Parque: El Rosedal. Pelas belas roseiras e pelo espaço à beira do lago.
Shopping mais bonito: Galeria Pacífico. Pela beleza de sua arquitetura e por sua magnífica cúpula central, decorada por murais. http://www.galeriaspacifico.com.ar/
Melhor Café: Café Tortoni. Pela ambiência histórica e cultural e pela arquitetura luxuosa, além do café e a gastronomia. http://www.cafetortoni.com.ar/en/
Rua mais agradável: Avenida de Mayo. O primeiro trecho, a partir da Plaza de Mayo tem o clima convidativo para estar e passear como em algumas cidades europeias. A rua é sombreada com passeios amplos e mesas nas calçadas para apreciar o movimento e fazer um lanche.
Parrila: La Cabrera.  http://www.parrillalacabrera.com.ar/. Uma boa opção para degustar a parrilada  (churrasco) – um dos pratos principais da culinária argentina.
Museu: Malba. Pela arquitetura e pelo rico acervo da arte contemporânea latino-americana. http://www.malba.org.ar/web/home.php
Feira: San Telmo. Uma feira grandiosa em um rico espaço cultural. Muita animação e diversidade de produtos.
Centro de Bairro: Recoleta. Um centro que concentra grandes ícones: o Cemitério, a Basílica Colonial, o Convento, além da feira e do Centro de Design.                     
Edifício mais bonito: Barolo. Pela criatividade e pelo significado místico com referências à arquitetura indiana e à Divina Comédia.
Praça mais encantadora: Plaza San Martin. Pelo verde do espaço coroado de um conjunto arquitetônico, diverso e encantador com seus exemplares do estilo “Beaux Arts”, além do edifício Kavanagh, um belo exemplar da art-deco.
Sorvete: Todos de doce de leite e frutas vermelhas. São deliciosos
Doce: O famoso Alfajor, biscoito recheado com doce de leite. Uma “iguaria” nacional.


4. CONCLUSÃO

O roteiro sugerido (de 4 dias) neste Blog oferece apenas uma introdução à Capital da Argentina com seu riquíssimo conjunto histórico e cultural.

Será necessário muitas voltas à Argentina para que se possa apreciar mais da história e cultura desta brava e rica nação e explorar a periferia, arredores e lugares próximos da capital.

Visitar Buenos Ayres foi uma experiência maravilhosa  que me estimula a voltar mais vezes. Há fortes razões para o Brasileiro visitar Buenos Ayres, além de todas as facilidades: proximidade, grande oferta de voos, comunicação e preço.


Antonia Santamaria