terça-feira, 2 de julho de 2013

ORLANDO, FLÓRIDA 1 - WALT DISNEY WORLD RESORT 1


QUE COMECEM AS LEMBRANÇAS – “LET THE MEMORIES BEGIN” 
(lema do Walt Disney World).
 
Foto 1 - Personagens famosos de Disney participam dos desfiles no Reino Mágico.


1. INTRODUÇÃO

Este é a primeira postagem da série Orlando, Flórida: Orlando 1, Flórida - Walt Disney World Resort 1 que mostra as minhas imagens do Reino Mágico (Magic Kingdom) e do Disney Downtown.

Pretendo apresentar Orlando, Florida, em três partes:

Orlando, Flórida 1 - Walt Disney World Resort 1: Magic Kingdom e Disney Downtown
Orlando, Flórida 2 - Walt Disney World Resort 2: Epcot e Animal Kingdom
Orlando, Flórida 3 - Universal Orlando: Island of Adventures and City Walking

Compartilho com vocês, a minha primeira e rápida experiência em Orlando – Flórida, considerado o Parque Temático da América e do Mundo. Este mundo de magia e entretenimento foi construído de forma admirável com “tecnologia de ponta” para transformar os contos de fadas e o cinema em uma experiência emocionante e palpável para os humanos de todas as gerações.

Foto 2 - O criador – Walt Disney e a criatura – Mickey em frente ao Castelo da Cinderela – um ícone do World Disney World no "Reino Mágico".

You can dream, create, design, and build the most wonderful place in the world…but it requires people to make the dream a reality (Walt Disney).


Sinta-se como um viajante em uma jornada através de um túnel do tempo, explorando terras do passado e do futuro, reais e imaginárias (talvez, apenas um lugar em outra dimensão). Relaxe, esqueça do mundo real (por alguns momentos) e desfrute desta jornada encantada. Há muito que explorar, usufruir e aprender. Aperte os cintos e decole (ou simplesmente voe com as fadas e/ou magos)  conectando-se com as suas memórias, fantasias e personagens mais admirados.

QUE COMECEM AS LEMBRANÇAS – “LET THE MEMORIES BEGIN” 
(lema do Walt Disney World).

Foto 3 - Na entrada do Reino Mágico: Let the Memories Begin! Que comecem as lembranças


2.  UMA VISÃO GERAL DE ORLANDO E SEUS PARQUES

Orlando, na região central do estado da Flórida, transformou-se de uma área pantanosa onde se criava gado e havia constante brigas de índios(1875) em um dos mais populares e preferidos destinos turísticos do mundo. Esta mudança foi impulsionada com a construção do Walt Disney World’s Magic Kingdom em 1971. Hoje, Orlando é a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda do mundo. A cidade abriga muitos e variados complexos de entretenimento, entre eles os famosos parques temáticos que incluem: Walt Disney World Resort e Universal Orlando Resort. Oito dos dez parques temáticos mais visitados dos Estados Unidos. Os números são grandiosos: 55 milhões de turistas ao ano, 100 mil leitos só em hotéis, 230 mil pessoas empregadas no setor turístico (2012).

Foto 4 - Live the Adventure – Viva a Aventura no Universal Orlando Resort – nas Ilhas de Aventuras.

Orlando possui uma população de 238.300 habitantes e na sua região metropolitana mais de 2 milhões de habitantes (2010). Na Flórida é a quinta cidade mais populosa. A cidade possui uma área é de 286 km2.  


2.1 - WALT DISNEY WORLD RESORT – ORLANDO

Este complexo turístico imenso possui cerca de 43 square miles, ou seja, 11.137 hectares, duas vezes a área de Manhattan. Compreende: quatro parques temáticos muito distintos, dois parques aquáticos ao ar livre, um centro de compras/gastronomia e diversão - Disney Downtown, além de um complexo esportivo, 8 centros de convenções, 5 campos de golfe e 36 hotéis distribuídos ao longo de lagos e canais e vias. Disney possui um sistema viário e de transporte especial com frota de ônibus, trens elevados sobre um trilho (monorails) e barcos (ferryboats). Na Florida apenas Miami e Jacksonville tem um sistema de transporte maior. Segundo o Unofficial Guide (2013) são mais de 10 milhões de “hamburgers”, 9 milhões de “hot dogs”, 75 milhõesde cocas, 4 milhões de quilos de batata frita e 150  toneladas de pipoca servidos nos restaurantes. Este Complexo emprega cerca de 60 mil pessoas.

Foto 5 - Um complexo de hotelaria e diversão com 36 resorts fazem parte do Walt Disney World

Os principais parques temáticos e atrações do Walt Disney World são:

·         MAGIC KINGDOM
·         EPCOT CENTER
·         ANIMAL KINGDOM
·         HOLLYWOOD STUDIOS – atrações baseadas no cinema e televisão, além dos personagens da Pixar.
·       DISNEY DOWNTOWN – Um centro de comércio e entretenimento com lojas, restaurantes e outras atrações.
·    2 PARQUES AQUÁTICOS: BLIZZARD BEACH WATER PARK e TYPHOON LAGOON WATER PARK



2.2  UNIVERSAL ORLANDO RESORT


Fundado em 1990, o Parque Universal Studios Flórida compete diretamente com Hollywood Studios baseado em temas da televisão e do cinema. Em 1999, a Universal inaugurou seu segundo maior parque – Ilha de Aventuras - Island of Adventures.

Universal compreende dois Parques Temáticos, um Centro de Entretenimento, Compras e Gastronomia – City Walking - e três hotéis. Entre estes destacam-se:

·      Parque “Ilhas de Aventuras” – Universal ‘s Islands of Adventures, que inclui a mais famosa atração – O Mundo Mágico de Harry Potter - The Wizzarding World of Harry Potter (aberta em 2010);
·         Parque “Universal Studios Florida”;
·     City Walking – Um complexo de entretenimento com lojas, cinemas, restaurantes e muitas diversões noturnas;
·         Um parque aquático – Wet’n Wild

Foto 6 - O símbolo da Universal Orlando Resort – Ilhas de Aventuras onde brilha o mundo mágico de Harry Potter.


2.3  O “MUNDO DAS ÁGUAS” -  OS PARQUES AQUÁTICOS

Os melhores parques aquáticos do mundo estão em Orlando. Entre eles se incluem três:

a) SeaWorld – Proporciona uma conexão íntima com as criaturas dos oceanos com shows, atividades e experiências sobre a fauna aquática. Apresenta espetáculos com dolfins, leões marinhos, baleias, tubarões, muitos peixes em aquário…e também montanhas-russas muito radicais como a “manta”. Também oferece a oportunidade de aprender com os treinadores no cuidado com os animais. Impossível não sair molhado e encantado com o mundo marítimo.
Mais informações: www.seaworld.com

b) Aquatica: Há muitos espaços para brincadeiras na água: piscinas, tobogãs, playgrounds de água, toboáguas (mais de 35)... em uma paisagem de rios e lagos artificiais, árvores e áreas de lazer. A água é climatizada!
Mais informações: www.aquaticabyseaworld.com

Os dois parques acima possuem “combo” – ticket combinado e se complementam.

c) Discovery Cover: O grande objetivo deste Parque é proporcionar a interação tendo como diferencial a aproximação e o convívio com os animais. Isto significa que você pode tocar, nadar e brincar com os golfinhos, mergulhar próximo aos tubarões, alimentar os pássaros e conhecer mais sobre a vida de cada espécie. Tem também muitos espaços de relaxamento com atividades de mergulho, natação, descanso e passeio pelo rio tropical que atravessa o parque.  Mais informação: www.discoverycove.com.

 
Foto 7 - Milhões de pessoas visitam o Magic Kingdom, onde o Castelo da Cinderela é o símbolo maior da "Terra da Fantasia".


3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estas informações pretendem ajudar você a planejar melhor sua viagem. Trata sobre pacotes, tickets, acesso, informações turísticas e outras dicas.

O Centro Oficial de Visitantes de Orlando - Orlando’s Official Visitor Center, fica na International Drive – 8723, mas há vários quiosques de informação turística espalhados ao longo desta via. Há bastante informação nos hotéis, outlets e outros locais que oferecem farto material turístico sobre as atrações.

Sítios oficiais na internet sobre Orlando para conhecer, planejar melhor suas férias e economizar:
http://www.cityoforlando.net/ (sítio oficial de Orlando)
http://www.visitorlando.com/  (Visitors  Centre)
www.orlandosentinel.com/travel (atrações e oportunidades de férias na Florida e Orlando)
https://www.universalorlando.com/ (sitio oficial da Universal)
https://disneyworld.disney.go.com/ (sitio oficial do Disney World)
http://allears.net/index.html (informações atualizadas sobre tudo no mundo de Disney)
http://www.mousesavers.com/ (oferece muitas dicas para economizar)

Foto 8 - Praça Town Square – A Praça Principal do Reino Encantado de Disney.

Guias:

Recomendo o livro - The Unofficial Guide – Walt Disney World 2013, de Bob Sehlinger e Len Testa. Trata-se de um longo, detalhado e útil guia de viagem com dicas para você usufruir melhor os Parques, evitando que a magia daquele momento se transforme em abóboras e ratos. Os autores são especialistas nos Parques Temáticos de Orlando. Acesso: http://touringplans.com/unofficial-guide

Outro livro interessante sobre Orlando é do Lonely Planet - Florida. Você pode comprar o capítulo “Orlando & Walt Disney World”, em formato PDF (baixando na hora), diretamente da loja virtual: http://shop.lonelyplanet.com/north-america/florida-travel-guide-6/.


Pacote Turístico

Para visitar Orlando é melhor contratar um “pacote turístico” na internet/agências de turismo que incluam, no mínimo, a hospedagem e o carro (essencial), não esqueça do GPS. Eu acrescentaria também o motorista. Há inúmeros pacotes promocionais na “internet” durante todo o ano. Atenção para o tipo de carro disponibilizado no Pacote/Locadora. Melhor fazer um “upgrade” para um veículo médio que comporte as malas de suas compras. Fique atento também para as taxas adicionais de seguro, o imposto local para circulação na Florida e as taxas de pedágio (tolls).

Em relação a hospedagem, verifique se é realmente vantajoso ficar hospedado em um dos hotéis da rede dos Parques. Nos resorts da Disney, os hóspedes tem direito de acesso aos parques uma hora extra antes da abertura oficial e utilização de algumas atrações até duas horas depois do fechamento (verifique). Uma alternativa mais em conta são os inúmeros hotéis e resorts na área de Celebration e Kissimmee. Existem opções para toda a família como as “suítes” que oferecem facilidades como ambientes separados com sala e cozinhas a preços moderados.

Foto 9 – O teatro na Praça Town Square onde as crianças assistem aos shows com seus personagens favoritos.


Melhor Epoca, Tickets e Duração

Sobre o melhor período para visitar Orlando, recomenda-se evitar os meses que inclui o período das férias de verão: junho – setembro, principalmente os meses de junho e julho.

Existe diversos tipos de tickets com preços que variam em função do número de parques/atrações combinadas (combo), número de dias (quanto maior o número de dias o valor decresce) e idade (crianças de 3 a 9 anos pagam menos no Magic Kingdom). Em maio, o valor do ticket no Magic Kingdom custava U$ 83 para crianças entre 3 e 9 anos e U$ 89 para pessoas com 10 anos e mais. A diferença é pouca.

Os bilhetes podem ser comprados na internet, nos hotéis, nos outlets, nos parques... Pesquise as melhores vantagens.

Atenção para os descontos de tickets que estão vinculados (são bastante tentadores) às visitas aos empreendimentos imobiliários internacionais, pois estes grupos pretendem vender planos de vagas em hotéis.

Para fazer uma estimativa rápida da duração de sua estadia em Orlando, considere um dia para cada parque escolhido. Por exemplo, 4 dias para o Disney World, 2 dias para a Universal, 3 dias para os Parques Aquáticos, já somam 9 dias. Acrescente mais os dias de compras. Em resumo, 10 dias seria um bom período para as suas primeiras férias em Orlando.

Foto 10 - A passagem para o "Velho Oeste Americano" – uma terra de fronteiras – Frontierland, povoado de índios, cowboys e, claro, os xerifes com a difícil missão de fazer cumprir as leis.


Horários de Abertura e Fechamento dos Parques e sobre as Filas

Fique atento aos horários de abertura e fechamento dos parques (depende do período do ano) e à programação de atrações e shows em cada parque que visitar. Assim que chegar ao Parque pegue o seu Guide Map (guia com mapa) e o Times Guide (programação de atividades e shows).

Enfrentar as longas filas é o “pesadelo” dos que visitam os Parques Temáticos, especialmente na alta estação. Para fazer render o tempo e evitar longas filas, a dica mais importante é: CHEGUE UMA HORA ANTES DA ABERTURA DO PARQUE. Eu acrescento, no mínimo.

Foto 11 - A Rua Principal - Main Street – do Reino da Fantasia.

Depois, confira as dicas no livro Unofficial Guide (já citado acima) para aproveitar melhor o tempo e reduzir o tempo de espera nas filas. O lema dos autores no site é: “DO MORE. WAIT LESS” (Em tradução livre: FAÇA MAIS. ESPERE MENOS). Segundo os autores você pode economizar até 4 horas em um dia de visita aos Parques. Como? Acesse o sítio para fazer o seu planejamento: http://touringplans.com/.

Ambos os Parques oferecem algumas alternativas para reduzir o tempo em filas, em algumas atrações. Na frente de cada atração você tem um quadro com a previsão do “tempo de espera em fila”. O Disney World oferece uma facilidade para reduzir as filas: o Fastpass, que você pega (há limites na quantidade destes passes). Como funciona?  Ao pegar o fastpass você pode voltar no horário determinado e usufruir da atração escolhida, ficando menos tempo de fila. Na Universal tem o Universal Express, mas você paga por isto.  

Foto 12 -Na Town Square, principal praça do Reino Mágico, em frente à Estação, as crianças tiram fotos, pegam autógrafos e abraçam os personagens de Disney.

3. SOBRE ACESSO E MOBILIDADE

Orlando tem dois dos três maiores aeroportos da Flórida. O Orange International Airport (MCO), Orange County, Florida é o aeroporto mais próximo das atrações, cerca de 40 minutos até o centro de Orlando. O outro aeroporto é o Aeroporto de Orlando Sanford.

Para quem chega ao Aeroporto de Miami, prepare-se para dirigir cerca de 460 quilômetros (285 milhas) o que equivale a uma viagem de quase cinco horas. As rodovias são ótimas, você só para se quiser descansar, fazer um lanche...

Orlando tem uma urbanização segundo os padrões tradicionais nos EUA, isto é, possui uma ocupação urbana muito dispersa e extremamente horizontal (são raros os edifícios com altura maior do que três pavimentos). Resultado: o acesso às atrações requer muito tempo de deslocamento. A estrutura viária, com vias largas e muitas faixas, favorece a circulação, mas há ocorrência de congestionamentos em algumas vias, especialmente no período de abertura e fechamento dos parques.

Foto 13 – Os estacionamentos são tão grandes que existe um sistema de transporte (tram) para levá-lo até a entrada do Parque ou  a estação onde se pega o transporte para a entrada do Parque. Tram que serve ao Magic Kingdom.

A empresa Disney tem uma empresa de transportes que interliga seus diversos parques, principais hoteis e atrações. Mas, se você vai circular bastante, especialmente fora do percurso dos parques, para visitar os outlets, shoppings e lojas especializadas, o melhor é alugar um veículo, pois as distâncias são grandes.

O sistema de transporte da Disney compreende trams, ônibus, ferry, barcos e trens modernos (monorails).

 
Foto 14 – Estrutura do Monorail que atende o Complexo Disney. Você pode utilizar este transporte da Estação Central para ir até Epcot e Magic Kingdom e também para alguns hotéis da rede.

Os parques do Disney World são separados e ficam em média a uma distância de 15 milhas (24 quilômetros) entre si. O Epcot e o Hollywood Studios ficam mais próximos. Veja no local as opções de transportes oferecidas entre os parques.


4. SOBRE COMPRAS

A maior dica para economizar é buscar “cupons de descontos” que são oferecidos na internet, no site das lojas, brochuras e nos próprios outlets, além das vantagens que são dadas para algumas “bandeiras” de cartões de crédito. Os descontos são muito bons e variam de 5% até 30%. Algumas lojas dos Outlets também oferecem atrativos, dependendo do valor da compra. Os estabelecimentos também oferecem reduções de preço na compra da segunda ou terceira peça do mesmo artigo, como camisas.

Orlando (como Miami) é o Paraíso das Compras e o consumidor brasileiro é muito bem tratado e “paparicado”. Nunca vi tanto brasileiro por metro quadrado. Muitas lojas empregam atendentes brasileiros. Os preços são imbatíveis.

Os outlets mais populares são: Prime Outlets International (4.951 International Drive – www.primeoutlets.com), Orlando Premium Outlets (8.200 Vineland Ave.- www.premiumoutlets.com ). Entre os shoppings destaco: Mall at Millenia (I-4 Exit 78/Conroy Road – www.mallatmillenia.com ) e o Florida Mall, o maior shopping da cidade com mais de 250 lojas (8001 South Orange Blossom Trail – www.simon.com). A loja de eletrônicos mais popular é a Best Buy (www.bestbuy.com), não encontrada nos outlets. 

Para os que procuram artigos de bebês, como foi o meu caso, as lojas mais populares para são: Baby R Us (geral), Carter’s (roupas) e Macrobaby (geral). No preço da etiqueta adicione mais 6,5% que é o imposto da Flórida.

Foto 15 – Uma das maiores lojas do Disney World - World of Disney – na  Disney Downtown – Lembranças e souvenirs certificados? Você acha aqui!


5. SOBRE COMIDA

Você pode ir muito além da chamada “fast food” experimentando dos “snacks” à boa culinária internacional. Até no cardápio dos “fast-food” você pode encontrar sanduiches/lanches exclusivos na rede local.

Compartilho alguns restaurantes que testei, com uma boa gastronomia.

Tailandês: Thai Thani (www.thaithani.net - 600, Market Street – Celebration).

Foto 16 - Pratos Deliciosos da comida tailandesa no Thai Thani em um ambiente confortável e tradicionalmente decorado.

Mexicano: Chevys (www.chevys.com - Lake Buena Vista)


4090 Foto 17 - Prato no restaurante mexicano Chevys.

 Local (carangueijos e frutos do mar): Joe’s Grab Shack (10 Blake Blvd. Celebration).

Foto 18 - Comendo caranguejo e frutos do mar no Joe’s Grab Shack.

Aproveite e tome sem moderação suco de laranja da Flórida (delicioso). A Flórida é o maior produtor de suco de laranja dos Estados Unidos e o segundo do mundo (o estado de São Paulo é o primeiro). O estado tem o título não oficial de: Orange State (a laranja está nas placas dos veículos).



6. VISITANDO O “MAGIC KINGDOM PARK”

Outro lema do Magic Kindom é: ENCHA SEUS DIAS COM MÁGICA!

O MAGIC KINGDOM foi o primeiro parque e continua sendo o mais querido do Mundo de Disney – “O Reino Encantado” – a terra do faz-de-conta – onde os personagens dos contos de fadas e aqueles criados pela Disney se encontram e interagem com o mundo. Nesta galeria tem o Mickey (o rato mais famoso do mundo – muito inteligente e solucionador de casos muitos difíceis - símbolo da Empresa), a Minnie (a namorada), o Pato Donald (o melhor amigo), o Pateta (o amigo atrapalhado), Pluto (o cachorro) e muitos outros que povoaram a nossa infância. Veja a página especial sobre Mickey: http://www.disney.com.br/mickeymouse/#/home

Foto 19 - A animada e colorida festa de rua em Main Street  com o Pateta, chamado Goofy em inglês.

Walt Disney (1901 -1966) foi um grande, talentoso e inovador empreendedor, na arte do desenho e da animação que fundou um império de entretenimento. Fazem parte desta mega Companhia, além do Disney World Orlando, estudios cinematográficos e parques temáticos no mundo: Disneyland na California (1955), Paris e Japão. Disney não chegou a ver o seu sonho realizado – a inauguração do World Disney World em Orlando (1971). Ele investiu desde muito jovem na criação e produção de filmes, especialmente nos desenhos animados. Foi um recordista de prêmios “Oscars” recebidos (22 ao todo). Entre os numerosos clássicos contos de fadas transformados em filmes de sucesso estão: Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, A Bela Adormecida.

Foto 20 - O Castelo da Cinderela que simboliza o sonho de Disney tornado realidade na construção do Disney World em Orlando.


A seguinte frase expressa o sonho de Disney: “Partners – We believe in our idea: a family park where parents and children could have fun – together.” Na tradução livre para português: Nós acreditamos em nossa idéia: um parque para a família onde pais e crianças pudessem se divertir – juntos. (gravado na sua escultura em frente ao Castelo da Cinderela).

COMO CHEGAR E ORIENTAR-SE? QUANTO TEMPO?

O “Magic Kingdom” não tem acesso direto do estacionamento ao Portão de Entrada. Caminhe ou tome o tram e vá até o Ticket and Transport Center - TTC, onde  você pega outro transporte (ônibus, barco ou monorail) até a entrada do parque. Você desembarca e segue em direção aos portões de entrada que estão em frente a Estação Ferroviária e entra na praça Town Square.
Você pode acessar duas terras pelo Trem: Frontierland and Fantasyland.
Em frente está a Town Square onde estão os principais edifícios da cidade: Prefeitura (City Hall), Estação, Teatro. A partir desta praça você atinge a rua principal deste reinado – a Main Street que segue em direção a Central Plaza onde fica o Castelo da Cinderela. Da Plaza Central você tem acesso aos 4 setores do Parque.
O Centro de Informações está no City Hall. Não esqueça de pegar os guias Map Guide e o Times Guide para se informar dos horários de shows, atividades e atrações.
Recomendo reservar um dia inteiro para usufruir deste Parque, dois dias se estiver com crianças. Melhor levar água e algum lanche (frutas, biscoito e sanduiches).

Foto 21 - Setor da  Centra lPlaza com restaurantes de onde partem os acessos para as terras do Reino Mágico.


7. AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO REINO MÁGICO

O Parque do Reino Mágico compreende 5 (cinco)  “terras” diferentes que se distribuem no entorno de uma ilha onde está a praça central – Central Plaza.

No sentido horário (da esquerda para a direita) estão:
Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland, Tomorrowland.

É neste Reino Mágico onde acontece, de forma mais encantadora, o reencontro com os personagens dos contos de fadas e dos personagens de Disney. Existem atrações direcionadas a todas às idades. As crianças irão adorar Fantasyland e seus brinquedos, shows, atividades de recreio...Fantasyland é a terra mais populosa do Reino, mas está em expansão e trará muitas novidades para receber e acomodar melhor mais visitantes.


Foto 22 – Voe com Peter Pan no Peter Pan’s Flight, Fantasyland.

Segundo o autores do Unfficial Guide 2013 as atrações imperdíveis do Reino  Mágico são:

Pirates of the Caribean (AdventureLand); The Many Adventures of Winnie the Pooh, Mickey’s Philharmagic, Peter Pan’s Flight, Seven Dwarf’s Mine Train, Under the Sea Journey of the Little Mermaid (Fantasylad); Big Thunder Mountain Railroad (Frontierland); The Haunted Mountain (Liberty Square); Space Mountain (Tomorrowland); Evening Parade, The Magic and the Memories of you (Special Events).

Para os que curtem “montanhas russas” radicais as preferidas são: Big Thunder Mountain Railroad (em um ambiente de uma velha mina de ouro) e Splash Mountain (salto de uma canoa em uma altura de 5 andares na água) e Space Mountain (simulador de vôo no escuro).

Foto 23 - Big Thunder Mountain Rail Road, uma das montanhas russas radicais, na Frontierland.

Apresento o roteiro feito por dois adultos (meu filho e eu), em uma manhã, com duração de aproximadamente 4 horas:

·        Visitamos a Praça Principal: Prefeitura, Teatro, Estação.
·    Subimos a Plataforma da Estação e tomamos o trem a vapor para ter uma visão geral do Reino Mágico (cerca de 20 minutos).
·         De volta, seguimos na rua principal em direção a Central Plaza e ao Castelo da Cinderela;
·       Visitamos a a atração do Piratas do Caribe (Pirates of the Caribbeans) em Adventureland e, depois, seguimos para Frontierland  (que recria a ambiência do velho oeste americano);
·         Comemos uma coxa de peru (dá para dois);
·         Seguimos em direção a estação do Barco Belle Liberty em Liberty Square;
·         Tomamos o barco e circulamos a ilha de Tom Sawyer;
·         Visitamos a Liberty Square e o Hall dos Presidentes onde assistimos ao show;
·         Visitamos a mansão assombrada: Haunted Mansion;
·       Voltamos pela Fantasyland em direção ao Castelo de Cinderela e de volta a Central Plaza, Main Street e Town Square.

Foto 24 - A imensa coxa de peru defumada vendida nos quiosques do Magic Kindom. Quando você está com fome e vê os outros apreciando esta “iguaria”, tem vontade de experimentá-la.

À noite, voltamos para assistir os desfiles noturnos e show pirotécnico.



8. ALGUMAS CENAS DO ROTEIRO E DESTAQUES DOS PREFERIDOS NO MAGIC KINDOM


Vale a pena dar uma volta no trem antigo, para obter uma visão geral do cenário do Reino Mágico. Você usufrui um cenário que inclui aldeias de índios, o casario do velho oeste e replicas de animais em movimento (animatrônicos) na floresta. Apresento a seguir algumas cenas do passeio de trem em volta do Reino Mágico:

Foto 25 - Estação na Frontierland, uma passagem para as terras do velho oeste americano.
Foto 26 - Uma velha mina abandonada nas terras do velho oeste mericano, Frontierland.
Foto 27 - Uma aldeia de indios e animais (animatronic) na floresta da Frontierland.
Foto 28 - Passagem para a terra da fantasia do Reino Mágico

Foto 29 - Chegando a Praça da Cidade – Town Square.

A praça principal – Town Square – abriga os principais edifícios da cidade.


Foto 30 - A prefeitura da Cidade em Town Square, onde fica o Centro de Informações e outros serviços.

A Rua Principal (Main Street) é uma rua típica americana de uma pequena cidade do século 19. Conta-se que Disney se inspirou na sua cidade natal (Marceline, Missouri) para criá-la. As construções são reais e funcionam com lojas, restaurantes... Amei a arquitetura, o colorido das construções, o ambiente interno e decoração, o cheiro das guloseimas, a limpeza... Sinta a ambiência, relaxe e prepare-se para entrar neste mundo.  De vez em quando passam carruagens transportando visitantes até o Castelo.

Apresento algumas cenas da encantadora – Main Street – a rua principal do Reino Mágico:

Foto 31 - Main Street 1
Foto 32 - Main Street 2
Foto 33 - Main Street 3

EM ADVENTURELAND

A Terra da Aventura (Adventure Land), é uma leitura de Disney sobre as “terras exóticas”, com piratas caribenhos, Aladim, a Família Robison...tudo em um cenário de florestas, casas em árvores, tapetes mágicos e ruas do Caribe. É a primeira terra a esquerda da Central Plaza.

Foto 34 - Chegando na Terra das Aventuras – ADVENTURELAND.

Apresento algumas imagens de atrações populares em ADVENTURELAND:

Foto 35 - The Swiss Family Treehouse em Adventureland – a Casa na árvore da família Robinson (de náufragos).

Foto 36 - The Magic Carpets of Aladdin em Adventureland – Os tapetes mágicos voadores de Aladim.


Foto  37 – A casa do Pinóquio nas terras das aventuras - Adventureland.

Gostei de passear de barco em Piratas do Caribe, entrar na caverna dos piratas, esconderijo do Capitão Jack Sparrow e seus homens. O cenário reproduz parte da rotina dos piratas: eles cantam, bebem, roncam e parecem incrivelmente vivos.

Foto 38 - O mastro do navio dos piratas do Caribe.

 
Foto 39 - Os piratas do Caribe interagindo com as crianças.


EM FRONTIERLAND

Nesta terra você caminha por um ambiente do velho oeste americano, tão conhecido nos filmes de faroeste. O cenário é recriado com perfeição por Disney: ruas e casario, por onde circulam índios, cowbows e turistas.

Foto 40 - Cenas do Velho Oeste Americano 1
Foto 41 - Cenas do Velho Oeste Americano 2
Foto 42 - Cenas do Velho Oeste Americano 3


Achei interessante velejar no barco antigo a vapor – Liberty Belle, que parte da Liberty Square e inclui no roteiro aldeias indígenas, ilha de Tom Sawyer e pântanos onde habitam potenciais crocodilos. A ilha reproduz o cenário das “Aventuras de Tom Sawyer” (1876), menino levado e que se mete em muitas encrencas, personagem de Mark Twain, escritor americano muito reconhecido. A Ilha apresenta trilhas a serem exploradas: cavernas, pontes...(mínimo de 20 minutos).

Apresento a seguir algumas cenas do passeio pelo “barco a vapor” que dura cerca de 16 minutos.

Foto 43 - O Liberty Belle, barco que nos leva a um passeio no entorno da Ilha do Tom Sawyer.


Foto 44 - Visitantes na Ilha de Tom Sawyer.

 
Foto 45 - Um moinho de vento na Ilha de Tom Sawyer.
Foto 46 - Uma mina de ouro abandonada na Frontierland.
Foto 47 - Um pântano de jacarés na Frontierland.
Foto 48 - Uma aldeia de indios na Frontierland.


NA LIBERTY SQUARE

A Liberty Square reproduz um ambiente durante a Revolução Americana com uma arquitetura Federal/Colonial (século 19). Veja o Carvalho de mais de 130 anos, denominado “Liberty Tree”. Uma boa experiência é visitar o Hall dos Presidentes na Liberty Square e assistir ao espetáculo audio-animatronic, que reune os 56 presidentes americanos (réplicas perfeitas) com falas dos presidentes americanos George Washington, Lincoln e Obama. O show é narrado pelo famoso ator americano Morgan Freeman. Você assiste com todo o conforto este show inspirador e patriótico sobre a história americana. O tempo de duração é de 20 minutos.

Foto 49 - Liberty Square – uma réplica de uma praça com casario no estilo do século 19.
Foto 50 - The Yankee Trader na Liberty Square
Foto 51 - Encontre os presidentes americanos The Hall of Presidents na Liberty Square.

Perto dali está a casa mal-assombrada - Haunted House, uma mansão do século 19. Fantasmas levantam-se de tumbas e fazem de tudo para assustar (contém muitos detalhes e efeitos especiais). Os pequenos podem até se assustar, mas para os jovens e adultos é apenas um brinquedo divertido. A duração é de 7 minutos.

Foto 52 - A casa  mal-assombrada cheia de fantasmas, mas parece um filme antigo de assombração, que já perdeu sua capacidade de assustar.


Em FANTASYLAND

Esta terra é o maior destaque de todo o Reino e o cenário do Conto de Fadas. Sem dúvida, é o preferido das crianças. Vale dar uma olhada e sentir o clima de encantamento das princesinhas e reisinhos de todo o mundo.

A perspectiva do Castelo da Cinderela é dominante em todo o Reino Mágico. Representa o ícone deste Reino Mágico. Trata-se de uma réplica perfeita de um castelo de conto-de-fadas que fica mais belo ainda quando está iluminado durante os eventos noturnos. Diversas apresentações são realizadas em frente ao Castelo.

Foto 53 - Castelo da Cinderela, uma replica perfeita de um castelo de conto-de-fadas.


Em TOMORROWLAND

Tomorrowland reune em um cenário futurista uma mistura de brinquedos e experiências que se destinam a mostrar como será o futuro. Disney chama esta terra do “Future That Never Was”, algo como o “Futuro que Nunca Foi”. A grande sensação desta terra é a “Space” – uma montanha-russa que reproduz uma viagem espacial com muitos efeitos especiais. Esta montanha agrada dos 7 aos 70 anos.

PARADAS, MÚSICA, DANÇA AO VIVO

Estes eventos animam e proporcionam interação entre personagens e visitantes. Procure no Guia – Times Guide - para saber o que vai acontecer e quando. Há shows nas tardes e noites (e até duas vezes ao dia). Normalmente, as paradas seguem o percurso que vai da Town Square, segue pela Main Street  até a Central Plaza e daí segue a esquerda em direção a Liberty Square até o trecho em volta do lago da Frontierland.

Os desfiles da tarde animam muito a garotada como o Move it! Celebrate it! Shake it! Street Party.
Apresentam carros alegóricos com os personagens de Disney, animadores e cantores. Outro show é o Celebrate a Dream Come True Parade.

Apresento algumas cenas do desfile animado Move it! Celebrate it! Shake it!

Foto 54 - Move it! Celebrate it! Shake it! – Há muita interação no desfile da tarde do Reino Mágico.
Foto 55 - A animada e colorida festa de rua em Main Street com os personagens do film Toy Story.

Os shows noturnos com desfiles e fogos de artifício fazem parte da experiência mágica do Mundo de Disney. Tudo é realizado com alta tecnologia e efeitos especiais. Estes eventos acontecem tarde da noite (iniciam geralmente às 9 da noite e terminam quase meia noite). Mas, vale a pena esperar porque os shows noturnos são espetaculares. Entre eles estão (na sequência):

·     Main Street Electrical Parade – os personagens de Disney desfilam em carros iluminados (deslumbrantes efeitos de fibra ótica)
·         Celebrate the Magic!
·      Wishes Night Time Spectacular com o show de fogos de artifício (em frente ao Castelo da Cinderela a vista é melhor)

Recomendo terminar o seu dia neste mundo mágico participando de uma história de luz, cor e movimento escrita nos céus.

9. DOWNTOWN DISNEY

Esta area pedestrianizada, ao longo de uma lagoa, funciona independente dos parques, como o centro de cidade do Complexo de Disney. Reune um conjunto de lojas, restaurantes, bares, clubes noturnos, estabelecimentos de música ao vivo e shows, serviços de entretenimento. Está dividida em 3 setores: Marketplace, Pleasure Island e West Side, ao longo da lagoa. Um ótimo lugar para ir a noite.

Quer conhecer o famoso Cirque du Soleil? Está lá, em uma área fixa, apresentando o espetáculo La Nouba.
Como chegar?
Downtown Disney está fora do Magic Kingdom, com acesso pela Buena Vista Drive. Vale uma visita para jantar e se divertir depois de um dia intensivo nos Parques.  
Apresento, a seguir,algumas atrações na Downtown Disney:
 
Foto 56 – Entrada do Downtown Disney – O Centro de compras, entretenimento, gastronomia e diversão. 
 
Foto 57 – Downtown Disney – uma área muito agradável e cheia de atrativos ao longo de um lago.
Foto 58 – Um restaurante temático e cheio de atrativos no Downtown.
Foto 59 – O restaurante barco FULTON com pratos de carangueijo, no Disney Downtown.


10. CONCLUSÃO

Depois desta postagem sobre a emocionante e nostálgica aventura pelo Reino Mágico (Magic Kingdom), na próxima vez apresento muito mais de Walt Disney World e muitas surpresas nos dois incríveis parques do Complexo: Epcot e do Animal Kingdom.

Um abraço,


Antonia Santamaria