terça-feira, 30 de abril de 2013

UNITED STATES 6 - WASHINGTON DC 3


EXPLORANDO GEORGETOWN E BALTIMORE


Esta é a terceira e última postagem de Washington DC, a capital dos Estados Unidos da América e lugar de residência do Presidente Barack Obama: UNITED STATES 6 - WASHINGTON DC 3.

Apresento a vocês duas cidades que merecem uma visita: a charmosa e histórica cidade de Georgetown (alcançada em poucos minutos a partir do National Mall) e a cidade de Baltimore, no Estado de Maryland, com o seu extraordinário centro portuário, de diversão e lazer.

Foto 2 - Uma Universidade centenária e de muito prestígio - Georgetown University.

Foto 1 - Um grande Complexo de Entretenimento, Porto e Turismo - O Porto interno de Baltimore.

1 - BALTIMORE


COMO CHEGAR  EM BALTIMORE

A distância de Washington DC para a cidade de Baltimore é cerca de 57 km. Na Estação “Central Union Station” pegar o trem MARC train (Camden Line) e descer na Estação de Baltimore Camden Station, cerca de 40 minutos depois. O trem é muito confortável! Veja página oficial, com horários e tarifas: http://mta.maryland.gov/marc-train .

Siga a Howard Street, dobre a direita na Pratt St, onde se encontra o Baltimore Convention Center, e siga até o Porto (Harborplace) até alcançar o Baltimore Visitors Center.

Foto 3 - Baltimore Convention Center em Baltimore, próximo ao Porto.
Foto 4 - O Centro de Visitantes, na orla do Porto Interno, oferece todas as informações e dicas para explorar o rico patrimônio naval e todo o complexo de lazer instalado.



INFORMAÇÕES GERAIS DE BALTIMORE

Baltimore (Maryland) chamada “Charm City” é reconhecida no mundo por sua hospitalidade. Esta cidade se orgulhosa do seu rico patrimônio naval. Foi fundada em 1729 e consolidou-se como um dos maiores portos do país nos anos de 1700 e ainda permanece como um dos mais ativos.

O centro da cidade  oferece uma variedade de recreação e coisas interessantes para ver e fazer, como centro de negócios, lojas tradicionais e ecléticas, galerias com gastronomia requintada, arquitetura contemporânea e histórica, o mais antigo mercado público em operação e uma vida noturna vibrante.  O destaque de tudo é o Porto Interior (Inner Harbor), que foi objeto de um modelar processo de revitalização e tornou-se o grande centro de entretenimento e lazer voltado para atividades de lazer e esportes ligados ao Porto.

Foto 6 - Esculturas na área interna do Porto, parte de um modelo de urbanização.

Mais informações sobre Baltimore em:


O Inner Harbor(compreende a área de água e ruas próximas)é um dos principais marcos da cidade, porto e atração turística. O Urban Land Institute, organização internacional reconhecida pela sua atuação em pesquisa e educação objetivando o uso do solo sustentável e responsável (baseado na cultura local), considera o trabalho de revitalização portuária em Baltimore como um modelo a ser seguido pelo mundo. Os arquitetos/urbanistas devem lembrar-se do projeto de Fells Point, parte deste amplo programa de revitalização, apresentado por Del Rio. Veja mais sobre o Instituto: http://www.uli.org/ .

Foto 7 - Passeios podem ser contratados na área do Porto Interno de Baltimore.

Sobre o distrito histórico de Fells Point em Baltimore ver: http://www.fellspoint.us/

Foto 8 -O water-taxi leva os passageiros para as diversas áreas do Porto, incluindo Fells-Point, Canton e Fort McHenry.


PRINCIPAIS ATRATIVOS EM BALTIMORE


Os grandes atrativos na área do porto interior revitalizado estão distribuídos em várias partes deste Complexo. No setor norte: o navio U.S.S. Constellation, World Trade Centercom a torre de observação, oBaltimore Maritime Museum, National Aquariumin Baltimore, Power Plant Columbus Center. No setor leste: o Pier 6 Concert Pavillion, Public Works Museum  e no setor leste: o Baltimore Visitor Center, o Parque ao longo do cais e o Maryland Science Center.

1827 Foto 9 - A antiga “estação de força”- Power Plant - em estilo neo-gótico, foi transformada em um dos altos pontos de diversão e de gastronomia da área.

Informações sobre a Power Plant: http://www.powerplantlive.com/


Na Torre de Observação, do 27 andar do World Trade Center, você pode ter uma vista belíssima de toda a área do porto interno (inner port).

Foto 10 - Comércio e Serviços de lazer ao longo do Porto Interior de Baltimore.


Na ocasião, eu tive a oportunidade de observar (em uma tarde) o tradicional e popular festival de Baltimore:  Star Spangled Sailabration (June 13-19/2012). Foi uma data muito especial que celebrava o Bicentenário da Guerra de 1812.

Foto 11 - Festival no Porto Interno de Baltimore - Star Spangled Sailabration.


Informações sobre o Evento em Baltimore: http://baltimore.org/events/id/3808e
http://www.starspangled200.com/star-spangled-sailabration-2012#.UWs1VqKkpSg

Foto 12 - Competição de esculturas de areia, no festival de Baltimore.

Foto 13 – Detalhe da Escultura de Areia, no festival de Baltimore.

Muitas atrações estavam sendo oferecidas: competições de escultura de areia (City Sand Competition), passeios de barcos, performances e concertos (West Shore Concert Stage), visitas aos navios ancorados, shows aéreos (Blue Angels), além de bares e restaurantes como o Harborplace Pratt Street Pavilion e o Harborplace Light Street Pavilion.

Foto 14- Restaurantes ao longo do porto interno em Baltimore. Lembram-se do Believe it or Not!?
Foto 15 - Uma festa brasileira em Baltimore?

Entre os navios para visitação como britânicos, americanos, canadenses e de outras nacionalidades estavam algumas estrelas como o USS Constellation (patrimônio histórico), o Cisne Branco do Brasil e o  mexicano Cuauhtemoc

Foto 16- O navio da marinha brasileira - Cisne Branco - foi uma das estrelas no festival.
Foto 17- O navio mexicano Cuauhtemoc, no Porto Interno de Baltimore.
Veja mais sobre a visitação dos navios: http://starspangled200.com/visiting-ships#.UWs0VaKkpSg

MUSEU MARÍTIMO DE BALTIMORE - MARITIME MUSEUM IN BALTIMORE

A construção de navios em Baltimore, Maryland, começou há mais de 300 anos. Nos anos de 1790, o estado de Maryland destacou-se pela construção de navios no país e Baltimore liderava a indústria naval. Inaugurado em 1854, o navio USS Constellation é o último remanescente do tipo utilizado na Guerra Civil.

Foto 18- O rico Patrimônio Naval de Baltimore tem lugar de destaque no País.


O USS Constellation participou de várias missões importantes: interceptou navios negreiros e libertou pessoas da escravidão, serviu de navio de treinamento para marinheiros na cidade de Annapolis e teve um papel ativo como navio de salvamento na frota do Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, seu maior papel é funcionar como um vínculo vital da nação com o seu passado náutico.

Foto 19- O navio USS Constellation (1854) funciona como um vínculo vital da nação com o seu passado náutico.

Mais informações sobre o navio histórico USS Constellation: http://www.historicships.org/constellation.html

Localizado na área do Porto Interno, o museu marítimo inclui uma coleção de 4 navios históricos nacionais e farol.São eles: US Sloop-of-War Constellation, US Submarine TorskUS Coast Guard Cutter Taney e oLightship Chesapeake. O farol Seven Foot Knoll Lighthouse guarda a entrada do rio Patapsco e o Porto de Baltimore há mais de 300 anos.
Veja o site oficial: http://www.historicships.org/


AQUÁRIO DE BALTIMORE - NATIONAL AQUARIUM IN BALTIMORE

Considerado um dos melhores aquários dos Estados Unidos pela Coastal Living (http://www.coastalliving.com/travel/top-10/top-10-aquariums-00400000000285/) é uma das atrações mais visitadas de Baltimore (mais de 1.600.000 visitantes por ano). Foi inaugurado em 1981 como parte do grande programa de renovação urbana de Baltimore.

Foto 20- Vista do Porto Interior de Baltimore com o Aquário Nacional ao fundo.

O National Aquarium faz parte de uma organização não governamental que tem como missão inspirar a conservação dos tesouros aquáticos. A coleção inclui mais de 16 mil animais de mais de 660 espécies de peixes, pássaros, anfíbios, répteis e mamíferos que vivem nos habitats aquáticos.
Veja mais informações: http://www.aqua.org/


2 - GEORGETOWN


COMO CHEGAR


Pegue o ônibus DC CIRCULATOR, que custa apenas 1 dólar, e desça no Centro de Georgetown. Veja os pontos de parada e itinerários em: http://www.dccirculator.com/


INFORMAÇÕES GERAIS


A cidade tem o seu nome em homenagem ao rei George II. Faz parte de Washington DC e fica a noroeste do National Mall, à margem do rio Potomac/Cheasapeake&Ohio Canal.

Foto 21 - Casario colorido em Georgetown.

A cidade histórica de Georgetown foi fundada em 1751 e possui alguns dos prédios mais antigos da cidade, como a Old Stone House e várias residências elegantes de pessoas famosas que moraram (como Jacqueline Kennedy) ou ainda moram no local. A famosa Georgetown University com mais de 14 mil estudantes está localizada na cidade. Também possui algumas embaixadas.

Foto 22- Uma das casas mais antigas de Georgetown - Old Stone House (1751).


A leste e a oeste o conjunto urbano está delimitado por parques. A leste, pelas terras da Universidade de Georgetown e parques e a oeste, pelo Rock Creek Park, ao longo do rio do mesmo nome. Ao sul faz limite com o rio Potomac e o canal paralelo C&O.

O Centro da cidade, que tem como principais vias a rua M e a Wisconsin Avenue, está cheio de lojas ecléticas, restaurantes chiques e bares populares.

Foto 23- O “lugar do prazer”, loja na Wisconsin Avenue.

Sugestão de Roteiro: Caminhe pela rua M Street, no sentido oeste, até a Universidade e volte, no sentido leste, pela mesma rua, dobre à esquerda e caminhe pela rua 31 até Tudor Place e volte pela mesma rua até encontrar o Porto -Washington Harbour.


Foto 24- O Porto de Washington - Washington Harbor - um lugar de entretenimento com uma bela paisagem do rio Potomac.

Para orientar em Georgetown: as ruas transversais  ao rio são chamadas por número(sentido norte sul) e as ruas paralelas ao rio (leste-oeste) tem nomes em letras.


PRINCIPAIS ATRATIVOS

Entre os principais destaques da área estão:
Georgetown University, Washington  Harbor, Chesapeake & Ohio Canal, Old Stone House, Tudor Place, Christ Church e a Washington National Cathedral.


GEORGETOWN UNIVERSITY

Foto 25- Georgetown University é uma das mais antigas e prestigiadas universidades de Washington DC.

Esta histórica e renomada universidade possui mais de 224 anos e foi fundada em 1789. É a mais antiga universidade católica do país, dirigida por jesuítas. Ocupa uma área de 42 hectares, com vistas para o rio Potomac, onde estão localizados mais de 60 edifícios.

Foto 26- Pátio da mais que centenária universidade Georgetown.





Foto 27- Escultura do Fundador John Carroll da Universidade de Georgetown.

Os principais destaques são o Healy Hall (1785), em estilo flamengo e a capela Dalghren com os seus belíssimos vitrais.

Foto 28- O Healy Hall da Universidade(1785),  em estilo flamengo.
Foto 29 - A capela Dalghren com os seus belíssimos vitrais.

A Universidade possui mais de 14 mil alunos.

Mais informações sobre Georgetown University em: http://www.georgetown.edu/

RUA M - OLD STONE HOUSE

Ao caminhar pela M Street, primeira paralela depois da Freeway, à margem do rio Potomac, você vai encontrar muitas casas elegantes, lojas, bares e restaurantes.

Foto 30- Uma pausa na pedalada para “reabaster” na lanchonete Sweet Green, na rua M.

Esta rua é alcançada através da Memorial Bridge sobre o rio Potomac. Através da rua M você chega até o campus da Georgetown University e atinge a Escadaria que foi utilizada no filme de terror muito famoso “O Exorcista”, (The Exorcist 1973) que teve várias cenas filmadas no campus da Universidade.

Foto 31 - A Escadaria que se tornou famosa no filme de terror “O Exorcista”.

Apresento a seguir algumas imagens da rua M.

Foto 32- Comércio e serviços variados e de qualidade na rua M, Georgetown.


Foto 33- Restaurante na rua M, Georgetown.
Foto 34- Casas típicas na rua M, Georgetown.

OLD STONE HOUSE

Edificação histórica, única remanescente do período pré-revolucionário. A casa pertenceu a um carpinteiro.

Foto 35- A velha casa de pedra é um patrimônio histórico do período pré-revolucionário.

Old Stone Houseconserva as paredes, o revestimento e o piso original. Os jardins são floridos e agradáveis de apreciar.

Foto 36 - Os jardins são floridos e agradáveis de apreciar na velha casa.

 Há uma exposição que reconstitui o modo de vida do século 18 que inclui a culinária.

Foto 37- As paredes, os revestimentos e o piso são originais na Old Stone House.


RUA 31 - 31ST STREET - CHRIST CHURCH, TUDOR PLACE

A rua 31 abriga um conjunto arquitetônico significativo. São igrejas e moradias de padrão alto e estilos diversos.

Foto 38- Conjunto arquitetônico diversificado na rua M.
Foto 39- Conjunto arquitetônico diversificado na rua M.
Foto 40- Conjunto arquitetônico diversificado na rua M.

A seguir apresento o passeio ao longo da rua M e alguns destaques:

Christ Church- Igreja fundada em 1815, em estilo georgiano, foi modificada ao longo do tempo: assumindo o vitoriano (1855) e gótico (1885). Personalidades importantes assistiam aos cultos nesta igreja como George Washington e Robert E. Lee. Hoje é frequentada por deputados e senadores e outros políticos importantes.

Foto 41- Christ Church é uma igreja frequentada por muitos políticos importantes.


Tudor Place- A casa com o agradável jardim foi projetada por William Thomton (que desenhou o Capitólio). Aqui moraram os descendentes de George Washington entre 1805-1984. Parte dos moveis, pratas, porcelanas e retratos são originários de Mount Vernon.

A seguir apresento mais algumas residências que me chamaram a atenção na rua M:

Foto 42- Casas de diferentes estilos na rua M.
Foto 43- Casas de diferentes estilos na rua M.

Foto 44- Casas de diferentes estilos na rua M.


WISCONSIN AVENUE

Principal avenida que corta o centro de Georgetown e atinge a cerca de 2 km até a Catedral de Washington.

Ao longo desta avenida encontram-se lojas comerciais e residências.

Algumas imagens da Avenida Wisconsin encontram-se a seguir:

Foto 45 - Exemplar arquitetônico de destaque na Wisconsin Avenue.



Foto 46- Comércio variado na Wisconsin Avenue.


WASHINGTON NATIONAL CATHEDRAL

Um tesouro histórico, a majestosa estrutura gótica, tem representado um papel vital na história da nação americana que tem unido os americanos na prece e na homenagem a seus líderes. Foi projetada por Philip Hubert Froman e iniciada em 1906, com a presença do presidente Roosevelt.  A sua construção durou 83 anos. Possui 106 gárgulas na fachada e lindos vitrais. 

Foto 47- A majestosa estrutura gótica - Washington National Cathedral - foi construída em 1906.



Foto 48- Este tesouro histórico possui 106 gárgulas na fachada e lindos vitrais. 


Esta imponente catedral, sede da igreja episcopal de Washington,  ergue-se no ponto mais alto da cidade, a mais de 200 metros de altitude. Diversos funerais e casamentos de ilustres foram realizados no local.

Foto 49 - Os jardins da catedral são belíssimos e oferece uma bela perspectiva da Catedral.



Foto 50- Os jardins da Catedral: um lugar de relaxamento e de comunhão com a natureza.



CHESAPEAKE & OHIO CANAL- C&O

Esta via navegável de 296 km, ao longo do rio Potomac, foi utilizada no transporte comercial de bens no período 1828 -1924, entre o rio Potomac de Washington até Cumberland em Maryland e foi transformada em um parque histórico nacional.

Foto 51- Uma via navegável que foi utilizada para transporte ao longo do rio Potomac - Perspectiva 1.



Foto 52- Uma via navegável que foi utilizada para transporte ao longo do rio Potomac - Perspectiva 2.


O trecho do rio em Georgetown é muito  agradável para caminhadas e pedaladas. Você pode contratar passeios guiados pelo Canal.

Foto 53 - Este trecho do Canal C&O é muito  agradável para passeios. Perspectiva 1.



Foto 54 - Este trecho do Canal C&O é muito  agradável para passeios. Perspectiva 2.

Ver mais sobre o canal em: http://www.nps.gov/choh/index.htm


WASHINGTON  HARBOR

Foto 55- Washington Harbor - um lugar agradável com opções de lazer e uma bela vista do rio Potomac. Perspectiva 1.

O arquiteto Arthur Cotton Moore transformou uma área de fábricas e depósitos em prédios com apartamentos nos andares superiores e lojas, restaurantes e escritórios no térreo.

Foto 56- Washington Harbor - um lugar agradável com opções de lazer e uma bela vista do rio Potomac. Perspectiva 2.

Foto 57- Washington Harbor - um lugar agradável com opções de lazer e uma bela vista do rio Potomac. Perspectiva 3.


O Porto é um ótimo lugar para caminhar ao longo do cais, passear de barco e saborear um lanche  no fim de tarde.

Foto 58- Washington Harbor - um lugar de lazer e esportes. Perspectiva 4.


Foto 59- Washington Harbor -um lugar de lazer e esportes. Perspectiva 5.




3 - ROCKVILLE

Rockville, no estado de Maryland, faz parte da Grande Washington DC e fica distante cerca de 40 minutos (de metrô) do centro da Capital. Embora não seja uma área turística é um lugar tranquilo e cheio de muito verde, ausência de muros e pontuada de casas no estilo favorito do americano. Parece com a maioria das pequenas cidades americanas (população de 60 mil habitantes).

Este é sítio oficial da cidade: http://www.rockvillemd.gov/

Rockville é o lugar onde minha irmã e família moram e onde tive a satisfação de estar confortável e me sentir em casa.

Apresento, a seguir algumas imagens de Rockville.

Foto 60- Rockville - Um lugar tranquilo e cheio de muito verde, ausência de barreiras e pontuada de casas ao estilo favorito do americano.


Foto 61- O popular Mall de Rockville.


Foto 62 - A Estação de Metrô - Twin Brook - liga Rockville ao centro de Washington DC, em cerca de 40 minutos.
Eu gostaria muito de ter visitado Annapolis (capital de Maryland) e Alexandria. Infelizmente não tive tempo, mas fica para a próxima vez.


OS MELHORES DE WASHINGTON DC

Aqui está a minha lista dos melhores em Washington DC:

Melhor Museu:National American Indian Museum, pela proposta inovadora no resgate da identidade dos nativos da América, através da arquitetura, paisagismo, organização da coleção, loja, gastronomia. Uma menção honrosa ao Museu da História Americana, por contar a história americana de forma divertida e interessante.
Melhor memorial: Rooselvelt Memorialpela originalidade da proposta em criar espaços ao ar livre e integrá-los com o ambiente natural, além de recheá-los de história e de mensagens do grande líder.  Também amei a proposta do memorial à Martin Luther King, em uma posição privilegiada à beira da lagoa.
Melhor paisagem de água: Tidal Basin-no Mall. A lagoa no Mall, integração entre água, verde e monumentos.
Melhor conjunto urbano e diversidade de casario: Georgetown, pelo charme de seu ambiente histórico e o casario.
Melhor porto e maior animação: O Porto Interno de Baltimore (Baltimore Inner Port), pelo sucesso na renovação da área, pelo evento, pela animação e pela paisagem de água recheada de navios e embarcações.
Melhor atividade/transporte: Pedalar em Washington pelas suas largas ruas e calçadas.
Melhor Espaço Cultural de Teatro e Espetáculos: Kennedy Center pela promoção de grandes espetáculos para todos.
Melhor gastronomia: A de minha irmã (desculpe, faltou a oportunidade de conhecer restaurantes). Devo esclarecer que há ótimos restaurantes  e a gastronomia baseada nos frutos do mar é muito apreciada em Washington.
Melhor espaço de concentração de Museus: National Mall – o espaço cultural que faz parte do caráter da imagem de Washington DC. Saímos mais ricos em cultura.


CONCLUSÃO


A imagem de Washington DC é associada aos marcos que a identificam como sede do Governo Federal - edifícios públicos e monumentos em homenagem aos líderes. Entretanto, ao visitar o lugar você fica surpreendido, pois Washington DC congrega e oferece muitas opções de lazer e cultura, além de muitos parques e elementos arquitetônicos de valor histórico e contemporâneo. O que me impressionou foi a qualidade e amplitude do espaço público e a sua integração com o verde extenso, a água abundante e a arquitetura tradicional e contemporânea  de seus monumentos.  Realmente, uma paisagem digna de ser apreciada e vivenciada!



NOTAS FINAIS:

REFERÊNCIAS PARA O CONJUNTO DE POSTAGENS DE WASHINGTON

Frommer’s Washinton DC - Day-By-Day;  Washington - Seu Guia Passo a Passo (Publifolha), Sítios Oficiais, Material de Folheteria disponível nos diversos locais.


AGRADECIMENTOS: Carlos, Nádia e minhas lindas sobrinhas: Natália, Raíssa e Rebeca pela calorosa acolhida e a minha irmã Angela (companheira de viagem nesta jornada pela América do Norte) pelo compartilhamento das experiências e pela ajuda na leitura e correção dos textos.