domingo, 31 de março de 2013

UNITED STATES 5 – WASHINGTON 2


UMA JORNADA PELOS MEMORIAIS E MONUMENTOS DE WASHINGTON DC E UM PASSEIO À MARGEM DO CANAL DE WASHINGTON

Foto 1 – Margem do Canal Washington – Warf Southwest Waterfront. Um lugar agradável para passear, navegar e degustar frutos do mar.

  
Na postagem anterior UNITED STATES 4 – WASHINGTON D.C. 1 apresentei  os Museus do National Mall, o Triângulo Federal (Federal Triangle), a Casa Branca (White House) e a Colina do Capitólio (Capitol Hill).
Nesta postagem UNITED STATES 5 – WASHINGTON D.C. 2 visito os Memoriais do National Mall; a “Frente d’ Água” do Canal de Washington – Southwest Waterfront, incluindo a belíssima paisagem do passeio Washington Channel Promenade.

Foto 2 – Monumento ao President George Washington, primeiro presidente, pela sua liderança na origem e fundação da Nação ((Nation’s Founding Father).


1 - INTRODUÇÃO

Washington, DC é uma cidade de memoriais e monumentos. Os americanos homenageiam os generais, políticos, poetas e os homens de estado que contribuíram para dar forma à esta grande nação. Visitar os memoriais é conhecer uma parte imortante da história e cultura do povo americano: suas dores, perdas, conquistas e alegrias mais profundas. Portanto, procure informar-se previamente sobre o contexto e biografia do personagem  homenageado para apreciar e valorizar ainda mais a sua visita aos memoriais e monumentos.

A maior parte dos memoriais e monumentos de Washington DC estão situados no National Mall que estava previsto no Plano original de Washington DC, do arquiteto Pierre Charles L’Enfant. Hoje, o espaço é delimitado por museus e abrigam a maior parte dos memoriais dedicados a história do País.

Foto 3 – Thomas Jefferson Memorial, uma homenagem ao terceiro Presidente dos Estados Unidos (1801–1809) e o principal autor da Declaração da Independência (1776).


O National Mall inclui 35 espelhos-d’água e fontes ornamentais, além de 2 mil árvores – olmos. À margem do rio Potomac fica a lagoa Tidal Basin, circundada por milhares de cerejeiras japonesas que florescem na primavera (meados de março – meados de abril), atraindo multidões de pessoas. Este presente do Japão simboliza a união entre as duas nações.

A cada ano, milhões de pessoas visitam o National Mall, os seus Memoriais e Monumentos para divertir-se, comemorar os legados presidenciais, prestar homenagem aos seus líderes e honrar os veteranos da nação, fazer com que suas vozes sejam ouvidas e celebrar o compromisso da nação com a liberdade e igualdade (sítio).

Foto 4 – Monumento em Homenagem ao grande líder pacifista Martim Luther King Jr que realizou o sonho (I have a dream) de que todos tivessem uma vida de liberdade, oportunidade e justiça.

  
2. OS MEMORIAIS E MONUMENTOS DO NATIONAL MALL

Alguns dos ícones e principais monumentos são:

1.       THOMAS JEFFERSON MEMORIAL
2.       FRANKLIN DELANO  ROOSEVELT  MEMORIAL
3.       MARTIN LUTHER KING JR MEMORIAL
4.       KOREAN WAR VETERANS MEMORIAL
5.       LINCOLN MEMORIAL
6.       VIETNAM VETERANS MEMORIAL
7.       NATIONAL WORLD WAR II MEMORIAL
8.       GEORGE WASHINGTON MONUMENT

Ao longo da Tidal Basin ficam os memoriais de Thomas Jefferson Memorial,  Franklin Delano  Roosevelt  Memorial e Martin Luther King Jr Memorial.

Foto 5 -Memorial a Lincoln, 16º Presidente americano (de março até abril de 1865) que liderou o país durante a maior crise interna – a Guerra Civil Americana.

A responsabilidade pela administração e manutenção de todo este patrimônio é do National Parks Service: http://www.nps.gov

Para os monumentos dedicados às forças armadas foi estabelecida em 1923, pelo Congresso, uma Comissão (American Battle Monuments Commission - ABMC) para celebrar os serviços, conquistas e o sacrifício das forças armadas americanas.  A ABMC administra 24 cemitérios miltares no estrangeiro e memoriais em honra aqueles que serviram na Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Foto 6  – O Monumento exigido para homenagear a geração que lutou na Segunda Guerra Mundial foi aberto no National Mall em 2004.


Os monumentos estão dispersos, e a melhor maneira de visitá-los é a pé ou de bicicleta ou fazendo parte de uma excursão.

Listei os 8 monumentos que visitei em uma ordem de acesso aos mesmos, fazendo este percurso a pé, iniciando pelo Thomas Jefferson Memorial e terminando no George Washington Monument.

A  Estação de Metrô mais próxima é: Smithonian.


2.1 THOMAS JEFFERSON MEMORIAL

 
Foto 7 - Memorial em homenagem ao Presidente Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração da Independência (1776).

Thomas Jefferson foi o terceiro Presidente dos Estados Unidos (1801–1809) e o principal autor da Declaração da Independência (1776).

Jefferson foi considerado uma das mais brilhantes lideranças do país e destacava-se por sua cultura elevada: falava 5 línguas fluentemente e era profundamente interessado em vários ramos do conhecimento como a ciência, arquitetura, música, religião e filosofia. Foi o fundador da Universidade de Virgínia. Como orador notável e escritor habilidoso correspondeu-se com muitas pessoas influentes e expandiu o seu pensamento na América e Europa.

Foto 8 – Subindo os degraus do Memorial, você tem uma vista espetacular da cidade.

O arquiteto John Russell baseou-se no amor do Presidente pelo desenho clássico para criar o monumento em sua homenagem. A obra foi inspirada no Pantheon de Roma, uma estrutura circular com colunas, coroada por um domo.

Foto 9 – A obra foi inspirada no Pantheon de Roma, com uma estrutura circulada por colunas e coroada por um domo, para atender ao gosto do desenho clássico do presidente Jefferson.

No interior está localizado a enorme estátua de bronze de Jefferson (5,7 metros) rodeada por inscrições de passagens da Declaração da Independência e de escritos do Presidente.

Foto 10 – No interior da estrutura, está localizada a enorme estátua do Presidente Jefferson (quase 6 metros).

O Memorial está localizado em um dos locais mais estratégicos e de maior beleza capital, à margem da lagoa Tidal Basin, especialmente durante a floração das cerejeiras. Tornou-se uma das atrações mais populares da capital. Do topo da escadaria você pode observar uma das melhores vistas da Casa Branca.

Foto 11 – O monumento está localizado em um dos locais estratégicos e de grande beleza paisagística, a margem da lagoa Tidal Basin.

Sítio oficial: www.nps.gov/thje



2.2 - FRANKLIN DELANO  ROOSEVELT  MEMORIAL



Foi o 32º Presidente dos Estados Unidos da América (1933 – 1945), único a cumpriu quatro mandatos. Durante o seu governo enfrentou a Grande depressão (considerado o pior e mais longo período de recessão econômica do séc. 20) e a Segunda Guerra Mundial (iniciada em 1945).

Foto 12 - O monumento foi dedicado ao Presidente Roosevelt pela sua liderança na luta da América pela paz, bem estar e dignidade humana

Apesar dos grandes desafios, sua visionária liderança e fé na democracia proporcionou esperança a milhões de americanos e o seu extraordinário senso de objetivo proveu coragem para o seu país e inspiração para todos nós.

Aos 39 anos Roosevelt contraiu pólio e nunca mais conseguiu andar. Desenhou a sua própria cadeira de rodas. No entanto, ele permaneceu ativo e continuou sua carreira política. Também, estabeleceu uma fundação e um centro terapêutico para as pessoas que tiveram pólio.

Foto 13 – Escultura do presidente em sua cadeira de rodas no Memorial.

O Memorial foi dedicado a Rooselvelt pela sua liderança na luta da América pela paz, bem estar e dignidade humana, foi dedicado pelo Presidente Clinton em maio de 1997.

Foto 14 - Entrada do Monumento à F.D. Roosevelt - 32º Presidente dos Estados Unidos da América (1933 – 1945), cumpriu quatro mandatos.
O projeto do Memorial é uma das obras primas do arquiteto Lawrence Halprin que utilizou as memórias de Roosevelt  e enfrentou grandes dificuldades nesta tarefa.

O memorial ocupa 3 hectares e está baseado em 12 anos da história americana apresentando uma sequência de 4 salas ao ar livre, uma para cada mandato do presidente.

Foto 15 - Um dos memoriais mais visitados do mall atraem muitos estudantes.
O espaço é cercado por quedas d’águas e gigantescas pedras esculpidas com as famosas frases do Presidente.

Foto 16 – As quedas d’águas e as gigantescas pedras esculpidas com as famosas frases do Presidente integram a natureza e cultura.

As 10 esculturas de bronze do Memorial são extraordinárias e retratam:
- cenas da Grande Depressão (pessoa escutando no rádio o famoso programa do Presidente – fireside chat e pessoas carentes na fila do pão – bread line (George Segal);

Foto 17 – Pessoas na fila do pão – Bread Line – durante a Grande Depressão, retratadas pelo escultor George Segal.
- o presidente e o seu cachorro Fala (um scottish terrier) que seguia o presidente por todos os lugares e adquiriu fama por seus truques e simpatia);

Foto 18 – O presidente e seu amado cachorro Fala que adquiriu fama por seus truques e simpatia.

- a primeira dama Eleanor (a única a ser homenageada em um memorial presidencial).

Foto 19  – A primeira dama Eleanor, a única a ser homenageada em um memorial presidencial.

2.3 - MARTIN LUTHER KING JR MEMORIAL


Foto 20 - “Um homem de consciência ; o movimento de liberdade do qual ele foi um farol; e a sua mensagem de liberdade, igualdade, justiça e amor”.

Uma passagem em direção a Liberdade, uma homenagem a: “Um homem de consciência ; o movimento de liberdade do qual ele foi um farol; e a sua mensagem de liberdade, igualdade, justiça e amor”. No original: A man of conscience; the freedom movement of which he was a beacon; and his message of freedom, equality, justice and love.

O memorial à Martin Luther King Jr homenageia a sua contribuição nacional e internacional na realização de um sonho (I have a dream) de que todos tivessem uma vida de liberdade, oportunidade e justiça. Em 1996, foi autorizada a construção do monumento e criada uma fundação para realizar esta obra: “Building a Dream”. O projeto foi realizado e o memorial foi aberto em 22 de agosto de 2011.


Foto 21 - Um dos mais importantes líderes mundiais em defesa dos direitos civis dos negros através de uma campanha de não violência e de amor ao próximo e tolerância.


Um grande ativista político americano, pastor e negro, Dr King (15 de janeiro de 1929 - 4 de abril de 1968)  tornou-se um dos mais importantes líderes mundiais em defesa dos direitos civis dos negros através de uma campanha de não violência e de amor ao próximo e tolerância. Foi assassinado em 1968, aos 39 anos. A realização de seu sonho de liberdade e justiça sedimentou a fundação dos Estados Unidos da América para todos os cidadãos independente de raça, cor ou credo.

Foto 22  - A realização de seu sonho de liberdade e justiça sedimentou a fundação dos Estados Unidos da América para todos os cidadãos independente de raça, cor ou credo.

Sua mensagem de amor e tolerância através de seus eloquentes discursos e escritos inspiram até hoje aqueles que buscam  um mundo melhor e mais justo.  Dezenove de suas mensagens estão  talhadas nos painéis de granito que estão  voltados para a lagoa Tidal Basin.

O processo de construção do memorial foi muito controverso e levou a criação de um movimento “King is Ours” (King é nosso) que liderou uma campanha que exigia um artista de descendência afro-americana para realizar o projeto e a utilização de granito americano no monumento.

Por fim, o memorial foi projetado pelo artista chinês Lei Yixin e construído em granito branco originário da China.

A concepção do monumento foi inspirada na frase de King: "Com esta fé nós poderemos extrair de uma montanha do desespero uma pedra de esperança". O conjunto apresenta a Montanha do Desespero (Mountain of Despair), representada por duas esculturas, e a Pedra da Esperança, onde está esculpida a imagem de King (9 metros de altura).

Foto 23 – A montanha do Desespero no Monumento dedicado a King.



Foto 24 – A pedra da Esperança no Monumento dedicado a King.

Apesar de toda a polêmica, acho que os americanos e todos os visitantes herdaram um memorial lindo em um cenário privilegiado.

Foto 25 – Um memorial inovador em um cenário privilegiado.




2.4 - KOREAN WAR VETERANS MEMORIAL

Foto 26 – A Liberdade não é livre: mais de 1,5 milhão de americanos receberam o chamado para defender um país que nunca conheceram.

A imagem de 19 esculturas gigantes de soldados em uma patrulha de campo e vestidos de forma identica, com seus capacetes, capas de chuvas e instrumentos de batalha, é assustadora.  Um parede de granito tem um mural com as faces de 2.400 soldados sem nomes onde está inscrito: “Freedom is not Free” (Liberdade não é livre).

Foto 27 - Esculturas gigantes mostram soldados em uma patrulha de campo.

A Pool of Remembrance (Espelho de Lembrança) homenageia  todos os soldados que foram feridos, mortos ou perdidos em ação nesta guerra (entre 26 de junho de 1950 e 27 de julho de 1953).

Foto 28 – O espelho d’água – Pool of Remembrance – uma lembrança a todos que pereceram entre 1950 – 1953.
A obra foi projetada pelos arquitetos Cooper-Lecky Architects e as esculturas foram criadas por Frank C. Gaylord, e aberta em 27 de julho de 1995. O memorial foi estabelecido pela: American Battle Monuments Comission e a Korean War Veterans Memorial Advisory Board.

O Memorial lembra aos visitantes uma guerra esquecida por muitos e homenageia aqueles que deram suas vidas, distantes de casa. Mais de 300 mil americanos serviram na Guerra da Korea.

Uma inscrição no monumento diz:  “Our Nation honors her sons and daughters, who answered the call to defend a country they never knew and a people they never met.”  Em tradução livre para o português: Nossa nação homenageia seus filhos e filhas que atenderam o chamado para defender um país que eles nunca conheceram e pessoas que eles nunca encontraram.”

Foto 29 - “Our Nation honors her sons and daughters, who answered the call to defend a country they never knew and a people they never met.” 




2.5 - ABRAHAM LINCOLN MEMORIAL



Lincoln foi o 16º Presidente americano e exerceu dois mandatos (março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865). Liderou o país durante a maior crise interna – a Guerra Civil Americana. Dedicou-se, em grande parte do mandato, ao combate aos separatistas – Estados Confederados da América (sul) preservando a União e tomou medidas que levaram a abolição da escravidão, promulgando a Proclamação da Emancipação (1983) e promovendo a aprovação da Décima Terceira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América.

Foto 30 – Um templo clássico, onde a memória de Abraham Lincoln é colocada no santuário para sempre assim como no coração de todos para quem ele salvou a União.

Enquanto George Washington é considerado o Fundador da União, Lincoln é chamado o Salvador desta nação por impedir a cisão do País, pela Guerra Civil. Avançou na causa da liberdade humana e igualdade. Morreu assassinado em 1865 – alguns dias depois do término da Guerra.

Em cima da estátua de Lincoln está inscrito: “In this temple, as in the hearts of the people for whom he saved the Union, the memory of Abraham Lincoln is enshrined forever." A página oficial do monumento cita: “Beneath these words, the 16th President of the United States-the Great Emancipator and preserver of the nation during the Civil War-sits immortalized in marble. As an enduring symbol of freedom, the Lincoln Memorial attracts anyone who seeks inspiration and hope.”

Foto 31 – O monumento a Lincoln que atrai todos aqueles que buscam inspiração e esperança.

O arquiteto Henry Bacon projetou um Templo Grego de mármore (1914) com 36 colinas dóricas que representam os estados da União naquela época.

Foto 32 -  As 36 colinas dóricas representam os estados da União naquela época.

A enorme escultura de Lincoln (6 metros), no meio do recinto é de Daniel Chester French é cercada de inscrições. A estátua retrata um Lincoln comtemplativo em meados da Guerra Civil, lutando com o problema de manter a União (Union) unida e avançar na causa da liberdade humana e iqualdade.

Foto 33 - A estátua retrata um Lincoln comtemplativo em meados da Guerra Civil, lutando com o problema de como manter a União (Union) reunida e avançar na causa da liberdade humana e iqualdade.

Em cima da estátua de Lincoln está inscrito:

In this Temple
As in the hearts of the people
For whom he saved the union
The memory of Abraham Lincoln
Is enshrined forever.

O Memorial tem sido local de muitas palestras e eventos desde 1922, inclusive uma das mais notáveis: a de Dr. Martin Luther King, Jr.’s “I Have a Dream”, palestra de 1963.

Foto 34 - A visão do National Mall, do alto do Memorial de Lincoln, ao longe o monumento à George Washington

Faça um passeio virtual no Lincoln Memorial:


2.6 - VIETNAM VETERANS MEMORIAL

Foto 35  – O Vietnam Veterans Memorial homenageia mais de 58 mil homens que morreram na Guerra do Vietnam.

O Memorial homenageia mais de 58 mil homens e mulheres que morreram na Guerra do Vietnam entre novembro de 1955 e abril de 1975 (quase 20 anos de luta). O monumento compõe-se de duas placas de granito preto que parecem brotar da terra ao encontro de cada uma, aumentando em altura e se juntando para formar um grande “V”.

Foto 36 - Duas placas de granito parecem crescer da terra como uma cicatriz – significando a cisão que esta guerra foi para os americanos.

O memorial foi desenhado em 1980 por uma estudante como se fosse uma cicatriz evocando a cisão que esta guerra criou para os americanos. Os nomes dos mortos estão inscritos na pedra reflexiva. Familiares e amigos deixam lembranças em frente ao memorial, em homenagem aos seus queridos mortos.

Foto 37 – Os nomes dos mortos estão gravados em uma placa reflexiva.

 
Foto 38 - Lembranças deixadas pelos parentes e amigos.

Próximo ao memorial, está uma estátua em tamanho natural que representa 3 jovens combatentes.

Foto  39 - Estátua na frente do Memorial do Vietnam representando 3 jovens combatentes.

2.7 - NATIONAL WORLD WAR II MEMORIAL

1910 Foto 40 – Americans came to liberate, not to conquer, to restore freedom and to end tyranny
Depois de muita controvérsia para não alterar e obstruir a paisagem do Mall face às demandas de ativistas para a construção de um monumento em homenagem a  geração que lutou na Segunda Guerra Mundial, foi projetado um dos monumentos mais novos no National Mall,  que parece ter atendido às exigências. Foi aberto em 29 de abril de 2004.

A Segunda Guerra Mundial (Second World War) durou de 1939 – 1945 e envolveu a grande maioria das nações do mundo, incluindo as mais poderosas, que formaram duas alianças militares opostas, e terminou com a vitória dos Aliados (protagonizado pelos Estados Unidos da América e seus principais aliados).  O mais terrível e mortal combate da história mundial resultou em mais de 60 milhões de mortos no mundo e mais de 400 mil americanos mortos em combate.

Foto 41 - O Monumento em homenagem a geração que lutou na Segunda Guerra Mundial, foi aberto em 2004.
Uma inscrição na entrada do monumento traduz  o significado da finalidade do Memorial:

Americans came to liberate, not to conquer, to restore freedom and to end tyranny

Foto 42 – Na inscrição do painel: Eles lutaram juntos como irmãos-de-armas ; Eles morreram juntos; E agora eles dormem lado a lado. Para eles nós temos uma solene obrigação.

A obra tem formato oval, com dois arcos representando os campos de guerra do Pacífico e do Atlântico. Foi construído em bronze e granito, com 56 pilares, ornados por coroas, que representam a unidade dos estados e territórios na decisão de entrarem na guerra.

Foto 43 - Arco representando o Campo de Guerra do Pacífico.
Foto 44 – Arco representando o Campo de Guerra do Atlântico.
  
As 4 mil estrelas douradas esculpidas no Painel da Liberdade (Freedom Wall) significam os americanos que morreram lutando entre 1941-1945 (uma para cada 100 mortos).

 
Foto 45 - Os 56 pilares de bronze e granito representam a unidade dos estados e territórios na decisão de entrarem na guerra.

Mais de 2/3 do memorial é constituído por grama, plantas e água, incluindo as quedas d’águas que circulam a parede de estrelas e um “Circle of Remembrance” - Círculo de Lembranças – delimitado por um muro de pedra.

Sobre mais inscrições neste memorial:

Sobre o sítio official: www.iimemorial.com


2.8 - WASHINGTON MONUMENT

 
Foto 46  - O Monumento homenageia George Washington, primeiro presidente e fundador da nação (Nation’s Founding Father), 

O Monumento homenageia George Washington, primeiro presidente pela sua liderança na origem e fundação da Nação ((Nation’s Founding Father). O presidente serviu por dois mandatos (1789-1797) e recusou um terceiro.

Robert Mills concebeu este proeminente monumento, a mais alta estrutura em pedra, erguida na cidade. O monumento é visível de muitos pontos da cidade. Sua construção foi concluída em 1884, pelo US. Arm Corps of Engineers. A sua forma é marcante é reconhecida por todos: um obelisco de cor branca a oeste do National Mall.

Foto 47 – A sua forma é marcante é reconhecida por todos: um obelisco de cor branca a oeste do National Mall.

No dia 23 de agosto de 2011 um terremoto, cujo epicentro foi em Virgínia afetou alguns monumentos e danificou o Washington Monument. Em virtude dos trabalhos para a recuperação o monumento estava temporáriamente fechado.

Foto 48 – Uma perspectiva do monumento de Washington, no sentido do National Mall.


Normalmente, um elevador leva o visitante para o topo, onde se observa uma vista espetacular da cidade. Um anfiteatro localizado na base abriga eventos, incluindo concertos, espetáculos ao ar livre, cerimônias comemorativas e protestos. Na base do monumento,  50 bandeiras simbolizam os estados americanos.
1905 Foto 49 - Na base do monumento,  50 bandeiras simbolizam os estados americanos.




3 - A “FRENTE D’ ÁGUA” DO CANAL DE WASHINGTON – SOUTHWEST WATERFRONT


Depois de um extenso e intenso programa cultural e de muito aprendizado e emoção que tal degustar frutos do mar a beira do Canal de Washington? Recomendo verificar a hora de fechamento do mercado e dos restaurantes.

A partir do Thomas Jefferson Memorial, atravesse a Outlet Bridge, e siga a esquerda, em direção ao sudoeste, para atingir a Washington Channel Promenade.

Na postagem anterior cito os roteiros culturais de Washington DC , um destes roteiros históricos incluem o Southwest:  http://www.culturaltourismdc.org/things-do-see/historic-neighborhoods/southwest.


Foto 50 – Placa Turística do Roteiro Cultural de Washington DC – Southwest.

À margem do Washington Chanel, paralelo ao rio Potomac, você vai encontrar uma comunidade ativa que oferece serviços de restaurantes, passeios de barcos e várias outras atividades aquáticas.

Foto 51 - Painel na área ao longo do Washington Canal.


Você vai se deliciar com uma paisagem colorida de águas e barco e com o aroma dos frutos do mar. À oeste você pode visitar o Forte Lesley, um marco histórico estabelecido em 1794 que é considerado um dos mais antigos postos militares do país.

Foto 52 – Passeios de barcos são oferecidos a partir desta marina.

Apresento a seguir duas imagens do meu passeio, à margem do Canal.

Foto 53 - Passeio, à margem do Canal – Perspectiva 1
Foto 54 - Passeio, à margem do Canal – Perspectiva 2

O mercado de peixe é o atrativo mais popular, com vários negócios de peixes, cozidos e frescos e petiscos diversos para você comer lá ou levar para degustar mais tarde.

Foto 55 – Mercado de Frutos do Mar 1 – Frescos e prontos para degustar.

Foto 56 – Mercado de Frutos do Mar 2 - Frescos e prontos para degustar.

Destaco o Captain White – Seafood City e o Jessie’s Cooked Seafood que oferecem uma variedade grande de frutos do mar: ostras, patas de carangueijo, camarões no vapor, bolinhos de carangueijo, sopas,  carangueijos cozidos, camarões picantes.

Foto 57 - Uma variedade rica de peixes, crustáceos e moluscos - 1

Foto 58 - Uma variedade rica de peixes, crustáceos e moluscos - 2


Foto 59 - Uma variedade rica de peixes, crustáceos e moluscos – 3


Para mais informações sobre a área consulte: http://www.swdcwaterfront.com/index.htm



4 – CONCLUSÃO


Depois de uma emocionante jornada cultural através dos memoriais e monumentos de Washington DC, que homenageiam os líderes mais ilustres e os seus filhos que serviram a pátria em lugares tão distantes, aprendemos sobre os ideais e valores que consolidaram esta solidariedade e espírito de luta dos cidadãos americanos na realização do compromisso por uma sociedade livre e democrática para todos.

Na próxima, voltarei com a última postagem de Washington DC explorando outros lugares surpreendentes.

Abraço,

Santamaria


NOTA: Deixei as quotações e mensagens escritas em inglês para aqueles que sabem esta língua, mas tentei traduzir a maioria, de forma livre, para ajudar aqueles que tem dificuldade. Como a maioria já sabe, a tradução é uma tarefa difícil e exige bastante experiência e uma formação profunda no estudo da língua. 

Para aqueles interessados deixo alguns sites que traduziram alguns pensamentos dos líderes a que me refiro neste blog.