segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

UNITED STATES 2 - NEW YORK 2


NEW YORK, NEW YORK – PARTE 2


Lembro que organizei as postagens de Nova York City em três partes, seguindo a sua divisão geográfica: UPPERTOWN (parte alta da cidade), MIDTOWN (parte do meio da cidade)  e LOWER TOWN (parte de baixo da cidade).

Os limites aproximados dessas áreas são:
UPPERTOWN - A PARTIR DA RUA 59 (ENTRADA DO CENTRAL PARK) EM DIREÇÃO AO NORTE
MIDTOWN - ENTRE A RUA 59 E A RUA 14(INCLUI TAMBÉM CHELSEA)
LOWER TOWN - DA RUA 14 ATÉ A PONTA DA ILHA EM DIREÇÃO AO SUL

Na primeira postagem apresentei a parte de cima de NYC – UPPERTOWN - onde se destacam os grandes museus de NYC, o Lincoln Center e outras atrações imperdíveis.

Apresento nesta segunda postagem de NYC as paisagens da Midtown (“a parte do meio da cidade”), onde se localiza o Rockefeller Center, o Theater Distritc (Broadway,  Times Square) e os bairros de Chelsea, Gramercy e Hell's Kitchen. Estendo um pouco mais e incluo Greenwich Village, Little Italy e Chinatown.

Foto 1 –  The Big Apple: Eat it! Drink, Play…Enjoy and love America at Times Square.


PRINCIPAIS ATRATIVOS NA PARTE MÉDIA DA CIDADE - MIDTOWN

Vou apresentar a seguir os principais atrativos na MIDTOWN: Times Square; Bryant Park; NY Public Library; Empire State Building; Grand Central Terminal; Chrysler Building; United Nations Plaza/Secretariat Building;  Madison Square; Union Square;  Pier 83 - Circle Line Boat Tour; Intrepid Sea-Air-Space Museum. Acrescentei as seguintes comunidades por estarem próximas:  Greenwich Village;  Little Italy; Chinatown.

Foto 2 O império encantado de Disney, do Basketball e das Grandes Marcas se reunem em Times Square.


1 TIMES SQUARE – THE CROSSROAD OF THE WORLD – A ENCRUZILHADA DO MUNDO

Times Square é apresentada como a Esquina do Mundo. Um lugar mágico que realiza nossos sonhos mais românticos, musicais e artísticos. Dezenas de grandes espetáculos e musicais maravilhosos acontecem aqui nesta esquina do mundo onde a fantasia e a realidade se encontram.


Foto 3 – O Distrito dos Teatros: Um Reino da  Fantasia onde os heróis do mundo se encontram.

Na verdade, esta encruzilhada é o coração do Distrito dos Teatros (Theater District) e compreende duas praças:  Times Square (ao sul), Duff Square (ao norte) e o trecho da avenida Broadway entre as ruas 42nd e a 47th.

Considerada uma das maiores e mais movimentadas interseções comerciais mundiais e centro da industria de entretenimento do mundo, Times Square recebe aproximadamente mais de 39 milhões de visitantes. No dia 31 de dezembro  acontece todos os anos a famosa celebração do Ano Novo que atrai mais de um milhão de pessoas. O evento é marcado pela descida da grande bola iluminada (de quase dois metros de diâmetro) utilizando tecnologias avançadas – Times Square Ball Drop - na contagem regressiva do fim do ano. A  descida da bola é feita de forma contínua desde 1907  (exceção dos anos de 1942 e 1943 por conta da guerra).

Foto 4 - Times Square, ao norte, onde as festividades do Ano Novo tem lugar!

Planejando participar deste evento no Próximo Ano? Planeje com bastante antecedência pois o controle de acesso durante as festividades de Ano Novo em Times Square é rigoroso. Esqueça champanhe e bebidas porque não é permitido o uso.  Também agasalhe-se bem pois a temperatura média no rigoroso inverno de NYC é de 1º (um grau centrígado Celsius). Mas, não desanime porque a festa será inesquecível!

Foto 5 – Times Square, ao sul, em direção a rua 42nd.

No Theater District estão concentrados os famosos teatros da Broadway, cinemas, restaurantes, hotéis e muitos outros negócios de entretenimento e vitrine das grandes marcas mundiais.

Este Distrito fica compreendido entre as ruas 40th e 54th no sentido norte e entre as avenidas Sixth Avenue and Eighth Avenue no sentido oeste. Alguns pontos são bem conhecidos como o Great White Way – o grande caminho iluminado desde 1880 -no trecho da Broadway e o Theatre Row, localizado na rua 42, trecho entre as avenidas Ninth e Eleventh, consideradas uma extensão do Distrito Off-Broadway.

No zoneamento tradicional da cidade esta área é gerenciada por uma organização – The Times Square Alliance – que tem investido na melhoria deste Distrito. Desde a sua requalificação iniciada em 1980, Time Square transformou-se de uma área decadente e perigosa - a red-light district que concentrava negócios de prostituição e vinculados ao sexo (1960 – 1970),  em um lugar seguro, resplandecente e um destino turístico familiar. Lembram dos filmes Taxi Driver e Midnight Cowboy que retratam este cenário?

Foto 6 – Times Square – Uma vitrine disputada pelas grandes marcas.
Alguns sítios interessantes sobre Times Square:


Para informações no local visite o “Times Square Information Center”, que funciona no Embassy Theater, na Seventh Avenue entre as ruas 46th e 47th.

Do lado oposto ao Centro de Informações está a bilheteria do TKTS (você pode adquirir ingressos do dia com desconto), sob a escadaria de vidro vermelho que serve para observar e participar dos grandes eventos ou simplesmente observar o espetáculo das luzes diárias deste feérico palco. Comenta-se que a escadaria foi inspirada nos famosos "Degraus Espanhóis" da Praça Espanha, em Roma.

Não visitou ainda o Museu de Cera de Madame Tussaud (famoso em Londres)? Esta é uma oportunidade de encontrar personalidades famosas em cera/silicone, no tamanho real (são réplicas perfeitas), como Abraham Lincoln, Martin Luther King, President Barack Obama...  (www.nycwax.com ). O convite é: Quem você quer encontrar? Líderes políticos, Astros de Hollywood, Astros do Pop, personagens históricas... vivos e mortos?

Foto 7 – O mais famoso museu de cera do mundo. Quem você quer encontrar? O "Acredite se Quiser"
tem um coleção vasta de elementos bizarros.


O Ripley Believe it or Not (em tradução literal: Acredite se quiser) é vizinho ao Museu de Cera. No mesmo estilo da filial em Londres, abriga uma coleção vasta de elementos bizarros (veja blog de Londres). Informações sobre a filial de NYC: http://www.ripleysnewyork.com/index.cfm

Neste trecho, ficam os famosos stúdios ABC Studio, onde é transmitido (desde 1975) um dos mais populares programas do país:  Good Morning America (http://gma.yahoo.com/ ) e MTV Studio que grava o famoso programa Total Request Live (http://www.mtv.com/shows/trl/series.jhtml#moreinfo).

Os anúncios publicitários animados em “neon” e “LED” tem tornado esta área um dos ícones e um símbolos da prosperidade americana e do mundo onde brilham estrelas das famosas marcas mundiais: TOSHIBA, NASDAQ, COCA-COLA, SAMSUNG...

Visite Times Square de dia e de noite. À noite  aprecie (sem custos) o espetáculo de luzes, cores, movimento.  Aos que se preocupam com o consumo energético, informo que já são utilizados vários displays movidos a energia eólica e solar. A tendência é reduzir o consumo energético com mais qualidade.

Foto 8 – Time Square é uma festa a noite!
Foto 9 – Até a Lady Liberty (a direita, no primeiro plano) sai para divertir-se em Times Square.

Abaixo está minha lista dos espetáculos da Broadway que eu pretendo assistir:

Chicago (filme do mesmo nome, em estilo cabaré);
Mary Poppins (um clássico de Disney, história engraçada, coreografia e cenários lindos);
Mamma Mia! (Comédia, filme do mesmo nome);
The Lion King (um clássico de Disney com músicas de Elton John);
Wicked (As bruxas de OZ);
The Phantom of The Opera (um clássico e o mais antigo: 24 anos. Músicas lindíssimas de Andrew Lloyd Webber);
Billy Elliot (um clássico do cinema com músicas de Elton John);

Sugiro um sítio com informações interessantes sobre os espetáculos da Broadway: http://www.ilovenytheater.com/pt/show.php?show=330

Foto 10 – Mary Poppins, um dos clássicos de Disney e uma das superproduções mais antigas da Broadway, 25 anos em cartaz.

Sobre a BROADWAY STREET:

Esta rua é famosa internacionalmente por concentrar a indústria americana do teatro, no trecho entre a rua 47th e a rua 42nd. Entretanto, a Broadway se estende do norte ao sul da ilha Manhattan atingindo o Bronx. Com cerca de 29 km no total (24km  em Manhattan) esta rua corta diagonalmente as principais ruas, iniciando no Bowling Green (Financial District) até o Bronx (Norte).


2 - RUA 42 STREET DO RIO EAST AO RIO HUDSON

A Rua 42nd é uma das maiores ruas que cruzam a cidade de NYC no distrito de Manhattan e conecta os dois rios: a oeste o rio Hudson e a leste o rio East.

Considero esta rua espetacular pelas edificações e atrativos mais conhecidos que fazem parte de sua paisagem: no lado oeste a partir da 5th AvenuePublic Library, The Port Authority Bus Terminal, Times Square e no lado leste: United Nations Headquarters, Chrysler Building, Grand Central Terminal além de muitos outros.

Para a classificação dos edifícios desta postagem utilizei a listagem dos "Favoritos da Arquitetura Americana", pesquisa online realizada pelo Instituto Americano dos Arquitetos, onde o primeiro dos favoritos é o Empire State Building e o segundo é White House (Casa Branca). Veja os favoritos em: http://favoritearchitecture.org/afa150.php.

Para os interessados e amantes da arquitetura recomendo: http://nyc-architecture.com/


A rua 42nd está distribuída em dois trechos, tendo como ponto de partida a Fifth Avenue (Quinta Avenida): a leste - East 42nd Street e a oeste - West 42nd  Street.


NO TRECHO EAST 42nd STREET

A seguir destaco alguns atrativos neste trecho da rua 42nd, iniciando na Quinta Avenida (5th Avenue) em direção ao Rio East.

GRAND CENTRAL TERMINAL (CGT)

Aberto em 1871, o terminal foi reconstruído em 1913 e 1994-2000. Fica entre a 42nd e Park Avenue. Considerada a maior estação ferroviária do mundo em número de plataformas em dois níveis (44) ocupa cerca de 19 hectares. Ocupa o 13º lugar na lista America’s Favourite Architecture.

Considerada patrimônio histórico nacional (National Historic Landmark (1976) e da cidade de NYC (1967) foi concebido pelos arquitetos Reed and Stem; Warren and Wetmore. O Terminal é um exemplar Beaux-Arts que expressa o estilo neoclássico de arquitetura difundida pelas instituições acadêmicas de Belas Artes de Paris, onde conhecidos arquitetos americanos foram formados. A Beaux-Arts influenciou profundamente a arquitetura dos Estados Unidos entre 1880-1920.

Foto 11 – O Grand Central Terminal, um exemplar neoclássico do patrimônio nacional e da cidade de NYC.

Outro patrimônio listado é o Viaduto – Grand Central Terminal Park Avenue Viaduct (1983) construído também em estilo Beaux-Arts, em 1919 para melhorar a acessibilidade ao Terminal e quadras próximas.

O Hall principal é o coração da estação, com cerca de 84 metros de altura e 38 metros de largura. O centro de informações está neste lugar de encontro. O valioso relógio com suas 4 faces é um ícone.

Em frente a estação estão as esculturas de Minerva, Hércules e Mercúrio desenhadas pelo escultor francês Jules-Felix Coutan. Tem uma altura de 14,6 metros e o relógio possui 4 metros de circunferência.

Foto 12 – O Viaduto, na frente a Estação, em estilo Beaux-Arts (1919) é tombado como patrimônio nacional.

O teto da estação decorado com a esfera celestial (Paul Helleu and Charles Basing, 1912) foi revelado na restauração de 1998 que deixou a fuligem resultante da poluição de tabaco e nicotina como um alerta aos visitantes.

O projeto do Terminal é inovador com uso de rampas ao invés de escadas e criação de um segundo nível de acesso para chegadas e saídas de passageiros.

A Estação recebe cerca de 20 milhões de visitantes ao ano e oferece um  complexo com 68 lojas, 35 locais para refeições e um calendário cheio de eventos. Visite o Terminal e planeje sua visita no sítio oficial: http://www.grandcentralterminal.com/

Faça uma visita virtual pela estação em: http://archive.org/details/VideoTourOfGrandCentralTerminal

Tenha uma experiência gastronômica inesquecível no Grand Central Oyster Restaurant: http://www.oysterbarny.com/. Recomendo os frutos do mar. Veja o cardápio.




CHRISLEY BUILDING

Foi concluído em 1930 está localizado entre a 42nd e a Lexington Avenue. Tem 319 metros de altura e foi considerado o mais alto do mundo até 1931 com a construção do Empire State Building. Hoje ocupa a posição de 4º mais alto de NYC.  Foi planejado para a fabricante de carros Chrysley como tributo ao automóvel. 

Foto 13 - O Chrisley Building e seu perfil diferenciado no céu de NYC - Projetado em  1931, como um tributo ao automóvel.
O edifício foi projetado por William Van Alen em estilo Art Deco inspirando muitos arquitetos. Trata-se de um exemplar magnífico da arquitetura ArtDeco:  as quinas do andar 61º são adornadas por águias e no andar 31º, por replicas de “capas dos radiadores” de carros. O topo do edifício é composto por 7 terraços adornados que formam uma coroa de aço que é iluminada por cores diferentes a noite. O perfil do Chrisley é destacado no céu de NYC.

Foto 14 - Chrisley Bulding: um exemplar magnífico da arquitetura ArtDeco:  as quinas do andar 61º são adornadas por águias e no andar 31º, por replicas de “capas dos radiadores” de carros.

Ocupa o 9º lugar na lista de Favoritos da Arquitetura Americana pelo Instituto Americano dos Arquitetos. Também é o meu favorito entre os dez primeiros lugares.

Foto 15 - O topo do edifício Chrisley é composto por 7 terraços adornados que formam uma coroa de aço que é iluminada por cores diferentes a noite.

FORD FUNDATION BUILDING

O edifício commercial de escritórios – Ford Foundation Building – foi projetado pelo arquiteto Kevin Roche em 1963 e concluído em 1968. Uma obra da Arquitetura Moderna Internacional (pós-modernismo), com 12 andares.

Foto 16 – Este edifício, projetado pelo arquiteto Kevin Roche (1963-1968) é uma obra exemplar do pós-modernismo.

Foi criado um atrio com espaçoso jardim interno que foi o primeiro do tipo de espaços públicos internos na busca de resgatar a função social do modernismo e integrar  o edifício com o sua paisagem e vizinhança. Usa colunas de aço que formam uma modura estrutural de elementos verticais de concreto e largos painéis de vidro.

Foto 17 – O átrio é o seu ponto de destaque com um espaçoso jardim interno, modelo de espaço público.


SEDE DA ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

A sede da United Nations que inclui a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança, é um complexo de edifícios que foi concluída em 1952, as margens do rio East. É considerado um território internacional.

Foto 18 - Sede da ONU - United Nations, vista das margens do rio East.

Ocupa uma área de quase 70 mil metros quadrados às margens do rio East. Limita-se com a First Avenue, a oeste, a leste, com o rio East, ao sul com a 42nd e ao norte com a 48th.

United Nations, abreviada por UN (em inglês) e ONU (em francês e espanhol) é uma organização internacional que tem como objetivos  facilitar a cooperação internacional em segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos, direito internacional e paz. Foi fundada em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial e tem um total de 193 estados membros. Tem escritórios em Geneve, Nairobi e Viena. Sítio Oficial:  http://www.un.org/.

Foto 19 - O projeto da sede da ONU, teve como base a proposta de Niemeyer/Corbusier  de uma lista de 50 projetos de arquitetos de todos os países.

Para a construção de sua sede, a ONU montou uma equipe de arquitetos de diversos países sob a coordenação do arquiteto Wallace Harrison. A equipe de arquitetos incluiu Oscar Niemeyer do Brasil e Le Corbusier (França/Suiça)  que analisou 50 projetos e teve como base a proposta de Niemeyer/Corbusier.

Foto 20 - O Edifício da ONU ocupa a posição 111º na lista America’s Favourite Architecture.

Foto 21 – E lá no final da rua 42nd East você pode observar o rio East, sob os viadutos.


NO TRECHO WEST 42nd  STREET

Este trecho inicia na Fifth Avenue e termina no Rio Hudson.


PUBLIC LIBRARY – BIBLIOTECA PÚBLICA

Um exemplar dos belíssimos palacetes que existiam na cidade abriga a Biblioteca pública de NYC. Trata-se de uma elegante mansão no estilo Beaux-Arts (1911) com colunas coríntias revestidas em mármore branco. As escadarias triunfais são guardadas por dois imponentes leões esculpidos chamados Astor e Lenox, em homenagem aos benfeitores da biblioteca, mas depois apelidados de Paciência e Fortitude. Fica situada na esquina da Fifth Avenue e rua 42nd.

Foto 22 - A Biblioteca Pública de NYC - uma elegante mansão no estilo Beaux-Arts (1911), terceira  do mundo no tamanho do acervo, a primeira é a do Congresso Americano.

Atualmente a New York Public Library compreende 87 bibliotecas distribuídas em Manhattan, Bronx e Staten Island. Esta rede contém um acervo de mais de 44 milhões de livros, mapas e vídeos, etc, apenas superado pela Biblioteca do Congresso em Washington (Library of Congress) e a Biblioteca Britânica (British Library) na Grã-Bretanha. O sistema de empréstimo é gratuito.

Mais informações consulte o Site Oficial: http://www.nypl.org/

BRYANT PARK

Este agradável parque fica por trás da Biblioteca Publica. Um óasis no meio da cidade. 

Foto 23 – Bryant Park, um oásis no meio da cidade.
Foto 24 - Bryant Park, depois de visitar a biblioteca, faça uma pausa para apreciar este agradável espaço verde.
Algumas cenas da rua 42nd.

Adicionar legenda


Foto 25 – Never Stop Playing! Fiquei fascinada pelas fachadas de vidro, aço e seus efeitos brilhantes da rua 42th.

Foto 26 – Muitas fachadas espelhadas na rua 42nd, atraem o olhar.

Nas margens do Rio Hudson (entre as ruas 42nd e a 45th ) encontram-se o Pier 83 Circle Line Boat Tour e o Intrepid Sea-Air Space Museum.


PIER 83 CIRCLE LINE BOAT TOUR

Já comentado na Parte 1 da Postagem: UNITED STATES 1 – NEW YORK 1, O Pier 83 é o lugar de embarque para roteiros aquáticos ao longo do rios Hudson e East. Faça um passeio imperdível ao longo da Ilha para observar o seu skyline e acessar os tesouros de seu patrimônio histórico-cultural e paisagístico como as suas ilhas: Ellis Island e Liberty Island. Há várias opções de passeios com roteiros e tempos variados que duram de 75 minutos a 3 horas. Sem dúvida, a melhor opção para desfrutar de uma visão da cidade a partir de suas águas. Os barcos chegam próximos da Estátua da Liberdade (Liberty Statue).

Foto 27 – O rio Hudson no final da rua 42nd West. Muitas opções de transporte aquático, incluindo o táxi aquático (Water Taxi).

Consulte o sítio e planeje o seu passeio: http://www.circleline42.com/new-york-cruises/home.aspx. Há opções de várias línguas no site, inclusive português.

No mesmo pier há opções de várias modalidades de embarcações como o táxi aquático: www.mywatertaxi.com

Foto 28 – Explore NYC de barco e de bike.
Para opções de passeios de bicicleta e barco, consulte: bikenewyorkcity.com


INTREPID SEA-AIR SPACE MUSEUM


O USS Intrepid foi um dos maiores porta-aviões da marinha americana, utilizado na 2ª Guerra Mundial (national historic landmark). O museu utiliza o próprio porta-aviões para exibições e reúne um conjunto de diversos equipamentos militares como caças, submarinos, concorde, ônibus espaciais e outros artefatos originais e atividades relacionadas a aviação. Um excelente programa para quem gosta de aviação.

Foto 29 – Um museu dedicado ao mar, ar e espaço em um porta-aviões de verdade - USS Intrepid

O museu é dedicado a exibição e interpretação da história, ciência e serviços relacionados a vida do USS Intrepid e oferece muitas exposições interativas e de simulação.

Na ocasião de minha visita a NYC, fui testemunha da chegada do ônibus espacial que será mais uma atração no museu. Um momento histórico!

 Foto 30 – A chegada da nave espacial foi motivo de muita festa e curiosidade.

Sítio oficial: www.intrepidmuseum.org



3 - EMPIRE STATE BUILDING

Sem nenhuma dúvida, o Empire é um dos maiores ícones de New York! Foi imortalizado em filmes e faz parte do imaginário popular. O sonho de chegar aos céus foi realizado em ferro e cimento. Uma maravilha da engenharia naquele tempo (1931), projetado pelo arquiteto William Lamb. É o primeiro favorito na lista America’s Favourite Architecture.

Está situado entre a Fifth Avenue e a 34th Street.



Foto 31 - O Empire é um dos maiores ícones de New York! Foi imortalizado em filmes (como em King Kong) e faz parte do imaginário popular.


Foi o primeiro edifício com mais de 100 andares a ser construído. São 102 andares que mede 381 metros de altura e inclui mais 62 metros do pináculo que soma mais de 443 metros no total. Possui aproximadamente 200 mil metros quadrados.O edifício foi construído em um tempo recorde de um ano e quarenta e cinco dias. Possui 73 elevadores e mais de 21 mil empregados em 1000 empresas.

Quando foi inaugurado em 1931 era o edifício mais alto do mundo. O prédio é um exemplar de  ArtDeco, estilo internacional de design que misturou vários elementos de artes visuais (originário da exposição em Paris em 1925)  para expressar a modernidade. Caracteriza-se pela predominância vertical, racionalização dos volumes e elementos, decoração estilizada e geometrizada e uso de materiais modernos diversos. Na arquitetura os volumes obedecem a uma composição clássica: embasamento, corpo principal e coroamento.

Foto 32 - Na arquitetura os volumes obedecem a uma composição clássica: embasamento, corpo principal e coroamento.

Segundo pesquisa da Cornell University, o Empire State Building é o marco mais fotografado do planeta. 
No Empire, o lobby se caracteriza por apresentar muitas características decorativas da ArtDeco.

Há  dois mirantes: nos andares 86º e 102º. A vista do mirante, localizado no 86º andar é deslumbrante! Melhor ainda ao anoitecer.

O Anoitecer do alto do Empire States – Uma experiência inesquecível

Foto 33 – Vista 1 do anoitecer em NYC – Rio Hudson (West)
Foto 34 – Vista 2 do anoitecer em NYC – Rio East (East)
Foto 35 – Vista 3 do anoitecer em NYC – Central Park (Norte)

Mais informações no sítio oficial e saiba dos vários eventos promovidos e também sobre a compra dos ingressos: www.esbnyc.com.

O edifício promove muitos eventos. No momento está lançando o concurso “Love is in the air” para selecionar 3 casais para celebrar o casamento no alto do Edifício. Pena que seja apenas para casais americanos: www.facebook.com/empirestatebuilding

Você quer fazer um cartão-postal com as cores favoritas para homenagem alguém especial? Acesse: http://www.esbnyc.com/tower_lights/?idStr=ecard

Reserve bastante tempo para visitar o Empire State pois as filas são grandes e o controle de segurança é rigoroso como nos aeroportos do país. Uma consulta a previsão do tempo também é importante pois você pode ser surpreendida, como eu, pelo mau tempo e ficar impossibilitada de acessar os terraços. A informação é de que há perigos de raios na expectativa de mau tempo, mesmo que não esteja chovendo.

Você pode comprar online no próprio site oficial e adquirir o ticket express que evita filas.

Depois da visita ao Empire States que tal visitar uma das maiores lojas de departamentos do mundo  - MACY’S? Esta loja fica bem perto, entre a rua 151st, West 34th.  A Macy’s fez uma bonita homenagem ao Brasil, este ano.

Foto 36 - Macy’s, considerada uma das lojas de departamentos maiores do mundo: Uma homenagem ao Brasil.
 A Macy’s agora está entregando suas compras (online) no Brasil: http://www.macys.com/


4 - CHELSEA – GREENWICH VILLAGE

Chelsea é a parte sul do Midtown. Fica a oeste da praça Union Square e vai até a borda do rio Hudson (mais ou menos entre as ruas 14th e a 20th ). É um bairro sofisticado e artístico com muitas ruas arborizadas e residências elegantes. Entre suas principais atrações estão: a Madison Square, o edifício Flatiron, a Union Square. Mais a oeste (entre a rua 15th e a Ninth Avenueestá o Chelsea Market (http://chelseamarket.com/), um excelente mercado coberto com lojas gourmet  e de design além de restaurantes. Destaca-se também o “Setor Histórico do Bairro, a “área de galerias” (www.chelseaartmuseum) e os “píeres de Chelsea”, com áreas de esportes e lazer.

Uma sugestão de roteiro: Pegue o metrô e desça na Estação 23St Station onde a Broadway e a Fifth Avenue se encontram e você logo avista, em sua frente, na vertente do triângulo, o encantador edifício Flatiron. Este edifício é tão importante que batiza toda uma região ao sul, chamada de SoFi (South of Flatiron).

Foto 37 – No encontro da 5ª (a direita) e a Broadway (esquerda) ergue-se o peculiar edifício Flatiron, em forma triangular e aspecto semelhante a um ferro de passar roupa.

Foto 38 – Outra vista do edifício Flatiron.

FLATIRON BUILDING – EDIFÍCIO FLATIRON


O Edifício Flatiron, projetado pelo arquiteto Daniel Burnham e construído em 1902, foi o primeiro arranha-céu com estrutura de aço em NYC. Por algum tempo foi o edifício mais alto do mundo (22 andares e 87 metros). A sua forma triangular é interessante, ocupando e definindo todo o espaço da quadra. O Flatiron ocupa a 72ª posição na lista America’s Favourite architecture.

Vejam que edifício harmonioso nas fotos seguintes.

Foto 39 – Fachada sul do edifício Flatiron.
Foto 40- Detalhe da fachada ornamentada do edifício Flatiron.

Visite o agradável parque MADISON SQUARE PARK, entre a Avenida Madison e a Broadway. Um lugar verde bom pra relaxar, lanchar ou dançar ao som da música de concertos que acontecem aí.  No momento da minha visita, estava acontecendo uma festa chamada: Big Apple, Barbecue, Block Part (10 anos de festa).

Foto 41 – Festa do Churrasco (Barbecue Party) na Madison Square.

Uma festa com direito a música, comida e cerveja. Mas, pra comprar cerveja tinha uma fila enorme pra mostrar identidade e outra para pegar a cerveja além de cercado para os bebedores. Desisti da cerveja, apesar da vontade de tomar uma geladinha no calor insuportável da cidade.

Foto 42 – Fila da Cerveja. Check-in para tomar a “geladinha”.
Foto 43 – Fora desse ponto, nada de cerveja! Ao fundo o edifício Flatiron.


A UNION SQUARE  é um espaço verde bem aconchegante no movimentado cruzamento da Broadway com a Fourth Avenue.

Foto 44 – Union Square: um espaço verde aconchegante.

Hoje é uma area dinâmica onde acontece a maior e melhor feira de produtos agrícolas da cidade, o Greenmarket (Mercado Verde) durante 4 dias da semana (segundas, quartas, sextas e sábados). Adorei a feira: os legumes, as verduras, o suco (polpa) de maçã é delicioso. As rosquinhas também!

Este mercado desde 1976 tem se expandido e conquistado clientes e visitantes, chegando a ter até 140 fazendeiros regionais que comercializam os seus produtos, na alta estação. Você pode também ver e apreciar pratos feitos pelos cozinheiros.


Visite o sítio oficial para mais informações sobre este incrível mercado: http://www.grownyc.org/unionsquaregreenmarket



Foto 45 – O Mercado Verde (Green Market), na Union Square: a melhor feira de produtos agrícolas de NYC.

A GREENWICH VILLAGE já foi o bairro mais boêmio de NYC, o centro da cultura de vanguarda e também famoso pelos eventos  em prol dos direitos dos homossexuais.

Entre os atrativos do bairro estão: Washington Square Park, o Washington Mews, Oscar Wilde Memorial Bookshop e clubes de jazz famosos como o Blue Note e o Village Vanguard que lançou grandes mestres como Miles Davis e John Coltrane. Você pode encontrar lojas de vanguarda e bizarras.

Visite o sítio oficial e conheça mais sobre esta adorável comunidade: http://www.nycgv.com/


A partir da Union Square, seguindo em direção ao sul (entre à direita na rua 12th e depois à esquerda na Fifth Avenue) você chega em Washington Square.

O WASHINGTON SQUARE PARK e seu entorno tornou-se o bairro residencial da elite local e ainda conserva elegantes sobrados no seu entorno.

Vindo pela Fifth Avenue, o Portal da Praça é o belo arco – Washington Arch – construído em 1892 em celebração ao centenário da posse de George Washington como Presidente.

Foto 46 – O belo portal Washington Arch que celebrou em 1892 a posso do presidente George Washington.
O parque tem vários usos: praça pública, espaços para representações (performance), festivais, espaço de lazer dos estudantes da Universidade – New York City University.


Foto 47 – Festival da India no Washington Square Park.
No momento estava acontecendo um Festival da India, com celebrações do Hare Krisna. A praça estava em festa com direito a banho e brincadeiras na fonte.

Foto 48 – Brincadeiras na fonte do Washington Square Park.

Mais adiante, na 4th Street, você encontra várias lojas e restaurantes de decoração, no mínimo bizarra e de produtos diferenciados.

Foto 49 – Vitrine da Pink Pussit exibindo artigos de fetichismo.
Foto 50 – Fachada de um “pub” macabro!
Siga pela 7th Avenue  até alcançar o Village Vanguard, um dos clubes de jazz mais famosos do mundo, 178, Seventh Avenue. Mais informações: http://villagevanguard.com/html/home.html


Foto 51 - o Village Vanguard, um dos clubes de jazz mais famosos do mundo (Greenwich)
Foto 52 – Uma homenagem aos heróis anônimos queridos que emociona na esquina da 7th Avenue com a Greenwich Avenue.

Caminhe pela Greenwich Avenue e aprecie as fachadas de seus sobrados de tijolos vermelhos e escadas aparentes onde funcionam cafés, restaurantes e lojas aconchegantes e bem frequentados.

Foto 53 – Sobrados de tijolos vermelhos e escadas aparentes na Greenwich Avenue.

5 - LITTLE ITALY


A “Pequena Itália” fica situada ao sul da East Houst Street (mais ou menos até a Canal Street) e a leste da avenida Broadway. Desça na Estação de Metro Broadway Lafayete e caminhe em direção leste, na East Houston Street até encontrar a Mulberry Street.

Foto 54 – Bem-Vindos ao Distrito Histórico Little Italy.

A rua Mulberry é o coração da Little Italy, onde estão situados muitos restaurantes que servem comida ao som de música e da animação tipicamente italiana. Um ambiente muito italiano com certeza! Aproveite para uma pausa gastronômica e experimente as inúmeras opções de massas e o vinho da casa.

Foto 55 – A rua Mulberry abriga a maioria dos restaurantes com muita música e animação.
Foto 56 – Little Italy: Jante na companhia do célebre David de Michelangelo.

No início desta via está a imponente e antiga catedral – St Patrick`s Cathedral. Este templo foi o centro da igreja católica até 1879, quando as missas eram rezadas em italiano.

Foto 57 – A imponente catedral de St Patricks em Little Italy
Foto 58 – Fachadas e escadas de ferro decoradas em Little Italy

 Visite o sítio oficial da Little Italy:  http://www.littleitalynyc.com/



6 - CHINATOWN


Caminhe  em direção sul, a partir da Canal Street está a Chinatown. É considerado o maior bairro chinês nos Estados Unidos - Chinatown. Este bairro começou com a chegada dos ferroviários chineses que vieram da California em 1870. Este roteiro significa uma viagem entre dois continentes: Europa e Ásia. Na realidade, o chinês e o italiano convivem lado a lado.

O comércio é muito forte e as ruas são muito movimentadas.  O apelo, como em qualquer lugar do mundo, são os preços competitivos dos produtos Made in China além da boa comida chinesa, é claro.

Foto 59 – Uma das principais ruas de Chinatown (Mott Street) fica a apenas alguns metros de Little Italy.
Foto 60 – O apelo dos produtos “Made in China” em Chinatown.

Há muitas opções de pratos da tradicional e saborosa cozinha chinesa. Difícil de escolher entre a cozinha italiana e a cozinha chinesa.

Foto 61 – Chinatown e seu comércio popular dinâmico.
Foto 62 Chinatown e Little ItalyEncontro fantástico entre dois continentes: vizinhos e integrados.

Visite o sítio oficial: http://www.chinatown-online.com/



7 CONCLUSÃO


Na próxima e última postagem sobre NEW YORK CITY conheça sobre a Lower Tower, a parte baixa da cidade onde se destacam: o Distrito Financeiro e o sítio onde fica o memorial erguido em homenagem às vítimas da tragédia de 11 de Setembro, neste local uma Nova Torre – a Freedom Tower – está sendo erguida. Porém, o maior ícone e atrativo fica na Liberty Island – a Estátua da Liberdade.


Hoje é o último dia de 2012 e aproveito para desejar a vocês que me apoiam e apreciam este blog um ANO NOVO DE MUITAS VIAGENS MARAVILHOSAS, ROTEIROS SURPREENDENTES E CULTURA!


UM FELIZ 2013/A HAPPY 2013

Santamaria