quarta-feira, 28 de novembro de 2012


NEW YORK CITY – NYC, UMA CIDADE MULTICULTURAL, COSMOPOLITA E VIBRANTE!

Foto 1 – New York City - Um mar de edifícios...atividades, pessoas e vitalidade!

Depois de apresentar o Canadá, inicio com Nova Iorque (New York City - NYC) a série de postagens  sobre os Estados Unidos da América, que começa por esta: UNITED STATES  1 - NEW YORK 1.

New York City recebe, anualmente, dezenas de milhões de turistas de todos os tipos e os roteiros são tão numerosos quanto são os interesses culturais e pessoais. Os roteiros podem ser feitos de forma temática, como conhecer, por exemplo, a cidade a partir das locações de grandes filmes rodados ali, da gastronomia, das comunidades étnicas, dos parques, das compras, da arquitetura dos seus edifícios, dos seus megaespetáculos, etc.

A pergunta mais apropriada seria: Como você quer conhecer New York?
 
Inspire-se como muitos se inspiraram e crie sua própria história em New York.

NEW YORK, NEW YORK (título da belíssima canção que homenageia esta cidade, imortalizada na voz de Frank Sinatra). Todos querem ser parte desta cidade que nunca dorme e ter sucesso, diz a canção.  Cidade encantada e encantadora que continua a inspirar e apaixonar milhões de pessoas. Escute: http://www.youtube.com/watch?v=aqlJl1LfDP4
MANHATTAN (1979), um filme do famoso diretor Woody Allen, em homenagem a sua amada NYC (http://www.youtube.com/watch?v=cuU6XU0_Gfs). A percepção do diretor: paisagens e a música de Gershwin são belíssimas. NEW YORK STORIES (1989), três contos dirigidos por três diretores que sempre filmam seus filmes em NYC: Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen (http://www.youtube.com/watch?v=BuFwbJUO_mE).NEW YORK, I LOVE YOU (2009),  um filme de vários diretores. São 11 histórias que contam sobre NYC  (http://www.youtube.com/watch?v=awfSLGYNb5w).

Foto 2  Empire State Building – Um ícone da prosperidade americana no início do século 20 – onde magnatas competiam na “corrida para o céu”.
   
Uma cidade superlativa em todos os números

A cidade é a mais populosa dos Estados Unidos, com cerca de 8.175.133 habitantes (2010) e  cerca de 18,9 milhões de pessoas na Região Metropolitana.  A área da cidade é de 784 km² e a da Região Metropolitana é de 17.400 km². Na Ilha de Manhatan são 57 km com aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Cerca de 170 idiomas são falados regularmente na cidade.  Em 2008, NYC bateu mais um record: foi visitada por quase 50 milhões de turistas. Milhares de restaurantes, centenas de galerias de arte, mais de uma centena de museus, mais de duas centenas de teatros...

Foto 3 – A Esquina do Mundo – Times Square,  na Broadway , Bairro dos Teatros: esta área concentra a maior energia humana e luminosa de neons por metro quadrado do mundo. Os painéis luminosos são espetáculos que deslumbram a vista.

Uma paisagem mutável e mutante ao longo da história

Da Nova Amsterdã, fundada pelos holandeses em 1624 que exportavam peles para a Companhia das Indias Ocidentais; da cidade conquistada pelos ingleses em 1664, batizada de New York (em homenagem ao Duque de York); da capital temporária da América entre 1789-1790; da metrópole que recebeu uma imigração de milhões de pessoas no início do século 20; do skyline vertiginoso dos edifícios que buscavam alcançar “os céus” no início do século 20 - até os dias atuais de grande megalópolis mundial. 

Em New York, a paisagem nunca é a mesma. Por mais que se passe um tempo nela, você nunca se comporta da mesma forma.

A mudança é inevitável! “Manhattan” recusa-se a permanecer o que era. Dinamismo e flexibilidade são marcas desta cidade. Os seus cidadãos adaptam-se com facilidade... algumas vezes com dor.
Segundo Pete Hamill (Downtown: My Manhattan), as mudanças irreversíveis acontecem  normalmente em NYC,  apesar de lamentar a perda, também nos antecipamos e esperamos as mudanças que fazem parte das nossas vidas.  Se hoje vamos a lugares (lojas, cafés, restaurantes, clubes, edifícios) considerados na moda, alguns meses depois eles podem estar fechados. Mas, novos lugares serão abertos e irão se incorporar ao cotidiano da cidade. Mais sobre o livro:  http://www.petehamill.com/books/downtownexcerpt.html

Vários títulos (nomes) podem ser dados a esta megalópole:

Uma síntese: Capital do Mundo - o Mundo em uma Cidade
Capital Mundial da Moda: Do Luxo ao Casual: grandes marcas da alta costura, lojas de departamentos e brechós.
Cidade da Gastronomia: Do fast-food à culinária mais exótica e a cozinha dos grandes Chefs. Um cardápio de sabores e aromas ilimitados.
Cidade dos Espetáculos:  Superproduções musicais da Broadway e do Showbizz. NYC é personagem, cenário e produtora de grandes filmes.  Jazz and blues fazem parte desse show, além do rock e mil e um ritmos.
Cidade da Vanguarda e Capital das Artes: Revolucionou o mundo da arte com o pop art. Um acervo valioso do mundo das artes e da cultura mundial está exposto nos seus numerosos museus e galerias.
Capital dos Superheróis: Gotham City, Metropolis...base de operações para os superheróis mais conhecidos do mundo: Superman, Batman, Spider-Man... e uma legião de vilões, porque sem eles não existiriam heróis.

Foto 4 - O Grande Ícone da Liberdade e Prosperidade - Lady Liberty. Símbolo da própria América (1886). Imagem capturada em um passeio de barco pela Ilha. 

New York tem o apelido de BIG APPLE (Grande Maçã). A origem deste apelido é discutível. Nome de uma coluna de jornal sobre hipismo? Expressão utilizada pelos músicos de Jazz, no sentido de atingir o auge, pegar a maçã bem grande?  Mas, o apelido fez a fama e todos querem comer um pedaço desta grande maçã.

É difícil identificar o cidadão novaiorquino. Hoje, porto-riquenhos, coreanos, chineses, sul-africanos, brasileiros, paquistaneses e numerosas nacionalidades moram, trabalham e usufruem da cidade. Muitos povos construíram e reconstruíram e ainda reconstroem esta cidade.

Foto 5 - Parada de Puerto Rico na Fifth Avenue, um exemplo de como usufruir da liberdade e modernidade sem perder a identidade. Esta manifestação fechou a avenida por toda a manhã e parte da tarde sob a proteção dos agentes da polícia.
Foto 6 - Festival Indiano em NYC, uma demonstração de liberdade na prática de suas crenças e manifestações culturais em Washington Square.

Na verdade, NYC sempre acolheu bem os imigrantes, desde o século 19, quando multidões chegavam à ilha de Ellis com um sonho de “fazer a América”, na busca de liberdade e prosperidade. Foram mais de 27 milhões de imigrantes que chegaram ao país entre 1880 e 1930, 20 milhões através da Ellis Island (www.ellisisland.org ), que hoje abriga um museu sobre a história da imigração.

Foto 7 - Ellis Island - Foi o Portão de Entrada para a América no início do século 20. Hoje abriga um museu sobre a história dos imigrantes.
Esta herança multicultural da metrópole está presente em todos os lugares e, mais fortemente, nos bairros etnicos de Chinatown, Little Italy e na rica herança cultural do Harlem, onde se concentra a comunidade negra dos Estados Unidos. Tem até o Little Brasil!

Foto 8 - Little Italy em NYC, palco de uma das várias culturas que fizeram a América.
Foto 9 - Chinatown em NYC, uma das várias culturas que fizeram a América.

 Seja qual for o título ou tema que você escolher,  NYC convida você a explorá-la e, certamente, ela vai surpreender você.

Prepare-se para a aventura e explore esta cidade apaixonante!


UM DESTAQUE PARA A ARQUITETURA DA CIDADE

A história e identidade desta metrópole vertical estão diretamente ligadas à arquitetura de seus maiores edifícios. Esta arquitetura colossal é tão importante que existe até um museu para preservar a memória dos edifícios: o Skyscraper Museum (www.skyscraper.org).

Cada edifício construído representou um período de sua história econômica e social, quando os magnatas competiam na “corrida para o céu” construindo edifícios que exibiam grandiosidade, luxo e verticalidade, no início do século XX.  Destaca-se a beleza do estilo art-déco da década de 20, onde predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato com utilização de materiais caros. Este foi um de meus temas prediletos em NYC, que tem exemplares magníficos de arquitetura, do início do século, como o Empire State Building, o Chrisley Building e o Flatiron, que serão detalhados ao longo destas postagens.

Foto 10 - Flatiron Building – sua forma lembra “um ferro de passar roupa”. Na época de sua construção em 1902 foi considerado o mais alto do mundo (87 metros e 22 andares).

NYC é compreendida por cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island,  mais de 59 bairros e centenas de comunidades.

Manhattan - sua parte central - é uma ilha banhada a oeste pelo rio Hudson (que também banha o estado de New Jersey) e a leste pelo Rio East (East River). Manhattan corresponde ao distrito mais rico de Nova York,  onde estão localizados o centro financeiro, na famosa rua Wall Street, as sedes da ONU (Organização das Nações Unidas) e as principais universidades:  NewYork University (NYU) e a Columbia University.

Foto 11 - O rio Hudson, navegado na primeira vez pelo italiano de origem toscana Verrazano (1524), banha a ilha a oeste, onde faz limite com o estado de New Jersey.


Por sua vez, a ilha de Manhattan - o coração central da cidade - pode ser setorizada em três partes:
Upper Town ("parte de cima da cidade") - onde domina o Central Park.  Mais acima, a região é conhecida como "Way Uptown" ("muito mais acima") onde está o famoso Harlem, bairro de comunidade afro-americana e que desenvolveu uma cultura própria que contribuiu para o jazz, hip-hop, teatro, etc. Acima do Harlem está o distrito do Bronx.

Midtown (“o meio da cidade”), onde se localiza o Rockefeller Center, o Theater Distritc (Broadway,  Times Square) e os bairros de Chelsea, Gramercy e Hell's Kitchen.

Lower Town (“parte de baixo da cidade”), downtown, onde se localizam, na ponta da ilha, o Financial District, a Estátua da Liberdade e a ponte do Brooklyn. Fazem parte desta área os bairros Chinatown, Lower East Side, West e East Village e Soho. O triângulo a partir da Avenida Canal é denominado TRIBECA.

Foto 12 - O rio East corre na parte leste da ilha e banha os distritos do Queens (mais ao norte) e Brooklyn (mais ao sul), no continente.

COMO CHEGAR À NYC

Nova York é servida por três grandes aeroportos: John F. Kennedy International (JFK), La Guardia e Newark. Os aeroportos de  JFK e Newark  contam com serviço de trem: o AirTrain JFK, que o liga à linha férrea  Long Island Rail Road ou ao metrô de NYC na estação Jamaica, e o AirTrain Newark , que leva os passageiros até a Penn Station. Também há serviços de taxis, ônibus e traslado.


INFORMAÇÕES E SERVIÇOS

Site oficial da cidade de Nova York - www.nyc.gov
Site oficial de turismo do Estado de Nova York - www.iloveny.com
Site oficial de turismo da cidade - www.nycgo.com
Informações gerais sobre a cidade:  311. Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

O Centro de Informações Turísticas Oficial  (The Offical NYC Information Center) fica na: 810, 7th Ave (entre as ruas 52 e 53).

O New York CityPass oferece várias vantagens para o visitante, escolha de 6 atrações e descontos em museus, restaurantes e lojas. Inclui entradas para seis grandes atrações:  Empire State Building Observatory, American Museum of Natural History, The Metropolitan Museum of Art(MET), The Museum of Modern Art (MoMa) e mais duas atrações a escolher entre quatro: Statue of Liberty & Ellis Island ou Circle Line Sightseeing Cruises e Guggenheim Museum  ou Top of the Rock Observation Desk  (no topo do Rockfeller Center).

Consulte:  www.newyorkpass.com  sobre informações adicionais e onde adquirir o CityPass.  Faça as contas e veja se vale. Só pra dar uma idéia paguei pelo Citypass $89 e apenas o passeio de barco de 2 horas no Circle Line (opção incluída no CityPass) estava custando $34. Você poderia escolher o passeio de 3 horas também.

Os 4 melhores museus, os 2 melhores observatórios e dois passeios fascinantes de NYC estão incluídos no “pacote” do CityPass. Achei  muito econômico! Você tem 9 dias corridos (após o primeiro dia de uso) e só pode visitar uma vez cada atrativo.

Foto 13 - Pátio Interno do Metropolitan Museum - MET, um dos mais ricos museus do mundo em acervo.

QUAL É O TEMPO QUE VOCÊ DISPÕE PARA VISITAR NYC?

Recomendo reservar não menos do que 5 dias na sua primeira visita. Mas, se não puder, qualquer tempo vale e você vai se sentir estimulado a voltar e continuar a aventura.

Se eu tivesse apenas 24 horas para visitar NYC, eu faria o passeio de barco ao redor da ilha, com direito a ver a “Lady Liberty” - Estátua da Liberdade ao longe, caminharia na Quinta Avenida (Fifth Avenue), a partir da rua 34 (34th Street), onde visitaria o Empire State Building e, lá em cima, apreciaria o Skyline da Cidade ao anoitecer. Na mesma avenida iria até a a rua  59 (59th Street) até alcançar a Gran Army Plaza, entrada do Central Park, o pulmão verde da cidade. Para terminar o dia, passearia a noite em Times Square e marcaria minha volta para NYC, o mais breve possível.

O meu tempo em NYC foi de apenas 6 dias. Em uma primeira visita, eu procurei conhecer os grandes marcos da cidade. Confesso, não tive tempo para compras e assistir espetáculos. Vai ficar para uma segunda visita!

Apresento a seguir a minha percepção de Nova York em três partes, seguindo a sua divisão geográfica: UPPERTOWN (parte alta da cidade), MIDTOWN (parte do meio da cidade)  e LOWER TOWN (parte de baixo da cidade).

Como não consegui saber os limites precisos destas partes, procurei estabelecer uma faixa limite aproximada para planejar os meus roteiros:

UPPERTOWN - A PARTIR DA RUA 59 (ENTRADA DO CENTRAL PARK) EM DIREÇÃO AO NORTE.
MIDTOWN - ENTRE A RUA 59 E A RUA 14 (INCLUI TAMBÉM CHELSEA)
LOWERTOWN - DA RUA 14 ATÉ A PONTA DA ILHA EM DIREÇÃO AO SUL

Foto 14 - Grand Army Plaza - Um limite entre a Cidade Alta (Upper Town) e a parte do meio (Midtown). Funciona como o portal para o Central Park!

COMO SE ORIENTAR?

A cidade tem 5 distritos (boroughs) e  59 bairros (districts). Ver os mapas oficiais do Departamento de Planejamento da Cidade:



NYC é uma cidade planejada com um tecido regular e ortogonal. As longas e largas avenidas correm paralelamente no sentido norte-sul e as ruas correm no sentido leste-oeste. As ruas são numeradas de 1 até 220 e as avenidas de 1 a 12. Exceto em Greenwich, as ruas são paralelas.

O traçado em “grelha” com ruas retangulares e avenidas numeradas é um elemento definidor/identificador da cidade e um marco da história do planejamento urbano da cidade. Edifícios lado-a-lado, onde a percepção do conjunto aponta perspectivas quase infinitas de suas ruas e avenidas. Este notável sistema criado e implementado em 1811 por empreendedores, para transformar áreas de fazendas em espaços urbanos, tem demonstrado uma incrível flexibilidade para abarcar o crescimento (de 100 mil a mais de 1 milhão e meio de pessoas)  e a vida desta cidade durante mais de 200 anos.


Foto 15 - A percepção de perspectivas quase infinitas de prédios, ruas e avenidas.

 Para você ter uma idéia de distância, 50 blocos ou quarteirões (norte-sul) medem aproximadamente uma milha (1,609 km) e sete avenidas no sentido leste-oeste  tem aproximadamente uma milha (1,609 km).
Lembro: o East River (como o próprio nome diz) está a leste e o Hudson River a oeste. Ao norte fica o Central Park e ao Sul, o distrito financeiro e as Ilhas da Liberdade e Ellis.

A parte alta da Cidade UPPERTOWN inclui os seguintes atrativos:

O grande Central Park, os Museus do Upper West Side onde se destacam:  Metropolitan Museum of Art, o Guggenheim Museum, New York City Museum, Columbus Circle e Grand Army Plaza.
Mais ao norte, está o bairro do Harlem.

NA parte média (MIDTOWN) estão os seguintes atrativos:

Pier 83 - Circle Line Boat Tour; Intrepid Sea-Air-Space Museum; Times Square; Bryant Park; NY Public Library; Empire State Building; Grand Central Terminal; Chrysler Building; United Nations Plaza/Secretariat Building; Madison Square; Union Square.

Foto 16 - Pier 83 - o lugar de onde partem os barcos como o Circle Line para os passeios ao longo dos rios.
Na parte baixa (LOWER TOWN):

As comunidades são: Greenwich Village, Soho (a oeste), Little Italy, Chinatown (a leste).

No triângulo, ao sul da Rua Canal (Canal Street)  estão a ponta da ilha, com seu distrito financeiro e muitos atrativos importantes: World Trade Centre Site Memorial (onde ficavam as torres gêmeas bombardeadas por grupos terroristas, uma nova torre está sendo erguida), o edifício da Bolsa (NY Stock Exchange), o Battery Park City, de onde partem os ferries para visitar a Estátua da Liberdade, distrito histórico de South Street, com o porto revitalizado: Pier 17 Pavillion e a Brooklyn Bridge (liga Manhattan ao Brooklyn). A partir desta área, podemos alcançar a ilha de Ellis (Ellis Island) e a Staten Island.

Foto 17 - Um novo edifício começou a fazer parte da paisagem no Lower Town - A Freedom Tower, que significa Liberdade, no lugar das torres gêmeas.

Antes de começar o nosso passeio pela Parte Alta da Cidade de NYC, convido você a fazer um passeio de barco, ao redor da ilha, para ter uma idéia geral da paisagem da cidade a partir de suas águas.

Para efeito de uma melhor distribuição do roteiro neste Blog,  inclui além dos atrativos da parte alta, outros lugares do entorno (situados na Mid Town), a partir da Avenida 49,  como: Rockfeller Center; St Patrick’s Cathedral, Saint Thomas Church, Prebisterian Church, Museum of Modern Art (Moma) e Trump Tower.


UMA VISÃO GERAL DE NYC DO ALTO DOS SEUS EDIFÍCIOS E DE BAIXO NAVEGANDO PELOS SEUS RIOS


Recomendo fortemente começar a visitar a cidade por barco nas águas do Hudson River e East River.  O passeio denominado CIRCLE LINE SIGHTSEEING inicia-se no Pier 83 (entre a rua 42th Street e a 12th Ave). As opções de passeios são de 75 minutos, 2 horas (meio círculo) e 3 horas (círculo completo). Tem também uma opção de 2 horas (mesmo roteiro) ao anoitecer. Atenção para os horários das excursões. Consultar: www.circleline42.com. Atenção, o CityPass oferece vantagens para este passeio (Veja acima, no ítem Informações e Serviços).

Entre no barco, prepare a câmera e registre as belíssimas perspectivas da frente aquática (waterfront) da cidade.

Veja a seguir algumas imagens deste deslumbrante passeio:

Foto 18 - Navegando o rio Hudson 1.
Foto 19 - Navegando o rio Hudson 2. Observe o taxi water, de cor amarela como
 os taxis tradicionais. 
Foto 20 - Fazendo a curva na ponta da ilha de Manhattan

Foto 21 - Navegando o rio East 1.
Foto 22- Navegando o rio East 2. Pier 17 - Um grande complexo de lazer.
Foto 23 - Navegando o rio East 3. Outro ícone: A ponte do Brooklyn e mais adiante a Ponte de Manhattan.

Foto 24 - Navegando o rio East 4. Sede da ONU
  
Em seguida, suba ao Observatório do Rockfeller Center, para ver tudo lá do alto do 70º andar, quase das nuvens, e ter uma boa idéia desta metrópole do alto. Dizem que as perspectivas deste observatório são mais deslumbrantes do que aquelas do observatório do Empire State Building com a vantagem de que é possível observar o próprio Empire State Building e o Central Park como parte da paisagem. Também as filas são menores.

Para mais informações sobre este observatório: www.topoftherocknyc.com. Você pode comprar o seu CityPass aqui mesmo e desfrutar desta visita.

Foto 25 – Paisagem a leste - Top of the Rock 1
Foto 26  -Paisagem ao Sul - Top of the Rock 2
Foto 27 - Paisagem a Oeste - Top of the Rock 3
Foto 28 - Paisagem ao Norte - Top of the Rock 4
O Rockfeller Center é um dos primeiros complexos comerciais do mundo, são 19 edifícios ao redor da Praça (Rockfeller Plaza). Foi patrocinado pelo financista John Rockfeller Jr (da indústria petrolífera Standard Oil Company), na década de 1930, e projetado por uma equipe de arquitetos coordenada por Raymond Hood.

Foto 29 - A entrada da praça Rockfeller Plaza, a partir da 5ª Avenida.

A praça transforma-se em uma pista de patinação no gêlo e exibe a tradicional árvore de natal de mais de 40 metros. Entre os principais edifícios destaca-se o GE Building (nº 30 da praça), que abrigava a sede da NBC e de cujo topo (observatório) está uma das mais deslumbrantes vistas da cidade.

Foto 30 - Observatório do edifício  GE-BUILDING, Rockfeller Plaza - Uma panorâmica de 360º de NYC.
Este Centro possui uma coleção de 30 obras de artistas distribuídas no espaço da praça.

Observe a belíssima estátua dourada de Prometeu trazendo o fogo do mundo (Lee Lawrie) e o relevo sobre a entrada do edifício (Genius).

Na entrada da Fifth Avenue, observe a estátua de Atlas (Titan Atlas de 1937), em frente à entrada do International  Building.

Foto 31 -  Escultura de Atlas (1937), em frente à entrada do International Building, observada da 5ª Avenida.
Outros atrativos do entorno da Praça são: Radio City Music Hall, cujo interior é uma obra prima da art déco. O auditório, com capacidade de 6 mil lugares, foi inaugurado em 1932 com a presença de Charlie Chaplin, Clark Gable e Toscanini.  Veja a programação de shows: http://www.radiocity.com/.  Outro atrativo é a sede da famosa rede de televisão - NBC (entrada pela 49th). Há visitas guiadas ao NBC studio e exposições interativas. Ver: www.nbcuniversalstore.com


5ª AVENIDA (FIFTH AVENUE)


A 5ª Avenida traduz a essência da Cidade evocando uma imagem muito forte ao abrigar vários ícones, como o Empire State Building, o famoso Rockfeller Center, a imponente Catedral de Saint Patrick, além de arranha-céus de todos os tipos e muitas lojas elegantes e famosas no mundo todo.

Foto 32 - Perspectiva da 5ª Avenida, pontuada por edifícios altos e luxuosos e lojas de
marcas famosas - 1

Caminhar por esta avenida é atravessar a história da arquitetura moderna, do início do século 20 até os dias atuais - muito aço e vidro espelham múltiplas faces da paisagem.

Foto 33 - Perspectiva da 5ª Avenida pontuada por edifícios altos e luxuosos e lojas de marcas
 famosas - 
2.

PRINCIPAIS ATRATIVOS NA PARTE ALTA DA CIDADE -  UPPER-TOWN

Do Rockfeller Center, vamos caminhar na 5ª Avenida em direção (norte) da UPPER-TOWN, parte da cidade alta (trecho entre as ruas 49 e 59).

Neste trecho da Fifth Avenue, uma das ruas mais famosas de NYC, e no seu entorno encontram-se grandes “grifes”, como Louis Vuitton, Chanel e Prada (57th). Uma das maiores lojas de departamentos - a Saks - está em frente ao Rockfeller. Entre as ruas 51 e 54, outras marcas luxuosas podem ser encontradas: Versace, Cartier, Gucci e outras mais. Um luxo que você não paga para ver.

Foto 34 - Armani na 5ª Avenida - um dos muitos templos da moda na 5ª Avenida.

Alguns marcos importantes são a Catedral (St Patrick’s Cathedral), a igreja de St Thomas (em estilo gótico francês de 1913), a imponente igreja prebisteriana em estilo gótico (1873) e a Trump Tower.

Foto 35 – A Igreja de St Thomas, em estilo gótico francês, de 1913.
Foto 36 – A Igreja prebisteriana da 5ª Avenida em estilo gótico de 1873.
  
A Catedral St Patrick foi construída em 1879. Sua imponente fachada neogótica contrasta com as superfícies de vidro e aço dos seus vizinhos. Observe os magníficos vitrais no seu interior.

Foto 37 - A imponente St Patrick’s Cathedral contrasta com as superfícies de vidro e aço.

A Trump Tower, complexo residencial e comercial, foi construída em 1979 (aberta em 1983) por Donald Trump.

Foto 38 - Fachada da Trump Tower, um complexo imobiliário de 58 andares construído em 1979.

Esta torre de 58 andares é exuberante, elevando-se sobre um pátio interno e com um luxuoso átrio de 6 andares revestido em mármore italiano, onde está situada uma magnífica e surpreendente cascata de 24 metros de altura.

Foto 39 - Interior luxuoso do Trump Tower com uma surpreendente cascata de 24 metros de altura.

 No interior aprecie a motocicleta dourada do magnata. Suba até o terraço bem arborizado do 5º andar e aprecie as vistas da cidade. Endereço:725 Fifth Ave, New York City.

Foto 40 - Motocicleta exclusiva fabricada em NYC que foi doada ao magnata Donald Trump.

Donald John Trump é um empresário americano bilionário que iniciou no ramo imobiliário e opera vários hotéis e cassinos no mundo.  Construiu um império, tornou-se famoso por seu modo de vida extravagante e uma celebridade pela famosa série o Aprendiz - The Apprentice - da NBC. Também foi autor de vários livros que ensinam a arte de fazer dinheiro às pessoas comuns. Aproveite para comprar os livros que ensinam como ser milionário e adquirir “souvenirs”.

Entre uma dúzia de edifícios em NYC,  construídos pelo magnata, destaca-se o luxuoso condomínio Trump World Tower, de 90 andares, próximo ao edifício das Nacões Unidas, que ganhou o premio de melhor projeto residencial do mundo em 2003.

Interessado na biografia de Trump: http://www.biography.com/people/donald-trump-9511238
Sítio Oficial da Fundação Trump: http://www.trump.com/

Chegamos à Grand Army Plaza, portão de entrada para o Central Park, no início da parte alta da Cidade. Este local é marcado por grandes atrativos ao seu redor, como dois grandes hotéis de luxo: o hotel Plaza (em estilo de castelo), construído em 1907 e o hotel Sherry-Netherland, construído pelo milionário Louis Sherry para receber convidados de classe alta.

Foto 41 - O luxuoso Hotel Plaza na Gran Army Plaza, em estilo de castelo.

Contrastando com estes prédios do início do século está o intrigante cubo de vidro (à sudeste da Praça), “templo” da APPLE.

Foto 42 - A loja mais famosa da Apple em NYC, o grande cubo de vidro, funciona 24 horas do dia durante 365 dias do ano.

Trata-se da principal loja da Apple em NYC, uma loja aberta 24 horas em 365 dias do ano. Lá você vai encontrar muitos especialistas, que vão mostrar a você as “maravilhas” dos produtos da APPLE. Aproveite e verifique o seu e-mail sem custo.

A Praça é um ponto nodal, cheio de pombos e carruagens. Aqui você pode iniciar sua aventura pelo Central Park.

Foto 43 - Carruagens, belos edifícios, hotéis luxuosos e muitos pombos na Grand Army Plaza.

Agora, você tem duas alternativas: caminhar pelo interior do parque (que se estende por 51 quarteirões: 59th - 110th) ou continuar na 5ª Avenida (na direção norte) e visitar os Museus do Upper East Side. Decididamente, não dá para fazer esses dois roteiros em um único dia. Mesmo em dois dias, é preciso selecionar os caminhos no Parque e os museus, em função dos interesses e capacidade física de cada um.
Vamos iniciar pelos Museus.

OS MUSEUS DE NYC

Os museus de NYC impressionam pelo número de obras e por abrigar os tesouros culturais mais famosos da América e do Mundo.

O trecho da 5ª Avenida, a leste do Central Park, chamado a “milha dos museus”,  abriga a maior parte deste tesouro. Esta milha vai da 82nd Street até 104th. São cerca de 9 museus: El Museo del Barrio, Museum of the City of New York, Jewish Museum, Cooper-Hewitt National Design Museum, National Academy Museum, Guggenheim, Neue Galerie, Goethe-Institut e o Metropolitan Museum (MET). Um pouco mais ao sul estão o Whitney Museum e a Frick Colletion com acervos prestigiados.
Merecem destaque, fora desta rota, o American Museum of Natural History (no lado oeste do Parque) e o Museum of Modern Art - MoMa (na 53rd Street, entre as Avenidas 5ª e 6ª).

A milha dos Museus

Um dos museus imperdíveis é o Metropolitan Museum of Art -  MET, considerado um dos maiores e mais importantes museus do mundo.  São mais de 3,5 milhões de obras de arte de todos os continentes e épocas. Foi iniciado em 1870 por um grupo de artistas que desejava um museu com a qualidade daqueles da Europa. A loja do museu é excelente: reproduções, livros de arte e outros objetos podem ser encontrados.

Foto 44 - A imponente fachada grego-romana do Metropolitan Museum - MET.

A coleção de arte egipcia é excelente (templos, sarcófagos, esculturas, estátuas e objetos), com destaque para o Templo de Dendur (templo núbio de arenito dedicado à deusa Ísis e ao deus Osíris - séc 15 a.C). Este templo foi doado pelo Egito aos Estados Unidos (1965), por sua ajuda no salvamento de outros monumentos importantes na ocasião da construção da Empresa de Assuã.

Foto 46 - A coleção de arte egípcia do MET é espetacular, rivalizando com a do Museu de Louvre.
Foto 47 - Entre os tesouros egípcios destaca-se este magnífico Templo de Dendur (século 15 a.C), um presente precioso do Egito aos Estados Unidos.

As exposições estão organizadas em ordem cronológica. O acervo de arte moderna é grandioso. O MET considera  arte moderna como aquela produzida depois de 1900.

 Foto 48 - Three People on Four Benches, 1979 (George Segal) e ao fundo Espectrum V de  Ellsworth Kelly (1969).

Além do templo e do acervo egípcio, recomendo uma visita à Ala Americana (American Wing), com exposições de  salas de época mobiliadas que mostram a evolução da arte decorativa do período colonial até a época dos mestres modernos, como Frank Lloyd Wright.

Foto 49 - Na Ala Americana, uma sala decorada pelo famoso Frank Lloyd Wright, MET.

Outro destaque são as obras do renascimento italiano e as obras impressionistas, como o belíssimo quadro Pond of Water Lilies, 1899, de Monet.

Foto 50 - Pond of Water Lilies, 1899, de Monet. O meu clássico preferido. Uma surpresa que
 valeu toda a visita!

O Museu está situado na borda do Central Park, único museu que ocupa a área do parque. Visite o Roof Garden Cafe, aprecie as vistas do Central Park e a estrutura instigante criada por Tomás Sarraceno.

Foto 51 - Roof Garden 1 - Cloudy City. Uma belíssima perspectiva do Central  Park no
 terraço de cobertura do MET.
Foto 52 - Roof Garden 2 - Cloudy City. Uma belíssima perspectiva do Central  Park no
 terraço de cobertura do MET.

Mais informações sobre o MET: www.metmuseum.org


Museu da Cidade de NYC - Museum of the City of New York - conta a história desta cidade e da vida dos seus habitantes desde o tempo da colonização holandesa até hoje. Conheça os planos realizados para a NYC e exposições que retratam o caráter da cidade. Um ótimo lugar para entender as origens e evolução desta megalópolis mutante.

Foto 53 - Museu da Cidade, saiba onde a história de New York começou e evoluiu.
Recomendo ver a exposição sobre o plano mestre de NYC – o desenho da cidade que completou 200 anos :The Greatest Grid: The Master Plan of Manhattan, 1811-2011. http://www.mcny.org/exhibitions/past/The-Greatest-Grid.html. Veja o slide show:http://www.nytimes.com/slideshow/2012/01/03/arts/design/grid-337-ss.html?ref=design e o vídeo: http://abclocal.go.com/wabc/video?id=8480051.

Mais informações sobre o museu em:www.mcny.org.


Museu Guggenheim NYC

A Fundação Guggenheim, cujo fundador foi Solomon R. Guggenheim Museum,  criou uma rede de grandes museus ao redor do mundo (são 5 museus). A arquitetura excepcional destaca-se como grande protagonista. Informações: (http://www.guggenheim.org/guggenheim-foundation).

O edifício que abriga o museu Guggenheim NYC foi a única obra criada em NYC pelo arquiteto Frank Lloyd Wright (1943) para abrigar a coleção de arte do proprietário - obras de artistas surgidas após o modernismo, como o cubismo e o expressionismo. O projeto é uma peça de arquitetura inovadora que se destaca no entorno: em forma de espiral tem formas puras e linhas curvas na fachada,representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica.

Foto 54 - Guggenheim NYC - Uma grande obra de Frank Lloyd Wright em NYC (1943) para abrigar a coleção de arte do famoso proprietário Guggenheim, que criou uma rede de museus de “griffe”.

Wright é considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20. Defendia que o projeto deve ser individual, considerando o local e finalidade. Afirmou "a forma e a função são uma só". Entre seus principais trabalhos, destaca-se a “Casa Kaufmann” (Casa da Cascata), considerada a residência moderna mais famosa do mundo.

What at is architecture anyway? Is it the vast collection of the various buildings which have been built to please the varying tastes of the various lords of mankind? I think not. No, I know that architecture is life; or at least it is life itself taking form and therefore it is the truest record of life as it was lived in the world yesterday, as it is lived today or ever will be lived…So, architecture I know to be a Great Spirit  (Wright, em: http://www.franklloydwright.org/).

Endereço: 1071 5th Ave / 89th St. Sítio: http://www.guggenheim.org/new-york


MUSEUM OF MODERN ART (MoMa)

O Museu de Arte Moderna de NYC (MoMa) foi reaberto em 2004 com o dobro de sua área em um belíssimo moderno edifício, criado pelo arquiteto Yoshio Tanigushi.

Foto 55 - O MoMa abriga um rico acervo de arte moderna, incluindo a pintura, vídeo, design e fotografia.

O MoMa possui um dos acervos permanentes mais valiosos do mundo. Apresenta um panorama completo da arte moderna, incluindo a pintura, vídeo, design e fotografia. Tem como missão ajudar aos visitantes a compreender e apreciar os elementos mais contestadores e estimulantes da Cultura Visual Moderna.

O rico acervo contém uma coleção deslumbrante de Picassos, Wharhols e Pollocks e o que há de mais novo nas artes visuais do mundo e de significativo na pop-art.

Recomendo visitar o 5º andar, onde estão expostas obras dos primeiros modernistas modernos, como Cézanne, Van Gogh e Gauguin, além de Picasso, Seuraut, Rosseau e outros. As grandes estrelas são: a Noite Estrelada - Starry Night - de Van Gogh e as Ninfeias - Water Lillies - de Monet! Fiquei impressionada com a rica coleção de Picasso. A obra As Senhoritas de Avignon - Les Demoiselles d”Avignon - é imperdível)! Para apreciar a arte pop e os expressionistas abstratos visite o 4º andar. Recomendo a visita!

Foto 56 - As Senhoritas de Avignon - Les Demoiselles d’Avignon - no MoMa, uma das mais deslumbrantes obras de Picasso
Foto 57 - Noite Estrelada - Starry Night - de Van Gogh no MoMa, um dos meus clássicos favoritos.

O Jardim das Esculturas é um lugar muito agradável para apreciar esculturas, relaxar e fazer um lanche.

Foto 58 – Jardim interno do Museu de Arte Moderna - MoMa, um espaço muito agradável com muitas obras de arte.
Endereço:  11 West 53rd St. Sítio: http://www.moma.org/

O Museu de História Natural, fundado em 1869, é imenso e famoso por seus 32 milhões de artefatos e espécimes exibidos em 25 prédios. Apesar do rico acervo , o maior atrativo são os fósseis dos dinossauros que foram personagens dos filmes Uma Noite no Museu 1 e 2 (A Night at the Museum) . É o preferido das crianças. Informações: www.amnh.org



CENTRAL PARK

O Central Park é o pulmão ou o coração de New York. Trata-se de uma imensa área verde e de recreção de mais de 340 hectares, que se estende por 51 quarteirões, da 59th St a 110th St. 

Foto 59 - Central Park: um mar de verde na Upper Town e com muitas opções para atividades de lazer. Um oásis nesta metrópole verticalizada.
Este parque é um ícone e patrimônio do novaiorquino, palco de muitos filmes e de muitas vidas.

Welcome to Central Park - Além de tomar banho de sol, caminhar, correr, pedalar, navegar, passear com as crianças, animais...há centenas de outras maneiras de aproveitar o seu dia  no quintal do mundo (diz a propaganda oficial do Parque). São mais de 35 milhões de pessoas que o visitam a cada ano!

Foto 60 - Central Park - O "quintal do mundo" e mil e uma maneiras de aproveitá-lo! 

Foi projetado pelos paisagistas Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux entre 1857 e 1877, durante mais de 20 anos. Tudo no parque foi criado:  os gramados, lagos e bosques. Mais de 500 mil árvores foram trazidas e atraíram esquilos e a fauna local. Segundo Olmsted, a contemplação de paisagens naturais faz bem à saúde e ao vigor do homem. Certamente faz!

Foto 61 - Mais de 340 hectares de área verde no coração de NYC - Central Park.
Foto 62 - O lugar preferido do lazer cotidiano do novaiorquino.

Bem, vale a pena selecionar algumas trilhas e visitar algumas áreas do parque: o lago (Lake), a casa do lago - boathouse, o Bethesda Terrace (próximo à entrada da 72th St), o reservatório Jacqueline Kennedy Reservoir, atravessado pela Transverse Road nº 3 (na altura da 86th St)  e a Transverse Rodad nº 4 (na altura da 96th St), que ligam o lado leste ao lado oeste do Parque. Veja o mapa e planeje suas trilhas: http://www.centralparknyc.org/maps/.

Foto 63 - O grande reservatório do Central Park é chamado Jacqueline Kennedy Reservoir, em homenagem à famosa ex-primeira dama americana, mulher do presidente Kennedy.
Mais informações no sítio: www.centralparknyc.org


HARLEM

O Harlem é o bairro histórico da comunidade negra nova-iorquina, onde dominam o gospel, o jazz e outras manifestações culturais. O renascimento deste Bairro está em curso, atraindo negócios e gente famosa e requalificando o espaço. As atrações estão espalhadas, portanto é importante fazer uma consulta à Associação do Bairro Harlem Visitors& Convention Association: www.harlemdiscover.com

Há varias empresas de turismo especializadas no Harlem: www.harlemheritage.com; www.yourwaytours.com, www.harlemspirituals.com.

Um dos grandes destaques do Harlem é o Apollo Theater, onde grandes músicos e cantores se apresentaram, como Ella Fitzgerald, James Brown e Steve Wonder, só pra citar alguns.

Não visitei o Harlem porque não tive tempo, mas um amigo o visitou e adorou participar de cultos e apreciar gospel music nas igrejas do Harlem.



CONCLUSÃO

Encerro esta primeira postagem que apresenta a parte alta (UPPER TOWN) da cidade de NYC. Esta área abriga ricos tesouros de arte e o mítico Central Park, cenário de muitas emoções.

Na próxima postagem apresento a parte média da cidade - MIDTOWN, onde destaca-se o Distrito dos Teatros na “Encruzilhada do Mundo” - a Broadway e Times Square - e muitas outras atrações.

Espero por você no próximo roteiro desta encantadora e exuberante cidade.

New York, New York!

Antonia Santamaria