sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CANADA 3 – CIDADE DE QUÉBEC 1


INTRODUÇÃO

Após apresentar Montréal nas postagens Canada 1 – Montréal 1 e Canada 2 – Montréal 2, convido vocês a apreciar a paisagem da cidade de Québec, a encantadora e histórica capital da Província de Québec.

Ao visitar a província de Québec você se depara com os testemunhos das batalhas pelo domínio desta parte do Território do Canadá entre franceses e ingleses, especialmente, durante os séculos 18 e 19. Estas lutas formaram e continuam a influenciar o caráter desta província. Esta marca é ainda mais forte na capital desta Província – a Cidade de Québec.
Foto 1 - Esta é a paisagem daPlace Royale em Québec, no século 17, primeiros tempos de colônia, reconstituída pelo “Centro de Interpretação” da Place Royale.

Foto 2 - Esta é a paisagem da Place Royale, hoje marcada por muitas semelhanças e permanências.
 
Jacques Cartier, o explorador francês, subiu o rio Saint-Laurent e explorou estas terras chegando em Québec em 1535, em sua segunda viagem ao novo mundo. Para Cartier: “Pour assurer notre existence, il faut nous cramponner à la terre et léguer à nos enfants la langue de nos ancêtres et la propriété du sol.Em tradução literal: “Para assegurar nossa existência é necessário que nós estejamos ligados a terra e leguemos aos nossos filhos a lingua de nossos ancestrais e a propriedade da terra.”
AdFoto 3 - Estátua de Jacques Cartier, o descobridor da Província e mensagem na base: “Para assegurar nossa existência é necessário que nós estejamos ligados a terra e leguemos aos nossos filhos a lingua de nossos ancestrais e a propriedade da terra.”

Samuel de Champlain chegou à cidade de Québec em 1608 determinado a fundar uma Colônia Francesa nesta região e estabelecer a primeira cidade da América do Norte, a primeira ocupação permanente.
Foto 4 - Estátua de Champlain, o fundador de Québec em 1608.

Ele escolheu o melhor sítio estratégico e o mais belo – protegido no alto de um penhasco escarpado, no lugar mais estreito do rio, com uma vista espetacular do Rio Saint-Laurent e todo o entorno.
Foto 5 – Champlain escolheu o mais belo sítio, no alto de um penhasco escarpado, com uma vista espetacular do Rio Saint-Laurent.

Segundo as palavras do fundador no seu diário de viagens: “Eu não encontrei um sítio mais prático e melhor do que este” (em tradução literal para o Português). Champlain escolheu este sítio por razões estratégicas e construiu o forte Saint-Louis para proteger-se dos ataques inimigos. O Forte serviu de residência para os governadores por mais de 200 anos.
Foto 6 - Paisagem de Québec do alto do Cap Diamant, a escolha estratégica de um sítio seguro e com uma paisagem deslumbrante. Uma vista através do elevador - Funiculaire.


Por conta dos repetidos conflitos com os ingleses no século 18, os residentes da “Nova França” deixaram os lugares mais baixos, nas margens Rio St Laurent e mudaram-se para o alto das escarpas do Cap Diamant. Criaram fortificações e se armaram com artilharias para defender o território.

O sítio/paisagem da cidade determinou a construção de uma cidade preparada para a defesa e retrata o campo destas batalhas com muralhas, fortificações e pontos de vigia - que hoje deslumbram turistas e visitantes. Várias das muralhas de defesa ainda permanecem e foram restauradas.
Foto 7 - Uma cidade fortificada com muralhas que protegiam dos ataques e hoje ainda permanecem restauradas.

A mais famosa das batalhas aconteceu perto da cidade murada, no lugar “Plains de Abraham”, em 13 de setembro de 1759. Foi uma batalha decisiva que terminou com a vitória dos ingleses.

Impossível não mergulhar na história ao percorrer a paisagem histórica de Québec que completou 400 anos de sua fundação em 2008. Estes séculos de tradição francesa ainda permanecem bem fortes neste lugar que se orgulha de suas raízes francesas.

A cidade de Québec – capital da Nova França - é a única cidade murada da América do Norte. Por conta de sua beleza e história foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO, em 1985.

Por ocasião do 25º aniversário de seu tombamento (2010) a cidade recebe uma homenagem da UNESCO pelo compromisso e influência destacada na conservação do patrimônio histórico-cultural.
Foto 8 - Placa Comemorativa da UNESCO em homenagem ao compromisso de Québec pela conservação do patrimônio.


COMO CHEGAR E SE ORIENTAR?

De Montréal para a cidade de Québec são 230 quilômetros e cerca de 3 horas e quinze minutos de viagem de ônibus. Peguei o ônibus da empresa Orléans Express que parte a cada hora de Montréal e tem a mesma frequência no sentido inverso. A passagem de ida e volta custa 90 dólares canadenses. O ônibus é muito confortável e oferece wifi a bordo. Você chega na Gare du Palais, na cidade baixa de Québec. Ver informações em: Orléans Express (www.orleansexpress.com).

Se você vai se hospedar na cidade alta murada, melhor pegar um taxi que não é caro. Ficamos em uma pousada bem aconchegante e bem próxima ao Chateau Frontenac, Château Belle Vue, em português: Vista Bela.

Na cidade você tem a opção de pegar um ônibus ecológico - Ecolobus (movido a energia elétrica) que lhe deixa na maioria dos pontos turísticos do centro histórico.

O Centro Histórico de Québec tem um traçado orgânico por conta do sítio irregular e a ocupação se distribui em dois planos: na parte baixa – Cidade Baixa (Vieux Basse Ville/Old Lower Town), ao longo do rio Saint-Laurent e na parte alta – Cidade Alta (Vieux Haute Ville/Old Upper Town) no alto das escarpas do  Cape Diamant.

Foto 9 – Uma cidade de traçado orgânico que se molda ao sítio irregular e escarpado.
 
Como a ocupação é muito concentrada no interior da muralha, não é difícil achar os endereços e se orientar na Cidade. São cerca de 10 quilômetros quadrados de área murada. A única maneira de conhecer a cidade é caminhando. Você pode fazer os percursos a pé e com um pouco de esforço ir da cidade alta para a cidade baixa.

O Château Frontenac – uma imponente e majestosa edificação com porte de Castelo é o marco referencial mais importante de Québec. De todos os recantos ele é avistado, embelezando a  paisagem.   


 
Foto 10 - Para se orientar na cidade, veja os mapas disponíveis nas ruas de Québec, como este.
 
E para subir e descer? Além da opção da escada, há o elevador - funicular, com um custo de 2 dólares por cada utilização. O Funicular - Funiculaire – é alcançado na parte alta da cidade pelo Terrasse Dufferin (próximo ao Chateau Frontenac) e na parte baixa pela Maison Louis-Jolliet (16, rue du Petit Champlain). O elevador funciona desde 1879.

Foto 11 – Para subir, o acesso ao Funiculaire na Cidade Baixa (ao longe) é através da Maison Louis-Jolliet. Funciona desde 1879.
Foto 12 – Para descer, o acesso ao Funiculaire a partir da Cidade Alta é através do Terrace Duferin.
 
A escadaria - L’escalier du Casse-Cou (na tradução literal significa de “quebrar o pescoço”) fica vizinha ao funicular.

 
Foto 13 – A escadaria Casse-Cou cujo nome significa “quebrar o pescoço” faz o percurso entre a cidade alta e a cidade baixa. Ao longe o belíssimo Château Frontenac.
Foto 14 – Outra vista da Escadaria Casse-Cou, com vista do imponente Château Frontenac.
 Descobri uma outra maneira de subir e descer na cidade antiga: utilizando o ônibus ecológico L’ Écolobus (tarifa de apenas 1$ paga em espécie no próprio ônibus). Você pode pegar o ônibus em frente ao Boulevard Champlain (Gare Fluviale), próximo do ponto de travessia para Lévis e pode seguir até o Manège Militaire, fora da cidade murada (ponto final).

 Para informações sobre os serviços e trajeto do écolobus consultar: www.rtcquebec.ca.

Nesta primeira parte da Cidade de Québec, apresento um roteiro de passeio pela Cidade Baixa e seus principais atrativos e na segunda parte (próxima postagem) você poderá seguir o roteiro pela Cidade Alta, visitando o centro histórico, a fortaleza La Citadelle e percorrendo as muralhas.
 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Um dos mais eficientes centros de turismo que já visitei é o Centre Infotouriste na 12 Rue Sainte-Anne, bem próximo ao Château Frontenac. Lá você encontra numerosas opções de passeios e já faz a reserva no próprio local com os agentes que mantém quiosques no Centro, faz operação de câmbio e sai com excelente material informativo e mapas.

Foto 15 - Centro de Informações, na rue Sainte Anne, próximo ao Chateau Frontenac.
 
Porisso, recomendo que antes de começar o seu passeio em Québec visite o Centro de Informações.

Outros pontos de informação na cidade são: Quiosque no Terrasse Dufferin, em frente ao Château Frontenac e o Centro de Informação Turística oficial situado no Discovery Pavilion, fora da cidade murada no endereço: 835, ave Wilfrid-Laurier.

 
GASTRONOMIA NA CIDADE DE QUÉBEC

A cidade é rica pela gastronomia de origens diversas e, especialmente, pela francesa.  Há uma grande variedade de restaurantes requintados e também econômicos. A seguir, destaco alguns restaurantes.

O Restaurante Aux Anciens Canadiens, situado em uma mansão histórica (Maison Jacquet), de 1675, oferece a autêntica cozinha de Québec reconhecida internacionalmente pela sua qualidade. Onde: 34, rue Saint-Louis. Sítio: http://www.auxancienscanadiens.qc.ca/.
Foto 16 – Restaurante situado na mansão histórica (1675) – Maison Jacquet – oferece a autêntica cozinha de Québec.

L’Echaudé - Este bistrô muito elegante serve uma comida deliciosa. Onde: 73, rue Sault-au-Matelot, perto da rua Saint-Paul, no Porto Antigo. Sítio: http://echaude.com/.

Le Couchon Dingue - Bem tradicional e com muitas opções, inclusive de sanduiches especiais. Onde : 46, Boulevard Champlain. Sítio: www.cochondingue.com.
Foto 17 – O restaurante Le Cochon Dingue oferece uma culinária tradicional e também muitas opções de lanches.


Dois locais de concentração de restaurantes e de muita animação são: rue Saint-Louis, na cidade antiga e a Grande Allée Est, fora das muralhas. Rue Saint-Jean, fora da cidade murada, é também uma das áreas animadas de Québec.
Foto 18 – Restaurantes na Cidade Baixa oferecem muitas opções e qualidade.

Café Paris: Cozinha francesa e italiana. Experimentamos o Châteaubriand. Oferece música ao vivo à noite e preço especial para duas pessoas. Onde: 66, rue Saint-Louis

A cerveja local produzida na Île de Notre Dame (próxima de Québec) é deliciosa. Para quem gosta de cerveja, o bar Saint Alexandre Pub é muito apreciado. Este autêntico pub inglês oferece mais de 200 marcas de cerveja de quase todos os recantos do mundo e também da região de Québec. Onde: 1087, Saint-Jean, Old Québec. Sítio: www.pubstalexandre.com.

 COMPRAS

O quartier Petit Champlain pode ser uma boa opção de compras para adquirir o artesanato local e se divertir. Fica em um ambiente histórico muito aconchegante. Ver: http://www.quartierpetitchamplain.com/.
 
Foto 19 – Muitas lojas e “souvenirs” neste lugar animado - Quartier Petit Champlain.
No Marché do Vieux-Port experimente as iguarias locais e o famoso xarope e produtos da Árvore Nacional – Bordo, Maple, em Inglês e Érable, em Francês. Lembra do bistrô “Délices de L’Éráble”? Ele também está em Québec: 1044, rue St-Jean. Veja: www.mapledelights.com.



Algumas famosas galerias de arte com trabalhos da arte nativa estão aqui em Québec:  Brousseau (35, rue Saint-Louis) com trabalhos maravilhosos dos povos inuit, www.artinuit.ca e Beauchamp http://www.galeriebeauchamp.com/art/en/.

Para compras, você pode experimentar o Centro Comercial Laurier Québec, que oferece transporte gratuito, de várias partes da cidade. É considerado a atração mais popular depois da Antiga Québec. Segundo a publicidade recebe mais de 13 milhões de visitantes por ano.  Interessado? www.laurierquebec.com.


Foto 20 – Você encontra opções de artigos de pele na rue de Notre-Dame, próxima a Place Royale.


A CIDADE - PASSEIOS E ATRATIVOS

Para orientar o passeio na Antiga Québec/Vieux Ville/Old City, área denominada CIDADE BAIXA – BASSE VILLE  - LOWER CITY, fiz um roteiro onde identifiquei  2 setores na cidade baixa e mais um no outro lado do Rio, com os principais atrativos:

1 - QUARTIER CHAMPLAIN, PLACE ROYALE E ENTORNO – O CORAÇÃO DA CIDADE

2 - BORDA DO RIO SAINT LAURENT – O PORTO

3 - LÉVIS VILLE – DO OUTRO LADO DO RIO

Para os museus, melhor comprar o ticket combinado para os 3 museus: Musée de l’Amérique Française (na Cidade Alta), Centre d’Interprétation Place-Royale e Musée de la Civilization.

De escada ou de funicular, você chega na cidade baixa quase no mesmo ponto: rue Petit Champlain.
 Foto 21 – Descendo a escadaria que liga a cidade alta a cidade baixa.

Foto 22 – Subindo a escadaria, a partir da rue-Sous-le-Fort.
 
Na cidade baixa, a linha d’ água do rio tem a forma de um triângulo. As ruas principais, paralelas ao rio (das margens para o interior) são: boulevard Champlain, rue Dalhousie/Quai Saint-André; Saint-Pierre/Saint Paul e Notre-Dame/Sault-au-Matelot.
Foto 23 - Caminhe pela rue Sous-le-Fort e você chega ao rio Saint-Laurent. No final ou início, um portal e mais um forte!

 
1 – QUARTIER CHAMPLAIN, PLACE ROYALE E ENTORNO

 
Tomando o funicular ou descendo pela escadaria você chega na rue Petit Champlain, considerada como o centro do mais antigo distrito comercial da América do Norte. Um lugar cheio de murais, esculturas, lojas de moda e acessórios, restaurantes, bistrôs, lojas gourmet... Um lugar histórico muito agradável com artistas de rua e turistas.
Foto 24 –Placa sinalizadora do Comércio do Quartier Petit Champlain localizando os diversos estabelecimentos desta área.

O Quartier Petit Camplain foi escolhido o melhor bairro do Canadá pelo Instituto Canadense de Urbanistas na competição anual “Canada, c’est ma place”. Este prêmio considerou o respeito às normas urbanísticas, o dinamismo econômico e social, comércio original e espírito de vizinhança. Para mais informações, consultar : www.quartierpetitchamplain.com

Qual foi a estratégia? Os comerciantes locais uniram-se e criaram uma associação para animar e administrar esta peculiar e histórica área  que compreende pequenas ruas no entorno da Petit Champlain.
Além da rua Petit Champlain, esta área compreende : rue Sous-le-Fort, rue de Notre-Dame, rue du Cul-de-Sac, rue Sous-le-Fort e Boulevard Champlain.
Foto 25– A encantadora rue Sous-le-Fort, na cidade Baixa.

A maison Louis-Jolliet, 16, rue Petit Champlain, onde funciona o Funiculaire,  é outro atrativo. Foi construída em 1683, pelo arquiteto Claude Naillif e ocupada por Louis Jolliet, o mercador de peles, que descobriu e explorou o rio Mississipi. Sítio: www.funiculaire-quebec.com
Foto 26 - Maison Louis-Jouliet, construída em 1683, acesso ao funiculare pela cidade baixa. Ao fundo o Chateau Frontenac.

Outro atrativo que vale a pena conhecer é a histórica Maison ChevalierCentre D’Interprétation de La Vie UrbaineChevalier House. Você vai conhecer outra experiência de “planejamento interpretativo” através de duas exposições: Vieux_Québec em Realité Augmentée em 3D e Ambiences d’autrefois. Onde: 50, rue du Marché-Champlain. Sítio: www.civuquebec.ca

Place Royale
Foto 27 - Place Royale – origem da ocupação de Québec e coração histórico.

A praça Royale simboliza o coração da cidade histórica. Foi aqui que Champlain estabeleceu o primeiro posto comercial. Pela rue de Notre-Dame, você chega até a place Royale.
Foto 28 –Uma praça que conserva suas origens e o seu passado histórico e cultural.

Na Place Royale você sente-se transportado para os tempos iniciais da colônia, onde os vestígios arqueológicos mostram a evidência do rico passado histórico do lugar. O “Centro de Interpretação da Praça” reinterpreta e exibe o passado através dos achados.
Foto 29 – Representação de uma família em trajes de época na vitrine do Centro de Interpretação.

Centre d’Interprétation de Place-Royale – Um dos museus interativos mais impressionantes que tive a oportunidade de conhecer. Possui uma rica coleção apresentada em diversas exposições interativas. Utiliza técnicas e multimídias modernas para contar a história de 400 anos do patrimônio cultural para os visitantes. Promove ainda atividades educacionais e culturais e visitas guiadas. Você também pode visitar algumas adegas históricas nos porões da Praça. Onde: 27, rue de Notre-Dame. Maiores informações: www.mcq.org.
 
Foto 30 – OCentre d’Interprétation de Place-Royale possui uma rica coleção com testemunhos do passado histórico e das raízes culturais da cidade de Québec.
Entre as belíssimas exposições do Centro, duas são imperdíveis:

Champlain retracé, une œuvre en 3 dimensionsEsta exposição integra: um filme de ficção espetacular em três dimensões que mostra a “cara” do fundador da cidade, uma imensa maquete da cidade de Québec, quadros dos personagens importantes da época e os objetos arqueológicos.

No filme já citado, o cineasta Jean-François Pouliot nos proporciona um encontro emocionante com o fundador da cidade de Québec.

A maquete da cidade de Michel Bergeron apresenta Québec en 1635, ano da morte de Champlain.
Foto 31 – Québec em 1635, ano da morte do fundador Champlain, reproduzida em uma maquete (Centro Interpretativo).

Foto 32 - Evolução de Québec ao longo dos séculos: 1635 –2008 (Centro Interpretativo).

Trois siècles de commerce – uma exposição interativa sobre as atividades comerciais, desde o o início da colônia. O visitante é convidado a participar de jogos interativos e responder às várias questões como: Quantas peles de castor valia por um fusil? (Combien de peaux de castor valait un fusil?).
Foto 33 – Três Séculos de Comércio – Uma exposição interativa que retrata as atividades comerciais no início da Colônia – Cena 1
Foto 34 – Três Séculos de Comércio – Uma exposição interativa que retrata as atividades comerciais no início da Colônia – Cena 2.
Outras exposições que merecem uma visita são :

Place-Royale en pleine croissance – mostra o crescimento, declínio e renascimento desta área. 
Ambiances d'autrefois – Retrata as ambiências do passado da cidade, recriando os interiores de uma moradia através de móveis e objetos de época.

Para mais informações sobre o Centre d’Interprétation de Place-Royale ver: http://www.mcq.org/fr/cipr/expositions.php

 Église Notre-Dame-des-Victoires – Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.

Este templo é considerado a mais antiga igreja em pedra da América do Norte (1688). Foi erigida no lugar onde o fundador de Québec construiu o seu estabelecimento comercial. Depois, foi destruída por balas de canhão em 1759. A igreja de hoje é singela e abriga cópias das obras dos mestres de pintura: Rubens e Van Dyck.
Foto 35 - Igreja Notre-Dame-des-Victoires (Nossa Senhora das Vitórias), construída no lugar onde o Fundador Champlain estabeleceu sua moradia e ponto de comércio em 1688.
 
Foto 36 - Interior da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias na Place Royale, simplicidade e encantamento.

Um dos atrativos no seu interior é a reprodução da embarcação Brézé, pendurada no teto. Esta embarcação chegou em 1664 para lutar contra os povos nativos iroquois.
Foto 37 - No interior da Igreja Notre-Dame-des-Victoires está a reprodução da embarcação Brézé, de 1664, pendurada no teto.

La Fresque des Québecois – O grande Mural

No final da rue de Notre-Dame, encontro com a Cotê de la Montagne – você pode apreciar o belíssimo mural que reproduz a cidade antiga em tromp l’oeil.  Este imenso mural (420 metros quadrados) foi inaugurado em 1999. Fez parte de uma co-produção da Commission de la capitale nationale de Québec et la Société de développement des entreprises culturelles du Québec (SODEC).
 
Foto 38 - La Fresque des Québecois 1 - Mural gigantesco que reproduz a cidade antiga.
Foto 39- La Fresque des Québecois 2 - Mural gigantesco que reproduz a cidade antiga.


Sugiro um jogo, do tipo “Onde está Jacques Cartier... e outros?” Um bom exercício para descobrir onde estão os personagens históricos famosos de Québec retratados no mural. Entre os 17 personagens dos séculos 16 e 17, figuram 4 mulheres influentes na história desta província o que atesta a militância das mulheres canadenses.
Foto 40 – La Fresque des Québecois 3 - Mural gigantesco que reproduz a cidade antiga.

 
Foto 41  - Visitantes ficam encantados com este belíssimo mural que reproduz a cidade de Québec nos primeiros tempos.

Quer descobrir outros belos murais que retratam a história do povo québecois? Participe de um passeio e aprecie uma dezena de outros murais. Consulte: http://www.capitale.gouv.qc.ca/activites-culturelles/circuits-fresques-murales.php.

Pela rue Saint-Pierre, você tem acesso ao Museu da Civilização.
Foto 42 – Rue de Saint-Pierre, um caminho para chegar ao inovador Museu da Civilização de Québec.

Visite outro sítio histórico interessante classificado pela UNESCO, onde os irmãos Gagnon Mathurin, Jean e Pierre fundaram a primeira loja de Québec em 1651, na rue Saint-Pierre.


Foto 43 - Lugar onde os irmãos Mathurim, Jean e Pierre construiram a primeira loja de Québec, em 1651


Foto 44 - Outra vista do Lugar onde os irmãos construíram a primeira loja de Québec em 1651.
 
 

2 - BORDA DO RIO SAINT LAURENT – O PORTO

Esta área, nas margens do rio Saint-Laurent, merece um passeio agradável e cheio de perspectivas reveladoras.

Musée de la Civilization

Este espetacular museu é imperdível! Explora as raízes da Província e mostra aspectos peculiares da cidade em suas várias gerações. Inaugurado em 1988 é um museu administrado pelo Estado. Este museu se distingue por sua museologia inovadora e audaciosa criando o elo entre o passado, presente e futuro da província de Québec.

Foto 45 – Museu da Civilização – um museu espetacular que cria o elo entre o passado, o presente e o futuro de Québec.
Está situado no coração do centro histórico está próximo da Place Royale e se debruça sobre o rio Saint-Laurent. A iniciativa é mais um exemplo modelar da aplicação do Planejamento Interpretativo do Patrimônio para o turismo. Retrata a civilização francesa na Nova França através do layout e ambiência planejada para valorizar e explicar os temas com exposições interativas, videos e tecnologias modernas.  O visitante é convidado a explorar e descobrir!
Foto 46 - Achados arqueológicos estão em exposição na área interna do Museu.

A arquitetura do museu é um exemplo de integração do novo e antigo que harmoniza  estruturas antigas com os novos espaços.  Foi concebido pelos arquitetos de Montréal: Belzile, Brassard, Galienne, Lavoie & Sungur Incesulu, de Québec, et Moshe Safdie, Desnoyers et Mercure que ganharam o concurso público. O interior é agradável e luminoso.

Em mais de 20 mil metros quadrados, oferece várias exposições permanentes e temporárias sobre diversos temas ligados a cultura e educação.

Entre as exposições permanentes destaco: Territoires, Le Temps des Québécois, Nous, les Premières Nations.
Foto 47 – “O tempo dos Québécois” – uma exposição permanente no Museu da Civilização.

Foto 48 – “Nós, as primeiras nações” – uma exposição permanente no Museu da Civilização.
Mais informações sobre exposções: http://www.mcq.org/fr/mcq/expositions.php

Como exemplo da diversidade de temas abordados por este museu destaco a belíssima exposição sobre os Samurais denominada: Un été TOUT JAPON – Um verão todo japonês que apresentou a rica coleção de Ann et Gabriel Barbier-Mueller. Atenção, pois ainda há uma chance de ver esta exposição que vai até 17 de fevereiro de 2013.
Foto 49 - Um verão todo Japonês. Os Samurais em Québec

Outra exposição temporária interessante foi sobre chapéus. Em Português: Nunca sem o meu chapéu, em Francês: Jamais sans mon chapeau, em Inglês: Never without my hat

Onde: 85, Rue Dalhousie. Para mais informações ver: http://www.mcq.org/fr/mcq/index.html

 Marché du Vieux-Port/Old Habour Market

Neste singelo mercado, a beira do porto, você pode encontrar produtos frescos e especialidades da região como frutas e vegetais frescos, doçarias, produtos a base de mel, cervejas da região e muitas flores. Atenção, não se pode beber alcool neste espaço público, portanto leve uma amostra da cerveja local para degustar no hotel. Vai valer a pena!

Foto 50 – Mercado do Porto Antigo de Québec. Flores, produtos frescos e especialidades da Região.
 
Onde: 160, Quai Saint-André. Sítio: www.marcheduvieuxport.com

Do Mercado, caminhe até a borda do cais – Bassin Louise – e observe a belíssima paisagem do rio.
Foto 51 – Um por-do-sol na Bassin Louise, atrás do mercado - Marché du Vieux-Port.

O Espaço 400 – Espace 400e - foi aberto para as festividades de comemoração dos 400 anos de Québec. Abriga eventos e exposições. Onde: 100, Quai Saint-André. Mais informações: http://espace400bell.com/
 
Foto 52 – Espace 400e, um espaço criado para eventos e exposições em Québec, nas margens do rio.


A Rue Saint-Paul é muito agradável e cheia de lojas de antiguidades.
Foto 53 - Rue Saint-Paul, uma rua de antiquários, próxima ao rio.

Place de la Fao – Uma praça minúscula e atípica, no cruzamento das ruas Saint-Paul, Saint-Pierre e du Sault-au-Matelot.
 
Foto 54 – Praça da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
O destaque da praça é a figura de uma mulher que surge do piso e da água (em um ângulo de 45º carregando a comida de todo o mundo em seus braços.

Foto 55 - Escultura de uma mulher na Praça da FAO, que carrega a comida do mundo em seus braços.


Essa fonte com escultura comemora o aniversário de 50 anos da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação” - Food and Agriculture Organization - ONU, fundada em Québec. O espaço da praça é cercado de edificações do século 19.
 

3 - LÉVIS VILLE

A cidade de Lévis fica a apenas a um quilômetro e dez minutos de travessia de “ferry boat” do rio St Laurent.
Foto 56 - A cidade de Lévis, logo do outro lado do rio Saint-Laurent, em apenas 10 minutos.

Já que você está no Porto de Québec por que não estender a sua visita e observar a perspectiva de Québec do outro lado do Rio? Vale pelas boas vistas de Québec a partir do rio e da belíssima perspectiva do Château Frontenac.
Foto 57 - vista do Chateau Frontenac, no percurso para Lévis.

Bem, se você fizer o passeio e tiver disposição suba a colina até o Terrace Lévis no final da rue William-Tremblay.

Para informações sobre a travessia: www.traversiers.gouv.qc.ca. A frequência é de aproximadamente 30 minutos e o custo do bilhete é 2,75 $. A mesma empresa oferece serviços de travessias na Rota Azul de Québec: La Route bleue du Québec!

Outras empresas, oferecem passeios de aventuras e observação da natureza em sua plenitude ao longo do rio Saint-Laurent e do rio Saguenay.
 
Foto 58 - Excursões ao longo do Saint-Laurent e do rio Sanguinet partem deste Porto.
 

CONCLUSÃO

 Convido você, na próxima postagem, a subir a Cidade Alta – Vieux Haute Ville/Old UpperTown – percorrer as suas muralhas e espiar, por alguns momentos, o que acontece fora dos muros em Québec.

Com certeza você ficará ainda mais encantado e deslumbrado com as paisagens de tirar o fôlego.

Pretendo também apresentar as “Melhores Coisas de Québec.”

 Até Breve,
 

Antonia Santamaria