sábado, 11 de fevereiro de 2012

PORTUGAL 2 - SINTRA E FÁTIMA

Foto 1 - Castelo da Pena em Sintra, um castelo de conto de fadas, exuberante de cores e estilos – exemplo da arquitetura romântica que expressa fantasia e criatividade.

Ao iniciar esse Blog, percebi que estava me referindo a lugares marcados pela presença de duas culturas de tradições religiosas fortes e aparentemente antagônicas que a história colocou em campos de guerras opostos: os seguidores da fé católica e aqueles da fé mulçumana. Os lugares retratados nesse blog são legados dessas duas culturas religiosas: Vila de Sintra, com uma herança cultural dos mouros e o Santuário de Fátima, palco da fé católica, um dos maiores centros de peregrinação do mundo.
Foto 2 - A grande praça do Santuário de Fátima, no lugar onde três crianças tiveram aparições de Nossa Senhora e hoje recebe mais de 4 milhões de peregrinos de todo o mundo.

Portugal conviveu com a cultura islâmica por mais de 5 séculos de sua história com fortes influências no vocabulário, tradição e arquitetura. Sintra representa com muita propriedade esta comunhão entre os dois mundos: árabe e europeu.

PARTE 1 - VILA DE SINTRA: PARQUES E PALÁCIOS

A Vila de Sintra, um distrito de Lisboa, fica a 35 km de Lisboa, cerca de 40 minutos de trem. Uma paisagem natural exuberante, mesclada de palácios e castelos imponentes e exóticos. Um lugar onde a fantasia e o sonho estão presentes.
Foto 3 – Palácio da Pena – Um lugar onde o sonho e a fantasia estão presentes.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A Vila de Sintra fica perto da famosa praia de Cascais. Há muito para ver em Sintra e você precisa  meio dia ou mais. Os atrativos são dispersos e em terrenos  de muita declividade, o que exige um certo esforço para atingí-los. Diante de tantas opções, recomendo visitar,  no máximo, duas atrações e passear pela Vila para saborear os docinhos típicos de Sintra: a “queijadinha” (feito com gemas e queijo)  e o “travesseiro” (massa folhada recheada com creme de amêndoas). Gostei mais do último!
Foto 4 - Não deixe de saborear os deliciosos doces de Sintra: as queijadinhas e os travesseiros.

Para o poeta Lord Byron, um grande escritor ingles, Sintra era "provavelmente” a vila mais bonita do mundo".

Acho que a melhor opção para chegar a Sintra é pegar o trem na Estação do Rossio (se você adquiriu o Lisboa Card, a passagem já está incluída). Do lado da estação de trem em Sintra parte um ônibus turístico 434 que faz o circuito Castelo dos Mouros, Palácio Pena e Vila de Sintra. Custa 5 euros. As paradas para as visitas devem ser seguidas na ordem do roteiro do ônibus.

A estação de trem fica a cerca de 1.5 km da Vila de Sintra. É possível ir da Estação do trem à Vila, mas prefira reservar suas energias para ver os palácios e castelos.
Foto 5 - Estação de Sintra, onde você chega para apreciar a Vila Encantada de Sintra.

Também existe várias empresas que fazem excursões, inclusive a Carristur (já citada na postagem Portugal 1 - Lisboa). O passeio inclui, além da Vila de Sintra e os monumentos, alguns atrativos do litoral como o Cabo da Roca, Boca do Inferno e Cascais.  Atenção, pois esta excursão de uma tarde só permite a visita de um atrativo: o Palácio da Pena. Custava 31,50 euros, com o ticket do Palácio da Pena já incluído (valor com desconto do Lisboa Card).

Na estação, você encontra um centro de  informações turísticas.  

Para mais informações sobre Sintra você pode acessar o site oficial: www.cm-sintra.pt e o belíssimo site da empresa que administra os parques de Sintra: http://www.parquesdesintra.pt/

Veja  o mapa de Sintra para você se orientar:
Figura 1 – Mapa de Sintra

ATRATIVOS DE SINTRA
A área de Sintra e entorno é considerada patrimônio mundial da humanidade (1995), na categoria Paisagem Cultural. Em uma paisagem natural fantástica de serras escarpadas, rochedos e penhascos que descem para o mar,  vegetação exuberante, grandes e belos parques e jardins floridos, o homem contribuiu para a sua humanização ao construir castelos exóticos e palácios encantadores e românticos, em uma perfeita harmonia.  Enfim, uma paisagem de conto de fadas!
Foto 6 - Jardim do Palácio da Pena, onde espécies de todo o mundo convivem em perfeita relação.
O Parque Natural de Sintra-Cascais abrange a Serra de Sintra e a área costeira que compreende o Cabo de Roca, o ponto mais ocidental da Europa.
Do ponto de vista mais natural, este parque une componentes das floras mediterrâneas e setentrionais e centenas de árvores e flores exóticas num quadro único de jardins, parques e florestas.
Foto 7 - Interior do Castelo dos Mouros - vegetação exuberante e um castelo que se relaciona de forma harmônica com a paisagem natural.
Esse sítio natural revela marcas culturais de uma riqueza surpreendente, cobrindo vários séculos da história de Portugal.
Sintra foi beneficiada por uma situação climática muito especial: verões frescos e invernos amenos. A Corte e os nobres do país estabeleciam-se em Sintra e nas vertentes Norte da Serra, ao longo das quais foram erguendo suntuosas vilas e quintas rodeadas de jardins e parques de estilo artístico e de uma flora luxuriante. Por outro lado, a solidão da Serra e suas florestas atraíram monges e eremitas que enriqueceramo lugar de conventos e de ermitérios, introduzindo-lhe o aspecto religioso-cultural.
Foto 8 - Vila de Sintra - Ao longe o Palácio Nacional de Sintra, residência de verão da corte e dos nobres em Portugal.
Os grandes atrativos de Sintra são:
1.       A Vila de Sintra com o Palácio Nacional de Sintra
2.       Castelo dos Mouros
3.       Palácio e Parque da Pena
4.       Palácio e Quinta da Regaleira
5.       Palácio e Parque de Monserrate
6.       Convento dos Capuchos

1.       A VILA DE SINTRA E O PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA

Foto 9 - Sintra é Patrimônio Mundial, Paisagem Cultural da Humanidade.
A vila de Sintra tem cerca de 23 mil habitantes. O centro histórico é cheio de vias estreitas, casario típico e restaurantes agradáveis.
Foto 10 - Restaurante em Sintra, perto da Estação Ferroviária.
O Palácio Nacional de Sintra ou Paço Real de Sintra foi residência dos governadores Mouros até 1147, e desde então residência de verão dos sucessivos reis de Portugal até 1880.
De origem mourisca, o palácio sofreu várias reformas ao longo do tempo, primeiro foi ampliado por Dom Dinis (1261-1325), depois foi reformado por Dom João I (século 15) com a introdução das cozinhas e suas chaminés gêmeas e, finalmente, no século 16, Dom Manuel I introduziu alguns elementos de estilo manuelino. O interior é uma mistura do estilo mourisco e manuelino (gótico tardio), com pátios adornados de arabescos e colunas com motivos exuberantes e simbólicos, destacando elementos naturalistas e fantásticos.
Foto 11 - O Palácio Nacional de Sintra, de origem mourisca, ostenta duas enormes chaminés que foram introduzidas no século 15.
O Palácio reune em seu interior o mais significativo conjunto de azulejos de inspiração árabe do mundo, herança dos mouros.
Foto 12 - Câmara Municipal de Sintra.
2.       CASTELO DOS MOUROS
Foto 13 - O imponente Castelo dos Mouros, que remonta ao período islâmico em Portugal.
Considerado a Sentinela da Serra de Sintra, este imponente castelo está magnifica e estrategicamente implantado em dois topos da serra, a mais de 400 metros acima do nível do mar.
Foto 14 - O Castelo dos Mouros, por sua posição privilegiada, vigiava toda a linha da costa e Lisboa.
O Castelo dos Mouros, fortificação militar remonta ao período do domínio islâmico (século 9) e às conquistas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que reconquistou definitivamente o castelo em 1147.  Teve uma função estratégica de segurança devido a sua posição privilegiada de  toda a linha da costa e Lisboa.
A seguir apresento uma sequência de imagens da chegada ao Castelo dos Mouros:
Foto 15 - Entrando no Castelo dos Mouros - 1
Foto 16 -Entrando no Castelo dos Mouros - 2
Foto 17 -Entrando no Castelo dos Mouros - 3

Foto 18 - Entrando no Castelo dos Mouros – 4. As ruínas da Igreja de São Pedro de Canaferrim.

Você pode acompanhar os achados de trabalhos de prospecção arqueológica que estão no local.
Foto 19 -Os trabalhos de arqueologia no Castelo dos Mouros tem encontrado muitos vestígios arqueológicos.
Foto 20 - Um dos setores de trabalhos arqueológicos no Castelo dos Mouros.
Suba as muralhas serpenteantes e aprecie lá do alto a maravilhosa vista sobre Sintra até ao mar.Você vai precisar de no mínimo 60 minutos e de um bom fôlego, pois o castelo tem cerca de 450 metros de perímetro e 12.000 m² de área em terreno íngreme.
Foto 21 - As muralhas do Castelo dos Mouros seguem serpenteando as colinas verdes e se amoldando a elas.
3.       CASTELO NACIONAL DA PENA - PALÁCIO E PARQUE DA PENA
Foto 22 - O Palácio Pena foi eleito pelos portugueses como uma das 7 maravilhas de Portugal.
Foi  escolhido pelos portugueses como uma das Sete Maravilhas de Portugal (entre mais de uma centena de seus monumentos, em eleição apoiada pelo Ministério de Cultura em 2006). A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos também fazem parte desta lista de maravilhas (retratados na postagem Portugal 1 - Lisboa).
Foto 23 –Texturas, cúpulas azulejos, colunas retorcidas – um resulado bizarro e ao mesmo tempo surpreendente.
Foto 24 - O conjunto das diversas guaritas, o desnivelamento dos sucessivos terraços e o revestimento de paredes com azulejos são alguns dos elementos significativos do Palácio Pena.
Primeiro palácio do estilo romântico na Europa,  expressa a arte e a fantasia do romantismo do século 19 (1839). Um rei visionário - Dom Fernando II de Saxe-Coburgo Gotha, rei consorte de Dona Maria II -  misturou com sucesso uma bizarra variedade de estilos que, surpreendentemente, se interrelacionam e formam um conjunto majestoso e sereno que coroa a topografia da serra.
A seguir apresento uma série de imagens que formam a visão serial da entrada no Palácio Pena
Foto 25 - Entrando no Palácio Pena 1
Foto 26 - Entrando no Palácio Pena 2
Foto 27 - Entrando no Palácio Pena 3
Foto 28 - Entrando no Palácio Pena 4
Foto 29 - Entrando no Palácio Pena 5
O Parque e Palácio da Pena aliam o exotismo e o fascínio pela natureza.

Entre árvores exóticas e espécies nativas, descubra diversos monumentos que formam um conjunto imperdível onde o Palácio da Pena destaca-se de forma incomparável. Difícil não se emocionar e se inspirar com tal paisagem!

Foto 30 - Parque e Palácio Pena, um conjunto imperdível que se relaciona de forma apaixonada. As torres e os baluartes formam caminhos de ronda, mirantes e terraços.
O Parque, ambiente natural de rara beleza e importância científica, é notável pelo seu projeto paisagístico que integrou diversos jardins históricos. Possui uma área de 85 hectares.
Se puder ver apenas um palácio em Sintra escolha o Palácio da Pena e encante-se com esta maravilha cheia de surpresas e detalhes surpreendentes. O ticket combinado do Palácio e do Jardim custa mais barato.
Foto 31 - Claustro Manuelino do Palácio da Pena, parte original do antigo mosteiro do século XVI revestido de azulejos hispano-árabes (1520).
Foto 32 - O belíssimo conjunto de Azulejos hispano-árabes no clausto Manuelino, Palácio da Pena.
Entre os meus ambientes favoritos e destaques nesse Palácio estão: a escultura de Tritão, o Terraço da Rainha, o atelier do Rei Dom Carlos, a sala árabe, a capela, o clausto manuelino e o salão nobre.
Foto 33 - Uma das figuras demoníacas - Tritão -alegoria da criação do mundo. Representa um ser híbrido, meio-peixe, meio-homem, saindo de uma concha com a cabeça coberta por cabelos que se transformam num tronco de videira, no Palácio Pena.
Foto 34 - A Torre do Relógio no Palácio Pena.

Para uma visita virtual no castelo:
E nos seus jardins magníficos:
4.    PALÁCIO E QUINTA DA REGALEIRA
Foram edificados no início do século 20,  baseados no ideário romântico com inspiração nos sonhos mítico-mágicos do proprietário Antonio Carvalho Monteiro (brasileiro) e projetado pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini. O palácio e jardins podem ser considerados uma extravagância do estilo neo-manuelino.
São formados por jardins, poços, torres, lagos, estátuas e grutas, considerados pelos portugueses como componentes de um percurso alquímico e sagrado. O momento mágico e simbólico (que invoca os ideais dos templários e mestres maçons) é descer ao poço iniciático,de cerca de 30 metros de profundidade, por uma imensa escadaria em espiral, atravessar as trevas das grutas em labirintos e, finalmente, ganhar a luz -significando um renascimento espiritual.
5.    PALÁCIO E PARQUE DE MONSERRATE
O notável e exuberante jardim e o palácio romântico foram construídos (1856) por Francis Cook, milionário inglês. São testemunhos únicos do espírito eclético da épocame harmonizam sugestões góticas, indianas e árabes na sua decoração.
O Parque, de forte inspiração inglesa, é considerado um dos mais ricos jardins botânicos existentes em Portugal. Por entre árvores exóticas, cascatas e lagos, descubra os segredos desse parque extraordinário.

6. CONVENTO DOS CAPUCHOS

Nos Capuchos você vai conhecer um Convento do século XVI, que representa o espírito franciscano em harmonia com a natureza.
O Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra materializa o ideal de fraternidade e irmandade universal, inerente aos valores dos frades franciscanos que o habitaram. Lá é fácil voltar atrás e imaginar a vida espartana que estes homens levavam.
PARTE 2 - SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Foto 35 -  Minhas companheiras de viagem na Grande Praça, em frente à Basílica do Rosário.
O Santuário fica na Cova da Iria, região central de Portugal, no distrito de Santarém, distante cerca de 150 km de Lisboa e a mais de 200 km da cidade de Porto.
A Vila de Fátima tem apenas 8.000 habitantes, mas recebe milhões de peregrinos. Nos dias 13 de cada mês o fluxo de pessoas é maior, pois foram nesses dias que aconteceram as aparições de Nossa Senhora.
A exemplo de outros grandes centros de peregrinação do Mundo, como Santiago de Compostela na Espanha, houve uma iniciativa de criar os Caminhos de Fátima, roteiros a pé para alcançar o Santuário. Não experimentei. Se você estiver interessado nesta forma de alcançar o Santuário acesse:
Como cheguei ao Santuário
Em Lisboa existem muitas excursões para o Santuário de Fátima. Normalmente, as agências fazem uma excursão de meio dia (5 horas no total) só para Fátima, com aproximadamente 3 horas de viagem e cerca de 1h30 livres, cronometradas para visitar os monumentos. Pouco tempo? Talvez, se você quiser participar da celebração de uma missa ou precisar de mais tempo para meditar e orar.
O acesso aos atrativos é fácil pois todos os monumentos ficam em torno da grande praça e o ônibus pode lhe deixar muito próximo do acesso à Praça.
Foto 36 - Sinalização de Boas Vindas: Fátima é um lugar de Oração. Entre como Peregrino.
A excursão que contratamos chama-se: “O Espírito de Fátima - Seguindo os Caminhos da Fé” - Spirit of Fatima - Following the faith paths, da “Carristur”. O preço da excursão custou 37,50 euros,  já incluído o desconto de 25% pelo “Lisboa Card”.  Foi muito bem organizada: mini-ônibus confortável e uma guia muito simpática que forneceu informações úteis e interessantes.
É melhor hospedar-se em Lisboa e contratar uma excursão para o Santuário. Se você preferir ir de ônibus, pegue o transporte na Rodoviária Dois Rios, que fica perto do Zoológico de Lisboa. A passagem custava 10 euros.
A história do Santuário e Principais Monumentos
O Santuário de Fátima está localizado no mesmo local onde três crianças que cuidavam de ovelhas: Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), em 1917, presenciaram seis aparições de Nossa Senhora (Maria, a mãe de Jesus Cristo para os católicos), sempre no dia 13 de cada mês.
Foto 37 - As esculturas dos pastorinhos, que viram as aparições, em frente às colunatas.
Na essência, em suas aparições aos pastorinhos, Maria teria deixado uma mensagem ao mundo,  revelado alguns acontecimentos de grande importância mundial, como a revolução russa e a grande guerra (o último segredo revelado foi o atentado ao papa João Paulo II) e pedido conversão e penitência. Solicitou, ainda, para construírem uma capela, no lugar onde hoje é a parte central do Santuário e está exposta a imagem de Nossa Senhora.
Foto 38 - Vista da Capelinha ao fundo, parte central do Santuário, no mesmo local onde a Santa pediu para construir uma capela.
Aos poucos o Santuário foi se expandindo para abrigar os milhões de peregrinos e tornou-se um dos maiores centros de perigrinação do mundo, recebendo, hoje mais de 4 milhões de visitantes.
Figura 2 -A planta do Santuário
Os principais monumentos no local estão no entorno da grande praça, com formato e disposição similares à Praça São Pedro no Vaticano, de colunatas em meio círculo coroadas por esculturas.  Segundo a guia, a Praça do Santuário é maior do que a Praça de São Pedro. Não verifiquei, mas acho que o tamanho é aproximado. São duas igrejas, em lados opostos, que marcam os dois extremos da praça:  A Basílica do Rosário (antiga) e a nova Igreja da Santíssima Trindade (2007).
Foto 39 - Vista da Grande Praça do Santuário, considerada por alguns como maior do que a Praça de São Pedro no Vaticano.
Os principais monumentos são:
A Capela das Aparições, está no lugar exato onde estava a pequena árvore “azinheira” sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917. Hoje existe uma grande “azinheira” próxima à capela.
Na capela está a Imagem de Nossa Senhora, que se venera desde 13 de Junho de 1920, esculpida segundo o relato de Lúcia, uma das três videntes. No interior da coroa da santa encontra-se, atualmente, a bala retirada do carro do Papa João Paulo II, após a tentativa de assassinato dele, em 13 de maio de 1981.
Foto 40 – Capelinha, local de uma das aparições, onde está a imagem da Santa, que foi feita segundo o relato das videntes.
A Basílica do Rosário, em estilo neo-barroco, começou a ser construída em 1928 e foi consagrada em 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII. Mede mais de 70 metros de comprimento por 37 de largura. À frente da Basílica do Rosário, foi instalada uma grande tribuna, com altar. Os túmulos dos pastores: dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto e de Lúcia encontram-se nesta igreja.
Foto 41 - Vista da Basílica do Rosário e as colunatas.
Foto 42 -Túmulos de Lúcia e Jacinta, videntes das aparições de Fátima, no interior da Basílica do Rosário.
Colunatas - Conjunto de 200 colunas e 14 altares, que liga a basílica aos edifícios construídos de cada lado. Nos altares existem 14 estações da Via-Sacra, construídas em cerâmica colorida. A colunata é coroada por dezessete estátuas de santos portugueses em mármore, santos fundadores de congregações religiosas e outros apóstolos.
Monumento ao Sagrado Coração de Jesus - Na base do monumento, encontra-se uma fonte.
Igreja da Santíssima Trindade- inaugurada em 12 de outubro de 2007, na celebração do 90º aniversário das aparições. É considerado o quarto maior templo católico do mundo (conta-se que foi pago com doações de peregrinos ao longo dos anos).
Foto 43 - Vista da Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em 12 de outubro de 2007.
Tem capacidade para mais de 8 mil lugares.  Cada uma das 12 portas laterais do Templo é dedicada a um dos apóstolos e a porta central é a “Porta de Cristo”.
Foto 44 - A Igreja da Santíssima Trindade, a 4ª maior igreja do mundo em capacidade, no Santuário de Fátima.
Foto 45 - Interior da Igreja da Santíssima Trindade, com capacidade para 8 mil pessoas, no Santuário de Fátima.
Cruz Alta - A antiga Cruz Alta, de 27 metros de altura, foi erguida para assinalar o encerramento do Ano Santo de 1950/1951.
Foto 46 - Cruz Alta, de 27 metros, erguida para assinalar o encerramento do Ano Santo.
Outros atrativos:
No recinto da Praça estão os monumentos em memória do Papa  João Paulo II,  que visitou o Santuário por duas vezes e em homenagem ao Papa Paulo VI,  próximos a igreja nova.
Foto 47 - Monumento em memória do Papa João Paulo II, que foi vítima de atentado à bala na Praça de São Pedro, um dos segredos revelados pelos videntes em Fátima.

Foto 48 - Monumento em homenagem a Paulo VI.
Você também pode ver um pedaço do muro de Berlim doado à Nossa Senhora, por um penitente em promessa alcançada pela queda do comunismo.
Foto 49 - Pedaço do muro de Berlim doado à Nossa Senhora, por um penitente em promessa alcançada pela queda do comunismo
Mais distante, a cerca de 2 km da Praça, estão outros monumentos ligados a história das aparições: Monumento dos Valinhos, Loca do Anjo, Poço do Anjo e Museu e Casa de Lúcia.
As minhas breves impressões sobre o Santuário
Fiquei realmente impressionada com a organização das atividades no espaço, a infraestrutura de atendimento ao turista e a limpeza do Santuário. Fui com a impressão de que um lugar que recebe milhões de peregrinos é normalmente desorganizado, sujeito ao lixo e muita desobediência às normas. 
Claro que não fui em um dia de grande fluxo de pessoas (dia 13 de cada mês), mas parece que a imensa estrutura montada funciona bem, a exemplo de sanitários em grande quantidade e limpos, estacionamentos bem distribuídos para carros e ônibus, local de acender velas de forma segura,  inexistência de comércio ambulante ou barraquinhas irregulares na grande praça ou mesmo no entorno,  ausência de pedintes ou de deficientes tentando atrair sua atenção por uma esmola, etc.
Existe uma área exclusiva, destinada ao comércio de souvenirs, muito bem organizada.
Foto 50 - Praça onde estão instaladas as lojinhas que vendem artigos religiosos.
Lembranças de Fátima? Medalhas, imagens e uma centena de artigos religiosos ou outros relacionados à fé católica e à aparição de Maria.
Para os que desejam conhecer mais da História do Santuário e das Aparições sugiro:

Para ver a imagem da Capelinha em tempo real: http://www.fatima.pt/capelinha.html.
Para conhecer mais sobre a história das aparições veja o livro das Memórias de Lúcia: Livro: "As Memórias da Irmã Lúcia" (download).
CONCLUSÃO
Visitar Sintra, onde a natureza e arte se combinam em uma relação apaixonada, foi uma experiência rica e emocionante. Esta foi a minha segunda visita, mas ainda precisaria voltar mais vezes para apreciar, com mais tempo, seus parques encantados e castelos de sonho. Os românticos e amantes da natureza vão adorar Sintra, pois ela é exótica, romântica, lendária e misteriosa.
Sugiro alguns vídeos de Sintra que captam um pouco da sua magia.
O video belíssimo que acompanhou a candidatura de Sintra como patrimônio da humanidade: http://www.youtube.com/watch?v=u9rVugcxZeM&feature=player_embedded.
Por outro lado, visitar o Santuário de Fátima, vivenciando e testemunhando uma fé que move montanhas, me comoveu profundamente. Lembro da história da guia da excursão à Fatima ao explicar a religiosidade do Português. Ela disse que a origem do fado (fatum - destino)  expressa o fatalismo e o “sentimentalismo” do português, ao enfrentar os perigos dos oceanos, o mundo desconhecido e a dor da saudade. Para lidar com esta situação, os portugueses apelavam para a proteção divina de Nossa Senhora e dos santos. Os brasileiros herdaram este “sentimentalismo” e esta religiosidade forte dos portugueses e, como resultado consideram os santos deles como brasileiros.
Foto 51 - Oração antes da peregrinação de joelhos.
Um grande abraço
,
Antonia Santamaria