quarta-feira, 16 de março de 2011

FRANÇA 3 – O SENA EM PARIS: OS CAIS, AS MARGENS, AS PONTES, OS BARCOS...

Foto 1– Navegando nas ondas do Seine com a belíssima visão da Catedral de Notre-Dame.
O Rio Sena (La Seine) faz parte da paisagem de Paris e foi protagonista da história da França e do mundo, exercendo um papel de vanguarda ao participar do cotidiano de grandes personagens e da sociedade em geral. Fonte de inspiração para cientistas, cidadãos, enamorados e artistas, foi imortalizado em poesia, música, pintura e literatura.

Foto 2 – Barcos e a visão da Catedral de Notre Dame em um fim de tarde.

É imperdoável ir a Paris e não fazer um passeio de barco pelo Seine ou vagar pelas suas margens, descobrindo ou redescobrindo toda a magia daquele cenário onde surgem tantos monumentos encantados que marcaram a história da Cidade Luz.

Foto 3 – Então, vamos embarcar para um passeio ao longo do rio Seine?

 As principais atrações turísticas de Paris estão localizadas às margens do Rio Sena ou nas suas proximidades, entre 200 a 500 metros.
Foto 4 – La Conciergerie – o rico palácio real transformado em uma célebre prisão de Paris. Um entre vários monumentos famosos que ladeiam o Seine.
Esta é a minha terceira postagem da França no blog. Sugiro rever França 1 e França 2, onde eu traço um roteiro ao longo de lugares que considerei mais atraentes e aprecio a arte dos monumentos históricos e ícones de Paris. Ao longo desta postagem apresento a vocês a minha percepção do Rio Seine através de imagens capturadas em passeios de barco, caminhadas por suas margens e cais, e travessias em dezenas de pontes que servem de mirantes para o Rio e seus monumentos célebres. Participar deste movimento de águas, barcos e gente é marcante e inesquecível.
Foto 5 – Minha homenagem aos amigos ciclistas. Tinha uma bicicleta no meio da Pont des Arts. Você pode ver os vários cadeados amorosos presos ao gradil da Ponte?
Para criar o clima, que tal escutar o som do Seine neste belo poema de Jacques Prévert: As canções do SeineLes Chansons de La Seine - lido por Jeanne Moreau (célebre atriz francesa que atuou em inúmeros filmes de diretores famosos) http://www.youtube.com/watch?v=p1VH2BZCMUE&NR=1

Você pode acompanhar a letra:

Chanson de la Seine
La Seine a de la chance
Elle n'a pas de souci
Elle se la coule douce
Le jour comme la nuit
Et elle sort de sa source
Tout doucement, sans bruit, sans sortir de son lit
Et sans se faire de mousse
Elle s'en va vers la mer
En passant par Paris.
La Seine a de la chance
Elle n'a pas de souci
Et quand elle se promène
Tout au long de ses quais
Avec sa belle robe verte
et ses lumières dorées
Notre-Dame jalouse, immobile et sévère
De haut de toutes ses pierres
La regarde de travers
Mais la Seine s'en balance
Elle n'a pas de souci
Elle se la coule douce
Le jour comme la nuit
Et s'en va vers le Havre, et s'en va vers la mer
En passant comme un rêve
Au milieu des mystères
Des misères de Paris
©Jacques Prévert, Spectacle, Ed. Gallimard
1 - O RIO SENA E SUAS MARGENS/CAIS – LA SEINE ET SES RÎVES/QUAIS
O Rio Sena (La Seine) banha a capital Paris e vai desaguar no Oceano Atlântico, após um percurso de quase 800 km. Em Paris, ele percorre cerca de 13 quilômetros, com largura que varia entre 30 a 200 metros. A profundidade vai até quase 6 metros.
Foto 6 – Uma perspectiva do Seine, com barcos e pontes e as margens protegidas como patrimônio da humanidade.
Este rio tornou-se o principal ponto de referência da cidade, demarcando a capital em duas áreas bem nítidas - a margem direita, no lado norte, e a margem esquerda, no lado sul. Hoje, o Rio é o palco de muitas atividades, com um movimento intenso de barcos comerciais e numerosos barcos de lazer, os bâteaux.
Foto 7– Um movimento intenso de barcos. Em primeiro plano, os barcos-casas - um privilégio de ter como endereço o Seine

Foto 8 – Uma casa diferente – casa-barco, às margens do rio Seine, tendo como horizonte, a famosa ponte Neuf.

Foto 9 – O privilégio de morar às margens do rio Seine.
As margens do Rio Seine em Paris são consideradas patrimônio da humanidade desde 1991, pois se constitui em lugares históricos e abrigam célebres monumentos da França, como a Tour Eiffel e a Catedral de Notre-Dame (Ver postagens da França 1 e França 2 neste blog). Se estiver interessado em conhecer mais os monumentos nacionais da França, recomendo o site: http://www.monuments-nationaux.fr/ (em inglês, francês e espanhol)
As margens deste rio, além de representarem um lugar geográfico, historicamente significaram todo um “modo de vida”, com sua margem direita sofisticada e conservadora, e a margem esquerda mais artística e boêmia, onde intelectuais, artistas, professores e estudantes (na Sorbonne, Quartier Latin) e pessoas consideradas de esquerda idealizavam transformar o mundo.
Na margem direita encontramos monumentos como: Trocadéro – Musée de la Citté, Musée du Louvre; Grand Palais/Petit Palais, La Concorde, Musée du Louvre Hotel de Ville, Jardin desTuilleries, entre outros. Alguns destes monumentos são mostrados na postagem FRANÇA 2.
Foto 10- Vista do Musée d’Orsay, tendo como primeiro plano o Rio Seine.
Entre os diversos edifícios históricos na margem esquerda, destacamos a Igreja de Notre-Dame, o Musée d’Orsay, o Hôtel des Invalides, a Tour Eiffel, O Muséu du quai Branly. Nesta área também se localizam o Quartier Latin e Saint Germain de Près.

Foto 11 – Perspectiva do maior ícone da França - Tour Eiffel, ao navegar pelo Seine.

As margens do Seine são ricas em atividades e palco de brincadeiras e lazer durante todo o verão. Lugar de encontros, de descanso, de uma parada para refletir, ou simplesmente jogar conversa fora e apreciar o vai-e-vem dos numerosos barcos.

Foto 12 Descansando à beira do Seine.


Foto 13 Vendo o Barco passar no Seine Promenade Maurice Carême.
Foto 14 - Sombra e silêncio para um encontro e descanso.


Foto 15– Mirantes e lugares aconchegantes para apreciar o rio Seine

 O nível mais baixo do Rio, vários metros abaixo do nível da rua em algumas partes de Paris, especialmente na área central, proporciona um ambiente quase que semi-privativo, demarcando uma área onde você se recolhe para um diálogo com o Rio, longe do burburinho das atividades urbanas e do trânsito de veículos. 
Foto 16 – Vista do passeio às margens do Rio Seine, onde o grande desnível em relação a rua cria um ambiente semi-privativo, propício ao relaxamento. Em Paris, literalmente, você desce para desfrutar a intimidade com o Rio.

Os “bouquinistes” (pequenos livreiros inicialmente ambulantes, depois, fixos) desde o século 19 fazem parte integrante da paisagem histórica dos cais  do Seine. Eles são classificados como patrimônio mundial. Além de livros raros e antigos, eles oferecem diversos souvenirs (reproduções, revistas, selos, postais, ímãs de geladeiras, etc).

Foto 17– Uma tradição muito antiga: venda de  livros raros e revistas  pelos bouquinistes nas margens do Seine.

Mais de 200 bouquinistes estão instalados em pequenas barracas/caixas verdes ao longo de quilômetros nos cais do Sena (na margem direita: da pont Marie ao quai do Louvre; na margem esquerda: do quai de La Tournelle ao quai Voltaire).
Foto 18 Os bouquinistes trabalhando  em frente a belíssima igreja de Notre Dame.
A atividade dos bouquinistes é licenciada e seus instrumentos de trabalho são padronizados: caixas verdes fechadas, penduradas no parapeito do Rio, no nível da rua devem ter 2 metros de comprimento, 0,75 de largura e 0,60 a 0,35 de largura. Quando abertas, as caixas não devem ultrapassar 2,10 metros de altura.

Foto 19 – O instrumento de trabalho dos  bouquinistes: caixas verdes padronizadas, penduradas no parapeito do Rio Seine.  Quando abertas, as caixas não devem ultrapassar 2,10 metros de altura.

Na postagem França 1, deste blog , indiquei para vocês a lindíssima canção : Sur Les Quais Du Vieux Paris  (Nos cais da Velha  Paris). Sugiro escutá-la novamente, desta vez na fantástica voz de Julliete Greco, com cenas do encantador filme An Education (Educação),  dirigido por Lone Scherfig .  Segundo a canção: Ao longo do Sena, a felicidade sorri, o amor  passeia e se diverte  procurando um ninho.
« Sur les quais du vieux Paris,
Le long de la Seine
Le bonheur sourit,
Sur les quais du vieux Paris,
L'amour se promène
En cherchant un nid. »


2. AS PRAIAS DE PARIS - PARIS-PLAGES
Desde 2002, a cada verão (entre julho e meados de agosto),a Prefeitura de Paris executa uma mega-operação, com parceria público-privada - “Paris-Plages” que transforma 3,5 km das margens (direita e o l’Hôtel-de-Ville) do Seine em uma praia tropical, com areia e palmeiras em vasos, instalação de equipamentos esportivos com animadores e um programa de eventos bastante animado. Tem feito o maior sucesso, em que restaurantes e cafés e quiosques instalados na “praia” participam do financiamento desta operação de mais de dois milhões de euros. A edição de 2010 recebeu mais de 6 milhões de “banhistas”. Este ano será o aniversário de 10 anos de “Paris-Plages” e muitas atrações estão previstas. Não perca esta festa!

Foto 20 - Paris-Plages: Banhistas tomando banho de sol nas “praias” de Paris, à beira do Rio em pleno verão, quase tropical.


Foto 21 - Passeando e tomando um banho de sol nas  “praias” do Seine, só fica faltando o mergulho.

3. AS PONTES DE PARIS – LES PONTS DE PARIS
As pontes despertam fantasias e imaginários, conectando partes divididas, ligando lugares e pessoas, quebrando barreiras... Em Paris, estas percepções são aguçadas… e encantam.

No trecho em que atravessa a cidade de Paris, o Seine e suas 37 pontes do Seine foram testemunhas de uma longa história, de guerra e paz, união e ruptura, incêndios e inundações, mas, sobretudo, permitiram mobilidade aos nobres e humildes que por aí passaram através dos tempos. Famosos ícones, as pontes de Paris, em sua maioria, são obras de arte, onde a engenharia da estrutura dialoga com a sua forma, as suas esculturas e os seus lampiões.

Recomendo escutar a belíssima canção popular com música de Vincent Scotto:  “Sous le ponts de Paris“ de  Jean Rodor (Sob as pontes de Paris):

Há também a versão dos Três Tenores:

No perímetro tombado pela UNESCO existem 37 pontes, das quais quatro são passarelas de pedestres e duas são acessos ferroviários. Veja abaixo a relação das 24 pontes no perímetro tombado, na ordem em que foram visualizadas no passeio de barco iniciado na Tour Eiffel.
  1. Pont de Bir-Hakeim(Reconstruída em 1905 – vista fantástica da Torre Eiffel)
  2. Pont d'Iéna (contruída entre 1808 e 1814)
  3. Passerelle Debilly (pedestres)
  4. Pont de l'Alma (1854-1856 e  1970-1974)
  5. Pont des Invalides (1854 – 1856)
  6. Pont Alexandre-III (1896-1900)
  7. Pont de la Concorde (Iniciada em 1789 e alargada em 1930)
  8. Passerelle Léopold-Sédar-Senghor (Inaugurada por Napoleão IIIe reconstruída em 1999 - pedestres)
  9. Pont Royal (Construída em 1685 – 1689). A terceira mais antiga, acessa o Museu do Louvre.
  10. Pont du Carrousel(1935 – 1939).  Acessa o Museu do Louvre.
  11. Pont des Arts (1801-1804 e 1981-1981). Só para pedestres.
  12. Pont Neuf(1578-1607). A mais antiga ponte de Paris, atravessa al'île de la Cité)
  13. Pont au Change (Construída no século 9 - entre l'île de laCitée a margem direita – via Châtelet)
  14. Pont Saint-Michel (entre amargemesquerda e l'île de la Cité)
  15. Pont Notre-Dame (entre l'île de la Cité e a margemdireita)
  16. Petit-Pont (entre amargemesquerda e l'île de la Cité)
  17. Pont d'Arcole (entre l'île de la Cité e a margemdireita)
  18. Pont au Double (entre amargemesquerda e l'île de la Cité)
  19. Pont de l'Archevêché (entre amargemesquerda e l'île de la Cité)
  20. Pont Saint-Louis (entre l'île de la Cité e l'île Saint-Louis)
  21. Pont Louis-Philippe (entre l'île Saint-Louis e a margemdireita)
  22. Pont Marie (entre l'île Saint-Louis e a margemdireita)
  23. Pont de la Tournelle (entre amargemesquerda e l'île Saint-Louis)
  24. Pont de Sully (na ponta leste da l'île Saint-Louis).
Como são muitas, vou destacar algumas pontes pela construção, pelas atividades e pelo cenário que proporcionam.
As Ilhas - Île de La Cité/Île de Saint Louis – coração da cidade, no meio do Sena, são ligadas por 8 pontes.
A ponte D'iéna, contratada por Napoleão e construída entre 1808 e 1814, foi ampliada para a exposição universal de 1900.  A ponte d’Iéna situa-se na frente da Escola Militar. Observe as 4 estátuas de guerreiros grego, romano, árabe e...gaulês?


Foto 22 - Embaixo da Ponte d’Iena, lugar de embarcar, perspectiva olhando a margem direita.

Foto  23 – Ponte d’Iena com charmosa vista da Tour Eiffel – o maior ícone da França.

Foto 24 - Os querubins na Ponte d’Iena sob a luz dourada do por-do-sol.


Monumento histórico, a ponte Alexandre III foi um presente do Czar Alexandre III da Rusia para a exposição universal de 1900. Monumental! Liga a esplanada dos Invalides ao pequeno e grande Palácio – Grand Palais et Petit Palais, também criados para a exposição universal.

Foto 25 - Esculturas revestidas em ouro e anjos sorridentes na sofisticada Ponte Alexandre III.
A decoração desta ponte é belíssima, com grandes colunas coroadas por esculturas revestidas de ouro e seus anjos sorridentes. A paisagem é encantadora, tendo ao fundo a Tour Eiffel e a cúpula do Hôtel des Invalides.

Foto 26 - A Ponte Real - Pont Royal – considerada patrimônio histórico mundial -  é a terceira mais antiga ponte de Paris. Foi construída em 1680 com o patrocínio de Luís XIV.


A Ponte das Artes - Pont des Arts

Esta bela ponte só para pedestres liga o Institut de France ao pátio do museu do Louvre. Foi construída (1801-1804), alargada (1852) e reconstruída de forma idêntica à original, entre 1981-1984.


Foto 27 – Um barco passando sob a Pont des Arts.

Esta ponte tem servido de inspiração para os artistas e enamorados, talvez por conta de sua vista magnífica do Rio, tendo a perspectiva da Île de la Cité. Namorados prendem cadeados na ponte (ver foto ), para manter seguro o seu amor. Tem até um filme francês intitulado Le Pont des Arts (Eugène Green, 2004).


Foto 28 - Arte na Ponte das Artes com a Ponte do Carrossel ao fundo

Na primavera e no verão esta ponte torna-se um lugar de encontro e pólo animação: pessoas fazem piquenique, tomam champanhe, outros tocam instrumentos... Também funciona como local de exposição para artistas como pintores, desenhistas e fotógrafos.

Foto 29 - Pai e Filho admirando a Île-de- la- Cité do alto da Pont des Arts

Foto 30  - Os bombeiros de Paris treinando para uma operação de salvamento na Pont des Arts.
Pont Neuf – Ponte Nova

Foto 31 - Vista Geral da Pont Neuf – Patrimônio Mundial da Humanidade – fonte de inspiração de artistas famosos.


A Pont Neuf é a ponte mais antiga e mais longa de Paris. Iniciou-se sua construção em 1578 e foi inaugurada em 1606 pelo rei Henrique IV. Passa pela Île de la Cité, onde está a Catedral de Notre Dame. Ela é classificada como patrimônio histórico mundial pela UNESCO desde 1991, e foi a primeira ponte a atravessar toda a largura do Sena, com uma extensão de 106 metros.


Foto 32 – A  Pont Neuf  tem uma extensão de mais de 100 metros – uma das mais longas de Paris.

A Pont Neuf inspirou muitos artistas e obras, tendo sido pintada por diversos mestres da pintura como Renoir e Camille Pissaro, Turner e Picasso. Também foi embalada por “Christo” em 1985. Veja a Pont Neuf embalada em http://www.christojeanneclaude.net/pn.shtml. Além disso, foi cenário do filme “Les Amants Du Pont-Neuf”, de Léos Carax, 1991.

Foto 33 – A Pont Neuf  inspirou artistas célebres em todas as formas de artes.

Foto 34 – Sobre a Pont Neuf: Detalhe das esculturas e vendedor de artes.

 Gostaria aqui de abrir um parênteses para destacar a grandeza dos trabalhos de Javacheff Christo e sua parceira e esposa Jeanne-Claude. Por meio de grandiosas intervenções temporárias, que duravam em média duas semanas, eles trabalharam com grandes escalas urbanas e em edifícios. A dupla criou projetos polêmicos ao “empacotar” monumentos e paisagens célebres no mundo todo, modificando inteiramente a percepção habitual (a imagem) do lugar. Para empacotar a Pont Neuf, eles esperaram quase dez anos por uma autorização, o mesmo acontecendo com o Parlamento Alemão. Recomendo ver a página: http://www.christojeanneclaude.net/

Foto 35 - A ponte de SAINT MICHEL foi construída e destruída diversas vezes desde 1378, até ser reconstruída definitivamente em 1857. Os medalhões com a letra N são uma homenagem a Napoleão III. No ano seguinte a ponte Au Change foi decorada da mesma forma.

Foto 36 - A ponte  AU CHANGE foi construída no século IX e liga Île de la Cité à praça de Châtelet, dando acesso ao Théatre Sarah-Bernhardt.Também tem a letra N de Napoleão, e continua em direção à Pont Saint Michel (N).

Foto 37 - A ponte de LA TOURNELLE (1928 – 1930) com Monumento a Santa Genoveva (14 metros), padroeira de Paris, um pedido de proteção contra as catástrofes climáticas. Conecta a margem esquerda com a Ilha de St Louis.

Foto 38 - A Ponte de SULLY foi construída em 1876, inserida no plano de urbanização do Barão Haussman. Tem vista espetacular da Ilha de St Louis e da Catedral de Notre-Dame. Conecta a margem direita com a margem esquerda, na extremidade da Ilha de St Louis.

Foto 39 – A Ponte D’ARCOLE foi construída em 1854, como uma ponte metálica inovadora. Ela foi a primeira ponte sem pilar de apoio no rio, a atravessar o Rio Sena.

Foto 40 - A Ponte MARIE (1854) é  uma das mais charmosas e a segunda mais antiga. Diz a lenda que os casais de apaixonados devem passar em baixo da Ponte Marie, fazer um pedido, e darem um beijo. Então, verão seu pedido realizado.
Foto 41 - A Ponte LOUIS PHILIPE teve sua primeira pedra colocada em 1833 pelo próprio rei para celebrar sua ascensão ao trono.
Foto 42 - A Ponte de SAINT LOUIS teve sua primeira obra construída em 1630. Passou por muitas reformas e a última construção é de 1970. Faz a conexão entre a Île Saint Louis e a Île de La Cité. Observe os banhistas ao fundo.

  
Recomendo os seguintes sites abaixo para conhecer melhor as pontes de Paris.
Caminhe ao longo do Seine clicando nas pontes: http://www.pariswater.com/ponts/ponts.htm
Conheça sobre a história e as características da construção das pontes em: http://lefildutemps.free.fr/paris/liste_ponts_paris.htm


4. OS CRUZEIROS AO LONGO DO RIO SEINE – LES CROISIÈRES SUR LA SEINE
Ver Paris de uma perspectiva diferente e apreciar o desfile de seus monumentos mais importantes a partir do Seine é emocionante. Sugiro um passeio à luz do dia e outro, à noite, para apreciar o espetáculo da iluminação dos monumentos (a arte de iluminar os monumentos é muito desenvolvida na França).
Os barcos, em geral, são modernos, confortáveis e de vidro, o que garante uma ótima visibilidade. Há barcos de diferentes tamanhos, tipos e formatos. Nos barcos grandes, a partir do convés, você tem uma visão panorâmica de 360 graus.
Foto 43 - Mississipi ou Seine? Um barco deslocado nas águas do Seine.

Existem várias companhias que oferecem serviços padronizados e especializados. Há o passeio padrão e o gourmet. Também tem aquele personalizado, contratado por grupos para celebrar ocasiões especiais:  um jantar diferente, aniversário ou por qualquer outro motivo. Alguns serviços mais sofisticados incluem menus especiais e carta de vinhos, e certamente custam mais caro. O valor varia entre algo em torno 14 euros por um cruzeiro simples (ano passado) até 50 euros por um cruzeiro com almoço, ou um pouco mais de 100 euros para jantar, dependendo do cardápio escolhido.
Normalmente, os cruzeiros tradicionais (sem refeições) duram entre 1 hora e 1 hora e meia. O percurso, em geral, segue da Maison de Radio-France/Statue de La Liberté, próximo à Pont de Grenelle (duas pontes antes da Pont d’Iena, próxima à Tour Eiffel) até a Bibliothèque Nationale de France, próximo à Pont de Bercy (duas pontes depois da pont d’Austerlitz). O Batobus tem suas paradas entre a Tour Eiffel e o Jardin des Plantes.
Atenção, não entre na disputa pelos melhores lugares, pois você vai ficar sentado só uma pequeníssima parte do tempo, e escolha o final da tarde para fotografar. Lembre-se que você tem pelo menos até às 21 horas no verão com luz natural.
O Batobus oferece um serviço diferente de todos os outros, realiza 8 escalas ao longo do roteiro durante o qual você pode embarcar ou desembarcar à vontade para visitar os atrativos e depois retomar a viagem. Funciona também como um meio de transporte para o qual você compra tickets válidos por 1 a 5 dias, dependendo da duração de sua visita, a exemplo do Paris Visite (que inclui ônibus, trem e metrô). Fica bem mais conveniente e barato!

Foto 44 – Batobus Paris, no seu ponto de parada da Tour Eiffel

Foto 45- Quiosque do Batobus em frente a Tour Eiffel – ao fundo o Jardin de Trocadero - Palais de Challiot


As companhias principais que oferecem serviços de passeios são: BATEAUX-MOUCHES; BATEAUX PARISIENS; LES VEDETTES DE PARIS; BATOBUS PARIS.

Foto 46 -  O barco da “Veddetes du Pont Neuf”  em seu cruzeiro pelo Sena.


Foto  47 - O imenso barco do Bateaux-Mouches passando através da Pont des Arts.

Você pode consultar nos sites oficiais das companhias as tarifas, horários, duração de passeios e outros detalhes e até mesmo fazer uma reserva online:


5. CONCLUINDO

Para concluir, recomendo um último passeio virtual no Sena através deste lindo vídeo:

O passeio pelo Sena sempre desperta muitas emoções, em uma paisagem onde o elemento natural água e os monumentos construídos pelo homem se harmonizam e são conectados pelas pontes que unem, aproximam e valorizam perspectivas novas e belas.
Sempre passeio pelo Sena quando estou em Paris – procuro paz e me aquieto, sinto-me revigorada e inspirada por esta atmosfera ímpar, preservada em uma cidade cosmopolita.
Até breve!
Santamaria