domingo, 16 de janeiro de 2011

GRÉCIA 2 – ILHAS, PRAIAS, EMBARCAÇÕES, VILAS E CAPELAS

Foto 1 – O entardecer no porto antigo,  Vila de Hora, Mykonos, às 7 da noite.

Iniciei este Blog pela Grécia – minha primeira postagem e meu lugar de imaginário mais forte. Desde então, a Grécia é a segunda postagem mais visualizada, logo depois da Suíça.
Senti que fiquei devendo mais imagens da Grécia pra vocês. Vamos caminhar, navegar e desfrutar mais das ilhas gregas? Paisagem deslumbrante – com a presença de um mar azul cor de anil, praias, barcos e barcos, um relevo pedregoso e por vezes muito íngreme, pontilhado de construções brancas... e muitas capelas! Surpreendente! Esqueci do por-do-sol espetacular.

Foto 2 - A Igreja de Panagia Paraportiani, na orla do mar da Vila de Hora (Mykonos) , é uma das mais fotografadas igrejas do mundo. Tem forma orgânica, como se fosse  uma escultura na rocha.

Neste cenário, ao olhar o céu penso em Zeus (Júpiter), o senhor dos céus e do Olimpo, e quando observo o mar Egeu meu pensamento vai para a profundeza dos oceanos onde reina Posseidon (Netuno). Onde estarão os outros deuses e herois, seres mitológicos deste imaginário?

1 - PLANEJANDO A VIAGEM
Entre os meus sites recomendados está o “site” do Décio Brong Mattar: http://www.guiagrecia.com.br/.  O site é excelente e está em Português: muitos mapas, rankings, música, curso básico online com noções do idioma, fotos e informações vitais para quem planeja visitar a Grécia. 
“Lembre-se: na Grécia nada se faz com pressa, é um país para se curtir vagarosamente e para se voltar muitas vezes.”

O autor aconselha reservar, no mínimo, 3 dias para cada ilha. Segui o seu conselho (12 dias na Grécia) e aproveitei bastante.
Foto 3 – É um cenário semelhante que você vai encontrar na paisagem das Ilhas Cíclades (Aghios Sostis em Mykonos): mar de azul anil constrastando com o solo escuro, construções em forma de cubo pintadas em branco e as capelas...

Mattar sugere escolher um grupo de ilhas por vez (Cyclades, Dodecaneso, Ilhas do Nordeste do Egeu, Sporades, etc.) e concentrar a visita para melhor aproveitar as peculiaridades únicas de cada ilha.
Escolhi as Ilhas Cíclades, onde listo as ilhas que têm nota 10 no ranking do Miguel: Folegandros, Koufonissia, Milos, Paros, Mykonos, Santorini. As cidades de Fira e Oia (Santorini) estão no ranking das mais belas cidades.
Vou comentar sobre peculiaridades de três das Ilhas Cíclades que visitei: Mykonos, Delos e Santorini.
Foto 4 – Início da viagem para as Ilhas Cíclades. Porto de Rafina, menor e mais tranquilo do que Piraeus (ambos em Atenas).


Como chegar lá?
Certamente por barcos: experimentei vários tipos para os longos deslocamentos: o tradicional ferryboat, o “flyingcat” (rápido) e o navio (Anek). Do Porto de Rafina (menor e mais tranquilo que Piraeus), usei o ferryboat tradicional que levou 4h30 para chegar a Mykonos (22 euros). Vários ambientes, em diversos ambientes abertos e fechados. Nível de conforto razoável. De Mykonos a Santorini viajei pelo rápido “Flyingcat 3”. Mais confortável, parece que você está em um avião mais espaçoso. Uma desvantagem: pouca visão da paisagem! Levou 4 horas e custou 43 euros. O último, de Santorini ao Porto de Piraeus parecia um navio pequeno, com um ótimo nível de conforto – Anek. Vários ambientes, com WI-FI, restaurante, lanchonete, lojas, etc. Tempo de viagem: 7 horas; valor: 32 euros.
Foto 5 -  Nossa hidrovia. Lá vamos para as Ilhas Cíclades a bordo do ferryboat.

2. AS ILHAS CÍCLADES
 Ao sul do mar Egeu, o termo “cíclades” vem do grego “circular” – um grupo de ilhas que formam um círculo em volta da Ilha Sagrada de Delos. Este conjunto tem mais de 200 ilhas.  Picos de um terraço submerso a exceção das ilhas Vulcânicas de Milos e Santorini. O solo é pedegroso e pouco fértil. Tem uma lenda que fala que Deus já cansado, depois de criar o mundo notou que sobrou algumas pedras aí jogou o que sobrou na Grécia.
Foto 6 – Solo pedegroso e pouco fértil pontuado de pequenas capelas familiares no interior da Ilha de Mykonos

2.1 As Praias
 Na Grécia você escolhe sua praia segundo as características físicas destas: areia, tipo de onda, etc. (adequadas para o tipo de atividade desejada) e/ou segundo a sua preferência sexual ou atitude diante desta ou simplesmente pelo naturismo (nudismo). Há praias para familias, para nudistas, para gays...mista, com setores delimitados para cada grupo , etc. Como identificá-las? Fácil: consulte o guia das praias para não ser surpreendido e aproveitar melhor.
Foto 7 – Trecho da Praia de Paraga em Mykonos, mais deserta com areias brancas e um restaurante com uma deliciosa comida grega.
Mykonos é famosa pelas praias onde se pratica o nudismo. Se você for novato e sentir-se inspirado pela beleza do lugar e quiser experimentar a pratica, aconselho informar-se sobre a etiqueta do nudismo e as normas de comportamento nestas praias. Recomendo ver: “Como visitar uma praia de nudismo na Grécia”: http://gogreece.about.com/cs/beachesnude1/ht/visitnudebeach.htm.
Foto 8 – Um belo ambiente, quase luxuoso, esperando por você na Praia de Paraga (Mykonos).

2.2 A Arquitetura: Vilas, Igrejas, Capelas...
A Igreja tem um papel muito importante na vida diária dos Gregos. Os eventos religiosos, festivais, festas do dia e rituais são celebrados ao longo do ano, mais ricos na Páscoa.

Foto 9 – Capelas brancas e singelas como esta pontuam a ilha de Mykonos.

A presença de centenas de igrejas e capelas confirma esta importância. São mais de 250 igrejas em Santorini e um número aproximado em Mykonos. Sempre há uma pequena igreja no caminho, pronta para ser admirada e fotografada.

Foto 10 – Esta capelinha no interior da ilha de Mykonos foge ao padrão. Parece quase camuflada no solo pedregoso.

Foto 11 – Pequena capela em Oia  (Santorini), debruçada sobre a caldera.

O turismo de casamento na Grécia tem crescido. Casamento romântico, lua de mel e aniversários de relacionamento são muito populares, principalmente em Santorini. Tem uma página especializada: http://www.simply-santorini.com/weddings-in-santorini.html.
As belíssimas igrejas brancas com cúpulas azuis são marcos de Santorini, enquanto que as pequenas capelas pontuam o cenário de Mykonos. 

Foto 12 – As cúpulas azuis das belas igrejas na Vila de Oia (Santorini) são marcos na paisagem à beira da “caldeira”.
Mykonos é conhecida por suas pequenas capelas familiares, que são abertas nos dias dos santos padroeiros, ou em alguma data importante para as famílias. Estas capelas localizam-se tanto na orla/porto, onde os marinheiros podem fazer suas preces e pedir a proteção divina antes de partir para enfrentar o Mar Egeu povoado de monstros mitológicos, quanto no interior das ilhas, onde se pode pedir uma proteção contra o sol escaldante.
Foto 13 - Ao caminhar na Vila de Hora você descobre pequenas capelas como esta. São mais de 250 em Mykonos.
Foto 14 – Comparada às pequenas capelas, esta igreja pode ser considerada quase uma catedral. Note-se que as capelas sempre têm o costume de hastear a bandeira da Grécia e outra, se for mais importante (Hora – Mykonos).

A arquitetura típica, chamada cicládica, é similar em todas as vilas das Ilhas Cíclades. Apresenta construções de forma cúbica com cantos arrendondados e tetos planos, pintadas em branco com janelas e portas de madeira coloridas de preferência na cor azul, com balcões floridos.

Foto 15 – Arquitetura cicládica em Oia (Santorini). Surpreendente  que sem nenhum plano  o resultado seja harmonioso, quase uma escultura realizada em um só tempo por um só autor. Note o contraste da pequena capela em cor viva.

Os fatores mais importantes que contribuiram para esta forma de construir foram: proteção do sol forte no verão e furacões no inverno, escassez de materiais de construção e resistência contra os fortes ventos.
O traçado das vilas debruçadas sobre o mar é espontâneo e irregular, com vias estreitas e sinuosas pavimentadas. As casas eram construídas muito perto uma das outras, protegidas por ruas estreitas que tanto protegiam do vento quanto dos piratas.

Foto 16 – Little Venice (Hora – Santorini) constitui-se um legado dos antigos dominadores venezianos. A arquitetura foge um pouco ao padrão cicládico, e traz o mesmo problema de alagamentos da grande e original Veneza.

Sim, estas ilhas tiveram uma história marcada por invasões (dóricos, turcos, venezianos...) com um legado que permanece.
A vila de Hora é um exemplo típico desta arquitetura e urbanismo. Sem seguir nenhum Plano, apesar da aparente desorganização, esta vila labiríntica em branco contrastando com as cores fortes das aberturas é, no seu conjunto, cheia de charme e harmonia. Isto também evidencia o forte espírito comunitário da população. Imagino, em contraste, como seriam eventuais conflitos entre vizinhos em tal ambiente.

Foto 17 – Arquitetura típica cicládica em uma rua estreita da Vila de Hora (as casas tornam-se sombreadas por estarem juntas). Observe as casas em cubo pintadas de branco com portas, janelas e alpendres em cor azul.

A pequena área de Little Venice em Hora diferencia-se pela arquitetura veneziana (os venezianos também estiveram em Mykonos).
Em Santorini, o cenário é caracterizado por suas vilas brancas (Fira e Oia), de formato similar, com uma pequena diferença, elas estão localizadas no topo ou debruçadas nas bordas da cratera do vulcão – a caldera. Algumas casas tem prolongamento no interior das rochas, como se fossem esculpidas de uma vez. Talvez por falta de espaço. Imagine se o solo fosse frágil e representasse risco para os seus moradores: todo ano uma catástrofe natural com centenas de vítimas.

Foto 18 – Casas debruçadas sobre a caldera na em Fira (Santorini). Parecem encravadas nas colinas ingremes. Imagine se houvesse risco de deslizamento como nos morros das cidades  brasileiras.

3. ALGUMAS PECULIARIDADES
3.1 ILHA DE MYKONOS
Foto 19 – Em frente ao antigo porto, uma pequena capela  para uma oração antes de viajar. Apesar do grande movimento e de todos os tipos de embarcações, ainda guarda uma atmosfera calma neste fim de tarde.

Na Vila Labiríntica de Hora (Hora)
Na beira-mar da Vila principal – Hora, visite: Os Moinhos, a Pequena Veneza – “Little Venice” e o Velho Porto – cheio de barcos de onde partem as excursões e os passeios para Delos e outros lugares próximos.
Foto 20  - Beira-Mar de Hora (Mykonos), principal ponto de encontro. Bares, restaurantes...
Foto 21 – Entrada no estilo grego para uma pequena praia em Hora (Mykonos).
O Porto Novo (menos de 2 km ao Norte) – tem melhor infraestrutura e recebe os navios e os barcos maiores e mais rápidos. Existe ônibus regular para ir a Hora:  desça no terminal de Fabrika.
Foto 22 -  Os moinhos de vento, próximo a “Little Venice”, são ícones de Hora.
A Igreja de Panagia Paraportiani, na orla do mar, na Vila de Hora, é uma das mais fotografadas igrejas do mundo. Tem forma orgânica, como se fosse  uma escultura na rocha. Interessante é que compreende um conjunto de cinco 5 capelas, construídas em séculos diferentes, a mais antiga das quais tendo sido erguida no século 14.
Foto 23 – A famosa igreja de Panagia Paraportiani constitui na verdade um conjunto de 5 igrejas, construídas ao longo dos séculos na beira-mar de Hora.

Nas Praias Famosas de Mykonos
Mykonos tem muitas praias de areia grossa. As melhores praias ficam no lado sudoeste: Platis Gialos, Paraga, Paradise, Superparadise e Kalafatis.  As da porção norte têm mais vento!
Como chegar às praias? Alugue um carro ou uma moto por um dia. É mais barato (carro popular custou 40 euros a diária), fácil e rápido! A maioria das praias é muito acessível, mas atenção com as estradas estreitas e sinuosas!
Platis Gialos é um tipo de praia de resort. Cheia de gente e com pouco espaço pra caminhar.

Foto 24 -  Platis Gialos é um tipo de praia resort muito frequentada por famílias em Mykonos.
Foto 25 –  Muito  movimentada,  esta praia (Platis Gialos) é bem próxima a Hora.
Paraga: Um amor de praia, mais natural e com menos gente. Tem um restaurante simples (Nicola) com uma comida gostosa e barata! Tem um peixinho frito “borgue” parecido com sardinha,  e “calamares” (lula) empanados que vão bem com uma salada grega.
Foto 26 – Em Paraga (Mykonos), um banhista resolver tirar uma soneca, em pleno sol.
Foto 27  - Uma boa estrutura de guarda-sol e camas aguarda o banhista em Paraga (Mykonos).
Em Paraga me deparei com alguns adeptos do naturismo, saindo do seu banho de mar e tomando sol. Este trecho da praia tem uma boa estrutura de bares e restaurantes.
Foto 28 – Este o trecho de Paraga mais animado – com pedra ou areia todos se divertem.
Foto 29 – Em Paraga você pode alugar a cama por até 4 euros. Antes de alugar certifique-e de que não vai ter como vizinho um naturista.

 Paradise e Superparadise são adequadas para quem é gregário, gosta de animação e curte “balada”. São verdadeiros clubes com variadas atividades dia e noite: um “playground” para adultos. Talvez não seja sua ideia de paraíso! São consideradas adequadas para o naturismo (topless é comum) e para a clientela “gay”.
Foto 30 – Bem-vindo ao Clube – Paradise Beach in Mykonos. Praia com animação 24 horas.
Foto 31 – Paraíso para os adeptos de baladas e muita animação (Paradise Beach, Mykonos) para adultos.
Foto 32 – Mais do que Paraíso, o Super Paradise supera tudo em animação e infraestrutura para aqueles que querem festas na praia. Um complexo de lazer!
Kalafatis é uma praia com cara de praia natural. É indicada para esportes de caiaque e surf!
Foto 33 – Kalafatis em Mykonos é uma opção para quem gosta de praias mais tranquilas.
Foto 34 – Muitas opções de esportes náuticos em Kalafatis, Mykonos.
Aghios Sostis (ao norte) – Prainha bonita e deserta com uma bela paisagem.
3.2 ILHA DE DELOS
Foto 35 – A histórica Ilha de Delos é o coração das Ilhas Cíclades.
O coração das Ilhas Cíclades! Um dos maiores e mais belos sítios arqueológicos de toda a Grécia espalhado por toda a ilha!
Foto 36 – Santuário dedicado aos deuses Apolo e Artemis, a ilha de Delos guarda remanescentes do século oitavo A.C., como o grande anfiteatro.
A Iha de Delos foi santuário dedicado aos deuses gêmeos Apolo e Artemis (séc. 8 A.C.) sendo um dos três mais importantes centros religiosos da Grécia.
Foto 37 – Na ilha de Delos visitem as casas dos personagens históricos famosos como Cleópatra, Dionísio...
Própera no passado, esta ilha foi conquistada e dominada pelos atenienses, que decretaram que nenhuma pessoa podia nascer e morrer ali. Quer visitar Delos? Barcos partem de Hora, do porto antigo e levam apenas 30 minutos para chegar lá.

3.3 SANTORINI
Nas praias vulcânicas
Santorini é uma ilha vulcânica ativa: literalmente, você está sentada em um Vulcão.
Em Santorini é melhor se organizar em excursões que oferecem roteiros variados. Experimentei o passeio ‘Santorini em um dia”. Muito organizado e “barato”, custa 35 euros! Tem uma parte na terra e uma parte no mar. Visitei o Castelli em Pyrgos. O passeio incluía também Akrotiri – o monastério do profeta Elias, mas houve problemas de autorização local). Possui remanescentes da antiga civilização minoana/cretense (1650 AC). Você tem uma das mais belas vistas da caldera!
Do Porto Athinios pegamos o nosso barco “King Thiras”, em direção a Nea Kameni, onde fica o  vulcão. O porto fica lá embaixo e o acesso é íngreme, com curvas em “S”. Difícil para quem tem medo de alturas como eu, então melhor fechar os olhos e pensar no que vem de bonito depois de descer. Atenção, contrate o “transfer” quando for a Santorini.
Foto 38 - Descendo o acesso íngreme do Porto Athinios (Santorini). Prepare o coração para uma emoção extra se tem medo de altura! Vista dramática da caldera!

Visitei as jovens ilhas Nea Kameni, Palea Kameni. Solo novo (e negro) é o que não falta em Santorini, sujeita a tantas erupções vulcânicas! Em Nea Kameni a grande atração é o vulcão, de onde sai fumaça e gases sulfurosos. Imperdível!
Foto 39 – Chegada ao Vulcão (Nea Kameni em Santorini) no barco “King Thiras”. Início da subida, no alto a esquerda.
Foto 40 – Descida do Vulcão (Nea Kameni em Santorini): uma boa caminhada e um excelente passeio.
Depois, uma parada para tomar banho quente (hot springs) de aguas sulfurosas. Aconselha-se a usar roupas de banho escuras.
Foto 41 – Nadando nas águas termais do Vulcão Nea Kameni em (Santorini).
Foto 42 – Próxima parada, Thirasia (Santorini), que foi separada de Fira durante a erupção vulcânica. Note o  caminho utilizado pra chegar na Vila, lá em cima.
Uma parada em  Thirasia para almoço (a refeição não está incluído) e natação. Você pode até nadar em Thirasia... dá pra imaginar o tipo de areia, ou melhor, seixos que você vai encontrar. Proteja os pés e desfrute!
Foto 43 - A água em Thirasia (Santorini) é transparente, então tenha atenção com as pedras.
Foto 44 – Outro trecho de praia em Thirasia  (Santorini). Lugar do restaurante reservado para os clientes nadarem.
Em Thirasia, prefiro os restaurantes. É o tradicional ponto de parada para abastecer o corpo, depois de uma subida extenuante à boca do Vulcão. Cheio de restaurantes: Captain John,  Taverna da Tonia (em minha homenagem?) e Kamara. Sugiro como petiscos os tradicionais “espetinhos” de frutos do mar.
Foto 45 – Nesta parte da orla em Thirasia (Santorini) concentram-se os bares e restaurantes. Você que está esfomeado, veja o menu de todos antes de se decidir.
Foto 46 – A taverna da Tonia, um dos restaurantes de Thirasia (Santorini). Atenção, não estou recomendando!
A excursão termina com um espetáculo deslumbrante: o por-do-sol em Oia (pronuncia-se Ia), às 21 horas.
As praias mais interessantes de Santorini são Kamari e Perissa. Nesta última você pode mergulhar, fazer o curso e ser “batizado” em uma modalidade de mergulho nas ilhas gregas!
Foto 47 – Sofá no barco na areia da praia em Perissa (Santorini).
Foto 48 – Não sabe mergulhar? Faça um curso de mergulho em Perissa e explore o fundo do mar Egeu! Vejam as areias pretas de Perissa.
Já imaginou uma praia de areias negras? Estranhissimo! Se você está numa área vulcânica tudo pode acontecer.
Foto 49 – Faixas de acesso coloridas na praia e quiosque de salva-vidas em Perissa (Santorini). Gostei da ideia – muito organizada!
Foto 50 – Banhistas e vendedor de praia em Perissa (Santorini). Conclusão: você não fica livre de vendedor de praia nem na Grécia.

O Espetáculo do Por-do-Sol em  Oia – Cor e Luz radiantes
Foto 51 –  Um espetáculo de luz e cor radiantes – é de graça e tem todos os dias. Procure um bom lugar.
Considerada uma das mais belas cidades das ilhas Cíclades. Para desfrutar do belíssimo por-do-sol, a borda da cratera, há muitos restaurantes (veja sobre arquitetura em Oia).
Foto 52 – Todos procuram um melhor lugar para assistir ao por-do-sol em Oia (Santorini). Veja a descida ao porto em Oia lá embaixo.
Uma cidade de artistas, cheias de galerias de artes! Também pudera: o cenario é inspirador. Souvenirs? Uma peça de arte? Recomendo visitar o studio e ver a belíssima coleção de fotografias de Georges Meis (posters, cartões postais,etc).  Enquanto isso, clique em collection no site: http://www.meisstudio.gr/2.htm. 
Foto 53 – Uma bela igreja em Oia (Santorini) com um belo pátio (exceção). Uma boa referência para os encontros.

Na borda da Cratera em Fira – Uma paisagem dramática
Foto 54 – Um portal para a caldera em Fira (Santorini)

A capital de Santorini, vila debruçada a margem da “caldera” rivaliza em beleza com a vizinha Oia (veja em arquitetura). Todos os adjetivos são insuficientes para descrever este cenário: deslumbrante, dramático, espetacular...onde a parte central da ilha foi afundada em uma das erupções vulcânicas.  Em Fira, assista ao por-do-sol  em um dos restaurantes debruçados sobre a cratera. Vale a pena pagar pela vista.  
Foto 55  - Uma opção para assistir ao por-do-sol em Fira (Santorini). Como este há dezenas de outros.

Souvenirs? Bijouterias de pedras vulcânicas. A vila é pródiga em comércio de joias – existe uma rua especializada. Fotografias? Conheça o  trabalho extraordinário de Nikos Rigopoulos: http://www.photos-santorini.com/ (clique em collections).
4. CONCLUINDO:
Espero que tenha gostado de ver mais algumas imagens da Grécia.
Este blog tem novidades: recursos de tradução e pesquisa. Se quiserem sugerir um melhor tradutor ou alguma outra melhoria favor entrar em contato.
Um lembrete: para quem está planejando visitar a Europa no próximo verão (junho-setembro) é tempo de se preparar! Já estou planejando o meu próximo passeio em julho próximo. Estarei revisitando Portugal, Espanha e Itália.
Antes disso vamos ter mais algumas postagens!
Um grande abraço,
Santamaria